Вы находитесь на странице: 1из 47

Silva S, Domingos Bernardo G. "Ayahuasca, a conscincia da expanso. Discursos sediciosos. Crime, Direito e Sociedade.

Rio de Janeiro, Instituto Carioca de Crimiologia. Ano 1, n 2, 2 sem. 1996, pp. 145-174.

Ayahuasca A conscincia da expanso


DOMINGOS BERNARDO GIALLUISI DA SILVA S

O presente trabalho resulta dos pareceres que apresentei ao conselho Federal de Entorpecentes CONFEN, sobre o uso da bebida denominada ayahuasca, vulgarizada, no Brasil, com os nomes de Daime ou Santo Daime e Vegetal. H mais de dez anos o CONFEN acompanha sem adotar orientao proibicionista a utilizao da ayahuasca por diversas comunidades que, somados todos os integrantes das vrias entidades usurias, em todo o territrio nacional, talvez chegue a, no mximo, dez mil. Meu propsito, aqui, avaliar esse acompanhamento governamental, no policialesco, ao cabo de uma dcada, para aproveitar essa experincia pioneira, seja para adot-la, em algum nvel, ou modific-la, na formulao de polticas pblicas, dirigidas ao bom equacionamento da questo das drogas, em geral, guardadas as peculiaridades das mltiplas situaes que o tema oferece. Assim, o objetivo deste trabalho no fazer, simplesmente, uma anlise qumica ou farmacolgica da ayahuasca, at porque tambm, no meu campo especfico de conhecimento. Quando precisei abordar esses temas, por ocasio dos estudos necessrios elaborao dos pareceres antes referidos, recorri a eminentes professores e especialistas naquelas reas do saber cientfico. Desde logo afirmo a plena convico de que a equao custo x benefcio, em matria de drogas, , essencialmente, cultural ou de outra forma, como seria explicvel, sob a tica, exclusivamente, mdica ou farmacolgica, por exemplo, a plena assimilao do uso de lcool e tabaco em nossa sociedade? Demais, como compreender os riscos a sade ou segurana dos consumidores, admitidos pelo prprio Cdigo do Consumidor, quando

considerados normais e previsveis em decorrncia de sua natureza e fruio (art.8)? indispensvel esclarecer, entretanto, que a ayahuasca, resultante da decoco do cip amaznico, em conjunto com a folha, que tm nomes cientficos, respectivamente, de Banisteriopsis Caapi e Psychotria Viridis, inclui-se, cientificamente na classificao das drogas, tendo a atuao farmacolgica, como elemento diferenciador, entre os alucingenos. Portanto, na realidade vamos tratar do uso de uma substncia que sob a tica exclusivamente tcnica, classificada como alucinognica. Creio que esse o ponto mais instigante que pretendo abordar no curso deste trabalho: a classificao estritamente qumica ou farmacolgica de uma substncia, como alucingena, exaure toda a questo, quanto viabilidade de aceitao ou no de seu uso? E o que alucingeno? O que alucinao?

A Ayahuasca no Brasil

O uso da ayahuasca , de alguma forma, sempre ritual. No Brasil, ele se divide em duas vertentes principais: a do Santo Daime e a da Unio do Vegetal.

A Unio do Vegetal, tambm chamada, simplesmente UDV, tem caractersticas diferentes, em muitos pontos, das comunidades do Santo Daime, embora guarde identidade com aquelas, no que essencial: o uso da mesma bebida. Trata-se de centro esprita que, portanto, utiliza a ayahuasca. Entretanto, a UDV tem outro mestre, que no Raimundo Irineu Serra (o General Juramid, dos seguidores da Doutrina do Santo Daime, que a criou) A Unio do Vegetal reporta-se a Jos Gabriel da Costa como seu mestre fundador, em Porto Velho, em 22 de julho de 1961.

A UDV, em 1992, informava contar com quase cinco mil scios em todo Brasil. E essa a entidade que congrega maior nmero de centros usurios da ayahuasca, entre o que denominam como Ncleos, Pr-Ncleos e Distribuies Autorizadas de Vegetal.

A outra vertente o Santo Daime tem como a comunidade mais numerosa, a existente no estado do Amazonas, Municpio de Pauini, denominada Cu do Mapi, poca com, aproximadamente, 450 pessoas. Somado esse nmero a todos os demais centros vinculados s diversas denominaes que adotam o Daime ( Ciclu-I, Ciclu-II, Ceflurius, Centro Esprita e Culto de Orao Jesus Fonte de Luz, Centro Esprita Daniel Pereira de Matos e Centro Esprita F, Luz, Amor e Caridade Terreiro de Maria Bahiana), o total provvel, segundo depoimentos tomados, deve alcanar, no mximo, 1800 associados, o que indica o universo de praticantes de cultos com o uso de ayahuasca, em todo territrio nacional, ao redor de 6800 pessoas.

Alguns dos Centros usurios da ayahuasca esto prximos de setenta anos de existncia, como se conclui de trabalho publicado por Clodomir Monteiro (1): o Alto Santo surge no dia 26 de maro de 1931, organizado por Irineu Serra, Jos Neves , acreano de Xapuri e os remanscentes de Brasilia. Oficializa-se em 21 de maio de 1962, como centro esotrico e em 23 de Dezembro de 1971 se separa do Crculo Esotrico Comunho de Pensamento, de So Paulo e se transforma no Centro de Iluminao Crist Luz Universal. A colnia onde se localiza a sede do culto, foi organizada em terras cedidas pelo ento Governador Guiomard Santos. No longe dali, em 1942, Daniel Pereira de Matos, aconselhado por Irineu, tem sua prpria viso de iniciao, organizando o Centro de Vila Ivonete.

essencial atentar, portanto, para o fato de que o uso ritual da ayahuasca no um modismo ou uma novidade passageira que excita, tantas vezes, as intervenes pessoais e, frequentemente, irresponsveis dos que detm, transitoriamente o poder. A atuao irrefletida e desastrada dos poderosos de hora geram a revolta, a violncia e o caos.

A propsito, oportuno verificar o que diz o antroplogo e professor Edward Mcrae(2), cujos estudos sobre o tema foram valiosssimos poca da elaborao do ultimo parecer que encaminhei ao CONFEN: Quanto ao interesse cultural da ayahuasca ter um uso ritual urbano no Brasil h quase 70 anos, lembra-se que esse aproximadamente o mesmo tempo de existncia da umbanda e que, assim como no caso dela, o uso religioso do ch psicoativo ensejou a criao de instituies que provem muitas pessoas com os arcabouos ticos, sociais e culturais, em torno dos quais construram suas vidas.

Os diversos estudos antropolgicos e histricos realizados sobre esse uso da bebida tem ressaltado a conduta pacifica e ordeira dos adeptos das diversas seitas, cujos valores bsicos coincidem com aqueles considerados

emblemticos das sociedades crists ocidentais. Longe de levar a um uso abusivo e destrutivo de substncias psicoativas, a tendncia mais notada a de promover estilos de vida recatados e austeros, voltados para o culto, espiritualidade e aos valores familistas e comunitaristas.

O pleno engajamento familiar, social e poltico da populao urbana acreana indisputvel, a comear pelo exemplo do antolgico e festejado Raimundo Irineu Serra. O centro Alto Santo forneceu-me dois documentos que demonstram no s as atividades do Mestre Irineu, como o reconhecimento, pelas mais altas autoridades polticas locais, de seu valor.

O primeiro revela o trato cordial e a confiana com que o Governador Delegado da Unio no Acre Major Jos Guiomard Santos distingue Irineu Serra, a quem solicita o adiantamento de madeira e gneros em favor de Francisco Gabriel Ferreira, em janeiro de 1948, quando o Mestre Irineu j tinha de prtica ritual com ayahuasca, somente em Rio Branco, dezessete anos.

O outro documento encaminha a nomeao de Raimundo Irineu Serra para exercer as funes de fiscal florestal no famoso Seringal Empresa , em dezembro de 1950.

Por ltimo o Centro de Vila Ivonete, referido por Clodomir Monteiro, organizado por Daniel Pereira de Matos, em 1942, h mais de meio sculo, portanto, tem hoje, no mesmo local, instalado o Centro Esprita Casa de Jesus Fonte de Luz , dirigido por um dos dois sucessores de Daniel Pereira de Matos Manoel Hiplito de Arajo que participou da fundao desse centro em 1945 e que celebrou convnio com a Secretaria de Educao e Cultura do Estado do Acre em julho de 1991, para a manuteno da Escola So Francisco de Assis, integrada ao referido Centro Esprita.

A antroploga, pesquisadora do Museu Histrico Nacional e professora de antropologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Regina Abreu, faz consideraes quanto s caractersticas bsicas, doutrinrias e rituais encontradas na comunidade do Padrinho Sebastio ( atualmente no seringal Cu do Mapi , no interior da selva amaznica) lder supremo da doutrina, termo pelo qual os seguidores do Santo Daime designam toda sua peculiar liturgia que vai da colheita das espcies vegetais, passa pelo preparo do ch (feitio), at as sesses (trabalhos) em que so entoadas oraes e hinos (ncleo da doutrina), de acordo com calendrio coincidente, em sua maior parte, com as datas litrgico-crists. Tais caractersticas bsicas, entretanto,

so encontradas, tambm, em plena zona sul da cidade do Rio de Janeiro, alm de outras Igrejas e ncleos espalhados por todo o Brasil e alguns no exterior ( Espanha, Holanda, Japo, EUA etc).

Diz a professora Regina Abreu: O Padrinho e a Madrinha so respeitados por todos e reconhecidos como o Pai e a Me da comunidade, representando na terra o Pai a Mes espirituais... Em termos gerais, o que parece importar o grupo, o todo, a comunidade, mais que os indivduos ou os ncleos familiares isolados. Neste sentido, a comunidade do Santo Daime aproxima-se do modelo de sociedade descrito pelo antroplogo francs Louis Dumont como holista.

No plano do astral, do espiritual, a base principal o Daime, diz o filho mais velho do padrinho, designado por ele para ser o futuro lder e que j assume a administrao da comunidade porque o Daime o Mestre. Nos trabalhos de cura s o doente chegar e falar com o chefe, j o Mestre est sabendo o que vai acontecer.

O Mestre Juramid, comandante de todo o movimento do universo, entidade espiritual identificada com Jesus Cristo e o Pai Eterno ( o Deus Pai dos Cristos). Na espiritualidade, o Daime toma o nome de Juramid continua ele o Daime a bebida, mas na bebida tem o ser divino que vem da floresta(...) A presena do Daime a presena do Cristo(3).

A demonstrao da transcedental importncia do Padrinho Sebastio para a Doutrina do Santo Daime pode ser avaliada pelo fato de que nenhuma Igreja tinha legitimidade para funcionar no Brasil ou, mesmo, no exterior sem que o interessado, fosse pessoalmente, ao Seringal Cu do Mapi, na selva amaznica e l obtenha a autorizao direta do Padrinho.

Ainda alguns breves informes(4) sobre o Padrinho Sebastio e o Seringal Cu do Mapi. Esses informes so extrados do livro Historia do povo de Juramidam, de Vera Fres.

Sebastio Mota de Melo nasceu em Eirunep, Estado do Amazonas, no dia 7 de outubro de 1920. Desde 1975 chamado pelos integrantes da comunidade rural da doutrina do Santo Daime de Padrinho, palavra que expressa respeito e reconhecimento das suas qualidades de mestre espiritual,

alm de colocar a pessoa que assim o chama na condio de seu afilhado e protegido, que vai ser conduzido espiritualmente.

Padrinho Sebastio relata que desde o seu nascimento vivia com problemas de sade e quando criana ouvia vozes do mundo espiritual, tinha vises e sonhos que revelavam fatos ainda por acontecer. Com a idade de oito anos teve um sonho que interpreta como um sinal da misso que iria cumprir anos mais tarde, com o Santo Daime:

Eu estava s no meio das matas, de chapu de massa na cabea e uma roupa parda, a comeou o fogo e vinha aquela zoada medonha e vi a lingeta de fogo que arrodeou tudo, queimou tudo, no ficou nada, s ficou este lugar que eu estava... A minha vida de quinze anos em diante, l no Amazonas, era ver viso: da gua, da mata e do astral, mas, nada daquilo eu compreendia e tudo era como se fosse um sonho... Eu no ligava para aquilo, fazia como um teimoso, mas acontecia e logo eu via o resultado. Foi indo e eu comecei a voar. Voando e vendo como o astral eu entrava na floresta, nas guas e de conformidade eu via as vises. Com o tempo eu comecei a trabalhar com espiritismo que se manifestou e uma voz comeou a me chamar: - Bastio! E eu respondia: - Oi,pa ! A a luz apagava e a voz no continuava. Mas algum tempo passou e eu peguei um avio astral e cheguei no Acre. No demorou muito, eu vim, via materialmente.

