Вы находитесь на странице: 1из 7

COMUNICADO DO PROCESSO SELETIVO NO 01/2012

ANALISTA DE GERENCIAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS


Caderno de Prova

LEIA COM ATENO AS INSTRUES ABAIXO Prezado(a) Candidato(a), 1. Ao receber este caderno, confira se ele contm as 60 (sessenta) questes objetivas, ordenados de 1 a 60, seguido de um Estudo de Caso acompanhado de espao para rascunho. Caso o caderno esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, solicite ao chefe de sala as providncias cabveis. 2. Durante a prova no poder ser utilizado nenhum material de consulta. No se comunique com outros candidatos, no use chapu, culos escuros, relgio e nem se levante sem autorizao do Fiscal de Sala. 3. O carto-resposta dever ser preenchido, pelo(a) candidato(a) com caneta esferogrfica TRANSPARENTE de tinta azul ou preta, devendo cobrir inteiramente o espao correspondente alternativa escolhida. O carto no poder ser rasurado, dobrado ou amassado. No haver substituio de carto-resposta. 4. A folha de texto definitiva da prova de Estudo de Caso no poder ser assinada, rubricada, nem conter, em outro local que no o apropriado, qualquer palavra ou marca que a identifique, sob pena de anulao. A deteco de qualquer marca identificadora no espao destinado transcrio do texto definitivo acarretar a anulao da prova do(a) candidato(a). MARQUE ASSIM NO MARQUE ASSIM 5. A assinatura do(a) canditado(a) no carto-resposta necessria e fundamental para sua identificao. 6. No momento da identificao, o(a) candidato(a) dever escrever, no espao apropriado do carto-resposta, com a sua caligrafia usual, a seguinte frase: A Natureza s comandada se obedecida. 7. O tempo mximo de durao da prova de 4 (quatro) horas, incluindo o preenchimento do carto resposta, contadas a partir da autorizao dada pelo chefe de sala. 8. O(A) candidato(a) somente poder entregar a prova depois de transcorrida, pelo menos, 1 (uma) hora de seu incio. Aps a entrega, o(a) mesmo(a) dever retirar-se da sala e da escola, no podendo mais ir ao banheiro. 9. Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala de prova e somente podero sair juntos do recinto aps a aposio em ata de suas respectivas assinaturas. 10. O(A) candidato(a) poder levar o caderno de questes, SOMENTE, 30 minutos antes do trmino da prova. 11. O no cumprimento a qualquer uma das instrues deste caderno de prova poder implicar na anulao da sua prova. 12. A avaliao da prova objetiva levar em considerao somente as respostas marcadas no carto-resposta. 13. Caber recurso sobre o contedo da prova em at 48 (quarenta e oito) horas aps a divulgao do gabarito oficial, que estar disponvel no site www.ibeg.org.br ou www.ibegconcursos.com.br Desejamos sucesso! Coordenao Geral do Processo Seletivo
IBEG - InStItuto BRASIlEIRo dE EduCAo E GESto SEBRAE/AC 1/7

AnAlistA De GerenciAmento e Desenvolvimento De Projetos

De acordo com cada questo de 1 60, o(a) candidato(a) dever assinalar a opo C para Certa ou E para Errada, referente a cada questo do carto resposta. O(A) candidato(a) que assinalar para cada questo mais de uma resposta ter a questo anulada. LNGUA PORTUGUESA - BLOCO 1
Texto I Jamaxi: a poesia da mirao do Acre (fragmento) Fui alm do Xapuri buscar poemas dispersos e trago em meu jamaxi flores, frutos, alguns versos... Jamaxi ou jamaxim escreva como lhe apraz o que importa para mim o que do Acre dentro traz. Jamaxi, cesto ou paneiro, de cip tranado e feito, a carga que o seringueiro traz nas costas presa ao peito. Ao seu peso recurvado, nele transporta o que quer, vem do centro carregado, volta levando o que der. O meu jamaxi encerra um passado que presente, angstias da minha terra, misrias da minha gente. Borracha, couro ou castanha, decepes, desenganos e as flores que a gente apanha na vida ao passar dos anos. (...)
(Oclio de Medeiros.Jamaxi: a poesia do Acre. Editora Arquimedes,1979.)

