Вы находитесь на странице: 1из 27

Pensamento:

A doena manifesta-se quando se quebra a tenue barreira pre-determinada entre o Homem e tudo aquilo que o rodeia Pois o equilbrio efmero e transitrio

Abreviaturas
H- Horas Kg.- Kilogramas M- Metros Mg.- Miligramas Mmhg- Milmetro de mercrio Pg. Pgina P.O.- Per-

Siglas
N.H.B.- Necessidade Humana Bsica PE- Processo de Enfermagem

ndice

0- Introduo 1- Processo de Enfermagem.. 1.1- Colheita de dados... 1.1.1- Dados pessoais.. 1.1.2- Abordagem terica da patologia.... 1.2- Plano de cuidados.. 1.2.1- Diagnosticos de Enfermagem 1.2.2- Resultados Esperados 1.2.3- Ac~oes de Enfermagem 1.2.4.- Avaliao 2- Concluso....... 3- Bibliografia.

0-Introduo

Este trabalho foi realizado no mbito da Estgio de Enfermagem Sade Mental e Psiquitrica, inserido no plano curricular do 4 ano do curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Sade Jean Piaget/Nordeste, a decorrer no 2 semestre, no perodo de 13 de Abril a 4 de Maio 2004. Para a realizao deste trabalho, propusemo-nos estudar a patologia Perturbao Bipolar num senhor de nome fictcio M.P., internado no servio de Psiquiatria no Hospital Distrital de Bragana S.A. A escolha da patologia a estudar baseou-se nos seguintes princpios: A Perturbao Bipolar uma patologia, comum, tendo vindo a aumentar a sua incidncia; A patologia escolhida muito comum no servio de Psiquiatria do Hospital Distrital de Bragana, necessitando o grupo de aprofundar os conhecimentos da patologia em causa, com vista a uma melhor prestao dos cuidados de enfermagem. A metodologia a utilizar na elaborao deste trabalho foi:

Pesquisa no processo clnico do senhor M.P.; Aplicao do Processo de Enfermagem segundo Virgnia Henderson e Joo Mohana; Pesquisa bibliogrfica; Observao do comportamento/atitudes do senhor M.P.; Explorao Psicopatolgica: estado de conscincia, comportamento motor, ateno, sono, afectividade, humor, percepo, orientao, pensamento, linguagem, memria e outros elementos importantes;

Com a realizao deste trabalho pretende-mos atingir os seguintes objectivos: Responder a uma exigncia curricular do 4 ano do curso de licenciatura em enfermagem; Fornecer um instrumento de avaliao s entidades orientadoras deste estgio; Abordar o utente do foro mental e psiquitrico numa viso holistica, como ser bio-psico-socio e transcultural; Aplicar o processo de enfermagem; Melhorar a prestao de cuidados de enfermagem ao utente com (Perturbao Bipolar) Aprofundar conhecimentos sobre a patologia;

Estruturalmente, este trabalho encontra-se dividido cinco partes: Na primeira parte feita uma breve abordagem do que o processo de enfermagem e as implicaes deste na prestao de cuidados;

Na segunda parte feita a colheita de dados, incluindo a histria clnica e a avaliao do desenvolvimento psico - motor, tendo em vista a criana numa perspectiva holistica; Na terceira parte abordada a anatomo-fisiologia do aparelho gnito-urinrio; Na quarta parte feita uma abordagem terica da patologia e apresentado um estudo comparativo; E na quinta e sexta parte apresentado o plano de cuidados e as folhas de farmacologia respectivamente.

1 Processo de Enfermagem
Para responder mais concretamente aos verdadeiros problemas de sade, que no se resumem somente s patologias e menos ainda ao consumo de actos mdicos, as enfermeiras utilizam, no seu campo de actividade especfica, um mtodo cientfico de resoluo de problemas, o chamado processo de enfermagem (Phaneuf, 2001).