Para o padrinho existe uma diferena entre sonho, mirao e viso, sendo muito improtante para um curandeiro saber diferenciar esses fenmenos:

No v pensar que mirao sonho e nem que viso seja mirao. A mirao voc fica em dvida, viu mas no viu, e quando viso, voc fica como se fosse um sonho mas no , a verdade, voc est vendo tudo, t ouvindo tudo e percebendo. O sonho mais atrapalhado, o camarada sai aos embolu, pega um caminhozinho apertado e l vai, mas quando acorda no tem a conscincia. Na viso voc fica com a conscincia segura, nunca mais larga...

Assim como mestre Irineu, Padrinho Sebastio teve sua iniciao orientada por um xam, o mestre Osvaldo, um negro nascido em So Paulo, chamado tambm de cumpade Osvaldo, por ser padrinho do seu filho, Pedro Mota.

Durante um ano nas matas do rio Juru, o padrinho Sebastio aprendeu com mestre Osvaldo a realizar trabalhos com banca esprita, mesa e atuao, recebendo o mdium cirurgio Dr. Bezerra de Menezes. Conforme o caso das pessoas que chegavam doentes para o mestre Osvaldo, ele despachava para o padrinho Sebastio fazer a cura.

O Cu do Mapi , hoje, a sede do Centro Ecltico de Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra CEFLURIS que, anteriormente, foi sediado na Colnia Cinco Mil, situada no quilometro nove da estrada de Porto Acre. O nome Cinco Mil deve-se ao fato de que com a desativao do Seringal Empresa, a terra foi loteada em colnias e vendidas a cinco mil cruzeiros antigos, cada uma(5).

Depois, o Padrinho Sebastio e seu povo, como chamada a comunidade que o tem como lder espiritual, mudaram-se para o Seringal Rio do Ouro, na regio do rio Endimari, nas margens do igarap Trena. Narra, ento, Vera Fres:

Para surpresa de todos, o padrinho anunciou em 1981 que aquele ainda no era o local determinado pelo astral e onde se ergueria a Nova Jerusalm. Concomitantemente surgiram presses de pessoas interessadas nas terras desbravadas pela comunidade, sendo descoberto um titulo de propriedade com muitas irregularidades, ainda do incio do sculo e que dava a rea como propriedade de um fazendeiro sulista.

Apesar da prpria representao do Incra na regio ter dado autorizao para a comunidade instalar-se no seringal Rio do Ouro, o rgo informou para a comunidade a existncia de outra rea arrecadada pela Unio e sem proprietrios, onde eles poderiam se mudar, localizada no igarap Mapi, afluente do Rio Purus, no Municipio de Pauini(AM), distante cerca de 150 quilmetros do seringal Rio do Ouro.

Enfrentando uma vez mais, inmeras dificuldades e deixando para trs um seringal com muitas benfeitorias que haviam construdo, em plena capacidade produtiva de borracha e agrcola e sem receberem nenhuma indenizao dos alegados proprietrios da terra, a comunidade iniciou novo movimento em direo ao igarap Mapi visando a implantao de um novo seringal Cu do Mapi.

A mudana da comunidade rural da Colnia Cinco Mil para o interior da floresta amaznica possui um significado no plano material e espiritual: o Daime proteger os seus filhos os Mid que atenderem ao chamado de retorno s origens, aos seringais onde muitos nasceram e se criaram. tambm uma volta poca que o mestre Irineu trabalhou nas matas cortando seringa e conheceu o Daime.(6)

Vale a pena fazer um paralelo entre o processo de legitimao do uso ritual da ayahuasca, em curso nos dias de hoje, com o que aconteceu com os cultos afro-brasileiros, vtimas de dura represso policial no incio do sculo, como foi o caso do terreiro do Gantois, de Me Menininha, que somente pde afastar a represso policial, a partir da aliana que fez com os intelectuais da poca.(7)

A Histria se repete, obviamente com diferenas de forma relativamente s duas comunidades, a do Santo Daime e a da Unio do Vegetal. Ambas, porm, exaltam, com toda nfase, a plenitude de contedo simblico de seus rituais, hbeis, para seus fiis, por isso mesmo, a viabilizar o reencontro deles consigo mesmos, com o outro e com Deus.

E um dado extremamente importante: a expresso histrica desses cultos est intimamente ligada a uma determinada cultura- a brasileira. Mais que isso, ao ndio, ao caboclo, Amaznia.

A Unio do Vegetal vem confirmar com perfeita clareza o que ficou dito acima, no seguinte trecho do livro que publicou como seu primeiro documento oficial(8):

A Unio do Vegetal, hoje em processo de expanso e institucionalizao, j dispe de slida presena nos meios urbanos, tendo, em seus quadros de scios, profissionais de ramos diversos inclusive conceituados intelectuais e cientistas.

Preserva e cultua, entretanto, sua origem cabocla, que traduz a pureza de seus ensinos e mantm sempre viva a lembrana de uma realidade: a de que grau espiritual nem sempre tem relao com erudio ou ttulos acadmicos.

A comunidade do Santo Daime, da mesma forma, conta entre seus seguidores que l ainda esto ou por l passaram, com intelectuais e artistas famosos que, igualmente, exaltam o reencontro com a natureza e com o primitivo. Exemplo disso, colhe-se no depoimento prestado pelo j falecido ator Carlos Augusto Strazzer, publicado na revista Manchete, quando se referiu floresta, ao ritual to antigo quanto a Amrica do Sul, acrescentando haver descoberto um caminho de aprimoramento interno brasileirssimo. E arremata com destaque e paixo: pela primeira vez, um ritual com msica, dana e letras me fez sentir completamente integrado ao meu pas, minha cultura e, por extenso, me permitiu compreender todo o planeta. Me gratificou saber ainda que a floresta amaznica que nos d tudo isso(9).

bom lembrar, aqui, a advertncia de McRae, no sentido de que o uso da ayahuasca tem sido considerado legtimo at agora, e que um grande nmero de pessoas investiram suas vidas nesses cultos, tornando-os centrais para as suas identidades sociais, individuais e espirituais.

A histria da humanidade prdiga em exemplos da insensatez que a intolerncia e a perseguio religiosa, cujos principais efeitos parecem ser a exacerbao do fanatismo de uns e da prepotncia arbitrria de outros. E aps sinalizar que, no Brasil a represso aos cultos afro-brasileiros causou srios problemas sociais, como exemplifiquei acima, com o terreiro do Gantois, acrescenta McRae que a prpria tradio crist rica em modelos de martrio pela f, que poderiam servir de exemplo para os adeptos das seitas ayahuasqueiras em seus protestos contra a proscrio de seus rituais. Levando-se em conta a importncia dos aspectos socialmente integradores dessas seitas, tem-se como corolrio que o seu enfraquecimento somente contribuiria para a debilitao da coeso social, suscitando sentimentos de revolta e devolvendo anomia muitos daqueles que encontram nesses cultos o significado para suas vidas.(10)

A UDV, buscou seu processo de institucionalizao a partir, inclusive do aparelhamento administrativo da entidade. So exemplos desse processo: as publicaes Consolidao das Leis da UDV e Unio do Vegetal HOASCA Fundamentos e Objetivos; a organizao de um Centro de Memria e documentao, responsvel pela edio do jornal da sociedade, denominado Alto Falante; a organizao, tambm, de um Centro de Estudos Mdicos, sob cuja responsabilidade foram promovidos trs congressos, sendo o ltimo realizado no Rio de Janeiro, simultaneamente com a Conferncia Internacional de Estudos da Hoasca.

Ainda, a UDV implementa projeto extrativista e de cultivo de plantas medicinais no Seringal Novo Encanto, situado no Acre, para o que fundaram a Associao Novo Encanto de Desenvolvimento Ecolgico.

A vertente do Santo Daime, guardadas as suas caractersticas prprias e com maior tendncia vida em comunidade, buscou, igualmente, a sua institucionalizao, especialmente o ramo CEFLURIS, que congrega o maior nmero de adeptos da vertente Santo Daime em torno de 1000.

Foi criado, assim, o CEFLURIS NACIONAL com sede no Cu do Mapi. Tem, entre outros objetivos, a regulamentao da fundao de novos centros e a unidade ritual.

O CEFLURIS investiu seus esforos, firmemente, no projeto ambientalista viabilizado com a criao, por decreto presidencial (n 98.051, de 14.8.1989), da Floresta Nacional Mapi-Inauini, de 311 mil hectares.

Foi organizada a Associao dos Moradores da Vila Cu do Mapi, que firmou convnio com o IBAMA, em agosto de 1989, com o objetivo de mtua colaborao das partes, com vistas proteo dos recursos naturais nas reas de Floresta Nacional criada.

Foi constituda a Cooperativa Extrativista da Amaznia a COPEAMA cujos fundadores so todos residentes na Vila Cu do Mapi e que tem entre seus principais objetivos a implantao do projeto de desenvolvimento sustentvel na rea das florestas nacionais do Mapi-Inauini, no Estado do Amazonas.

O Uso Ritual da Ayahuasca

O rito meio, instrumento. As regras que o integram devem servir a quem o adote para alcanar o objetivo colimado.

Os rituais religiosos pretendem ser, sempre, veculos, meios de comunicao da pessoa humana com o Absoluto, com o Astral, com Deus ou que outro nome tenha essa Realidade transcendente que o ser humano, ordinariamente, no percebe, especialmente em nossa civilizao contempornea e ocidental.

O ritual religioso inclui a idia de limitao, ou ordenamento do aqum para viabilizar o ir alm. Da a sua importncia como disciplina e, ao mesmo tempo, como gerador de fora. Assim como as guas do rio, que s produzem energia quando represadas. o preo pago para gerar a luz.

Para uma serena avaliao da importncia do uso ritual da ayahuasca, imperativo fazer uma reflexo prvia sobre as liturgias contemporneas, praticadas, especialmente, em nosso mundo ocidental.

O ritual no se justifica pelo ritual, mas na medida em que esteja prenhe de contedo simblico, ou de outra forma, se constituir em prticas massificantes, em repeties mecnicas, frustrantes e alienadas.

O significado do smbolo vamos colher na cultura grega. Uma pessoa que hospedara outra, ao despedir-se dessa ltima, partia em dois um determinado objeto. Guardava uma parte e entregava outra quele a quem dispensara a boa acolhida. Passado o tempo, um dia, quando os herdeiros de qualquer dos dois encontrassem, aquelas partes, ao se reunirem, harmonizando-se uma com a outra, recompondo o todo, daria a conhecer um pacto de amizade que se estabelecera entre seus antepassados. O reencontro daquelas partes passava a construir testemunho, um sacramento da hospitalidade havida.

O smbolo , portanto, e necessariamente unitivo. Busca superar a diviso para recuperar o todo, com a reunio das pores separadas.

Ora, vive-se uma crise evidente e generalizada do contedo simblico dos diversos rituais adotados em nossa sociedade (quando se chega a participar de algum). Por ocasio dos fatos que se integram o ciclo humano, como o nascimento, o casamento e a morte. Esses rituais, normalmente, so ocos e, na maioria das vezes, intelectualizados, repetitivos e muito distantes de nossa linguagem e razes culturais.

Afirma, com toda razo Leonardo Boff: quando se realiza o simblico, os ritos sagrados, os momentos fortes da vida tornam veculos misteriosos, da presena da graa divina. Caso contrrio, transformam-se em meras cerimnias vazias e mecnicas, no fundo ridculas. (11) E ressalta a importncia de ver-se a religio como complexo simblico que exprime e alimenta permanentemente a f dentro das possibilidades de uma determinada cultura(12).

exatamente numa poca de vacuidade e insignificao, de exasperado consumismo, que surge, como objeto de interesse dos grandes centros urbanos, o uso ritual da ayahuasca, introduzido, entretanto, no interior do Brasil, desde o incio deste sculo.

