Вы находитесь на странице: 1из 12

Reconhecimento de padres visuais Os objectos distais podem produzir configuraes diferentes do estmulo proximal.

A sua imagem retiniana torna-se maior ou mais pequena conforme a distncia a que se encontra, a sua forma retiniana modifica-se conforme a sua inclinao, a quantidade de luz que projecta na retina aumenta ou diminui conforme a iluminao que incide sobre ele. Nestas circunstncias pode parecer surpreendente que alguma vez consigamos ver as propriedades de um objecto distal. Mas a verdade que vemos mesmo. Como realiza o organismo esta proeza? resposta dos Empiristas os Empiristas tentam resolver o problema das constncias afirmando que a sensao produzida por um dado estmulo modificada e reinterpretada luz do que aprendemos graas experincia passada. Considere-se no caso do tamanho percebido. As pessoas de metro e meio de distncia parecem to altas como as que esto a quinze metros. Isto no acontece s porque sabemos que so de estatura mediana e no gigantes ou anes. Chamando assim a esta teoria a inferncia inconsciente. Vale a pena notar que a teoria da inferncia inconsciente na verdade uma primeira verso da hiptese do processamento descendente na percepo. resposta dos Inatistas a rplica dos Inatistas consiste em dizer que a percepo do tamanho directamente apreendida, argumentando que o estmulo para perceber o tamanho de um objecto no est no tamanho da imagem retiniana enquanto tal. Est antes numa relao entre o tamanho e alguns atributos que pertencem profundidade. Gibson estava convencido de que as caractersticas essenciais de um objecto, tais como o seu tamanho, a sua forma e a sua distncia, so assinaladas por vrios padres de ordem superior aos quais o organismo sensvel de modo inato.

Teorias de capacidade processos automticos O impacto geral da prtica para reduzir a cognitiva componente central. Quando algum pratica a componente central cognitiva de uma tarefa tanto que essa tarefa comece a necessitar de pouco ou nenhum pensamento, dizemos que fazer essa tarefa automtica. processos controlados quando algum realiza uma tarefa tem conscincia do que est a fazer, requer o uso do pensamento.

Processos: Bottom-Up Base-topo ascendente Top-Down Topo-base descendente

Efeito de Stroop A automatizao dos subcomponentes em actividades exercidas tem, contudo, um custo para alm de um benefcio. O benefcio fcil de compreender. Permite-nos automatizar o desempenho de muitas operaes motoras e mentais de modo a podermos dedicar a nossa ateno a outras tarefas. O custo aparece quando as operaes automatizadas so inadequadas para a tarefa em mos, pois uma vez em movimento a sua paragem pode ser difcil. Uma demonstrao disto o fenmeno chamado efeito de stroop. A tarefa pedida aos sujeitos consiste em dizerem o mais rapidamente que puderem os nomes das cores em que esto impressos grupos de letras. Num caso os grupos de letras so consoantes ou vogais no relacionadas. Neta situao os sujeitos tm pouca dificuldade e, aps em curto perodo de treino, conseguem muito bem repetir as cores. A tarefa dos sujeitos torna- se muito mais difcil se as letras esto agrupadas em palavras, em especial nome de cores. Pede-se-lhes que digam verde, vermelho, amarelo mas eles no conseguem deixar de ver as palavras amarelo, preto... pois a leitura uma competncia automatizada. Como resultado, verifica-se um grande conflito de resposta, conflito que se mantm mesmo depois de muita prtica. A forma encontrada para ultrapassar consiste a aprender em no focar o olhar.

