Вы находитесь на странице: 1из 10

07/04/2009

O surgimento do SUS
A 8 Conferncia Nacional da Sade, realizada em maro de 1986, considerada um marco histrico e consagra os princpios preconizados pelo Movimento da Reforma Sanitria. Em 1987 implementado o Sistema Unificado e Descentralizado de Sade (SUDS), como uma consolidao das Aes Integradas de Sade (AIS), que adota como diretrizes a universalizao e a eqidade no acesso aos servios, a integralidade dos cuidados, a regionalizao dos servios de sade e implementao de distritos sanitrios, a descentralizao das aes de sade, o desenvolvimento de instituies colegiadas gestoras e o desenvolvimento de uma poltica de recursos humanos.

O surgimento do SUS

Abertura da 8 Conferncia Nacional da Sade com presidente Jos Sarney, em 1986

O surgimento do SUS
As decises desta conferncia fez sade ter um expressivo reconhecimento e insero na nova Constituio Federal, promulgada em outubro de 1988, destacando-se sua incluso como um componente da seguridade social, a caracterizao dos servios e aes de sade como de relevncia pblica e seu referencial poltico bsico expresso no Artigo 196, no qual assumido que "a sade um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doenas e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para a sua promoo, proteo e recuperao". Alm disso, foram assumidos tambm os princpios da universalidade, da eqidade e integralidade s aes de Sade.

LEIS ORGNICAS da SADE


Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990 - dispe sobre as condies para a organizao e o funcionamento dos servios Lei 8142 de 28 de dezembro de 1990 - dispe sobre a participao da comunidade e das transferncias intergovernamentais de recursos financeiros na rea da sade

DEFINIO DO SUS
Est na Lei N 8.080 / 90- como "o conjunto de aes e servios de sade, prestados por rgos e instituies pblicas federais, estaduais e municipais, da Administrao direta e indireta e das fundaes mantidas pelo Poder Pblico, includas as instituies pblicas federais, estaduais e municipais de controle de qualidade, pesquisa e produo de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados, e de equipamentos para sade", garantida, tambm, a participao complementar da iniciativa privada no Sistema nico de Sade.

DEFINIO DO SUS (cont.)


Esse conjunto de aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I Descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo; II Atendimento integral III Participao da Comunidade

07/04/2009

O SISTEMA NICO para a SADE


O SISTEMA NICO - segue a mesma doutrina e os mesmos princpios organizativos em todo o territrio nacional, sob a responsabilidade das trs esferas autnomas de governo: federal, estadual e municipal. Assim o SUS no um servio ou uma instituio, mas um Sistema que significa um conjunto de unidades, de servios e aes que interagem para um fim comum.

FAZEM PARTE DO SISTEMA NICO DE SADE


os centros e postos de sade

hospitais - incluindo os universitrios, laboratrios, hemocentros (bancos de sangue)

FAZEM PARTE DO SISTEMA NICO DE SADE


Alm de fundaes e institutos de pesquisa, como a FIOCRUZ Fundao Oswaldo Cruz e o Instituto Vital Brazil. Atravs do Sistema nico de Sade, todos os cidados tm direito a consultas, exames, internaes e tratamentos nas Unidades de Sade vinculadas ao SUS, sejam pblicas (da esfera municipal, estadual e federal), ou privadas, contratadas pelo gestor pblico de sade.

Princpios doutrinrios do SUS


UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE

UNIVERSALIDADE
Significa que todas as pessoas tm direito ao atendimento independente de cor, raa, religio, local de moradia, situao de emprego, renda e outros. O Governo deve atender a todos, sem distines, de acordo com suas necessidades; e sem cobrar nada, sem levar em conta o poder aquisitivo ou se a pessoa contribui ou no com a Previdncia Social. A sade direito de cidadania e dever dos governos Municipal, Estadual e Federal.
(Antes do SUS s eram atendidos as pessoas que tinham a carteira assinada, com o surgimento do SUS deixam de existir os indigentes que eram os brasileiros no includos no mercado formal de trabalho)

INTEGRALIDADE
Significa que os servios de sade devem considerar a pessoa como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. As aes de sade devem ser combinadas e voltadas ao mesmo tempo para preveno e a cura. Por isso deve-se integrar as aes de promoo, preveno, tratamento e reabilitao e promover a articulao com outras polticas pblicas.