Importa frisar, portanto, que a bebida , igualmente, meio, veculo, no um fim. A UDV afirma em seu livro que no v o ch como um fim em si mesmo, mas como um veculo para uma caminhada que exige sacrifcios e renncias...(13)

Entretanto, embora no seja um fim em si mesmo, a ayahuasca condio de grande importncia para a existncia das comunidades que a usam, como instrumento de consecuo de seus objetivos espirituais. Sem essas espcies vegetais, provavelmente no subsistiriam essas formas de expresso religiosa.

H grande semelhana ritual entre os diversos centros que integram a vertente do Santo Daime.

Os homens vestem terno branco e friso verde na cala, com gravata da mesma cor e alguns levam na lapela um crculo, contendo uma estrela e, no seu interior, uma lua, tudo em dourado. As mulheres usam vestido branco, cingidas de verde, tendo cabea um ornato, como pequena grinalda. A essas vestimentas do o nome de farda, recebidas somente pelos que optaram pela doutrina. O ambiente das igrejas do Santo Daime muito semelhante ao que se pode encontrar em templos de outras confisses religiosas: velas, cruzes, rosrios, efgies da virgem Maria, Jesus Cristo e So Joo Batista. Ao fundo do templo encontra-se um compartimento isolado, em que fica guardado o Daime, sendo interessante observar que a comunicao com o salo, em

que se desenvolve a cerimnia, faz-se atravs de duas aberturas em forma de sacrrio.

As cerimnias duram de seis a doze horas, de acordo com o tipo de trabalho a ser realizado. Inicia-se com a recitao de oraes crists, mais especificamente, o Pai-Nosso, o Tero, a Salve-Rainha, alm de jaculatrias. A seguir, ento, os homens e as mulheres, compondo grupos separados, colocada entre eles uma mesa com velas, cruzes, gua, cristal de pedra e rosrios, formam duas filas e dirigem-se aos dois sacrrios (um para as mulheres, outro para os homens). Em cada um deles servido o Santo Daime em quantidade equivalente a 100ml ou 150ml, a cada participante que, antes de receber sua poro, faz o Sinal da Cruz, contritamente, voltando ao seu lugar. Hinos so entoados e esto presentes durante todo o trabalho, com o acompanhamento de instrumentos como o violo e acordeo, ao compasso dos maracs. Os dois grupos de homens e mulheres bailam, com movimentos laterais, repetidos, uniformes e alternados. So encaradas com naturalidade as ocorrncias de vmitos e diarrias (essa ltima parece menos freqente). Tais fatos so considerados como formas de purificao dos males do esprito e do corpo. O participante que esteja nestas condies sempre assistido por membros da comunidade que durante todo o trabalho, tem esta misso de amparar aqueles que estiverem expiando suas mazelas. A igreja est situada em local que, necessariamente, prev as condies indispensveis para possibilitar este verdadeiro rito de expiao (atravs do vmito ou da diarria, ou de ambos, cumulativamente). Pode-se dizer, portanto, que a realizao de um trabalho no deixa de integrar em sua previso, o rito de expiao, com espaos e lugares que possibilitem as purgaes do possvel participante sofredor. Os hinos evocam as foras da natureza, o poder de Deus, da Virgem Maria e de todos os santos. Enaltecem as virtudes humanas, exortam os homens ao amor, humildade e ao arrependimento de suas faltas; proclamam a alegria e a fora dos que tm f no poder divino e praticam o bem. H pequenos intervalos entre os hinos, durante os quais so recitadas jaculatrias, dados vivas, entre outros, ao Divino Pai Eterno, aos autores dos hinrios e aos visitantes. A bebida servida por mais duas vezes, segundo o mesmo ritual (filas de homens e, separadamente, de mulheres, sacrrios diferentes, ingesto respeitosa), de forma semelhante s filas para o recebimento da comunho, entre os catlicos. Na ltima vez, os participantes do trabalho tomam quantidade menor de daime, com o objetivo de encerrar as experincias contemplativas e retornar, assim, o ritmo ordinrio da vida. O trabalho formalmente encerrado com a recitao de oraes e com agradecimentos a Deus. Aps o encerramento os participantes dispersam-se e cada qual volta para sua casa, aps despedidas cordiais e tranqilas.

Outro ritual importante na doutrina do Santo Daime, realizado em cerimnias especiais, com um alto significado simblico-religioso o do feitio, ou seja, da preparao da beberagem.

As mulheres escolhem, limpar e arrumam as folhas enquanto os homens escovam, cuidadosamente, o cip, preparando-o para a macerao. O cozimento feito nos paneles onde camadas alternadas do Banisteriopsis macerado e folhas frescas de Psychotria so colocadas. Esta preparao realizada por especialistas na rea, sendo que a impresso visual, o sabor e o efeito direto so elementos importantes no constatar se a preparao est adequada. O mesmo lquido , em geral, usado no cozimento de trs medidas sucessivas de material fresco destas plantas. Ao final, obtm-se um lquido espesso e acastanhado que filtrado para a retirada do tecido fibroso. De acordo com a etapa de cozimento, o daime designado como sendo de primeiro, segundo ou terceiro grau, sendo o de primeiro grau o mais forte, posto que resultante do cozimento realizado com a terceira medida. Ainda, a beberagem final pode ser mais ou menos ativa, como resultado de maior ou menor utilizao do material (plantas) ou em conseqncia do uso da rama (parte mais branda) do corpo, propriamente, do cip ou de suas razes (a parte mais forte).

Algumas amostras podem ser armazenadas, adequadamente, por vrios anos, conservando sua plena atividade.

O ritual da UDV bem diferente daquele do Santo Daime. Os participantes renem-se por quatro horas tempo de durao das sesses, como designado o ritual. Os homens usam uniforme que consiste em cala branca e camisa verde, e as mulheres, cala ou saia amarelo-ouro e blusa verde. Os mestres usam camisa verde com uma estrela amarela, somente o mestre-representante usa camisa azul. Permanecem sentados, aps a distribuio do ch, no havendo, assim, bailados. A sesso dirigida por um mestre, ao qual cabe fazer as chamadas de abertura e fechamento, hinos que visam orientar a sesso, chamando ou despedindo a fora e a luz do Vegetal. Ao longo da sesso, qualquer participante que se sentir habilitado pode fazer uma chamada que tenha aprendido e memorizado, recebida da tradio oral dos mestres. Durante a sesso, ouvem-se msica instrumental e cantos que evocam a natureza ou valores humanos, ocorrendo, freqentemente, o mesmo processo de purificao, mediante vmitos e diarria. No transcorrer da sesso, o participante dirige ao mestre, condutor da cerimnia, indagaes sobre as mais diversas questes da vida, com o propsito de receber orientao. E o mestre responde.

O cip para o preparo (no chamam de feitio, como os daimistas) trazido da floresta amaznica.

A Ayahuasca e o CONFEN
Em julho de 1985, o Conselho Federal de Entorpecentes CONFEN foi instado a manifestar-se sobre a incluso do Banisteriopsis Caapi entre as drogas integrantes da lista de produtos proscritos, em que passou a constar com as referncias, entre parntesis, a cip de chinchona ou chacrona ou mariri. Assim foi designado um Grupo de Trabalho de conselheiros do CONFEN, do qual fui nomeado presidente. Este Grupo de Trabalho restringiuse ao estudo da produo e consumo da citada bebida (daime ou vegetal).

Dois dos integrantes do Grupo de Trabalho, os psiquiatras Isac Germano Karniol e Srgio Dario Seibel deslocaram-se para Rio Branco, capital do Estado do Acre, para a coleta de maiores informaes que pudessem melhor embasar os trabalhos do grupo, tendo em vista que, naquele estado, estavam sediadas diversas comunidades usurias da ayahuasca. Em outubro de 1985, visitaram trs lugares em que se renem, ritualmente, usurios da ayahuasca, todos situados na Capital do Estado do Acre Rio Branco e j mencionados: Unio do Vegetal, Colnia 5.000 e Alto Santo.

Destaco alguns tpicos do relatrio desta primeira viagem, tendo em vista a importncia dos mesmos para o estudo ora apresentado.

Padres morais e ticos de comportamento, em tudo semelhantes aos existentes e recomendados na nossa sociedade, por vezes de um modo at bastante rgido, so observados nas diversas seitas. Obedincia lei pareceu sempre ser ressaltada.

O efeito observado provavelmente devido no somente ao ch, mas ao ambiente como um todo, s msicas e danas concomitantes etc.

Finda a cerimnia todos de uma maneira aparentemente normal e ordeira voltam aos seus lares.

Os seguidores das seitas parecem ser pessoas tranqilas e felizes. Muitas atribuem reorganizaes familiares, retorno de interesse no trabalho, encontro consigo prprio e com Deus etc, atravs da religio e do ch.

Antigamente o cip e a chacrona s eram encontrados na mata virgem. Algumas seitas tm procurado cultivar estas plantas com relativo sucesso. Ressalta-se no entanto que a preparao do ch bastante difcil e prolongada, envolvendo toda uma tecnologia que provm de datas imemoriais, realizada dentro de um determinado ritual. Da forma como preparado nos parece difcil que uma quantidade muito maior que a necessria nos cultos seja factvel de preparo. Ou seja, parece difcil a preparao do ch em quantidades a serem utilizadas de uma forma no ritual dentro da sociedade geral.

Foram realizadas mais cinco visitas a comunidades usurias da ayahuasca. A segunda foi em abril de 1986, por mim e pelo psiquiatra Srgio Dario Seibel, comunidade denominada Cu do Mar, situada na Estrada das Canoas n 3036, na zona sul da Capital do Estado do Rio de Janeiro. Essa visita teve carter preliminar, com objetivo preparatrio para outras que faramos quando da realizao do chamado trabalho.

Fomos recebidos pelo lder espiritual da comunidade, o psiclogo Paulo Roberto Silva e Souza que no levou ao local em que so realizados os trabalhos, chamado de igreja. Ali nos reunimos com mais seis seguidores da doutrina.

interessante observar que Paulo Roberto esteve em Cape Cod Boston EUA, onde realizou quatro trabalhos, a convite e s expensas de um grupo de psicoterapeutas americanos que, segundo informado, manifestou interesse em fundar uma igreja em Boston. Ainda, igualmente por informao do Dr. Paulo Roberto, havia convites para a realizao de trabalhos em Madrid, Ilha de Mau, no Hava, Londres, Brisbane, na Austrlia e Oslo, na Noruega.

Ficou ajustado o nosso comparecimento ao trabalho que se realizaria no dia seguinte quando, efetivamente, participamos do mesmo que durou certa de seis horas.

Ambos os visitantes tomamos, por trs vezes, a bebida (a ltima vez em pequena quantidade). O lquido de cor acastanhada, com sabor extremamente acre, repulsivo e nauseante, que nos provocou os previsveis vmitos e diarria. Com os olhos fechados ou entreabertos em estado de varivel torpor, como que em semi-sono, experienciamos percepes sem objeto externo que, aparentemente, as justificasse. Exatamente isso que a cincia oficial chama de alucinao. Dela voltaremos a falar mais tarde. Foi possvel observar estas caractersticas dos olhos cerrados ou semicerrados, com leve fibrilao no momento em que os participantes experimentavam as vises.

O nome jurdico da comunidade visitada Centro Ecltico de Fluente Luz Universal Sebastio Mota Melo CEFLUSMME, que a titular do imvel que lhe serve de sede. A rea ocupada, no obstante em plena cidade do Rio de Janeiro, coberta de densa vegetao, em zona de reserva florestal do IBDF, 200.000 m, dos quais 20.000 so edificveis. Congregava poca, cerca de 200 seguidores, sendo que 30, aproximadamente, j viviam no local, em comunidade. Esses ltimos tinham suas atividades fora (havia mdicos, professores universitrios, jornalistas e at uma deputada estadual) e repartiam as despesas com a manuteno da casa. Os demais seguidores fardados contribuam para a igreja de acordo com suas posses, segundo depoimentos. Relembre-se que fardados so os que, definitivamente, fizeram opo pela doutrina.

