Вы находитесь на странице: 1из 106

Neste terceiro captulo temos o objetivo de estudar os sistemas de multiplexao TDM trabalhando com a Hierarquia Digital Plesicrona - PDH

e enfocando desde as hierarquias americana, europia e japonesa , as distribuio de tempo, os equipamentos de multiplexao e de linha, o planejamento e projetos de sistemas multiplex PDH.

Calendrio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro 28 04 01 06 03 11 08 20 10 18 15 27 17 25 22

29

16 datas 48 horas de aulas Efetivas 15 datas 45 aulas 15 e 17 1a. e 2a. provas

Avaliaes 3 provas
( 2 provas normais + 1 prova substitutiva) 1a. Prova (15 de setembro) 1. ptica Geomtrica 2. PDH (completo) 2a. Prova (17 de novembro) 3. SDH (completo) 3a. Prova (no perodo antes do Exame Final) matria toda lecionada 3 notas (escolha das duas melhores para se ter a NF do semestre)

ptica Geomtrica

ptica Geomtrica Aplicada


Fundamentos da ptica Geomtrica
LUZ ou Energia Luminosa energia eletromagntica de altssima freqncia que gera em nossos olhos a sensao luminosa que nos permite observar os objetos em todas as suas caractersticas: forma, profundidade, distncia, cor, matiz, etc.. Velocidade da luz a velocidade da luz no vcuo de 3x108 m/s . Em qualquer outro material a velocidade da luz menor que a velocidade da luz no vcuo. Cores so representadas por freqncias diferentes na faixa de freqncia de luz visvel, cada cor corresponde portanto a um comprimento de onda distinto. Existem luz policromtica (compostas por mais de uma cor) e luz monocromtica (uma s cor).

013 02/06 JPF

Podemos afirmar que a luz ou a Energia Luminosa do tipo de energia eletromagntica e portanto poder ser tratada fisicamente como tal. A luz propaga no vcuo com uma velocidade de aproximadamente 3x108 m/s ou 300.000 Km/s. A velocidade da luz em cada meio est associada ao ndice de refrao absoluto do meio (n). O ndice de refrao absoluto do meio definido como a razo entre a velocidade da luz no vcuo e a velocidade da luz no meio. n = c/v ou c = n.v ou ainda v = c/n n = ndice de refrao absoluta c = velocidade da luz no vcuo v = velocidade da luz em um meio qualquer Como a velocidade em um meio diferente do vcuo sempre menor que a velocidade no vcuo, temos que o ndice de refrao absoluto de um meio qualquer sempre maior que 1 (um). O ndice de refrao absoluto do vcuo igual a 1 (um). Meio gua pura Diamante lcool etlico Vidro Ar ndice de refrao absoluto (n) 1,33 2,42 1,36 1,52 1,0002

ptica Geomtrica Aplicada


Fundamentos da ptica Geomtrica (continuao 1)
Fonte de Luz Para que possamos visualizar um objeto necessrio que ele irradie, de alguma forma, energia luminosa. Todo objeto que emite luz uma fonte de luz. Existem basicamente duas formas de um objeto emitir luz : fonte primria: fonte de luz que emite luz prpria. fonte secundria: fonte de luz que refletem a luz emitida por uma fonte primria. Meios de propagao da luz Os meios de propagao devem permitir a passagem livre dos raios de luz, para possamos observar adequadamente o objeto, fonte de luz. Quando isto acontece dizemos que o meio transparente ou que provoca uma baixa degradao na propagao da luz.

014 02/06 JPF

Os diversos objetos podem ser vistos devido a luz que recebemos deles, que, incidindo sobre os nossos olhos promovem a sensao visual, o que nos permite enxergar. Dependendo da procedncia da luz os objetos ou corpos podem ser classificados como: fonte primria que so todos os objetos ou corpos que produzem luz e emitem a prpria luz, e, fonte secundria que so todos os corpos ou objetos que emitem luz proveniente de outras fontes primrias. Como fontes primrias podemos citar o sol, a chama de uma vela, uma lmpada acesa, etc..., e, como fontes secundrias podemos citar a lua, um livro, uma rvore, etc... As fontes podem ser classificadas tambm de acordo com as suas dimenses como: puntual que so todas as fontes de luz que possuem dimenses irrelevantes com relao distncia entre a fonte e os corpos iluminados por ela, e, extensas que so todas as fontes de luz que possuem dimenses no desprezveis com relao distncia entre a fonte e os corpos iluminados por ela. Os meios de propagao da luz so classificados de acordo com a facilidade com que a luz propaga atravs dele: meios transparentes so todos os meios em que a luz percorre trajetrias regulares e perfeitamente definidas no seu interior, meios translcidos so todos os meios em que a luz o percorre atravs de trajetrias aleatrias e sem nenhuma lei de formao, e, os meios opacos so todos os meios atravs dos quais a luz no se propaga.

meio transparente

meio translcido

meio opaco

ptica Geomtrica Aplicada


Fundamentos da ptica Geomtrica (continuao 2)
Frente de Luz representada pela fronteira entre a regio j atingida pela luz e a regio ainda no atingida por ela
015 02/06 JPF

Raio de Luz representado por uma linha orientada que tem origem na fonte de luz e sempre perpendicular frente de luz. O raio de luz sempre indicam a direo de propagao da luz em um meio ou em um sistema. Feixe de luz constitudo por um conjunto de raios de luz, podendo ser: cnico divergente quando todos os raios de luz emanam de um nico ponto, cnico convergente quando os raio de luz convergem para um nico ponto, e, cilndrico quando os raios de luz so paralelos.

Consideremos uma pequena lmpada (um led por exemplo) acesa. Esta fonte de luz, a princpio, irradia energia luminosa em todas as direes, iluminando todos os pontos a sua volta. A propagao da energia luminosa se faz por meio de ondas eletromagnticas esfricas concntricas no ponto de emisso, a lmpada. Como a velocidade de propagao no infinita podemos imaginar uma frente de onda que propaga a partir da lmpada, sendo que os pontos em torno da lmpada so iluminados progressivamente com o tempo. A figura abaixo representa a frente de onda para uma fonte de luz puntiforme e para uma fonte de luz extensa.
Frente de onda Frente de onda t t+t raios de luz t t+t t+2t Objeto iluminado

Os raios de luz so representados por uma linha orientada que tem origem na fonte de luz e indica Fonte puntual divergente Fonte extensa o sentido de propagao a energia luminosa no meio ou no sistema. Um conjunto de raios de luz formam um feixe de luz.

lanterna

Feixe de luz divergente

anteparo

ptica Geomtrica Aplicada


Fundamentos da ptica Geomtrica (continuao 3)
Princpio da independncia dos raios de luz A propagao de um feixe de luz no perturbada pela propagao de um outro feixe de luz na mesma regio. Um feixe de luz independe da presena de outros feixes de luz produzidos por fontes distintas.
lante rna

016 02/06 JPF

lanterna

Quando ocorre o cruzamento de raios de luz, cada um deles continua a sua propagao independente da presena de outros raios de luz na regio.

Consideremos a experincia apresentada na figura do slide. Sobre uma mesa, no slide a vista superior, temos duas lanternas exatamente iguais e dois anteparos. Cada anteparo possui um pequeno orifcio, com a finalidade de deixar passar um feixe de luz em cada um. Com o ambiente totalmente escuro e para facilitar a visibilidade com fumaa de gelo seco por exemplo, acendemos uma das lanternas. A facho de luz produzido pela lanterna ir gerar um feixe de luz pelo orifcio do anteparo. Este feixe de luz ser cnico divergente. Quando acendermos a outra lanterna, ela tambm gerar um outro facho de luz que produzir um segundo feixe cnico divergente de luz. Podemos perceber claramente que este segundo feixe de luz no produzir nenhuma interferncia no primeiro feixe que j existia. Ao se apagar uma das lanternas o fato de um dos dois feixes ser extinto no causar nenhuma alterao no feixe de luz pela lanterna que permaneceu acesa. Este fenmeno acontece devido a independncia dos raios de luz entre si na regio de cruzamento deste raios de luz do feixe gerado pelas lanternas independentemente. Este princpio mostra que na regio de cruzamento dos raios de luz, cada raio luz, continua na sua trajetria independente dos outros raios de luz existentes naquela regio.

ptica Geomtrica Aplicada


Fundamentos da ptica Geomtrica (continuao 4)
Princpio da propagao retilnea da luz Nos meios homogneos e transparentes a luz propaga em linha reta. Sombra e penumbra Considerando o princpio da propagao retilnea da luz podemos afirmar que uma fonte de luz puntiforme gera apenas sombra e uma fonte extensa gera sobra e penumbra quando os raios de luz so obstruidos por uma anteparo.
Fonte puntual Fonte extensa

017 02/06 JPF

penumbra

anteparo sombra Superfcie de projeo

anteparo
sombra

Superfcie de projeo

Em um meio transparente e homogneo (o espao livre atmosfera, por exemplo) a luz se propaga em linha reta. Este fenmeno pode ser comprovado pela experincia mostrada e descrita a seguir. A montagem experimental mostrada na figura abaixo considera uma fonte de luz de dimenses muito pequenas, os anteparos A e B possuem um orifcio tambm de dimenses muito reduzidas. Ao acender a fonte de luz o observador s ter a oportunidade de visualizar a fonte de os dois orifcios estiverem alinhados entre si e alinhados com a fonte de luz. Isto prova que o raio de luz tem propagao retilnea em meios homogneos e transparentes. Informao extra: meio istropo todo meio em que a velocidade de propagao independe da direo de propagao. meio ordinrio todo meio que ao mesmo tempo transparente, homogneo e istropo. O vcuo um meio ordinrio. A sombra a projeo do obstculo na superfcie de projeo a partir da fonte de luz e representa a rea da superfcie de projeo que no se possvel visualizar a fonte ou parte dela. A penumbra corresponde rea na superfcie de projeo onde parte da fonte faz sombra e parte da fonte ilumina, ou seja, a rea onde a iluminao parcial a partir da fonte de luz. Isto s possvel se considerarmos uma fonte extensa, visto que na condio de fonte de luz puntiforme isto no poder ocorrer.

ptica Geomtrica Aplicada


Fundamentos da ptica Geomtrica (continuao 5)
Reflexo e refrao A reflexo um fenmeno de retorno da energia para o meio de propagao e a refrao o fenmeno de passagem da energia por uma fronteira de separao de dois meios para que a energia luminosa possa se propagar no segundo meio.
Energia refletida Superfcie de separao

018 02/06 JPF

Energia incidente Energia refratada

Meio I Meio II

Quando existem dois meios distintos e uma superfcie de separao entre eles, teremos com certeza diferena entre os ndices de refrao. Devido a esta caracterstica a energia luminosa que est se propagando em um destes meios ao encontrar a fronteira com o outro meio, poder ter parte da energia ou a energia total, voltando para o meio em que propagava e/ou parte da energia ou a energia total passar pela superfcie de separao (fronteira) e passar a se propagar no outro meio. Quando parte da energia ou a energia total volta dizemos que ocorreu uma reflexo, parcial ou total (efeito espelho), e, quando parte da energia ou a energia total atravessa a superfcie de separao (fronteira) dizemos que ocorreu uma refrao, parcial ou total.