A enfermagem registou entre nos no decurso dos ultimos anos uma evoluo que se prende a diversos niveis. Um desses niveis corresponde complexidade e dignificao do exercicio profissional, que se torna imperioso reconhecer como significativo o papel do enfermeiro no mbito da comunidade cientifica de saude. A cincia de enfermagem sustentada numa ampla estrutura terica. O processo de enfermagem constitui o mtodo que permite a essa estrutura ser aplicada na prtica da enfermagem. Por definio o processo de enfermagem um processo intelectual e deliberado estruturado segundo uma sequncia organizada de etapas e aces planeadas, utilizado para planificar cuidados personalizados visando a melhoria do estado de saude da pessoa cuidada (Phaneuf, 2001). Cuidar sinonimo de servio Humanidade, baseado na observao e experiencia, que consiste em por a pessoa doente e s nas melhores condies possiveis a fim de que a natureza possa restabelecer ou preservar a Saude.(Florence Nightingale). Constitui assim a metodologia cientifica para a pratica da Enfermagem, sendo utilizado pelos enfermeiros para resolver os problemas, atravs de uma reflexo e capacidades cognitivas, tcnico/prticas e pessoais, cuja finalidade melhorar a qualidade dos cuidados.

O processo de enfermagem tornou-se, assim, um instrumento para o planeamento das intervenes, personalizando os cuidados, resolvendo problemas e precisando e ordenando as aces dos enfermeiros prestadores de cuidados. Na realizao deste trabalho ter-se- como alicerce o processo de enfermagem segundo Virgnia Henderson que constitui o modelo conceptual adoptado pela escola.

Etapas do Processo de enfermagem


O processo de enfermagem constitudo por cinco etapas consecutivas, ainda que por vezes as fases se sobreponham: a) Recolha de dados b) Anlise e interpretao dos dados c) Planificao da interveno d) Execuo da interveno e) Avaliao a) Recolha de dados A colheita de dados, chamada anamnese, a primeira etapa do processo de enfermagem. considerada a busca sistemtica de informaes sobre a pessoa, os seus hbitos de vida, as suas dificuldades ligadas ao seu estado de sade. Assim, devem recolher-se informaes sobre sinais e

sintomas fsicos e emocionais apresentados pelo doente, bem como as informaes obtidas atravs de outras fontes (famlia, visitantes, relatrios laboratoriais, exames, observao directa, entre outras). a partir da recolha de dados se elabora o diagnstico de enfermagem. A importncia desta etapa passa pela avaliao completa do doente, que requer a sua observao sistemtica e completa, assim como entrevistas com o mesmo. A recolha de dados deve iniciar-se no primeiro encontro com o doente, desde a chegada da pessoa a um servio de sade ou durante as primeiras horas da sua hospitalizao. importante recolher a informao porque uma ocasio de travar conhecimento com a pessoa. Assim, esta etapa um processo contnuo e dinmico, no qual e enfermeiro no pra de observar, de consultar, de questionar e de compilar informaes. Toda a informao recolhida considerada o histrico de enfermagem.

b) Anlise e interpretao dos dados Esta etapa do processo de enfermagem desemboca na planificao das actividades dirias e no diagnstico de enfermagem. nesta fase que se trata a informao recolhida no decurso da primeira etapa do processo de enfermagem. A anlise dos dados passa por aprofundar as informaes recolhidas, descobrir as relaes entre elas, a fim de melhor as compreender e de as categorizar para tirar delas uma concluso na etapa de interpretao. Por outro lado, interpretar significa dar um sentido informao recebida e tirar dela uma concluso. A concluso ser um julgamento clnico, conduzindo ao diagnstico de enfermagem e planificao dos cuidados, tendo em vista esse mesmo diagnstico.

10

Os diagnsticos de enfermagem so juzos clnicos que descrevem o estado de uma pessoa em relao a um problema de sade. Serve de base prescrio de intervenes autnomas, situadas no campo das responsabilidades do enfermeiro. So enunciados simples e precisos que descrevem a resposta da pessoa, considerada numa perspectiva holistica, ou de grupo, a uma experincia do ciclo de vida, visando identificar os problemas reais ou potenciais, que os enfermeiros, em virtude da sua formao e experincia, esto capacitados e autorizados a cuidar. c) Planificao da interveno A terceira etapa do processo de enfermagem decorre directamente do diagnstico de enfermagem. Nesta etapa, o enfermeiro procura resolver uma dificuldade sentida e ajudar a pessoa a satisfazer as suas necessidades. Esta etapa tem em conta as prioridades, os objectivos, os gestos a fazer, os meios a disponibilizar, as precaues a tomar, as prioridades a estabelecer, logo a escolher e a organizar uma estratgia de cuidados bem definida, por forma que o enfermeiro atinja o objectivo visado. Esta etapa essencialmente voltada para a aco porque passa pela elaborao de planos complexos. A planificao da interveno nos cuidados de enfermagem obtida atravs da elaborao de um plano de cuidados, comportando um ou mais diagnsticos de enfermagem, para os quais necessrio fixar objectivos, planificar intervenes e prever uma avaliao. d) Execuo da interveno De maneira simples, esta etapa pode ser definida como a aplicao do plano estabelecido ou elaborado pelo enfermeiro. centrada na realizao das intervenes que figuram no plano de cuidados para permitir pessoa atingir os objectivos.

