Вы находитесь на странице: 1из 13

I UNVERSIDADE PAULISTA UNIP Instituto de cincias da Sade Tecnologia em Radiologia

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E RESSONNCIA MAGNTICA NA ODONTOLOGIA

Manaus-AM Nov/2012

II UNVERSIDADE PAULISTA UNIP Instituto de cincias da Sade Tecnologia em Radiologia

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E RESSONNCIA MAGNTICA NA ODONTOLOGIA

Trabalho apresentado como parte dos requisitos obrigatrios para obteno de nota da disciplina de Radiologia Odontolgica do curso de Tecnologia em Radiologia da Universidade Paulista- Manaus-AM. Orientadora:

Manaus-AM Nov/2012

III

SUMRIO

1 INTRODUO

..............4

2 TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA 2.1 Aspectos Tcnicos da Aquisio de Imagens 2.2 Aplicao da Tomografia Computadorizada na Odontologia 2.2.1Implantodontia 2.2.2 Processos Patolgicos 2.2.3 Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial 2.2.4 Dentes Retidos 2.2.5 Avaliao de Seios Paranasais

...............5 ...............5 ...............5 ...............6 ...............6 ...............6 ...............7 ...............7

3 RESSONNCIA MAGNTICA ...............8 3.1 Aspectos Tcnicos de Aquisio das Imagens ...............8 3.2Aplicao da Ressonncia Magntica na Odontologia ...............9 3.2.1 Aplicao em Ortodontia ...............9 3.2.1.1 Articulao Temporomandibular ...............9 3.2.1.2 Planejamento e Avaliao Pr e Ps- Cirurgia Ortogmtica ..............10 3.2.1.3 Apnia do Sono ..............11 3.2.1.4 Avaliao de Condies Patolgicas Potenciais da Maxila e Mandbula..11

4 CONCLUSO REFERENCIAS

..............12 ..............13

IV

INTRODUO

Desde 1985, quando Wilhelm Conrad Rotgen descobriu os raios-X e revolucionou o meio cientfico, a radiologia convencional se tornou uma grande aliada no diagnstico por imagem . Entretanto a radiologia convencional foi se tornando limitada, uma vez que proporcionava imagens de estruturas sseas do corpo humano e a avaliao de partes moles se tornava um desafio1. As imagens interpretadas pelas radiografias em apenas dois planos atravessaram quase um sculo e novas tecnologias abriram novos horizontes, inclusive para a odontologia1. A tecnologia, atravs do advento de novos equipamentos que permitem exames por imagem, tem auxiliado muito no diagnstico de doenas na odontologia. Atualmente a radiologia odontolgica e imaginologia utilizam equipamentos diferenciados, como a Radiografia Digital, Tomografia Computadorizada (TC) e a Ressonncia Magntica (RM), que permite o acesso a imagens importantes para o planejamento de vrios casos clnicos6. Esses mtodos modernos determinaram a era do diagnstico por imagem, ou seja, da imaginologia. Com isso esse estudo tem como objetivo descrever duas modalidades de diagnstico por imagem (TC e RM) e a aplicao de ambas na odontologia.

2. TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

A tomografia um termo genrico de designa qualquer tcnica que gere uma imagem em corte de um tecido, sendo esta tcnica descrita inicialmente por volta de 1917. Na tcnica tomogrfica, os cortes ou planos podem ser orientados para atender a necessidade de avaliao da estrutura anatmica em questo. A tomografia computadorizada permite obter imagens tridimensionais, eliminando, desta maneira, a sobreposio de estruturas anatmicas, bem como a capacidade de diferenciar tecidos moles e estruturas sseas1.

2.1 Aspectos tcnicos bsicos de aquisio das imagens. O contraste da imagem tomogrfica computadorizada basicamente determinado pelos diferentes nveis de atenuao do feixes de raios X, gerado pela interao dos ftons de raios X com os eltrons orbitais dos objetos/tecidos atravessados por ele. Os feixes atenuados so detectados por uma srie de detectores de raios X, gerando um sinal analgico (eltrico) o qual convertido em dgitos (sinal digital), gerando uma imagem digital que pode ser apresentada, processada, armazenada e/ou transmitida eletronicamente pelo computador2. Na maioria dos casos, as imagens obtidas diretamente do paciente so no plano axial, e a partir desse conjunto de imagens, diferentes softwares podem ser utilizados para realizar reconstrues ou reformataes nos diferentes planos anatmicos2.

