Вы находитесь на странице: 1из 7

TEXTO: Hb 13.

4 TEMA: TITULO: O Casamento Digno de Honra

Introduo: Antes dos 10 mandamentos dados atravs de Moiss, l em Ge 2:24 Portanto, deixar o varo o seu pai e a sua me e apegar-se- sua mulher, e sero ambos uma carne. Muitos so os ataques contra a famlia, e a base de toda famlia o casamento entre um homem e uma mulher. - O mundo quer desvalorizar esta instituio. E mundo aqui este pensamento, esta nova mentalidade que quer relativizar a apalavra de Deus e por assim relativizar a concepo de famlia e de casamento; - Muitas famlias so formadas a partir de simples unio entre um homem e uma mulher, mas sem contrarem o matrimnio, so chamados de casamentos modernos; - A sociedade tem sido influenciada por esta mentalidade maligna que busca por objetivo destruir o homem, tendo como alvo a famlia e o casamento;

Porque o casamento digno de honra? - Porque uma instituio criada por Deus: * O que Deus faz bom, completo e perfeito; * Deus criou o casamento para o homem e a mulher serem felizes. No bom que o homem esteja s. * Deus abenoou o casamento de tal maneira, que este o nico meio, em harmonia coma palavra Dele, do homem e da mulher aproveitarem os prazeres do sexo;
1

* Por isso que feliz so os que fazem parte daquilo que Deus criou e instituiu, ou seja o casamento; A) Mas voc pode dizer: Eu fao parte desta instituio, mas no sou feliz. E eu vou te dizer por que isto acontece:

1) A felicidade no pode separada da famlia.

ser

construda

Muitas pessoas querem a felicidade a qualquer preo. Muitos buscam construir sua felicidade sobre os escombros da infelicidade alheia. Querem uma felicidade egosta, uma felicidade no pecado, uma felicidade que custa o casamento e a vida dos filhos. Essa felicidade dura pouco e no fim tem um sabor amargo, de infelicidade. 2) As pessoas mais felizes so aquelas que entenderam que a felicidade precisa ser centrada na famlia. A bblia fala que L na busca da riqueza, levou sua famlia para Sodoma e l perdeu no s suas riquezas mas tambm sua famlia. Davi para satisfazer um desejo sexual proibido com Bate-Seba, afundou sua famlia num mar de sangue, de conspiraes e mortes. Salomo na busca da felicidade em seus mltiplos casamentos, perdeu seu corao e sua f genuna em Deus. A verdadeira felicidade deve ser sontruda em torno da famlia. melhor ser pobre havendo harmonia no lar do que celebrar banquetes com contenda. A mulher virtuosa vale mais do que finas jias. Um casamento feliz vale mais do que uma grande fortuna. John Rockfeller disse que
2

nunca havia conhecido to pobre homem como aquele que s possua dinheiro. O dinheiro abundante no sinnimo de felicidade. As pessoas mais felizes no so aquelas que mais tem. Nada se compara a uma famlia unida, onde o amor o alicerce da comunho.

Porque o casamento digno de honra? - O casamento comea com subtrao. - deixar o homem o pai e... mas depois veem os filhos e isto a multiplicao concedida a ns como privilgio em relao aos anjos, por que os anjos no se reproduzem. * Mas quando o homem e a mulher se unem em casamento, preciso ter como orientao a palavra de Deus que diz: Salmo 127 1Se o Senhor no edificar a casa, em vo trabalham os que edificam; se o Senhor no guardar a cidade, em vo vigia a sentinela. 2Intil vos ser levantar de madrugada, repousar tarde, comer o po de dores, pois assim d ele aos seus amados o sono. ... preciso ter o Senhor como o alicerce deste casamento, preciso que o Senhor edifique, construa esta relao e a sustente. Pois pode at o homem ter boa inteno na construo de uma boa relao, mas se no estiver sustentado nos alicerces divinos esta tentativa de construo ser em vo. O Esprito Santo o orientador, no h problema conjugal que Ele no te ajude a resolver.(Ele ajuda mesmo, orienta e voc tem que fazer) * Salmo 127.3 Eis que os filhos so herana do Senhor, e o fruto do ventre, o seu galardo. 4 Como flechas na mo do valente, assim so os filhos da mocidade. Esta sem dvida a real expresso sobre os filhos. Herana do Senhor. No h fortuna que se compare aos filhos. Estes que vocs cuidam.

So o galardo de Deus, a premiao de Deus pra esta unio abenoada do homem e da mulher. E agora vocs esto preparando estas flechas para serem lanadas para a glria de Deus. Para que se cumpra um propsito que nasceu no somente no corao de seus pais, mas no corao do Senhor.

Felizes so as famlias em que os filhos teem pais tementes a Deus, que oram, que buscam e clamam a Deus pelos seus filhos. Que ensinam o caminho em que elas devem andar, pois quando crescerem no se desviaro dele. Felizes so as famlias aliceradas no Senhor Jesus.

