Вы находитесь на странице: 1из 9

1.

Introduo

Segundo Machado e ngelo (2000), denominam-se Nervos Cranianos todos aqueles nervos que fazem conexo com o Encfalo. Existem 12 pares de Nervos Cranianos, sendo o Primeiro (Olfatrio) ligado ao Telencfalo; o Segundo (ptico), ligado ao Diencfalo; ao passo que os outros dez ligam-se ao Tronco Enceflico. Numeram-se os Nervos Cranianos com algarismos Romanos de I a XII, obedecendo ordem de sua origem aparente no Encfalo no sentido rostrocaudal. Os pares de nervos cranianos so assim chamados, pois seus ncleos, com exceo do I e do II, se originam no tronco enceflico. Em sua maior parte, inerva a estrutura da cabea e do pescoo e alguns destes nervos trazem informaes dos rgos dos sentidos ao crebro, outros servem aos msculos de controle; outros nervos cranianos conectam-se a glndulas ou rgos internos como o corao e ao pulmo (MARTIN, 1989). Segundo Martin (1989), os nervos cranianos, anatomicamente, se dividem em nervos sensoriais, motores e mistos. Em geral, os ncleos dos nervos sensoriais tendem a estar localizado na lateral do tronco enceflico enquanto que os ncleos motores localizam-se medialmente. Os nervos mistos, com fibras motoras e sensrias tm mais de um ncleo original pelo menos um sensorial (aferente) e um motor (eferente).

2. Componentes funcionais dos nervos cranianos


2.1 COMPONENTES AFERENTES Segundo Machado e ngelo (2000), na extremidade ceflica dos animais desenvolveramse durante a evoluo rgos de sentido mais complexos, que so, nos mamferos, os rgos da viso, audio, gustao e olfao. Os receptores destes rgos so denominados "especiais" para distingui-los dos demais receptores, que, por serem encontrados em todo o resto do corpo, so denominados gerais. As fibras nervosas em relao com estes receptores so pois classificadas como especiais. Assim, temos: a) fibras aferentes somticas gerais originam-se em exteroceptores e proprioceptores, conduzindo impulsos de temperatura, dor, presso, tato e propriocepo; b) fibras aferentes somticas especiais originam-se na retina e no ouvido interno, rclacionando-se, pois, com viso, audio e equilbrio: c) fibras aferentes viscerais gerais originam-se em visceroceptores e conduzem, por exemplo, impulsos relacionados com a dor visceral; d) fibras aferentes viscerais especiais originam-se em receptores gustativos e olfatrios, considerados viscerais por estarem localizados em sistemas viscerais, como os sistemas digestivo e respiratrio. 2.2 COMPONENTES EFERENTES Segundo Machado e ngelo (2000), para que possamos entender a classificao funcional das fibras eferentes dos nervos cranianos, cumpre uma rpida recapitulao da origem embriolgica dos msculos estriados esquelticos. A maioria destes msculos deriva dos mitomos dos somitos e so, por este motivo, chamados msculos estriados miotmicos. Com exceo de pequenos somitos existentes adiante dos olhos (somitos pr-pticos), no se formam somitos na extremidade ceflica dos embries. Nesta regio, entretanto, o mesoderma fragmentado pelas fendas branquiais, que delimitam os arcos branquiais. Os msculos estriados derivados destes arcos branquiais so chamados msculos estriados branquiomricos (MACHADO E NGELO, 2000). Msculos miotmicos e branquiomricos, embora originados de modo diferente, so estruturalmente semelhantes. Entretanto, os arcos branquiais so considerados formaes viscerais, e as fibras que inervam os msculos neles originados so consideradas fibras eferentes viscerais especiais, para distingui-las das eferentes viscerais gerais, relacionadas com a inervao dos msculos lisos, cardaco e das glndulas. As fibras eferentes viscerais gerais pertencem diviso parassimptic ado sistema nervoso autnomo e terminam em gnglios viscerais, de onde os impulsos so levados s diversas estruturas viscerais. Elas so, pois, fibras pr-ganglionares e promovem a inervao prganglionar destas estruturas. As fibras que inervam msculos estriados miotmicos so denominadas fibras eferentes somticas. Esta classificao encontra apoio na localizao dos ncleos dos nervos cranianos motores, situados no tronco enceflico. Os ncleos que originam as fibras eferentes viscerais especiais tm posio muito diferente daqueles que originam as fibras eferentes somticas ou viscerais gerais (MACHADO E NGELO, 2000).

