Вы находитесь на странице: 1из 2

FLUIDOS REFRIGERANTES DuPont ISCEON MO99

DuPont ISCEON MO99


ISCEON MO99 um fluido refrigerante verstil que substitui o R-22 em todos os sistemas de condicionamento de ar e de refrigerao com expanso direta. O fluido refrigerante ISCEON MO99, criado e patenteado pela DuPont, combina as caractersticas de presso-entalpia do R-22 com a compatibilidade do leo mineral em um nico refrigerante HFC que pode ser utilizado para substituir o R-22 dentro de uma ampla faixa de temperatura de evaporao. O ISCEON MO99 compatvel com lubrificantes novos e tradicionais; na maioria dos casos, no necessria a troca do tipo de lubrificante durante o processo de Retrofit.

Classificao ASHRAE: R-438A Aplicaes


Ar condicionado comercial: - Roof Tops; - Condicionadores de ar de janela; - Chillers; - Splits. Ar condicionado residencial Refrigerao (Baixa e Mdia Temperatura): - Self Contained; - Unidades Condensadoras; - Racks.

Benefcios
Baixos custos de Retrofit versus outras opes de HFC compatveis com POE: - Sem troca de vlvulas de expanso ou outros componentes mecnicos; - Elimina a troca de leo; - Compatvel com AB, OM e POE. No tem seu uso restrito pelo Protocolo de Montreal. Potencial de Aquecimento Global (GWP) 42% inferior ao R-404A.

Testes em calormetro: Desempenho do compressor com ISCEON MO99 vs R-22 em sistemas de Refrigerao e Ar Condionado
Desempenho com subresfriamento baseado nos clculos do ciclo termodinmico obtidos atravs de calormetro.Os efeitos de tranferncia de calor no foram includos na anlise.

Temperatura de Descarga Presso de Descarga

Baixa Temperatura -31,7 C evaporador 40,5 C condensador 18,3 C retorno de gs com -12C de subresfriamento -30 C +3 psi

Mdia Temperatura -6,6 C evaporador 48,9 C condesador 18,3 C Retorno de gs com -12 C de subresfriamento -42,8 C +6psi

AltaTemperatura& A/C 7,2 C evaporador 46,1 C condensador 18,3 C retorno de gs com -9,4 C de subresfriamento -35 C +5psi

+ se refere a aumento e a diminuio para ISCEON MO99 vs. R-22 *R-22 assume demanda de refrigerao com baixa temperatura de descarga de 135 C

Desempenho esperado aps o Retrofit


Com base na experincia de campo, no teste de calorimetria e nos dados de propriedades termodinmicas, o ISCEON MO99 apresenta capacidade de refrigerao e eficincia enegtica similares ao R-22, o que reduz as temperaturas de descarga na maioria das vezes. As presses de evaporao e condensao so similares s do R-22. No necessrio alterar o set point durante o Retrofit. O desempenho real depende do projeto do sistema e das condies de operao. Em caso de vazamento de ISCEON MO99, pode-se completar a carga com o mesmo fluido refrigerante.

Consideraes para Retrofit


O ISCEON MO99 compatvel com lubrificantes novos ou tradicionais leo mineral, aquilbenzeno e poliol ster. Na maioria dos casos no necessria a troca de lubrificante. Porm, em sistemas com configurao de tubulao complexa, o retorno do leo mineral pode ser prejudicado. Nesses casos, recomendamos adicionar POE. Menores modificaes no equipamento (substituio de selos e ajustes na vlvula de expanso) podem ser requeridas. No necessrio trocar as vvulas de expanso desde que o sistema tenha sido projetado corretamente para o R-22. Consulte o Guia de Retrofit ISCEON MO99 para obter detalhes.

Composio do produto ISCEON MO99


Componente HFC-32 HFC-125 HFC-134a n-butano (HC-600) Isopentano (HC-601) Peso em % 8,5 45,0 44,2 1,7 0,6

DuPont do Brasil S.A. Alameda Itapecuru, 506 Alphaville 06454-080 Barueri So Paulo, Brasil

0800-17-17-15 info.brasil@bra.dupont.com www.fluidosrefrigerantes.dupont.com.br

Copyright 2008-2011. O logotipo oval DuPont, DuPont, The miracles of science e ISCEON MO99 so marcas requeridas ou registradas da E. I. Du Pont de Nemours and Company ou de suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

Вам также может понравиться