Вы находитесь на странице: 1из 22

Matriz de Lngua Portuguesa de 4 srie Comentrios sobre os Tpicos e Descritores Exemplos de itens

T PICO I PROCEDIMENTOS DE LEITURA

Neste tpico, so abordadas competncias bsicas que sero demonstradas por meio de habilidades como, localizar informaes explcitas e inferir as implcitas em um texto. As informaes implcitas exigem maior habilidade para que possam ser inferidas, visto exigirem do leitor que extrapole o texto e reconhea o que no est textualmente registrado e sim subentendido ou pressuposto. Os textos nem sempre apresentam uma linguagem literal. Deve haver, ento, a capacidade de reconhecer novos sentidos atribudos s palavras dentro de uma produo textual. Alm disso, para a compreenso do que conotativo e simblico, preciso identificar no apenas a idia, mas tambm ler as entrelinhas, o que exige do leitor um conhecimento de mundo. A tarefa do leitor competente , portanto, apreender o sentido global do texto. relevante ressaltar que, alm de localizar informaes explcitas, inferir informaes implcitas e identificar o tema de um texto, nesse tpico, deve-se tambm distinguir os fatos apresentados da opinio formada acerca desses fatos em textos narrativos e argumentativos. Reconhecer essa diferena essencial para que o aluno possa tornar-se mais crtico, de modo a ser capaz de distinguir o que um fato, um acontecimento, da interpretao que lhe dada pelo autor do texto. A seguir so apresentados os descritores relacionados a este tpico. D1 Localizar informaes explcitas em um texto.

A habilidade que pode ser avaliada por este descritor, relaciona-se localizao pelo aluno de uma informao solicitada, que pode estar expressa literalmente no texto ou pode vir manifesta por meio de uma parfrase, isto , dizer de outra maneira o que se leu. Essa habilidade avaliada por meio de um texto-base que d suporte ao item, no qual o aluno orientado a localizar as informaes solicitadas seguindo as pistas fornecidas pelo prprio texto. Para chegar resposta correta, o aluno deve ser capaz de

retomar o texto, localizando, dentre outras informaes, aquela que foi solicitada. Por exemplo, os itens relacionados a esse descritor perguntam diretamente a localizao da informao, complementando o que pedido no enunciado ou relacionando o que solicitado no enunciado, com a informao no texto.

Exemplo de item do descritor D1:

O disfarce dos bichos Voc j tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu porque o graveto era um inseto conhecido como "bicho-pau". Ele to parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto. Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E h grilos que imitam folhas. Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que esto. Eles fazem isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento. Esses truques so chamados de mimetismo, isto , imitao. O cientista ingls Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele passou 11 anos na selva amaznica estudando os animais. MAVIAEL MONTEIRO, JOS. Bichos que usam disfarces para defesa. Folhinha, 6 nov. 1993. O bicho-pau se parece com (A) (B) florzinha seca. folhinha verde.

(C) galhinho seco. (D) raminho de planta. D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expresso.

Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno relacionar informaes, inferindo quanto ao sentido de uma palavra ou expresso no texto, ou seja, dando a determinadas palavras seu sentido conotativo. Inferir significa realizar um raciocnio com base em informaes j conhecidas, a fim de se chegar a informaes novas, que no estejam explicitamente marcadas no texto. Com este descritor, pretende-se verificar se o leitor capaz de inferir um significado para uma palavra ou expresso que ele desconhece.