11

O plano de cuidados deve ser executado em concordncia com todas as outras actividades que dizem respeito pessoa cuidada, isto , as que foram planificadas nas actividades de vida diria (A.V.D.) e as que decorrem da funo de colaborao (exemplo: administrao de medicamentos). Nesta fase, pretende-se reverter as intervenes planeadas, supervisionar a execuo dos componentes do plano de cuidados susceptveis de ser delegados e de envolver a pessoa nos cuidados de sade. A execuo das intervenes planeadas requer do enfermeiro, conhecimentos, habilidades percentuais e intelectuais, o seu julgamento, a sua capacidade de tomar decises e aptides tcnicas e de relao interpessoal. Um elemento muito importante na fase de execuo e para a continuidade dos cuidados so os registos de enfermagem, que so uma avaliao peridica de todas as intervenes efectuadas pelo enfermeiro ao longo de um determinado perodo de tempo que cuidou de um doente. e) Avaliao Na ltima fase do processo de enfermagem, o enfermeiro vai fazer uma apreciao dos resultados obtidos, da eficcia e da adequao do plano de aco, seguido de uma actualizao. Esta etapa consiste em efectuar um julgamento sobre o estado da pessoa cuidada em relao aos objectivos fixados. Os resultados esperados devem ser enunciados em termos de comportamento do doente, comparando os resultados reais com os esperados. assim a medio do progresso alcanado, podendo o enfermeiro verificar a eficcia das suas aces. Caso os resultados no sejam os esperados (melhoria e bem-estar da pessoa humana), o enfermeiro tem que proceder a uma correco do plano de cuidados estabelecido inicialmente.

12

A avaliao visa essencialmente assegurar a qualidade dos cuidados, verificando continuamente a pertinncia das intervenes face aos resultados.

Objectivos do Processo de Enfermagem


Construir uma estrutura que permita uma individualizao das necessidades do doente, famlia e comunidade de que o enfermeiro se ocupa; Promover o bem-estar ptimo do indivduo a nvel fsico e psicolgico; Permitir equipa de enfermagem conhecer melhor o doente em toda a sua dimenso bio-psico-socio e transcultural (hbitos de vida, carcter, motivao, meios financeiros, entre outros), de modo a responder melhor s suas necessidades N.H.B. Permitir uma relao mais positiva com o doente, tornando-o o centro dos cuidados, com participao nestes e no como mero espectador; Promover a uniformizao e a continuidade de cuidados no seio da equipa, coordenando-a, apesar dos diferentes turnos, das trocas de equipas e das substituies.

Caractersticas e vantagens do processo de Enfermagem


So caractersticas do processo de enfermagem: Sistemtico (processo ordenado, metdico para a resoluo de problemas; Ordenado (no deixa nada ao acaso); Dinmico (necessita de mudanas contnuas ligadas aos sinais/sintomas apresentados pela pessoa);

13

Interactivo (colaborao/inter-relao e inter ajuda entre a pessoa cuidada e o enfermeiro); Flexvel (pode adaptar-se a todos os contextos e tipos de cuidados); Aplicvel a qualquer modelo terico que lhe d sentido; Fundamentado em bases tericas (objectivos claros e precisos); Essencial para a organizao do processo do doente.

Vantagens do processo de enfermagem O processo de enfermagem comporta as seguintes vantagens: Aprecia as necessidades do doente numa base individualizada, em vez de rotineira, planificando as intervenes do enfermeiro junto do doente; Proporciona o desenvolvimento de conhecimentos prprios da enfermagem, favorecendo as intervenes autnomas. Aps a avaliao das N.H.B., o enfermeiro actua de acordo com a situao, enriquecendo o seu campo de aco; O enfermeiro pode exercer um controlo sobre a sua prpria actividade, que se torna possvel pela planificao de cuidados; Permite analisar a capacidade do indivduo ou famlia, para manterem a auto-proteco e para reverem a necessidade de interveno profissional; Serve de instrumento para a avaliao da qualidade dos cuidados prestados; Proporciona a melhoria dos cuidados e as aces de enfermagem planeadas, de maneira a direccion-los para os problemas do doente, tornando possvel a sua avaliao.