Porque o casamento digno de honra? - O matrimnio o projeto de Deus para o homem e a mulher. bem verdade que Deus prepara alguns para viverem ss, para se dedicarem a um ministrio especfico, mas esta no a regra. * Quando Deus criou o homem, este foi colocado em um lugar perfeito, e tinha comunho perfeita com Deus. Entretanto havia um vazio no corao do homem, e Deus detectou este vazio. E fez-lhe uma mulher, uma ajudadora. E ai nasce o casamento, que uma aliana entre um homem e uma mulher; no entre pessoas iguais, mas entre duas pessoas muito diferentes. Por isso casamento no o mito de almas gmeas, esse negcio de lamas gmeas no existe. A sua outra metade, no existe. Aqui est um mistrio divino, que embora sejam to diferentes, aprouve a Deus un-los, fazer de vocs uma s carne, de tal maneira que as alegrias de um so as do outro, as tristezas de um so as do outro. Vivendo nesta cumplicidade, nesta entrega ou outro.

Pessoas to diferentes unidas em uma s carne, tinha tudo pra dar errado(x2). E as vezes da. Mas se os conjuges estiverem estruturados no Senhor vai dar certo, mesmo nas dificuldades. . . verdade que preciso investimento de ambas as partes. Uma conta que no recebe depsitos fica negativa, se voc s faz saques e no deposita, uma hora fica com saldo negativo. preciso ver o casamento pelo ngulo correto, pois muitos encaram o casamento como um jogo de tnis, quando na verdade o casamento deve ser um jogo de frescobol.

Porque o casamento digno de honra?

- Temos no casamento um smbolo da expresso do amor de Cristo para com a igreja. * Ef 5.25 Vs, maridos, amai vossa mulher, como tambm Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,[...]... Maridos amem vossas esposas com amor santificador. Continuem investindo e amando vossas esposas, como Cristo nunca desistiu da igreja, nunca desista de amar suas esposas, invistam em suas esposas, perseverem, busquem, insistam, porque vale a pena investir nos projetos de Deus. * Vs homens, muitas vezes perdem a oportunidade de serems romnticos, e assim de expressarem tambm com palavras o amor, carinho e afeto. Um amor romntico. Faam do casamento de vocs um jardim de flores e no uma estrada de pedras. Faam da casa de vocs
5

o ambiente mais gostoso pra se viver e estar. Faam do casamento de vocs uma expresso do relacionamento de Cristo com a igreja

* Ef 5.22 Vs, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor; ... vocs mulheres no tero dificuldade em se sujeitarem a este marido que acabei de citar. Que expressa o amor de Cristo para com sua igreja. Este ser o maior presente que vocs pais podero dar aos vossos filhos, no pense que seu filho precisa mais de um computador do que a afetividade de seus pais; . . . restaurantes, casas, colgios, roupas, e etc, no adiantam de nada pra seus filhos se eles no tiverem um lar estruturado no Senhor. * Efsios 6.4 E vs, pais, no provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestao do Senhor. Temos que ter famlias que honrem a Deus, e que assim gerem uma descendncia santa e que vai andar na presena de Deus. S poderemos ser famlias felizes se os princpios de Deus fizerem parte da vida do casal.

Porque o casamento digno de honra? - Por que o matrimnio o cenrio mais adequado para o desenvolvimento das virtudes Crists. * A famlia a base da sociedade e da igreja. A igreja apenas um reflexo da vida de vocs. Ns no podemos ter uma igreja viva aqui se no temos uma igreja viva l;

*No podemos perder a beleza do relacionamento e dos elogios. J vivemos dias muitos difceis na rua e muitas vezes gastamos toda polidez fora de casa com os outros, e quando entramos dentro de casa somos como uma engrenagem sem leo, seca, travada, rspida. No podemos ser assim. * Cultivemos o afeto. No livro de cantares diz assim: o homem olhando para a mulher: tu s toda formosa querida minha em ti no h defeito. claro que ele sabe que no existe mulher que no tenha defeito, mas quem ama no fica focando os defeitos, mas se atem nas virtudes. * Poesia em cantares: 10 Que belos so os teus amores, irm minha! esposa minha! Quanto melhores so os teus amores do que o vinho! E o aroma dos teus blsamos do que o de todas as especiarias! 11Favos de mel manam dos teus lbios, minha esposa! Mel e leite esto debaixo da tua lngua, e o cheiro das tuas vestes como o cheiro do Lbano. - O casamento mantido nas pequenas coisas, compreenso, entrega, dedicao, carinho, expresso tambm verbal de amor,. . .

Porque o casamento digno de honra? - O lar, a famlia, o palco da maior expresso da glria de Deus, e onde uma agncia da proclamao da f salvadora. * Por isso que o primeiro milagre foi realizado numa festa de casamento, e diz a bblia que seus discpulos creram nele e a glria de Deus se manifestou. Proclamem a palavra de Deus em suas casas, faam cultos, leiam a bblia, estudem a palavra de Deus, e proclamem a palavra de Deus em atitudes... ... para que todos vejam e saibam que Digno de Honra o Matrimnio.
7

Вам также может понравиться