Essa habilidade avaliada por meio de um texto no qual o aluno, ao inferir o sentido da palavra ou expresso, seleciona informaes tambm presentes na superfcie textual e estabelece relaes entre essas informaes e seus conhecimentos prvios. Por exemplo, d-se uma expresso ou uma palavra do texto e pergunta-se que sentido ela adquire. Exemplo de item do descritor D3: Bula de remdio VITAMIN COMPRIMIDOS embalagens com 50 comprimidos COMPOSIO Sulfato ferroso .................... 400 mg Vitamina B1 ........................ 280 mg Vitamina A1 ........................ 280 mg cido flico ......................... 0,2 mg Clcio F .............................. 150 mg INFORMAES AO PACIENTE O produto, quando conservado em locais frescos e bem ventilados, tem validade de 12 meses. conveniente que o mdico seja avisado de qualquer efeito colateral. INDICAES No tratamento das anemias. CONTRA-INDICAES No deve ser tomado durante a gravidez. EFEITOS COLATERAIS Pode causar vmito e tontura em pacientes sensveis ao cido flico da frmula. POSOLOGIA Adultos: um comprimido duas vezes ao dia. Crianas: um comprimido uma vez ao dia. LABORATRIO INFARMA S.A. Responsvel - Dr. R. Dias Fonseca CCCO, Maria Fernandes; HAILER, Marco Antnio. Alp Novo: anlise, linguagem e pensamento . So Paulo: FTD, 1999. v. 2. p. 184.

No texto, a palavra COMPOSIO indica (A) (B) as situaes contra-indicadas do remdio. as vitaminas que fazem falta ao homem.

(C) os elementos que formam o remdio. (D) os produtos que causam anemias.

D4 Inferir uma informao implcita em um texto. As informaes implcitas no texto so aquelas que no esto presentes claramente na base textual, mas podem ser construdas pelo leitor por meio da realizao de inferncias que as marcas do texto permitem. Alem das informaes explicitamente enunciadas, h outras que podem ser pressupostas e, conseqentemente, inferidas pelo leitor. Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno reconhecer uma idia implcita no texto, seja por meio da identificao de sentimentos que dominam as aes externas dos personagens, em um nvel bsico, seja com base na identificao do gnero textual e na transposio do que seja real para o imaginrio. importante que o aluno apreenda o texto como um todo, para dele retirar as informaes solicitadas. Essa habilidade avaliada por meio de um texto, no qual o aluno deve buscar informaes que vo alm do que est explcito, mas que medida que ele v atribuindo sentido ao que est enunciado no texto, ele v deduzindo o que lhe foi solicitado. Ao realizar esse movimento, so estabelecidas de relaes entre o texto e o seu contexto pessoal. Por exemplo, solicita-se que o aluno identifique o sentido da ao dos personagens ou o que determinado fato desperte nos personagens, entre outras coisas. Exemplo de item do descritor D4:

O passageiro vai iniciar a viagem (A) (B) (C) (D) noite. tarde. de madrugada. pela manh.

D6 Identificar o tema de um texto.

O tema o eixo sobre o qual o texto se estrutura. A percepo do tema responde a uma questo essencial para a leitura: O texto trata de qu? Em muitos textos, o tema no vem explicitamente marcado, mas deve ser percebido pelo leitor quando identifica a funo dos recursos utilizados, como o uso de figuras de linguagem, de exemplos, de uma determinada organizao argumentativa, entre outros A habilidade que pode ser avaliada por meio deste descritor refere-se ao reconhecimento pelo aluno do assunto principal do texto, ou seja, diferena do que trata o texto. Para que o aluno identifique o tema, necessrio que relacione as diferentes informaes para construir o sentido global do texto. Essa habilidade avaliada por meio de um texto para o qual solicitado, de forma direta, que o aluno identifique o tema ou o assunto principal do texto.

Exemplo de item do descritor D6: Chapeuzinho Amarelo Era a Chapeuzinho amarelo Amarelada de medo. Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho. J no ria. Em festa no aparecia. No subia escada nem descia. No estava resfriada, mas tossia. Ouvia conto de fada e estremecia. No brincava mais de nada, nem amarelinha. Tinha medo de trovo. Minhoca, pra ela, era cobra. E nunca apanhava sol, porque tinha medo de sombra. No ia pra fora pra no se sujar. No tomava banho pra no descolar. No falava nada pra no engasgar. No ficava em p com medo de cair. Ento vivia parada, Deitada, mas sem dormir, Com medo de pesadelo.

10

15

20

HOLLANDA, Chico Buarque de. In: Literatura comentada. So Paulo: Abril Cultural, 1980.