2.2 Aplicao da Tomografia Computadorizada na Odontologia. A tomografia computadorizado nos ltimos anos, tem sido utilizada em vrias reas dentro da odontologia como importante mtodo auxiliar de diagnstico. Pode-se citar sua aplicao na quantificao das estruturas sseas no planejamento cirrgico em implantodontia, na avaliao de presena e extenso de patologias, na determinao de fraturas, na localizao de corpos estranhos, anlise ssea e posicionamento da ATM e visualizar os seios paranasais2.

VI

1.2.1 Implantodontia O mtodo radiogrfico para avaliao de reas de implante que possibilita o melhor custo/beneficio a tomografia, seja ela linear ou multidirecional3. Os cirurgies-dentistas frequentemente iniciam a avaliao de seus pacientes com a radiografia panormica. Esta tcnica mostra alguma informao sobra altura do processo alveolar, mas no provem informao sobre a largura do rebordo. O programa de tomografia computadorizada DentaScan ou reformatao multiplanar promove uma clara e compreensiva avaliao pr-operatoria de pacientes que realizaro implantes dentrios4.

2.2.2

Processos Patolgicos A tomografia computadorizada muito til na avaliao de patologias na

regio da cabea e pescoo. Ela avalia a presena ou extenso do tumor envolvendo a maxila e mandbula, infeco ou outra patologia4. As radiografias convencionais permitem uma anlise bidimensional das patologias e estruturas anatmicas envolvidas, limitando a mensurao de extenso em profundidade. A TC permite uma avaliao tridimensional (altura, largura e profundidade) com extenso detalhe e fidelidade a partir de seus cortes4. No corte axial avalia-se a rea patolgica em relao a sua profundidade e extenso mesiodistal (largura). Nas reconstrues sagitais, avalia-se a profundidade e extenso ocluso-apical (altura). Nas extenses coronais, avalia-se a altura e a largura. Nas reconstrues tridimensionais, pode se obter uma viso anatmica real4.

2.2.3 Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial utiliza-se cortes axiais na obteno de imagens que demonstram a realidade quanto presena e localizao, por exemplo, de dentes inclusos ou corpos estranhos. As reconstrues tridimensionais, possibilitam a obteno de imagens e de linhas de fraturas e desvio com extrema fidelidade aprimorando o planejamento cirrgico3.

VII

2.2.4 Dentes Retidos Quando o exame realizado com cortes de espessura menor que 1,5mm, possvel visualizar a forma e a posio do dente retido, tambm quanto leses em dentes permanentes vizinhos. Se o espao do ligamento periodontal do dente estiver visvel ser possvel realizar uma interveno ortodntica4.

2.2.5

Avaliao dos Seios Paranasais A TC mostra imagem dos seios maxilar, frontal, etmoidal e esfenoidal. Ela

efetiva na avaliao do tecido sseo ou mudanas neoplsicas nos tecidos moles dos seios paranasais. Portanto, a habilidade da tomografia computadorizada para identificar alteraes com baixo contraste pode ser usada para diferenciar tecidos moles e secrees liquidas nas sinusites4. A proximidade dos pices das razes de pr-molares superiores ao seio maxilar um fator em potencial para sinusite maxilar de origem dentria. Infeco periapical ou periodontal nestas razes pode-se disseminar diretamente ou via vasos sanguneos para a mucosa do seio. A sinusite maxilar de origem dentaria comumente relacionada com a espessura do assoalho do seio. Geralmente ela s afeta o lado da leso odontolgica e, frequentemente, progride para uma condio com envolvimento sseo e inflamao de outros seios paranasais ou cavidade nasal. A TC a modalidade de escolha para avaliao da extenso da doena e fatores predisponentes em pacientes com sintomas de sinusite de maxilar crnica4.

VIII

3. RESSONNCIA MAGNTICA

A RM um dos mais recentes e inovadores mtodos por imagens e maior responsvel pela modernizao da antiga radiologia, hoje Imaginologia. Sua aplicao envolve basicamente trs reas: a fsica, a qumica e a biologia. Foi atravs de sua aplicao na biologia que se possibilitou a sua introduo no campo de diagnstico por imagem5.

Dentre suas principais vantagens pode-se destacar: a no utilizao de radiao ionizante, a visualizao de tecidos moles (com alta definio e sem injeo de meios de contrastes) e tecidos duros (sem artefatos), realizao de cortes multiplanares sem mudar o paciente de posio, alm de permitir estudos tridimensionais e em dinmica (estudo de fluxo sem injeo de meios de contraste), bem como a quantificao dos elementos qumicos dos diferentes tecidos (espectroscopia ou ressonncia magntica)5.

