Вы находитесь на странице: 1из 11

SUPERVISO ESCOLAR: ENTRE OS DITAMES DA LEGISLAO E OS DESAFIOS DA PRTICA PEDAGGICA

Oliria Mendes Gimenes* Adriana Auxiliadora Martins ** Resumo O presente trabalho trata do cotidiano dos supervisores escolares da rede municipal de ensino de Uberlndia-MG. As narrativas de alguns profissionais, coletadas por meio de entrevistas semi-estruturadas e de pesquisa bibliogrfica sobre o tema, nos mostram o contraponto entre o ideal e o real vivido no mbito escolar. A pesquisa tem como objetivo identificar as atribuies do supervisor escolar dentro da escola pblica de educao bsica a partir da legislao vigente, e refletir por meio dos dados contidos nas narrativas dos sujeitos desta pesquisa, contribuindo assim, para a construo de sua identidade, numa forma de superao dos desafios perante os vises do cotidiano escolar. O artigo traz uma viso conceitual junto legislao vigente seguida da realidade sobreposta ao papel idealizado do supervisor escolar, e ao final confirma a hiptese de que o supervisor escolar atualmente est desempenhando funes burocrticas, deixando margem o seu papel dentro da escola, que o apoio pedaggico junto a sua equipe de professores. Palavras-chave: Supervisor Escolar. Coordenador Pedaggico. Formao Docente. Pedagogia. INTRODUO O supervisor da escola de educao bsica ocupa um lugar de destaque dentro desta estrutura organizacional, pois co-responsvel pela gesto e qualidade do processo pedaggico, influenciando direta ou indiretamente, o trabalho dirio da equipe de professores. Atentando para essa responsabilidade que o supervisor traz consigo, qual seja, a de liderar sua equipe tendo como principal funo a de mediador e articulador de todo o processo ensino-aprendizagem dos alunos, vislumbramos um profissional que anseia por colocar em prtica as teorias apreendidas nos cursos de formao, mas na maioria das vezes limitado pelo pouco tempo destinado s suas verdadeiras atividades, pois a maior parte deste direcionado resoluo de questes burocrticas. Frequentemente observa-se um hiato entre a rea administrativa e a rea pedaggica das instituies escolares, sendo esta ltima relegada a segundo plano no rol das atribuies do supervisor escolar. Essa situao vivenciada por ns, que no ir e vir dentro de escolas pblicas presenciamos a real atuao do supervisor escolar dentro da instituio, que est longe de ser a ideal.
*

**

Aluna da Faculdade Catlica de Uberlndia FCU. E-mail: omgudi@yahoo.com.br. Faculdade Catlica de Uberlndia FCU. E-mail:adriamartinsbr@yahoo.com.br.

Revista da Catlica, Uberlndia, v. 2, n. 3, p. 380-390, 2010 catolicaonline.com.br/revistadacatolica

380

Diante deste quadro, este trabalho tem como objetivo analisar a legislao vigente que regulamenta a atividade do supervisor escolar, bem como identificar suas atribuies dentro da escola pblica de educao bsica, estabelecendo um paralelo entre a o plano legal e o real. Para encontrarmos respostas problemtica suscitada, apresentamos os dados coletados por meio de observaes e questionrios aplicados aos supervisores de escolas municipais de Uberlndia/MG, selecionados por amostragem, os quais participaram como sujeitos desta pesquisa. A fim de contribuirmos com a construo da identidade do supervisor escolar para que possam transformar a sua postura de atuao dentro do ambiente escolar, passamos a analisar alguns pontos nevrlgicos e a promover reflexes que forneam subsdios para que realmente sejam efetivadas. UMA VISO CONCEITUAL JUNTO LEGISLAO MUNICIPAL VIGENTE Quando se fala em supervisor escolar temos a idia de que seja um profissional contratado para supervisionar o trabalho de outras pessoas, subordinado a outro profissional, formando assim uma hierarquizao organizacional, uma cadeia que se sustenta com o poder exercido por quem est no topo, no caso o gestor escolar. Entretanto, o supervisor escolar ou coordenador pedaggico o profissional da educao que atua no espao escolar como um agente mediador e facilitador do processo ensino-aprendizagem. Est diretamente ligado aos professores subsidiando suas aes e contribuindo para a evoluo de todo o processo que envolve a aprendizagem, devendo ser dinmico e competente em no exerccio de suas funes. bem da verdade que os profissionais envolvidos com as questes necessitam alm do provimento das condies fsicas, materiais e didticas, tambm preciso organizar e acompanhar as atividades de elaborao do plano de ensino e prestar assistncia didticapedaggica aos professores na sala de aula. Libneo (2004, p.215) destaca algumas caractersticas para o ato de coordenar/ supervisionar:
a coordenao um aspecto da direo, significando a articulao e a convergncia do esforo de cada integrante de um grupo visando a atingir os objetivos. Quem coordena tem a responsabilidade de integrar, reunir esforos, liderar, concatenar o trabalho de diversas pessoas.