A quarta visita realizei em companhia dos j mencionados psiquiatras Isac Germano Karniol e Srgio Dario Seibel, em junho de 1986, comunidade que tem o nome de Centro Ecltico de Fluente Luz Universal Rita Gregrio CEFLURG, sediada na Fazenda Nova Redeno, Visconde de Mau-Rezende Estado do Rio de Janeiro. O dirigente do centro Alex Polari de Alverga, jornalista, escritor e ex-prisioneiro poltico, poca da ltima ditadura brasileira. As caractersticas bsicas, doutrinrias e rituais adotados no CEFLURG so, em tudo, semelhantes s que foram encontradas no CEFLUSMME, na capital do Estado do Rio de Janeiro.

Participamos, todos os visitantes, do trabalho ento realizado. Notamos pequenas diferenas em relao ao que se deu no Rio de Janeiro, o que no tem qualquer importncia substantiva. Seriam como as distines observveis entre duas missas catlicas, celebradas em parquias diferentes.

Igualmente ao acontecido na Cidade do Rio de Janeiro, todos tomamos parte no trabalho, com a ingesto da bebida que, de novo, provocou nuseas e vmitos. Convm observar, entretanto que pudemos, os visitantes, concluir

que atenua os efeitos fortemente emticos da bebida e participao no bailado e nos cnticos.

Ainda merece destaque especial o trabalho realizado aos domingos, pela manh, o chamado Daime das crianas, s quais servida a bebida, em doses bem menores (os mais novos, alguns de colo, tomam o Daime em colher de caf). Havia mulheres grvidas que participaram dos trabalhos do dia anterior e no domingo. Outras que fizeram relatos de suas experincias, que consideravam muito positivas, de utilizao do daime por ocasio do parto.

Uma das mulheres, para citar um exemplo, narra a percepo que pde experienciar no momento do parto, levanto-a ao entendimento pleno daquele instante e da relao de profundo amor com seu filho que nascia. Acrescenta, ento, que o seu relacionamento posterior com esse filho foi mais intenso e positivo que o outro, vivenciado com seu filho mais velho.

A quinta visita foi ao centro da doutrina do Santo Daime, situado no Seringal Cu do Mapi, no interior da selva amaznica, cujo roteiro obriga, primeiramente, a ida a Rio Branco, capital do Estado do Acre e, a seguir, localidade denominada Boca do Acre, j no Estado do Amazonas.

Acompanhou-nos, ainda, desde a sada do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro at a chegada ao Seringal Cu do Mapi o j referido psiclogo Paulo Roberto. Com ele, tendo em vista seus conhecimentos sobre o trajeto, foram detalhadas as vrias fases da viagem, considerando a complexidade que a mesma envolvia: transportes areo, terrestre e fluvial, inclusive por igarap, pontos de pernoite, suprimento alimentar e de gua potvel, indispensvel durante o percurso fluvial, medicamentos, inclusive anti-malricos, vacina antivarilica, rede, corda, cortinado, etc.

Em 14/07/86, chegamos a Rio Branco e, nesta mesma data, seguimos, por avio, tipo teco-teco, para Boca do Acre, em percurso de, aproximadamente, 30 minutos de durao. A localidade denominada Boca do Acre, situa-se margem do rio Purus e sua populao, de um modo geral, era bastante pobre. Ali existe o que os seguidores da doutrina do Santo Daime chamam de pronto-socorro. Trata-se de atendimento de emergncia, ministrado por seguidores da seita, autorizados pelo Padrinho Sebastio, para pessoas necessitadas de ajuda em seus sofrimentos fsicos ou espirituais.

Essas e outras informaes obtivemos junto aos diversos membros da doutrina, alguns residentes no local e outros vindos de outras partes do Brasil.

interessante notar que a comunidade existente no interior da selva amaznica, denominada Cu do Mapi, organizou atividade comercial do tipo restaurante ou lanchonete, em Boca do Acre. A localidade um ponto importante, portanto, na estruturao da comunidade assentada na selva, visto que lhe serve, como depois pudemos constatar, de pequeno mercado consumidor de produtos vindos do Cu do Mapi tais sejam o ltex que extraem do seringal, o acar mascavo e produtos agrcolas consumidos, inclusive, no negcio j referido. Ao mesmo tempo, Boca do Acre serve como abastecedor aos que vivem no seringal, dos gneros de que necessitam, como roupas, medicamentos, ferramentas, utenslios domsticos, etc.

No dia seguinte, partimos, pela manh, de Boca do Acre na barca Tucuxi, do INCRA, seguindo pelo rio Purus, at a Boca do Igarap do Mapi, momento em que o transporte somente pde ser feito por canoa. Pernoitamos em redes armadas, em cabana desocupada, margem do Igarap, tendo em vista que se torna extremamente perigoso seguir viagem durante a noite, com as naturais dificuldades de viso e ante a grande sinuosidade do Igarap, com numerosos troncos e galhadas que ho de ser evitados, durante todo o percurso. Anote-se, ainda, que fomos, reiteradas vezes, advertidos dos cuidados que deveramos ter com o pisar no leito do Igarap, em razo das temveis picadas de arraias. importante este brevssimo relato das dificuldades e condies adversas que o viajante deve enfrentar para chegar ao Seringal Cu do Mapi, a comunidade do Padrinho Sebastio e da Madrinha Rita. Pudemos constatar que pessoas de varais regies do Brasil (Braslia, Bahia, Cidade do Rio de Janeiro, Visconde de Mau) cruzaram conosco no percurso. A impresso causada, foi a de que muitas daquelas pessoas tinham caractersticas de verdadeiros peregrinos, em romaria ao centro da doutrina do Santo Daime, em busca do contato sagrado com o velho de barbas apostlicas o Padrinho Sebastio. Justificava-se, pois, enfrentar tantos incmodos e dificuldades. Isso tudo, associado procura de integrao com a natureza, parece um material muito rico a ser consignado para posterior anlise dos pesquisadores sociais.

No dia 16/07/1986, chegamos ao Seringal Cu do Mapi, onde permanecemos at o dia 19 do mesmo ms, quando partimos. Era um pequeno povoado com cerca de duzentos e cinqenta pessoas, que se plantou e desenvolveu no seio da selva amaznica.

Conforme j dissemos antes, havia gente de vrias partes do Brasil e, at, estrangeiros.

O primeiro lugar que visitamos foi onde estava armazenadas as folhas (rainha, tambm chamada de chacrona) que serviriam ao feitio, como designado todo o processo de preparao do Daime.

A nova casa do feito estava sendo ultimada. Compunha-se de fornalha para a preparao de bebida em paneles de alumnio, com capacidade de at 120 litros, e cepos dispostos em duas filas de sete, uma em frente outra, com pequenos bancos onde os seguidores da doutrina sentam-se para a bateo. A bateo o processo de macerao do cip, o que era feito, em golpes cadenciados, com macetes fabricados pelos prprios membros da comunidade.

Visitamos, ainda, lugares destinados moagem da cana, feitura do acar mascavo, ao seu armazenamento. H lavouras para a prpria subsistncia da comunidade que precisa, apenas, adquirir fora (em Boca do Acre) o sal. Ainda, a obteno do ltex e a sua venda constituem importantes fatores para a economia daquela comunidade.

Finalmente, fomos casa de cura destinada, como o prprio nome sugere, aos rituais que tm o objetivo de mitigar ou eliminar os sofrimentos fsicos ou espirituais dos que recorrem doutrina.

noite todos os visitantes participamos de um trabalho. Mais uma vez pde ser constatada a semelhana ritual com o que presenciramos na Cidade do Rio de Janeiro e em Visconde de Mau. A participao dos visitantes foi completa: na ingesto da bebida, nos cnticos e no bailado.

Participamos todos da cerimnia do feitio que culminou com a tomada do daime novo. No foi como os demais trabalhos. A bebida foi tomada na prpria casa do feito, que se encontra numa clareira aberta no meio da mata, distanciada das cabanas. A bebida nova parece ter sabor menos acre e repulsivo, mas, de novo, diversos participantes vomitaram.

Desta vez ficamos todos sentados e cnticos foram entoados. foroso notar que o ambiente, o contacto com a floresta amaznica, em noite de lua cheia, os hinos e suas letras que evocam a fora dos elementos e do poder divino, e a vontade recproca de encontro com o outro e com o sagrado, tm importante influncia nas percepes ou manifestaes ocorridas com os participantes.

No percurso de volta, de novo cruzamos com uma canoa de romeiros, com aproximadamente seis pessoas vindas de Braslia, Bahia e Rio de Janeiro, em busca do sagrado que o Seringal Cu do Mapi significa para eles.

A sexta visita foi realizada em companhia de Isac Germano Karniol, Srgio Dario Seibel e a psicloga Clara Lcia Inem, nos dias 12 e 13 de setembro de 1986 ao Centro Esprita Beneficente Unio do Vegetal, sediada, no Rio de Janeiro, na Estrada do Carreto, em Jacarepagu.

Da mesma forma do que ocorreu nas demais visitas, o grupo visitante participou do preparo (equivalente ao feitio, segundo a denominao da vertente do Santo Daime) e da sesso (ou trabalho, para os daimistas) que se seguiu, com durao de quatro horas).

A UDV, no Rio de Janeiro, titular de sua sede, situada em rea bastante arborizada, com cerca de 6000m. Tinha, ento, 117 membros no Rio de Janeiro e em torno de 2000 em todo Brasil. Os membros que podem pagam mensalidade para a entidade, correspondente a 10% do salrio mnimo. Quem for pobre e no puder pagar, nada lhe cobrado. H, ainda, os que, a seu prprio juzo, pagam mais.

Antes dessas atividades desenvolvidas pelo CONFEN, de grande interesse saber porque a ayahuasca foi parar nas listas de substncias proibidas.

H um fato importante que foi possvel constatar. Trata-se de priso em flagrante de um rapaz, poca com 22 anos de idade, chamado der Cndido Silva. A priso ocorreu em Rio Branco, capital do Estado do Acre, em 30 de setembro de 1981. Este jovem, portando uma mochila de cor verde e que despertou a ateno tanto do condutor como de seus colegas policiais (conforme se l no auto de priso em flagrante), foi detido pelos policiais que

resolveram realizar uma busca pessoal no indivduo... (cf. auto de priso citado) em poder de quem foi encontrada maconha. O preso morava na Colnia Cinco Mil onde havia maconha plantada.

No dia seguinte, isto , em 1 de outubro de 1981, a Polcia Federal dirigiu-se Colnia Cinco Mil e l arrecadou os ps, sementes e folhas de maconha. Pode-se dizer, portanto, que o banisteriopsis entrou, posteriormente, na lista da DIMED, por causa da maconha que estava sendo usada poca, na Colnia Cinco Mil, uma das dez outras comunidades que, entretanto, eram usurias, exclusivamente, da ayahuasca. O fato que, somente a partir da priso de der, por porte de maconha, repita-se, foram desencadeadas vrias investigaes nos diversos grupos usurios da beberagem, em especial, na comunidade liderada pelo Padrinho Sebastio.

O episdio tem suma importncia posto que no pde o Grupo de Trabalho apurar um nico registro, objetivamente comprovado, que levasse demonstrao inequvoca de prejuzos sociais causados, especificamente, pelo uso at ento feito, da ayahuasca. Reitere-se que o objeto do exame do Grupo de Trabalho era a ayahuasca, no a maconha, a cocana ou qualquer outra droga e somente problemas causados, diretamente, pelo uso da beberagem objeto de anlise que, evidentemente, poderiam ou podem ser considerados.

Ao trmino dos trabalhos e da feitura do relatrio das visitas e pesquisas realizadas, em 1986, o CONFEN decidiu pela manuteno da excluso do Banisteriopsis Caapi da lista de produtos proscritos, da Diviso de Medicamentos DIMED, do Ministrio da Sade.

Mas em 1989, uma denncia annima fez deslanchar o reexame da questo do uso da ayahuasca no Brasil.

Interessa destacar alguns tpicos dessa denncia, pelo que eles tm em comum com algumas fantasias, sem qualquer consistncia, que tive a oportunidade de colecionar nestes anos.

a) Os adeptos so calculados nos grandes centros urbanos em mais de dez milhes de fanticos.

b)

Os dirigentes so todos toxicmanos e ex-guerrilheiros...

c) A ingesto do ch exige o abandono da vida fsica... levando os adeptos ao torpor mental aps as cantigas que induzem ao abandono fsico, ao abandono da famlia...

d) O adepto cai em exausto e a ento comea a queima de ervas a ttulos de incenso, com portas e janelas fechadas do templo, que os entendidos dizem ser maconha...

e) O vegetal misturado na hora da ingesto, sem que ningum perceba, ao LSD ou droga semelhante.

f) polpudas.

