Вы находитесь на странице: 1из 5

Medicina veterinria: como escrever um relato de caso clnico-cirrgico?

MEDICINA VETERINRIA: COMO ESCREVER UM RELATO DE CASO CLNICO-CIRRGICO? Veterinary Medicine: How to Write a Clinical and Surgical Case Report?
Rdiger Daniel Ollhoff1

Resumo
A publicao de relatos de casos clnicos e cirrgicos constitui o primeiro passo para estudantes de Medicina Veterinria e profissionais autnomos, em princpio de carreira, iniciarem-se na comunicao cientfica por escrito. Descrevem-se os principais itens a serem abordados e os cuidados a serem tomados desde a escolha do caso e da revista at os ltimos passos para o envio do trabalho pronto. Objetiva-se, com este artigo, demonstrar que a escrita de relatos de caso uma habilidade que pode ser aprendida, incentivando-se as futuras geraes a buscarem a comunicao por escrito. Palavras-chave: Medicina Veterinria; Comunicao; Relato de caso.

Abstract:
The publication of clinical and surgical case reports constitutes the first step for veterinary students and clinicians at the start of their career to begin write scientific communications. The main aspects to be verified and cared about, since the choice of the journal until the submitting of the written article are described. This article intends to demonstrate that the skill to write case reports can be learned, encouraging future generations to reach for and apply the written communication. Keywords: Veterinary medicine; Communication; Case report.

Mdico Veterinrio, Professor Titular de Semiologia, Clnica mdica e cirrgica de ruminantes da PUCPR BR 376, km 14 Cx. Postal 129 CEP: 83010-500 So Jos dos Pinhais PR Brasil. E-mail: ollhoff@rla01.pucpr.br

Revista Acadmica: cincias agrrias e ambientais, Curitiba, v.2, n.2, p. 31-35, abr./jun. 2004.

31

Rdiger Daniel Ollhoff

Introduo
O desenvolvimento de uma carreira na rea das cincias agrrias e da sade exige cada vez mais que o profissional seja um bom comunicador. Esta habilidade deve ser aprendida no somente em sua forma verbal, mas tambm escrita. Apesar da existncia de uma grande variedade de literatura visando a ensinar o ofcio da comunicao escrita, no se encontram facilmente publicaes voltadas especificamente a um pblico mdico veterinrio (POENICKE 1988; DAY 1990; MCKOWN 1992; SOVA 1998; REY 2000). Precisamente a descrio de casos, uma maneira de o mdico veterinrio autnomo iniciar-se na comunicao cientfica, somente encontrou interesse na literatura especializada recentemente (MISCHKE, 2003).O presente trabalho visa a instruir mdicos veterinrios autnomos e tambm graduandos em medicina veterinria a como publicar casos. Objetiva-se fornecer as ferramentas necessrias aos novos autores respondendo s seguintes perguntas: Como decidir se o caso publicvel? Qual a melhor forma de publicao? Como descrever o caso?

Para averiguar o quanto o prprio caso supre os critrios postos, dever ser realizado um levantamento da literatura existente. As bibliotecas das universidades e institutos de pesquisa possuem sistemas de busca informatizados da literatura existente no acervo e facilitam o acesso literatura no disponvel de imediato. A Internet oferece diferentes sistemas de busca (Exemplos: www.scielo.br; www.animalscience.com), muitos dos quais, porm, so pagos. A discusso com colegas e apresentaes em simpsios e congressos tambm so teis para averiguar o impacto prvio do caso. Deslizes na tcnica, erros de diagnstico ou complicaes na conduta teraputica so mais interessantes e elucidativos para colegas na prtica do que a simples descrio de um caso raro. Apesar disto, no so os mais freqentemente vistos, pois podem dependendo das circunstncias prejudicar a reputao do colega. Por este motivo, h uma necessidade de se incentivar os colegas autnomos a relatar estes casos.

Qual a melhor forma de publicao?


Antes de redigir o relato do caso clnico ou cirrgico, dever ser escolhido o peridico e a forma de publicao. Relatos de caso so publicados exclusivamente em revistas da rea tcnica, nunca em revistas de criadores ou voltados para um pblico leigo. A Internet oferece a possibilidade de se publicar em revistas que disponibilizam o artigo na rede sob a forma de hipertexto ou em endereos eletrnicos (sites) de associaes de classe. A forma mais usual, porm, ainda consiste na publicao em um peridico da rea veterinria. Para uma primeira publicao, facilita a escolha por uma revista que o prprio autor costuma ler. Esta leitura faz com que se crie uma percepo do que considerado interessante pelos redatores da revista e seu pblico. As revistas indexadas voltadas a um pblico de veterinrios mais abrangentes como a Revista do Conselho Federal de Medicina Veterinria, a Revista de Educao Continuada do CRMV de So Paulo e revistas voltadas ao autnomo clnico na rea de pequenos animais de estimao como a Clnica Veterinria e a Medvep somente para citar algumas, publicam relatos de casos. Outras revistas veterinrias mais voltadas a um pblico cientfico que abrange diversas especialidades com um comit editorial atuante como

Como decidir se o caso publicvel?


