Вы находитесь на странице: 1из 13

Caros artistas, pesquisem. suficiente.

Marco Buti
O artigo trata da ainda problemtica insero da Arte como obra realizada na estrutura acadmica da Universidade, das dificuldades de avaliao, da arbitrria oposio entre teoria e prtica e suas origens, e dos equvocos decorrentes da tentativa de reduzir a realizao artstica a esquemas conceituais de outras reas do conhecimento.

1.1.1

Tendo sido convidado pelos organizadores a indicar artistas brasileiros para uma exposio internacional de gravuras na Frana, voltada para a Amrica do Sul, na qual meus trabalhos tambm estariam sendo exibidos, acreditei que seria uma boa oportunidade para tentar realizar um antigo projeto: passar um ms em Paris pesquisando o acervo de gravuras do Gabinete de Estampas da Biblioteca Nacional. Como todo o conhecimento gerado por este trabalho reverteria diretamente nas disciplinas que ministro na Universidade, pareceu-me justificvel pleitear um auxlio viagem s agncias de fomento. No decorrer do preenchimento do formulrio padronizado, que evidentemente no previa atividade alguma no exterior sem forma verbal, surgiu uma dvida, certamente devida minha falta de prtica com este tipo de atividade. Temendo pr a perder todos os meus esforos se a formalizao de meu pedido no fosse absolutamente perfeita, telefonei para Braslia em busca de orientao. Explicando minha questo ao funcionrio, fui informado de que o tipo de auxlio desejado s era concedido para participao em simpsios e reunies cientficas, com absoluta prioridade para as comunicaes verbais, como eu j suspeitava (no formulrio, tinha includo em outros o tipo de evento do qual participaria, exposio de arte). Gentilmente, fui informado de que estava perdendo tempo, e meu pedido no seria atendido. Como j tinha perdido um certo tempo elaborando um projeto de trabalho e preenchendo o formulrio, optei por prolongar um pouco o telefonema interurbano, achando irrisria mais essa pequena perda de tempo. Declarei ter conscincia de que as Artes seriam sempre as ltimas prioridades, mas enviaria minha solicitao assim mesmo.

Discordando, o funcionrio, cumprindo sua obrigao, esclareceu no haver diferena de tratamento, pois as Artes eram consideradas uma cincia como qualquer outra. Surpreso e irritado, afirmei lapidarmente: Arte no cincia. Talvez o tom da afirmao no tenha sido muito corts, e tentando suavizar meu laconismo acrescentei que, embora no fosse cincia, a Arte era uma forma de conhecimento. O funcionrio pediu para explicar exatamente a natureza do evento. Repeti que se tratava de uma exposio internacional de Arte, na qual estariam expostos meus trabalhos, uma forma visual de conhecimento. Ento, o funcionrio indagou qual seria a finalidade de um evento daquela espcie: uma exposio de arte. Aps um curto lapso de mudez devido ao meu espanto com a pergunta, respondi, dando uma explicao certamente insatisfatria, que uma exposio era uma oportunidade dada ao pblico de entrar em contato direto com a obra de arte, que esta talvez suscitasse alguma reao no espectador, que seria uma maneira de refletir sobre questes da atividade artstica na contemporaneidade e assim por diante. O funcionrio, calmamente, com slidos conhecimentos da matria, clareou todas as minhas dvidas: no haveria chance de ter minha solicitao atendida para apresentar obras de arte. Ainda se fosse um pster, cujo local especfico no formulrio eu notara, poderia acalentar uma mnima esperana. Com Arte, nenhuma. Fui ainda informado de que muitos projetos em Artes eram contemplados, mas no a apresentao de obras. Tive que concordar com o funcionrio: estava perdendo meu tempo. Encerrei o telefonema, agradecendo pela ateno e pelas luminosas explicaes. Poucas vezes me senti to humilhado.