14

Processo de enfermagem segundo o modelo terico de Virgnia Henderson


Importa, antes de mais, dizer que o modelo conceptual de enfermagem constitui um elemento fundamental da planificao dos cuidados. Um modelo conceptual uma hiptese sobre a organizao da realidade, uma ilustrao simblica do exerccio da aco profissional, num determinado domnio. Assim, o modelo conceptual permite uma delimitao clara das fronteiras do trabalho de enfermagem. Evidentemente que cada enfermeiro desenvolve o seu prprio trabalho de planificao dos cuidados. No entanto, necessrio que a equipa tenha um modelo formalmente reconhecido e aceite por todos. Surge, assim, Virgnia Henderson que exerceu uma influncia notvel na enfermagem devido importncia que atribui utilizao do processo de enfermagem, tendo em conta um modelo conceptual elaborado por ela, que permitiu o desenvolvimento da enfermagem. O modelo de Virgnia Henderson pode assim definir-se como uma organizao conceptual dos cuidados de enfermagem, baseada no conhecimento e na satisfao das necessidades da pessoa em referncia ao desenvolvimento ptimo da sua independncia. Segundo Virgnia Henderson (1995), enfermagem o auxlio (ajudar/assistir) ao indivduo, doente ou so, na realizao daquelas actividades que favorecem a sade ou a sua recuperao (numa morte tranquila) que ele realizaria sozinho, caso tivesse a fora, vontade ou conhecimentos necessrios, de modo a ajud-lo a conquistar a independncia, o mais rapidamente possvel.

15

Para esta autora, o alvo dos cuidados o ser humano, considerado como ser bio-psico-social e espiritual, caracterizado pelas 14 necessidades humanas fundamentais. O modelo terico de Virgnia Henderson tem como base os seguintes componentes: a) Postulados b) Valores c) Elementos a) Postulados Os postulados constituem o suporte terico do modelo conceptual, o como da concepo, e so o fundamento terico subjacente ao todo. Os postulados subjacentes concepo de Virgnia Henderson, no domnio da reabilitao fsica, so em nmero de trs: todo o indivduo tende para a independncia e deseja-a; o indivduo forma um todo complexo com necessidades fundamentais; a no satisfao de uma necessidade gera um indivduo incompleto.

b) Valores Os valores constituem o porque do modelo e no esto sujeitos aos critrios de verdade, mas esto necessariamente de acordo com os valores da sociedade servida pela profisso. Os valores subjacentes a esta concepo de profisso, so igualmente em nmero de trs:

16

o enfermeiro tem funes prprias, ainda que partilhe algumas com os outros; o enfermeiro no delega funes; o enfermeiro tem uma funo especfica com a qual a sociedade conta. Essa actividade no pode ser executada por outro trabalhador devido sua falta de preparao e predisposio.

c) Elementos So o qu da concepo e do sentido vida profissional. Os elementos que estruturam a concepo de Virgnia Henderson so seis: A enfermagem tem como objectivo manter e repor a independncia do utente para que ele possa satisfazer, por si s, as suas necessidades fundamentais; O utente do enfermeiro forma um todo complexo que apresenta catorze necessidades fundamentais (descritas posteriormente); O enfermeiro faz pelo doente aquilo que ele no tem capacidade; A origem da dificuldade ou a origem dos problemas da enfermagem a falta de conhecimento, de vontade e de fora; A interveno: o foco de ateno da actuao do enfermeiro a rea de dependncia do doente; Os resultados esperados, obtm-se com a satisfao das 14 necessidades bsicas, ou em casos terminais, com uma morte serena e feliz.

O termo necessidade pode definir-se como uma necessidade vital que a pessoa deve satisfazer a fim de conservar o seu equilbrio fsico, psicolgico, social e espiritual, esse estado de equilbrio no qual se encontra o organismo quando as suas necessidades essenciais esto satisfeitas, a que se chama homeostasia. Esta homeostasia essencial para assegurar o seu desenvolvimento.

