Вы находитесь на странице: 1из 5

JEROME SYMOUR BRUNER (1915 ) BIOGRAFIA Psiclogo norte-americano (nasceu em Nova Iorque) graduou-se pela universidade de Duke em 1937.

. Foi ento para Harvard em 1941 obtendo o grau de Doutor em Psicologa. No comeo da Segunda Guerra Mundial, Bruner iniciou suas pesquisas em Psicologa Social. Nesse contexto ingressouse na guerra, trabalhando no Departamento de Psicologia do seu quartel. Depois da guerra, voltou a Harvard e publicou em 1947 um artigo onde descrevia a importncia das necessidades no desenvolvimento da percepo humana. Nesse artigo constatamos que seu estudo conclue que os valores e as necessidades determinavam as percepes humanas. A Psicologia Cognitiva objetiva desenvolver habilidades intelectuais da pessoa, para que este obtenha o mximo conhecimento. En 1960, Bruner fundou o Centro de Estudios Cognitivos da Universidade de Harvard. Bruner deu um forte impulso Psicologa tornando-a cientfica e com isso, obtendo respeito social e acadmico.]

Bruner manteve a rega bsica da cincia: observar os fenmenos, e a partir dessa observao elaborar as concluses.

O TRABALHO DE BRUNER As teorias de Bruner tem como ponto de referencia Vigotski e Piaget. Muitos de seus trabalhos se inspiram na Epistemologa Gentica de Jean Piaget, especialmente os que se referem ao estudo da percepo, desenvolvimento cognitivo e educao, porm se distanciou de Piaget nos seus estudos sobre a Aquisio da Linguagem. Para Piaget, o desenvolvimento da linguagem constitui um subproduto do desenvolvimento de outras operaes cognitivas no lingsticas. Bruner pensa que esta teoria tem o problema de que no estabelece uma correlao entre o desenvolvimento da linguagem e o desenvolvimento cognitivo, seno que o desenvolvimento cognitivo produz a linguagem. Com a Psicologia Sovitica Bruner tem pontos em comuns, principalmente na importncia que fornece ao processo de instruo, as formas que os professores se utilizam para apresentar aquilo que o aluno deve aprender, e a concepo de aprendizagem como processo que pode acelerar o desenvolvimento cognitivo.

H um ponto de unio mais forte entre la teora de Vigotski e a de Bruner. Ambos valorizam, e muito, a interao e o dilogo no desenvolvimento/ aprendizagem do ser humano. Compactuam tambm de que muitas das funes intrapessoais (eu comigo mesmo) tem sua origem nos contextos interpessoais (mundo: alteridade, objetos, natureza). A teoria de Bruner radicalmente social pois so as interaes com os adultos que constituem o leitmotiv para explicar a aquisio da linguagem. Esta concepo choca com outras teorias mais nativistas como a de Chomsky, acerca do dispositivo para a aquisio da linguagem. Para Bruner, a criana no adquire as regras gramaticais partindo de um nada. Antes de aprender a falar ela aprende a utilizar a linguagem em sua relao cotidiana com o mundo, especialmente com o mundo social. A linguagem se aprende usando-a de forma comunicativa, a interao da me com a criana o que faz que se passe do perodo pr-lingstico para o lingstico. Com essas interaes a criana incorpora expectativas sobre os atos da mes, apreendendo modos de responder a elas. Estas situaes repetidas recebem o nome de formatos .

O formato mais estudado por Bruner tem sido o jogo, no qual a criana aprende as habilidades sociais necessrias para a comunicaes antes de que se cristalize a linguagem. Os adultos empregam estratgias que produzem atribuio de intencionalidades s condutas de beb. Essas estratgias se situam a um passo mais acima do que atualmente permitem suas competncias. Este conceito recebe o nome de andamiaje (em espanhol: Rojas, 2004) e um dos mais importantes conceitos das atuais Teorias da Aprendizagem.

SUAS OBRAS A Study of Thinking (1956); The process of Education (1960); Toward a Theory of Instruccin (1966); Studies in Cognitive Growth (1966).

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS www.aldeaeducativa.com samantha luz rojas: daria_lz@hotmail.com

Вам также может понравиться