1.1.2

Mesmo tendo dialogado com um funcionrio subalterno, a posio institucional fica evidente. De resto, j evidente nos formulrios e nos currculos, onde a atividade artstica entra em outros. Porm a conversa telefnica deu mais contundncia ao que eu j sabia: a Arte est presente (ou tolerada) na Universidade graas a um equvoco,

que se resume na certeza da aplicabilidade universal dos mtodos de pesquisa cientficos. A Arte forada a se amoldar a um quadro conceitual que no o seu, e isto repercute em todos os nveis das atividades acadmicas. Trata-se aqui da presena do artista como produtor de conhecimento atravs da particularidade de seu pensamento visual, por meio de obras e/ou aes. Tal atividade central pode ser acompanhada da palavra, mas tambm pode e deve ser suficiente em si mesma.

1.1.3

Sob este equvoco existe outro mais antigo, manifestado desde o incio da discusso sobre a Arte na Universidade. Pode ser notado numa alocuo de Marcel Duchamp na Universidade de Hofstra, em 1960, quando a questo ainda era nova. Ele comea citando um provrbio francs que remontaria a cerca de 1880: Bte comme um peintre. Argumentando a favor dos estudos universitrios para o artista, Duchamp se pergunta as razes para a existncia de tal provrbio: Por que menos inteligente? Porque sua destreza tcnica essencialmente manual, e no tem relao imediata com o intelecto?. E mais adiante: Como a profisso do artista se coloca na sociedade hoje num nvel semelhante ao das profisses liberais, deve receber a mesma formao universitria, j que a profisso no mais uma espcie de artesanato superior. interessante comparar as reflexes de Duchamp com dois trechos de cartas de van Gogh, escritas depois de 1880, onde o artista talvez mais paradigmtico da emocionalidade intensa associada ao ato de pintar declara: Trabalho e clculo seco, onde se tem o esprito extremamente tenso, como um ator em cena num papel difcil, onde se devem pensar mil coisas de uma vez em apenas meia hora. E em outra carta: No creias que manteria artificialmente meu estado febril, mas tenha em conta que estou em pleno clculo complicado, do qual resultam telas feitas com rapidez, uma atrs da outra, porm calculadas de antemo por longo tempo.

Numa das suas raras manifestaes verbais, Morandi, j no fim da vida, dizia: Na minha idade, sabe-se como pintar. Leva-se vinte minutos para fazer uma pintura. Mas para estes vinte minutos freqentemente levam-se dias e dias pensando no trabalho. Parece at que Duchamp e os outros dois artistas no esto falando da mesma coisa. E no esto mesmo. Enquanto um fala da pintura em sentido genrico, os outros falam de sua pintura. Podemos supor que van Gogh e Morandi, dedicando toda sua vida pintura, descobriram profundidades que Duchamp no alcanou. Mas a questo no esta, mais ampla e mais bvia. No se podem pensar as operaes artsticas, mentais e materiais, dissociadas entre si e dissociadas do artista que as realiza, seja qual for a linguagem e tcnica utilizada. O que torna a pintura Arte a inteno, o esforo de realizao, a capacidade de integrar a inteligncia e a sensibilidade a todos os atos materiais. A pintura, como transparece nos depoimentos de van Gogh e Morandi, seria mais bem entendida como uma atividade mental constante, que durante um certo perodo, varivel para cada pintor e pintura, se materializa pelo uso de tintas (ou outros meios), sem interromper o esforo intelectual. Tudo depende do nvel em que se tenta pintar. E qual seria o nvel que poderia sugerir um padro acadmico de qualidade para a Arte na Universidade? Aquele alcanado por artistas como Morandi e van Gogh, ou aquele da pintura que sequer chegou a ser linguagem autnoma, e muito menos Arte? Quem no souber discernir esta diferena na prpria estrutura material da obra deveria ficar calado.