O texto trata de uma menina que (A) (B) (C) (D) brincava de amarelinha. gostava de festas. subia e descia escadas. tinha medo de tudo.

D11 Distinguir um fato da opinio relativa a esse fato.

O leitor deve ser capaz de perceber a diferena entre o que fato narrado ou discutido e o que opinio sobre ele. Essa diferena pode ser ou bem marcada no texto ou exigir do leitor que ele perceba essa diferena integrando informaes de diversas partes do texto e/ou inferindo-as, o que tornaria a tarefa mais difcil.

Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade de o aluno identificar, no texto, um fato relatado e diferenci-lo do comentrio que o autor, ou o narrador, ou o personagem fazem sobre esse fato. Essa habilidade avaliada por meio de um texto, no qual o aluno solicitado a distinguir partes do texto que so referentes a um fato e partes que se referem a uma opinio relacionada ao fato apresentado, expressa pelo autor, narrador ou por algum outro personagem. H itens que solicitam, por exemplo, que o aluno identifique um trecho que expresse um fato ou uma opinio, ou ento, d-se a expresso e pede-se que ele reconhea se um fato ou uma opinio.

Exemplo de item do descritor D11: A raposa e as uvas Num dia quente de vero, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor, sua ateno foi capturada por um cacho de uvas. Que delcia, pensou a raposa, era disso que eu precisava para adoar a minha boca. E, de um salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcanar as uvas. Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira, dizendo: Aposto que estas uvas esto verdes. Esta fbula ensina que algumas pessoas quando no conseguem o que querem, culpam as circunstncias. (http://www1.uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa. htm)

A frase que expressa uma opinio : (A) (B) (C) "a raposa passeava por um pomar." (l. 1) sua ateno foi capturada por um cacho de uvas." (l. 2) "a raposa afastou-se da videira" (l. 5)

(D) "Aposto que estas uvas esto verdes" (l. 5-6)

Matriz de Referncia de Lngua Portuguesa - Saeb / Prova Brasil Tpicos e Descritores 4 Srie do Ensino Fundamental
Tpico II Implicaes do suporte, do gnero e/ou enunciador na compreenso do texto

Este tpico requer dos alunos duas competncias bsicas, a saber: a interpretao de textos que conjugam duas linguagens a verbal e a no-verbal e o reconhecimento da finalidade do texto por meio da identificao dos diferentes gneros textuais. Para o desenvolvimento dessas competncias, tanto o texto escrito quanto as imagens que o acompanham so importantes, na medida em que propiciam ao leitor relacionar informaes e se engajar significados. em diferentes atividades de construo de

D5 Interpretar texto com o auxlio de material grfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos etc.).

Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade de o aluno reconhecer a utilizao de elementos grficos (no-verbais) como apoio na construo do sentido e de interpretar textos que utilizam linguagem verbal e no-verbal (textos multissemiticos). Essa habilidade pode ser avaliada por meio de textos compostos por grficos, desenhos, fotos, tirinhas, charges. Por exemplo, dado um texto no-verbal e pede-se ao aluno que identifique os sentimentos dos personagens expressos pelo apoio da imagem, ou d-se um texto ilustrado e solicita-se o reconhecimento da relao entre a ilustrao e o texto.

Exemplo de item do descritor D5:

GRAVEI ESTE VDEO ANTES DE MORRER PARA MOSTRAR QUE NUNCA TEMI A MORTE SEMPRE ACREDITEI NA VIDA ETERNA

MESMO NESTE MOMENTO, VOCS PODEM SENTIR MINHA PRESENA!

... PORQUE ESTOU BEM ATRS DE VOC!

VOC OLHOU, N?

Jim Meddick. Rob. In folha de So Paulo, 27/04/1993.

No 3 quadrinho, a expresso do personagem e sua fala "AHHH!" indica que ele ficou (A) acanhado. (B) (C) (D) aterrorizado. decepcionado. estressado.