07/04/2009

EQUIDADE

Princpios que regem a organizao do SUS


Regionalizao e Hierarquizao; Descentralizao; Participao dos Cidados: O Controle Social; Complementariedade do Setor Privado Racionalidade e Resolutividade

Significa que todo cidado igual perante o Sistema nico de Sade e ser atendido conforme as suas necessidades. O objetivo da equidade diminuir desigualdades. Equidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carncia maior.

Regionalizao e Hierarquizao
A rede de servios do SUS deve ser organizada de forma regionalizada e hierarquizada, permitindo um conhecimento maior dos problemas de sade da populao de uma rea delimitada, favorecendo aes de vigilncia epidemiolgica, sanitria, controle de vetores, educao em sade, alm das aes de ateno ambulatorial e hospitalar em todos os nveis de complexidade.

Regionalizao e Hierarquizao
O acesso da populao rede deve se dar atravs dos servios de nvel primrio de ateno, que devem ser estar qualificados para atender e resolver os principais problemas que demandam servios de sade. Os que no forem resolvidos este nvel devero ser referenciados para os servios de maior complexidade tecnolgica. No Nvel tercirio de ateno sade esto os hospitais de referencia e resolvem os 5% restante dos problemas de sade.

O nvel secundrio e tercirio resolve 20% dos problemas de sade - so os Centros de Especialidades. Neste nvel se resolve 80% do problemas - a Unidade Bsica de Sade.

Nvel de atendimento do SUS

Descentralizao
entendida como uma redistribuio das responsabilidades s aes e servios de sade entre os vrios nveis de governo, a partir da idia de que quanto mais perto do fato a deciso for tomada, mais chance haver de acerto. Todas as aes e servios que atendem a populao de um municpio devem ser municipais; as que servem e alcanam vrios municpios devem ser estaduais e aquelas que so dirigidas a todo o territrio nacional devem ser federais. O SUS tem um gestor nico em cada esfera de governo. A Secretaria Municipal de Sade, por exemplo, tem que ser responsvel por todos os servios localizados na cidade.

07/04/2009

Participao dos Cidados: O Controle Social

Participao Complementar do Setor Privado


O SUS prev a participao do setor privado: as aes sero feitas pelos servios pblicos e de forma complementar pelo setor privado, preferencialmente pelo setor filantrpico e sem fins lucrativos, por meio de contrato administrativo ou convnio, o que no descaracteriza a natureza pblica dos servios.

Deve promover a participao popular: o SUS democrtico porque tem mecanismos de assegurar o direito de participao de todos os segmentos envolvidos com o sistema - governos, prestadores de servios, trabalhadores de sade e, principalmente, os usurios dos servios, as comunidades e a populao. Os principais instrumentos para exercer esse controle social so os conselhos e as conferncias de sade, que devem respeitar o critrio de composio paritria (participao igual entre usurios e os demais); alm de ter carter deliberativo, isto , ter poder de deciso.

Racionalidade

Resolutividade

O SUS deve se organizar para oferecer aes e servios de acordo com as necessidades da populao e com os problemas de sade mais freqentes em cada regio. Uma cidade no pode, por exemplo, manter um hospital e no dispor de unidades bsicas de sade.

O SUS deve ser eficaz e eficiente: deve prestar servios de qualidade e apresentar solues quando as pessoas o procuram ou quando h um problema de sade coletiva. Deve usar da racionalidade, utilizar as tcnicas mais adequadas, de acordo com a realidade local e a disponibilidade de recursos, eliminando o desperdcio e fazendo com que os recursos pblicos sejam aplicados da melhor maneira possvel. a exigncia de que um indivduo busca o atendimento ou quando surge um problema de impacto coletivo sobre a sade, o servio correspondente esteja capacitado para enfrent-lo e resolv-lo at o nvel de sua complexidade.

As trs esferas de governo


FEDERAL ESTADUAL

Lei 8.142 de 28/12/90


Conferncia de Sade Conselhos de Sade Financiamento do SUS

Ministrio da Sade Conselho Nacional de Sade Comisso Intergestores Tripartite

Secretaria de Estado da Sade Conselho Estadual de Sade Comisso Intergestores Bipartite

MUNICIPAL

Secretaria Municipal de Sade Conselho Municipal de Sade

07/04/2009

O CONTROLE SOCIAL NO SUS


A Lei Orgnica da Sade estabelece duas formas de participao da populao na gesto do Sistema nico de Sade: as Conferncias e os Conselhos de Sade onde a comunidade, atravs de seus representantes, pode opinar, definir, acompanhar a execuo e fiscalizar as aes de sade nas trs esferas de governo: federal, estadual e municipal.

