Вы находитесь на странице: 1из 10

Gabarito da Apostila de Raciocnio Lgico INSS/2008:

PGINA 13:
# Questes de Concurso: 01.(ICMS/SP 2006 FCC) Das cinco frases abaixo, quatro delas tm uma mesma caracterstica lgica em comum, enquanto uma delas no tem essa caracterstica. I. Que belo dia! uma exclamao! II. Um excelente livro de raciocnio lgico. uma opinio (um juzo de valor)! III. O jogo terminou empatado? uma pergunta! IV. Existe vida em outros planetas do universo. a nica proposio! V. Escreva uma poesia. uma ordem! A frase que no possui essa caracterstica comum a (A) I. (C) III. (E) V. (B) II. (D) IV. 02.(BB1 2007 CESPE) Na lgica sentencial, denomina-se proposio uma frase que pode ser julgada como verdadeira (V) ou falsa (F), mas no, como ambas. Assim, frases como Como est o tempo hoje? e Esta frase falsa no so proposies porque a primeira pergunta e a segunda no pode ser nem V nem F. As proposies so representadas simbolicamente por letras maisculas do alfabeto A, B, C etc. Uma proposio da forma A ou B F se A e B forem F, caso contrrio V; e uma proposio da forma Se A ento B F se A for V e B for F, caso contrrio V. Considerando as informaes contidas no texto acima, julgue os itens subseqentes. 1. Na lista de frases apresentadas a seguir, h exatamente trs proposies. Errado! So apenas duas! Vejamos: A frase dentro destas aspas uma mentira. uma contradio em si. A expresso X + Y positiva. uma sentena aberta! Pode ser Verdadeira ou Falsa, a depender dos valores de X e Y. O valor de 4 3 7 . Pel marcou dez gols para a seleo brasileira. O que isto? uma pergunta! 03.(BB2 2007 CESPE) Uma proposio uma afirmao que pode ser julgada como verdadeira (V) ou falsa (F), mas no como ambas. As proposies so usualmente simbolizadas por letras maisculas do alfabeto, como, por exemplo, P, Q, R etc. Se a conexo de duas proposies feita pela preposio e, simbolizada usualmente por , ento obtm-se a forma P Q, lida como P e Q e avaliada como V se P e Q forem V, caso contrrio, F. Se a conexo for feita pela preposio ou, simbolizada usualmente por , ento obtm-se a forma P Q, lida como P ou Q e avaliada como F se P e Q forem F, caso contrrio, V . A negao de uma proposio simbolizada por P, e avaliada como V, se P for F, e como F, se P for V. A partir desses conceitos, julgue os prximos itens. 1. H duas proposies no seguinte conjunto de sentenas: CERTO!!! (I) O BB foi criado em 1980. (II) Faa seu trabalho corretamente. uma ordem! (III) Manuela tem mais de 40 anos de idade.

1 http://www.euvoupassar.com.br

Repita com f: Eu Vou Passar

2. A proposio simblica (P Q) R possui, no mximo, 4 avaliaes V. ERRADO!!! Basta fazer a tabela-verdade, e ver que so mais de 4 resultados Verdadeiros. 04.(PETROBRAS 2007 CESPE) Julgue os itens que se seguem. 1. Considere as proposies abaixo: p: 4 um nmero par; Isso Verdade! q: A PETROBRAS a maior exportadora de caf do Brasil. Isso Falso! Nesse caso, possvel concluir que a proposio p q verdadeira. CERTO!!! Basta que uma das partes seja Verdadeira, e a DISJUNO Verdadeira!

05.(ICMS/SP 2006 FCC) Considere a proposio Paula estuda, mas no passa no concurso. Nessa proposio, o conectivo lgico (A) disjuno inclusiva. (B) conjuno. (C) disjuno exclusiva. (D) condicional. (E) bicondicional.