Memria
Memria ou memrias? No existe um sistema nico de memria ou um s conjunto de processos de memria. O termo memria simplesmente um amplo rtulo para um grande nmero de processos que formam as pontes entre o passado e o presente. Mas esses aspectos distinguem-se em aspectos importantes. Uma primeira distino importante diz respeito aos intervalos de tempo. Muitos psiclogos crem que estes diferentes intervalos de reteno esto conectados por diferentes sistemas de memria. O exemplo mais importante relaciona-se com a memria a curto e a longo prazo. Outra distino diz respeito conscincia de recordar. Estamos a lidar neste caso com a memria explcita e implcita. Memria a curto e a longo prazo memria a curto prazo descrita como o centro da conscincia humana. Armazena todos os pensamentos, informaes e experincias que estiverem na mente de uma pessoa em um determinado ponto do tempo. Ela transfere contedo para a MLP, para registos mais permanentes, e recupera dados dos depsitos sensoriais e de longo prazo. Acredita-se que esteja envolvida em todas as actividades cognitivas fundamentais que no sejam automticas. Esta memria muito limitada. Conseguindo no mximo um adulto normal recordar 7 + ou (-) 2 itens, sendo esta quantidade designada como nmero mgico. memria a longo prazo a memria a longo prazo capacita-nos a recordar grande quantidade de informaes por perodos substanciais de tempo. Acredita-se que qualquer

coisa que armazenemos por minutos, horas, dias, semanas ou anos seja cuidado pela MLP. Os psiclogos consideram ilimitada a capacidade da MLP, isto , no se poder esgotar o espao por se aprender demais. H sempre espao para mais. Memria de trabalho A maioria dos tericos considera que as recordaes a longo prazo so formadas atravs de um processo mais activo, em que as maneiras prprias do sujeito codificar e organizar os materiais desempenham um papel importante. Assim, estes autores encaram a memria a curto prazo mais como uma bancada de trabalho mental em que os vrios itens de informao so codificados e no tanto como uma plataforma de armazenamento transitrio. De acordo com esta perspectiva , o facto de os materiais serem retidos na memria o tempo suficiente para se tornarem recuperveis mais tarde no depende de uma simples transferncia de um armazm para o outro. Depender sim da maneira como esse material processado. Consideraes como estas levaram muitos psiclogos a abandonar o termo de memria a curto prazo e preferir o termo memria de trabalho (funcional). Nveis de processamento Uma tentativa importante para explicar a razo por que determinada codificao mais til recordao afirma que o sucesso em relembrar depende do nvel que a nova informao foi processada. Os defensores desta perspectiva realizaram muitas experincias em que comparam a influncia do processamento superficial e do processamento profundo sobre a recuperao posterior. Para os materiais verbais, o termo superficial geralmente utilizado para a codificao das caractersticas superficiais, como o som de uma palavra ou o tipo de letra em que est impressa, ao passo que o profundo se refere ao seu significado. Algumas das primeiras formulaes da hiptese relativa aos nveis de processamento tm sido atacadas. Alguns crticos afirmam que no existe realmente uma definio satisfatria para nvel de processamento. Mesmo assim uma das mais importantes afirmaes desta teoria mantm-se como uma til regra prtica: quando mais ateno prestarmos ao significado do que ouvimos, lemos e vemos, melhor o recordaremos. Esquecimento De uma maneira geral, o esquecimento aumenta com o intervalo de reteno. Aparentemente, perdemos lembranas durante a codificao, o armazenamento e a recuperao. Uma vez adquirida a recordao, o que explica que a reteno das recordaes a longo prazo paream declinar ao longo do tempo? decadncia uma das principais teorias do esquecimento sustenta que, tal como as montanhas sofrem eroso dos ventos e das guas. Tambm os traados mnsicos sofrem, com a passagem do tempo, uma decadncia gradual. Na origem da eroso da memria estariam processos metablicos normais por aco dos quais o trao mnsico vai enfraquecendo at acabar por se desintegrar.

interferncia na perspectiva desta teoria, uma recordao esquecida no est perdida nem deteriorada, est simplesmente mal colocada no meio de outras recordaes que interferem com a recuperao da informao visada. Inibio retroactiva: novas aprendizagens perturbam a recordao de aprendizagens anteriores; inibio proactiva: aprendizagens anteriores perturbam a recordao de aprendizagens novas.

Mnemnicas mnemnicas atravs da organizao verbal muito mais fcil recordar material verbal se este estiver organizado. Utiliza-se particularmente o verso, a organizao de sequncias de palavras que mantm o ritmo fixo e a rima. mnemnicas atravs de imagens visuais uma das mais eficazes que se conhecem, implicam a utilizao deliberada de imagens mentais. Durante a recordao, cada localizao inspeccionada mentalmente e o item a colocado, em imaginao, assim recuperado.