D9 Identificar a finalidade de textos de diferentes gneros.

habilidade

que

pode

ser

avaliada

por

este

descritor

refere-se ao

reconhecimento, por parte do aluno, do gnero ao qual se refere o texto-base, identificando, dessa forma, qual o objetivo: informar, convencer, advertir, instruir, explicar, comentar, divertir, solicitar, recomendar, etc. Essa habilidade avaliada por meio da leitura de textos integrais ou de fragmentos de textos de diferentes gneros, como notcias, fbulas, avisos, anncios, cartas, convites, instrues, propagandas, entre outros, solicitando ao aluno a d i entificao explcita de sua finalidade.

Exemplo de item do descritor D9:

EVA FURNARI EVA FURNARI - Uma das principais figuras da literatura para crianas. Eva Furnari nasceu em Roma (Itlia) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em So Paulo. Desde muito jovem, sua atrao eram os livros de estampas --e no causa estranhamento algum imagin-Ia envolvida com cores, lpis e pincis, desenhando mundos e personagens para habit-Ios... Suas habilidades criativas encaminharam-na, primeiramente, ao universo das Artes Plsticas expondo, em 1971, desenhos e pinturas na Associao dos Amigos do Museu de Arte Moderna, em uma mostra individual. Paralelamente, cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, formando-se no ano de 1976. No entanto, erguer prdios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experincia das narrativas visuais. Iniciou sua carreira como autora e ilustradora, publicando histrias sem texto verbal, isto , contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi lanado pela tica, em 1980, Cabra-cega, inaugurando a coleo Peixe Vivo, premiada pela Fundao Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLlJ. Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prmios, entre eles contam o Jabuti de "Melhor Ilustrao" --Trucks (tica, 1991), A bruxa Zelda e os 80 docinhos (1986) e Anjinho (1998) --setes lureas concedidas pela FNLlJ e o Prmio APCA pelo conjunto de sua obra. http:llcaracal. imaginaria. cam/autog rafas/evafurnari/index. html A finalidade do texto (A) (B) (C) (D) apresentar dados sobre vendas de livros. divulgar os livros de uma autora. informar sobre a vida de uma autora. instruir sobre o manuseio de livros.

10

15

Matriz de Lngua Portuguesa de 4 srie Comentrios sobre os Tpicos e Descritores Exemplos de itens
Tpico III Relao entre textos

Este tpico requer que o aluno assuma uma atitude crtica e reflexiva em relao s diferentes d i ias relativas ao mesmo tema encontradas em um mesmo ou em diferentes textos, ou seja, idias que se cruzam no interior dos textos lidos, ou aquelas encontradas em textos diferentes, mas que tratam do mesmo tema, assim, o aluno pode ter maior compreenso das intenes de quem escreve. As atividades que envolvem a relao entre textos so essenciais para que o aluno construa a habilidade de analisar o modo de tratamento do tema dado pelo autor e as condies de produo, recepo e circulao dos textos. Essas atividades podem envolver a comparao de textos de diversos gneros, como os produzidos pelos alunos, os textos extrados da Internet, de jornais, revistas, livros e textos publicitrios, entre outros.

D15 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informao na comparao de textos que tratam do mesmo tema, em funo das condies em que eles foram produzidos e daquelas em que sero recebidos.

Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno emreconhecer as diferenas entre textos que tratam do mesmo assunto, em funo do leitor-alvo, da ideologia, da poca em que foi produzido e das suas intenes comunicativas. Por exemplo, historinhas infantis satirizadas em histrias em quadrinhos, ou poesias clssicas utilizadas como recurso para anlises crticas de problemas do cotidiano. Essa habilidade avaliada por meio da leitura de dois ou mais textos, de mesmo gnero ou de gneros diferentes, tendo em comum o mesmo tema, para os quais solicitado o reconhecimento das formas distintas de abordagem. Por exemplo, so apresentados dois textos sobre um determinado assunto e pede-se que o aluno identifique alguma diferena entre eles, ou dois convites, um formal e outro informal e solicita-se que ele reconhea as caractersticas comuns ou que os diferenciam.