No raciocnio lgico, MAS sinnimo de E = CONJUNO! 06.(TRF 1 Regio Tcnico Jud 2006 FCC) Se todos os nossos atos tm causa, ento no h atos livres. Se no h atos livres, ento todos os nossos atos tm causa. Logo, (A) alguns atos no tm causa se no h atos livres. (B) todos os nossos atos tm causa se e somente se h atos livres. (C) todos os nossos atos tm causa se e somente se no h atos livres. (D) todos os nossos atos no tm causa se e somente se no h atos livres. (E) alguns atos so livres se e somente se todos os nossos atos tm causa. A estrutura BICONDICIONAL, como o prprio nome sugere, a unio de duas CONDICIONAIS: (Se A, ento B) e (Se B, ento A) = A se e somente se B. 07.(BACEN 2006 FCC) Sejam as proposies: p: atuao compradora de dlares por parte do Banco Central; q: fazer frente ao fluxo positivo. Se p implica em q, ento (A) a atuao compradora de dlares por parte do Banco Central condio necessria para fazer frente ao fluxo positivo. (B) fazer frente ao fluxo positivo condio suficiente para a atuao compradora de dlares por parte do Banco Central. (C) a atuao compradora de dlares por parte do Banco Central condio suficiente para fazer frente ao fluxo positivo. (D) fazer frente ao fluxo positivo condio necessria e suficiente para a atuao compradora de dlares por parte do Banco Central. (E) a atuao compradora de dlares por parte do Banco Central no condio suficiente e nem necessria para fazer frente ao fluxo positivo. Se A, ento B = A condio suficiente para B. Se A, ento B = B condio necessria para A. A se e somente se B = A condio suficiente e necessria para B.

2 http://www.euvoupassar.com.br

Repita com f: Eu Vou Passar

08.(PETROBRAS 2007 CESPE) Uma proposio uma afirmao que pode ser julgada como verdadeira (V) ou falsa (F), mas no como ambas. As proposies so simbolizadas por letras maisculas do alfabeto, como A, B, C etc., que podem ser conectadas por smbolos lgicos. A expresso AB uma proposio lida como A implica B, ou A somente se B, ou A condio suficiente para B, ou B condio necessria para A, entre outras. A valorao de AB F quando A V e B F, e nos demais casos V. A expresso A uma proposio lida como no A e tem valorao V quando A F, e tem valorao F quando A V. 1. A proposio O piloto vencer a corrida somente se o carro estiver bem preparado pode ser corretamente lida como O carro estar bem preparado condio necess ria para que o piloto vena a corrida. CERTO! (Mesma explicao da questo anterior!) 09.(Tc Controle Interno RJ 99 FCC) Dadas as proposies I) ~( 1 + 1 = 2 3+4=5) II) ~( 2 + 2 4 3+5=8) III) 43 64 (3+3=7 1+1=2) 3 2 3 IV) (2 8 4 4 ) V) 34 = 81 ~(2+1=3 5 x 0 = 0) A que tem valor lgico FALSO a (A) IV (B) V (C) III

(D) II

(E) I

10.(TCU _ Tec_Cont_Ext _ 2004 _ CESPE) Considere que as letras P, Q e R representam proposies, e os smbolos , e so operadores lgicos que constroem novas proposies e significam no, e e ento, respectivamente. Na lgica proposicional que trata da expresso do raciocnio por meio de proposies que so avaliadas (valoradas) como verdadeiras (V) ou falsas (F), mas nunca ambos, esses operadores esto definidos, para cada valorao atribuda s letras proposicionais, na tabela abaixo: P V V F F Q V F V F P F V P V F F F Q PQ V F V V

