Вы находитесь на странице: 1из 3

MATEMTICA

Definio de domnio e imagem

Funo inversa e composta


Carlos Alberto Campagner* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Definio de domnio e imagem Toda funo f(x) pode ser representada num sistema cartesiano de eixos por um conjunto de pontos (definidos pelas coordenadas - abscissas x e ordenadas y), originados pela lei de associao especfica daquela funo. Esse conjunto de pontos pode ou no gerar uma curva caracterstica possvel de ser definida algebricamente, como uma reta, uma parbola, etc. O domnio o conjunto dos valores possveis das abscissas (x), ou seja, a regio do universo em que a funo pode ser definida. A imagem o conjunto dos valores das ordenadas (y) resultantes da aplicao da funo f(x), ou seja, da lei de associao mencionada. Por exemplo, vejamos o grfico abaixo: Supondo que essa figura seja a representao grfica de uma funo (f) definida dentro do universo dos nmeros reais (R). O conjunto domnio ser constitudo pelas abscissas:

E o conjunto imagem:

Funo inversa e funo composta Entendemos por funo uma lei de associao entre dois nmeros x e y de modo que para cada valor de x exista um e somente um valor de y. A funo inversaf (x) de uma dada funo f(x) aquela cuja lei de formao inversa da lei de formao de f(x). A funo inversa, para que exista, deve satisfazer a condio acima. Por exemplo, dada a funo f(x) = 2x - 1 para se encontrar a sua inversa, caso exista, procede-se da seguinte maneira:
-1

da primeira como conjunto domnio da segunda, formando uma terceira funo do tipo f(g(x)). Por exemplo:

Enquanto a primeira eleva a varivel ao quadrado, a segunda multiplica a varivel por 3 e soma 1. Seguindo a lei de formao, para obtermos f(g(x)) tomamos a segunda funo e a elevamos ao quadrado, como se ela fosse a varivel. Logo:

A partir de f(x) podemos definir tambm outra funo composta: g(f(x)). Neste caso, a sequncia ser invertida: primeiro multiplicamos a funo f(x) por 3, e em seguida somamos 1, obtendo:

*Carlos Campagner engenheiro mecnico, mestre, professor de ps-graduao, consultor de informtica e autor do livro: Fsica no Cotidiano. Copyright UOL. Todos os direitos reservados. permitida a reproduo apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crdito ao UOL e aos autores.

Compartilhe:

Facebook

Twitter Orkut Bookmarks

Delicious

Myspace

Digg

Fazer download de calculadora cientfica

Sabe somar, subtrair, multiplicar e dividir? Aceite o desafio Prepare-se para a prova de matemtica com resumos da disciplina

Monte sua prova Simulados Quizzes

Por ordem alfabtica

C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Saiba como as coisas funcionam

Aulete Portugus Houaiss Portugus

Michaelis

Tradutor Babylon

Outros dicionrios

Assine 0800 703 3000

SAC

Bate-papo E-mail Notcias Esporte Entretenimento Mulher Shopping


Hospedagem: UOL Host

Вам также может понравиться