Exemplo de item do descritor D15:

Texto I Os cerrados Essas terras planas do planalto central escondem muitos riachos, rios e cachoeiras. Na verdade, o cerrado o bero das guas. Essas guas brotam das nascentes de brejos ou despencam de paredes de pedra. Em vrias partes do cerrado brasileiro existem canyons com cachoeiras de mais de cem metros de altura! SALDANHA, P. Os cerrados . Rio de Janeiro: Ediouro, 2000. Texto II Os Pantanais O homem pantaneiro muito ligado terra em que vive. Muitos moradores no pretendem sair da regio. E no pra menos: alm das paisagens e do mais lindo pr-dosol do Brasil Central, o Pantanal um santurio de animais selvagens. Um morador do Pantanal do rio Cuiab, olhando para um bando de aves, voando sobre veados e capivaras, exclamou: O Pantanal parece com o mundo no primeiro dia da criao. SALDANHA, P. Os pantanais . Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.

Os dois textos descrevem

(A)

belezas naturais do Brasil Central.

(B) animais que habitam os pantanais. (C) problemas que afetam os cerrados. (D) rios e cachoeiras de duas regies.

Matriz de Lngua Portuguesa de 4 srie Comentrios sobre os Tpicos e Descritores Exemplos de itens
Tpico IV Coerncia e coeso no processamento do texto

O Tpico IV trata dos elementos que constituem a textualidade, ou seja, aqueles elementos que constroem a articulao entre as diversas partes de um texto: a coerncia e a coeso. Considerando que a coerncia a lgica entre as idias expostas no texto, para que exista coerncia necessrio que a idia apresentada se relacione ao todo textual dentro de uma seqncia e progresso de idias. Para que as idias estejam bem relacionadas, tambm preciso que estejam bem interligadas, bem unidas por meio de conectivos adequados, ou seja, com vocbulos que tm a finalidade de ligar palavras, locues, oraes e perodos. Dessa forma, as peas que interligam o texto, como pronomes, conjunes e preposies, promovendo o sentido entre as idias so chamadas coeso textual. Enfatizamos, nesta srie, apenas os pronomes como elementos coesivos. Assim, definiramos coeso como a organizao entre os elementos que articulam as idias de um texto. As habilidades a serem desenvolvidas pelos descritores que compem este tpico exigem que o leitor compreenda o texto no como um simples agrupamento de frases justapostas, mas como um conjunto harmonioso em que h laos, interligaes, relaes entre suas partes. A compreenso e a atribuio de sentidos relativos a um texto dependem da adequada interpretao de seus componentes. De acordo com o gnero textual, o leitor tem uma apreenso geral do assunto do texto. Em relao aos textos narrativos, o leitor necessita identificar os elementos que compem o texto narrador, ponto de vista, personagens, enredo, tempo, espao e quais so as relaes entre eles na construo da narrativa.

D2 Estabelecer relaes entre partes de um texto, identificando repeties ou substituies que contribuem para a continuidade de um texto.

As habilidades que podem ser avaliadas por este descritor relacionam-se ao reconhecimento da funo dos elementos que do coeso ao texto. Dessa forma, eles podero identificar quais palavras esto sendo substitudas e/ou repetidas para facilitar a continuidade do texto e a compreenso do sentido.Essa habilidade avaliada por meio de um texto no qual necessrio que o aluno identifique relaes entre as partes e as informaes do texto como um todo.

Exemplo de item do descritor D2:

O hbito da leitura A criana o pai do homem. A frase, do poeta ingls William Wordsworth, ensina que o adulto conserva e amplia qualidades e defeitos que adquiriu quando criana. Tudo que se torna um hbito dificilmente deixado. Assim, a leitura poderia ser uma mania prazerosa, um passatempo. 5 Voc, coleguinha, pode descobrir vrias coisas, viajar por vrios lugares, conhecer vrias pessoas, e adquirir muitas experincias enquanto l um livro, jornal, gibi, revista, cartazes de rua e at bula de remdio. Dia 25 de janeiro foi o dia do Carteiro. Ele leva ao mundo inteiro vrias notcias, intimaes, saudades, respostas, mas tudo isso s existe por causa do hbito da leitura. E a, vamos participar de um 10 projeto de leitura? CORREIO BRAZILIENSE, Braslia, 31 de janeiro de 2004. p.7. No trecho Ele leva ao mundo inteiro vrias notcias... (? . 8), a palavra sublinhada referese ao (A) (B) (C) (D) carteiro. jornal. livro. poeta.