Suponha que P representa a proposio Hoje choveu, Q represente a proposio Jos foi praia e R represente a proposio Maria foi ao comrcio. Com base nessas informaes e no texto, julgue os itens a seguir: 1. A sentena Hoje no choveu ento Maria no foi ao comrcio e Jos no foi praia pode ser corretamente representada por P (R Q) CERTO!!! 2. A sentena Hoje choveu e Jos no foi praia pode ser corretamente representada por P Q CERTO!!! 3. Se a proposio Hoje no choveu for valorada como F e a proposio Jos foi praia for valorada como V, ento a sentena representada por P Q falsa. ERRADO!!! 4. O nmero de valoraes possveis para (Q R) P inferior a 9. CERTO!!! 11.(Agente da Polcia Federal (Regional) 2004 CESPE) Texto para os itens de 01 a 08 Considere que as letras P, Q, R e T representem proposies e que os smbolos , , e sejam operadores lgicos que constroem novas proposies e significam no, e, ou e ento, respectivamente. Na lgica proposicional, cada proposio assume um nico valor (valorverdade), que pode ser verdadeiro (V) ou falso (F), mas nunca ambos.

3 http://www.euvoupassar.com.br

Repita com f: Eu Vou Passar

Com base nas informaes apresentadas no texto acima, julgue os itens a seguir. 1. Se as proposies P e Q so ambas verdadeiras, ento a proposio ( P) ( Q) tambm verdadeira. ERRADO!!! 2. Se a proposio T verdadeira e a proposio R falsa, ento a proposio R ( T) falsa. ERRADO!!! 3. Se as proposies P e Q so verdadeiras e a proposio R falsa, ento a proposio (P R) ( Q) verdadeira. CERTO!!!

Considere as sentenas abaixo. i. Fumar deve ser proibido, mas muitos europeus fumam. ii. Fumar no deve ser proibido e fumar faz bem sade. iii. Se fumar no faz bem sade, deve ser proibido. iv. Se fumar no faz bem sade e no verdade que muitos europeus fumam, ento fumar deve ser proibido. v. Tanto falso que fumar no faz bem sade como falso que fumar deve ser proibido; conseqentemente, muitos europeus fumam. Considere tambm que P, Q, R e T representem as sentenas listadas na tabela a seguir. P Fumar deve ser proibido. Q Fumar deve ser encorajado. R Fumar no faz bem sade. T Muitos europeus fumam. Com base nas informaes acima e considerando a notao introduzida no texto, julgue os itens seguintes. 4. A sentena I pode ser corretamente representada por P ( T). ERRADO!!! 5. A sentena II pode ser corretamente representada por ( P) ( R). CERTO!!! 6. A sentena III pode ser corretamente representada por R P. CERTO!!! 7. A sentena IV pode ser corretamente representada por (R ( T)) P. CERTO!!! 8. A sentena V pode ser corretamente representada por T (( R) ( P)). ERRADO!!! 12.(Anal. Jud. TRT 10 regio 2004 CESPE) Considere que as letras P, Q, R e S representam proposies e que os smbolos , e so operadores lgicos que constroem novas proposies e significam no, e e ou respectivamente. Na lgica proposicional, cada proposio assume um nico valor (valor-verdade) que pode ser verdadeiro (V) ou falso (F), mas nunca ambos. Considerando que P, Q, R e S so proposies verdadeiras, julgue os itens seguintes. 1. P Q verdadeira. CERTO!!! 2. [( P Q) ( R S)] verdadeira. ERRADO!!! 3. [P (Q S) ] ( [(R Q) (P S)] ) verdadeira. ERRADO!!! 4. (P ( S)) (Q ( R)) verdadeira. CERTO!!! 13. (Gestor Fazendrio MG/2005/Esaf) Considere a afirmao P: P: A ou B Onde A e B, por sua vez, so as seguintes afirmaes: A: Carlos dentista B: Se Enio economista, ento Juca arquiteto. Ora, sabe-se que a afirmao P falsa. Logo:

4 http://www.euvoupassar.com.br

Repita com f: Eu Vou Passar

a) Carlos no dentista; Enio no economista; Juca no arquiteto. b) Carlos no dentista; Enio economista; Juca no arquiteto. c) Carlos no dentista; Enio economista; Juca arqui teto. d) Carlos dentista; Enio no economista; Juca no arquiteto. e) Carlos dentista; Enio economista; Juca no arquiteto. 14.(TRT-PE Analista 2006 FCC) Uma turma de alunos de um curso de Direito reuniu-se em um restaurante para um jantar de confraternizao e coube a Francisco receber de cada um a quantia a ser paga pela participao. Desconfiado que Augusto, Berenice e Carlota no tinham pago as suas respectivas partes, Francisco conversou com os trs e obteve os seguintes depoimentos: Augusto: No verdade que Berenice pagou ou Carlota no pagou. Berenice: Se Carlota pagou, ento Augusto tambm pagou. Carlota: Eu paguei, mas sei que pelo menos um dos dois outros no pagou. Considerando que os trs falaram a verdade, correto afirmar que (A) apenas Berenice no pagou a sua parte. (B) apenas Carlota no pagou a sua parte. (C) Augusto e Carlota no pagaram suas partes. (D) Berenice e Carlota pagaram suas partes. (E) os trs pagaram suas partes. 15.(ICMS/SP 2006 FCC) Considere as afirmaes abaixo. I. O nmero de linhas de uma tabela-verdade sempre um nmero par. CERTO!!! II. A proposio (10 <

10 )

(8 - 3 = 6) falsa. ERRADO!!!

verdade o que se afirma APENAS em (A) I. (C) I e II. (B) II. (D) nenhum dos dois.

16.(ICMS/SP 2006 FCC) Na tabela-verdade abaixo, p e q so proposies. p q ? V V F V F V F V F F F F A proposio composta que substitui corretamente o ponto de interrogao (A) p q (C) ~(p q) (E) ~(p q) (B) p q (D) p q

17. (TRT-9R-2004-FCC) Considere a seguinte proposio: "na eleio para a prefeitura, o candidato A ser eleito ou no ser eleito. Do ponto de vista lgico, a afirmao da proposio caracteriza (A) um silogismo. (C) uma equivalncia. (E) uma contradio. (B) uma tautologia. (D) uma contingncia.

5 http://www.euvoupassar.com.br

Repita com f: Eu Vou Passar

18.(TRT 16 regio Anal. Jud. CESPE 2005) Considere a proposio: Se meu cliente fosse culpado, ento a arma do crime estaria no carro. Simbolizando por P o trecho meu cliente fosse culpado e simbolizando por Q o trecho a arma estaria no carro, obtm-se uma proposio implicativa, ou simplesmente uma implicao, que lida: Se P ento Q, e simbolizada por P Q. Uma tautologia uma proposio que sempre V (verdadeira). Uma proposio que tenha a forma P Q V sempre que P for F (falsa) e sempre que P e Q forem V. Com base nessas informaes e na simbolizao sugerida, julgue os itens subseqentes. 1. A proposio Se meu cliente fosse culpado, ento a arma do crime estaria no carro. Portanto, se a arma do crime no estava no carro, ento meu cliente no culpado. uma tautologia. 2. A proposio Se meu cliente fosse culpado, ento a arma do crime estaria no carro. Portanto, ou meu cliente no culpado ou a arma do crime estaria no carro. no uma tautologia. (Ainda estou pensando sobre essa!) 19.(TRT 9 Regio 2004 FCC) A correta negao da proposio "todos os cargos deste concurso so de analista judicirio. : (A) alguns cargos deste concurso so de analista judicirio. (B) existem cargos deste concurso que no so de analista judicirio. (C) existem cargos deste concurso que so de analista judicirio. (D) nenhum dos cargos deste concurso no de analista judicirio. (E) os cargos deste concurso so ou de analista, ou no judicirio. 20.(AFC 2002 ESAF) Dizer que no verdade que Pedro pobre e Alberto alto, logicamente equivalente a dizer que verdade que: a) Pedro no pobre ou Alberto no alto. b) Pedro no pobre e Alberto no alto. c) Pedro pobre ou Alberto no alto. d) se Pedro no pobre, ento Alberto alto. e) se Pedro no pobre, ento Alberto no alto. 21.(Fiscal Trabalho 98 ESAF) A negao da afirmao condicional "se estiver chovendo, eu levo o guarda-chuva" : a) se no estiver chovendo, eu levo o guarda-chuva b) no est chovendo e eu levo o guarda-chuva c) no est chovendo e eu no levo o guarda-chuva d) se estiver chovendo, eu no levo o guarda-chuva e) est chovendo e eu no levo o guarda-chuva 22.(Delegado-Pol Civil PE 2006 - IPAD) A sentena penso, logo existo logicamente equivalente a: A) Penso e existo. B) Nem penso, nem existo. C) No penso ou existo. D) Penso ou no existo. E) Existo, logo penso.