So os adeptos induzidos ao trabalho escravo e a doaes

g) vrios mestres... so procuradores do Banco Central, Bancrios, Professores, e etc...

h) Interiormente sente-se a necessidade do auxlio mtuo, no sei se provocado pela droga ou pela induo sugestiva...

i)

Isto no est pondo em risco a segurana nacional?

j) O denunciante annimo enumera o que chama de providncias tomadas... sem soluo. Entre elas, um dossi, em 1982, ao cardeal Eugnio Salles e a uma alta autoridade presbiteriana; em 1984 comparecimento pessoal Polcia Federal e, nesse mesmo ano de 1984, reporta sua ida ao Juizado de Menores Av. Presidente Vargas. Fui pessoalmente informado pelo Exmo. Sr. Juiz de Direito Substituto que caso tomasse providncia, estaria pondo em risco seu cargo, pois seu superior hierrquico, foi seu colega de faculdade, e era toxicmano, e foi ele que liberou tal droga.

k) Em foto de um dos lderes de comunidades usurias da ayahuasca o Padrinho Sebastio fez o annimo denunciante diversas anotaes. Cito, entre elas: representante da divindade em nosso planeta, totalmente analfabeto, lder de uma comunidade de mais de 10.000.000 de adeptos em todo Brasil, s no estado do Acre, 80% faz uso desse ch constantemente.

l) Crianas: coitadas... iro por mais de 72 horas ficar em viglia, totalmente angustiadas por vises horripilantes...

m) De quem a culpa de tudo isso?... De um contra ataque das guerrilhas urbanas, acho esse o pensamento mais vivel.

Fui designado pela Dra. Ester Kosovski, presidente do CONFEN, poca, para exame e parecer, solicitando, especialmente, a atualizao dos dados dos relatrios anteriores, com as verificaes locais que se fizerem necessrias.

Alm de um juzo pessoal sobre a matria, sob a tica jurdica e filosfica, busquei assessorar-me, junto a respeitados especialistas e professores nas reas de antropologia, psicofarmacologia e psiquiatria, de preferncia que j tivessem se ocupado, em algum nvel, com a questo da ayahuasca.

Para a atualizao dos dados dos relatrios anteriores, voltei a contactar lideranas das comunidades usurias do ch, agrupadas nas duas principais vertentes a Unio do Vegetal UDV e o Santo Daime com o objetivo de organizar visitas, colher novas informaes e documentos sobre o desenvolvimento e atividades daquelas comunidades.

Visitei, novamente, as diversas comunidades e promovi reunio, de uma s vez, com os representantes de todas as entidades s quais esto filiados os diversos centros usurios da ayahuasca existentes no pas, em encontro realizado na sede da Prefeitura de Rio Branco, Acre. Nessa oportunidade recebi numerosos documentos das diversas entidades, relativos a seus atos constitutivos, estatutos, depoimentos de seguidores das vrias seitas, com relatos de cura, de reencontros familiares e redirecionamentos positivos de vida. Interessa, preliminarmente, indagar sobre as causas provveis da denncia.

At a poca do ltimo parecer, nas pouqussimas denncias assinadas e, portanto, de autoria conhecida, (apenas trs desde julho de 1985 em que o CONFEN passou a lidar com o assunto) os denunciantes eram pais inconformados com a opo de seus filhos. Em dois desses casos, os filhos eram homens e no outro uma jovem, todos maiores e de classe mdia elevada, residentes na Cidade do Rio de Janeiro. Nesses trs casos tive a oportunidade de entrevistas os filhos e, em dois deles, os pais (o pais em um e a me no outro). Na realidade, pude constatar com toda clareza, que o problema enfrentado, nessas trs histrias verdicas, foi a de radical divergncia entre pais e filhos quanto aos projetos de vida e modelos que aqueles tinham para esses, muito mais que as repercusses das prticas rituais de consumo da ayahuasca no sistema nervoso central dos mesmos. Tais repercusses, entretanto, serviam, sempre, de carro-chefe das denncias. interessante notar, contudo, nesses trs casos, segundo fui informado, o tempo de encarregou da superao do problema: os pais e filhos passaram a conviver nas diferenas. Ainda, um dado importante. Os trs casos citados referiam-se a adultos bem jovens que buscavam uma nova experincia de vida em comunidade diferente daquela que levavam at ento, com a qual, portanto, romperam. Essa proposta de vida comunitria mais caracterstica dos seguidores do Santo Daime a cuja vertente pertenciam os trs jovens.

O abandono da vida fsica e o abandono da famlia so aspectos trazidos pelo denunciante annimo para sinalizar o estado de dependncia que, como observa Anastcio Morgano, caracteriza um investimento total em apenas uma nesga da realidade. (14) Os fanticos estariam, assim, voltados, exclusivamente, para a vida espiritual. Por isso o abandono da vida fsica e da famlia.

Entretanto, desmentem, por completo, o denunciante annimo, diversos fatos que pude constatar nestes dez anos em que lido com a questo, cuja anlise, porm, seria bem mais difcil se existisse somente uma vertente de comunidade usurias: a UDV ou o Santo Daime.

Adiantei, de certa forma, a razo porque a existncia das diferentes vertentes facilita a boa equao do problema, quando me referi aos casos de jovens que abandonaram os modelos urbanos de vida que praticavam, para viver no campo ou na floresta. H vrios casos de pessoas que optaram por deixar a vida da cidade ou deixaram a proximidade dos familiares, para viver no campo, na floresta ou em comunidade. E todos eles ocorreram, dadas as caractersticas prprias da vertente Santo Daime que, a partir de Sebastio Mota de Melo o Padrinho Sebastio abriu uma nova linha de seguidores, no incio da dcada de 80: jovens classe mdia das grandes metrpoles do

sudeste, como refere McRae, muitos dos quais hippies ou mochileiros, perfil que, por si s, j identifica ou, talvez melhor seria dizer, estigmatiza, para muitos, uma determinada gerao.

interessante notar, para bem compreender o que significa abandono da vida fsica ou de famlia, o preconceito que informa tal alegao. preciso refletir e repensar a sociedade em que vivemos onde, com facilidade, classificamos de loucas ou alienadas as pessoas que, com ou sem ayahuasca, optam por formas de vida diferentes das nossas ou buscam processos de conhecimentos ou de realizao pessoal diversos daqueles estabelecidos.(15)

Alis, o que a sociedade rejeita loucura no partilhada, a loucura anormal, isto , aquela que foge insanidade comum. Tantas vezes tm sido classificados de loucos comportamentos que, entretanto, nada mais so do que diferenas culturais no assimiladas e nem admitidas.

As definies de loucura variam no s de regio para regio, como de famlia para famlia, em obedincia a normas de comportamento que acabam por codificar a forma corrente de ser louco, observa Maria Jos de Queiroz, acrescentando que para Michel Foucault, cada cultura faz da doena uma imagem cujo perfil desenhado pelo conjunto das virtualidades antropolgicas que ela negligencia ou que reprime. E conclui: H, em toda parte, a maneira conveniente ou aceitvel de ser louco.(16)

Bem diferente a Unio do Vegetal que, hoje, tem marcadas caractersticas urbanas, em que seus membros mantm as ocupaes absolutamente comuns das cidades. Um associado da UDV que em suas prticas culturais adota a mesmssima ayahuasca conserva, entretanto, hbitos, estilos de vida e profisses, idnticos aos dos demais integrantes das comunidades urbanas.

Provavelmente, por essa aparncia mais comum e citadina, um jovem, principalmente, associar-se UDV no significa para a famlia e para a sociedade, uma ruptura. No que a filiao ao Santo Daime traduza, necessariamente, rompimento. Seguramente, na maioria das vezes, isto no acontece. Mas a opo de alguns de deixar a vida na cidade para morar numa comunidade rural ou no interior da floresta amaznica (o que constitui a absoluta minoria, repito), certamente para muita gente loucura, ou, como para o denunciante annimo, abandono de vida fsica.

semelhante ao que muitos pais sentiram frente opo pela clausura ou pela vida monstica de seus filhos, como a historia prdiga em revelar.

A denuncia buscava, evidentemente, argumentar com terror, baseado nos milhes (na verdade no chegam a dez mil) de adeptos fanticos, que foram levados, pela ingesto do ch, literalmente, ao abandono da vida fsica, no obstante tenham sido, paradoxalmente, induzidos ao trabalho escravo, o que, obviamente, exige o mximo, precisamente, de vida fsica, no o seu abandono.

Salta s vistas a incompatibilidade entre o abandono da vida fsica e a manuteno das profisses referidas pelo denunciante.

Constatei numerosos depoimentos dos seguintes profissionais: mdico, funcionrio pblico, advogado, militar, empresrio, psiclogo, procurador de estado, professor universitrio, arquiteto, engenheiro, radialista, economista, publicitrio, escritor, bancrio, cacauicultor, fiscal de tributos estaduais, chefe de arrecadao de delegacia de receita federal e estudante, todos filiados UDV, em diversos ncleos.(17)

E filiados ao Daime h profissionais de quase todas as reas citadas acima, alm de atores e atrizes que freqentam, diariamente, programas e novelas de televiso.

As crianas so, textualmente, coitadas... totalmente angustiadas por vises horripilantes. A partir desse quadro apocalptico, em que as comunidades usurias da ayahuasca so comandadas por toxicmanos e exguerrilheiros... a concluso somente poderia ser uma, colhida na resposta que o prprio denunciante formula: De quem a culpa de tudo isso?... De um contra-ataque das guerrilhas urbanas, acho esse o pensamento mais vivel.

Toda essa historia seria at divertida, no fora o resultado gravemente oneroso provocado por ela: inquritos policiais, intranqilidade para inmeras famlias que, a cada nova composio do CONFEN, so, injusta e ilegalmente, postas sob suspeita criminal, merc de qualquer denncia - annima ou

assinada por mais tresloucada que seja, exaustivos e dispendiosos trabalhos como os que foram necessrios para a realizao dos pareceres mencionados.

S o covarde anonimato pde livrar o denunciante de ser criminalmente processado, devido a acusaes graves e gratuitas. O exemplo mais chocante desse tipo de acusao que demonstra, a sim, a perigosa insanidade do denunciante, est na afirmao de que, em 1984, dirigiu-se ao Juizado de Menores, no Rio de Janeiro e que foi pessoalmente informado pelo Juiz substituto que temia por seu cargo e por isso no tomaria providncia porque o superior hierrquico daquele magistrado era toxicmano e ele prprio liberara a ayahuasca. O absurdo, o ilogismo e a desfaatez de tal afirmao dispensa qualquer outra considerao, alm da simples citao da mesma que, por si s, revela a inconsistncia e a falta de seriedade da denncia.

Assim, no mesmo padro de delirante sandice foram classificadas as disparatadas afirmaes de trabalho escravo, risco segurana nacional, contra ataque das guerrilhas urbanas, mistura de LSD ou droga semelhante bebida, queima de maconha como incenso com portas e janelas fechadas do templo e crianas... totalmente angustiadas por vises horripilantes....

Insensata a afirmao de misturas de LSD ayahuasca sem que ningum perceba. Em primeiro lugar, reflita-se bem em tal disparate. H setenta anos a bebida em questo utilizada em rituais brasileiros. Desde que data quer o denunciante annimo misturar ayahuasca com LSD? E por proposta de quem? Dos seringueiros e lderes religiosos, mestre Irineu, do Santo Daime ou mestre Gabriel, da UDV? Ou ser nova orientao vinda da sede do Daime, na floresta Amaznica? Ou da UDV? E por que a mistura? A bebida seria placebo?

Alm de tudo isso, sabemos todos que a durao dos efeitos do LSD vrias vezes maior que a da ayahuasca, essa ltima em torno de duas horas. Imaginem somados!

Entretanto, importa acentuar, no caso, que o rito de expiao da ayahuasca (vmitos e diarria) fez dela, com suas caractersticas naturais e no sintticas, objeto de interesse radicalmente diferente do que caracterizou e caracteriza o LSD. As caractersticas especialssimas dessa bebida a ayahuasca - impem exigncias para que aqueles que a usam dela possam tirar o proveito procurado. Essa exigncias referem-se multiplicidade de

usos sempre rituais, adeso doutrina, assuno, pelo usurio, de padres de conduta em sua vida pessoal. A farmacologia no , assim, o bastante muito ao contrario para avaliar os efeitos, ou as causas disso que est rotulado, farmacologicamente e de forma indistinta, como droga.

