Вы находитесь на странице: 1из 17

A TRILHA DOS HOLANDESES , EM REALIDADE, UMA ESTRADA (PE-039), UMA VIA PUBLICA

by Christopher Sellars on Friday, 9 December 2011 at 22:25

Como morador em Vila Velha, Ilha de Itamarac, posso assegurar que o principal problema que atrasa o desenvolvimento turistico do povoado uma questo de acesso e transporte publico. A vila h mantido o seu charme e singularidade graas em grande parte ao seu isolomento, hoje, em face de grandes projetos imobilirios, e o nefasto Plano de Preservao, o desafio como manter aquele charme e singularidade, e evitar a destruio da comunidade e seus costumes, tradies e jeito de vida. O polo sul da ilha, Forte Orange, Projeto Peixe-Boi recebe uma grande quantidade de turistas, a maioria dos quais chegam em nibuses de excurso, e no disponham de transporte prprio para dar a volta de 15kms pela estrada ate Vila Velha. Pesar do que O Forte Orange e Vila Velha esto separados por apenas 2.5kms via a Trilha dos Holandeses a Vila Velha est privado de receber esses turistas por vrios motivos, falta de informao, falta de sinalizao da mesma via e por conselhos locais, bem intencionados, mas ruins, do perigo de assaltos na trilha. Aqui ofereo uma soluo barato, simples e altamente sustentvel que beneficiar o publico em geral, os turistas e os moradores de Vila Velha. Os turistas e o publico tero um fcil acesso maravilhosa histria, natureza e beleza de Vila Velha. Os moradores da vila estariam beneficiados com um aumento nos ingressos de seus pequenos negcios, e tambm com uma soluo aos seus problemas de transporte publico. Nesse jeito a Vila Velha pode manter um grau de isolomento e assim preservar seu sossego e ar buclico, e ao mesmo tempo evitar a chegada do barulho de carros com som etc.. A TRILHA DOS HOLANDESES , EM REALIDADE, UMA ESTRADA (PE-039), UMA VIA PUBLICA Confere:http://www.der.pe.gov.br/Malha/Mapa/2010_Mapa_Rodovi %C3%A1rio.pdf

A estrada de vinculao entre Vila Velha e o Forte Orange (PE-039), tem estado em uso continuo, por quase 400 anos, desde que os holandeses construram a ponte sobre o Rio Parip para ligar a Vila Velha com o Forte Orange. Antes da quebra da ponte em 1948 foi a nica via para chegar ao forte. Apos de 1948 o sector Vila Velha - Forte Orange caiu em desuso como via para veculos, e por falta de manuteno a mata fecho deixando-a apta s para pedestres, mas, esse desleixo por parte das autoridades no quita a sua qualidade de via publica, e como tal inalienvel, imprescriptivel e impenhoravel. A pavimentao da entrada Vila Velha foi efetuado em 1986/7 pela FIDEM, e deveria tido a sua continuao ate o lado oeste do ponte sobre o Rio Parip, mas, por uma objeo por FUNDARPE, foi terminado em cima na entrada do povoado, provocando o terrvel estado da ladeira por eroso pluvial que existe hoje.

Referente questo ambiental, e possveis objees, incluo um diagrama do zoneamento da APA - Santa Cruz 2008. Como pode ver a rota da estrada passa por uma zona UAH-02 antropizado entre meio das zonas de manguezal e mata atlntica em recomposio, ento h pouca possibilidade de objees por parte de IBAMA, CIPOMA etc.. para limpa a via.

APA (rea de Proteo Ambiental) Santa Cruz lei desde 2008

Os benefcios em limpar e abrir a trilha so mltiplos; Resolve o problema de transporte dos moradores de Vila Velha, podendo eles cruzar a ponte pedestre sobre o Rio Parip e pegar o trem turstico ou kombi e acessar o sistema de transporte publico.