Como Funcionam as Conferncias e os Conselhos de Sade?


As Conferncias de sade Acontecem a cada quatro anos, com representantes de vrios segmentos sociais; Avaliam a situao da sade e propem diretrizes para formulao da poltica de sade nos vrios nveis correspondentes; convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Sade.

Como Funcionam as Conferncias e os Conselhos de Sade?


Os Conselhos de Sade
Tem carter permanente e deliberativo; So rgos colegiados compostos por representantes do governo ( 25%), dos prestadores de servio, dos profissionais de sade (25%) e dos usurios (50%); Atuam na formulao de estratgias e no controle da execuo da poltica de sade, inclusive nos aspectos econmicos e financeiros;

Criao de Novas Instncias de Deciso e Controle Social


Instncias de Deciso / Controle Social Conferncia de Sade Conselhos de Sade CONASS e CONASEMS (Conselhos de Representao dos Secretrios de Sade)

Definio do Papel
Conferncia de Sade
Representao paritria de vrios segmentos sociais; Avaliar a situao de sade; Propor diretrizes para a formulao da poltica de sade nos nveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou pelo Conselho Nacional de Sade.

Definio do Papel
Conselhos de Sade
rgo colegiado composto em paridade por representantes do governo, profissionais da sade, usurios e prestadores de servio; Formulao, controle e execuo da poltica de sade nas instncias correspondentes, inclusive nos aspectos econmicos e financeiros; Decises homologadas pelo chefe do poder legalmente constitudo em cada esfera de governo.

07/04/2009

Definio do Papel
CONASS e CONASEMS
Representantes dos Estados e Municpios no Conselho Nacional de Sade; Interlocutores oficiais do MS com relao Poltica de Sade.

Normas operacionais
O SUS est amparado em uma vasta legislao, cujo trip principal formado pela Constituio Federal de 1988, a Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990 e a Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Complementarmente existiram as Normas Operacionais do SUS, das quais pode-se fazer o seguinte resumo:

NOB-SUS 01/91
Resoluo N 258/1991 /INAMPS
Instituiu a UCA - Unidade de Cobertura Ambulatorial, para o financiamento das atividades ambulatoriais; Instituiu a AIH - Autorizao de Internao Hospitalar, para o financiamento das internaes hospitalares; Definiu recursos para o custeio da mquina administrativa do INAMPS; Definiu recursos para o financiamento de Programas Especiais em Sade; Definiu recursos para investimentos no setor sade.

NOB-SUS 01/92
Portaria N 234/1992/MS
Criou o CONASS - Conselho Nacional de Secretrios de Sade e o CONASEMS - Conselho Nacional de Secretrios Municipais de Sade, como instncias gestoras colegiadas do SUS; Enfatizou a necessidade de descentralizao das aes e servios de sade; Normalizou o Fundo Nacional de Sade; Descentralizou o planejamento e a distribuio das AIH's pelas Secretarias Estaduais de Sade;

NOB-SUS 01/93
Portaria N 545/1993/MS Lanou o documento denominado "Descentralizao das Aes e Servios de Sade a ousadia de cumprir e fazer cumprir a lei"; Deu maior nfase municipalizao da sade; Criou a CIT - Comisso Intergestores Tripartite e a CIB - Comisso Intergestores Bipartite, como rgos de assessoramento tcnico ao Conselho Nacional de Sade e aos Conselhos Estaduais de Sade, respectivamente;

NOB-SUS 01/96
Portaria N 1.742/1996/MS
Instituiu a Gesto Plena Municipal da Sade com responsabilidade dos municpios pela sade; O municpio passa a ser o responsvel imediato pelo atendimento das necessidades do cidado; Os estados passam a ser meros mediadores; A Unio normaliza e financia e o municpio gere e executa. Criou os nveis de gesto Incipiente, Parcial e Semi-Plena; Instituiu o PAB - Piso da Ateno Bsica; Institui a PPI - Programao Pactuada e Integrada.

07/04/2009

NOAS-SUS 01/01
Portaria N 95/2001/MS
Os estados passam da funo de meros mediadores para a de coordenadores do SUS em mbito estadual; A nfase na municipalizao (atomizao) d lugar nfase na regionalizao (otimizao);

NOAS-SUS 01/02
Portaria N 373/2002/MS
Aperfeioou e revoga a NOAS-SUS 01/01

PACTO PELA VIDA


FEVEREIRO DE 2006
PACTO PELA VIDA

O TAMANHO DO SUS
O Sistema nico de Sade - SUS uma poltica pblica que acaba de completar dezessete anos de existncia. Nesses poucos anos, foi construdo no Brasil, um slido sistema de sade que presta bons servios populao brasileira. No, voc no ouviu errado, EU DISSE BONS SERVIOS A POPULAO.