3.1 Aspectos Tcnicos Bsicos de Aquisio das Imagens A obteno de imagens por RM determinada por um conjunto de princpios fsicos totalmente diferentes daqueles que definem as tcnicas radiogrficas, como a radiologia convencional ou a TC. Ao contrrio dos raios-X, que so produzidos atravs da atenuao dos ftons na eletrosfera dos tomos da matria, o sinal de RM origina-se exclusivamente dos prtons existentes nos ncleos dos tomos2. De forma simplista, a aquisio de imagens por RM pode ser resumida em cinco etapas: a) O paciente colocado em um forte campo magntico (GANTRY), e essencialmente se torna um magneto. Isto porque, as partculas anatmicas (prtons) de alguns elementos qumicos que compe os tecidos orgnicos (o mais abundante o hidrognio) tem a propriedade de girar em torno do seu prprio eixo (spin), e por serem cargas eltricas em movimento, geram um campo magntico ao seu redor, o qual pode ser alterado por um campo magntico externo2. b) Um sistema de bobinas, posicionados em uma posio anatmica de interesses emite ondas de radiofrequncia2. c) As ondas de radiofrequncias so desligadas2.

IX

d) O paciente emite um sinal (RM), liberando a energia recebida de forma semelhante s ondas de radiofrequncia2. e) O sinal recebido pelo mesmo sistema de bobinas que emitiu as ondas de radiofrequncia, utilizada para formao das imagens digitais dos diferentes planos anatmicos, que sero apresentadas no monitor do computador2.

3.2 Aplicao da Ressonncia Magntica na Odontologia A RM possibilita estudar a ATM e suas disfunes, pois o nico sistema de imagem que mostra o menisco e os msculos dessa articulao funcionalmente. No diagnstico da ATM, a ressonncia magntica auxilia outros mtodos de diagnsticos, tais como: radiografias transcranianas, tomografias, artografias, pois no paresenta clareza de detalhas dos componentes sseos6. Esse exame tambm utilizado no complexo maxilo-mandibular e em estudos dos seios da face, msculo da mastigao, regio parafaringeana, trajeto do nervo trigmeo e outros6.

3.2.1 Aplicao em Ortodontia 3.2.1.1 Articulao Tempromandibular A primeira aplicao clnica das imagens por RM na clinica odontolgica foi para estudo da ATM no inicio dos anos 80. Foi o primeiro exame que permitiu a visualizao direta dos tecidos moles articulares, com imagens de alta resoluo. Esses tecidos, at ento, eram visualizados apenas indiretamente por meio da injeo de contrastes nos espaos articulares, ou diretamente pela TC, mas, com uma resoluo deficiente2. A RM contribuiu para mudana de muitos conceitos da etiopatogenia e diagnstico das desordens da ATM, os quais eram baseados apenas em informaes clnicas, uma vez que os exames por imagens disponveis no permitiam a visualizao de partes moles articulares ou faziam de forma deficiente. E ainda, exponha o paciente a radiao

ionizante, impedindo o estudo de grupos controle e de indivduos em faixas etrias menores (crianas)2. As informaes que as imagens por RM disponibilizam incluem a localizao e disposio do disco articular nas posies de boca aberta e fechada, ao logo de toda articulao. Deslocamento anterior, latero-mediais e associao dos mesmos (deslocamentos rotacionais)2.

3.2.1.2 Planejamento e Avaliao Pr e Ps-Cirurgia Ortogntica Alm dos aspectos estticos, a reabilitao funcional de pacientes tratados pela cirurgia ortogntica tem ganhado importncia nos ltimos anos. A cirurgia combinada com tratamento ortodntico tem alcanado resultados estticos dentrios e faciais satisfatrios3. O estabelecimento da posio condilar correta no interior da fossa mandibular uma das dificuldades encontradas pelo cirurgio, durante a cirurgia ortogntica de pacientes classe II de ANGLE com desordens da ATM. As possveis alteraes morfomtricas e morfolgicas dos componentes da ATM tambm esto entre as preocupaes relacionadas ao paciente submetida cirurgia ortogntica2. As imagens por RM tem tido um papel importante para o estudo das correlaes entre imagens e achados clnicos, mostrando que uma melhora na posio do disco articular pode ser obtida, aps o reposicionamento do complexo condilo-disco pela cirurgia ortogntica. E ainda que, embora ocorram diferentes alteraes na composio dos componentes sseos da ATM aps a osteotomia subcondilar da mandbula, isto parece ser transitrio, sem maiores alteraes no resultado final para o paciente2. Os prottipos estereolifotogrficos tambm podem ser obtidos a partir de imagens seccionais por RM. E ainda, na avaliao de anomalias crnio faciais e para reconstruo craniofaciais de defeitos sseos e em traumatologia2.

