Вы находитесь на странице: 1из 3

A Lrica Trovadoresca So escassos os dados biogrficos acerca da maioria dos poetas que subscrevem estas cantigas.

Sabemos que o gosto de fazer poesia alastrou, nesta poca, por todas as classes sociais. Assim, a par dos trovadores, criadores da poesia desinteressada, "por galantaria cortes e comprazimento esttico", havia os jograis, homens de condio social inferior que cantavam msicas e poesias alheias, ou por vezes as prprias extraindo da rendimento para a sua sobrevivncia. O jogral andava de castelo em castelo para entreter os senhores e era acompanhado da soldadeira ou jograleza, mulher que danava e cantava o que o jogral tocava, pois as cantigas eram, por vezes, acompanhadas de msica. Trovadores nobres so numerosos, j que o ambiente de corte portuguesa, sobretudo de D. Afonso III e D. Dinis, era propcio ao cultivo da poesia. D. Dinis foi um extraordinrio trovador, quer a nvel de perfeio, quer de fecundidade, sendo cento e trinta e oito as suas cantigas.

Esta poesia, que ultrapassou no sc. XIII a fase da literatura oral, foi recolhida na sua maior parte e reunida em importantes antologias, chamadas Cancioneiros. Os Cancioneiros constituem um valiosssimo documento histrico e literrio da nossa Idade Mdia, pois as tradies, os costumes, as ideias, as preocupaes, o quotidiano dessa poca esto presentes nas composies dos diferentes poetas. Obra de Ferno Lopes Crnica de El-Rei Dom Joo I de Boa Memria, e dos Reis de Portugal o Dcimo obra prima do autor; mais pica que "Os Lusadas"; mais nacional ("Evangelho Portugus"); abrange os acontecimentos ocorridos em 28 anos: de 1383, incio da guerra da independncia at 1411, quando se assinou o tratado de Paz com Castela; tem duas partes desproporcionadas: A I Parte narra os 'feitos do Mestre' (16 meses); a II Parte descreve os 'feitos de El-Rei' (26 anos). A Crnica de D. Joo I reflecte:

fortalecimento da burguesia mercantil e capitalista que adquire fora poltica, sobretudo a de Lisboa e Porto (cidades enriquecidas pelo comrcio martimo efectuado desde o reinado de D. Fernando). um momento pico da Histria Portuguesa; crise dinstica e o problema da regncia aps a morte de D. Fernando; defesa da monarquia autnomas; esprito de independncia nacional; a burguesia surge aliada s massas populares.

O que ressalta desta Crnica Histrica: a) a grande importncia atribuda interveno do Povo na guerra da independncia -o Povo como condutor da revoluo; b) larga viso de conjunto sobre a poca: no se limita a descrever feitos guerreiros o que constitui uma das caractersticas mais inovadoras da historiografia lopeana; no unilateral e fragmentria; no narrativa individual; no reportagem simples de acontecimentos; " tela multicolor onde a sociedade do Sec. XV se espelha"; " obra literria onde se exprime uma nova mentalidade e uma nova corrente esttica". Estilo e Linguagem em Ferno Lopes

Realismo, Dramatismo, Vivacidade O Realismo surge do empenho espontneo e inconsciente de Justia e Verdade; Ferno Lopes usa bastante pormenor na sua narrativa, para realar a Verdade; Dramatismo nota-se na descrio de certas cenas, s quais confere luz, movimento e uso do pattico (p. ex. no quadro do cerco de Lisboa); Ferno Lopes individualizou tudo o que escreveu; Utilizou a tcnica da reportagem: ver, ouvir, sentir, que lhe permite no perder o contacto com o leitor, captar a sua ateno; comporta-se como um espectador/ouvinte. Para isso serviu-se de dois processos: a) processo visualista - recorrendo ao sentido da vista e ao verbo "ver", usando imagens concretas; b) processo oral - recorrendo ao sentido do ouvido, dirige-se ao leitor como ouvinte, o que torna o seu estilo comunicativo. Isto uma influncia da literatura oral; A tcnica da reportagem confere espectacularidade ao estilo lopeano: o leitor "v" e "sente" os acontecimentos; est no centro da aco e como que assiste a um espectculo;

A linguagem e clara, simples e natural; Surgem formas arcaicas, mas j em contraste com as anteriores; Predomnio da coordenao (arte de ligar os fios da narrativa); originalidade de imagens; Uso de metforas, comparaes (para traduzirem o realismo); exclamaes entusisticas, hiprboles, prosopopeias e apstrofes (do estilo oratrio); Uso do discurso directo e indirecto, misturados, com perodos longos e curtos e alternados.

Вам также может понравиться