3. Nervos Cranianos
3.1 Nervo Olfatrio, I Par Segundo Machado e ngelo (2000), representado por numerosos pequenos feixes nervosos que, originando-se na regio olfatria de cada fossa nasal, atravessam a lmina crivosa do osso etmoide e terminam no bulbo olfatrio. um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos olfatrios, sendo, pois, classificados como aferentes viscerais especiais. 3.2 Nervo ptico, II Par Segundo Machado e ngelo (2000), constitudo por um grosso feixe de fibras nervosas que se originam na retina, emergem prximo ao polo posterior de cada bulbo ocular, penetrando no crnio pelo canal ptico. Cada nervo ptico une-se com o do lado oposto, formando o quiasma ptico, onde h cruzamento parcial de suas fibras, as quais continuam no tracto ptico at o corpo geniculado lateral. O nervo ptico um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos visuais, classificando-se, pois, como aferentes somticas especiais. 3.2 Nervos Oculomotor, III Par; Troclear, IV Par; e Abducente, VI Par Segundo Machado e ngelo (2000), so nervos motores que penetram na rbita pela fissura orbital superior, distribuindo-se aos msculos extrnsecos do bulbo ocular, que so os seguintes: elevador da plpebra superior, reto superior, reto inferior, reto mediai, reto lateral, oblquo superior e oblquo inferior. Todos estes msculos so inervados pelo oculomotor, com exceo do reto lateral e do oblquo superior, inervados, respectivamente, pelos nervos abducente e troclear. Admite-se que os msculos extrnsecos do olho derivam dos somitos prpticos, sendo, por conseguinte, de origem miotmica. As fibras nervosas que os inervam so, pois, classificadas como eferentes somticas. Alm disto, o nervo oculomotor possui fibras responsveis pela inervao pr-gan- ocular: o msculo ciliar, que regula a convergncia do cristalino, e o msculo esfncter da pupila. Estes msculos so lisos, c as libras que os inervam classificam-se como eferentes viscerais gerais. O conhecimento dos sintomas que resultam de leses dos nervos abducente e oculomotor, alm de ajudar a entender suas funes, reveste-se de grande importncia clnica. 3.4 Nervo Trigmeo, V Par Segundo Machado e ngelo (2000), o nervo trigmeo um nervo misto, sendo o componente sensitivo consideravelmente maior. Possui uma raiz sensitiva e uma raiz motora. A raiz sensitiva formada pelos prolongamentos centrais dos neurnios sensitivos, situados no gnglio trigeminal (ou semilunar, ou gnglio de Gasser), que se localiza no cavo trigeminal, sobre a parte petrosa do osso temporal. Os prolongamentos perifricos dos neurnios sensitivos do gnglio trigeminal formam distalmente ao gnglio os trs ramos ou divises do trigmeo: nervo oftlmico, nervo maxilar e nervo mandibular, responsveis pela sensibilidade somtica geral de grande parte da cabea, atravs de fibras que se classificam como aferentes somticas gerais. Estas fibras conduzem impulsos exteroceptivos e proprioceptivos. Os impulsos exteroceptivos (temperatura, dor, presso e tato) originam-se:

a) da pele da face e da fronte; b) da conjuntiva ocular; c) da parte ectodrmica da mucosa da cavidade bucal, nariz e seios paranasal; d) dos dentes; e) dos 2/3 anteriores da lngua; f) da maior parte da dura-mter craniana. Segundo Machado e ngelo (2000), os impulsos proprioceptivos originam-se em receptores localizados nos msculos mastigadores e na articulao tmporo-mandibular. A raiz motora do trigmeo constituda de fibras que acompanham o nervo mandibular, distribuindo-se aos msculos mastigadores (temporal, masster, pterigideo lateral, pterigoideo mediai, milohideo e o ventre anterior do msculo digstrico). Todos estes msculos derivam do primeiro arco branquial e as fibras que os inervam se classificam como eferentes viscerais especiais. 3.5 Nervo Facial, VII Par Segundo Machado e ngelo (2000), as relaes do nervo facial tm grande importncia mdica, destacando-se as relaes com o nervo vestbulo-coclear e com as estruturas do ouvido mdio e interno, no trajeto intrapetroso e com a partida, no trajeto extrapetroso; O nervo emerge do sulco bulho-pontino atravs de uma raiz motora, o nervo facial propriamente dito, e uma raiz sensitiva e visceral, o nervo intermdio. Juntamente com o nervo vestbulo-coclear, os dois componentes do nervo facial penetram no meato acstico interno, no interior do qual o nervo intermdio perde a sua individualidade, formando-se, assim, um tronco nervoso nico que penetra no canal facial. Depois de curto trajeto, o nervo facial encurva-se fortemente para trs. formando o joelho externo, ou geneulo do nervo facial, onde existe um gnglio sensitivo, o gnglio geniculado. A seguir, o nervo descreve nova curva para baixo, emerge do crnio pelo forame estilomastideo, atravessa a glndula partida e distribui uma srie de ramos para os msculos mmicos, msculo estilo-hiideo e ventre posterior do msculo digstrico. Estes msculos derivam do segundo arco branquial, e as libras a eles destinadas so pois eferentes viscerais especiais, constituindo o componente funcional mais importante do VII par. Os quatro outros componentes funcionais do VII par pertencem ao nervo intermdio, que possui fibras aferentes viscerais especiais, aferentes viscerais gerais, aferentes somticas gerais e aferentes viscerais gerais. As libras aferentes so prolongamentos perifricos de neurnios sensitivos situados no gnglio geniculado; os componentes eferentes originam-se em ncleos do tronco enceflico (MACHADO E NGELO, 2000). 3.6 _ Nervo vestbulo-coclear, VIII PAR Segundo Machado e ngelo (2000), o nervo vestbulo-coclear um nervo exclusivamente sensitivo, que penetra na ponte na poro lateral do sulco bulbo-pontino, entre a emergncia do VII par e o flculo do cerebelo, regio denominada ngulo ponto-cerebelar. Ocupa, juntamente com os nervos facial e intermdio, o meato acstico interno, na poro petrosa do osso temporal. Compe-se de uma parte vestibular e uma parte coclear, que, embora unidas em um tronco comum, tm origem, funes e conexes centrais diferentes. A parte vestibular formada por fibras que se originam dos neurnios sensitivos do gnglio vestibular, que conduzem impulsos nervosos relacionados com o equilbrio, originados em receptores da poro vestibular do ouvido interno.