D7 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno em reconhecer os fatos que causam o conflito ou que motivam as aes dos personagens, originando o enredo do texto. Essa habilidade avaliada por meio de um texto no qual solicitado ao aluno que identifique os acontecimentos desencadeadores de fatos apresentados na narrativa, ou seja, o conflito gerador, ou o personagem principal, ou o narrador da histria, ou o desfecho da narrativa Exemplo de item do descritor D7:

O rato do mato e o rato da cidade Um ratinho da cidade foi uma vez convidado para ir casa de um rato do campo. Vendo que seu companheiro vivia pobremente de razes e ervas, o rato da cidade convidou-o a ir morar com ele: Tenho muita pena da pobreza em que voc vive disse. Venha morar comigo na cidade e voc ver como l a vida mais fcil. L se foram os dois para a cidade, onde se acomodaram numa casa rica e bonita. Foram logo despensa e estavam muito bem, se empanturrando de comidas fartas e gostosas, quando entrou uma pessoa com dois gatos, que pareceram enormes ao ratinho do campo. Os dois ratos correram espavoridos para se esconder. Eu vou para o meu campo disse o rato do campo quando o perigo passou. Prefiro minhas razes e ervas na calma, s suas comidas gostosas com todo esse susto. Mais vale magro no mato que gordo na boca do gato. Alfabetizao: livro do aluno 2 ed. rev. e atual. / Ana Rosa Abreu... [et al.] Braslia: FUNDESCOLA/SEF-MEC, 2001. 4v. : p. 60 v. 3

10

O problema do rato do mato terminou quando ele (A) descobriu a despensa da casa. (B) se empanturrou de comida. (C) se escondeu dos ratos. (D) decidiu voltar para o mato.

D8 Estabelecer a relao causa/conseqncia entre partes e elementos do texto.

Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno em reconhecer o motivo pelos quais os fatos so apresentados no texto, ou seja, as relaes expressas entre os elementos que se organizam, de forma que um resultado do outro. Essa habilidade avaliada por meio de um texto no qual o aluno solicitado a estabelecer relaes entre as diversas partes que o compem, averiguando as relaes de causa e efeito, problema e soluo, entre outros.

Exemplo de item do descritor D8: A raposa e as uvas Uma raposa passou por baixo de uma parreira carregada de lindas uvas. Ficou logo com muita vontade de apanhar as uvas para comer. Deu muitos saltos, tentou subir na parreira, mas no conseguiu. Depois de muito tentar foi-se embora, dizendo: Eu nem estou ligando para as uvas. Elas esto verdes mesmo... ROCHA, Ruth. Fbula de Esopo. So Paulo, FTD, 1992.

O motivo por que a raposa no conseguiu apanhar as uvas foi que

(A) as uvas ainda estavam verdes. (B) a parreira era muito alta. (C) a raposa no quis subir na parreira. (D) as uvas eram poucas.

D12 Estabelecer relaes lgico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios, etc.

A habilidade que pode ser avaliada por este descritor refere-se identificao das relaes de coerncia (lgico-discursivas) estabelecidas no texto. Essa habilidade avaliada por meio de um texto no qual solicitada ao aluno a identificao de uma determinada relao lgico-discursiva, enfatizada, principalmente, por locues adverbiais e, por vezes, a identificao dos elementos que explicam essa relao. Por exemplo,

pede-se que o aluno indique a expresso que d uma idia de lugar, ou vice-versa, d-se uma expresso e pede ao aluno que reconhea que idia estabelecida por ela.