17

Segundo Virgnia Henderson, necessidade algo de que se precisa e no a falta de qualquer coisa. Quando uma necessidade no est satisfeita, o indivduo no est inteiro, completo, independente. Assim, para Virgnia Henderson, existem catorze necessidades humanas bsicas: 1- Respirar 2- Beber e comer 3- Eliminar 4- Movimentar-se e manter uma postura correcta 5- Dormir e repousar 6- Vestir e despir-se 7- Manter a temperatura do corpo nos limites normais 8- Estar limpo, cuidado e proteger os tegumentos 9- Evitar perigos 10- Comunicar com os seus semelhantes 11- Agir segundo as crenas e valores 12- Ocupar-se com vista sua realizao 13- Recrear-se 14- Aprender

18

1.1. Colheita

de Dados

A colheita de dados faz parte da primeira fase do PE que se pode definir como um processo sistemtico e organizado de recolha de dados ou informao, com o objectivo de identificar problemas reais ou potenciais de sade. Esta informao recolhida junto do utente, famlia, pela observao e avaliao fsica, entrevista e consulta dos registos mdicos, devendo ser objectiva, precisa e concisa. A colheita inicial de dados deve processar-se quando o utente entra no sistema de cuidados de sade e apenas ir terminar quando receber alta clnica.

1.1.1 Dados Pessoais

1.1.2 Abordagem Teorica da Patologia

Estudo comparativo

19

Doena Bipolar

Doena Bipolar no Senhor M.P

Causas Manifestaes Clnicas Tratamento Profilaxia

1.2- Plano de Cuidados

20

O plano de cuidados constiui uma das etapas fulcrais na traduo pratica da enfermagem. Dizem respeito a um conjunto de registos que passam pelas aces de enfermagem, diagnosticos de enfermagem, avaliao dos cuiidados prestados , em suma

ESCOLA SUPERIOR DE SADE JEAN PIAGET / NORDESTE

21

CURSO DE ENFERMAGEM (Licenciatura) Plano de Cuidados


Servio: D.P.S.M. Homens Nome do doente: M.P. Enfermaria: 3 Cama:

ESCOLA SUPERIOR DE SADE JEAN PIAGET / NORDESTE CURSO DE ENFERMAGEM (Licenciatura) Incio 13/ 04/2004 Diagnstico de Enfermagem Resultados esperados Aces de enfermagem Avaliao Fim

ESCOLA SUPERIOR DE SADE JEAN PIAGET / NORDESTE

22

CURSO DE ENFERMAGEM (Licenciatura) FOLHA DE FARMACOLOGIA


Servio: D.P.S.M. Homens Nome do doente: M.P. Enfermaria: 3 Cama: 4 Nome do medicamento Comercial Genrico Grupo teraputico a que pertence Indicaes teraputicas Efeitos esperados no Doente Indicaes de reaces indesejveis Cuidados Espec. de Enfermagem na administrao

23

1.2.1 Diagnosticos de Enfermagem

24

25

Concluso:
Com a realizao deste trabalho, foi-nos possvel verificar a importncia que assume a patologia em causa com toda a problemtica que lhe subjacente. Tambm foi possvel constatar a importncia do planeamento de cuidados para a satisfao das necessidades humanas bsicas alteradas no doente. Trabalhamos aplicando o processo de enfermagem, de forma a diminuir e at mesmo a resolver os problemas do doente do foro mental, com vista a alcanar o seu bem - estar. As nossas principais dificuldades na realizao deste trabalho, prenderam-se com a falta de experincia na elaborao do mesmo, uma vez que foi o terceiro estudo de caso por ns realizado, e pelo facto do servio de Psiquiatria ser um servio com caractersticas muito peculiares. No entanto com o nosso esforo e empenho foi possvel ultrapassar, em parte, essas limitaes, que se transformaram num factor de aprendizagem. Achamos ento, que os objectivos anteriormente definidos, foram atingidos, uma vez que com a realizao deste trabalho foi-nos possvel aprofundar conhecimentos e aplicar o processo de enfermagem em todas as suas etapas. Sentimo-nos, assim, mais preparadas para o confronto com a realidade dos cuidados a prestar em que o importante no s a aquisio de conhecimentos, mas principalmente contribuir para o bem estar do outro.

26

3- Bibliografia
BERKOW, R. et al. ; Manual Merck de Sade para a Famlia; Editoral Oceano; Porto;

ndice Nacional Teraputico, Tupan editores, Julho, 2003, ISBN. LYER, Taptich e BERNOCCHI, Losey Processo de diagnstico em enfermagem. Artes mdicas, Porto alegre, 1993. MARGOT, Phaneuf Planficao de cuidados: um sistema integrado e personalizado. Coimbra, quarteto, 2001. PHANEUF, Margot; [et. All] Planificao dos cuidados de enfermagem. Instituto Piaget, Lisboa, 1992, ISBN-972-925-18-2.

27

Вам также может понравиться