A parte coclear do VIII par constituda de fibras que se originam nos neurnios sensitivos do gnglio espiral e que conduzem impulsos nervosos relacionados com a audio originados no rgo espiral, receptor da audio, situado na cclea. As fibras do nervo vestbulococlear classificam-se como aferentes somticas especiais. Leses do nervo vestbulo-coclear causam diminuio da audio, por comprometimento da parte coclear do nervo, juntamente com vertigem, alteraes do equilbrio e enjo, por envolvimento da parte vestibular. Ocorre tambm um movimento oscilatrio dos olhos denominado nistagmo. 3.7 _ Nervo Glossofarngeo, IX Par Segundo Machado e ngelo (2000), o nervo glossofarngeo um nervo misto que emerge do sulco lateral posterior do bulbo, sob a forma de filamentos radiculares, que se dispem em linha vertical. Estes filamentos renem-se para formar o tronco do nervo glossofarngeo, que sai do crnio pelo forame jugular. No seu trajeto, atravs do forame jugular, o nervo apresenta dois gnglios, superior ( ou jugular) e inferior (ou petroso), formados por neurnios sensitivos. Ao sair do crnio, o nervo glossofarngeo tem trajeto descendente, ramificando-se na raiz da lngua e na faringe. Os componentes funcionais das fibras do nervo glossofarngeo assemelham-se aos do vago e do facial. Desses, o mais importante o representado pelas fibras aferentes viscerais gerais, responsveis pela sensibilidade geral do tero posterior da lngua, faringe, vula, tonsila, tuba auditiva, alm do seio e corpo carotdeos. Merecem destaque tambm as fibras eferentes viscerais gerais pertencentes diviso parassimptica do sistema nervoso autnomo e que terminam no gnglio tico. Desse gnglio saem fibras nervosas do nervo auriculotemporal que vo inervar a glndula partida. 3.8 _ Nervo Vago, X Par O nervo vago, o maior dos nervos cranianos, misto e essencialmente visceral. Emerge do sulco lateral posterior do bulbo sob a forma de filamentos radiculares que se renem para formar o nervo vago. Este emerge do crnio pelo forame jugular, percorre o pescoo e o trax, terminando no abdome. Neste longo trajeto o nervo vago d origem a numerosos ramos que inervam a laringe e a faringe, entrando na formao dos plexos viscerais que promovem a inervao autnoma das vsceras torcicas e abdominais. O vago possui dois gnglios sensitivos, o gnglio superior (ou jugular), situado ao nvel do forame jugular e o gnglio inferior (ou nodoso), situado logo abaixo deste forame. Entre os dois gnglios rene-se ao vago o ramo interno do nervo acessrio. Entre os componentes funcionais das fibras do nervo vago, os mais importantes so os seguintes: a) fibras aferentes viscerais gerais muito numerosas, conduzem impulsos aferentes originados na faringe, laringe, traquia, esfago, vsceras do trax e abdom; b) fibras eferentes viscerais gerais so responsveis pela inervao parassimptica das vsceras torcicas e abdominais; c) fibras eferentes viscerais especiais inervam os msculos da faringe e da laringe. O nervo motor mais importante da laringe o nervo larngeo, recorrente do vago, cujas fibras, entretanto, so, em grande parte, originadas no ramo interno do nervo acessrio. As libras eferentes do vago