A pergunta , desde Scrates, com sua maiutica, um dos melhores instrumentos de descobrir a verdade. E, no caso, a verdade que se descobre a evidente improcedncia das alegaes do annimo denunciante.

O registro fotogrfico das visitas s comunidades usurias da ayahuasca ilustra, igualmente, que no h, em vrios locais de celebrao, sequer como fechar portas e janelas para a queima de incenso ou maconha e, assim fechadas, obter-se a melhor intoxicao dos presentes, pelo simples fato de que, em vrios templos no h, praticamente, portas e janelas e, em outros, o espao muito amplo inviabilizaria o ambiente esfumaado, nos moldes propostos pelo denunciante annimo, de tal sorte que o incenso ou as ervas se constitussem em fator psicoativo digno de nota.

A historia de crianas... totalmente angustiadas por vises horripilantes desmentida, por completo, ao que se constata em visitas a praticamente todas as principais comunidades. E note-se que crianas no conseguem disfarar, principalmente angstia total e vises horripilantes .

Vale a pena citar o que diz o jornalista Elias Fajardo (18), sobre as crianas do Cu do Mapi, em matria de pgina inteira, do jornal do Brasil, de 13/01/1991, domingo, na seo sobre meio ambiente.

... os meninos do Mapi nadam no igarap, deixam-se levar pelo movimento amoroso das guas e acreditam na doutrina que prega a unio do sol, da lua e das estrelas.

As fotos feitas no Seringal Cu do Mapi ilustram as palavras do jornalista.

Para concluir a anlise da denncia annima, interessante destacar que a prtica ritual, histericamente condenada pelo denunciante oculto, leva-o, entretanto, a declarar textualmente:

Interiormente sente-se a necessidade do auxlio mtuo....

Em primeiro lugar, observe-se, por ser fundamental, que provocar, interiormente, o sentido do auxlio mtuo d a clara dimenso da natureza social e ritual da ayahuasca. No dizer de Clodomir Monteiro(19), o uso do Santo Daime quase exclusivamente social, o que implica sempre um tipo de seqncia de atos ou ritos a observar-se.

Por ltimo, talvez seja essa a nica e importantssima contribuio causa da verdade que o denunciante annimo propiciou: a descoberta que ele mesmo fez da necessidade de auxlio mtuo.

A denncia no tinha, como, alis, jamais teve, qualquer consistncia ou o mnimo de seriedade que justificasse o reexame da matria, com a conseqente intranqilidade de pessoas e famlias integrantes de comunidades que tm o direito de optar pelo culto religioso que lhes convier, desde que no ofendam a lei ou a ordem pblica.

A concluso do abordaremos a seguir.

CONFEN

resultou

dos

desdobramentos

que

A qumica da Ayahuasca

Em 1992, junto denncia annima que provocou o reexame da questo da ayahuasca no Brasil, foram adicionadas ao quadro pintado pelo denunciante, as tintas do parecer do ilustre Dr. Alberto Furtado Rahde, poca conselheiro do CONFEN, do qual importa destacar as seguintes consideraes formuladas pelo mesmo, sobre o consumo da bebida:

a) reaes por vezes muito prejudiciais ao organismo, conseqentes de uso do ch com alimentos ricos em tiramina;

b)

Podem ocorrer modificaes severas de personalidade;

c) A produo de estados alterados de percepo, nimo e comportamento;

d) O uso do daime em todo o pas excedeu o uso local de origem, na selva amaznica.

e)

necessria a caracterizao do uso ritual e restrito do daime.

Em anlise de contedo estritamente tcnico, o professor da Unicamp, Isac Karniol, atendeu a solicitao que lhe dirigi para assessorar nosso trabalho em seu campo especfico de conhecimento. Concluiu ele que, na mistura do Banisteriopsis Caapi com a Psychotria Viridis so encontradas betacarbolinas, como harmina, harmalina, tetrahidroharmina, alm da Ndimetiltriptamina. A dimetiltriptamina muito mais ativa que os outros constituintes. No entanto, sua ao quando utilizada, isoladamente, por via oral seria limitada, pois rapidamente metabolizada nos tecidos perifricos por enzimas chamadas monoaminooxidases. As betacarbolinas inibem estas enzimas possibilitando ento uma ao mais prolongada de N-dimetiltriptamina. Este mecanismo foi estudado, recentemente, por McKenna e Cols.

Independente do constituinte ou constituintes qumicos que a compem indiscutvel que a ayahuasca, como um todo, tem efeito alucingeno (observadas as divises clssicas das drogas).

Quanto s aes no organismo, como um todo, desta preparao, agudamente, ela produziria a conhecida ao alucingena, afora outras possveis atuaes perifricas, como vmitos, diarria, etc.

Depois desta breve introduo sobre a estrutura qumica da ayahuasca, feita pelo professor Karniol, quero ressaltar que o entendimento maduro e mais evoludo em matria de drogas no pode acolher a viso mecanicista da questo, a tica do determinismo farmacolgico. Exatamente por esse motivo, hoje de indiscutvel aceitao a perspectiva holstica do tema. Por isso, como todos sabemos, a equao correta se d a partir da anlise de trs fatores: o indivduo, o ambiente e o produto, nesta ordem, acrescento. No fosse assim e bastaria contratar um tcnico que tivesse os conhecimentos necessrios para identificar os componentes qumicos de determinada substncia. Isso seria o bastante para saber se a mesma deveria ou no ser proibida.

A pessoa humana, a partir de uma tal viso mecanicista, seria elemento secundrio, ao contrrio de central, na anlise a ser feita. Algo parecido a uma frmula que, por exemplo, no caso presente poderia ser: pessoa + DMT = abandono de vida fsica, ou ento, pessoa + harmina = acidente vascular cerebral.

Ora, este modelo unidirecional e mecanicista, que imagina o ser-humano como se fosse mquina, est para a perspectiva holstica da questo das drogas assim como a fsica clssica de Newton, est para a fsica quntica que obrigou a repensar a estrutura da matria, insuscetvel de ser reduzida ao espao absoluto, sempre em repouso e imutvel. A viso mecanicista da natureza, nos diz o fsico Fritjof Capra (20), acha-se dessa forma intimamente vinculada a um determinismo rigoroso. A grande mquina csmica era vista como algo inteiramente causal e determinado. Tudo o que acontecia possua uma causa definida e gerava um efeito definido.

Repito, a adotar-se o determinismo farmacolgico, melhor ser contratar o tcnico a que me referi acima e dissolver o CONFEN, por absolutamente suprfluo.

bvio, entretanto, o inestimvel valor das contribuies farmacolgicas e psiquitricas, desde que no absolutizadas. Por isso, devem ser avaliadas no conjunto multidisciplinar que o tema oferece ao estudioso. Exatamente por isso, as opinies do mais alto valor cientfico que subsidiaram nosso estudo so de superlativa importncia, pois enfrentam a questo no mbito especfico de suas respectivas reas, sem perder em nenhum momento, entretanto, a viso de conjunto de outros planos do conhecimento e das imprescindveis interaes com os mesmos.

Transcrevo, a seguir, as consultas feitas aos eminentes professores E.A.Carlini e Isac Karniol, consultas essas que tm o mesmo teor.

REF.

a)

O uso da ayahuasca no Brasil

b) Parecer do Dr. Alberto Furtado Rahde, de 20.1.1989, ento conselheiro do COFEN, cuja cpia ora se envia.

Caro Professor

Conforme entendimentos verbais que mantivermos, a presente para solicitar a valiosa e inestimvel colaborao de V.Sa., cujo envio at 31 de maro seria muito apreciado, no sentido de opinar sobre o assunto em referncia, especialmente no que respeita aos seguintes itens, constantes do parecer supracitado e que exigem maior esclarecimento. a) Quais as reaes por vezes muito prejudiciais ao organismo (parecer - item 6, in fine)? b) Quais as modificaes severas da personalidade, j constatadas at ento (parecer - item 8)? c) Os estados alteradas de percepo, nimo e comportamento (parecer - item 8) significam, necessariamente, situaes negativas, prejudiciais ou patolgicas? Rogo, ainda, os bons ofcios de V.Sa. no sentido de oferecer todo e qualquer outro esclarecimento que entender til ao mais amplo aclaramento da questo em epgrafe que me foi encaminhada para exame e parecer por designao da Sra. Presidente do CONFEN. Importa lembrar, finalmente, que desde a Resoluo/CONFEN, n 6, de 4/2/1986, legtimo o uso da ayahuasca no pas. Renovo a V.Sa. minha mais elevada estima e distinta considerao

Em resumo, respondeu o Professor Carlini:

a) os possveis prejuzo para o organismo (crises de hipertenso que podem resultar em acidente vascular cerebral) dependeriam da - in verbis: liberao macia de noradrenalina, cujo agente liberador mais conhecido a tiramina. Mas essa liberao ocorreria no consumidor da bebida caso viesse a - textualmente: ingerir queijos altamente fermentados ou doses elevadas de alguns vinhos; b) as alteraes na mente do usurio da ayahuasca, verbis: No significam modificaes de personalidade mas sim alteraes temporrias do nosso sensrio. c) As alteraes mentais acima citadas continua o eminente professor, podem ser canalizadas para um lado positivo na vida social e individual.

Cita artigo sobre as funes psico-scio-teraputicas da ayahuasca e conclui - textualmente: Existem tambm exemplos de outras plantas ou preparaes alucingenas utilizadas em rituais religiosos, sem prejuzos (at pelo contrrio) para as populaes usurias...

E perguntado se os estados alterados de percepo, nimo e comportamento significam, necessariamente, situaes negativas, prejudiciais ou patolgicas, conclui - verbis: minha resposta em relao a este terceiro item pela negativa.

Igualmente, as consideraes do Professor Isac Karniol so as seguintes, resumidamente.

Convenci-me que com os conhecimentos atuais uma proibio do uso pelas seitas religiosas destas plantas seria uma violncia muito maior que a produzida por eventuais efeitos colaterais das mesmas.

Quanto aos quesitos:

a) sobre a possibilidade de reaes... muito prejudiciais ao organismo declara que no foram comprovadas. b) Ainda, acrescenta que no foram cientificamente comprovadas modificaes severas de personalidade pelo consumo da bebida, no obstante as alteraes senso-perceptivas, direcionadas pelos mestres que, ainda, limitam a quantidade ingerida. c) De modo nenhum consideramos que os estados alterados de percepo, nimo e comportamento, significam, necessariamente, situaes negativas, prejudiciais ou patolgicas. Estas seitas talvez representem uma procura que deve ser acompanhada, mas de modo algum previamente censurada.

H mais de dez anos, o uso da ayahuasca legtimo no Brasil, desde a interdio de 1985, suspensa em 1986, e no se tem notcia de um nico caso, cientificamente comprovado, de problemas mentais efetivamente causados ou gerados pelo referido uso. Tampouco h referncia a abuso ou qualquer outro comportamento perturbador da ordem social.

H, evidentemente, casos de pessoas, j portadoras de problemas, e que fizeram uso do ch ou mesmo que, sem patologias aparentes, apresentaram condutas autolesivas ou anti-sociais. Em primeiro lugar esses casos so pouqussimos, contam-se nos dedos. Alm disso, absurdo tomar a parte pelo todo ou confundir as instituies com o comportamento individual de seus integrantes. Basta lembrar, por exemplo, que respeitabilssimos e tradicionais estabelecimentos de ensino j tiveram a desgraa de contar, entre seus quadros, com alunos suicidas, j foram acusados de tolerncia com prticas de tortura ou de exerccios homicidas. Desvios de conduta individual podem ser identificados em quase todas - seno em todas - as espcies de instituies humanas. O que importa a busca intransigente e constante das instituies, no sentido de sua integridade e aperfeioamento.

No caso das entidades usurias do ch, o desenvolvimento de adequados mecanismos de controle deve ser objeto de perseverante e rigorosa preocupao de seus dirigentes, como, alis, deve acontecer em cada organizao humana de acordo com as peculiaridades de cada qual.