Resolve o problema da chegada dos turistas a Vila Velha, evitando a volta de 15kms pela estrada. A gr maioria dos turistas chegam ao Forte Orange e Peixe Boi em nibus. Criar a possibilidade para os moradores de organizar transporte turstico com carroas puxados por cavalo, jumento ou talvez boi, uma cosa muito turstico e charmoso. Aumentar o fluxo de turistas na Vila e os ingressos dos moradores. Aumentar a segurana na rea e reduzir o malandragem que surge de vez em quando. O custo de abrir a trilha seria mnimo, so 2,5 km. e no precisa pavimentao, podia estar efetuado em pouco tempo com mo de obra de Vila Velha.

Em anexo; Mapa topogrfico de 1940/1948, tal vez levantado pela prefeitura de Igarass ante da emancipao de Itamarac. Notas sobre bens pblicos Zoneamento da APA - Santa Cruz

Bens Pblicos 1. Conceito: Bens Pblicos so todos aqueles que integram o patrimnio da Administrao Pblica direta e indireta. Todos os demais so considerados particulares.

So pblicos os bens de domnio nacional pertencentes as pessoas jurdicas de direito pblico interno; todos os outros so particulares, seja qual fora pessoa a que pertencerem (art. 98 do CC). As empresas pblicas e as sociedades de economia, embora sejam pessoas jurdicas de direito privado, integram as pessoas jurdicas de direito pblico interno, assim os bens destas pessoas tambm so pblicos. 1. Classificao: O artigo 99 do Cdigo Civil utilizou o critrio da destinao do bem para classificar os bens pblicos.

Bens de uso comum: So aqueles destinados ao uso indistinto de toda a populao. Ex: Mar, rio, rua, praa, estradas, parques (art. 99, I do CC).

O uso comum dos bens pblicos pode ser gratuito ou oneroso, conforme for estabelecido por meio da lei da pessoa jurdica a qual o bem pertencer (art. 103 CC). Ex: Zona azul nas ruas e zoolgico. O uso desses bens pblicos oneroso.

Bens de uso especial: So aqueles destinados a uma finalidade especfica. Ex: Bibliotecas, teatros, escolas, fruns, quartel, museu, reparties publicas em geral (art. 99, II do CC).

Bens dominicais: No esto destinados nem a uma finalidade comum e nem a uma especial. Constituem o patrimnio das pessoas jurdicas de direito pblico, como objeto de direito pessoal ou real, de cada uma dessas entidades (art. 99, III do CC).

Os bens dominicais representam o patrimnio disponvel do Estado, pois no esto destinados e em razo disso o Estado figura como proprietrio desses bens. Ex: Terras devolutas. 1. Afetao e desafetao:

Afetao consiste em conferir ao bem pblico uma destinao. Desafetao (desconsagrao) consiste em retirar do bem aquela destinao anteriormente conferida a ele. Os bens dominicais no apresentam nenhuma destinao pblica, ou seja, no esto afetados. Assim, so os nicos que no precisam ser desafetados para que ocorra sua alienao.

Regime jurdico dos bens pblicos 1. Noes Gerais: A concesso desse regime jurdico decorre dos interesses que o Poder Pblico representa quando atua.

Inalienabilidade

Imprescritibilidade

Impenhorabilidade

1. Inalienabilidade:

Regra geral: Os bens pblicos no podem ser alienados (vendidos, permutados ou doados).

Exceo: Os bens pblicos podem ser alienados se atenderem aos seguintes requisitos:

Caracterizao do interesse pblico.

Realizao de pesquisa prvia de preos. Se vender abaixo do preo causando atos lesivos ao patrimnio pblico cabe ao popular.

Desafetao dos bens de uso comum e de uso especial: Os bens de uso comum e de uso especial so inalienveis enquanto estiverem afetados. - Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua qualificao, na forma que a lei determinar (art. 100 do CC).

Os bens dominicais no precisam de desafetao para que sejam alienados. - Os bens pblicos dominicais podem ser alienados, observadas as exigncias da lei (art. 101 do CC).

