Вы находитесь на странице: 1из 32

10 - S UPERCONDUTIVIDADE

SAR AUGUSTO DARTORA - UFPR P ROF. C E E- MAIL : CADARTORA@ELETRICA . UFPR . BR

C URITIBA -PR

Prof. Dr. C.A. Dartora

Roteiro do Cap tulo: Propriedades gerais de supercondutores Equa c oes de London e Efeito Meissner Teoria Microsc opica: Modelo BCS Fenomenologia: Teoria de Ginzburg-Landau Supercondutores N ao-Convencionais: High-Tc
2/32

10 - Supercondutividade

Prof. Dr. C.A. Dartora

Propriedades gerais de supercondutores A SC foi descoberta por Heike Kammerlingh Onnes em 1911. (Onnes ganhou o pr emio Nobel de F sica em 1913 por suas descobertas em fen omenos de baixas temperaturas, que levou ` a produ c ao do h elio l quido.) S ao caracter sticas gerais dos supercondutores: Abaixo de uma temperatura cr tica Tc a resist encia cai abruptamente para zero. H a a expuls ao total do campo magn etico do interior do material supercondutor, conhecido como Efeito Meissner. Exist encia de correntes persistentes, ou supercorrentes, que n ao sofrem dissipa c ao.
10 - Supercondutividade 3/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

Comportamento da resist encia el etrica com a temperatura para um condutor normal e um supercondutor:

Para um SC a resist encia cai abruptamente para zero abaixo de Tc enquanto para um condutor normal ela nunca se anula.
10 - Supercondutividade 4/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

Efeito Meissner

10 - Supercondutividade

5/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

Elementos Supercondutores

10 - Supercondutividade

6/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

es de London Equac o Obtidas pelos irm aos London com base nas eqs. de Maxwell macrosc opicas, para permitir explicar a supercondutividade e o efeito Meissner. Consideremos a equa c ao de movimento para uma carga q de massa m na presen ca do campo el etrico E, sem dissipa c ao: dv q = E. (1) dt m A dens. de corrente e denida como J = nqv onde n e a densidade volum etrica de cargas q. Supondo por simplicidade que n seja constante no tempo, podemos multiplicar toda a equa c ao acima por nq para obter: J nq2 = E. t m
10 - Supercondutividade

(2)
7/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

Considerando as equa c oes de Maxwell macrosc opicas:

D = , B = 0 , B E = , t D H = J+ , t

(3) (4) (5) (6)

podemos calcular o rotacional de (2) para relacionar esta com a lei de Faraday (5): J t
10 - Supercondutividade

nq2 nq2 B = J = E = . t m m t

(7)
8/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

Eliminando a derivada temporal camos com: nq2 J = B . m

(8)

Lembrando que B = A, onde A e o vetor potencial magn etico, podemos obter a rela c ao de London entre a corrente e o potencial: nq2 J= A . m

(9)

Esta u ltima equa c ao quebra a simetria de gauge eletromagn etico, uma vez que para o regime invariante no tempo J = 0 A = 0!
10 - Supercondutividade 9/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

Levando em conta agora a Lei de Amp` ere H = J temos da eq. (8): nq2 J = H = B m e utilizando H = ( H) 2H , B = 0H nalmente obtemos: 2B = k2B , onde 0nq2 . k = m
2
10 - Supercondutividade 10/32

(10)

Prof. Dr. C.A. Dartora

Para um campo magn etico aplicado tangencial ` a superf cie de um supercondutor: condi co es de contorno implicam a continuidade de B na superf cie devendo B satisfazer ` a equa c ao (10). Supondo o eixo z perpendicular ` a superf cie do supercondutor, para z < 0, considerado semi-innito na regi ao z 0 e B = B0x temos no interior do supercondutor: d 2Bx(z) 2 = k Bx , Bx(0) = B0 . 2 dz cuja solu c ao e da forma: Bx(z) = B0ekz , (11)

(12)

Efeito Meissner: o campo magn etico se extingue exponencialmente para o interior do SC, as linhas de uxo s ao expulsas do SC.
10 - Supercondutividade 11/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

A dist ancia z = 1/k e o comprimento de penetra c ao de London L: m . 2 0nq

L =

(13)