Questo 5. O verbo encerra, no verso 17, classifica-se como transitivo direto e apresenta, a partir do verso 18, uma sequncia de complementos ou objetos diretos. Questo 6. Em e as flores que a gente apanha, o pronome relativo destacado poderia ser substitudo por s quais. Questo 7. Os vocbulos angstias e misrias acentuam-se pela mesma regra. Leia com ateno o texto a seguir. Texto II A finalidade da lngua comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Para que haja comunicao, so necessrios: a) algum que comunique, b) algo a ser comunicado e c) algum que receba essa comunicao.
(<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/index.htm> Acesso em: 04/11/12.>)

Julgue os itens considerando os aspectos gerais da redao oficial. Questo 8. No caso da correspondncia oficial, o emissor sempre o Servio Pblico. Questo 9. Sendo o destinatrio da comunicao um indivduo ou um rgo pblico, a impessoalidade deve reger o tratamento dado ao contedo, j que a redao oficial limita-se a questes referentes ao interesse pblico. Questo 10. As impresses individuais, no universo da comunicao oficial, s podem se fazer presentes no memorando, caso esteja assinado pelo chefe de determinada Seo.

A partir da leitura compreensiva do texto, das estruturas sintticas nele presentes e das regras da norma padro da lngua portuguesa, julgue as questes em Certo ou Errado. Questo 1. Relacionando o ttulo com o contedo do poema, pode-se concluir que o jamaxi (cujo significado original encontra-se na 3 estrofe) tem o seu sentido recriado e ampliado pelo autor. Questo 2. Os versos 1 e 2 poderiam, respeitando-se o seu sentido original e a norma padro, ser reescritos assim: Fui alm do Xapuri/ afim de buscar poemas dispersos. Questo 3. No verso escreva como lhe apraz, a segunda orao introduz ideia de conformidade em relao primeira. Questo 4. Utilizando-se da licena potica, o autor deixou de observar as regras de concordncia nominal ao empregar presa (verso 12).
IBEG - InStItuto BRASIlEIRo dE EduCAo E GESto

CONHECIMENTOS EM INFORMTICA
Questo 11. Podemos considerar como hardware a parte fsica do computador, que resumidamente funciona em torno de uma unidade central de processamento (CPU), consumida por um conjunto de dispositivos de entrada e sada de dados, alm dos dispositivos de armazenamento e comunicao. Questo 12. Nos aplicativos do pacote MS Office 2010, o comando utilizado para aplicar a formatao

negrito no texto selecionado, o comando utilizado para salvar o documento.

Questo 13. No Microsoft Office Excell, o boto utilizado para aumentar o tamanho da clula, permitindo que o texto seja escrito em apenas uma linha.

AnAlistA De GerenciAmento e Desenvolvimento De Projetos

SEBRAE/AC

2/7

Questo 14. O Webmail serve para enviarmos e recebermos mensagens a partir de um software, necessitando o uso de programas especficos no computador para este fim. Os exemplos mais conhecidos de webmail so o Outlook e o Windows Mail. Questo 15. Os atuais sistemas operacionais utilizam a organizao dos arquivos em pastas. Estas por sua vez podem ser acessadas e organizadas da forma que for mais conveniente para o usurio. possvel organizar o contedo de uma pasta pela data de modificao dos arquivos, do mais antigo para o mais recente e vice-versa.

Questo 19. Senado aprova projeto sobre crimes cibernticos. Infraes relacionadas ao meio eletrnico como invadir computadores, violar dados de usurios ou derrubar sites esto mais perto de se tornarem crimes. Foi aprovado no Senado nesta quarta-feira (31) o Projeto de Lei da Cmara 35/2012, que altera o Cdigo Penal para tipificar como crime uma srie de delitos cibernticos. A proposta ganhou o apelido de Lei Carolina Dieckmann por ter entrado em pauta na Cmara logo aps vazamento de fotos pessoais da atriz. Como recebeu emendas no Senado, a matria segue agora para reviso da Cmara dos Deputados, onde j foi aprovada em maio deste ano.
http://revistaepoca.globo.com/Brasil/noticia/2012/10/ , com adaptaes

ATUALIDADES
Questo 16. Nos Estados Unidos, o democrata Barack Obama venceu o republicano Mitt Romney e foi reeleito presidente, com quase metade dos votos. Foram as eleies presidenciais mais disputadas das ltimas dcadas, com os candidatos empatados nas pesquisas de opinio. Em 2006, Obama foi eleito o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. O desafio era encerrar duas guerras desgastantes para os americanos, no Iraque e no Afeganisto, e, principalmente, tirar o pas da maior crise econmica desde o crack da Bolsa de 1929. A situao econmica do pas tambm no melhorou muito. Hoje, a maior preocupao do povo americano a taxa de desemprego de 13%. Outro problema o dficit pblico (quando o Estado gasta mais do que arrecada em impostos), que ultrapassou US$ 2 trilhes.
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/politica-internacional, com adaptaes

