Вы находитесь на странице: 1из 5

O NOSSO ORI NECESSITA DESSAS INFORMAES; Cincia de Viver I - Atitudes diante da necessidade Estar vivo implica ter necessidades.

As necessidades so impositivas, inescapveis. Por isso, fundamental aprender a lidar com elas. Aqui vo alguns fundamentos prtico s para isso; (1): preciso cultivar a pacincia, pois, se existem necessidades que conseguimos s atisfazer rapidamente, muitas outras exigem que saibamos esperar. (2): Saber esperar exige perseverana, capacidade de no desistir, de no desanimar. (3): Devemos compreender que certas necessidades exigem que acumulemos mritos por muito tempo. (4): Outras cobram de ns que nos fortaleamos. (5): Outras ainda que nos transformemos. (6): E no se esquea de cultivar sempre a autoconfiana, a firmeza e a conscincia. Seguindo este cardpio, cedo ou tarde a maioria de nossas necessidades ser satisfei ta e, para nosso alvio, algumas delas perdero completamente a importncia. Aprenda a lidar com as necessidades sem se deixar arrastar por elas . II - A atitude de educar-se e de educar os outros Educar-se ter permanentemente a sua disposio uma fonte de gua pura e cristalina. A sede de conhecer, de saber, de compreender deveria ser sempre estimulada, apoiad a, pois ela torna os homens verdadeiramente humanos. Na medida em que bebemos das guas do conhecimento, elas podem, por nosso intermdio , se alargar, crescer, tornar-se um grande rio fluente que ir nutrir um incontvel nmero de seres humanos. Na verdade, quem se educa acaba educando os outros, pois levado a beneficiar seu s semelhantes de vrias maneiras. Por isso, educar-se no apenas nobre, mas necessrio , imprescindvel mesmo. tambm uma forma de retribuirmos humanidade o que dela receb emos. I - A felicidade Lembre-se diariamente que no h caminho para a felicidade; pelo contrrio, a felicidade o caminho . Acreditamos, equivocadamente, que a felicidade um estado que alcanaremos um dia, caso aconteam algumas coisas que desejamos. Com essa atitude, vivemos tensos todo s os dias de nossa vida, lutando para obter o passaporte para a felicidade. E a experincia nos mostra que os que tiveram a chance de realizar aquilo com que sonhavam logo se desiludiram e recomearam a procurar a felicidade em alguma outra quimera. Na verdade, a felicidade um estado de esprito, uma disposio interior. uma atitude d iante da vida, do imenso privilgio de estar vivo. o agradecimento que se faz diar iamente por poder participar da vida neste planeta que to belo, embora, muitas ve zes, to desafiador. Felicidade gostar de sorrir, ser grato por existir. , pois, um estado interior qu

e pode ser cultivado diariamente. S depende de sua atitude! II - No pense negativamente

No invista sua energia na idia de crises e infortnios. Em vez disso, perceba que h, neste planeta, inmeras possibilidades de progresso, e que so praticamente inesgotve is. Existe, ao nosso redor, um poo sem fundo de novas idias, que esto a nossa esper a. Por isso, pense progresso , prosperidade , possibilidades . Fazendo isso, voc naturalm nte acessar a criatividade que dormita no fundo do seu ser. III - A autoimportncia um problema Todos ns temos de procurar encontrar nosso valor especfico como indivduos que somos . Isso humano e natural. Mas errado confundir essa atitude com a autoimportncia. A autoimportncia uma fora insacivel, pois est sempre exigindo que tenhamos mais pode r, mais prestgio, mais fama, mais dinheiro, mais afeto, ou seja, mais tudo. Alm di sso, a autoimportncia nos isola dos demais sem perceb-lo, pois nos convence de que somos superiores a todos, fazendo-nos viver uma fico dolorosa e estril. Dessa forma, vivemos em conflito com tudo e com todos, pois vemos em tudo uma am eaa em potencial a nossa autoimportncia. Se refletirmos sobre isso, estaremos preparando terreno para que ela se torne me nos tirana em nossa vida. Se acrescentarmos a essa viso o fato de podermos fazer decrescer dentro de ns o medo de no termos valor, nosso processo de libertao avanar a passos largos. Nade liberto e feliz entre os obstculos da vida . I - Saber qual a medida justa Saber qual a medida justa para cada coisa, para cada situao, para cada ato uma qua lidade importantssima. Precisamos colocar limites no que precisa ser limitado, ab rir o que precisa ser aberto, atravessar as dificuldades da vida sem ser derrota do ou seriamente machucado. A medida justa tem, portanto, duas faces: por um lado precisamos refrear os exce ssos e, por outro, abrir possibilidades. Nesse sentido, podemos nos comparar a u m carro que precisa ter breque, mas precisa tambm ter acelerador. Se praticarmos essa atitude, poderemos atravessar melhor qualquer crise que se a presente. II - Ser capaz de se por de acordo O acordo entre pessoas a base do sucesso para qualquer iniciativa. Estar de acordo o segredo da empresa bem sucedida, do casamento estvel, do empree ndimento artstico de sucesso e de muitas outras coisas. Estar de acordo far supera r todas as dificuldades que um casal obrigatoriamente encontrar na vida ou que um a empresa, ou de qualquer outro tipo de sociedade ter de enfrentar. Por isso, se pudermos desenvolver essa atitude em ns mesmos, se pudermos ser aque le que sempre procura estar de acordo, seremos estimados e valorizados de forma extraordinria. Colocar-se de acordo com as pessoas e com a natureza ficar em harmonia com o Todo . III - A busca do progresso Nunca desencoraje quem faz progressos contnuos, no importando quo lentamente o faa .