1.1.4

Mas o equvoco inicial muito mais antigo. Trata-se de um problema social, que continua encontrando formas contemporneas de manifestao. Considerar o trabalho manual inferior atividade do pensamento remonta escravido, onde o primeiro era funo a priori do escravo, e o segundo privilgio do homem livre. ali que se

encontram as razes da falsa questo opondo o artesanal e o intelectual, a teoria e a prtica, a reflexo e a execuo, que acaba atingindo o texto e a imagem. Na Universidade, a diviso existiu desde o incio. O frei Giovanni da Dinamarca, no sculo XIII, foi um dos primeiros a propor a distino entre as Artes Mecnicas e as Liberais. As primeiras abrangeriam todas as atividades artesanais, inclusive a dos mdicos, as segundas corresponderiam a todas as atividades baseadas no Trvio (Gramtica, Retrica e Lgica) e no Quadrvio (Matemtica, Geometria, Astronomia e Msica). O clero docente pretendia assim se opor a novidades perigosas introduzidas pelas Universidades laicas, como a Medicina. Esta, para no ser enquadrada entre as Artes Mecnicas, permanecer at pelo menos o sculo XVII mais prxima dos estudos filosfico-literrios do que dos naturalstico-cientficos. Os cirurgies, porm, devido manualidade implcita a sua atividade, s sero equiparados Medicina em uma nica Faculdade em finais do sculo XIX. At hoje, o cirurgio encontra maior dificuldade para se inserir na hierarquia acadmica que seus colegas de outros ramos dos estudos mdicos.

1.1.5

Ser possvel pensar a civilizao e a cultura como conhecemos sem ferramentas? At que ponto poderia ter ido a reflexo sem os instrumentos e materiais que tornaram e tornam possvel seu registro e difuso?

1.1.6

Retornando Arte na Universidade, no de espantar que acabe sendo mais importante, mais reconhecido como produtividade, fazer projetos artsticos com metodologia cientfica, publicar textos, dar palestras, participar de congressos, fazer relatrios, tudo o que possa ser facilmente contado e qualificado como intelectual e reflexivo sem deixar margem a dvidas. Realizar um trabalho artstico acaba se tornando secundrio: a existncia da obra no necessria. Pode at

ser prejudicial, j que a Arte, a fim de realizar-se efetivamente, reivindica para si o tempo empregado em outras atividades numericamente mensurveis. No entanto, qualquer pessoa realmente interessada em Arte sabe da necessidade do contato direto com a obra para que seus significados possam ser apreendidos: seu possvel poder transformador, um conhecimento emitido visualmente e sem traduo adequada, algum tipo de tomada de conscincia, uma surpresa, uma experincia nova e tantas outras possveis reaes. Se tal capacidade de emanao existe, que importa para o espectador se foi conseguida com metodologia de pesquisa cientfica ou no? para isto que existe uma exposio de Arte. Neste contexto, o desejvel e to discutido equilbrio entre teoria e prtica (que sempre existiu nos trabalhos realmente significativos) sempre buscado s custas da prtica, dando margem a uma srie de ingenuidades. Ser possvel dividir o trabalho artstico em duas metades, somando 50% de prtica com 50% de teoria, e manter permanentemente tal perfeio? Se esta situao realmente existir, ser critrio para avaliar a qualidade artstica? Todo texto sempre mais intelectual que qualquer manifestao visual? A pertinncia das justificativas, concluses, relatrios pode garantir a realizao, ou esta continua sendo um risco? A pouca valorizao da prtica tem tambm uma conseqncia bastante til: no se questiona at o fim a precariedade e a inadequao das instalaes dos departamentos de Artes na maioria dos cursos superiores, sem haver em contrapartida um maior investimento nas bibliotecas. Mas a prtica e insisto em usar aqui uma diviso com a qual no concordo, j que seria suficiente dizer Arte para entender uma unidade de conhecimento no consiste na aplicao de procedimentos j conhecidos, noo que, espantosamente, ainda bastante difundida no meio artstico e acadmico. Matisse talvez tenha elucidado a questo