Questo 20. Aps cerca de quatro meses de trabalho de coleta e superviso, durante os quais trabalharam 230 mil pessoas, sendo 191 mil recenseadores, o resultado do Censo 2010 indica 190.732.694 pessoas para a populao brasileira em 1 de agosto, data de referncia. Em comparao com o Censo 2000, ocorreu um aumento de 20.933.524 pessoas. Esse nmero demonstra que o crescimento da populao brasileira no perodo foi de 12,3%, inferior ao observado na dcada anterior (15,6% entre 1991 e 2000). Embora com perda de participao, os estados de So Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro representam 40,28% no total da populao em 2010 (frente aos 40,82% em 2000). Em dez anos, os destaques de crescimento foram verificados no Amap (40,18%), Roraima (39,10%) e Acre (31,44%). Por outro lado, os menores percentuais ocorreram no Rio Grande do Sul (4,98%), Bahia (7,28%) e Paran (9,16%).
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza. php?id_noticia=1766

Questo 17. O torneio da Copa das Confederaes ser disputado de 15 a 30 de Maio de 2013 nas cidades de: Belo Horizonte, Braslia, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro, So Paulo, Recife e Salvador. O sorteio da tabela da competio ser realizado em 1 de dezembro, em So Paulo. A venda oficial de ingressos ter incio em 3 de dezembro. Antes, entre 21 e 30 de novembro, haver um perodo de pr-venda para clientes da Visa. Alm do Brasil, pas anfitrio, esto qualificados para a Copa das Confederaes outros campees mundiais: Uruguai, Itlia, Inglaterra, Espanha. Completam a lista de selees qualificadas Mxico e Estados Unidos. O representante da frica ser o Egito.
http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia, com adaptaes.

ESPECFICA DO CARGO - BLOCO 2


Questo 21. A gesto com enfoque nos resultados facilita a transparncia exigida pela sociedade no que se refere aplicao de recursos pblicos e seus resultados corretos. Questo 22. Dentre as vantagens percebidas pelo SEBRAE na Gesto Estratgica Orientada para Resultados GEOR no nvel estratgico, podemos citar a melhoria da interlocuo das equipes com os demais nveis da organizao. Questo 23. Podemos afirmar que o principal instrumento da Gesto Estratgica Orientada para Resultados GEOR o projeto orientado para resultados, e esta forma de gesto est apoiada em atributos essenciais que inclui a intensidade, a prontido e a proximidade da ao gerencial. Questo 24. No SEBRAE, os projetos orientados para resultados finalsticos so projetos de articulao institucional, executados diretamente junto a parceiros institucionais visando potencializar a atuao do SEBRAE. Questo 25. O ciclo completo de um projeto inclui quatro etapas: estruturao e contratualizao, gerenciamento, monitoramento e avaliao. A etapa de estruturao e contratualizao visa transformar as intenes e aes
SEBRAE/AC 3/7

Questo 18. O Brasil, de acordo com os dados do ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb), atingiu as metas estabelecidas em todas as etapas do ensino bsico ( anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e ensino mdio). Nos anos iniciais (primeiro ao quinto), o Ideb nacional alcanou 5,0. Ultrapassou no s a meta para 2011 (de 4,6), como tambm a proposta para 2013, que era de 4,9. Nessa etapa do ensino, a oferta prioritariamente das redes municipais, que concentram 11,13 milhes de matrculas, quase 80% do total. O Ideb para os anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal foi calculado em 5.222 municpios. A meta para 2011 foi alcanada por 4.060 deles (77,5%).
http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb/portal-ideb