Revista da Catlica, Uberlndia, v. 2, n. 3, p. 380-390, 2010 catolicaonline.com.br/revistadacatolica

381

E ainda, elenca algumas atribuies para o profissional responsvel por esta rea: responde pela viabilizao, integrao e articulao do trabalho pedaggico-didtico em ligao direta com os professores, em funo da qualidade do ensino (LIBNEO, 2004, p.219). O profissional que assume esta ampla responsabilidade no contexto escolar formado em nvel superior por meio do curso de graduao em Pedagogia e ou ps-graduao como prev a Lei n 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional:
Art. 64 A formao de profissionais de educao para administrao, planejamento, inspeo, superviso e orientao educacional para a educao bsica, ser feita em cursos de graduao em pedagogia ou em nvel de ps-graduao, a critrio da instituio de ensino, garantida, nesta formao, a base comum nacional.

Entretanto, cabe destacar que algumas Instituies de Ensino Superior IES que

oferecem o curso de Pedagogia j habilita o formando para a Superviso Escolar, pois ainda no se adequaram s novas diretrizes curriculares para este curso que exigem que o curso passe a formar o licenciado para atuar na educao infantil e sries iniciais do ensino fundamental, eliminando a existncia das antigas habilitaes em superviso, orientao e inspeo escolar. Este quadro comprova o quanto a formao deste profissional ao longo da histria marcada por controvrsias e freqentes debates. No que tange s atribuies deste profissional cabe destacar que alm daquelas previstas na LDB no art. 67, 2, como sendo funes de magistrio as exercidas por professores especialistas em educao no desempenho de atividades educativas, as de direo de unidade escolar e as de coordenao e assessoramento pedaggico, cada sistema de ensino possui sua legislao especfica. O municpio de Uberlndia, sede da pesquisa realizada, ainda no conta com um sistema prprio de ensino implantado, por isso est inserido no sistema estadual de ensino, mas com uma legislao prpria de plano de cargos, carreira e remunerao de servidores. Esta regulamentao est contida na Lei Complementar n 347, de 20 de fevereiro de 2004, que dispe sobre o plano de cargos, carreira e remunerao dos servidores da educao do municpio de Uberlndia e revoga a Lei Complementar n 049 de 12 de janeiro de 1993 e suas alteraes posteriores.

Revista da Catlica, Uberlndia, v. 2, n. 3, p. 380-390, 2010 catolicaonline.com.br/revistadacatolica

382

O Anexo VIII da mesma lei trata sobre a descrio e atribuies tpicas dos cargos da carreira de magistrio. Especificamente regulamenta que o supervisor escolar atuar em toda a educao bsica, planejando, supervisionando, avaliando e reformulando o processo ensinoaprendizagem, estabelecendo normas, orientando ou modificando processos educativos, sempre articulados com os demais componentes do sistema educacional, impulsionando a educao integral dos alunos. Dentre as atribuies esto as tarefas de supervisionar todo o processo didtico, em seu trplice aspecto de planejamento, controle e avaliao, no mbito do sistema, da escola ou de reas curriculares; desenvolver pesquisas de campo, promovendo visitas, consultas e debates de sentido scio-econmico-educativo, para certificar-se dos recursos, problemas da rea educacional sob sua responsabilidade; elaborar currculos, planos de cursos e programas, estabelecendo normas e diretrizes gerais e especficas com base nas pesquisas efetuadas, e com a colaborao de outros especialistas de ensino, para assegurar ao sistema educacional, contedos autnticos e definidos, em termos de qualidade e rendimento. E, ainda, orientar o corpo docente no desenvolvimento de suas potencialidades profissionais, assessorando-o tcnica e pedagogicamente, para incentivar-lhe a criatividade, o esprito de autocrtica, o esprito de equipe e a busca do aperfeioamento; supervisionar a aplicao de currculos, planos e programas, promovendo a inspeo de unidades escolares, acompanhando e controlando o desempenho dos seus componentes e zelando pelo cumprimento de normas e diretrizes para assegurar a regularidade e eficcia do processo educativo; e, avaliar o processo ensino-aprendizagem, examinando relatrios ou participando de conselhos de classe, para aferir a validade dos mtodos de ensino empregados. Todas estas atribuies esto regulamentadas pela Lei Complementar n 347, de 20 de fevereiro de 2004. Est implcito na legislao que o cargo est diretamente ligado ao processo pedaggico da escola, trabalhando diretamente com os professores sem desprezar a colaborao de outros especialistas, que interligados promovero o bem estar da instituio. Isso o idealizado pelo legislador municipal que se embasou no referencial terico nacional LDB , e espera que seja cumprido pelo profissional. Mas, ser que na realidade os supervisores escolares esto efetivamente realizando tais atribuies inseridas nesta legislao? a partir deste questionamento que iremos conhecer um pouco da situao vivida por estes profissionais.