6 http://www.euvoupassar.com.br

Repita com f: Eu Vou Passar

23.(ISS So Paulo 2007 FCC) Considere a seguinte proposio: Se um Auditor-Fiscal Tributrio no participa de projetos de aperfeioamento, ento ele no progride na carreira. Essa proposio tautologicamente equivalente proposio: (A) No verdade que, ou um Auditor-Fiscal Tributrio no progride na carreira ou ele participa de projetos de aperfeioamento. (B) Se um Auditor-Fiscal Tributrio participa de projetos de aperfeioamento, ento ele progride na carreira. (C) No verdade que, um Auditor-Fiscal Tributrio no participa de projetos de aperfeioamento e no progride na carreira. (D) Um Auditor-Fiscal Tributrio no progride na carreira ou ele participa de projetos de aperfeioamento. (E) Um Auditor-Fiscal Tributrio participa de projetos de aperfeioamento e progride na carreira. 24. (Papiloscopista 2004 CESPE) Sejam P e Q variveis proposicionais que podem ter valoraes, ou serem julgadas verdadeiras (V) ou falsas (F). A partir dessas variveis, podem ser obtidas novas proposies, tais como: a proposio condicional, denotada por P Q, que ser F quando P for V e Q for F, ou V, nos outros casos; a disjuno de P e Q, denotada por P Q, que ser F somente quando P e Q forem F, ou V nas outras situaes; a conjuno de P e Q, denotada por P Q, que ser V somente quando P e Q forem V, e, em outros casos, ser F; e a negao de P, denotada por P, que ser F se P for V e ser V se P for F. Uma tabela de valoraes para uma dada proposio um conjunto de possibilidades V ou F associadas a essa proposio. A partir das informaes do texto acima, julgue os itens subseqentes. 1. As tabelas de valoraes das proposies P Q e QP so iguais. ERRADO!!! 2. As proposies (P (Q)) e Q (P) possuem tabelas de valoraes iguais. ERRADO!!! 3. O nmero de tabelas de valoraes distintas que podem ser obtidas para proposies com exatamente duas variveis proposicionais igual a 2 4. ERRADO!!! 25.(IBAMA 2004 CESPE) Com relao s estruturas lgicas, julgue os seguintes itens. 1. Se verdade que P Q , ento falso que P ( Q). CERTO!!! 2. (P ( Q)) logicamente equivalente Q (P). ERRADO!!!

3. Considere a seguinte proposio. Ocorre conflito ambiental quando h confronto de interesses em torno da utilizao do meio ambiente ou h confronto de interesses em torno da gesto do meio ambiente. A negativa lgica dessa proposio : No ocorre conflito ambiental quando no h confronto de interesses em torno da utilizao do meio ambiente ou no h confronto de interesses em torno da gesto do meio ambiente. ERRADO!!! 4. Considere a seguinte assertiva. Produo de bens dirigida s necessidades sociais implica na reduo das desigualdades sociais. A negativa lgica dessa assertiva : A no produo de bens dirigida s necessidades sociais implica na no reduo das desigualdades sociais. ERRADO!!!

