Вы находитесь на странице: 1из 3

1 F 003

ENSAIOS DE INTEGRIDADE DE ESTACAS DE BETO, UTILIZANDO MTODOS SNICOS

Pg.: 1 / 3

1. INTRODUO O mtodo snico de avaliao da integridade de estacas de beto baseia-se na anlise das condies de propagao de ondas elsticas no seu fuste, visando a deteco de defeitos e descontinuidades importantes. Quando se aplica uma pancada na cabea duma estaca, ela percorrida por uma onda snica. Se a estaca no tiver qualquer defeito ou descontinuidade, a onda snica reflecte-se apenas no seu p. Se a estaca tiver defeitos ou descontinuidades ao longo do seu fuste (fig. 1), surgiro outras ondas reflectidas. A anlise das vibraes utilizando software adequado, permite, dentro de certos limites, caracterizar o tipo de defeito e a profundidade a que se encontra no fuste da estaca. 2. EQUIPAMENTO O equipamento, consiste num sistema computadorizado, especialmente concebido, dotado de software que permite obter, analtica e graficamente, os resultados dos ensaios efectuados. 3. METODOLOGIA O ensaio baseia-se na aplicao duma solicitao elstica de curta durao na cabea da estaca, atravs da pancada dum martelo, e no registo da resposta do fuste por meio de um acelermetro (fig. 1). A onda introduzida na estaca captada na cabea, depois de reflectida no p, ao fim do tempo:

t=

2l , c

sendo l o comprimento da estaca e c a velocidade de propagao da onda snica no beto. Caso exista um defeito entre a cabea e o p da estaca (fig. 1), ocorrer uma reflexo que ser registada antes da reflexo final correspondente ao p da estaca. Conhecido o tempo de propagao t , a localizao do defeito obtida directamente da expresso:

l' =

ct , 2

1 F 003

ENSAIOS DE INTEGRIDADE DE ESTACAS DE BETO, UTILIZANDO MTODOS SNICOS

Pg.: 2 / 3

No caso de a onda reflectida ser captada com o mesmo sinal da onda incidente, existe diminuio de rigidez do meio, que poder ser devida a uma fractura, diminuio acentuada de dimetro, vazios importantes, etc. No caso de a onda reflectida ser captada com sinal contrrio ao da onda incidente, poder-se- estar na presena de uma grande rigidez na ponta da estaca, num aumento acentuado de dimetro, etc. A fig. 2 ilustra a execuo do ensaio em obra, e a fig. 3, o tipo de registos obtidos (para 4 estacas). 4. CAMPO DE APLICAO Estacas de beto:

1 Martelo 2 Receptor 3 Reflexos em defeitos 4 Reflexos em bolbos 5 Defeitos e intruses 6 Fendas e descontinuidades 7 Bolbos e determinao do comprimento Fig. 1 - Mtodo snico de deteco de defeitos em estacas.

1 F 003

ENSAIOS DE INTEGRIDADE DE ESTACAS DE BETO, UTILIZANDO MTODOS SNICOS

Pg.: 3 / 3

Fig. 2 Execuo do ensaio em obra.

Fig. 3 - Ensaio snico de estacas de beto: registo tpico.

Вам также может понравиться