10

ptica Geomtrica Aplicada


Fundamentos da ptica Geomtrica (continuao 6)
Primeira lei da reflexo Os raios de luz incidente, refletido e a linha normal pertencem ao mesmo plano. Segunda lei da reflexo O ngulo de incidncia (entre o raio incidente e anormal) igual ao ngulo de reflexo (entre a normal e o raio refletido).

019 02/06 JPF

Plano de ocorrncia Plano de reflexo

Ao fenmeno que consiste no fato de um raio de luz voltar a se propagar no meio de origem, aps a alterao de sua trajetria, em uma superfcie de fronteira entre dois meio pticos distintos, da-se o nome de reflexo. O fenmeno da reflexo e definido por duas leis, que podem ser verificadas tanto terica com praticamente. Estas duas leis esto apresentadas na transparncia acima. As duas leis da reflexo regem o funcionamento ptico de todos os espelhos independente do seu formato : plano, esfrico, parablico, cncavo, convexo, etc.

11

ptica Geomtrica Aplicada


Fundamentos da ptica Geomtrica (continuao 7)
Espelho esfrico

020 02/06
F C

Todo raio de luz que incide no espelho esfrico passando pelo centro C, refletido passando tambm pelo centro C. Toda linha que passa pelo centro C uma NORMAL
N
Eixo principal

JPF

Todo raio de luz que incide no espelho esfrico passando pelo foco F, refletido paralelo ao eixo principal. Estes dois raios de luz possuem bissetriz uma normal que passa pelo centro C.

Considerando uma superfcie esfrica, como mostra a figura que segue, seccionada por um plano, que corta a superfcie esfrica em duas partes, denominadas de calotas esfricas. E denominado espelho esfrico quaisquer calota esfrica polida e com alto poder de reflexo. Existe o espelho esfrico cncavo e o espelho esfrico convexo. As normas que regulam o funcionamento do espelho esfrico so apresentadas na transparncia. A distancia focal, e igual a metade do raio da esfera, ou seja: AF = AC/2

Espelho cncavo c
F

Espelho convexo A A
F

Os espelhos esfricos e seu funcionamento foi um passo importante para o desenvolvimento de antena refletoras no campo das telecomunicaes

12

ptica Geomtrica Aplicada


Fundamentos da ptica Geomtrica (continuao 8)
Aplicao FAROL
021 02/06 S JPF C

Na prpria ptica os espelhos esfricos so utilizados na confeco de faris. Colocando-se um espelho esfrico e uma lmpada no foco do espelho (ponto s da figura no slide, teremos uma concentrao de energia luminosa na direo de deslocamento do veiculo. Porem se montarmos um sistema ptico constitudo pelo espelho esfrico anteriormente mencionado e mais outro espelho esfrico de raio bem menor que o anterior e ajustar para que o ponto s corresponda ao seu centro, praticamente toda a energia perdida na montagem anterior ser disponibilizada tambm de forma concentrada na direo do deslocamento do veiculo. Com isto temos um farol com uma eficincia de luminosidade maior quando trabalhamos com dois espelhos esfricos no mesmo sistema.

13

ptica Geomtrica Aplicada


Fundamentos da ptica Geomtrica (continuao 9)
Refletor Parablico

022 02/06 JPF

eixo principal

eixo principal

No refletor parablico todos os raios de luz que incidem passando Pelo foco F so refletidos paralelos Ao eixo principal.

Quando associamos um refletor esfrico a um refletor parablico Aumentamos a energia concentrada Na direo do eixo principal.

Aplicao: Antena parablica

Aplicao: Antena Cassegrin

Como foi dito anteriormente os refletores cilndricos foram um passo bastante importante no desenvolvimento de antenas que utilizam refletores parablicos, como e o caso particular das antenas parablica simples e a antena Cassegrin. No caso da antena Cassegrin o sistema irradiante utiliza um refletor parablico para funcionar como concentrador de energia eletromagntica na direo de propagao e uma antena esfrica para aumentar a eficincia de transmisso aumentando a energia eletromagntica transmitida. A antena Cassegrin so utilizadas em sistemas de longo alcance.

14

ptica Geomtrica Aplicada


Fundamentos da ptica Geomtrica (continuao 10)
f = 1/T
023 02/06 JPF
Plano horizontal Campo magntico

v = /T=.f

sentido de propagao

Plano vertical Campo eltrico

Os campos eltrico e magntico so ortogonais entre si e sncronos.

No modelo de onda eletromagntica, a luz e composta de dois campos com variaes peridicas: o campo eltrico representado pelos vetores verticais na fira do slide, e, o campo magntico representado pelos vetores horizontais. O numero de ciclo por unidade de tempo define a freqncia (f) da luz. O tempo necessrio para se desenvolver um ciclo da luz define o perodo (T) da luz. A distancia percorrida pela energia luminosa, no intervalo de tempo correspondente a um perodo e denominado de comprimento de onda (), de tal forma que a velocidade de propagao (v) da luz e expressa por : v=/T=.f A representao da propagao da luz considerando a frente de luz e normalmente feita conforme figura abaixo, onde os planos de frente de luz esto regularmente espaados de e so perpendiculares aos raios de luz no sentido de propagao. Frente de luz

15

ptica Geomtrica Aplicada


Fundamentos da ptica Geomtrica (continuao 11)
Cor e freqncia No espectro eletromagntico correspondente a faixa de luz visvel, cada freqncia determina a sensao de uma cor especifica. A faixa de luz visvel corresponde a faixa de 4*1014 Hz (vermelho) a 8*1014 Hz (violeta). Quando recebemos mais de uma dessas freqncias, simultaneamente, temos sensao de cores diferentes de cada uma delas. Assim por exemplo se recebemos, ao mesmo tempo, a luz vermelha e a luz verde teremos a sensao da luz amarela. Aplicao direta destes conceitos pode ser encontrada no sistema de cores da TV colorida, que possui trs cores bsicas e todas as outras cores so composies proporcionais destas trs cores bsicas.

024 02/06 JPF

Na faixa do espectro eletromagntico correspondente a luz visvel, cada uma das freqncias causam uma sensao de cor diferente. Desta forma o nosso aparelho visual e excitado por ondas eletromagnticas com freqncias variando de 4*1014, para a cor vermelha ate 8*1014, para a cor violeta. Estas freqncias correspondem aos comprimentos de onda variando de aproximadamente 750 nanometro a 375 nanometro respectivamente. Graficamente podemos visualizar da seguinte forma:

Faixa utilizada em Sistemas pticos


375 750 850 1310 1550

1014 Hz
8

Comprimento de onda () freqncia

nm

ultra violeta

Faixa de Luz visvel

3,53

2,3

1,94

Infravermelho

Quando recebemos mais de uma freqncia simultaneamente temos a sensao de cores diferentes de cada uma delas. Assim se recebemos as freqncias correspondentes ao vermelho e ao verde poderemos ter a sensao do amarelo, por exemplo, e isso depende das propores de energia de cada uma da duas cores da composio

16

ptica Geomtrica Aplicada


Fundamentos da ptica Geomtrica (continuao 12)
Cor e velocidade da luz A luz se propaga no vcuo com uma velocidade igual a aproximadamente 3*105 Km/s (3*108 m/s). Esta velocidade no depende da cor (freqncia). A velocidade da luz no vcuo pode ser calculada por:
02/06 JPF

025

c = .f A velocidade em meios, diferentes do vcuo, os resultados so bem diferentes devido a interao da luz com a matria. quanto maior a freqncia menor a velocidade nos meios diferentes do vcuo. A velocidade da luz em um meio qualquer pode ser calculada por: (n = ndice de refrao do meio) v = n/c = n /( . f)

Com o objetivo de simplificar a leitura dos fenmenos luminosos nos referimos a velocidade da luz considerando apenas o seu mdulo. No podemos esquecer que a velocidade e um vetor (mdulo, direo e sentido). Quando a energia luminosa se propaga no vacuo a velocidade de propagao e exatamente a mesma, para qualquer que seja a cor (freqncia) da luz. Esta velocidade e conhecida pela letra c e vale 299.793 Km/s, porem para facilitar o tratamento matematico considera-se que a velocidade da luz no vacuo e de 300.000 Km/s (3*105 Km/s) ou 300.000.000 m/s (3*108 m/s). Estes conceitos so extendidos para outras faixa de luz como ultra violeta, infravermelho e outros tipos de energia eletromagnetica como raio x, raios y, etc.. No vacuo, considerando um sinal luminoso de freqncia (f) com um comprimento de onda (), podemos dizer que: c=.f Como no vacuo c e uma constante, teremos que quanto maior a freqncia menor ser o comprimento de onda. Quando a propagao da energia luminosa e realizada em um meio qualquer, diferente do vacuo, os resultados so diferentes devido as interacoes que a luz realiza com o meio. A velocidade da luz neste caso possui as seguintes caractersticas: 1. A velocidade, em um meio qualquer, para qualquer freqncia, e sempre menor que a velocidade da luz no vacuo. 2. A velocidade, em um meio qualquer, ser menor para freqncia maior.

17

ptica Geomtrica Aplicada


Fundamentos da ptica Geomtrica (continuao 13)
Velocidade da luz

c
026 02/06 JPF
vml lrj amr vrd azl anl vio

A luz propaga no vcuo com velocidade igual Para qualquer cor. Em um meio qualquer A velocidade de Propagao depende da cor e diminui na a medida que cresce a freqncia.
freqncia

O ndice de refrao do meio (n) relaciona a velocidade de Propagao da luz no vcuo (c) com a velocidade de propagao no meio (v), conforme a formula matemtica ao lado:

n=c/v n
> ou =

O grfico da transparncia tem o objetivo de exemplificar o fenmeno da propagao da luz em um meio qualquer. O ndice de refrao absoluto (n) de uma meio e o fator de proporcionalidade entre a velocidade da luz no vcuo e a velocidade da luz em meio qualquer. Esta relao esta expessa na expresso abaixo: n=c/v Como a velocidade no vcuo e a maior velocidade que podemos ter para a luz, o ndice de refrao de uma meio qualquer ser sempre maior que a unidade. Utilizando-se da expresso acima podemos deduzir que o ndice de refrao absoluto do vcuo e igual a unidade. Em um meio qualquer, diferente do vcuo, o valor do ndice de refrao depende da freqncia da luz, sendo tanto maior quanto maior for a freqncia. Como a velocidade da luz diminui com o aumento da freqncia, o ndice de refrao aumenta.

m e i n o

A r s 1 e , 0 c 0 o
0 2 9 2

G e l 1 o , 3 1

g u 1 a , 3 3 3

E t a 1 n , o l 3

6 2

G l i 1 c , e 4 r 7 i n a

V i d 1 r , o 4 a 1 , 7

D i a 2 , m a 4 n 1 t 7 e

G e r 5 , m a 0 n i o

18

ptica Geomtrica Aplicada


Fundamentos da ptica Geomtrica (continuao 14)
ndice de refrao relativo (n2,1) O ndice de refrao relativo representa a relao entre os ndices de refrao de dois meios distintos que formam um sistema ptico. n2,1 = n2 / n1 = (c/v2)/(c/v1) =v1 / v2 Refringncia dizemos que um meio e mais refringente que um outro quando o seu ndice de refrao e maior que do outro. Dioptro E um sistema ptico composto por dois meios com refringncia diferentes e que possuem fronteira comum.