Revista da Catlica, Uberlndia, v. 2, n. 3, p. 380-390, 2010 catolicaonline.com.br/revistadacatolica

383

A REALIDADE SOBREPOSTA AO PAPEL IDEALIZADO DO SUPERVISOR ESCOLAR A atuao do supervisor escolar presenciada por ns dentro da escola est distante das atribuies dispostas em lei. O cenrio vivido por este profissional est preso a questes burocrticas e disciplinares, sendo que o ideal que ele se envolvesse no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, ou seja, fosse parceiro de sua equipe de professores; articulador de idias; reflexivo; provocador; algum que motivasse e promovesse a formao continuada do grupo. Esta situao confirmada por meio do relato de uma das entrevistadas que nos diz: como a rotina da escola bastante tumultuada com as urgncias, acaba-se perdendo a essncia da nossa verdadeira funo. Aluno com indisciplina, sem material, doente, etc (ENTREVISTADA C). Mesmo no concordando com este fazer emergente, o supervisor escolar est procurando exercer suas verdadeiras atividades, que foram direcionadas nos cursos de formao, como articular aes que priorizem o processo ensino-aprendizagem, orientar a prtica pedaggica de seus professores, coordenar atividades que visem unir a equipe de profissionais a fim de concretizar objetivos comuns, dando uma ateno especial formao continuada de sua equipe. Esta afirmao se confirma na fala de outro profissional que colaborou com a pesquisa, a qual destaca a essncia do trabalho da superviso: fao orientaes didticopedaggica aos professores nos mdulos, atendimento e orientao aos pais, formao continuada de professores e educadores infantis, elaborao de cronogramas das atividades pedaggicas da escola (ENTREVISTADA D). Seguindo por essa linha de raciocnio, Zieger (2003) concorda que o supervisor educacional no pode agir meramente como fiscalizador e revisor de trabalhos, mas sim como parceiro, articulador, reflexivo, provocador, coordenador e lder de sua equipe de professores. Este pensamento tambm est presente na fala de uma das entrevistadas: eles no nos veem como um profissional que vem fiscalizar e sim como algum que veio para somar, para orientar, para planejar junto (ENTREVISTADA A). Assim, os cursos de formao de supervisores escolares, deveriam trazer em seu bojo propostas que contribussem para a sua atuao nas escolas no s como espao de ensino-

Revista da Catlica, Uberlndia, v. 2, n. 3, p. 380-390, 2010 catolicaonline.com.br/revistadacatolica