IBEG - Instituto Brasileiro de Educao e Gesto

Analista De Gerenciamento e Desenvolvimento De Projetos

planejadas em resultados reais. Questo 26. Dentre os elementos do projeto finalstico de atendimento coletivo, podemos citar o foco estratgico, o objetivo-geral, e os resultados finalsticos e intermedirios. Questo 27. Em relao a estratgia de implementao, esta define as linhas mestras do modo de execuo, enfatizando as articulaes institucionais e a organizao para o gerenciamento. Questo 28. A contratualizao consiste na definio de compromissos durante o processo de estruturao do projeto, e culmina com a pactuao do projeto por meio da assinatura do Acordo de Resultados. Esse acordo resulta em responsabilidades de carter jurdico, podendo ento, substituir contratos e convnios. Questo 29. A estruturao e a contratualizao de projetos finalsticos de atendimento individual devem seguir uma ordem lgica geral a partir de um conjunto de atividades preparatrias. Caracteriza-se como um processo de negociao progressiva exclusivamente com o gestor do projeto. Questo 30. Os ncleos setoriais so geralmente criados dentro das associaes comerciais e industriais, e resolvem seus desafios mediante a identificao dos problemas e necessidades comuns. Em relao aos projetos de ncleos setoriais, podemos dizer que so projetos finalsticos de atendimento coletivo e que possuem caractersticas especficas. Questo 31. Em relao ao pblico alvo dos projetos de ncleos setoriais, este constitudo por participantes destes ncleos em um determinado territrio, podendo ser ou no delimitado. Questo 32. O gerenciamento tem por finalidade fazer acontecer os resultados estabelecidos para o projeto, por meio de procedimentos que assegurem a execuo das aes. Em relao s dimenses do gerenciamento de projeto, podemos citar: integrao, tempo, custos, riscos, tecnologia, dentre outros. Questo 33. Executivos, parceiros do Sebrae, autoridades locais, fornecedores entre outros constituem um grupo de beneficirios diretos ou indiretamente interessados em projetos especficos, fazendo parte ento da gesto de stakeholders. Questo 34. Pode-se afirmar que os riscos gerenciveis, geralmente externos ao projeto, podem ser de natureza burocrtica, tcnica, financeira, ambiental e institucional. Questo 35. Em relao ao gerenciamento de risco, este sempre imprevisvel e, por isso, no deve ser considerado, necessariamente, na fase de estruturao do projeto. Questo 36. Conforme os conceitos abordados pelo gerenciamento de restries, sabemos que a soluo desIBEG - Instituto Brasileiro de Educao e Gesto

tas normalmente requer tramitao rpida, entretanto os rituais burocrticos sempre devem ser seguidos. Questo 37. Quanto aos nveis de superviso, podemos afirmar que a superviso no mbito nacional realizada pelo coordenador de carteira de projetos, que se mantm em permanente articulao com o coordenador estadual e com o gestor do projeto. Questo 38. Dentre as atribuies do gestor do projeto, pode-se dizer que este responsvel por manter permanentemente atualizado o cadastro do pblico-alvo, realizar reunies peridicas de coordenao, integrao e motivao da equipe, realizar a comunicao do projeto com foco no pblico-alvo, na equipe, nos parceiros e em outras partes interessadas. Questo 39. O monitoramento compreende a coleta, a anlise, a sistematizao e o compartilhamento de informaes relevantes. Assim, o monitoramento que deve ser realizado de modo contnuo, contempla, por exemplo, a realizao das aes e a concluso dos marcos crticos, inclusive, os de responsabilidade de parceiros. Questo 40. O registro de informaes que descrevem a situao dos projetos do SEBRAE, com o objetivo de provocar as tomadas de deciso que assegurem a evoluo normal do projeto deve ser sucinto, abrangente e genrico no relato dos problemas, antecipatrio quanto aos problemas e propositivo quanto s decises superiores requeridas. Questo 41. O principal produto das reunies de monitoramento devem ser decises e medidas de gesto que aumentem a capacidade de gerao de resultados dos projetos. Essas reunies de monitoramento ocorrem sempre em duas instncias da organizao, podendo ser a reunio em nvel estratgico ou a reunio em nvel ttico-operacional. Questo 42. A mensurao o processo de verificao do grau de alcance dos resultados de um projeto, e se divide nas etapas de planejamento, coleta de dados, anlise e validao dos resultados e sua divulgao. Um dos seus objetivos subsidiar a avaliao do projeto, podendo ser sugerida uma reviso ou seu aperfeioamento. Questo 43. Toda mensurao dever ser realizada de comum acordo entre o gestor do projeto e as equipes estaduais de pesquisa. Em relao ao levantamento da situao dos indicadores referentes ao projeto, este pode ser realizado por meio de pesquisas e levantamentos primrios ou a partir de informaes confiveis e atualizadas, disponveis pelo SEBRAE. Questo 44. Em relao s fases envolvidas na execuo das mensuraes, no momento do planejamento que ocorre a observao da necessidade do acompanhamento das empresas que participaro desta etapa ao longo da execuo do projeto. Questo 45. Para a realizao do acompanhamento das empresas participantes das mensuraes ao longo do
SEBRAE/AC 4/7