da maneira mais lapidar: Porm a idia de um pintor no pode ser considerada isolada de seus meios de expresso, pois s vale na medida em que se sustenta nos meios, que devem ser tanto mais completos e por completos no entendo complicados quanto mais profundo o pensamento. No h como dissociar, a no ser por ignorncia ou m f, o pensamento das aes materiais, a tcnica da linguagem, as intenes da realizao. O caminho est sempre por ser descoberto, mesmo com os meios ditos tradicionais, e sem excluir as manifestaes conceituais (que tambm j podem ser consideradas tradicionais). A complexidade desse processo s percebida (incompletamente) por quem se dispe a tentar, e por esta razo existem tantos depoimentos de artistas falando dos riscos, das incertezas e at mesmo da impotncia do artista frente obra, por isto existem obras que consideramos plenamente realizadas que no foram consideradas mais que buscas iniciais por seus autores. Por isto tambm compreensvel que se tente substituir a problemtica busca (sinnimo de pesquisa) da realizao da obra pela pretensa certeza da justificativa acadmica e seus formalismos. Realizar um trabalho pode significar simplesmente retirar um objeto de seu contexto, intervir em algo produzido pela indstria, projetar, por exemplo, uma escultura, que ser realizada por uma empresa, ou encontrar um sentido presente atravs de uma atividade que tem milhares de anos, e mais n possibilidades. A escolha errada compromete a carga potica do trabalho. A atividade de um artista pode envolver tudo isto ao mesmo tempo, ou em momentos distintos de sua trajetria, limitar-se a uma nica linguagem ou escolher o silncio. So opes de cada um, um direito, e, a priori, nenhuma superior outra. Temos de aguardar a realizao, e s depois assumir uma posio. para isto que serve uma exposio de Arte.

1.1.7

Se a questo da Arte na Universidade tivesse sido colocada nos termos adequados desde o incio no estaramos ainda discutindo o

assunto. Deixemos claro que est adequadamente colocada em todas as obras de Arte dignas deste nome, para quem capaz de v-lo. Para os demais, j existia uma expresso verbal excelente, de Paul Valry, muito antes de se discutir a presena da Arte na Universidade: No conheo nenhuma arte que exija mais inteligncia que o desenho. Tanto para extrair da complexidade da viso a descoberta do trao, para resumir uma estrutura, para no ceder mo, para ler e pronunciar em si uma forma antes de escrev-la; quanto para que a inveno domine o momento, que a idia se faa obedecer, se precise, e se enriquea do que ela se torna no papel, sob o olhar, todos os atributos do esprito so empregados neste trabalho, onde aparece no menos fortemente o carter da pessoa, quando ela o tem (grifos do autor). Para esclarecer o que j est claro no texto de Valry, e j claro pelo menos desde o Renascimento, no entendamos aqui desenho apenas como manifestao grfica no papel. Trata-se de uma atividade mental que organiza ou desorganiza o espao real ou representado, ligando inteno e percepo, presente em toda manifestao visual que se materializa, mas sem estar restrita a nenhum meio. Desenho , antes de mais nada, um olhar qualificado, capaz de receber e projetar simultaneamente. Pode ser o deslocamento do corpo no espao, um encadeamento de eventos e aes, a soma significativa de espao/tempo. Como diz Robert Smithson, Um grande artista pode fazer arte simplesmente lanando um olhar. Se o desenho est presente em toda manifestao de Artes Visuais, e uma atividade extremamente intelectual (mas no s), como aponta Valry, como entender o provrbio Bte comme um peintre a no ser como uma manifestao da ignorncia de seus autores? Ser que no justamente a presena deste desenho que torna a pintura Arte, como a de van Gogh , Morandi e Duchamp? por este vis que a Arte pode reivindicar sua presena como conhecimento na Universidade, j que suas manifestaes manuais ainda levantam dvidas nos desinformados de hoje. E, como est claro pelo grifo de Valry na

palavra inteligncia, no h porque temer a prtica de uma Arte mecnica, em certa viso que perpetua os preconceitos da escravido universal e local.