Necessidade de autorizao legislativa em se tratando de bens imveis (art. 17 da lei 8666/93). Para bens mveis no h essa necessidade.

Abertura de licitao na modalidade de concorrncia ou leilo: O legislador trouxe no artigo 17 algumas hipteses de dispensa de licitao:

Dispensa de licitao para imveis:

Dao em pagamento (art. 17, I, a da Lei 8666/93).

Doao, permitida exclusivamente para outro rgo ou entidade da Administrao Pblica, de qualquer esfera de Governo (art. 17, I, b da Lei 8666/93).

Permuta, por outro imvel que atende os requisitos constantes do inciso X do art. 24 desta lei (art. 17, I, c da Lei 8666/93).

Investidura (art. 17, I, d da Lei 8666/93).

Venda a outro rgo ou entidade da Administrao Pblica, de qualquer esfera de governo (art. 17, I, e da Lei 8666/93).

Alienao, concesso de direito real de uso, locao ou permisso de uso de bens imveis construdos e destinados ou efetivamente utilizados no mbito de programas habitacionais de interesse social, por rgos ou entidades da Administrao Pblica especificamente criados para esse fim (art. 17, I, f da Lei 8666/93).

Dispensa de licitao para mveis:

Doao, permitida exclusivamente para fins e uso de interesse social, aps a avaliao de sua oportunidade e convenincia scioeconmica, relativamente escolha de outra forma de alienao (art. 17, II, a da Lei 8666/93).

Permuta, permitida exclusivamente entre rgos ou entidades da Administrao Pblica (art. 17, II, b da Lei 8666/93).

Venda de aes, que podero ser negociadas na bolsa, observada a legislao especfica (art. 17, II, c da Lei 8666/93).

Venda de ttulos, na forma da legislao pertinente (art. 17, II, d da Lei 8666/93).

Venda de bens produzidos ou comercializados por rgos ou entidades da Administrao Pblica, em virtude de suas finalidades (art. 17, II, e da Lei 8666/93).

Venda de materiais e equipamentos para outros rgos ou entidades da Administrao Pblica, sem utilizao previsvel por quem deles dispe (art. 17, II, f da Lei 8666/93).

1. Imprescritibilidade: a caracterstica dos bens pblicos que impedem que sejam adquiridos por usucapio. Os imveis pblicos, urbanos ou rurais, no podem ser adquiridos por usucapio. Os imveis pblicos no sero adquiridos por usucapio (art. 183 e 191, pargrafo nico da CF). Os bens pblicos no esto sujeitos a usucapio (art. 101 do CC). Desde a vigncia do Cdigo Civil (CC/16), os bens dominicais, como os demais bens pblicos, no podem ser adquiridos por usucapio (smula 340 do STF). 1. Impenhorabilidade: a caracterstica dos bens pblicos que impedem que sejam eles oferecidos em garantia para cumprimento das obrigaes contradas pela Administrao junto a terceiros. Os bens pblicos no podem ser penhorados, pois a execuo contra a Fazenda Pblica se faz de forma diferente. exceo dos crditos de natureza alimentcia, os pagamentos devidos pela Fazenda Federal, Estadual, ou Municipal, em virtude de sentena judiciria, far-se-o exclusivamente na ordem cronolgica de apresentao dos precatrios e conta dos crditos respectivos, proibida a designao de casos ou pessoas nas dotaes oramentrias e nos crditos adicionais abertos para este fim (art. 100 da CF).

Regra geral: A execuo contra a Fazenda se faz atravs da expedio de precatrios (ttulos emitidos a partir de sentena com trnsito em julgado que o torna legitimo credor da Administrao Pblica). S sero includos no oramento os precatrios apresentados at 01/07, pois nesta data que comea a discusso do oramento para o ano seguinte (art. 100, 1 da CF).

Ordem cronolgica de apresentao dos precatrios: Os precatrios devem ser liquidados na ordem cronolgica de sua apresentao e no podem conter nome de pessoas e nem dados concretos (princpio da impessoalidade).