XI

3.2.1.3 Apnia do Sono As imagens por RM, a despeito do seu alto custo, so superiores a TC no estudo das vias areas superiores dos pacientes com apnia obstrutiva do sono. Alm de apresentar a maioria das vantagens da TC, soma-se a excelente resoluo do espao areo e dos tecidos moles adjacentes (especialmente a gordura), alm da obteno de seces sagitais, coronais e axiais diretas, sem construes e sem utilizao de radiao ionizante. Isto permite a repetio do exame durante a viglia e o sono do paciente. Reconstrues tridimensionais do espao areo e de partes moles como a parede lateral da faringe, a lngua e o palato mole podem ser obtidas2.

3.2.1.4 Avaliao de Condies Patolgicas Potenciais da Maxila e Mandbula A RM pode auxiliar no diagnstico das leses csticas e tumores odontognicos e no odontognicos da regio bucomaxilofacial, por permitir a diferenciao entre o lquido e outros componentes como a queratina e produtos da degradao do sangue. Ela pode, ainda, contribuir na diferenciao ente um cisto e um tumor slido ou misto. Contudo, o seu alto custo tem limitado a sua utilizao na rotina da clnica odontolgica. A RM a modalidade de escolha para diagnstico por imagem da maioria das leses malignas que acometem a regio bucomaxilofacial. A alta resoluo dos tecidos moles permite a visualizao acurada da localizao e extenso do tumor, especialmente dos envolvimentos incipientes da medula ssea. As imagens sagitais e coronais, obtidas diretamente sem reconstrues, so importantes para o plano de tratamento e delineamento da extenso dessas neoplasias.

XII

CONCLUSO

Considerando todos os aspectos mencionados, a TC e a RM representam importantes instrumentos no diagnostico, planejamento e avaliao realionados a pratica clinica da odontologia e suas demais especialidades. Esses avanos do diagnostico por imagem podem aumentar substancialmente as habilidades do profissional para identificar condies que no so detectadas com os mtodos tradicionais. Porm, o conhecimento dos aspectos bsicos como as vantagens e desvantagens, indicaes e contra-indicaes das referidas tcnicas, por parte do cirurgio dentista, determinante para o uso racional das mesmas. No se pode esquecer que, por mais que essas tcnicas envolvam alta tecnologia, elas continuam sendo exames complementares, cuja indicao deve estar baseada em um criterioso exame clnico do paciente e anlise individual do custo benefcio das mesmas.

XIII

REFERENCIA BIBLIOGRFICA

1. SILVA, Ricardo- Sistemas de Imagem com Aplicabilidade na Odontologia. [peridico na internet] 2011, [acesso em 23 nov. 2012]. Monografia- Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponvel em:

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/28710/000772913.pdf?sequence=1.

2. RIBEIRO, Faria - Tcnicas Tomogrficas Aplicadas Ortodontia: A evoluo do diagnostico por imagem. [peridico na internet] 2004, [acesso em 23 nov. 2012], Ver. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial vol. 9 n 5 Maring Sept./Oct. 2004. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-54192004000500013&script=sci_arttext.

3. FREITAS, Lenidas, Radiologia Bucal: Tecnicas e Interprretacao. 2 ed. Rev. e Ampl. (pag. 233-238) So Paulo: Pancast, 2000.

4. RODRIGUES, Fialho, Aplicacoes da Tomografia Computadorizada na Odontologia. [peridico na internet] 2007, [ acesso em 23 nov. 2012]. Pesq. Bras. Odontped Clin Integr, Joo Pessoa, 7(3): 317 324, Set./Dez. 2007. Dispomivel em:

http://imagingonline.com.br/biblioteca/aplicacoes_tomografia_odontologia.pdf.

5. CASAT, et al.Curso de Radiologia em Odontologia. 4 ed. (pag. 355-386).- So Paulo: Santos 1998.

6. GONALVES, et al. Imaginologia na Odontoogia e Aspectos Legais. [periodoco na internet] 2011 [acesso em 23 nov. 2012], RGD. Rev. Odont. Porto Alegre, v 59 Suplemento 0, p. 89-95, jan/jun, 2011. Disponvel em:

http://www.revistargo.com.br/include/getdoc.php?id=6305&article=699&mode=pdf

Вам также может понравиться