1.1.8

Embora toda a Arte ocupe uma posio marginal dentro do conhecimento acadmico, existem tambm privilgios e desequilbrios dentro de seu prprio campo, causados pelos mesmos motivos. A Universidade, principalmente a pblica, no deveria privilegiar tendncias artsticas, mas oferecer uma formao que possibilitasse a cada aluno suas prprias escolhas. Na ps-graduao, o ingresso deveria se basear na qualidade do trabalho j realizado, e no na sua adequao a normas acadmicas e estticas hegemnicas. Compreende-se que a teoria da Arte se insira melhor no universo acadmico. Mas nem tanto excesso de reverncia. Como quando se ouve dizer que dar uma aula prtica muito mais fcil que uma terica. Volto a perguntar: ser que toda aula terica mais intelectual que qualquer aula prtica, ou ser preciso assisti-las para ter uma opinio? (Compreende-se tambm que a aula seja uma das atividades acadmicas menos valorizadas, em favor da pesquisa. Frente a uma classe, depois de um ms de aulas, tudo est claro, talvez demais...) Na rea prtica, algumas tendncias se acomodam melhor aos conceitos universitrios, adquirindo uma importncia desproporcional ao seu real papel no contexto artstico. o caso da Arte e Tecnologia, pela sua maior proximidade com a cincia, e as tendncias conceituais. So os casos mais evidentes, que satisfazem mais as exigncias intelectuais. Mas se nem toda pintura Arte, tambm parece duvidoso que baste se afirmar o conceito como suficiente ou trabalhar com tecnologia para estar com certeza realizando um trabalho artstico. No basta um discurso com metodologia cientfica associado a um aparato tecnolgico produzindo uma curiosidade vistosa ou interativa, nem qualquer

especulao sobre a Arte: os riscos de fracasso e iluso so os mesmos para qualquer meio. Mas tudo o que se apresenta como pesquisa cientfica tende a ser mais bem recebido. E no podemos negligenciar que o ingresso da Arte na Universidade brasileira se deu em 1971, no auge da Arte Conceitual. O incio de uma instituio acaba influenciando seu desenvolvimento futuro. Em 1816, a Academia Brasileira de Belas Artes nasceu marcada pelo desenho neoclssico trazido por seus artistas/professores. Uma Universidade precisa saber conviver com mltiplos pontos de vista, como estmulo pesquisa e para no prejudicar a formao dos seus alunos com posies unilaterais do corpo docente.

1.1.9

O modelo acadmico/cientfico de projeto exigido para encaminhar pedidos de bolsa, auxlio financeiro de vrios gneros, para ingresso e permanncia na carreira docente. Acredito que seja adequado para a grande maioria dos campos do conhecimento presentes na Universidade, no coloco em dvida a seriedade das instituies e nem pretendo ter competncia para me pronunciar sobre as peculiaridades de outras reas. Mas acredito ter um conhecimento sobre a minha, que foi totalmente formado na Universidade. Se um artista optou por uma aproximao com a cincia em seu trabalho, talvez, mas no necessariamente, poder achar adequados os atuais parmetros de encaminhamento de projetos, bolsas e auxlio financeiro. Para outros, cuja produo no pautada por tais critrios, a submisso de qualquer projeto provoca um dilema tico. Como, aps ter alcanado um certo nvel de realizao e conscincia, descobrindo e mantendo uma relao intelectual, afetiva e tica com sua obra, neg-la oficialmente, por escrito, a fim de solicitar algum tipo de bolsa ou prestar um concurso? uma situao semelhante enfrentada pelo cientista Galileu Galilei, sem a mesma repercusso.