O pagamento fora da ordem cronolgica de sua apresentao pode gerar, por parte do credor prejudicado, um pedido de seqestro de quantia necessria a satisfao do seu dbito, alm da possibilidade interveno federal ou estadual As dotaes oramentrias e os crditos abertos sero consignados diretamente ao Poder Judicirio, cabendo ao Presidente do Tribunal que proferir a deciso exeqenda determinar o pagamento segundo as possibilidades do depsito, e autorizar, a requerimento do credor, e exclusivamente para o caso de preterimento de seu direito de precedncia, o seqestro da quantia necessria satisfao do dbito (art. 100, 2 da CF).

O Presidente do Tribunal competente, que por ato comissivo ou omissivo, retardar ou tentar frustrar a liquidao regular de precatrio incorrer em crime de responsabilidade (art. 100, 6 da CF).

Liquidao dos precatrios:

Sero Liquidados at o ltimo dia do exerccio financeiro seguinte (art. 100, 1 da CF).

A EC 30/00 determinou que os precatrios pendentes em 2000 e os que decorram de ao ajuizada at 31/12/99 sero liquidados por seu valor real, em moeda corrente, acrescido de juros legais, em prestaes anuais, iguais e sucessivas, no prazo mximo de 10 anos, permitida a cesso de crditos.

A regra de parcelamento no pagamento de precatrios no se aplica aos crditos de pequeno valor assim definidos em lei, os de natureza alimentcia, os de que trata o art. 33 dos ADCT e suas complementaes e os que j tiverem seus respectivos recursos liberados ou depositados em juzo. - Ressalvados os crditos definidos em lei como de pequeno valor, os de natureza alimentcia, os de que trata o art. 33 deste Ato das Disposies Constitucionais Transitrias e suas complementaes e os que j tiveram os seus respectivos recursos liberados ou depositados em juzo, os precatrios pendentes na data de promulgao desta emenda e os que decorrerem de aes iniciais ajuizadas at 31 de dezembro de 1999 sero liquidados pelo seu valor real, em moeda corrente, acrescentado juros legais, em prestaes anuais iguais e sucessivas, no prazo mximo de dez anos, permitida a cesso de crditos (art 78 dos ADCT). As prestaes anuais a que se refere o caput deste artigo tero, se no liquidadas at o final do exerccio a que se referem, poder liberatrio do pagamento de tributos da entidade devedora (art. 78, 2 dos ADCT). Assim, se o Poder Pblico no pagar o precatrio no primeiro ano, o particular pode ser liberado do pagamento de tributos. Esta norma sobre compensao legal depende de lei que ainda no veio.

A EC 37/02 determinou a aplicao do artigo 100 aos dbitos da Fazenda Pblica decorrentes de sentenas judiciais transitadas em julgado, desde que presentes os seguintes requisitos: J ter sido objeto de emisso de precatrios judicirios; ter sido definido como de pequeno valor pela lei de que trata o 3 do art. 100 da CF ou pelo 87 dos ADCT; estar total ou parcialmente pendente de pagamento na data da publicao da EC 37/02 (art. 86 dos ADCT).

Essa emenda estabeleceu uma regra transitria at a edio das leis definidoras de pequeno valor.

Exceo:

Crditos alimentares: Tambm dependem de precatrios e sero liquidados na ordem cronolgica de sua apresentao, mas formam uma fila a parte em relao aos demais.

A execuo prevista no art. 100 caput, da Constituio, em favor dos crditos de natureza alimentar no dispensa a expedio de precatrios, limitando-se a isenta-los da observncia da ordem cronolgica dos precatrios decorrentes de condenaes de outra natureza (Smula 655 do STF). Os dbitos de natureza alimentar compreendem aqueles decorrentes de salrios, vencimento, proventos, penses e suas complementaes, benefcios previdencirios e indenizaes por morte ou invalidez, fundadas na responsabilidade civil, em virtude de sentena transitada em julgado (art. 100, 1-A da CF).