Portaria N 373/2006/MS VER


Aperfeioou e revoga a NOAS-SUS 01/02

O TAMANHO DO SUS
Atualmente tem uma rede de mais de 63 mil unidades ambulatoriais; Cerca de 6 mil unidades hospitalares, com mais de 440 mil leitos; Produo anual de aproximadamente 12 milhes de internaes hospitalares; 1 bilho de procedimentos de ateno primria sade; 150 milhes de consultas mdicas; 2 milhes de partos;

O TAMANHO DO SUS
300 milhes de exames laboratoriais; 132 milhes de atendimentos de alta complexidade; 14 mil transplantes de rgos; o segundo pas do mundo em nmero de transplantes; reconhecido internacionalmente pelo seu progresso no atendimento universal s Doenas Sexualmente Transmissveis/AIDS e na implementao do Programa Nacional de Imunizao e no atendimento relativo Ateno Bsica; avaliado positivamente pelos que o utilizam rotineiramente e est presente em todo territrio nacional.

07/04/2009

NORMAS OPERACIONAIS

O SUS O SEU MELHOR PLANO DE SADE!!!

JANEIRO DE 1991 FEVEREIRO DE 1992 MAIO DE 1993 AGOSTO DE 1996 JANEIRO DE 2001 FEVEREIRO DE 2006

NOB-SUS 01/91 NOB-SUS 01/92 NOB-SUS 01/93 NOB-SUS 01/96 NOAS 01/2001
PACTO PELA VIDA

NOB 91
Normatiza o SIH/SUS e SIA/SUS Define o quantitativo de AIH para os Estados Define os critrios de transferncias da UCA aos Estados e Municpios

NOB 91 - INSTRUMENTOS
Conselhos de sade Fundos de sade Consrcios intermunicipais Relatrio de gesto Programao e Oramentao Planos de Aplicao Prestao de Contas

NOB 92
INCIO DO MOVIMENTO MUNICIPALISTA PRECURSORA DO DOCUMENTO OUSADIA DE CUMPRIR E FAZER CUMPRIR A LEI

NOB 93 - TIPOS DE GESTO


INCIPIENTE PARCIAL SEMIPLENA

07/04/2009

NOB 93 RESPONSABILIDADES
AUTORIZA, CADASTRA E CONTRATA PROGRAMA, AUTORIZA AIH E PROCEDIMENTOS AMBULATORIAIS CONTROLA E AVALIA GERENCIA REDE PBLICA DESENVOLVE AES DE VIGILNCIA E SADE DO TRABALHADOR RECEBE DIFERENA ENTRE TETO E SERVIOS PRESTADOS

NOB 93 - REQUISITOS
Manifestar Bipartite interesse em assumir responsabilidades Conselho Municipal de Sade Fundo Municipal de Sade Encaminhar Bipartite proposta de incorporao das unidades estaduais e federais Mdico para emisso de AIH

NOB 96 - TIPOS DE GESTO


GESTO PLENA DA ATENO BSICA GESTO PLENA DO SISTEMA MUNICIPAL

TETOS FINANCEIROS
TFG, TFA, TFGE, TFVS, TFECD,TFGM, TFAM, TFAE FAE, IVR, FIDEPS, IVHE, IVISA, PBVS Incentivo ao PSF e ao PACS

NOAS 2001 - TIPOS DE GESTO


GESTO PLENA DA ATENO BSICA AMPLIADA GESTO PLENA DO SISTEMA MUNICIPAL

NOAS 2001 INSTRUMENTOS


REGIONALIZAO - Elaborao do PDR Plano Diretor de Regionalizao Ampliao das aes bsicas: controle de tuberculose, eliminao de hansenase, controle de hipertenso arterial, controle de diabetes, sade da criana, sade da mulher e sade bucal

07/04/2009

EMENDA CONSTITUCIONAL 29/2000


ASSEGURA PERCENTUAIS MNIMOS A SEREM APLICADOS PELOS MUNICPIOS, ESTADOS E UNIO UNIO: ACRSCIMO DE 5% AO ORAMENTO EXECUTADO DE 1999 ESTADOS: 12% AT 2004 MUNICPIOS: 15% AT 2004

SUS - em CD de udio e Livro

10

Вам также может понравиться