Atente-se para o fato de que, antes de 1985, a bebida foi consumida por vrias dcadas, em prticas rituais, sem anormalidades. Muito ao contrrio, tais prticas exerciam e exercem funo integradora dos usurios ao meio em que

vivem, ressaltada a conduta pacfica e ordeira dos adeptos das diversas seitas (cf. McRae).

A est a melhor prova de que a comunidade tem os melhores controles do uso da bebida e os coloca em prtica com melhor competncia. Diga-se de passagem, que no s no caso do ch, mas de maneira geral, a sociedade sabe sempre organizar, de forma mais adequada, seus mecanismos controladores de eventuais excessos, surgidos nas relaes privadas, familiares ou sociais.

O uso tem sido sempre ritual, at mesmo pelos efeitos provocados pela bebida que a fazem, como j apontado por Clodomir Monteiro, quase exclusivamente social, com a constncia de uma liturgia, sempre observada. Alm disso, conforme referido antes, eficientssimo o controle exercido pelas direes das diversas comunidades.

O confinamento das prticas rituais Cidade do Rio Branco no tem qualquer embasamento lgico ou cientfico. Em primeiro lugar, basta circular pelas ruas de Rio Branco, sentar-se mesa de um restaurante ou ligar o rdio ou a televiso, para constatar a identidade de programas, a semelhana de modas e padres propostos (melhor seria, impostos) aos diversos Estados da Federao. No h troca, pois no se leva em conta, obviamente, as caractersticas prprias das diversas regies, o que lastimvel. Certamente seria benfico injetar, no sul e sudeste brasileiros, maior dose de floresta amaznica que contaminar essa ltima com o consumismo e a vacuidade das megalpoles.

Alm disso, mesmo se adotada, de forma unitria, a viso farmacolgica, no h porque, como bvio, fazer distino entre a fisiologia do brasileiro do norte e os outros do sul . H hoje, o feitio ou preparo (rito de preparao da bebida) j realizado em diversos centros, sendo idnticas, assim a composio de bebida em todas as entidades. Aquelas que no realizam a preparao local da bebida, recebem-na, principalmente na regio norte do pas.

Importante, ainda, o que diz McRae sobre o que significaria restringir as prticas rituais com ayahuasca ao interior da floresta: tal restrio seria

equivalente proscrio dos servios religiosos mais importantes das diversas seitas ayahuasqueiras que conforme j foi visto, so e sempre foram predominantemente urbanas. Essa proscrio acabaria sendo contraproducente, pois acarretaria no enfraquecimento das estruturas centralizadoras e hierrquicas das seitas que exercem um papel fundamental no controle do uso do ch. Esse controle, at agora, tem-se mostrado altamente eficaz, tendo em vista a atuao ordeira e socialmente inofensiva das diversas seitas. (21).

A viso holstica da Ayahuasca


Depreende-se dos elementos colhidos de reas abrangidas pela psiquiatria e pela psicofarmacologia que o s enquadramento em frias categorias de nomenclatura cientfica incapaz de responder s dvidas suscitadas pelo uso brasileiro e, em especial, urbano da ayahuasca. preciso repensar a ordem de idias comumente aceita. H conceitos intocados, mas no intocveis que, de fato, constituem-se, muito mais, em preconceitos, visto que, tantas vezes, so frutos de idias simplesmente herdadas e aceitas, sem jamais terem sido submetidas a qualquer anlise crtica. Um deles o que se refere a alucingeno e alucinao. Ao se definir, por exemplo, que alucinao percepo sem objeto, penetra-se em campo conceptual de extrema dificuldade. Perceber verbo transitivo direto e pedir sempre um objeto. A natureza deste objeto impossvel enfeixar num nico modelo nocional. Tive a oportunidade de dizer, durante a 43 Reunio Anual da SBPC, que h muitas histrias de percepo humana. O que, um dia, foi definido como loucura, absurdo, hertico ou fantasioso e, por isso, at condenado morte e queimado nas fogueiras, hoje integra, muitas vezes, o quadro das cincias ou doutas formulaes doutrinrias. Quem percebe sempre estar apreendendo parte da realidade, num dos infinitos planos em que ela se desdobra. A histria das percepes uma histria de choques, exaltao e condenao. Mais facilmente exaltamos aquilo que tambm ns somos capazes de perceber. E somos prdigos em condenar, como loucos, aqueles que percebem o que no atingimos.

Exemplo veemente de paroxismo condenatrio est simbolizado na loucura da cruz que, entretanto, dividiu os tempos e revolucionou a histria.

O que diramos ns, hoje, de algum que, como So Francisco, abandonasse o conforto material e passasse a vestir-se com saco de aniagem, a servio dos pobres e doentes? Ou de Bernadette Soubirous, a vidente de Lourdes, que segundo consta, cavava a lama com as mos, no local em que

deveriam surgir as guas milagrosas? O diagnstico poderia ser algo menos que loucura?

Toda percepo, portanto, tem objeto. A loucura a incapacidade de conviver com os diferentes nveis ou formas de perceber a desafiadora realidade.

Mircea Eliade fala-nos das imagens, smbolos e mitos que, exatamente, so objeto de experincias estticas, transcendentes ou metafsicas. Os adjetivos sero sempre insuficientes para definir tal experincia, que pode ser espontnea ou provocada por inmeras formas, registradas na histria humana. Mas afirma Eliade (22) que as imagens, os smbolos e os mitos no so criaes irresponsveis de psique, mas respondem a uma necessidade e preenchem uma funo: revelar as mais secretas modalidades do ser. E continua o acatado escritor romeno, especialista na histria das religies, demonstrando a falibilidade da expresso conceptual nesse campo: se o esprito utiliza imagens para captar a realidade profunda das coisas, exatamente porque essa realidade se manifesta de maneira contraditria, e conseqentemente no poderia ser expressada por conceitos (23). As imagens tm o poder e a misso de mostrar o que permanece refratrio ao conceito (24).

Interessante so as observaes de Stanislav Grof, citado por Fritjof Capra(25) um erro freqente na prtica psiquitrica contempornea, conclui Grof, o de diagnosticar algum como psictico com base no contedo de suas experincias. Minhas observaes convenceram-me de que a idia do que normal e do que patolgico no deve se basear no contedo ou na natureza das experincias pessoais incomuns, mas sim na maneira como o indivduo consegue lidar com elas, e no grau em que capaz de integrar tais experincias em sua vida. A integrao harmoniosa das experincias transpessoais decisiva para a sade mental.

, ainda, Capra quem invoca Bateson ao afirmar que uma das suas principais metas no estudo da epistemologia era apontar a inadequao da lgica para descrever os padres biolgicos (26) e conclui dizendo: como o modo transpessoal da conscincia em geral transcende o raciocnio lgico e a anlise intelectual, extremamente difcil, se no impossvel, descrev-lo em linguagem concreta (27).

indispensvel, portanto, deixar claro que conceitos sobre a alucinao, delrio, iluso, ansiedade e pnico na experincia esttica por mais ntidos que paream, s possuem uma faixa limitada de aplicabilidade, no pensamento de Werner Heisenberg (28).

A falncia conceitual plenamente compreensvel em matria de experincia exttica, pela mesma razo que leve impossibilidade de definir o ser. O conceito sempre limitado por nossos modelos racionais e pelo circunscrito universo verbal a que estamos jungidos. Ora, como o ser o todo, possvel, apenas, falar dele, jamais, entretanto, encerrar o todo no mbito limitado das definies.

Assim, os conceitos de alucinao e pnico esto longe de traduzir a realidade desse estados espirituais. Entrar em pnico expresso integrada vida de todos ns, assim como compem o nosso universo as fantasias, os delrios e as iluses. H, porm, um dos conhecidos gigantes da alma que penetra cada uma dessas experincias o medo. O pnico nada mais que a sensao de medo, sem sada. Mas a sada se aprende. Esse aprendizado ou iniciao - progresso. O caminho est sempre diante de ns, com todos os medos. preciso aprender a venc-los, pois eles so inevitveis. Fugir deles no progredir, marcar passo na estrada. O progresso acontece somente com a passagem e ela exige ruptura.

Diz Eliade(29) sobre a ruptura de nveis que a estrutura dessas imagens no devem nos surpreender. Todo simbolismo de transcendncia paradoxal e impossvel de se compreender no plano profano. O smbolo mais usado para expressar a ruptura dos nveis e a penetrao no outro mundo, no mundo supra-sensvel (seja ele o reino dos mortos ou dos deuses), a passagem difcil, o fio da navalha.

Invoca Eliade, para lembrar outras imagens que apresentam situaes aparentemente sem sada, o Evangelho de S. Mateus (7,14): Estreita a porta e apertado o caminho que conduz a Vida, e como so poucos os que o encontram.

Lembro aqui o curta metragem - Xente Pois No - dirigido por Joaquim Assis, rodado em Salgadinho, no agreste pernambucano, quando os camponeses interpretavam o seu prprio universo. E um deles narra, em seu linguajar prprio, o ltimo tema - Um Sonho: (30)

Vi um sonho e j vi na vida. Porque tem sonho que a gente v que num ... que nem conversa. No tem conversa que a gente diz por brincadeira. Mas outros sonhos a gente v que certeza mesmo. E esse sonho pra mim era certo. Era to certo, que eu entendi ele como um... um aviso que vinha. Do que eu ia passar na vida. Sempre, sonhava, sempre, sempre. Depois nunca mais sonhei esse causo. Quando eu mais novo, eu sonhava muito andando por terras estranhas. Andando em terras estranhas, entrava em casa grande que no tinha mais tamanho. Sim, uma casa muito grande. Na viagem mesmo que eu ia, entrava naquela casa sem eu esperar. Parecido que era noite. Da por diante ficava lutando para o modo de sair. Ficava assim me jogando sem saber da sada. No sabia voltar. Mas que me preocupava sempre, ia numa porta, nem outra, achava uma fechada... a outra... lutava... ah... Mas sempre, por fim, sempre eu achava uma porta que dava pra eu sair, que saa fora, nunca fiquei trancado. Eu achava uma sada. Atravessava.

preciso aprender a achar uma sada e atravessar.

A chamada alucinao , por muitas vezes, o pretexto para a excomunho dos que encontram a porta e ousam a passagem.

E, no entanto, anota Contenau,(31) todas essas plantas cujo objetivo aumentar o poder metagnmico do sujeito so alucinatrias, o que torna mais difcil o exame desapaixonado da questo, considerada a carga emocional que envolve o termo alucinao, cujo verdadeiro significado , praticamente, impossvel de traduzir, conceitualmente.

A coleo de termos jurdicos, farmacolgicos, botnicos ou psiquitricos e o enunciado de formulas qumicas so conceitos. E proclama a sabedoria que a vida transborda os conceitos. Os setenta anos de prtica ritual, com a adoo da ayahuasca no Brasil, de forma ordeira e bem integrada com o meio social, so a prpria vida. E as frmulas e conceitos foram feitos para a vida, no a vida para eles, num paralelo com a questo bblica do sbado.

Vale aqui a lembrana do ltimo perodo do livro de Michel Foucault(32) - A Arqueologia do Saber: o discurso no a vida: o tempo dele no o seu; nele, vocs no se reconciliaram com a morte; possvel que vocs tenham

matado Deus sob o peso de tudo o que disseram; mas no pensem que faro, com tudo o que vocs dizem, um homem que viver mais que ele.

Todos sabemos que o homem buscou sempre meios que o levassem a, de forma crescente, superar suas limitaes prpria capacidade de conhecer. No somente os hippies mas at mesmo Toms de Aquino, ao referir-se alma (que ali, importante notar, tem o sentido de capacidade humana de conhecer), alude s circunstncias que permitem mesma alma retrair-se do corpo, afastar-se da matria e que facultam surgir este conhecimento que lhe prprio. Essas circunstncias, afirma o Professor Joo Manoel de Albuquerque Lins, da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro:

So, todas elas, ocasies em que as ocupaes sensveis deixam de avassalar o nosso consciente, permitindo, assim, nos afastarmos do contato imediato com o mundo externo que nos rodeia. Assim, no De Anima ele se refere aos dormientibus, aos que dormem, ao sono portanto; e aos alienatis a sensibus, aos que no esto usando dos sentidos, que esto por qualquer motivo, alheios aos sentidos; na Suma Contra Gentiles, encontramos de novo, dormientes, os que dormem; syncopizantibus, os que sofrem sncopes, desfalecimentos; e extasim passis, os que tm xtases; e no IV Sententiarum se refere ainda ao sono, in dormiendo, quando do dormindo, e in excessu mentis, em xtase, ou talvez melhor, em transe.