384

aprendizagem, mas tambm como espao de relaes interpessoais, que o trabalho em equipe, apoio no s pedaggico, mas tambm scio afetivo aos professores, contribuindo com elementos para a melhoria dos trabalhos dentro e fora da escola, incentivando e motivando-os, e promovendo a formao continuada para todos, dentro outras. E ser que isso na realidade est acontecendo? Sergisvanni e Starrat (1986, p.213) trazem em suas pesquisas, que o supervisor escolar lida com a eficincia, onde qualquer grupo eficaz realiza no apenas sua tarefa hoje, mas melhora sua capacidade de realizar tarefas ainda mais difceis e mais variadas amanh. Para esses autores existe o grupo fsico que uma coleo de indivduos, e o grupo psicolgico, que uma coleo de indivduos que compartilham propsitos comuns, interagem entre si, percebem-se como grupo e que acham a afiliao grupal recompensadora. Por isso, o supervisor escolar no pode restringir sua atuao aos indivduos, mas sim trabalhar com grupo, que composto por indivduos que compartilham do mesmo ideal. Dentro dessa linha de pensamento, os autores acima destacados nos dizem que esse profissional aquele que pode estimular a eficcia da interao pelo reconhecimento dos grupos informais, ajudando a descobrir e a promover padres de interao dentro dos grupos e entre os grupos (SERGISVANNI e STARRAT, 1986, p.223). Isto nos sugere a idia de trabalhar em equipe, onde a liderana o ponto determinante para a eficcia do trabalho do supervisor escolar. Os integrantes do grupo vem no lder algum capaz de direcionar todas as aes a partir da credibilidade nele depositada. De acordo com Sergisvanni e Starrat (1986, p. 129):
bons lderes so aqueles que indicam uma direo para a atividade de grupo, esclarecem os objetivos, fazem julgamentos relevantes quando orientam a discusso, conservam os indivduos na linha traada, so os vigilantes da agenda, pressionam a participao completa e foram as decises .

J sobre relacionamentos interpessoais, que tambm deve ser uma competncia do profissional, Falco Filho (2007) nos ensina que o coordenador pedaggico dentro da dimenso humana compreende as diversas maneiras de como todos os profissionais se relacionam entre si e o papel desenvolvido por eles dentro e fora da escola. Destaca ainda que, a competncia humana do coordenador pedaggico baseia-se na sua capacidade de trabalhar de maneira eficiente e eficaz com professores e alunos, individualmente ou em grupo (FALCO FILHO, 2007, p.53).
Revista da Catlica, Uberlndia, v. 2, n. 3, p. 380-390, 2010 catolicaonline.com.br/revistadacatolica
385

Esta preocupao tambm est presente na fala de outra entrevistada que diz o excesso de atividades que o pedagogo precisa assumir, dificulta a sua principal funo que a formao do professor (ENTREVISTADA B). Se o excesso de responsabilidades est presente em seu cotidiano e a deixa impotente diante daquelas a que deveria cumprir como lder de sua equipe, como fica a sua profissionalidade perante si mesmo e de seus pares, em que uma de suas premissas a de motivar e acreditar nas potencialidades das pessoas que esto sob o seu comando? Coaduna com nosso pensamento, Zieger (2003, p.7) que nos diz que:
O supervisor educacional entra no espao do pensar, planejar e desafiar educativo para os projetos serem construdos coletivamente. Um supervisor preocupado com a Vida (com V maisculo, mesmo) aquele indivduo que tem no currculo escolar a base das reflexes e ressignifica seu fazer cotidianamente. Nas reunies pedaggicas, esse profissional provoca os educadores a pensarem sobre suas vidas e seus sonhos e os desafia a fazerem o mesmo com seus alunos, provoca a construo de projetos que falem no ontem para explicar o hoje, mas no s isto. Ele questiona o projeto de futuro, o que se pensa e se deseja fazer no Amanh!

Entretanto, o que visto na realidade muito diferente do ideal proposto pela academia e/ou tericos. Presenciamos professores clamando a presena do supervisor escolar para controlar alunos difceis ao que se refere indisciplina; diretora implorando a sua presena para ajud-lo no preenchimento de formulrios burocrticos do sistema; as famlias desesperadas cobrando aprendizado de seus filhos; reunies com a patrulha escolar; dentre outras que no so pertinentes a seu cargo, conforme destacam os sujeitos desta pesquisa.
O supervisor escolar atua tambm como orientador educacional, o que complicado na prtica, devido ao grande nmero de turmas que tem que atender... E, alm disso, acontecem situaes diversas que no podem esperar para um segundo momento para serem resolvidas (ENTREVISTADA C). Atender os alunos com indisciplina e aqueles que esquecem materiais escolares so as emergncias do cotidiano, e associado a isto, ter que fazer ligaes telefnicas para pais ou responsveis para auxiliarem na soluo destes problemas (ENTREVISTADA C).