7 http://www.euvoupassar.com.br

Repita com f: Eu Vou Passar

PGINA 24:
# Questes de Concurso: 01. (ICMS So Paulo 97) Todo A B, e todo C no B, portanto: a) algum A C; b) nenhum A C; c) nenhum A B; d) algum B C; e) nenhum B A;

02.(TRE/MS Tec Jud 2007 FCC) Considere que as seguintes afirmaes so verdadeiras: Alguma mulher vaidosa. Toda mulher inteligente. Assim sendo, qual das afirmaes seguintes certamente verdadeira? (A) Alguma mulher inteligente vaidosa. (B) Alguma mulher vaidosa no inteligente. (C) Alguma mulher no vaidosa no inteligente. (D) Toda mulher inteligente vaidosa. (E) Toda mulher vaidosa no inteligente. 03.(MPU Tcnico 2007 FCC) Considere que as seguintes afirmaes so verdadeiras: Todo motorista que no obedece s leis de trnsito multado. Existem pessoas idneas que so multadas. Com base nessas afirmaes verdade que (A) se um motorista idneo e no obedece s leis de trnsito, ento ele multado. (B) se um motorista no respeita as leis de trnsito, ento ele idneo. (C) todo motorista uma pessoa idnea. (D) toda pessoa idnea obedece s leis de trnsito. (E) toda pessoa idnea no multada. 04.(AFCE TCU 99 ESAF) Se verdade que "Alguns escritores so poetas" e que "Nenhum msico poeta", ento, tambm necessariamente verdade que a) nenhum msico escritor b) algum escritor msico c) algum msico escritor d) algum escritor no msico e) nenhum escritor msico

05.(Fiscal Trabalho 98 ESAF) Sabe-se que existe pelo menos um A que B. Sabe-se, tambm, que todo B C. Segue-se, portanto, necessariamente que a) todo C B c) algum A C b) todo C A e) algum A no C 06.(Nossa Caixa Nosso Banco 2002 Vunesp) Todo torcedor do time A fantico. Existem torcedores do time B que so fanticos. Marcos torce pelo time A e Paulo fantico. Podese, ento, afirmar que: a) Marcos fantico e Paulo torce pelo time A. b) Marcos fantico e Paulo torce pelo time B.

8 http://www.euvoupassar.com.br

Repita com f: Eu Vou Passar

c) Marcos tambm torce pelo time B e Paulo torce pelo time A. d) Marcos tambm torce pelo time B e o time de Paulo pode no ser A nem B. e) Marcos fantico e o time de Paulo pode no ser A nem B. 07.(TRF 3 Regio Tc. Jud. 2007 FCC) Considerando "todo livro instrutivo" uma proposio verdadeira, correto inferir que (A) "nenhum livro instrutivo" uma proposio necessariamente verdadeira. (B) "algum livro no instrutivo" uma proposio verdadeira ou falsa. (C) "algum livro instrutivo" uma proposio verdadeira ou falsa. (D) "algum livro instrutivo" uma proposio necessariamente verdadeira. (E) "algum livro no instrutivo" uma proposio necessariamente verdadeira. 08.(TRT Paran (cargo N13) 2004 FCC) Sabe-se que existem pessoas desonestas e que existem corruptos. Admitindo-se verdadeira a frase "Todos os corruptos so desonestos, correto concluir que (A) quem no corrupto honesto. (B) existem corruptos honestos. (C) alguns honestos podem ser corruptos. (D) existem mais corruptos do que desonestos. (E) existem desonestos que so corruptos. 09.(Nossa Caixa Nosso Banco 2002 Vunesp) Todos os estudantes de medicina so estudiosos. Alguns estudantes de medicina so corintianos. Baseando-se apenas nessas duas afirmaes, pode-se concluir que: a) Nenhum estudioso corintiano. b) Nenhum corintiano estudioso. c) Todos os corintianos so estudiosos. d) Todos os estudantes de medicina so corintianos. e) Existem estudiosos que so corintianos. 10.(PETROBRAS 2007 CESPE) Considere as seguintes frases. I Todos os empregados da PETROBRAS so ricos. II Os cariocas so alegres. III Marcelo empregado da PETROBRAS. IV Nenhum indivduo alegre rico. Admitindo que as quatro frases acima sejam verdadeiras e considerando suas implicaes, julgue os itens que se seguem. 1. Nenhum indivduo rico alegre, mas os cariocas, apesar de no serem ricos, so alegres. CERTO!!! 2. Marcelo no carioca, mas um indivduo rico. CERTO!!! 3. Existe pelo menos um empregado da PETROBRAS que carioca. ERRADO!!! 4. Alguns cariocas so ricos, so empregados da PETROBRAS e so alegres. ERRADO!!! 11.(PETROBRAS 2007 CESPE) Julgue o item seguinte. 1. Admitindo-se que as proposies funcionais Nenhuma mulher piloto de frmula 1 e Alguma mulher presidente sejam ambas V, ento correto concluir que a proposio funcional Existe presidente que no piloto de frmula 1 tem valorao V. CERTO!!!