A busca constante do progresso, do aperfeioamento, de uma melhor qualidade o segr edo para estarmos mais vivos a cada novo dia. Quando no temos essa atitude como fora motora, estamos estagnados sem perceb-lo. Po r sermos humanos, somos dotados de uma capacidade de desenvolvimento ilimitada, em mltiplas direes. Se ignorarmos esse fato, limitando-nos a uma repetio mecnica de velhos atos montonos , se nos deixarmos acomodar na mesmice , perderemos o brilho do olhar, pois estarem os perdendo o sabor de estar vivo. Andaremos e nos moveremos, mas no estaremos vi vos de fato. IV - As trs faces da vida As mentes pequenas so subjugadas e vencidas pelos infortnios, mas as grandes mentes erguem-se acima deles . O fluir da vida nos oferece, basicamente, trs cenrios: infortnios, momentos de boasorte e fases neutras. Cada um de ns passa, necessariamente, por coisas desagradve is, agradveis ou neutras. Se compreendermos esse fato com clareza, ou seja, que a Grande Dama chamada Vida tem trs faces, os momentos difceis - as chamadas crises - tero um impacto muito me nos doloroso sobre ns. fundamental que isso fique bem claro em nossa inteligncia, pois a inteligncia a pr incipal arma do ser humano. Armados dessa compreenso, ou seja, de que os cenrios d a vida se alternam para TODOS os seres humanos, poderemos nos elevar acima dos a contecimentos e continuarmos nosso caminho, seja ele qual for. I - A atitude do essencial De tempo em tempo, muito til, para nosso bem-estar, nos examinarmos com cuidado, para podermos discernir o que realmente essencial em ns do que nos veio por inter mdio do processo de educao, ou seja, pelos condicionamentos a que fomos submetidos. Desse ponto de vista, podemos dizer que temos dois lados: um que nos inerente, e , portanto, genuno, e outro que nos foi implantado de fora. O processo de nos imp lantarem algo normal e universal. A grande vantagem, porm, de nos tornarmos adult os que adquirimos a capacidade de olhar para ns mesmos a fim de perceber o que no s foi imposto por esse processo e o que genuinamente nosso. Se exercitarmos esse olhar, pouco a pouco iremos distinguindo melhor o que de fa to desejamos do que nos foi ensinado que deveramos desejar; o que de fato pensamo s em contraposio ao que todos pensam ao nosso redor; comeamos a distinguir o que de fato amamos do que nos foi ensinado a amar; o que de fato somos daquilo que diz em que somos. Se praticarmos a atitude de olhar para ns mesmos, iremos, pouco a pouco, abandona ndo tudo o que no nos pertence. E isso nos tornar imensamente livres! II - A atitude que pode nos levar abundncia Se formos capazes de trabalhar com intensidade e, ao mesmo tempo, refinar nossa inteligncia, cedo ou tarde a abundncia e a riqueza viro at ns. Em outras palavras, pr ecisamos cultivar, ao mesmo tempo, a nossa fora e a nossa luz. Desenvolver a inteligncia implica aprender a distinguir o verdadeiro do falso, o necessrio do suprfluo, o certo do errado, o justo do injusto.