Memria explicita e memria implcita memria explicita temos perfeita conscincia que estamos no mnimo a tentar recordar memria implcita quando evocamos a memria sem ter disso a mnima conscincia

Multi-armazns da memria Esta teoria afirma que existem vrios sistemas de armazenamento, cada qual com diferentes propriedades. A convico que existem vrios armazns tem origem no facto de que a memria pode recuar vrios anos, mas tambm podem dizer respeito a acontecimentos que ocorreram h instantes apenas.

Representaes
Imagens mentais Muito do nosso conhecimento baseia-se em memrias analgicas, com frequncia chamadas imagens mentais, que preservam alguns dos atributos caractersticos dos nossos sentidos. Vemos o Mundo na nossa viso mental. Rotao mental Apresentava-se ao sujeito um dgito ou uma letra, quer segundo a orientao vertical normal, quer em espelho e igualmente podiam sofrer vrias rotaes. A tarefa do sujeito consistia em carregar num boto se o estmulo estava numa orientao normal e noutro boto se o estmulo estava numa orientao em espelho. medida que a orientao das letras variava da vertical para 80 ou 160 graus, o tempo de reaco mdio de

reconhecimento das letras aumentava. O mesmo acontecia no casa das letras invertidas em espelho. Os autores consideram que estes resultados demonstram a existncia de um sistema de memria visual separado. Inspeco de imagens mentais Apresenta-se aos sujeitos um mapa de uma ilha fictcia que continha vrios objectos: uma cabana, uma rvore, um poo, etc. Aps memorizarem este mapa, copiando-o vrias vezes, os sujeitos executavam uma tarefa de tempo de reaco. O experimentador nomeava dois objectos no mapa. A tarefa dos sujeitos consistia em evocar uma imagem mental de toda a ilha e depois imaginar uma pequena pinta preta que se deslocava do primeiro para o segundo local. Os resultados mostraram que o tempo de reaco dos sujeitos eram directamente proporcional distncia entre os dois pontos. Elementos simblicos conceitos o termo conceito geralmente utilizado para descrever uma classe ou categoria que agrupa um determinado nmero de casos particulares. Um exemplo de conceito ser habitao, que inclui cabana, casa, tenda, apartamento e igloo. preposies uma forma importante de relacionar conceitos de a fazer qualquer afirmao sobre eles, por exemplo, os ces mordem geralmente os carteiros. Estas afirmaes chamam-se preposies. Apresenta uma afirmao que relaciona um sujeito e um predicado de uma forma que pode ser verdadeira ou falsa.

A rede hierrquica A memria semntica organizada mas em que consiste exactamente essa organizao? Muitos investigadores propem um modelo em rede, no qual as palavras e os conceitos armazenados na memria semntica esto ligados atravs de um sistema complexo de relaes. Nessas redes, as palavras, ou conceitos, so indicadas por ndulos, enquanto as associaes entre elas so indicadas por linhas ou setas. Este esquema hierrquico muito elegante mas nem sempre a natureza assim to elegante. Nem todas as caractersticas so tudo ou nada, por vezes surgem duvidas onde colocar determinada palavra. Um modelo de rede baseado na distncia semntica As dificuldades do modelo hierrquico levaram formulao de vrias alternativas. Uma deles o modelo de propagao de activao no qual as relaes semnticas so representadas directamente na rede. Neste modelo relaes mais curtas entre dois ndulos indicam uma relao semntica mais prxima.

(falta: memria em contexto, iluses preceptivas e amnsia)

Percepo
Na perspectiva de que o ser humano um processador activo da informao, desde logo incutida a noo de que a percepo no um mero registo passivo da informao que chega aos nossos sentidos, havendo sempre uma seleco e interpretao dessa informao. 4 momentos do processo adaptativo recepo da informao do meio encontro entre fontes de energia com receptores sensoriais mais ou menos especializados. Esses receptores so sensveis a certos valores e a certas formas de energia, h receptores especficos para cada tipo de estimulao. Estimulo eficaz- apresenta um valor de energia que encontra-se dentro dos limites captveis pelo receptor e se dirige ao receptor adequado. Essa energia fsica transformada em fluxo nervoso que vai atingir o sistema central. percepo tomada de conhecimento dessa informao. um processo cognitivo, uma forma de conhecer o mundo. deciso organismo sensvel ao meio e informado sobre ele, vai decidir a resposta a dar execuo do comportamento sequncia ordenada que respeita determinada regra