Quando tal relao no existe, ou seja, quando se faz Arte sem ser artista, o problema tambm no existe: o trabalho j nasce trado, se chegar a existir. Se o objetivo mais conseguir o auxlio que realizar o trabalho, este ltimo torna-se infinitamente moldvel s circunstncias. Este tipo de pesquisador um especialista em fazer projetos, que com toda probabilidade sero aceitos, mas isto no garante que encontraro uma realizao que os qualifique como Arte. Todo artista sabe que Arte tentativa e as garantias no existem. Pelos atuais critrios de avaliao, tudo o que for encaminhado em perfeito acordo com os padres acadmicos tende mais a ser aceito, j que o trabalho em si no precisa ser visto, e os projetos e relatrios no permitem evidenciar as diferenas. Se o trabalho em si fosse de fato o centro das avaliaes, talvez as diferenas, por vezes gritantes, pudessem ser notadas. E talvez se mostrasse algo mais, lembrando Valry: (...) todos os atributos do esprito so empregados neste trabalho, onde aparece no menos fortemente o carter da pessoa, quando esta o tem. (grifo meu). para isto que serve uma exposio de Arte. Evidentemente, uma avaliao baseada no contato direto com as obras realizadas seria impossvel. Como se aproximar com algum interesse e simpatia de todos os trabalhos artsticos em curso nas Universidades, respeitando seus tempos e acompanhando seus processos? Portanto, troca-se o impossvel pelo absurdo: uma avaliao baseada em critrios de outras reas do conhecimento, quantitativos, j que contar nmeros numa planilha no exige grandes esforos de interpretao, valorizando a publicao em revistas indexadas inexistentes no campo artstico, ignorando se o trabalho foi realizado e em que nvel. E se foi exposto, sua publicao adequada, j que a Arte no apenas assunto interno da Universidade, e seu lugar preferencial fora do campus, dialogando com a sociedade. para isto que serve uma exposio de Arte. Como, portanto, avaliar rigorosamente, se o foco no incide sobre a grande dificuldade do artista, a realizao da obra? No sei. Mas o

trabalho realizado uma evidncia, e no pode ser ignorado. A no ser que se deseje perpetuar a diviso entre Arte e pesquisa em Arte, esta muito superior, pois realizada no interior das Universidades com critrios cientficos. A realidade est longe de confirmar esta pretenso. Basta acompanhar o circuito artstico para notar que a qualidade e a importncia do trabalho realizado independem de se pertencer aos quadros de uma Universidade, e seria ingnuo acreditar que uma diviso de tamanha rigidez possa se concretizar. E basta acompanhar o universo acadmico para notar a presena de artistas de fato, lado a lado com professores que simplesmente no existem como artistas, por no terem obra alguma, mas ostentam os mesmos ttulos ou superiores. evidente que entre estes dois plos existem todas as nuances possveis: no automaticamente que o artista ter um papel importante na Universidade, nem o melhor artista ser tambm o melhor professor. Mas muito menos provvel encontrar uma contribuio valiosa, nas disciplinas e pesquisas que enfocam a realizao da obra de arte, por parte de algum cuja experincia e compromisso com o processo artstico no excedem os limites do necessrio para conseguir ttulos acadmicos. Isto muito pouco, mas tais ttulos tm o mesmo valor oficial daqueles obtidos por quem dedicou a vida realizao de um trabalho artstico, e por isto obteve seus ttulos com dignidade. esta diferena que pode ser notada em uma exposio artstica, mas no em projetos e relatrios. Portanto, para conseguir o mesmo reconhecimento em termos de hierarquia acadmica e recursos, mais cmodo que a Arte no exista como realizao dentro da Universidade, evitando os inconvenientes familiares a todo artista. Pode-se transformar a Arte em discurso interno, infindvel e estril, satisfazendo plenamente a miopia das avaliaes, mas talvez no as necessidades de orientao dos jovens que buscaram o conhecimento na Universidade.

Por fim, causaria estranheza a docilidade com que artistas e pesquisadores em Arte se conformam com sua marginalidade acadmica? Estariam endossando a noo ainda algo romntica do artista marginal, ou querendo desmistific-la de vez, atravs de uma Arte burocrtica? Ou a falta de enfoque na realizao artstica seria conveniente maioria dos professores nos departamentos de Arte?

Marco Buti artista plstico e docente do Departamento de Artes Plsticas da Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo. Trabalha principalmente com desenho, gravura em metal e fotografia.

Вам также может понравиться