Вы находитесь на странице: 1из 19

CURSOS DE CAPACITAO ON LINE cursos.online@iesp-rn.com.

br
NOTA SOBRE O MATERIAL DE FUNDAMENTAO TERICA

Ol caro aluno, vimos por meio deste informativo, comunicar a todos(as) os(as) matriculados nos Cursos de Capacitao On Line do IESP que ser socializado um texto para o aprofundamento terico da formao continuada. Sobre isso, informamos que o material postado no site do IESP corresponde produo textual de estudiosos de relevncia na rea. Em caso de necessidade, lembramos que o material pode ser encontrado em plataformas de busca acadmica on line, notadamente, em sites de consulta pblica para a ampliao de estudos cientficos. A autoria dos textos segue no incio do texto, sempre. Todo o manual seguir em arquivo PDF. Sugerimos a leitura atenciosa e reflexiva do material. Aprendam em abundncia. Contem sempre com a orientao e a disponibilidade da Equipe IESP. A sua satisfao a nossa meta. Obrigada por nos escolher!
www.iesp-rn.com.br Avenida Industrial Joo Francisco da Mota, n 592, B. Bom Pastor. CEP: 59060-480. Natal/RN. CNPJ - 10.211.921/0001-57 Fone: (84) 3234-0980.

Brbara Borges Victor Varcelly


CURSO DE QUALIFICAO PROFISSIONAL

Noes de Direitos Autorais

Direitos Autorais
Objetivo:

transmitir informaes doutrinrias e legais, a fim de que produzam seus trabalhos acadmicos com maior conscincia e segurana, sem que venham a violar direitos de autores.

Direitos Autorais
Trabalho

acadmico obra intelectual, caracterizado como DOCUMENTO. Protegido pela legislao ptria desde a Constituio Federal, pela lei especfica de direitos autorais, bem como pelos acordos e tratados internacionais dos quais o Brasil pas signatrio. Sua violao tipificada como crime.

Conceito:
Sistema

jurdico que compreende a proteo de obras intelectuais, expressas por qualquer meio, tais como: textos de obras literrias, artsticas ou cientficas, bem como a msica, escultura, pintura, ilustraes e desenhos, fotografia, programa de computador, entre outras descritas no art. 7 da Lei do Direito Autoral e no art. 2 da Conveno de Berna.

Propriedade industrial X Direitos Autorais


Marcas

e patentes certificado de registro ou carta patente

Obras

tuteladas pelos direitos autorais independem do registro.

Michel Tel

Trs estudantes fecharam acordo extrajudicial com Sharon Acioly em 2012 e foram indenizadas. Outras trs jovens ainda reivindicam autoria do hit gravado por Michel Tel.

Direitos do autor
direito

de reivindicar a qualquer tempo sua autoria; direito de ter seu nome associado mesma; direito de ver sua obra original e inalterada. direitos INALIENVEIS e IRRENUNCIVEIS.

Direito autoral como Direito FUNDAMENTAL


Art.

5, XXVII, da Constituio Federal: aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, transmissvel aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;

lei do mnimo esforo


Violao

de direitos autorais prtica no s ilegal quanto antitica

farta disponibilidade de trabalhos completos e de artigos publicados na internet

Falsa crena de domnio Pblico

Punies
Os

crimes contra a propriedade intelectual esto elencados no art. 184 do Cdigo Penal pena de trs meses a um ano de deteno, ou multa; podendo chegar a uma pena de dois a quatro anos e multa, conforme o caso.

Punies

Reproduzir obra intelectual de outrem e/ou colocar seu nome em lugar do autor, crime tanto de estelionato quanto de falsidade ideolgica, bem como de falsificao de documento particular.

Dessa

Forma, pelo art. 299 do Cdigo Penal: Omitir, em documento pblico ou particular, declarao que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declarao falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigao ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa, se o documento pblico, e recluso de um a trs anos, e multa, se o documento particular.

Concluso

REFERNCIAS
Apresentao

baseada no artigo Direitos autorais no trabalho acadmico de Joo Augusto Cardoso. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/re vista/Rev_86/Artigos/PDF/JoaoAugusto _rev86.pdf

Exerccio:
Para

voc o que significa Direito Autoral? Construa um texto descritivo sobre o tema direito autoral apontado nesse slide. Obs.: mnimo de 30 linhas.

Вам также может понравиться