027 02/06 JPF

Considerando dois meios de propagao da luz, transparentes, cujos ndices de refrao absolutos para uma mesma freqncia de luz valem respectivamente n1 e n2, dizemos que o ndice de refrao relativo do meio 2 com relao ao meio 1 e dado por: n21 = n2 / n1 = v1 / v2 E o ndice re refrao relativo do meio 1 com relao ao meio 2 e dado por: n12 = n1 / n2 = v2 / v1 Observando as duas expresses apresentadas podemos afirmar que os ndices de refrao relativos podem, a principio, assumir quaisquer valores positivos. Um meio de propagao da luz e mais refringente que um outro quando seu ndice de refrao absoluto e maior que do outro. A gua (n = 1,33) e mais refringente que o ar (n = 1,000292) e menos refringente que o diamante (n = 2,417). De uma forma pratica podemos dizer que em um meio mais refringente quando a luz se propaga atravs dele com uma velocidade menor que em um meio menos refringente. Isto significa que quanto maior o ndice de refrao absoluto menor e a velocidade da propagao de luz. Um dioptro e um sistema ptico composto por dois meios transparentes usados para propagao da luz, de diferentes refringncias, que fazem entre si fronteira regular. Se a fronteira, tambm conhecida por superfcie dioptrica, for plana, teremos um dioptro planos, se for esfrica, teremos um dioptro esfrico, etc...

ar gua
Dioptro plano

ar vidro
Dioptro esfrico

19

ptica Geomtrica Aplicada


Fundamentos da ptica Geomtrica (continuao 15)
Primeira lei da refrao O raio incidente, o raio refratado e a reta normal traada pelo ponto de incidncia esto contidos em um mesmo plano.
Dioptro 12 Meio 1 / n1- 1 - f

028 02/06 JPF

r
Meio 2 / n2- 2 - f

A refrao nada mais e que a passagem da luz de um meio transparente para outro meio transparente com refringncias distintas, em um dioptro. Nesta passagem de um meio para outro, a velocidade de propagao (v) da luz necessariamente ira ser alterada. Como a freqncia da luz no se altera na refrao, ento o comprimento de onda ser alterado, visto que v = .f, proporcionalmente ao valor da alterao da velocidade. A alterao da velocidade de propagao da luz provoca um desvio na propagao dos raios de luz com relao a norma no ponto de incidncia, com exceo de quando o ngulo de incidncia for nulo. A primeira lei da refrao garante que em um processo de refrao de uma raio de luz o raio incidente, o raio refratado e a normal no ponto de incidncia na superfcie dioptrica pertencem a um mesmo plano. Esta lei e apresentada na figura da transparncia, onde se verifica um dioptro composto por dois meios transparentes com refringncias distintas e que no ponto de incidncia na fronteira entre os dois meios o raio de luz refrata com velocidade diferente visto que o raio de luz muda de direo neste ponto da fronteira. Quanto maior a refringncia do meio 2 maior ser o ngulo de refrao (r). Controlando a refringncia em um sistema contendo dioptro mltiplos podemos confinar a luz neste sistema.

Confinamento da luz por refraes sucessivas

20

ptica Geomtrica Aplicada


Fundamentos da ptica Geomtrica (continuao 16)
Segunda lei da refrao A razo entre o seno do ngulo de incidncia e o seno do angulo de refrao, ambos com relao a normal, e igual a uma constante para cada dioptro e para cada luz monocromtica. sen1 / sen2 = v1 / v2 v1 / v2 = (1 . f) / (2 . f) = 1 / 2 sen1 / sen2 = v1 / v2 = 1 / 2 = n2 / n1

029 02/06 JPF

A segunda lei da refrao, tambm conhecida como lei de Snell, trabalha o comportamento fisico dos raios de luz no procedimento da refrao, sendo uma lei geral para todos os fenmenos ondulatorios. Esta lei, a lei de Snell, estabelece uma relao entre os ngulos de incidncia e de refrao, chegando na expressao matematica apresentada abaixo.

seni / senr= vi / vr = i / r = nr / ni Da expressao geral da lei de Snell podemos deduzir que: ni . seni = nr . senr Desta igualdade podemos concluir que: Se o ndice de refrao do meio pelo qual o raio de luz incide (ni) no sistema e maior que o ndice de refrao do meio pelo qual o raio de luz e refratado (nr), entao o ngulo de incidncia (i) deve ser menor que o ngulo de refrao (r). Se o ndice de refrao do meio pelo qual o raio de luz incide (ni) no sistema e mmenor que o ndice de refrao do meio pelo qual o raio de luz e refratado (nr), entao o ngulo de incidncia (i) deve ser maior que o ngulo de refrao (r).

21

ptica Geomtrica Aplicada


Fundamentos da ptica Geomtrica (continuao 17)
sen1 / sen2 = v1 / v2 = 1 / 2 = n2 / n1
1. Se n2 > n1 entao 1 > 2 , v1 > v2 e 1 > 2 ou 030 02/06 JPF 2. Se n1 > n2 entao 2 > 1 , v2 > v1 e 2 > 1

1
1

Podemos acompanhar estes fenmenos atravs das figuras apresentadas na transparncia. O desvio relativo de direo dos raios de luz esta ligado basicamente ao fato de se ter alterado a velocidade de propagao da luz no meio que contem o raio de luz refratado. QUANTO MAIS REFRINGENTE O MEIO MENOR E A VELOCIDADE DE PROPAGACAO. Quanto mais refringente menor o ngulo de refrao com relao a normal. Assim conclumos que quanto mais refringente e o meio de propagao da luz, menor e o ngulo que o raio de luz faz com a normal e menor e a velocidade de propagao.

n v

meio mais menos Quando o raio incide pela normal (perpendicular ameio fronteira) o raio de luz no sofre desvio, refringente refringente os dois ngulos (incidncia e refrao) so nulos, porem todas as outras caractersticas da refrao se mantm.

22

ptica Geomtrica Aplicada


Fundamentos da ptica Geomtrica (continuao 18)
ngulo limite e reflexo total Quando a luz incide em na fronteira de um dioptro, ocorrem simultaneamente a reflexo e a refrao. Para cada dioptro e para cada feixe de luz teremos uma maior quantidade de energia refletida ou refratada dependendo do ngulo de incidncia. Quanto maior o ngulo de incidncia dos raios de luz na fronteira do dioptro maior ser a quantidade de energia refletida., ate um determinado valor do ngulo de incidncia em que a quantidade de energia refletida e total. Este angulo e conhecido por NGULO LIMITE DE INCIDENCIA e expresso por: sen L = nr/ni (nr/ni < 1)

031 02/06 JPF

Pela lei de Snell podemos observar que, para um dioptro, a medida que o ngulo de incidncia aumenta o ngulo de refrao tambm aumenta. Nestas condies a quantidade de energia refratada e cada vez menor. Quando o ngulo de refrao tende a 900 o ngulo de incidncia tende para o seu valor limite (L). Para qualquer valor do ngulo de incidncia igual ou maior que o ngulo limite, teremos reflexo total. Para que haja refrao, quando o ngulo de incidncia e menor que o ngulo de refrao, e necessrio que o meio de refrao seja menos refringente que o meio de incidncia. Matematicamente, pela lei de Snell, temos:

ni.sen i = nr.sen r

(ni > nr)

Para que ocorra a reflexa total e necessrio que i = L e que r = 900, assim:

ni.sen L = nr.sen 90 = nr
Portanto:

sen L = nr / ni

(nr/ni>1)

23

ptica Geomtrica Aplicada


Fundamentos da ptica Geomtrica (continuao 19)

032
meio de incidncia

02/06 JPF
meio de refrao

i = 0 r = 0 refrao total

i > 0 r > i Alta refrao Baixa reflexo

i > 0 r >> i Alta reflexo Baixa refrao

i = L r = 900 reflexo total

Para que seja possvel entender melhor o fenmeno da reflexo total, esta sendo apresentada na transparncia uma seqncia de situaes, utilizando-se do mesmo dioptro, na qual visualizamos o ngulo de incidncia aumentar gradativamente e como conseqncia o ngulo de refrao tambm. Como o ngulo de refrao, nestas condies e sempre maior que o ngulo de incidncia temos que alcanar o valor igual a 900 antes que o ngulo de incidncia. Na condio do ngulo de refrao ser igual a 900 o ngulo de incidncia chega ao seu limite para a ocorrncia da refrao e passa a ocorrer reflexo total da energia luminosa. Desta forma podemos afirmar que, na condio de o ndice de refrao do meio incidente ser maior que o do meio refratrio teremos, nas condies intermediarias, sempre parte da energia refletida e parte da energia refratada. Nas condies limites, teremos sempre duas situaes distintas: Para ngulo de incidncia nulo, teremos refrao total da energia luminosa. Para ngulo de incidncia maior ou igual ao ngulo limite (L) teremos reflexo total da energia luminosa.

24

ptica Geomtrica Aplicada


Fundamentos da ptica Geomtrica (continuao 20)
Condies para ocorrncia da reflexo total Para que a reflexo total ocorra e necessrio que sejam satisfeitas as seguintes condies: 1. A luz deve se dirigir de um meio mais refringente para um meio menos refringente. 2. O ngulo de incidncia deve ser igual ou superior ao ngulo limite do dioptro. O melhor exemplo de aplicao da reflexo total e a fibra ptica, utilizada em uma grande variedade de produtos.
n1
casca ncleo

033 02/06 JPF

n2

O exemplo mais importante, para nos da rea de telecomunicaes, neste campo da ptica e a concepo da fibra de vidro utilizada para as comunicaes usando a propagao de luz. Este meio de transmisso tem uma infinidade de utilizaes, sendo as mais evidentes o seu uso nas comunicaes (dados, voz e vdeo) e na medicina (p.ex.: endoscopia). Nas comunicaes a fibra ptica se destaca pela sua capacidade de transmisso, baixa degradao do sinal transmitido e pela facilidade de manipulao dos cabos pticos, devido ao seu peso leve. A conduo da luz pela fibra ptica e realizada por sucessivas reflexes totais ao longo da fibra ptica. Para que isto seja possvel e necessrio que o ngulo de incidncia na fronteira seja maior que o ngulo limite (L) e que o ndice de refrao do ncleo da fibra seja maior que o ndice de refrao da casca.

25

ptica Geomtrica Aplicada


Fundamentos da ptica Geomtrica (continuao 21)
Disperso da luz Quando trabalhamos com a luz policromatica ou multicolorida podemos, no processo de refrao, fazer a sua decomposio em suas componentes monocromticas. Isto e possvel devido as diferentes velocidades que possuem ao se propagarem por um meio transparente.
raio incidente luz branca Desvio mnimo ocorre para a com vermelha, pois possui menor freqncia, maior velocidade. O desvio Maximo ocorre para a cor violeta, pois possui a maior freqncia, menor velocidade.

