Вы находитесь на странице: 1из 7

Anotaes do Aluno

uvb

Aula N 1 Conceitos
Objetivos da aula:
Com base na expectativa de vida de um grupo de pessoas, possvel determinar, com razovel preciso, a contribuio mensal necessria para compor um plano de aposentadoria. Levando em conta o risco de ocorrncia de determinados eventos e a importncia segurada, possvel determinar o valor do prmio de seguro de determinado bem. O objetivo desta aula apresentar alguns conceitos importantes para uma compreenso ampla da rea atuarial. Tenha uma excelente aula!

INTRODUO
Voc tem idia de como se calcula o valor de um seguro? Como a previdncia social faz para calcular a contribuio necessria para garantir uma aposentadoria ao trabalhador? Voc sabe o que so tbuas biomtricas? Essas e outras perguntas sero, pelo menos parcialmente, respondidas neste curso. um assunto muito complexo que exige boa formao em Matemtica e Estatstica, pois necessrio fazer estimativas de riscos para os mais variados eventos. Mas no fique assustado com os clculos, nesta disciplina sero dadas apenas noes de como funciona essa rea, pois, para fazer clculos atuariais, necessrio um curso especfico. Nesta primeira aula, veremos alguns conceitos para que voc se familiarize com a rea.

Faculdade On-Line UVB

Clculo Atuarial

Aula 01 - Conceitos

Anotaes do Aluno

uvb
Mas, por que estudar clculos atuariais no curso de Cincias Contbeis? muito importante por diversos motivos, entre os quais se destacam: 1) E se voc, ao final do curso for selecionado para trabalhar em uma seguradora? No se esquea de que esse setor tem crescido muito nos ltimos anos em nosso pas; 2) Como contador de uma empresa (comercial, industrial ou de servios), poder ser consultado pela administrao sobre esse assunto. No se esquea da multidisciplinaridade que nos envolve como contadores. 3) Faz parte das diretrizes curriculares do curso de Cincias Contbeis, aprovadas pelo MEC.

1. Conceitos
1.1. Aturia
a parte da estatstica que investiga problemas relacionados com a teoria e o clculo de seguros em uma coletividade, conforme o Dicionrio Aurlio. Surgiu na Inglaterra, h mais de 150 anos, e considerada rea de conhecimento multidisciplinar, pressupondo o domnio de conceitos de economia, administrao, contabilidade, matemtica, finanas e estatstica para o entendimento dos modelos atuariais.

1.2. Clculo Atuarial Aula 01 - Conceitos

Faculdade On-Line UVB

Clculo Atuarial

o estudo tcnico baseado em levantamentos de dados da populao analisada, no qual o aturio busca medir os recursos necessrios para garantir os benefcios oferecidos pelo plano de seguro, avaliar o histrico e a evoluo da entidade, de forma a apresentar estratgias que permitam a sua adaptao a novos cenrios.

Anotaes do Aluno

uvb
1.3. Plano de Custeio
Neste plano, so apresentadas as formas necessrias para custear os benefcios oferecidos no Plano de Seguro, definindo as alquotas de contribuio importantes ao equilbrio do sistema (custo normal e suplementar).

1.4. Plano de Benefcios


Neste plano, so apresentados todos os benefcios que o seguro pretende oferecer aos segurados, por exemplo as aposentadorias, as penses, os auxlios.

2. Fatores Determinantes
2.1. Legislao
Esta uma rea amplamente regulamentada pelo governo federal, por meio de leis, decretos e decretos-lei, alm da regulamentao do Ministrio da Previdncia Social e outros rgos reguladores de seguros. Apresentamos, abaixo, os principais regulamentos encontrados na legislao com um breve comentrio.

2.2. Aturia
Tbuas biomtricas utilizadas, taxas de juros, metodologia de clculo, compensao previdenciria, aportes. So tabelas em que cada linha representa uma idade, variando de 0 anos at 115 anos, normalmente, nas quais, em razo de coleta de informaes estatsticas de muitos anos, pode-se prever determinadas probabilidades de ocorrncia de eventos. Exemplos de tbuas biomtricas so as Tbuas de Mortalidade, Tbuas de Entrada em Invalidez, Tbuas de Mortalidade de Invlidos, Tbuas de Rotatividade etc. nas quais se determina a probabilidade de uma pessoa morrer, em qualquer idade, por qualquer que seja a causa (natural
Faculdade On-Line UVB

Aula 01 - Conceitos

Clculo Atuarial

Anotaes do Aluno

uvb
ou acidental), a probabilidade de uma pessoa se invalidar, em qualquer idade, a probabilidade de uma pessoa invlida morrer, em qualquer idade e a probabilidade de uma pessoa vir a se desligar de sua empresa, em qualquer idade, respectivamente.