originam-se em ncleos situados no bulbo, e as fibras sensitivas nos gnglios superior (libras somticas) e inferior (fibras viscerais). 3.9 _ Nervo Acessrio, XI Par Segundo Machado e ngelo (2000), o nervo acessrio formado por uma raiz craniana (ou bulbar) e uma raiz espinhal. A raiz espinhal c formada por filamentos radiculares que emergem da face lateral dos cinco ou seis primeiros segmentos cervicais da medula e constituem um tronco comum que penetra no crnio pelo forame magno. A este tronco renem-se os filamentos da raiz craniana que emergem do sulco lateral posterior do bulbo. O tronco comum atravessa o forame jugular em companhia dos nervos glossofarngeo e vago, dividindo-se em um ramo interno e outro externo. O ramo interno, que contm as fibras da raiz craniana, rene-se ao vago e distribui-se com ele. O ramo externo contm as libras da raiz espinhal, tem trajeto prprio e, dirigindo-se obliquamente para baixo, inerva os msculos trapzio e esternocleidomastideo. Funcionalmente, as fibras oriundas da raiz craniana que se unem ao vago so de dois tipos: a) fibras eferentes viscerais especiais inervam os msculos da laringe atravs do nervo larngeo recorrente; b) fibras eferentes viscerais gerais inervam vsceras torcicas juntamente com fibras vagais. Embora haja controvrsia sobre a origem embriolgica dos msculos trapzio e esternocleidomastideo, existem argumentos que indicam uma origem branquiomrica. Segundo este ponto de vista, as fibras da raiz espinhal do nervo acessrio so eferentes viscerais especiais. 3.10 _ Nervo Hipoglosso, XII Par O nervo hipoglosso, essencialmente motor, emerge do sulco lateral anterior do bulbo sob a forma de filamentos radiculares que se unem para formar o tronco do nervo. Este emerge do crnio pelo canal do hipoglosso, tem trajeto inicialmente descendente, dirigindo-se, a seguir, para diante, distribuindo-se aos ms-culos intrnsecos e extrnsecos da lngua. Embora haja discusso sobre o assunto, admite-se que a musculatura da lngua seja derivada dos mitomos da regio occipital. Assim, as fibras do hipoglosso so consideradas eferentes somticas, o que, como veremos, est de acordo com a posio de seu ncleo no tronco enceflico. Nas leses do nervo hipoglosso, h paralisia da musculatura de uma das metades da lngua. Nesse caso, quando o paciente faz a protruso da lngua, ela se desvia para o lado lesado, por ao da musculatura do lado normal no contrabalanada pela musculatura da metade paralisada. 4.0 Inervao da lngua Durante a descrio dos nervos cranianos, vimos que quatro deles contm fibras destinadas inervao da lngua: o trigmeo, o facial, o glossofarngeo e o hipoglosso. Segundo Machado e ngelo (2000), segue-se, guisa de recordao, um rpido relato sobre a funo de cada um deles na inervao da lngua: a) trigmeo sensibilidade geral (temperatura, dor, presso e tato) nos 2/3 anteriores; b) facial sensibilidade gustativa nos 2/3 anteriores; c) glossofarngeo sensibilidade geral e gustativa no tero posterior;

d) hipoglosso motricidade. Cabe ressaltar que, embora sejam quatro os nervos cranianos cujas fibras inervam a lngua, apenas trs nervos chegam a esse rgo, ou seja, o hipoglosso, o glossofarngeo e o lingual, este ltimo, ramo da diviso mandibular do nervo trigmeo. Essa 'reduo' no nmero de nervos deve-se ao fato de que as fibras do nervo facial chegam lngua atravs do nervo lingual, incorporando- se a ele por meio de uma anastomose, denominada nervo corda do tmpano.

4. Concluso
Os nervos cranianos em sua maior parte inervam a estrutura da cabea e do pescoo e alguns destes nervos trazem informaes dos rgos dos sentidos ao crebro,outros servem aos msculos de controle; outros nervos conectam-se a glndulas ou rgos internos como o corao e ao pulmo. Os nervos cranianos, anatomicamente, se dividem em nervos sensoriais, motores e mistos. Em geral, os ncleos dos nervos sensoriais tendem a estar localizado na lateral do tronco enceflico enquanto que os ncleos motores localizam-se medialmente. Os nervos mistos, com fibras motoras e sensrias tm mais de um ncleo original pelo menos um sensorial (aferente) e um motor (eferente). O conjunto dos nervos cranianos compe o SN contribuindo para a interao do indivduo com o meio externo e interno.

5. Bibliografia
1. Machado, ngelo. Neuroanatomia Funcional. 2 Edio. So Paulo: Editora Atheneu, 2000. 2. Martin J.H Neuroanatomy Text and atlas. Appleton & Lange, 1989.

Вам также может понравиться