034 02/06 JPF

Dmin

Dmax

Considerando uma luz policromatica podemos, atravs do procedimentos da refrao separar as suas componentes luminosas (filtrar as suas freqncias). Este processo de separao de componentes e conhecido como disperso da luz. Este fenmeno e possvel de ocorrer no procedimento de refrao devido ao fato de no meio de refrao cada cor (freqncia) ter uma velocidade diferente. Isto representa que cada cor (freqncia) percebe, no meio de refrao, um ndice de refrao diferente e nestas condies estabelecem uma angulao de refrao diferente ou um desvio diferente. Assim discriminamos cada cor pertencente a uma luz policromatica. No desenho apresentado na transparncia estamos realizando a decomposio da luz branca que possui componentes de todas as cores (arco-iris). Para se conseguir separar as cores de forma a se ter uma distancia adequada entre os raios multicoloridos e necessrio realizar, as vezes, duas ou mais refraes, assim apareceram os filtros pticos que utilizam rede de difratores (prismas).

26

Parmetros pticos Envolvidos


casca ncleo

n1

n2

035 02/06 JPF

Considerando as informaes pticas apresentadas, quando utilizamos os filetes de fibras pticas em sistemas de comunicao, devemos considerar os seguintes parmetros bsicos: Potencia ptica acoplada na fibra A freqncia de transmisso comprimento de onda A Atenuao na fibra na propagao do sinal O ndice de refrao relativo da fibra (casca / ncleo) As dimenses da fibra ptica (ncleo / casca) Outras degradaes (disperso, no linearidade, etc.)

Os parmetros pticos envolvidos em uma transmisso ptica via um guia de onda ptico (filete de fibra ptica) so basicamente os seguintes: Potencia ptica acoplada na fibra: que representa o potencia total acoplada na cabea de transmisso da fibra ptica. Esta potencia e a potencia de transmisso do enlace ptico mas no representa a potencia ptica gerada pelo transmissor ptico (laser). Freqncia de transmisso (comprimento de onda): e o comprimento de onda gerado pelo transmissor ptico (laser), que representa a cor da luz de transmisso. Obviamente este comprimento de onda representa a freqncia central de transmisso. Em torno desta freqncia ser alocado o espectro do sinal transmitido. Atenuao na fibra: caracterstica do material que forma o ncleo da fibra, pelo fato de no ser um material ideal (impurezas) para a propagao da luz provoca atenuao do sinal luminoso que percorre a fibra, alem de potencia desviada atravs da casca da fibra ptica. ndice de refrao relativo da fibra: que a relao entre os ndices de refrao absoluto do ncleo (maior) e da casca (menor). Esta relao esta intimamente ligada ao ngulo limite para a ocorrncia da reflexo total. Dimenses da fibra ptica: as dimenses (dimetro) da casca e do ncleo da fibra ptica determinam as caractersticas de propagao da fibra ptica e conseqentemente o tipo de fibra ptica. Outras degradaes: decorrem das caractersticas particulares de cada um dos tipos de fibras e da maneira em que cada fibra e realmente utilizada. Referncias: Chiqueto, Marcos Jose Fisica Editora Scipione 2. Moretto, Vasco Pedro Termologia, Optica e Ondas Editora Atica 3. Villas Boas, N; Doca, R.H.; Biscuola, G.J. Topicos de Fisica Editora Saraiva

27

Modos de Propagao
Um modo de propagao em um filete de fibra ptica, a principio, representa um caminho percorrido por um feixe de luz dentro do ncleo.
036 02/06 JPF

Quando existem dois ou mais modos de propagao em um filete de fibra ptica, classificamos esta fibra como fibra multimodo. Este tipo de fibra ptica tem normalmente as seguintes dimenses: 125 m de dimetro externo na casca da fibra e de 62 m de dimetro esterno no ncleo da fibra. Quando existem apenas um modo de propagao em um filete de fibra ptica, classificamos esta fibra como fibra monomodo. Este tipo de fibra ptica tem normalmente as seguintes dimenses: 125 m de dimetro externo na casca da fibra e de 9 m de dimetro esterno no ncleo da fibra.

Do ponto de vista da ptica geomtrica, o modo de propagao corresponde a um caminho ptico distinto, percorrido por um raio de luz, no interior do ncleo da fibra ptica. A abertura numrica de uma fibra ptica e definida como sendo ngulo maximo de incidncia do raio de luz na face de transmisso da fibra da fibra, como mostra a figura abaixo e e determinado pela seguinte expresso matemtica:

AN = sen-1[(n2nucleo n2casca)1/2]

Abertura numrica

28

Modos de Propagao (continuao 1)


125 m 62 m

037 02/06 JPF

ncleo

casca Fonte de luz

Fibra multimodo

Uma fibra multimodo, devido ao dimetro do ncleo ser muito aberto, 62 m, podem ser acoplados na fibra uma quantidade muito grande de feixes de luz, que percorrem toda a extensao do filete de fibra, via uma serie de caminhos diferentes, modos diferentes. Cada caminho, ou cada modo, estabelece um percurso diferente no interior do ncleo da fibra, e como consequencia uma distancia diferente entre o inicio e o final da fibra. Desta forma, o tempo com que cada modo percorre a fibra e diferente. O sinal transportado por cada um dos feixe e o mesmo, pois partem da mesma fonte de luz, assim, considerando que cada feixe de luz trafegara pela fibra em um tempo diferente, teeremos no receptor a geracao de uma disperso modal do sinal, e consequentemente um aumento da taxa de erro.

tb

tbr

Tbr = tb + t
t

A disperso modal representa um aumento temporal no pulso de uma sequencia digital, com isso temos a invasao do pulso, temporalmente, aos bits adjacente o que acarreta a interferncia intersimbolica e o aumento na taxa de erro. Esta interferncia aumenta com o aumento da taxa de transmisso. O parmetro disperso modal, nas fibras multmodos, e o limitante de alcance e velocidade de transmisso neste tipo de fibra ptica. Hoje este tipo de fibra e utilizado apenas em redes locais onde o alcance e bastante reduzido e operando em taxas de transmisso baixas.

29

Modos de Propagao (continuao 2)


125 m 9 m

038 02/06 JPF


Lente convergente

ncleo

casca Fonte de luz

Fibra monomodo

Comparando a fibra monomodo com a fibra mltimodo, verificamos apenas uma alterao drstica nas dimenses do ncleo, passando de 62 para 9 m. Esta reduo garante o acoplamento de um s modo de propagao na cabea da fibra, a nvel de transmisso. A potencia do sinal acoplado e garantida com auxilio de uma lente convergente que permite acoplar vrios feixes de luz, como se fosse apenas um. Desta forma, nas fibras monomodo elimina-se o efeito multipercursos das fibras multimodos e com esta eliminao elimina-se tambm os seus efeitos colaterais, o sejam a disperso modal, a interferncia intersimbolica e o aumento na taxa de erro.

30

A Fibra ptica
como meio de transmisso
Caracterstica de atenuao mdia de uma fibra ptica monomodo padro
Atenuao (dB) 2,6 2,4

039 02/06 JPF

2,2 2,0 1,8 1,6 1,4 1,2 1,0 0,8 0,6 0,4 0,2 700 825 950 1075 1200 1325 1450 1575 Atenuao de ultravioleta Atenuao de Rayleigh Atenuao por impurezas Atenuao de infravermelho Comprimento de onda (nm) 1700 Caracterstica de Atenuao da fibra

850

1310

1550

Existem uma serie de mecanismos diferentes que causam perdas de potencia na transmisso de sinais atravs de fibras pticas. Todos estes mecanismos de perda so dependentes do comprimento de onda de transmisso. Os principais exemplos destes mecanismos so: Absoro causada pela vibrao dos eltrons:so predominantes em comprimentos de ondas baixo, na regio dos raios ultravioletas.

2. Absoro causada pela vibrao de molculas e de ons de impurezas : so predominantes em comprimentos de ondas altos, na regio dos raios infravermelhos. 3. Absoro localiza por impurezas : determinadas impurezas, como por exemplo ons de hidroxila, estabelecem absoro localizadas em funo do comprimento de onda. No caso da hidroxila, os casos mais relevantes, apresentam absoro localizadas em 870, 950, 1380 nm. Com novas tcnicas de fabricao das fibras pticas, com melhoria na erradicao das impurezas melhorando de forma definitiva a pureza dos materiais empregados nas fibras pticas, os picos de atenuao por impurezas foram praticamente eliminados, e para fibras monomodos, hoje, esta disponibilizada uma grande janela, com pequena variao de atenuao, desde 1270 ate 1650 nm.

31

A Fibra ptica
como meio de transmisso
Atenuao nas fibras pticas - Origens

As origens mais importantes para as perdas (atenuao) na fibra ptica so as seguintes:


040 02/06 JPF

Absoro pelo material da fibra ptica irradiao devido a curvaturas espalhamento pelo material da fibra ptica perdas por microcurvatura atenuao em emendas e conectores perdas por acoplamento na transmisso e na recepo

A luz ao percorrer a fibra ptica interage com o material do ncleo e da casca e dissipa na forma de calor uma parte da potencia envolvida no feixe de luz. Esta dissipao de energia na forma de calor, representa uma perda de pertencia do sinal e e conhecida por Absoro pelo Material da Fibra ptica. Esta atenuao envolve a absoro por impurezas. As curvaturas impostas ao filete de fibras, por exemplo na implantao dos cabos pticos, geram modos de propagao de ordem superiores que do ponto de vista da ptica geomtrica trabalham com ngulos de incidncia, normalmente, menores que o ngulo limite e desta forma parte da energia que esta concentrada no ncleo, passara para a casca pela refrao. Desta forma temos irradiao de energia para fora do ncleo da fibra, o que significa tambm uma atenuao no sinal. As molculas e ons de impurezas funcionam como pontos de difrao da luz e se transformam em verdadeiras fontes isotrpicas de luz. Raios de luz espalhados pela difrao nestas molculas ou ons, incidiro na fronteira entre o ncleo e a casca com ngulo menor que o ngulo limite, outros tero sua trajetria em sentido contrario ao de propagao. Tudo isso gera uma atenuao no sinal devido ao espalhamento da luz nos pontos de impurezas dos materiais que compem a fibra. As microcurvaturas acontecem nas fibras devido a fenmenos de presso externa. Estas microcurvaturas podem ser analisadas observando a sinuosidade do eixo longitudinal do filete de fibra ptica. Este fenmeno causa atenuao no feixe de luz e eventualmente pode ate anular determinados modos de propagao. Os demais procedimentos de atenuao no so intrnseco ao filete de fibra e sim extrnseco, o que nos remete a solues operacionais de implementao dos cabos pticos, tornando-os mais controlveis.

32

ndices de refrao em Fibras pticas


ndices de refrao em fibras multimodos
ndice degrau

ndices de refrao em fibras monomodos


Indice degrau

041 02/06

nc nn

nc

nn

nc2

JPF

nc nn

Indice gradual linear

nc1

nn

Indice gradual digital W

n nc n n n

Indice gradual parabolico

Indice gradual digital 5

A camada interna, o ncleo, como j foi dito tem sempre um ndice de refrao absoluto maior que o ndice de refrao absoluto da casca . Nestas condies o ndice de refrao relativo entre o ncleo e casca da fibra e dado por:

nnc = nn / nc
Observa-se que o ndice de refrao absoluto na fibra cresce da periferia da casca para o centro do ncleo da fibra. Esta variao e realizada em funo do tipo de fibra que se quer fabricar: Fibra ndice degrau: tanto na fibra multimodo como na fibra monomodo, este tipo de fibra ptica tem dois ndices de refrao distintos: um (nc) na casca de valor menor e outro (nn) de valor maior no ncleo. Fibra ndice gradual: nas fibras multimodo a graduao do ndice de refrao e analgica, na transparncia temos dois exemplos: o de variao linear no ncleo e o segundo com variao no linear (parablica), o que permite realizar a transmisso com um efeito menor relacionado com a disperso modal.