Tipicament q = 2e e m = 2me levando ` a id eia de que os el etrons formam pares. No interior do supercondutor J = k2A, j a que para campos est aticos e uniformes A = B r/2. O campo magn etico externo deve ser exatamente compensado no interior do supercondutor, para que Bx(z >> L) = 0. Lembrando que B = 0(H + M), vericamos que M = H, o que d a uma susceptibilidade diamagn etica ideal m = 1!
10 - Supercondutividade 12/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

o do Campo Magn Variac a etico no Interior de um Supercondutor: Efeito Meissner

10 - Supercondutividade

13/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

Teoria Microsc opica: O Modelo BCS Descrita por Bardeen, Cooper e Schrieer em 1957: pr emio Nobel de F sica por essa teoria. Os ingredientes essenciais s ao os seguintes: Exist encia de uma intera c ao atrativa entre el etrons devido ` a intera c ao el etron-f onon. A intera c ao promove a forma c ao de pares de Cooper (estados de dois el etrons ligados) que e energeticamente favor avel em rela c ao aos el etrons n ao correlacionados. Prev e a exist encia do gap supercondutor, permite inferir a temperatura cr tica abaixo da qual o material se torna supercondutor, o campo magn etico cr tico que destr oi a supercondutividade e o comportamento do calor espec co.
10 - Supercondutividade 14/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

Representa c ao diagram atica da intera c oes el etron-f onon:

10 - Supercondutividade

15/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

O modelo BCS mais simples negligencia intera c ao coulombiana el etron-el etron. Nos metais considera um g as de el etrons representados por ondas planas uniformes, interagindo com o g as de f onons da rede cristalina:
= kc k+qc kaq) . + D ( D c c a a + c + h a H q q q q kq k q qc k k k q kq

(14) onde c k(c ao operadores fermi onicos que aniquilam(criam) k) s el etrons de momento h k e spin = (, ), a q(a ao operadores q) s bos onicos que aniquilam(criam) f onons de momento h q. Por simplicidade pode-se assumir que na aus encia de campos magn eticos k = h 2k2/(2m) e na presen ca do campo um termo de Zeeman da forma BB0 deve ser acrescentado.
10 - Supercondutividade 16/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

O termo k He = kc k c
k

e a energia do g as de el etrons; O termo seguinte no hamiltoniano, qa q Hph = h qa


q

representa o g as de f onons; J aou ltimo termo e o de intera c ao el etron-f onon:


el ph = (Dqc H c a + D k+qc kaq) qc kq k q

representa troca de energia e momento entre el etrons e f onons, com emiss ao e absor c ao de f onons.
10 - Supercondutividade 17/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

Aplicando uma transforma c ao de similaridade descrita em: C. Kittel, The Quantum Theory of Solids. eliminam-se as vari aveis de f onons em baixas temperaturas, deixando o Hamiltoniano apenas com termos eletr onicos. Restam a energia dos el etrons livres e a intera c ao e-e mediada por troca de f onons virtuais: = kc k V H kc
k

kk q

k . c c c kq k k +q c

(15)

onde assume-se que V > 0, dando origem a uma intera c ao atrativa el etron-el etron. O modelo BCS assume a exist encia de m edias n ao nulas para operadores da forma:
c c kc k. k k e c
10 - Supercondutividade 18/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

Uma nova simplica c ao coloca o hamiltoniano de BCS na forma a seguir:


= k(c c H c + c c ) V k c kc k . k c k k k k k kk

(16)

Admite-se uma teoria do campo m edio denido: k c k . =V c


k

resultando em:
= k(c H c + c c ) ( c c + kc k) . (17) k k k k c k k k k

Deve-se diagonalizar o Hamiltoniano acima atrav es das transf. de Bogoliubov. O par ametro resulta ser a energia de liga c ao do par de Cooper, formado por um el etron k e outro k .
10 - Supercondutividade 19/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

Da an alise deduz-se que: (0) = 1.76kBTc , e ainda pr oximo de Tc (T ) T = 1.74 1 , (18) (0) Tc e ainda existe um campo cr tico cuja energia de Zeeman associada promove a quebra do par de Cooper, cujo comportamento e dado por: T Hc(T ) 1 . Hc(0) Tc O modelo BCS prev e o efeito isot opico vericado experimentalmente, onde a temperatura cr tica varia com a massa do is otopo.
10 - Supercondutividade 20/32