Percepo visual
Seleco de informao: nvel dos receptores perifricos s um estimulo eficaz processado nvel de vigilncia geral a informao chega na mesma quantidade a dois ou mais sujeitos. No entanto nem todos captam a mesma quantidade de informao. Ex: depende se uma pessoa tem mais ou menos sono. nvel de focalizao da ateno no conseguimos reter a informao completa se esta vier de dois emissores, temos que focalizar a nossa ateno. nvel de motivao faz variar o limiar sensorial, se estamos motivados para determinada coisa o limiar sensorial mais baixo e vice-versa.

Limiar sensorial- ponto em que captamos as coisas Escola francesa Gestaltica Para compreender a viso gestaltica da percepo convm entender um conceito bsico, a qualidade da forma organizao que no pode ser reduzida a cada um dos seus elementos separadamente. A forma vista como um padro em que o todo diferente das suas partes. Princpios da organizao gestaltica proximidade os elementos visuais prximos uns dos outros so vistos como um todo semelhana elementos que so relativamente semelhantes (regulares, simples e bem equilibrados) so percebidos como pertencentes mesma forma continuidade elementos visuais que permitem que linhas, curvas e movimentos continuem em uma direco j estabelecida tendem a ser agrupados fechamento objectos incompletos so normalmente preenchidos vistos como completos

percepo da distncia tamanho relativo uma imagem que possua um conjunto de objectos semelhantes mas de tamanhos diferentes, percepciona-se os mais pequenos como mais distantes sobreposio um objecto que tape parte de outro, percepciona-se como estando perto um do outro altura relativa entre objectos semelhantes o que parecem mais altos so percebidos como estando mais distantes perspectiva linear quando linhas paralelas parecem convergir so percepcionadas como tivessem continuidade

Percepo visual no beb percepo inicial de profundidade bebs com menos de 30 dias de idade j respondem a alguns indicadores de profundidade.

Experincia de Eleanor Gibson e Richard Walk Construram um aparato semelhante a um precipcio. Onde numa mesa de vidro de um lado foi colocado tecido de xadrez colocado rente superfcie do outro lado o mesmo tecido xadrez estende-se sobre o cho, dando impresso que a superfcie cai. Aos 9 meses todos os bebs de um estudo de precipcio demonstraram medo do lado profundo. Todavia pouco depois de aprender a gatinhar os bebs atravessaram o precipcio a gatinhando. O medo da profundidade desenvolveu-se pouco a pouco, aparentemente depois do perodo em que a criana sai gatinhando e cai (ou quase cai) de sofs, camas, escadas, etc. Desenvolvimento perspectivo aps a infncia Embora um beb de 8 meses veja o Mundo de forma bem parecida a um adulto, a percepo pode ser imatura em alguns aspectos. As provas desta ideia provm de estudos dos movimentos de olhos das crianas. Quando bebs exploram objectos visualmente as maneiras pelas quais eles os fixam so mais espontneas e livres de convenes e menos previsveis do que a dos adultos (Mackworth and Bruner, 1970)

Ateno (modo como colocamos os recursos de processamento)