Analista De Gerenciamento e Desenvolvimento De Projetos

projeto, podemos citar a tcnica de painel, onde realizado o acompanhamento do desempenho dos diferentes universos fornecidos pelo gestor em cada uma das mensuraes, por meio de amostragens probabilsticas. Questo 46. Na fase de apurao dos dados, na execuo do monitoramento, o gestor no est autorizado, em nenhuma hiptese, a preencher questionrios ou auxiliar individualmente no preenchimento das fichas de acompanhamento. Questo 47. A carta empresarial um instrumento de divulgao, que contm a devolutiva dos resultados apurados para a empresa e para o grupo pesquisado de forma sistemtica. Questo 48. A avaliao do projeto uma ferramenta de trabalho da linha gerencial, e tem como um dos seus objetivos elaborar recomendaes para seu aperfeioamento e adensamento do projeto para o alcance do resultado. Questo 49. As reunies de avaliao do projeto so importantes porque possibilitam a participao de diversos fatores internos e externos, de modo a reunir conhecimento e experincia sobre o projeto. Entretanto, podemos afirmar que a verificao de ocorrncia de fatores de riscos no previstos no um item que integra a pauta das reunies de avaliao. Questo 50. Um projeto pode ser encerrado por vrios motivos. Quando o projeto concludo com xito o encerramento deve ser precedido da mensurao final, avaliao e divulgao de resultados. Se o projeto for interrompido por razes de fora maior, como riscos, inviabilidade tcnica, desinteresse do pblico alvo, no h nenhum procedimento formal a ser seguido para o encerramento.

do mundo, o pas comeou a mudar. Empresas de todos os tamanhos e setores tiveram que se modernizar para poder competir e voltar a crescer, tendo o governo dado incio a uma srie de reformas, controlando a inflao e ajustando a economia. Desta forma, em poucos anos o Pas ganhou estabilidade, planejamento e respeito e a economia voltou a crescer, criando-se novos postos de trabalho e atraindo investidores de outros pases que voltaram a aplicar seu dinheiro no pas. Questo 54. O SEBRAE do Estado do Acre tem como associados instituidores, dentre outros: Caixa Econmica Federal, Banco da Amaznia S/A, Banco do Brasil S/A e a Universidade Federal do Acre UFAC. Questo 55. O Regime Especial Unificado de Arrecadao de Tributos e Contribuies devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - Simples Nacional se aplica, dentre outros, ao CSLL Contribuio sobre o Lucro Lquido, sobre o COFINS Contribuio para Financiamento da Seguridade Social, sobre a Contribuio para o PIS/PASEP e para o ITR Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural. Questo 56. So modalidades de licitao previstas no Regulamento de Licitaes e Contratos do Sistema SEBRAE: a concorrncia, o convite, a tomada de preos, o concurso, o leilo e o prego. Questo 57. O empreendedor deve possuir algumas qualidades pessoais que so essenciais para a prtica do empreendedorismo, dentre as quais podemos citar: medo de se arricar em negcios, subordinao, viso, deciso, capacidade de trabalhar em grupo e atitude de respeito humano. Questo 58. A Lei Complementar n 123/2006 e suas posteriores modificaes instituem que so consideradas microempresas aquelas que aufiram, em cada ano-calendrio, receita bruta igual ou inferior a R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais) e como empresa de pequeno porte, aquelas que aufiram, em cada ano-calendrio, receita bruta superior a R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais) e igual ou inferior a R$ 1.200.000,00 (um milho e duzentos mil reais). Questo 59. A fim de ampliar a participao das microempresas e empresas de pequeno porte nos processos licitatrios realizados pelo SEBRAE, todas as suas unidades vinculadas esto obrigadas em seus instrumentos convocatrios a dispor sobre os critrios de tratamento favorecido, diferenciado e simplificados destinados a estas empresas. Questo 60. A estrutura bsica do SEBRAE/AC composta do Conselho Deliberativo Estadual, do Conselho Fiscal, do Conselho de Administrao e da Diretoria Executiva.