Com o ndice gradual teremos para cada modo um percurso reduzido, e com isso a diminuio do efeito de multipercurso, da interferncia intersimbolica e da taxa de erro. Considerando os ndices graduais digitais, para as fibras monomodo. Estas conformaes de distribuio dos ndices de refrao, permitem estabelecer o controle de varias caractersticas de transmisso das fibras pticas, tais como: controle da disperso, o numero de modos guiados, o ajuste do ponto de mnima disperso, etc...

33

Fibras pticas Multimodos e Monomodos


e suas especificaes
042 02/06 JPF

Guia de onda Bsico: como j vimos o guia de onda bsico e composto de dois cilindros de vidro, transparentes, concntricos, o ncleo e a casca do filete de fibra. A Fibra ptica para cabeao: O filete de fibra ptica apresentado como guia de onda bsico, no tem resistncia mecnica. Para agregar resistncia mecnica ao filete de fibra ptica agrega-se camadas de proteo.
2a. Camada de proteo de silicone

casca da fibra ptica ncleo da fibra ptica 3a. Camada de proteo De plstico

1a. Camada de proteo de silicone

Basicamente um filete de fibra ptica e constitudo por dois cilindros de vidro (slica) concntricos, a casca e o ncleo, que possuem ndice de refrao absolutos diferentes e de tal forma que permite a reflexo total. Para que este filete de fibra seja utilizado em cabos pticos e necessrio que sejam agregadas ao filete de fibra bsico capas de proteo que permitem a sua proteo mecnica contra esforos transversais, principalmente e externos, alem de estabelecer uma isolao impermevel contra a umidade. Desta forma os filetes de fibra podem ser utilizados na fabricao de cabos e cordes pticos. Desta forma a configurao de uma fibra ptica e apresentada na transparncia, onde camadas de siliconizadas e de plstico fazem estas protees. Este modelo apresentado, tem duas camadas de proteo de silicone, com a 1a. Camada de proteo usando um silicone mais macia que funciona como amortecedor mecnico para esforos transversais e a camada de plstico trabalha como camada de proteo contra umidade. As camadas de silicone podem ser substitudas por camadas de acrilato. Isto faz com que o dimetro externo do filete de fibra seja muito reduzido. No caso das camadas de proteo serem de silicone, o dimetro externo do filete de fibra e de 0,9 milmetro e no caso de serem de acrilato o dimetro externo do filete de fibra e de 0,3 milmetro.

34

Fibras pticas Multimodos e Monomodos


e suas especificaes
043 02/06 JPF

Fibras multimodos para as fibras multimodos podemos considerar as seguintes especificacoes basicas: 1. alcance limitado pela dispersao modal, que causa altas taxas de erro de bits (BER). Os alcances para

35

PDH

Tcnicas de Digitalizao

A digitalizao dos sinais analgicos pode ser realizada basicamente de duas formas distintas :
1. atravs de tcnicas generalistas, que trabalham com quaisquer sinais analgicos, respeitados os limites estabelecidos pela prpria tcnica.Nestas tcnicas, estes limites so os impostos pelo teorema da amostragem, pois em todas elas necessrio que o sinal analgico seja discretizado no tempo. Codificao de umaforma de onda. 2. atravs de tcnicas especficas, que trabalham com a digitalizao das caractersticas especficas de cada tipo de sinal analgico. Nestas tcnicas temos a digitalizao destas caractersticas do sinal a ser digitalizado. Codificao paramtrica.

As tcnicas PCM, DPCM, ADPCM, e Modulao Delta, pertencem ao grupo de tcnicas generalistas, que permitem a digitalizao de qualquer sinais analgicos que se enquadram no teorema da amolstragem. A tcnica Vocoder paramtrica. Os processos de digitalizao Celp so tcnicas hbridas.

36

PDH
Servio

Gerao de Sinais PCM

Conversor A/D 01 02
Amostrador Quantizador

Codificador binrio

Sinal PCM binrio/aleatrio

30 PCM TIPO A
Sinais Analgicos Sinal PAM/TDM infinitos nveis Sinal PAM/TDM 256 Nveis

Para gerar um sinal PCM necessrio quantizar e codificar o sinal amostrado transformando inicialmente o sinal amostrado (infinitos nveis) em um sinal quantizado (256 nveis) pelo quantizador e em seguida, gerando um sinal binrio (palavras de 8 bits por amostra) que o sinal PCM (Pulse Code Modulation). As figuras dos slides mostram as arquiteturas bsicas de equipamentos geradores de sinais PCM. A arquitetura do PCM tipo A s permite a transmiso de sinais analgicos e a arquitetura PCM tipo B permite tanto a transmisso de sinais analgicos como sinais digitais.

37

PDH

Gerao de Sinais PCM


Servio Conversos A/D Codificador Quantizador binrio

01

Amostrador

02
Amostrador

Quantizador

Conversos A/D Codificador binrio

Multiplex digital

Sinal PCM (PCM/TDM)

30

Amostrador

Quantizador

Conversos A/D Codificador binrio

Sinais Analgicos Sinais PAM infinitos nveis

Sinais PAM 256 Nveis

Sinais PCM

PCM TIPO B

Praticamente os sinais PCM de 1a. ordem (capacidade de 30 canais teis e mais 02 canais de servio), tm as seguintes caractersticas : 1. Freqncia de amostragem de 8 KHz (aceita qualquer canal telefnico) 2. Tempo de Quadro de 125 microsegundos 3. Tempo de Canal de 3,9 microsegundos 4. Nmero de Nveis de Quantizao de 256 nveis 5. Palavra binria representativa de amostras com 8 bits 6. Tempo de bit de 488 nanosegundos 7. Taxa de Transmisso do tributrio de 2,048 Mbps 8. Taxa de Transmisso de cada canal de 64 Kbps A lei de quantizao utilizada a Lei A ou a lei dos 13 segmentos de retas. Esta lei possui uma variao exponencial das amostras PAM relacionada com uma variao linear dos nveis de quantizao, o que resulta em uma lei de compresso logartmica segmentada.

38

PDH
128 112 96 80
4 5

Distribuio do Tempo no sinal PCM de 1a. ordem

7 6

1 2 3 4 5 6 7 8
+.- Segmento nvel

64
3

48
2

32
1

16
0

V/8 V/16 V/32 V/64 V/128

V/4

V/2

A converso AD, para a gerao do sinal binrio, a partir as amostras retiradas pelo amostrador analgico (modulao PAM), realizada em duas etapas : Quantizao : aproxima o valor da amostra real a um dos 256 nveis pr-fixados (128 positivos e 128 negativos), atravs de uma lei de compresso denominada de lei dos 13 segmentos. Codificao : codifica cada uma das amostras quantizadas em uma palavra de 8 bits, seguindo a seguinte regra. 1. O bit mais significativo, representa a polaridade da amostra 2. Os trs bits mais significativos seguintes, representam o segmento 3. Os quatro bits menos significativos, representam o nvel dentro do segmento Os segmentos 1 (-), 0 (-), 0 (+) e 1 (+) pertencem ao mesmo segmento de reta, assim temos : este segmento de reta + 6 segmentos de retas para amostras com valores negativos + 6 segmentos de retas psrs amostras com valores positivos, totalizando 13 segmentos de retas nos procedimentos de converso AD e DA

39

PDH
tb64
0 1 2

Gerao de Sinais PCM

tb64

tb2 = tb64 / 32
31

VT2 = 32.VT64
Controle da Chave Comutadora
Relgio de 2 Mbps

tb2
t

O amostrador determinstico utilizado para a multiplexao digital de 32 canais de 64 Kbps iscronos e sncronos, trabalha com a amostragem parcial dos bits de 64 Kbs. A granularidade da amostragem de um trinta e dois avos do tempo de bit dos sinais de 64 Kbts, gerando um sinal que possui trinta e dois bits dentro do intervalo de tempo de bit do sinal de 64 Kbps. Desta forma o sinal de sada do amostrador ter uma velocidade de transmisso trinta e duas vezes maior que cada um dos sinais de entrada, visto que a taxa de transmisso de um sinal digital binrio o inverso do tempo de bit.

40

PDH

Gerao de Sinais PCM

Os sinais PCM de 1a. ordem (capacidade de 30 canais teis e mais 02 canais de servio, tm as seguintes caractersticas :
Freqncia de amostragem de 8 KHz (aceita qualquer canal telefnico) Tempo de Quadro de 125 microsegundos Tempo de Canal de 3,9 microsegundos Nmero de Nveis de Quantizao de 256 nveis Palavra binria representativa de amostras com 8 bits Tempo de bit de 488 nanosegundos Taxa de Transmisso do tributrio de 2,048 Mbps Taxa de Transmisso de cada canal de 64 Kbps A lei de quantizao utilizada a Lei A ou a lei dos 13 segmentos de retas. Esta lei possui uma variao exponencial das amostras PAM relacionada com uma variao linear dos nveis de quantizao, o que resulta em uma lei de compresso logartmica segmentada.

O texto do slide auto explicativo.

41

PDH

Distribuio do Tempo no sinal PCM de 1a. ordem


Tq = 125 us

30

31

00

01

02

03

15

16

17

30

31

00

01

Tc = 3,90625 us

Tb = 488 ns

Ttx quadro = 1 / Tq = 8 Khz Ttx canal = 8KHz . 8 bits = 64 Kbps Ttx tributrio = 64 Kbps . 32 = 2,048 Mbps = 1 / Tb

Este sinal conhecido por

E1

Um quadro PCM de 1a. Ordem - E1, composto pelos intervalos de tempo (slot) destinados aos canais pelos quais transmitiremos uma amostra de cada uma das 32 informaes a serem transmitidas. Como j vimos o tempo destinado a um quadro igual ao perodo de amostragem e portanto igual a 125 microsegundos. Desta forma temos que o tempo destinado a cada um dos slot igual a um trinta e dois avos do tempo de quadro. Dentro de um slotde tempo transmitimos na verdade a palavra cdigo que representa a amplitude quantizada da amostra. Assim o tempo destinado a cada um dos bits de um oitavo do slotde tempo.

42

PDH

Procedimento da Modulao DPCM

sinal PAM original

Sinal PAM diferencial

O sinal diferencial gera uma variao menor de amplitude e portanto necessita de um menor nmero de nveis de quantizao.