Estes relatos desvelam claramente as tarefas cotidianas dos supervisores escolares de nossas escolas. Esto sob a sua responsabilidade vrias turmas e o acmulo de atividades burocrticas os impedem de desenvolver um trabalho eficaz. A prxima entrevista confirma o reduzido nmero desses profissionais como sendo uma das dificuldades encontradas:

Revista da Catlica, Uberlndia, v. 2, n. 3, p. 380-390, 2010 catolicaonline.com.br/revistadacatolica

386

Grande nmero de turmas sob nossa responsabilidade, a falta de mais profissionais e a rotatividade so as principais dificuldades. No temos atualmente na escola o orientador educacional, desempenhamos a sua funo (ENTREVISTADA A).

Ora, diante do desabafo das entrevistadas, ser que existe espao dentro da escola para que o profissional competente e possuidor de habilidades adquiridas com experincia e conhecimento terico possam desenvolver suas atividades assim como foi disposta em lei? Esta inquietao permeia por todo mbito educacional, sendo que duas pesquisadoras ao divulgarem os resultados de suas pesquisas sobre o tema constataram que:
A realizao do trabalho na relao da prtica burocrtica-poltica percebida nas falas de alguns dos coordenadores pedaggicos de que as prioridades so as questes de suporte pedaggico de orientao ao processo ensino/aprendizagem, assessoramento e implantao dos planejamentos, que acabam deixadas de lado em funo de questes burocrticas, e isso, devido aos encaminhamentos impostos pelo sistema, ou seja, da Secretaria Municipal de Educao. Outros, relataram que desenvolvem seu trabalho conforme as polticas educacionais, associando-as sua prtica, porm, acabam por usar muito do seu tempo de trabalho com questes referentes prtica de orientao e assessoramento aos professores sobre planejamento, metodologia e avaliao, ainda que nem sempre isso seja possvel (MIRANDA e MACCARINI, 2007, p.2).

Dentro deste olhar, poderamos pensar que a responsabilidade do fazer destinado ao supervisor escolar estaria inserida na temtica gesto escolar, ou seja, este profissional estaria ou no em condies reais de atuao mediante a modalidade de gesto exercida dentro da instituio escolar formal. O gestor escolar estaria contribuindo com a no eficcia do trabalho do supervisor, tendo em vista que ele se mantm a favor de uma organizao escolar com uma estrutura prdefinida, onde o pedaggico e o administrativo esto segregados para que tudo funcione da melhor maneira possvel? De acordo com Libneo (2004, p.207),
a estrutura organizacional e o cumprimento das atribuies de cada membro da equipe um elemento indispensvel para o funcionamento da escola. Um mnimo de diviso de funes faz parte da lgica da organizao educativa, sem comprometer a gesto participativa. O que se deve evitar a reduo da estrutura organizacional a uma concepo estritamente funcional e hierarquizada de gesto subordinando o pedaggico ao administrativo, impedindo a participao e discusso e no levando em conta as idias, os valores e a experincia dos professores.

Revista da Catlica, Uberlndia, v. 2, n. 3, p. 380-390, 2010 catolicaonline.com.br/revistadacatolica

387

claro que essa viso anti-democrtica e partidria no pode prevalecer em um ambiente educacional, em que o lema proposto em nossa atualidade a construo de uma educao de qualidade para todos, e com a participao de todos. Mas, como bem diz Vasconcelos (2002, p.87):
importante lembrar que, antes de mais nada, a coordenao exercida por um educador, e como tal deve estar no combate a tudo aquilo que desumaniza a escola: a reproduo da ideologia dominante, o autoritarismo, o conhecimento desvinculado da realidade, a evaso, a lgica classificatria e excludente (repetncia ou aprovao sem apropriao do saber), a discriminao social na e atravs da escola, etc.

Diante disso, no se trata de procurar os culpados por no serem bem sucedidos em relao ao cumprimento de seus afazeres dentro da escola, como consta na regulamentao da lei ou como a academia sugeriu a fazer. Mas, sim de lutar junto aos seus pares para que as aes pertinentes sua funo sejam legitimadas perante todos os profissionais da educao, ou seja, a partir de estudos, pesquisas, debates, dilogos, formao continuada, que poderemos mudar a situao atualmente vivida. CONSIDERAES FINAIS Historicamente a atuao do coordenador/supervisor pedaggico tem sofrido mudanas, principalmente em relao ao acompanhamento do processo ensino-aprendizagem. Se na dcada de sessenta o supervisor era visto apenas como aquele que tinha uma super viso em relao ao trabalho do professor em sala de aula, hoje lhe so atribudas novas funes e responsabilidades no sentido de colaborar com o bom andamento da escola em que atua, bem como a busca por aes que atenda toda comunidade escolar e que favorea a participao de todos. Ao longo das discusses tericas e legislativas realizadas durante este trabalho e ao mesmo tempo, as reflexes proporcionadas perante a atuao do supervisor escolar em seu cotidiano, nos do a possibilidade de acreditar no avano, ao que se refere a sua profissionalidade. A partir das entrevistas realizadas nas escolas municipais de Uberlndia/MG com supervisores escolares podemos refletir a cerca da qualidade de seu trabalho. Mesmo sendo preocupada com o fazer de sua funo, existe o outro lado, com fatores que sobrepe a este