CONHECIMENTOS DO SEBRAE
Questo 51. As contrataes de obras, servios, compras e alienaes do Sistema SEBRAE sero sempre, necessariamente, precedidas de licitao, obedecidas as disposies do Regulamento de Licitaes e Contratos do Sistema SEBRAE, inclusive para os casos de dispensa e inexigibilidade de licitao. Questo 52. Nas licitaes realizadas pelo SEBRAE, sempre se exige da empresa vencedora, sob pena de desclassificao, a SUBCONTRATAO de microempresa ou de empresa de pequeno porte para a execuo do servio objeto do certame, desde que o montante a ser contratado no exceda o percentual mximo de 20% do total licitado. Questo 53. No Brasil, o empreendedorismo comeou a se desenvolver na dcada de 1990, com a abertura da economia. A entrada de produtos importados ajudou a controlar os preos, uma condio importante para o pas voltar a crescer, mas trouxe problemas para alguns setores que no conseguiam competir com os importados, como foi o caso dos setores de brinquedos e de confeces, por exemplo. Para ajustar o passo com o resto
IBEG - Instituto Brasileiro de Educao e Gesto

Analista De Gerenciamento e Desenvolvimento De Projetos

SEBRAE/AC

5/7

ORIENTAES GERAIS PROVA DE ESTUDO DE CASO


A folha de texto definitivo da prova de estudo de caso no poder ser assinada, rubricada, nem conter, em outro local que no o apropriado, qualquer palavra ou marca que a identifique, sob pena de anulao. Assim, a deteco de qualquer marca identificadora no espao destinado transcrio de texto definitivo acarretar a anulao da prova do candidato. Leia com ateno as instrues abaixo. O candidato receber nota zero na prova de estudo de caso, quando: 1. Existir fuga ao tema; 2. Houver texto com quantidade inferior a 20 (vinte) linhas ou superior a 30 (trinta) linhas; 3. Houver texto escrito a lpis ou a caneta diferente da citada no comunicado 001/2012; 4. Apresentar letra ilegvel ou em outro vernculo; 5. O estudo de caso estiver em branco; 6. Estiver escrito em versos, em formato estritamente narrativo ou com formas no verbais, smbolos, desenhos e nmeros; 7. No sero distribuidos folhas suplementares para rascunho e nem para verso final do estudo de caso; PROVA DE ESTUDO DE CASO Projeto uma iniciativa no rotineira, caracterizada por uma sequncia clara e lgica de eventos, com incio, meio e fim, que se destina a criar um produto ou servio novo e possui parmetros de tempo (determinado), custo (previsto), equipe e qualidade (definidas). A diretoria do SEBRAE em uma de suas reunies junto aos gestores de todos os nveis da organizao, concluiu que com a realizao do novo concurso e com a eminncia das novas contrataes de diversos cargos, necessrio e de extrema importncia adotar uma metodologia onde seja feita uma anlise entre o currculo do novo contratado e as diversas reas do SEBRAE a serem preenchidas. Em consulta unidade de Gesto de Pessoas do SEBRAE, constatou-se que no h no momento uma ferramenta especfica que atenda esta necessidade. Foi decidido ento, o desenvolvimento de um novo software que consiga emitir relatrios que facilitem a deciso da unidade de recursos humanos para o momento do preenchimento de vagas pelos novos concursados. A equipe designada para este trabalho foi da unidade de Gesto de Pessoas, que ser a rea que utilizar diretamente o software, e a unidade de tecnologia da informao, que possibilitar a criao desta ferramenta. Apesar do oramento limitado, foi aprovado um montante a ser utilizado no software, e apesar do curto prazo para a realizao deste trabalho, j que o software deve estar pronto e homologado at antes do incio da convocao de novos concursados, foi unnime a aceitao do desenvolvimento deste software, uma vez que esta ferramenta mesmo depois do encerramento das etapas deste concurso, passar a fazer parte da atividade rotineira de lotao de novos concursados dentro do SEBRAE, por tempo indeterminado. Tendo como referncia a situao hipottica descrita acima, e as caractersticas que permeiam um projeto responda por meio de um texto argumentativo a seguinte pergunta: O trabalho a ser realizado um exemplo de projeto? Atrvs de um testo dissertativo em prosa, justifique sua resposta com informaes especificadas no texto e com os conceitos relacionados ao tema.

IBEG - Instituto Brasileiro de Educao e Gesto

Analista De Gerenciamento e Desenvolvimento De Projetos

SEBRAE/AC

6/7

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

IBEG - InStItuto BRASIlEIRo dE EduCAo E GESto

AnAlistA De GerenciAmento e Desenvolvimento De Projetos

SEBRAE/AC

7/7

Вам также может понравиться