Com objetivo de diminuir o nmero de nveis de quantizao e portanto aumentar a capacidade do sistema ou diminuir a taxa de transmisso dos sinais PCM, desenvolveu-se uma nova tcnica de modulao por cdigo de pulsos, transmite a diferena entre as amostras, usando a mesma lei de compresso, porm com um menor nmero de nveis (menor nmero de bits na palavra cdigo, com conseqente diminuio na taxa de transmisso). Esta tcnica de modulao aproveita a parte da lei de compresso que permite uma maior sensibilidade (segmentos de menor valor significativo), tendo desta forma a possibilidade de aumentar a capacidade de transmisso melhorando a qualidade de transmisso do sistema. Supondo que com este sistema fosse possvel trabalhar com apenas 32 nveis de quantizao, teramos uma taxa de transmisso por canal de 40 Kbps (8 KHz.5bits) e portanto dentro de um quadro de 125 us seriapossvel transmitir 51 canais (rendimento de 59% com relao ao PCM)

43

PDH

Procedimento da modulao ADPCM

DPCM

ADPCM
t

Com o objetivo de tornar a tcnica diferencial mais eficiente, utilizando as tcnicas Processamento Digital de Sinais, desenvolveu-se a tcnica PCM diferencial adaptativa ( ADPCM). Esta tcnica diferencia da tcnica DPCM pelo fato de o intervalo entre nveis na curva de compresso no ser constante, mas varivel e adaptando-se rapidez da variao do sinal analgico, ou diferena entre as amostras. Quando a variao de amplitude no sinal analgico rpida, automaticamente a distncia entre os nveis de quantizao aumenta, e vice-versa, mantendo o nmero de nveis para valores diferenciais maiores ou menores (mantendo a taxa de transmisso, para maior variao nas amplitudes dos pulsos diferenciados).

44

PDH

Digitalizao com VOCODER

A tcnica de digitalizao da voz por codificao das caractersticas dos fonemas do sinal da voz. Estas caractersticas j foram mencionadas anteriormente. Este procedimento de digitalizao exclusivo para os sinais de voz, portanto no deve ser usado para digitalizar outros sinais. O processamento digital das caractersticas dos sinais da voz provoca distoro irrecupervel dos sinais, metalizando a voz recuperada. Esta tcnica de digitalizao pode reduzir a taxa de bits a at 550 bps, quando faz uso da quantizao ( este processo de digitalizao pode portanto ser ou no quantizado )

O texto do slide auto explicativo

45

QUALIDADE

5
ADPCM

4 3 2 1 0

CELP

PCM

VOCODER
TAXA (Kbps)

16

32

64

O PCM no consegue traansmitir com qualidade aceditvel em taxas menores que 40 Kbps. O ADPCM consegue transmitir com qualidade aceitvel em taxas de at 16 Kbps Podemos transmitir 04 (quatro) sinais ADPCM em um canal PCM de 64 Kbps. O VOCODER trabalha em baixissimas velocidades porm sem qualidade aceitvel para telefonia. O sistema hbrido CELP pode transmitir com qualidade com at 6 Kbps, podendo transmitir 08 (oito) sinais CELP de 8 Kbps em um sinal PCM de 64 Kbps.

46

Hierarquia Digital Plesicrona - PDH (Europia)


1 2 TDM DIGITAL 1a. ORDEM 1 2 3 4 TDM DIGITAL 2a. ORDEM 1 2 3 4
04 Tributrios de 2a. 0rdem 120 cv/ 08 cs 8,448 Mbps

E2
TDM DIGITAL 3a. ORDEM 1 2 3 4

32

04 Tributrios de 4a. 0rdem 1920 cv/ 128 cs 139,264 Mbps

E1
32 CANAIS DE 64 Kbps (PCM) 04 Tributrios de 1a. 0rdem 30 cv/ 02 cs 2,048 Mbps

E3
04 Tributrios de 3a. 0rdem 480 cv/ 32 cs 34,368 Mbps

TDM DIGITAL 4a. ORDEM

E4

Os multiplexadores PDH so equipamentos de multiplexao temporal digitais que possuem relgio individualizado, assim, sinais gerados por multiplexadores diferentes no so sincronizados de relgio, apesar de serem sinais sncronos. Na multiplexao digital necessrio sincronizar os tributrios a serem multiplexados temporalmente. Esta sincronizao feita com auxlio de pulsos adicionados denominados de PULSOS DE JUSTIFICAO ou PULSOS DE ENCHIMENTO., como ser detalhado em seguida. Encontramos padronizados pela ITU-T trs hierarquias de equipamentos PDH, a saber : Hierarquia Europia, Hierarquia Americana e Hierarquia Japonesa. Nas figuras que seguem mostra-se os estruturas destas hierarquias PDH para equipamentos multiplex digitais.

47

Hierarquia Digital Plesicrona - PDH (Europia) Equipamento de Gerao de um E1


Gerao do sinal de Sincronsmo S1 C1 S15 C15
E M

C02 C12 C152 C162 C172 C312

Conversor AD Conversor AD Gerao dos sinais de Sinalizao - CC Conversor AD Conversor AD

01

Sinal PCM - E1 2Mbps 30 CV e 2 CS

30
30

E1

S17 C17 S31 C31

Representao

MD 1

O equipamento de gerao de E1 composto basicamente por: 30 digitalizadores de sinais de voz gerando 30 sinais binrios (digital) de 64 Kbps. Estes digitalizadores so utilizados somente quando a transmisso de voz, quando a transmisso de sinais de dados estes sinais entram diretamente na porta do MD 1 Um circuito de gerao da palavra de sincronismo de quadro injetada no canal 0 do MD 1. Um circuito de transformao de sinalizao de fios E e M para o canal 16 de multiplexao digital, canal comum para sinalizao. Um amostrador digital que funciona como o multiplexador digital para os 32 canais de 64 Kbps (30 de voz + 1 de sinalizao + 1 de sincronismo) gerando assim o sinal E1 com velocidade de 2 Mbps.

48

Hierarquia Digital Plesicrona - PDH (Europia) Equipamento de Gerao de um E2


E11 C18 E12 C28 E13 C38 E14 C48 Sinal PCM - E2 8Mbps 120 CV e 8 CS
001

30 30 30 30
120

E2

Representao
4 EG de E1 1 MD de 2a. Ordem

O equipamento de gerao de um sinal E2 composto por um amostrador de quatro portas que funciona como multiplexador digital amostrando os pulsos dos sinais de E1.

49

Hierarquia Digital Plesicrona - PDH (Europia) Equipamento de Gerao de um E3


E21 C134 E22 C234 E23 C334 E24 C434 Sinal PCM - E3 34Mbps 480 CV e 32 CS

Similar ao equipamento de gerao de E2.

50

001

30 30 30 30 30 30 30 30

001

120 121

Equipamento de Gerao de E3
480

E3

Representao Condensada

240 241

30 30 30 30
360 361

3
2

E3

30 30 30 30
480

16 EG de E1 04 MD de 2a. Ordem 01 MD de 3a. ordem


Representao Detalhada

Similar ao equipamento de gerao de E2

51

Hierarquia Digital Plesicrona - PDH (Europia) Equipamento de Gerao de um E4


001

480 481

Equipamento de Gerao de E3 Equipamento de Gerao de E3 Equipamento de Gerao de E3 Equipamento de Gerao de E3

0001

1920

Equipamento E4 de Gerao de E4
Representao Detalhada

960 961

E4

1440 1441

1920

Representao Detalhada

64 EG de E1 16 MD de 2a. Ordem 04 MD de 3a. Ordem 01 MD de 4a. Ordem

Similar ao equipamento de gerao de E3

52

Hierarquia Digital Plesicrona - PDH (Americana e Japonesa)


4
TDM DIGITAL 2a. ORDEM

7
TDM DIGITAL 3a. ORDEM TDM DIGITAL 4a. ORDEM

1 2 24

TDM DIGITAL 1a. ORDEM 1 BIT DE SINC.

4a. Ordem americana

TDM DIGITAL 2a. ORDEM

TDM DIGITAL 3a. ORDEM

TDM DIGITAL 4a. ORDEM

4a. Ordem japonesa

5 3 1a. Ordem (A/J) 24 cv - 1,544 Kbps 2a. Ordem ( A/J) 96 cv - 6,312 Mbps 3a. Ordem (A) 672 cv - 44,736 Mbps / (J) 480 cv - 32,064 Mbps 4a. Ordem (A) 4032 cv - 274,176 Mbps / (J) 1440 cv - 97,728 Mbps

A grande diferena entre as hierarquias americana e japonesa para com a hierarquia europia basicamente a capacidade de superviso do sistema. Enquanto que na hierarquia europia a sinalizao feita por canal comum ou canal associado, e o sincronismo realizado por um canal (oito bits), nas outras duas hierarquias a sinalizao feita pelo mesmo canal em que trafega o sinal de voz associada ao canal e o sincronismo feita por um s bit.

53

PDH (Europia)
tributrios de ordem inferior 1 2

Multiplex Digital de 2a. 3a. E 4a. ordem


Gerador de bits para sincronismo

Memria 3 4 Extrator e Comparador de relgios Gerador de bits de Justificao tributrio de ordem superior

Observando o desenvolvimento das hierarquias (possibilita o aumento da capacidade do sistema multiplex) podemos reparar que a taxa de transmisso de cada um dos tributrios no corresponde ao produto do nmero pela taxa dos tributrios de ordem inferior. A diferena corresponde a taxa de transmisso de bits de justificao necessria ao sincronismo dos tributrios de ordem inferior. Desta forma um multiplexador digital - temporal, de 2a. a 4a. ordem, dever, no caso da hierarquia europia, adorada no Brasil, no tempo de 125us alocar 4 tributrios de ordem inferior mais os bits de justificao, quando necessrio. Isto s possvel por compresso temporal Os bits de justificao so inseridos no sinal com o objetivo de permitir que sinais no sincronizados sejam transportados por um mesmo procedimento de multiplexao temporal. Desta forma os bits de justificao podero ter dois significados: 0 no existe justificao e 1 existe justificao.

54

PDH (Europia)
Alinhamento de quadro

Quadro do sinal de 2a. Ordem E2


Bits de servio No alarme Alarme urgente Alarme urgente D 0 1 0 N 1 1 0

1 1 1 1 0 1 0 0 0 0 DN 1234

1234

12345678

BLOCO I

BLOCO 2

BLOCO 3

BLOCO 4

848 bits
200 bits informao 208 bits informao

100,3788 us
208 bits informao 204 bits informao

1,2,3,4 - sinal de controle (justificao) 5,6,7,8 - bits de justificao - 1 temporariamente transmitidos por canal e quadro

O quadro de do sinal de 2a. Ordem (E2) composto por 4 (quatro) blocos de 212 bits que so transmitidos em um tempo de 100,3788 micro segundos, que equivale a transmitir, a transmitir 8,448 Mbps. No primeiro bloco so transmitidos 12 bits de sincronismo de quadro e 200 bits de informao, nos segundo e terceiro blocos so transmitidos 04 bits de justificao e 208 bits de informao e no quarto bloco so transmitidos 8 bits de justificao e 204 bits de informao. No total temos: 1. 28 bits de superviso ---> 2. 820 bits de informao --> (28 / 848).100 = 3,3 % (820 / 848).100 = 96,7 %

55

PDH (Europia)
Alinhamento de quadro

Quadro do sinal de 3a. Ordem E3


Bits de servio No alarme Alarme urgente Alarme urgente D 0 1 0 N 1 1 0

1 1 1 1 0 1 0 0 0 0 DN 1234

1234

12345678

BLOCO I

BLOCO 2

BLOCO 3

BLOCO 4

1536 bits
372 bits informao 380 bits informao

44,6927 us
380 bits informao 376 bits informao

1,2,3,4 - sinal de controle (justificao) 5,6,7,8 - bits de justificao 1 temporariamente transmitidos por canal e quadro

Aplica-se no quadro E3 o mesmo raciocnio usado no quadro E2.