Revista da Catlica, Uberlndia, v. 2, n. 3, p. 380-390, 2010 catolicaonline.com.br/revistadacatolica

388

fazer, ou seja, o supervisor tem conhecimento de suas verdadeiras atribuies, porm muitas vezes, encontra-se limitado para exerc-las em sua totalidade. Para provocar mudanas em situaes j arraigadas na escola o supervisor escolar necessitar de pleno domnio dos conhecimentos pertinentes a sua funo e disposio interna para lidar com a diversidade de situaes que se apresentam em seu ambiente de trabalho. Alm disso, necessrio se faz uma relao dialtica entre todos da equipe proporcionando um bom relacionamento interpessoal e um bom esprito de liderana, capazes de legitimar a sua atuao e conquistar seu espao, sempre em uma perspectiva crtico participativa. So muitos os desafios a serem vencidos pelos supervisores escolares dentro de seu local de trabalho, mas emergente que eles se afirmem enquanto profissionais da educao para recuperarem o seu espao que de fato e de direito. Isso bem mostra as narrativas que nos serviram como grito de socorro aos que deles se achegam no af de levar aos demais ouvintes suas angstias e inquietaes, tendo-se a utopia de que dias melhores viro. Mas a utopia isto mesmo, bem como diz Eduardo Galeano,
A utopia est l no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcanarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: Para que eu no deixe de caminhar.

Referncias BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Lei n 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF, 23 dez. 1996. Seo 1, p. 27839. FALCO FILHO, J. L. M. Coordenador pedaggico. Revista Presena Pedaggica, v.13, n.75, mai/jun, 2007, p. 48-58. LIBNEO, J. C. Organizao e gesto da escola: teoria e prtica. 5.ed. revista e ampliada. Goinia: Editora Alternativa, 2004. MIRANDA, M. A. B.; MACCARINI, N. B. B. O pedagogo no papel de coordenador pedaggico: um articulador do processo ensino-aprendizagem. I Congresso de Educao UNIPAN: desafio da formao humana. 2007. Disponvel em: <http://www.unipan.br/congressopedf_congresso/O%20PEDAGOGO%20NO%20PAPEL%2
Revista da Catlica, Uberlndia, v. 2, n. 3, p. 380-390, 2010 catolicaonline.com.br/revistadacatolica
389

0DE%20COORDENADOR%20PEDAG%C3%93GICO%20UM%20ARTICULAD%EE2%8 0%A6.pdf >. Acessado em: 4 ago.2008. UBERLNDIA. Lei Complementar Municipal n 347, de 20 de fevereiro de 2004. Dispe sobre o plano de cargos, carreira e remunerao dos servidores da educao do municpio de Uberlndia e revoga a lei complementar n 049, de 12 de janeiro de 1993 e suas alteraes posteriores. Dirio Oficial do Municpio de Uberlndia, Uberlndia, MG, Ano XVI, n. 1885. 01 mar 2004, p.1. VASCONCELOS, C. S. Coordenao do trabalho pedaggico: do projeto polticopedaggico ao cotidiano da sala de aula. So Paulo: Libertad, 2002. SERGIOVANNI, T. J. e STARRAT, R. J. Superviso: perspectivas humanas. Traduo de Loyde A. Faustini. 2ed. Totalmente rev. e ampl., So Paulo: EPU, 1986. ZIEGER, L. A reconstruo da profisso de supervisor(a) educacional: as responsabilidades da universidade e os caminhos do zeitgeist. 2003. Disponvel em: <http://guaiba.ulbra.tche.br/pesquisas/2003/resumos/pedagogia/coloquios/reconstruo_super visor.pdf

Revista da Catlica, Uberlndia, v. 2, n. 3, p. 380-390, 2010 catolicaonline.com.br/revistadacatolica

390

Вам также может понравиться