As mesmas circunstncias, portanto, s quais a moderna parapsicologia reconhece como aptssimas para manifestao da ESP(33) ou Faculdade PsiGama.(34)

(Separata da Revista Verbum. Tomo XXIV - fasc. 2 - junho de 1967 Universidade Catlica - Rio de Janeiro, pg. 221).

A referncia a Toms de Aquino tem uma nica e exclusiva razo: propor a reflexo sobre estados de percepo a que o homem pode ser levado e que no parecem merecer a definio de loucura ou insanidade mental, sendo, de resto, no mnimo temerrio classificar como iluso, devaneio ou fantasia. extremamente perversa a condenao, sob o estigma de insanidade, das diferentes experincias transpessoais.

Portanto, a aluso a Toms de Aquino, obviamente, no objetiva oferecer argumentao para saber se deve ou no ser usada a ayahuasca mas, repita-se, tem como finalidade demonstrar que tantas vezes, de forma ligeira, classificamos como alucinao a utilizao de faculdades que todos possumos, ao menos radicalmente (Albuquerque Lins, op. cit. pg. 211). Estes conceitos indiscutidos, intocados, estratificados ao longo das dcadas, dificultam o exame do problema, principalmente quando esses mesmos conceitos se associam ao que Anthony Richard Henman(35) identifica como textualmente: necessidade de uma guerra total contra as drogas que, por sua vez, se baseia na histeria proibicionista que promove a Americam Drugs Enforcement Administration nos meios de comunicao locais.

De fato, as perguntas do pblico em geral sobre o uso da ayahuasca refletem o proibicionismo, instilado pela sediciosa guerra de que fala Henmen. Essas perguntas encobrem, na realidade, um juzo prvio e condenatrio. Gravitam em torno de duas palavras: alucingeno e culturas. A ayahuasca alucingeno? possvel admitir o seu uso pelo homem da cidade, tendo em vista as diferentes culturas, urbana e rural?

Anota o professor honorrio da Faculdade de Filosofia da Universidade Catlica de Lyon, Rgis Jolivet, que na sociologia, cultura o conjunto das instituies e tradies, dos costumes e representaes coletivas, das crenas e sistemas de valores que caracterizam determinada sociedade(36).

Ora, como imaginar a estanqueidade entre as culturas vigentes no Seringal Cu do Mapi, em Rio Branco, no Rio de Janeiro ou em Visconde de Mau, quando vrias vezes por ano os romeiros saem de diversas regies do Brasil e passam temporadas na selva amaznica, no Cu do Mapi? E onde a tal impermeabilidade de culturas, quando se constata que o Padrinho Sebastio hoje falecido) e toda sua famlia, por seu turno, se demoravam longamente na comunidade Cu do Mar, em So Conrado, na Cidade do Rio de Janeiro? , ainda, importante, para o ponto sob exame as peregrinaes ao Cu do Mapi.

A propsito do decanto choque ou incompatibilidade de culturas, vale citar o que diz a professora Regina Abreu (37):

Resta, ainda, acrescentar outras consideraes questo que apontamos anteriormente (fl. 14 deste Trabalho), relativa converso Doutrina de segmentos da sociedade urbano-industrial, fato que gera temores

por parte de grupos religiosos, autoridades civis e militares e setores da sociedade civil. A adoo da Doutrina Santo Daime nas cidades tem, evidentemente, caractersticas peculiares vida urbana. No encontraremos, nela, obviamente, os trabalhos prprios do meio rural, como a caa e a grande agricultura. Mas a converso Doutrina pode levar os convertidos a prticas rituais e de vida que guardem as caractersticas bsicas das comunidades religiosas rurais. H um projeto semelhante nos dois casos. Em ambas, como diz o antroplogo Dumont, j citado anteriormente, a nfase colocada sobre a sociedade em seu conjunto, como homem coletivo, o ideal se define pela organizao da sociedade tendo em vista seus fins (e no, os ganhos pessoais); trata-se antes de tudo de ordem, de hierarquia; cada homem particular deve, pelo seu lado, contribuir para a ordem global, e a justia consiste em proporcionar as funes sociais com relao ao conjunto (cf. Dumont, Louis, Homo Hierarchicus - L Systeme ds Castes et Ss Implications, Paris, Tel Gallimard, 1966, p.23). Assim, nas cidades, a comunidade se estrutura de tal sorte a suprir, tambm, suas necessidades espirituais (adotam a doutrina, como prtica no meio rural) e materiais. Essas necessidades materiais so supridas atravs dos mais variadas lavores encontrados na sociedade urbana (profissionais liberais, servidores pblicos e da iniciativa privada, polticos, professores, intelectuais, etc.).

De tudo resulta que estas comunidades, do campo ou da cidade, que adotam a Doutrina do Santo Daime, podem parecer, aos olhos de muitos, grupamentos exticos, mas a convivncia com esta diversidade somente poder ser enriquecedora para os indivduos e para a sociedade como o todo.

Melhor arremate para o tema no poderia haver que o texto de Claude Lvi - Strauss(38):

Nenhuma cultura est s; ela sempre capaz de coligaes com outras culturas, e isto que lhe permite edificar sries cumulativas. A probabilidade de que, entre essas sries, surja uma mais longa depende naturalmente da extenso, da durao e da variabilidade do sistema de coligao. (...) A nica fatalidade, a nica tara que pode afligir um grupo humano e impedi-lo de realizar plenamente sua natureza, a de ser s.

Se ainda hoje, a proposta de no tratar a questo da ayahuasca no mbito do direito penal, de no index-la entre as drogas proscritas, motivo de tanta polmica, imagine-se h onze anos atrs. Presentemente, porm, o transcurso de mais de uma dcada, sem a formao de trfico ou cartis, sem a disseminao de ondas de violncia, nascidas do abuso do ch, no obstante

o afastamento da represso policial, constitui potentssimo argumento a favor da orientao adotada pelo CONFEN.

O tratamento sereno da questo, por outro lado, permitiu a liberdade da pesquisa cientfica. Temos, agora, o primeiro resultado de investigao biomdica em cooperao multinacional, publicada, no corrente ano de 1996, no rgo oficial da disciplina de psiquiatria e psicopatologia da Universidade do Estado do Rio de janeiro - Informao Psiquitrica - com o ttulo de Farmacologia Humana da Hoasca, planta alucingena usada em contexto ritual no Brasil; I. Efeitos psicolgicos. (39) Participaram dessa investigao, realizada durante o vero de 1993, pesquisadores de UCLA Medical Center USA, da Universidade de Kuopio, Finlndia, do Centro de Estudos Mdicos, So Paulo, da Escola Paulista de Medicina e da universidade de Novo Mxico. Embora no seja vivel, no mbito do presente trabalho, a anlise completa de to valiosa contribuio que nasceu da iniciativa da UDV por considerar, acertadamente, como se l na revista da UERJ, que concluses de um estudo cientfico, objetivo e isento poderiam ter um valor de proteo no futuro, se mudasse a direo poltica no Brasil(40).

A investigao trabalhou com quinze pessoas filiadas, h quinze anos, a entidade usuria da ayahuasca, e com mais quinze outras, como grupo controle e sem histria anterior de ingesto do ch. Diz a pesquisa: a presente anlise dos dados so, porm, indicaes de que o consumo por longo tempo da hoasca, no contexto cerimonial estruturado da UDV, no parece exercer um efeito txico e de deteriorao nas funes neuropsicolgicas(41). No resumo da pesquisa est dito: no houve evidncia de deteriorao cognitiva ou de personalidade nos usurios da hoasca. De fato a avaliao global revelou status funcional elevado, atribudo pelos indivduos ao uso ritual do seu sacramento psicoativo, hoasca(42).

Por ltimo, o ilustre professor da UERJ e integrante do grupo de pesquisa, Dr. Osvaldo Luiz Saide, lembra que o uso da ayahuasca elemento constitutivo do ritual de religies - a UDV e o Santo Daime - autenticamente nacionais, at no seu sincretismo (que marca de nossa cultura, como diria Darci Ribeiro)(43).

Afirmo, com serena convico, que a procura de uma forma peculiar de percepo, empreendida pelos usurios da ayahuasca, em suas sesses ou trabalhos, no pode ser definida, irrefletidamente, como alucinao, se tomado o termo na acepo de desvario ou insanidade mental. Houve sim, a constatao de realidade rigorosamente comum a todos eles: a conscincia de

expandir as virtualidades individuais e comunitrias, em busca do sagrado e do autoconhecimento.

Children of a future age, Reading this indignant page, Know that in a former time A path to god was thought a crime. (adaptado de William Blake, apud Religion and Psychoactive Sacraments: A bibliographic Guide, 1995, de Thomas B. Roberts e Paula Jo Hruby).

Os trabalhos do Autor reunidos nesse texto foram organizados por seu filho Filipe Gialluisi da Silva S.

Notas: (1) L Cuestin de la Realidad de la Amaznia. Revista Amaznia Peruana. AAAp - Vol. VI - n 11 pg. 92 - Lima / Peru (2) Resposta, de 20/03/1992, a consulta sobre o parecer do Dr. Alberto Furtado Rahde (3) Trabalho da Professora Regina Abreu - Assessora do Grupo de Trabalho do CONFEN. (4) Vera Fres - Hitria do Povo juramidam (A Cultura do Santo Daime) - Prmio Suframa de Histria / 83 pgs. 41/42 (5) Vera Fres - op. cit. pg. 43/44 (6) Vera Fres - op. cit. pg. 120/121 (7) Denise Ferreira da Silva - Comunicaes do ISER - Ano 5 - n 1 pgs. 70/71 (8) Unio do Vegetal - Hoasca - Fundamentos e Objetivos - pg. 36 (9) Manchete, n 1 1941 - de 1/7/1989, pg. 46 (10) Resposta a consulta - cit.

(11) Os Sacramentos da Vida e a Vida dos Sacramentos - Vozes 2 Ed. - pg. 100 (12) (13) (14) pg. 100 (15) (16) (17) (18) Idem - pg. 75 op. cit. pg. 34 Revista da Associao Brasileira de Psiquiatria Vol. 7 - n 26 /

Relatrio Final - pg. 30 A literatura Alucinada Atheneu Cultura - pg. 71 Relatrio Final - pg. 22 - item 29 Jornal do Brasil - 13-01-1991

(19) Anais do 45 Congresso Internacional de Americanistas Bogot - 1985 - fl.9 (20) Fritjof Capra - O To da Fsica - Cultrix - pg. 50

(21) Resposta, de 20/03/1992, a consulta sobre o parecer do Dr. Alberto Furtado Rahde (22) (23) (24) (25) (26) (27) (28) (29) M. Eliade - Imagens e Smbolos - Martins Fontes - pg. 8 Idem - pg. 11 Ibidem - pg. 16 F. Capra - Sabedoria incomum - Cultrix - pg. 100 F. Capra - op. cit. pg. 66 Idem - pg. 83 Apud. F. Capra - in O TAO da Fsica, cit. pg. 30 M. Eliade - op. cit. pg. 80

(30) O Xente, Pois No - FASE - Federao de rgos para Assistncia Social e Educacional - RJ (31) G. Contenau - La Divination Chez Ls Assiriens et Les Babyloniens - Payot. Paris - 1940 (32) M. Foucault - Arqueologia do Saber - Vozes - pg. 256

(33)

(ESP - percepo extra-sensorial)

(34) Separata da Revista Verbum, tomo XXIV, fasc. 2, junho de 1967, Universidade Catlica- RJ, pg. 221 (35) Amrica Indgena - Instituto Indigenista Interamericano, Vol XLVI, Jan/mar/1986 - pg. 221 (36) (37) Jolivet - In. Vocabulrio de Filosofia - 1975 - AGIR - pg. 60 Trabalho de assessoria ao GT do CONFEN, cit. pg. 16/17

(38) Claude Lvi Strauss, em Raa e Histria. Raa e Cincia I ED. Perspectiva - SP. 1970, pgs. 262/263 (39) pgs. 39/45 (40) (41) (42) (43) Informao Psiquitrica, publicao trimestral, vol. 15, n 2,

ob. cit. pg. 40 ob. cit. pg. 45 ob. cit. pg. 39 ob. cit. editorial

Вам также может понравиться