Вы находитесь на странице: 1из 1

Tabela 1.

gua para consumo humano

Limpeza da caixa dgua


passo-a-passo
01. Feche o registro da gua e esvazie a caixa dgua, abrindo as torneiras e dando descargas. 02. Quando a caixa estiver quase vazia, feche a sada e utilize a gua que restou para a limpeza da caixa e para que a sujeira no desa pelo cano. 03. Esfregue as paredes e o fundo da caixa utilizando panos e escova macia ou esponja. Nunca use sabo, detergente ou outros produtos. 04. Retire a gua suja que restou da limpeza, usando balde e panos, deixando a caixa totalmente limpa. 05. Deixe entrar gua na caixa at encher e acrescente 1 litro de hipoclorito de sdio (2,5%) para cada 1.000 litros de gua. Na falta de hipoclorito de sdio, poder ser utilizada gua sanitria que contenha apenas hipoclorito de sdio (NaClO) e gua (H2O). 06. Aguarde por duas horas para desinfeco do reservatrio. 07. Esvazie a caixa dgua novamente para que a gua com hipoclorito limpe e desinfete as tubulaes. Esta gua no deve ser consumida. 08. Tampe a caixa dgua para que no entrem pequenos animais, ratos ou insetos. 09. Anote a data da limpeza do lado de fora da caixa. 10. Finalmente abra a entrada de gua.
ATENO
Se voc ficar doente, procure a unidade de sade e lembre-se de contar para o mdico o seu contato com a gua de enchente. NO SE AUTOMEDIQUE Principais riscos sade causados pelas enchentes: Leptospirose, hepatites A e E, diarreias, doenas respiratrias, ttano acidental, febre tifide, clera, acidentes e doenas mentais.

Deve ser filtrada (com filtro domstico, coador de papel ou pano limpo), e posteriormente, fervida. A fervura da gua elimina bactrias, vrus e parasitas, por isso, o mtodo preferencial para tratamento da gua de consumo humano. Caso no seja possvel ferver, obter gua de uma fonte que no tenha sido contaminada por esgoto e realizar a filtrao (com filtro domstico, coador de papel ou pano limpo) e posterior tratamento com hipoclorito de sdio 2,5%. gua 1litro 20 litros 200 litros Hipoclorito de sdio (2,5%) 2 gotas (0,08 ml) 1 colher das de ch (1,6 ml) 1 colher das de sopa (16 ml) 2 copinhos de caf (descartvel) (80 ml) Para cada litro de gua para consumo humano, adicionar duas gotas de hipoclorito de sdio (2,5%). Deixar repousar por 30 minutos. Modo de higienizao

CUIDADOS BSICOS EM SITUAO DE ENCHENTES


A gua de enchentes ou esgotos pode transmitir doenas

1000 litros

Tabela 2. Recipientes para armazenamento de gua


Lavar o recipiente com gua e sabo e enxaguar; 1 litro (5 xcaras de ch) 15 ml (1 colher das de sopa) Misturar o hipoclorito de sdio (2,5%) com a gua e jogar no recipiente; Cobrir o recipiente e agitar a soluo para que entre em contato com toda a superfcie interna; Deixar o recipiente coberto por 30 minutos; Enxaguar com a gua para consumo humano.

Tabela 3. Embalagens de alimentos, pisos, paredes, bancadas e utenslios domsticos que entraram em contato com a gua da enchente
A gua para higiene dos recipientes de armazenamento de gua e embalagens de alimentos, pisos, paredes, bancadas e utenslios domsticos que entraram em contato com a gua da enchente: deve ser filtrada (com filtro domstico, coador de papel ou pano limpo) e passar por um posterior tratamento com hipoclorito, conforme orientaes apresentadas na tabela Procedimento de higienizao com hipoclorito de sdio 2,5%. Obs. A higienizao para embalagens, pisos, paredes, bancadas e utenslios domsticos pode ser substituda por gua sanitria que contenha APENAS hipoclorito de sdio (NaClO) e gua (H2O).

LEMBRE-SE SEMPRE DE LAVAR AS MOS


Antes de: comer preparar alimentos amamentar trocar fraldas tocar pessoas doentes tocar em feridas Depois de: ir ao banheiro trocar fraldas pegar lixo tocar em feridas assoar o nariz tocar em animais tocar em pessoas doentes

800 ml (4 xcaras de ch)

200 ml (1 xcara de ch/ copo americano)

Tabela 4. Frutas, verduras e legumes


Lavar com gua para consumo humano e sabo; Enxaguar com gua para consumo humano; Desinfetar usando a soluo de hipoclorito de sdio (2,5%) e gua; Deixar secar naturalmente.

1 litro (5 xcaras de ch)

15 ml (1 colher das de sopa)

www.saude.gov.br/svs

Вам также может понравиться