Desenvolver a fora significa no permitir que nossa energia de progresso degenere e m avidez destemida; que nosso natural anseio por coisas boas no decaia em prazere s descontrolados; que nosso empenho em avanar no destrua nosso carter. Se buscarmos essa atitude e a abundncia vier nos beneficiar, poderemos dar o prxim o passo que manter a riqueza adquirida. Nessa etapa, decisivo saber distinguir o que real do que apenas aparncia. III - A atitude no conflituosa Podemos agir cotidianamente a partir de uma atitude belicosa, conflituosa, sem a o menos perceb-lo. Isso muito comum entre as pessoas e mais fcil notar essa atitud e nos outros do que em ns mesmos. Vale, pois, a pena nos examinar para detectar e sse tipo de disposio, escondida subterraneamente em ns mesmos. O fato que uma atitude mais harmnica nos torna mais descontrados, mais leves, mais agradveis e o mundo ao nosso redor reage a isso de forma muito positiva. Estar em conflito estar rgido. Estar em harmonia estar relaxado. A disposio conflit uosa carrancuda enquanto a harmnica sorridente. Podemos optar pela melhor disposio, mas, se no percebermos nossas atitudes subjacen tes, como poderemos optar? IV - A atitude de lidar com os obstculos Sempre existiro obstculos em nosso caminho, por isso, decisivo aprender a lidar co m eles. Para isso, o primeiro passo consiste em sermos capazes de prev-los, se no todos, p elo menos alguns deles. O fato de prevermos aumenta nossa fora e diminui o impact o desagradvel que uma oposio sempre nos causa. O segundo passo consiste em no batermos de frente contra as barreiras. preciso re speit-las e contorn-las. O terceiro passo consiste em sabermos quando agir contra aquilo que est opondo-se e quando devemos prudentemente nos retirar da situao. O ltimo passo consiste em ficarmos preparados para jamais desistir totalmente de nosso intento, apoiados na convico de que a perseverana faz milagres. Se tivermos a fora e a clareza necessrias, enfrentaremos com sabedoria os obstculos que a vida nos impe . I - A atitude de manter-se aberto Estar fechado significa estar cheio de conceitos e rtulos de todo tipo, o que imp lica fazer julgamentos, sem parar. Esse fechamento tem como conseqncia direta uma contrao afetiva, ou seja, gera barreiras emocionais que nos separam de tudo e de t odos, tornando-nos verdadeiras ilhas humanas. Para que isso no acontea, podemos no s inspirar na montanha que, por ser slida e confiante, est aberta de todos os lado s. II - A atitude de nutrio Todo ser humano tem necessidade de nutrir-se. Mas no necessitamos apenas do alime nto fsico: precisamos tambm alimentar nosso intelecto e nossa afetividade. Sabendo disso, devemos procurar nos alimentar bem em todos os sentidos. Para isso, prec isamos aprender a ser cada vez mais inteligentes e a nos empenhar em desenvolver um corao cada vez mais afetivo. Para completar, vamos estimular os outros a fazer em o mesmo. III - A atitude de clareza

delicioso encontrar algum que tenha clareza de esprito e de corao. Tudo que emana de ssa pessoa faz bem para a nossa cabea e o nosso corao. A receptividade dela nos aco lhe e sua compreenso nos conforta. E o mais cativante que ela nos mostra que pode mos tambm ser totalmente claros. IV - A atitude de saber manter-se distncia Muitas vezes nos queixamos de algum que nos fez algo desagradvel. Geralmente essas coisas acontecem porque permitimos nos envolver com algumas pessoas de m qualida de ou com outras que so excelentes, mas confusas. Por isso, existe a arte de mant er certo recuo, de manter certa distncia em relao a algumas situaes. Isso exige muita firmeza de nossa parte. Essa firmeza, porm, no pode descambar em m vontade e intol erncia. Manter-se firme significa ter o controle interno dos nossos atos, enquant o, externamente, permanecemos tolerantes e generosos. Mantenha-se firme em seu centro e o mundo sua volta vai girar harmonicamente. . OBS- Esta matria no de minha autoria, faz parte de meus estudos e pesquisas, porta nto deixo meus agradecimentos ao autor;Paulo e Lauro Raful, que muito trabalhara m para que pudssemos ser mais esclarecidos Leia mais: http://babaifajemi.webnode.com.br/ Crie seu site grtis: http://www.webnode.com.br

Вам также может понравиться