1/2

Prof. Dr. C.A. Dartora

Comportamento da energia do gap supercondutor Eg em fun c ao da temperatura:

10 - Supercondutividade

21/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

Fenomenologia de Ginzburg-Landau Proposta por Vitaly Ginzburg e Lev Landau nos anos 1950, para explicar a supercondutividade no esp rito da teoria de transi c oes de fase de Landau. Sup oe-se a exist encia de um par ametro de ordem , que deve representar o condensado macrosc opico de pares de Cooper. A Hamiltoniana desse sistema e dada por:

2 1 B 2 |(ih H= 2eA)| + ||2 + ||4 + Hn + , 2m 2 20

(19)

onde Hn e o hamiltoniano da fase normal.


10 - Supercondutividade 22/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

A densidade de corrente e dada por:


2 ie 4 e J = ( ) ||2A . m m

(20)

O par ametro ||2 descreve a densidade de pares de Cooper no estado supercondutor. Considerando a energia potencial do estado supercondutor, na aus encia de campos eletromagn eticos, temos: 4 U = || + || . 2 Minimizando esta energia temos:
2

dU = ||( + ||2) = 0 d ||
10 - Supercondutividade 23/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

As solu co es que minimizam U s ao: || = 0 ser a um m nimo local se > 0 e >. Nesse caso o estado normal e favorecido. || = / se / > 0. Nesse caso o estado supercondutor e favorecido. Pode-se supor a expans ao do par ametro de ordem em torno da temperatura cr tica Tc, que em primeira ordem resulta em:

||2 = / = 0(T Tc)


10 - Supercondutividade 24/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

A teoria de G-L descreve satisfatoriamente a SC do tipo I (transi c ao abrupta entre estado normal e SC) e do tipo II (permite exist encia de linhas de uxo quantizada e v ortices).

10 - Supercondutividade

25/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

10 - Supercondutividade

26/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

Elementos Supercondutores e suas temperaturas cr ticas:

10 - Supercondutividade

27/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

Supercondutores N ao-Convencionais e High-Tc A Teoria BCS e tamb em denominada convencional e prev e: a exist encia de pares de Cooper mediada por f onons os pares est ao no estado singleto de spin e incompat vel com ordem magn etica e idealmente apresentam diamagnetismo perfeito. prev e como m axima temperatura cr tica admiss vel Tc 35K . es da Os supercondutores que n ao se encaixam nas denic o teoria BCS s ao ditos N ao-Convencionais, dentre os quais existem os de High-Tc.
10 - Supercondutividade 28/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

Principais Tipos de Supercondutividade N ao-Convencional Supercondutores de Altas Temperaturas, ou High-Tc: os pares de Cooper n ao podem ser formados atrav es de intera c ao por f onons virtuais, que limita Tc a aproximadamente 35K. Todos os supercondutores de Tc > 35K s ao denominados High-Tc. Os High-Tc foram descobertos por Bednorz e M uller, que ganharam o pr emio Nobel de F sica em 1987 pela descoberta. S ao exemplos de High-Tc materiais cer amicos chamados cupratos: HgBa2Ca2Cu3Ox tem a mais alta temperatura at e agora com 135K. Al em disso os supercondutores que envolvem ordem magn etica, estado tripleto e pareamento por outros mecanismos que n ao sejam f onons. Exemplos s ao os supercondutores Iron-based. Podem ser ou n ao de high-Tc.
10 - Supercondutividade 29/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

Evolu c ao da descoberta de Supercondutores High-Tc

10 - Supercondutividade

30/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

Temperaturas cr ticas para alguns supercondutores

10 - Supercondutividade

31/32

Prof. Dr. C.A. Dartora

Refer encias deste Cap tulo

[1] Ashcroft/Mermin, Solid State Physics

[2] C. Kittel, Introduction to Solid State Theory.

[3] C. Kittel, The Quantum Theory of Solids.

[4] O. Madelung, Introduction to Solid State Theory.

10 - Supercondutividade

32/32

Вам также может понравиться