Exemplo de item do descritor D12:

Pepita a piaba L no fundo do rio, vivia Pepita: uma piaba miudinha. Mas Pepita no gostava de ser assim. Ela queria ser grande... bem grandona... Tomou plulas de vitamina... Fez ginstica de peixe... Mas nada... Continuava miudinha. O que isso? Uma rede? Uma rede no rio! Os pescadores! Ai, ai, ai... Foi um corre-corre... Foi um nada-nada... Mas... muitos peixes ficaram presos na rede. E Pepita? Pepita escapuliu... Ela nadou, nadou pra bem longe dali! CONTIJO, Solange A. Fonseca. Pepita a piaba . Coleo Miguilim. So Paulo: Nacional, 2004.

10

No trecho L no fundo do rio, vivia Pepita (? . 1), a expresso sublinhada d idia de

(A) causa. (B) explicao. (C) lugar. (D) tempo.

Matriz de Lngua Portuguesa de 4 srie Comentrios sobre os Tpicos e Descritores Exemplos de itens
Tpico V Relao entre recursos expressivos e efeitos de sentido

O uso de recursos expressivos possibilita uma leitura para alm dos elementos superficiais do texto e auxilia o leitor na construo de novos significados. Nesse sentido, o conhecimento de diferentes gneros textuais proporciona ao leitor o desenvolvimento de estratgias de antecipao de informaes que levam o leitor construo de significados. Em diferentes gneros textuais, tais como a propaganda, por exemplo, os recursos expressivos so largamente utilizados, como caixa alta, negrito, itlico, entre outros. Os poemas tambm se valem desses recursos, exigindo ateno redobrada e sensibilidade do leitor para perceber os efeitos de sentido subjacentes ao texto. Vale destacar que os sinais de pontuao, como reticncias, exclamao, interrogao etc., e outros mecanismos de notao, como o itlico, o negrito, a caixa alta e o tamanho da fonte podem expressar sentidos variados. O ponto de exclamao, por exemplo, nem sempre expressa surpresa. Faz-se necessrio, portanto, que o leitor, ao explorar o texto perceba como esses elementos constroem a significao, na situao comunicativa em que se apresentam.

D13 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade do aluno em dentificar, no texto, efeitos de ironia ou humor auxiliados pela pontuao, notao ou ainda expresses diferenciadas que se apresentam como suporte para esse reconhecimento. Essa habilidade avaliada por meio de textos verbais e no-verbais, sendo muito valorizadas neste descritor as tirinhas, que levam o aluno a perceber o sentido irnico ou humorstico do texto, por exemplo, por uma expresso facial da personagem ou por uma expresso verbal inusitada.

Exemplo de item do descritor D13:

Continho Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigrio a cavalo. Voc, a, menino, para onde vai essa estrada? Ela no vai no: ns que vamos nela. Engraadinho duma figa! Como voc se chama? Eu no me chamo, no, os outros que me chamam de Z. MENDES CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler Crnicas. So Paulo: tica, 1996, v. 1. p. 76. H trao de humor no trecho (A) (B) (C) (D) Era uma vez um menino triste, magro. (l. 1) ele estava sentado na poeira do caminho. (l. 2) quando passou um vigrio. (l. 2-3) Ela no vai no: ns que vamos nela. (l. 5)

D14 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuao e de outras notaes. A habilidade que pode ser avaliada por meio deste descritor relaciona-se ao reconhecimento, pelo aluno, dos efeitos provocados pelo emprego de recursos de pontuao ou de outras formas de notao. Em relao aos sinais de pontuao, esperase que o leitor identifique o efeito decorrente do uso e no a funo gramatical da pontuao. Essa habilidade avaliada por meio de um texto no qual o aluno identifica esses efeitos da pontuao (travesso, aspas, reticncias, interrogao, exclamao, entre outros) e notaes como, tamanho de letra, parnteses, caixa alta, itlico, negrito, entre outros e atribui sentido a eles. Por exemplo, solicitado ao aluno que indique o sentido do uso das reticncias, ou do ponto de exclamao em determinado contexto, ou o sentido das aspas, dos parnteses em determinadas expresses.