Dimenso quantitativa- a intensidade de ateno que precisamos de despender para determinada funo Ateno auditiva- diz respeito fala. Muitas das pesquisas da ateno auditiva esto centradas em tarefas dicoticas. Neste experincia tpica os sujeitos utilizam uns oscultadores onde ouvem duas mensagens aos mesmo tempo uma em cada ouvido. Onde se pede que coloquem uma sombra numa das mensagens e s tome ateno outra. No fim pede-se que o sujeito recorde a mensagem que tentou no dar ateno, este capaz de recordar se uma voz humana ou um barulho, se era homem ou mulher mas na verdade muitas das vezes nem sequer se apercebem que o locutor que emite para o ouvido desatento comeou a falar noutra lngua estrangeira ou que o texto est a ser lido de trs para a frente. Teorias inicias da ateno: Filtro inicial Presume-se que este filtro se situe entre o registo sensorial inicial e os estdios ulteriores da anlise preceptiva. Se a informao admitida atravs do filtro da ateno pode ento ser bem analisada, reconhecida, interpretada e armazenamento na memria. Contudo, se no avanar mais acaba por perder-se. Atenuao (Treisman) As primeiras verses desta teoria surgiram que o efeito de filtragem era de tudo ou nada. Julgava-se que os sujeitos numa experincia de escuta dictica no entendiam o quer que fosse da mensagem recebida pelo ouvido desatento (Broadbent), esta teoria revelou-se falsa pois est provado que quando uma informao dotada de alguma significado especial registada mesmo que no faa parte da mensagem qual se est a prestar ateno,

porque embora debilitada as suas propriedades fsicas permanecem no sendo assim eliminado totalmente. seleco posterior (Deutsh and Deutsh, 1963) defendem que os sujeitos podem ouvir vrias mensagens mas s podem ignorar uma mensagem de cada vez. Se os sujeitos usarem o significado como critrio eles trocaro os ouvidos para seguir a mensagem. Caso a seleco seja feita logo inicialmente como tambm estivessem a tapar o prprio ouvido escolhido para a seguir, pois no conseguiam prestar ateno a uma nica mensagem.

A diferena entre as duas teorias que na teoria de Treisman o filtro que vai seleccionar a que tomar ateno enquanto Deutch defende que o filtro ocorre depois dos estmulos preceptivos.

Ateno visual
Temos uma maior limitao em captar o que no rodeia. Somos capazes de captar uma enorme quantidade de informao mas se no se tiver com ateno essa informao perdida em grande parte. Embora os nossos olhos registem uma larga parte do campo de viso, a nossa fvea s regista uma pequena fraco desse campo. Assim, escolhendo para onde fixar, estamos tambm a escolher dar mximo processamento visual a essa parte do campo. Uma mudana de ateno frequentemente procedida por um movimento dos olhos.

Conhecimentos
Tipo de conhecimentos: explicito estando as pessoas familiarizadas com determinadas noes para as definirem s tm que se concentrar nelas (know-that conhecimento declarativo, que pode ser adquirido muito rapidamente, flexvel. tcito permitem interagir com o mundo (know-how- conhecimento procedimental, tende a ser apreendido gradualmente e requer prtica) constitudos por procedimentos opacos (mtodos de aco que so desencadeados automaticamente sem grande esforo, esto, por definio, fora da conscincia. de modelos constroem-se atravs dos conhecimentos anteriores

so as representaes que retm muitos dos inventos. Infelizmente, estes detalhes nem sempre so recordados da maneira como gostariamos mas por outro lado felizmente as nossas cabeas tm capacidade de recordar o que mais importante. Memria para informao verbal As pessoas normais extraiam de uma mensagem o seu significado e no as palavras exactas por quais elas foram ditas. Esta memria igualmente boa se tivermos ou no advertidos para algo mas caso seja pedido que decorem palavra por palavra, as pessoas tero que ser advertidas inicialmente. A memria de informao estilstica mais pobre que a memria de significado. Memria para informao visual Em muitas das ocasies a nossa capacidade de memria visual parece melhor que a informao verbal. Numa experincia levada a cabo por Shepard mostrou-se que a memria era razoavelmente alta nas condies de orao (onde os sujeitos tentavam recordar imagens apenas mentalmente) mas era virtualmente perfeita nas condies visuais (em que se mostravam imagens aos sujeitos e eles tinham que identificar se eram ou no iguais inicial). Concluiu-se assim a superioridade da memria visual mas tambm que ambas eram pobres a nveis de detalhes fsicos. Redes semnticas As redes de representao so utilizadas para estruturar o conhecimento. As ligaes so feitas por setas onde a cada categoria esto associadas vrias propriedades de cada uma delas. As categorias que so verdadeiras num nvel superior tambm sero verdadeiras nos nveis inferiores. mostrou-se tambm que as categorias do nvel superior so mais facilmente envocadas que as do nvel inferior.