56

PDH (Europia)
Alinhamento de quadro

Quadro do sinal de 4a. Ordem E4


y1, y2 - bits de dados Bits de servio D No alarme 0 Alarme urgente 1 Alarme urgente 0

1 1 1 1 1 0 1 0 0 0 D N y1y2

N 1 1 0

1234
BLOCO I BLOCO 2

1234
BLOCO 3,4 e 5

12345678
BLOCO 6

2928 bits
474 bits informao 484 bits informao

21,0248 us
484 bits informao 480 bits informao

1,2,3,4 - sinal de controle (justificao) 5,6,7,8 - bits de justificao (1 ) temporariamente transmitidos por canal e quadro

Aplica-se ao quadro E4 o mesmo reciocnio utilizado nos quadros E2 e E3, porm agora o quadro composto por 6 (seis) blocos.

57

PDH

Codificao de Linha

Podemos reparar que os tributrios PDH so todos sinais digitalizados, binrios. Para a transmisso destes sinais podemos ter como suporte : 1. meios metlicos -par de condutores com propagao de energia
eltrica (para simtrico em cabos telefnicos e par coaxial) par simtrico - 2,048 e 8,488 Mbps par coaxial - 2,048 ; 8,448 e 34,368 Mbps

2. meios pticos - fibras pticas MM, SM, SMSD.


basicamente todas podem trabalhar com qualquer velocidade, a diferena est no alcance, devido as caractersticas de degradao do sinal em cada uma delas.

3. Via rdio - com baixa e mdia capacidade


freqncia > 13 GHz - 2 a 2x8 Mbps freqncia de 1,9 a 6 GHz - 34, 140 ou 565 Mbps Para que possamos transmitir os sinais binrios em cada um destes maios necessrio que faamos adaptaes nos sinal para que as degradaes sejam melhores e para preservar componentes dos sistema de transmisso

O slide auto explicativo.

58

PDH

Codificao de Linha

CDIGO HDB3 : pertence a famlia HDBn. um cdigo tripolar (+1, 0 e -1) que permite uma seqncia de no mximo 3 zeros invertendo a polaridade dos bits 1. REGRA DE CODIFICAO : inverte-se alternadamente a polaridade (+ ou -) de todos os bits 1. As seqncias de zero com at trs zeros so transmitidas normalmente. As seqncias de 4 a 7 zeros so transmitidas com um pulso de violao no quarto zero. As seqncias de zero com 8 ou mais zeros so transmitidas com pulsos de violao nos 4o., 8o., 12o., --- zeros. So usados pulos auxiliares para garantir as inver~soes das violaes. PCM

HDB3

AMI

VIOLAES

AUXILIARES

O cdigo de linha HDB3 permite uma transmisso digital tripolar (trs nveis), que permite uma adaptao de espectro na linha metlica com as seguintes caractersticas: as informaes binrias passam pela linha com menor degradao. possvel detectar a presena de erro possvel alimentar em CC os equipamentos de linha pela prpria linha.

59

PDH

Codificao de Linha

CDIGO CMI : cdigo bipolar especialmente desenvolvido para conexo com fibras pticas. Tem basicamente o mesmo principio de funcionamento do HDB3. Tem por objetivo preservar os componentes de emisso e recepo de energia luminosa, principalmente os lasers REGRA DE CODIFICAO : todos os bits 1 do sinal PCM so codificados alternadamente por 1 ou 0 durante todo o tempo de bit e os bits 0do PCM sero codificado por 0 (em 50% do Tb) e por 1 (em 50% do Tb). PCM

CMI

O CMI o cdigo de linha mais utilizado nas transmisses de sinais PDH. Todos os equipamentos com velocidade de 34 Mbps para cima usam deste cdigo.

Este cdigo de linha tem o objetivo principal a longividade dos lasers. que necessitam para tanto estar metade do tempo aceso e metade do tempo apagado.

60

PDH

Exerccios

4. Caracterizar, planejar, projetar e dimensionar o sistema apresentado a seguir :

34 Mbps

A, C e D - terminais B - terminal repetidora

A B

Os sistemas PDH so tipicamente utilizados em conexes ponto a ponto, devido as dificuldades, tcnicas e econmicas, que se tem para o estabelecimento de derivaes dos sinais multiplexados. As derivaes/repeties de sinais em sistemas multiplex PDH podem ser realizadas a nvel eltrico e a nvel ptico. Quando o meio de transmisso metlico ou o espao livre a derivao/repetio deve ser realizada a nvel eltrico. Quando o meio de transmisso ptico a derivao/repetio pode ser feita a nvel eltrico ou a nvel ptico. A derivao/ repetio eltrica possvel com a demodulao e a posterior modulao do sinal no ramo principal do sistema, podendo extrair e injetar sinais. Na figura do slide mostra-se este tipo de derivao/repetio.

61

PDH
001

Exerccios
Equipamento de Gerao de E3 Equipamento de Gerao de E3 Equipamento de Gerao de E3 Equipamento de Gerao de E3

Planejamento, Projeto e Dimensionamento da Estao A E31


AC

480 481

E32
AD

ELO 140

960 961

4
E33
AD

E4 E O

1440 1441

E34
AB

1920

64 EG E1 16 MD 2a. Ordem 04 MD 3a. Ordem 01 MD 4a. Ordem 01 ELO 140

O slide, considerando o estudo feito anteriormente, mostra a configurao da Estao A para transmisso no sistema ptico utilizando-se de um s comprimento de onda ( um laser).

62

PDH C

Exerccios

Planejamento, Projeto e Dimensionamento da Estao B

Elo 34

O E

O E

Elo 34

E31 E4
O E

E31 E32 E33


1441 1920 1441 1920 Equipam. De E34 Gerao E3

E32 4 E33 E34 Equipam. De


Gerao E3

E4 4
O E

32 EG E1 01 MD 4a. Ordem

08 MD 2a. Ordem 02 ELO 140

02 MD 3a. Ordem 02 ELO34

O slide mostra a configurao da estao B (terminal/repetidora), onde vemos a necessidade de demultiplexar para extrao de multiplexar para injeo de sinais no sistema multiplex.

63

PDH

Exerccios
001

Planejamento, Projeto e Dimensionamento da Estao D E31


CD Equipamento de Gerao de E3 Equipamento de Gerao de E3 Equipamento de Gerao de E3 Equipamento de Gerao de E3

480 481

ELO 140

E32
AD

E E4 O

4
E33
AD

960 961

64 EG E1 16 MD 2a. Ordem 04 MD 3a. Ordem 01 MD 4a. Ordem 01 ELO 140

1440 1441

E34
BC

1920

Esta estao tem a arquitetura igual aquela mostrada na estao A.

64

PDH

Exerccios

Planejamento, Projeto e Dimensionamento da Estao C

001

480

001

480

Equip. Gerao de E3

Equip. Gerao de E3

E3 AC E O E

E3 CD O

32 EG E1 08 MD 2a. Ordem 02 MD 3a. Ordem 02 ELO 34

Esta a arquitetura da estao C

65

Acopladores/Diplexadores pticos
Nesta etapa duas fibras tranadas so colocadas em um forno de grafite (carbono) que alcana 1750oC O procedimento de fuso gera um componente que possui uma cavidade ptica comum a quatro terminais pticos.

Forno de Grafite

FUSO
Aps o polimento geramos um componente ptico com apenas trs terminais

POLIMENTO

Acoplador : acopla sinais de duas fibras distintas de entrada para a fibra de sada Diplexador : transfere o sinal que recebido em uma fibra (entrada) para as outras duas fibras (sadas)

66

Acopladores/Diplexadores pticos
No procedimento de acoplamento podemos perceber que : 1. O dispositivo acopla a luz recebida nas outras duas fibras, dividindo a potncia nas sada por dois (3 dB) 2. Os laseres recebem energia luminosa o que reduz a vida til.

No procedimento de diplexao podemos perceber que : 1. O dispositivo acopla a luz recebida nas outras duas fibras, dividindo a potncia nas sada por dois (3 dB) 2. Se o sinal de entrada for composto em termos de comprimento de onda no ser possvel separ-los

67

Filtros pticos
atenuador

1 1 + 2

Uma rede de prismas tem condies de de discriminar comprimentos de ondas de um sinal multicromtico

Um substrato montado como mostra a figura, com uma ddp adequada pode transferir um ou mais comprimento de onda de luz de uma para outra fibra.

1 1 + 2 V
Substrato LiNbO3

68

Multiplexador por Comprimento de Onda WDM/Mux


Aqui temos a gerao de um sistema de multiplexao a partir de uma estrutura de deflexo de onda em um substrato de LiNbO3

1 2

1 + 2
2

Aqui temos a combinao de um acoplador com um par de filtros em s adequados, 1 + 2 acoplando sinais de duas fibras distintas em uma fibra.

1 V
Substrato LiNbO3

69

Demultiplexador por Comprimento de Onda WDM/Demux


Aqui temos a gerao de um sistema de demultiplexao a partir de uma estrutura de deflexo de onda em um substrato de LiNbO3

1 2

1 + 2
2

Aqui temos a combinao de um diplexador com um par de filtros em s adequados, 1 + 2 derivando sinais de uma fibra para duas fibra distintas.

1 V
Substrato LiNbO3

70

Associaes de componentes WDM


WDM WDM WDM WDM WDM WDM
Atenuao igual para todos os

WDM

Elementos Bsicos - MUX e DEMUX

WDM WDM

Associao simtrica Multiplex WDM 8x1

WDM WDM WDM WDM WDM WDM

Associao smtrica Demultiplex WDM 8x1

WDM

71

Associaes de componentes WDM

WDM WDM WDM WDM

Associao assimtrica Multiplex WDM 5x1

Associao assmtrica Demultiplex WDM 5x1

WDM WDM WDM WDM

Atenuao diferente em cada

72

Componentes WDM
4,6 mm WDM 4:1 1551/1611 38 mm 44 mm

Dados Tcnicos (importantes) : Espaamento de Canal Banda passante por canal Perda de insero Potncia ptica mxima temperatura isolao entre canais Portadoras (1551, 1571, 1591, 1611)

20 nm 13 nm 0,6 a 1,0 dB 300 mw -40 a 85 oC > 25 dB nm

73

Componentes WDM

WDM - 5:1 C / 4:1 D

Especificaes
O equipamento trabalha com 5 s para conexes fim a fim (terminal a terminal) e 4 s para conexes em derivao. Comprimentos de onda : 1310, 1470, 1490, 1510 e 1530 (conexes fim a fim) 1550, 1570, 1590 e 1610 (conexes em derivao) Perda de Insero : 1,0 dB Temperatura de Operao : entre -20 e +75 oC Dimenses : 201 x 25 x 264 mm

74

1610 1590 1570 1550 1530 1510 1490 1470 1310

WDM WDM WDM WDM

WDM WDM WDM WDM

1530 nm Comprimentos 1550 nm de onda para 1570 nm as conexes 1590 nm em derivao 1610 nm

1310 nm Comprimentos 1470 nm de onda para 1490 nm as conexes 1510 nm fim a fim

75

Componentes WDM

CWDM 1590

WDM 4:1

1570 1550 1530

Caractersticas --> --> --> --> Isolao Elevada Completamente passivo Alta Estabilidade Baixa Diafonia --> Baixa perda de insero --> Alta confiabilidade --> Preciso na gerao dos s

76

Add Drop Multiplexer - ptico


1610

OADM

extrao

injeo
WDM WDM WDM

demux
WDM WDM

WDM

mux

1590 1570 1550 1510 1490

1530

1470

WDM
1310

WDM

Um OADM tem por finalidades : 1. Extrair s de um sinal WDM e 2. injetar s de um sinal WDM Este s procedimentos so viveis atravs das operaes de demultiplexao e multiplexao por comprimentos de onda.