2.3. Cadastro
Consistncia dos dados, atualizao dos dados, amplitude dos dados (todos os segurados, dependentes e perodo do RGPS).

2.4. Hipteses Atuariais


Conjunto de valores esperados para as variveis de influncia no plano de benefcios (crescimento real dos salrios nas carreiras, dos benefcios, taxa de juros etc.). As hipteses se referem a: rotatividade (desligamento do plano de benefcios); reposio dos servidores pblicos nas carreiras tpicas; famlia-padro; perfil do futuro segurado; tempo de servio anterior ao Regime Prprio de Previdncia Social; dinmica das ocorrncias de entrada em invalidez e morbidez; dinmica da mortalidade do grupo de segurados ativos, inativos, pensionistas e dependentes; dinmica da mortalidade dos servidores aposentados por invalidez; taxas de natalidade.

Assim, essa nomenclatura, apesar de ainda estar sendo utilizada, aos poucos vem sendo substituda por Direito Empresarial, a exemplo da

Faculdade On-Line UVB

Aula 01 - Conceitos

Clculo Atuarial

Como vimos nesta aula, a denominao Direito Comercial tem razes histricas, ela aceita tradicionalmente, e a Teoria da Empresa s foi englobada por nossa legislao a partir de 2002.

Anotaes do Aluno

uvb
Lei de Registro de Empresas e de muitos doutrinadores e juristas que j a utilizam em suas obras.

3. A profisso de Aturio
O Decreto-Lei 806 de 04/09/1969 dispe sobre a profisso de aturio e, em seu art. 5, define as atribuies desse profissional: a) a elaborao dos planos tcnicos e a avaliao das reservas matemticas das empresas privadas de seguros e de capitalizao, das instituies de Previdncia Social, das Associaes ou Caixas Muturias de peclios ou sorteios e dos rgos oficiais de seguros e resseguros; b) a determinao e tarifao dos prmios de seguros de todos os ramos, e dos prmios de capitalizao, bem como dos prmios especiais ou extra prmios relativos a riscos especiais; c) a anlise atuarial dos lucros dos seguros e das formas de sua distribuio entre os segurados e entre portadores de ttulos de capitalizao; d) a assinatura, como responsvel tcnico, dos balanos das empresas de seguros e de capitalizao, das carteiras dessas especialidades, mantidas por instituies de previdncia social e outros rgos oficiais de seguros e resseguros e dos balanos tcnicos das caixas muturias de peclios ou sorteios, quando publicados; e) o desempenho de cargo tcnico - atuarial no Servio Atuarial do Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social e de outros rgos oficiais semelhantes, encarregados de orientar e fiscalizar atividades atuariais; f) a peritagem e a emisso de pareceres sobre assuntos envolvendo problemas de competncia exclusivamente do aturio.

Faculdade On-Line UVB

Aula 01 - Conceitos

Clculo Atuarial

Anotaes do Aluno

uvb

4. Responsabilidades dos Gestores


No clculo atuarial, o aturio utiliza vrias hipteses para embasar todos os resultados obtidos. So as chamadas hipteses atuariais, que devem ser definidas de comum acordo com a entidade previdenciria e devem refletir a realidade demogrfica e econmica da populao abrangida pelo plano previdencirio: taxa real de juros e inflao; projeo de crescimento real de salrios e benefcios do plano; taxas de rotatividade, mortalidade, entrada em invalidez e mortalidade de invlidos; composio da famlia dos pensionistas.

Sntese
Esta aula foi dedicada a expor e discutir os conceitos iniciais da rea atuarial. Com base nesses conceitos iniciais, voc conseguir entender melhor as prximas aulas e como funciona a parte prtica dos clculos atuariais. Apresentamos, tambm, a legislao que envolve o assunto, os principais decretos, leis, decretos-lei, medidas provisrias, orientaes normativas, portarias e resolues. Nas prximas aulas, veremos um pouco da histria dos seguros.

Referncias Clculo Atuarial


MARTINS, Gilberto de Andrade; SILVA, Fabiana Lopes da; CHAN, Betty Llian - Fundamentos da Previdncia Complementar - Da Aturia Contabilidade. So Paulo: Atlas, 2006. SOUZA, Silney de. Seguros - Contabilidade, Aturia e Auditoria. So Paulo: Saraiva, 2001.
Faculdade On-Line UVB

10

Aula 01 - Conceitos

Anotaes do Aluno

uvb
WEINTRAUB, Arthur Bragana de Vasconcellos; LEMES, Emerson Costa; VIEIRA, Jlio Csar. Clculos Previdencirios. So Paulo: Quartier Latin, 2006.

Faculdade On-Line UVB

11

Aula 01 - Conceitos

Clculo Atuarial

Вам также может понравиться