A maioria dos veterinrios atuantes nas reas clnica e cirrgica se depara com casos que aparentam qualidade para publicao. Atualmente, na medicina veterinria, dificilmente obter-se- a chance de descrever uma enfermidade completamente desconhecida. No entanto, existe uma mirade de enfermidades raras ou evolues incomuns nas quais uma descrio detalhada valiosa. Isto vale de igual forma para os casos em que ocorrem complicaes inesperadas e pouco comuns ou em que se utilizam condutas teraputicas no convencionais. Combinaes desconhecidas de diferentes estados patolgicos e estratgias teraputicas inovadoras tambm so publicveis. Fundamental que o contedo do caso descrito transmita uma mensagem com significado particular ao leitor. Esta mensagem sempre ter um intuito informativo e esclarecedor. Por exemplo, o relato ressalta os benefcios e riscos de um determinado tratamento ou conscientiza o leitor sobre a ocorrncia de uma doena rara.

32

Revista Acadmica: cincias agrrias e ambientais, Curitiba, v.2, n.2, p. 31-35, abr./jun. 2004.

Medicina veterinria: como escrever um relato de caso clnico-cirrgico?

a Archives of Veterinary Science e a Arquivos de cincias veterinrias e zoologia da Unipar publicam relatos de caso. Revistas especializadas, como, por exemplo, a Veterinary Pathology ou a Veterinary Dermatology tambm publicam casos, desde que de interesse especfico ao pblico-alvo de leitores destas revistas. A publicao de relatos de caso mantm as revistas atrativas principalmente para com o mdico veterinrio autnomo, com atividade em clnicas de pequenos animais, consultorias ou cooperativas. Uma mensagem de interesse ao leitor e o inusitado do caso so fundamentais. Nem sempre as revistas condicionam a publicao do caso no divulgao anterior, por exemplo, em congressos da rea. As revistas em papel possuem a vantagem de ainda gozarem de uma maior aceitao pelo pblico em geral, em conseqncia de uma maior versatilidade e confiabilidade, decorrentes da independncia do uso de energia eltrica e da no suscetibilidade a panes do mundo informatizado (vrus, etc.). Vantajosa a escolha de revistas que possuam corpo editorial e qual os artigos submetidos so revisados pelos pares, o que garantia de uma qualidade superior. Uma negativa em uma das revistas no dever impedir o autor, considerando as crticas dos assessores/relatores, a enviar o relato para uma outra revista.

discusso dever ser desenvolvida e os demais componentes adicionados.

Ttulo
O ttulo de suma importncia, pois diversos leitores da revista, aps uma prvia passagem pelos ttulos, lem somente alguns artigos por completo. O ttulo ideal deveria ser curto, descritivo e chamativo. Ttulos descritivos muito compridos (Exemplo: Sucesso de uma terapia imunomoduladora com sangue total na rhabditiose auricular de uma vaca girolanda) podem levar o leitor impresso que todas as informaes essenciais foram transmitidas, evitando um aprofundamento da leitura.

Autores
Todos os autores que contriburam de maneira substancial ao diagnstico ou terapia do paciente, considerando-se que os aspectos raros do caso devero ser citados. Multiplicam-se as publicaes com um nmero abusivamente grande de autores em que o bom senso parece no ter sido includo.

Introduo Como descrever o caso?


Uma vez convicto do potencial do caso a ser relatado, isto , que ir suscitar interesse suficiente dos colegas, imprescindvel apresentar a mensagem ao leitor de uma maneira igualmente a despertar a curiosidade. Para redigir o manuscrito no estilo da revista prevista para publicao, devero ser estudados as instrues para os autores, contidas mormente no final da revista, de maneira detalhada. Poder ser til nortear-se por alguns relatos atuais apresentados na revista. Todas as regras vlidas em outras publicaes cientficas devero ser consideradas tambm no relato de caso. A linguagem dever ser clara e precisa. O objetivo principal do relato de caso possibilitar a seu leitor em sua atividade prtica reconhecer um problema semelhante e solucion-lo. Na redao de um relato de caso, inicialmente, anota-se a evoluo do caso, ento a Freqentemente os relatos de caso recebem uma pequena introduo, situando o caso diante da literatura conhecida e disponvel e chamando ateno para sua importncia. No entanto, no h necessidade de uma introduo, iniciandose com a descrio do caso em si. Na segunda opo, dever se realizar a contraposio do caso em relao literatura pesquisada dentro da discusso.

Resumo
Na dependncia da revista ou formato da revista a ser publicado, um resumo poder ser desnecessrio. Nos demais casos, o resumo dever ser curto, sem entrar em um detalhamento profundo e abordar a relevncia do caso descrito. Uma frase contendo qual foi a concluso do caso um bom final do resumo.