77

Add Drop Multiplexer - ptico

OADM

Estao Terminal WDM

OADM

OADM

OADM

OADM

OADM

Estao Terminal WDM

Em um sistema ptico multiplexado por WDM podemos encontrar uma estrutura como a definida acima, onde temos : 1. Comprimentos de ondas dedicados s conexes fim a fim entre as estaes terminais 2. Comprimentos de ondas dedicados s conexes em derivaes Nos dois tipos de conexes podemos ter capacidades de comunicao diferenciados, porm tpico que nas conexes fim a fim se trabalhe com altas capacidades e na conexes em derivao as capacidades so menores.

78

Add Drop Multiplexer - ptico

OADM

Estao Terminal WDM

OADM

OADM

OADM

OADM

OADM

Estao Terminal WDM

OADM Tx/Rx (1590/1610)

79

Add Drop Multiplexer - ptico


1 1e 2 1, 2, 3 e 4
WDM WDM

OADM

2 3 e 4

1e 2
WDM WDM

1, 2, 3 e 4

Neste caso temos a extrao e a injeo de um comprimento de onda, com a repetio de outros trs. A quantidade de comprimentos de onda extrados/injetados e repetidos depende apenas da arquitetura do dispositivo.

80

Add Drop Multiplexer - ptico

OADM

CWDM CWDM

OADM 1590

1590 in 1590 out

Neste caso temos um componente que extrai e injeta o comprimento de onda 1590 nm de um sinal CWDM composto de 4 comprimentos de onda 1530,1550, 1570 e 1590 nm. Este componente est associado ao WDM anteriormente apresentado com o mesmo invlucro.

81

Cross Conect ptico - OXC

82

Cross Conect ptico - OXC

Os Comutadores pticos para roteamento (cross conect pticos - OXC) que utilizam a tecnologia de reflexo espelhada da luz, so componentes desenvolvidos com micro espelhos controlveis eletricamente que permitem movimentar os espelhos em um ou mais planos, direcionando a luz de uma fibra para outra fibra, opticamente. disponvel no mercado dispositivos com at 64 portas (16 fibras x 4 lados)

83

Cross Conect ptico - OXC

1 1 + 2 V
Substrato LiNbO3

Utilizando-se da tcnica de polarizao esttica do material LiNbO3 podemos tambm gerar comutadores pticos com controle da diferena de potencial desenvolvida no substrato.

84

Cross Conect ptico - OXC

Substrato de NiLbO3

85

Cross Conect ptico - OXC

Neste tipo de tecnologia o controle dos acoplamentos entre fibras depende da diferena de potencial acionada dentro do projeto. Caso seja acionada uma diferena de potencial entre duas fibras distintas teremos a transferncia da luz de uma para outra fibra. No caso de acionarmos uma diferena de potencial entre quatro fibras, podemos transferir luz de duas para outras duas fibras e assim sucessivamente.
Substrato de NiLbO3

86

Cross Conect ptico - OXC

Substrato de NiLbO3

87

Isoladores pticos

Fibra ptica

Ferrita

Fibra ptica

Pola riza dor


Campo magntico

Pola riza dor

Pola absoro riza da dor luz


Campo magntico

Pola riza dor

88

Isoladores pticos
Fibra ptica Ferrita Fibra ptica

Pola riza dor


Campo magntico

Pola riza dor

Para que o sinal de luz passe pelo sistema de isolao necessrio que o segundo polarizador, no aspecto polarizao da luz, esteja sintonizado com a polarizao estabelecida no primeiro polarizador associada rotao na polarizao provocada pelo campo magntico. Quando a luz incide em sentido contrrio o segundo polarizador com certeza no estar sintonizado com a polarizao do sinal de luz, impedindo a sua passagem absorvendo a energia.

89

Equalizadores pticos/Compensadores pticos


Em sistemas de transmisso ptica a equalizao ou a compensao das degradaes impostas pelo meio de transmisso (fibra ptica) realizada por dois procedimentos distintos

Equalizao ou compensao da atenuao imposta pelo meio de transmisso realizada pela Amplificao ptica

Equalizao ou compensao da disperso cromtica imposta pelo meio de transmisso realizada pela Equalizao ptica

90

Amplificadores pticos

Os amplificadores pticos possuem o mesmo princpio de funcionamento dos amplificadores eletrnicos. Quando injetada uma energia (adequada) na fibra dopada os eltrons livres absorvem esta energia e saem do nvel fundamental passando para um nvel mais elevado de energia - o nvel de bombeio Quando deixam de se manter neste nvel de bombeio os eltrons liberam energia na forma de de um fton. Esta energia assume as mesmas caractersticas da luz que est para ser amplificada, pois a nica referncia existente.

91

Amplificadores pticos - Analogia

equilibrio instvel

nvel de mxima energia

Equilbrio meta estvel

equilbrio estvel energia

92

Amplificadores pticos - Analogia


perturbao
equilibrio instvel nvel de mxima energia

Equilbrio meta estvel

equilbrio estvel

93

Amplificadores pticos

Nvel de Bombeio(980) Luz Incidente

Energia de bombeio na forma luminosa (980 nm)

Nvel Fundamental

94

Amplificadores pticos

Nvel de Bombeio(980) Nvel Meta estvel (1530)

Os eltrons permanecem no nvel de bombeio por um espao de tempo muito pequeno, perdendo energia e caindo para o nvel meta estvel. Basicamente, o tempo de acesso ao nvel de bombeio mais o tempo de queda para o nvel meta estvel de 1 micro segundos Na queda para o nvel meta estvel os eltrons geram rudo devido a emisso expontnea (natural).

95

Amplificadores pticos
Nvel meta estvel

Luz Incidente

Luz Amplificada

Nvel Fundamental

A luz amplificada corresponde luz incidente associada luz liberada pelos eltrons na forma de ftons.

96

Amplificadores pticos
FD Luz a ser amplificada

WDM

Luz amplificada

Laser de bombeio

Amplificador ptico com a energia de bombeio na mesma direo da luz a ser amplificada CO-PROPAGANTE

FD

Amplificador ptico com a energia de bombeio na direo contrria da luz a ser amplificada CONTRA-PROPAGANTE

Luz amplificada

WDM

Luz a ser amplificada

Laser de bombeio

97

Amplificadores pticos
FD Luz a ser amplificada Luz a ser amplificada

WDM

WDM

Laser de bombeio

Laser de bombeio

Amplificador ptico com duplo bombeio. A energia de bombeio ocorre simultaneamente nas direes c e contra propagante. C/CONTRA-PROPAGANTE

98

PDH

Exerccios

5. Repetir o exerccio 4, agora utilizando-se dos conhecimentos de WDM :

34 Mbps

A, C e D - terminais B - terminal repetidora

A B

De forma similar aos exerccios desenvolvidos para a tecnologia FDM, devemos estabelecer para este exerccio : as caractersticas do sistema multiplex PDH planejar o seu funcionamento. Projetar e dimensionar as estaes em funo das caractersticas e do planejamento efetuado. Usando para isto os conceitos de conexo ponto a ponto dos multiplex PDH e os componentes pticos caracterizados neste trabalho.

99

PDH

Exerccios

Caracterizao, Planejamento, Projeto e Dimensionamento da Estao A 1. Estao Terminal Repetidora 2. Conexo AB via fibra com WDM com sinais E3 em cada C. Onda
WDM Mltiplo 4x1

C D D B

Equip. Ger. E3 Equip. Ger. E3 Equip. Ger. E3 Equip. Ger. E3

1 2 3 4

B 64 E.G. E1 16 MD E2 04 MD E3 04 ELO 34 (l1, l2, l3 e l4) 02 WDM mltiplo (4x1)

Estao A

O slide mostra a arquitetura, a caracterizao, o projeto e o dimensionamento da Estao A, do sistema multiplex apresentado. Podemos perceber que os componentes pticos so duplicados, visto que existem duas fibras, uma para a transmisso e outra para a recepo, portanto temos dos multiplex WDM 4x1 : um para transmitir (multiplexao) e outro para receber (demultiplexao).

100

PDH

Exerccios

Viso com Transmisso Duplex - Estao A


C D D B
Equip. Ger. E3 Equip. Ger. E3 Equip. Ger. E3 Equip. Ger. E3

1 2 3 4
WDM Mltiplo WDM Mltiplo 4x1 4x1

Este slide mostra a viso completa da Estao A

101

PDH

Exerccios

Caracterizao, Planejamento, Projeto e Dimensionamento da Estao D 1. Estao Terminal Repetidora 2. Conexo AB via fibra com WDM com sinais E3 em cada C. Onda B
WDM Mltiplo 4x1

5 2 3 6

Equip. Ger. E3 Equip. Ger. E3 Equip. Ger. E3 Equip. Ger. E3

C A A B

64 E.G. E1 16 MD E2 04 MD E3 04 ELO 34 (5, 2, 3 e 6) 02 WDM mltiplo (4x1)

Estao D

A estao D tem a mesma estrutura da estao A

102

PDH
32 E.G. E1 08 Mux de 2.a Ordem 02 Mux de 3a. Ordem 1 A 1, 2, 3, 4
WDM 2, 3, 4 WDM WDM 2, 3

Exerccios
02 demux 4 - 3/1 02 demux 3 - 2/1 02 Mux 2 + 1 02 Mux 3 + 1 02 Elos 34 Mbps (4 6)

Caracterizao, Planejamento, Projeto e Dimensionamento da Estao B

2, 3, 5 WDM

D 2, 3 5, 6

4 4 6

Equip. Ger. E3

Equip. Ger. E3

Estao B

O slide apresenta a viso unidirecional da estao B.

103

PDH

Exerccios

Viso com Transmisso Duplex - Estao B


1 C 5

A 1, 2, 3, 4

WDM WDM 2, 3, 4

WDM WDM

WDM WDM

2, 3, 5 WDM WDM

2, 3 5, 6

Equip. Ger. E3

Equip. Ger. E3

Aqui temo a viso completa da Estao B

104

PDH

Exerccios

Caracterizao, Planejamento, Projeto e Dimensionamento da Estao C Com viso duplex

A
Equip. Ger. E3

D
Equip. Ger. E3

32 EG de E1 08 MD de 2a. Ordem 02 MG de 3a. Ordem 2 ELOs 34 ( l1 e l5)

Esta a arquitetura da Estao Multiplex localizada na estao C.

105

PDH

Exerccios

Projetar e dimensionar as estaes mutiplex que encontramos no sistema abaixo:

34 Mbps

A, C e D - terminais B - repetidora

A B

De forma similar aos exerccios desenvolvidos para a tecnologia FDM, devemos estabelecer para este exerccio : as caractersticas do sistema multiplex PDH planejar o seu funcionamento. Projetar e dimensionar as estaes em funo das caractersticas e do planejamento efetuado. Usando para isto os conceitos de conexo ponto a ponto dos multiplex PDH e os componentes pticos caracterizados neste trabalho.

106

Вам также может понравиться