Esquemas As redes semnticas no podem capturar a nossa aproximao com a natureza. Por exemplo quando algum menciona o conceito de casa temos logo a ideia do tamanho do objecto referido. Logo, foi proposta uma maneira particular de representaes que parece muito mais til a qual se chamou esquemas. Estes representam valores e atributos de algo. Scripts No so s os objectos que tm uma concepo de estrutura. Nos tambm temos conceitos de vrios tipos de inventos como por exemplo ir ao cinema. Nos podemos codificar os nossos conhecimentos de inventos de acordo com as suas partes. Por exemplo, ir ao cinema inclui comprar bilhetes, comprar bebidas, ver o filme, etc. Schank e Abelson propuseram uma verso de esquema ao qual chamaram script. Esquemas e sripts existem porque podem codificar sequncias de inventos numa situao especial. Estes servem como bases de valores para informaes perdidas e para corrigir erros de informao.

Aprendizagem
Condicionamento clssico Pavlov e o reflexo condicionado A descoberta revelou-se fundamental relevou-se simples: as repetidas conjunes campainha/alimento provocavam salivao quando em ensaios ocasionais a campainha era apresentada isoladamente. Para explicar este facto Pavlov props em distino entre reflexos condicionados e incondicionados. Considerou os reflexos incondicionados essencialmente inatos e congnitos, desencadeados incondicionalmente por um estimulo apropriado. Em contrapartida os reflexos condicionados seriam adquiridos e portanto condicionados experincia passada. Reflexo incondicionado: Estimulo incondicionado resposta incondicionada (EI) (RI) Reflexo condicionado Estimulo condicionado resposta condicionada (EC) (RC) principais fenmenos do condicionamento clssico: extino uma resposta condicionada desaparecer pouco a pouco de o EC for repetidamente apresentado sem ser reforado pelo EI

generalizao os estmulos nem sempre so verdadeiramente idnticos. Por exemplo: a entoao do dono do co pode mudar, mas o co continua a responder porque os estmulos so generalizados desde que pertenam semelhantes ao EC.

Condicionamento instrumental O reforo, ou seja, a recompensa, depende da prpria resposta. Na aprendizagem instrumental o animal tem que aprender a relao entre a resposta e a recompensa. Thorndike e a Lei do Efeito De acordo com Thorndike algumas respostas so fortalecidas e outras so enfraquecidas medida que decorre a aprendizagem. Mas o que produz estes efeitos diferentes? A resposta deste consiste numa formulao conhecida como lei do efeito. Se uma resposta for seguida de uma recompensa essa tendncia vai ficar fortalecida mas se for seguida de ausncia de recompensa ou pior ainda se for seguida de um castigo, ento vai ficar enfraquecida. Skinner e o comportamento operante Skinner foi um dos primeiros tericos a insistir numa ntida distino entre condicionamento clssico e instrumental. Skinner insistiu em que no condicionamento instrumental o organismo est muito menos merc da situao exterior. As reaces so emitidas do interior como se fossem o que geralmente o que designamos por voluntrias. Este d o nome de operantes a estas respostas instrumentais, operam no meio ambiente para realizar uma mudana que leva recompensa.

Principais fenmenos do condicionamento instrumental moldagem a lei do efeito diz-nos que uma vez efectuada a resposta e o reforo actuar fortalecendo-as. Mas o que acontecer se a resposta no ocorrer partida? Podia-se dificultar a tarefa aos animais ( por exemplo sair de uma jaula carregando num pedal) de modo que eles prprios nunca descobrissem a resposta. No entanto poder aprender essa resposta se o comportamento for adequadamente moldado. Isto efectua-se pelo mtodo das aproximaes sucessivas. programa de reforo simplesmente a regra estabelecida pelo experimentador que determina as ocasies em que a resposta reforada. Por exemplo o reforo pode ser programado aps cada resposta, aps um certo n de respostas, etc. condicionamento aversivo corresponde outra face da moeda, o castigo em vez da recompensa. Embora os estmulos possam diferir, no h dvida que ambos os organismos aprendem o quer que seja para reduzir ao mnimo tais dissabores.

Вам также может понравиться