9 http://www.euvoupassar.com.br

Repita com f: Eu Vou Passar

PGINA 35:
# Questes de Concurso: 01.(TRT PARAN (cargo S17) 2004 FCC) Uma empresa divide-se unicamente nos departamento A e B. Sabe-se que 19 funcionrios trabalham em A, 13 trabalham em B e existem 4 funcionrios que trabalham em ambos os departamentos. O total de trabalhadores dessa empresa (A) 36 (D) 28 (B) 32 (C) 30 (E) 24

02.(MPE/PE tcnico 2006 FCC) Dos 63 alunos que concluram o curso tcnico no ano passado, em uma escola, 36 tm formao na rea Informtica e 40 na rea Eletrnica. Somente 6 deles no tm formao nessas reas. Sobre esses alunos, verdade que (A) mais de 16 tm formao s na rea Informtica. (B) menos de 20 tm formao s na rea Eletrnica. (C) o nmero dos que tm formao nas duas reas um nmero par. (D) o nmero dos que tm formao em pelo menos uma dessas duas reas maior que 58. (E) o nmero dos que tm formao s na rea Informtica ou s na rea Eletrnica um nmero mpar. 03.(Tcnico BACEN 2005 FCC) Para um grupo de funcionrios, uma empresa oferece cursos para somente dois idiomas estrangeiros: ingls e espanhol. H 105 funcionrios que pretendem estudar ingls, 118 que preferem espanhol e 37 que pretendem estudar simultaneamente os dois idiomas. Se 1/7 do total de funcionrios desse grupo no pretende estudar qualquer idioma estrangeiro, ento o nmero de elementos do grupo (A) 245 (D) 224 (B) 238 (E) 217 (C) 231 04.(Analista Judicirio TRT/MT 2004 FCC) Em uma pesquisa sobre hbitos alimentares realizada com empregados de um Tribunal Regional, verificou-se que todos se alimentam ao menos uma vez ao dia, e que os nicos momentos de alimentao so: manh, almoo e jantar. Alguns dados tabelados dessa pesquisa so: - 5 se alimentam apenas pela manh; 12 53 30 28 se se se se alimentam alimentam alimentam alimentam apenas no jantar; no almoo; pela manh e no almoo; pela manh e no jantar;

- 26 se alimentam no almoo e no jantar; - 18 se alimentam pela manh, no almoo e no jantar. Dos funcionrios pesquisados, o nmero daqueles que se alimentam apenas no almoo (A) 80% dos que se alimentam apenas no jantar. (B) o triplo dos que se alimentam apenas pela manh. (C) a tera parte dos que fazem as trs refeies. (D) a metade dos funcionrios pesquisados. (E) 30% dos que se alimentam no almoo.

10 http://www.euvoupassar.com.br

Repita com f: Eu Vou Passar

Вам также может понравиться