Revista Acadmica: cincias agrrias e ambientais, Curitiba, v.2, n.2, p. 31-35, abr./jun. 2004.

33

Rdiger Daniel Ollhoff

Palavras-chave
As palavras-chave solicitadas pelo formato da revista objetivam correlacionar o artigo no Index Veterinarius ou Index Medicus a uma determinada categoria. Portanto, as palavras-chave podero se orientar pelos catlogos de palavras-chave (Thesaurus) destes ndices.

Discusso
A discusso dever fornecer explicaes ao leitor para os achados raros e como e por que determinadas decises na conduta do caso foram tomadas. Os principais ensinamentos e concluses para o leitor devero ser trabalhados de maneira clara. Eventuais questionamentos do leitor devero ser premeditados e respondidos. Um bom relato de caso dever fornecer elementos ao colega leitor de como ele deveria tratar de um caso semelhante. A literatura citada dever se restringir aos trabalhos que esto relacionados diretamente especificidade do caso. Para a discusso, relevante citar os trabalhos que corroboram ou contradizem a prpria experincia, decises ou concluses. Como nos demais artigos cientficos, dever se dar preferncia - dentro de um contexto de disponibilidade aos trabalhos publicados em peridicos, evitando-se a citao de livros texto, a no ser que um tratamento padro descrito em um destes livros tenha levado a complicaes.

Material e mtodos
Quando se utilizam mtodos especiais e dispendiosos, a sua descrio precisa auxiliar o entendimento e dever ser realizado em separado, necessariamente antes da casustica propriamente dita e aps uma pequena introduo.

Casustica
A casustica como elemento central do manuscrito orientar-se- pelas regras do trabalho clnico, ou seja, necessria a apresentao em ordem cronolgica, desde a identificao do paciente, histrico, anamnese, exame clnico e eventuais exames complementares antes de se chegar ao diagnstico, possveis diagnsticos diferenciais, tratamento e evoluo do caso. Especial valor possuem o como da construo do diagnstico e o tipo e momento temporal dos tratamentos institudos. Os achados essenciais positivos para a soluo do caso devero ser detalhados e apresentados integralmente. Somente achados negativos relevantes devero ser relatados, para no abafar a essncia do caso em um mar de informaes irrelevantes. Para a descrio de achados especficos, figuras podem ser de grande valia, na forma de fotografias do paciente, esquemas cirrgicos, intervenes teraputicas, entre outras. A evoluo de sinais clnicos e laboratoriais poder ser ilustrada por grficos e tabelas. Os valores contidos em tabelas e grficos devero constar no texto somente como exemplos, no mais em sua totalidade.

ltimos passos da confeco do manuscrito


Aps a primeira concluso do manuscrito, vantajoso mant-lo por alguns dias descansando, antes que se faa uma releitura do trabalho com eventuais correes ou alteraes. A leitura crtica por um colega que desconhece o caso de excepcional ajuda, pois os apontamentos deste serviro para esclarecer os fatos e melhorar a interpretao deles. No controle final dever estar includa a manuteno do estilo da revista qual o trabalho ser submetido, no que tange, por exemplo, a forma de citao da literatura, as palavras-chave, ttulo, entre outros. A submisso do caso realizada com o envio do trabalho em cpias impressas (de duas a trs) e na forma eletrnica (disquete, CD), anexos a uma correspondncia ao editor ou redator da revista solicitando a sua publicao. A melhor garantia da publicao de um relato de caso possuir um caso inusitado e realizar uma apresentao interessante e de fcil leitura.

34

Revista Acadmica: cincias agrrias e ambientais, Curitiba, v.2, n.2, p. 31-35, abr./jun. 2004.

Medicina veterinria: como escrever um relato de caso clnico-cirrgico?

Referncias
DAY, R. A. Cmo escribir y publicar trabajos cientficos. Publicacin Cientfica 526 Washington: Organizacin Mundial de la salud: Organizacin Panamericana de la Salud,1990. p. 214. MCKOWN, D. L. Writing for career growth. In: IEEE Engineers Guide to Business. New York: IEEE, 1992. p. 4-12. MISCHKE, R. Wie schreibe ich einen Fallbericht ? Der Praktische Tierarzt 84, n. 1, p. 21-23. 2003.

POENICKE, K. Wie verfasst man wissenschaftliche Arbeiten ? Ein Leitfaden vom ersten Studiensemester bis zur Promotion. Dudentaschenbcher. 2 ed. Zrich: Dudenverlag, 1988. Band 21. p. 216. REY, L. Planejar e redigir trabalhos cientficos. So Paulo,SP: Edgard Blcher, 2000. p. 318. SOVA, D. B. How to write articles for newspapers and magazines. New York: Macmillan, 1998. p. 119.
Recebido 17/08/2003 Aprovado 30/01/2004

Revista Acadmica: cincias agrrias e ambientais, Curitiba, v.2, n.2, p. 31-35, abr./jun. 2004.

35

Вам также может понравиться