Exemplo de item do descritor D14:

Feias, sujas e imbatveis (Fragmento) As baratas esto na Terra h mais de 200 milhes de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos plos e podem ficar at 30 dias sem comer. Vai encarar? Frias, sol e praia so alguns dos bons motivos para comemorar a chegada do vero e achar que essa a melhor estao do ano. E realmente seria, se no fosse 5 por um nico detalhe: as baratas. Assim como ns, elas tambm ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a acelerao de seus processos bioqumicos para se reproduzirem mais rpido e, claro, para passearem livremente por todos os cmodos de nossas casas. Nessa poca do ano, as chances de dar de cara com a visitante indesejada, ao 10 acordar durante a noite para beber gua ou ir ao banheiro, so trs vezes maiores. Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, N 151, Fev. 2004, p.26.

No trecho Vai encarar? (l.2), o ponto de interrogao tem o efeito de (A) (B) (C) (D) apresentar. avisar. desafiar. questionar.

Matriz de Lngua Portuguesa de 4 srie Comentrios sobre os Tpicos e Descritores Exemplos de itens
Tpico VI Variao lingstica

Este tpico refere-se s inmeras manifestaes e possibilidades da fala. No domnio do lar, as pessoas exercem papis sociais de pai, me, filho, av, tio. Quando observamos um dilogo entre me e filho, por exemplo, verificamos caractersticas lingsticas que marcam ambos os papis. As diferenas mais marcantes so intergeracionais (gerao mais velha/gerao mais nova). A percepo da variao lingstica essencial para a conscientizao lingstica do aluno, permitindo que ele construa uma postura no-preconceituosa em relao a usos lingsticos distintos dos seus. importante alm da percepo, as razes dos diferentes usos, quando utilizada a linguagem formal, a informal, a tcnica ou as linguagens relacionadas aos falantes, como por exemplo, a linguagem dos adolescentes, das pessoas mais velhas. necessrio transmitirmos ao aluno a noo do valor social que atribudo a essas variaes, sem, no entanto, permitir que ele desvalorize sua realidade ou a de outrem. Essa discusso fundamental nesse contexto.

D10 Identificar as marcas lingsticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Por meio deste descritor pode-se avaliar a habilidade d o aluno em identificar quem fala no texto e a quem ele se destina, essencialmente, pela presena de marcas lingsticas (o tipo de vocabulrio, o assunto etc.), evidenciando, tambm, a importncia do domnio das variaes lingsticas que esto presentes na nossa sociedade. Essa habilidade avaliada em textos nos quais o aluno solicitado a identificar o locutor e o interlocutor nos diversos domnios sociais, como tambm so exploradas as possveis variaes da fala: linguagem formal, informal etc. Por exemplo, nos itens solicitado que o aluno identifique em que situaes so utilizados determinados tipos de

linguagem (amigos, autoridades, mes, entre outros), ou de que meio caracterstico determinada linguagem apresentada.

Exemplo de item do descritor D10: Televiso 1 Televiso uma caixa de imagens que fazem barulho. Quando os adultos no querem ser incomodados, mandam as crianas ir assistir televiso. O que eu gosto mais na televiso so os desenhos animados de bichos. Bicho imitando gente muito mais engraado do que gente imitando gente, como nas telenovelas. No gosto muito de programas infantis com gente fingindo de criana. Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade com meus amigos e amigas. Tambm os doces que aparecem anunciados na televiso no tm gosto de coisa alguma porque ningum pode comer uma imagem. J os doces que minha me faz e que eu como todo dia, esses sim, so gostosos. Concluso: a vida fora da televiso melhor do que dentro dela. PAES, J. P. Televiso. In: Vejam como eu sei escrever. 1. ed. So Paulo, tica, 2001. p. 2627. O trecho em que se percebe que o narrador uma criana : (A) Bicho imitando gente muito mais engraado do que gente imitando gente, como nas telenovelas. (B) Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade... (C) Quando os adultos no querem ser incomodados, mandam as crianas ir assistir televiso. (D) Tambm os doces que aparecem anunciados na televiso no tm gosto de coisa alguma...

10

15

Вам также может понравиться