Crditos de pequeno valor: O disposto no caput deste artigo relativamente expedio de precatrios no se aplica aos pagamentos de obrigaes definidas em lei como de pequeno valor que a Fazenda Federal, Estadual, Distrital ou Municipal deve fazer em virtude de sentena judicial transitada em julgado (art. 100, 3 da CF).

O art. 87 do ADCT trazia a definio de pequeno valor, mas como os entes da federao j fixaram os limites em lei, no vale mais o ADCT. A lei pode fixar valores distintos para o fim previsto no 3 deste artigo, segundo as diferentes capacidades das entidades de direito pblico (art. 100, 5 da CF).

So vedados a expedio de precatrio complementar ou suplementar de valor pago, bem como fracionamento, repartio ou quebra do valor de execuo, a fim de que seu pagamento no se faa, em parte, na forma do estabelecido no 3 deste artigo e, em parte mediante expedio de precatrio (art. 100, 4 da CF).

Uso dos bens pblicos 1. Noes gerais: As regras sobre o uso do bem pblico so de competncia daquele que detm a sua propriedade, isto da Unio, dos Estados, Municpios e Distrito Federal. competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios zelar pela guarda da Constituio, das leis e das instituies democrticas e conservar o patrimnio pblico (art. 23, I da CF). Os Municpios podero constituir guardas municipais destinadas proteo de seus bens, servios e instalaes, conforme dispuser a lei (art. 144, 8 da CF). Ex: Para se fazer uma passeata no necessrio autorizao, mas deve-se avisar o Poder Pblico para preservao dos bens dos quais tenha titularidade. 1. Instrumentos para transferncia do uso do bem publico para particulares: O uso dos bens pblicos pode ser feito pela prpria pessoa que detm a propriedade ou por particulares, quando for transferido o uso do bem pblico. Tal transferncia se da atravs de autorizao, concesso e permisso de uso.

Autorizao de uso: o ato administrativo unilateral, discricionrio e precarssimo atravs do qual transfere-se o uso do bem pblico para particulares por um perodo de curtssima durao. Liberase o exerccio de uma atividade material sobre um bem pblico. Ex: Empreiteira que esta construindo uma obra pede para usar uma rea publica, em que ir instalar provisoriamente o seu canteiro de obra;

Fechamento de ruas por um final de semana; Fechamento de ruas do Municpio para transportar determinada carga.

Difere-se da permisso de uso de bem pblico, pois nesta o uso permanente (Ex: Banca de Jornal) e na autorizao o prazo mximo estabelecido na Lei Orgnica do Municpio de 90 dias (Ex: Circo, Feira do livro).

Permisso de uso: o ato administrativo unilateral, discricionrio e precrio atravs do qual transfere-se o uso do bem pblico para particulares por um perodo maior que o previsto para a autorizao. Ex: Instalao de barracas em feiras livres; instalao de Bancas de jornal; Box em mercados pblicos; Colocao de mesas e cadeiras em caladas.

Concesso de uso:

Concesso comum de uso ou Concesso administrativa de uso: o contrato por meio do qual delega-se o uso de um bem pblico ao concessionrio por prazo determinado. Por ser direito pessoal no pode ser transferida, inter vivos ou causa mortis, a terceiros. Ex: rea para parque de diverso; rea para restaurantes em Aeroportos; Instalao de lanchonetes em zoolgico.

Concesso de direito real de uso: o contrato por meio do qual delega-se se o uso em imvel no edificado para fins de edificao; urbanizao; industrializao; cultivo da terra. (Decreto-lei 271/67). Delega-se o direito real de uso do bem.

Cesso de uso: o contrato administrativo atravs do qual transfere-se o uso de bem pblico de um rgo da Administrao para outro na mesma esfera de governo ou em outra.

Like Unfollow post Share Delete

Вам также может понравиться