Вы находитесь на странице: 1из 3

A COMUNHO E A MUTUALIDADE CRIST Imprimir TEXTO BSICO Romanos 12.

5 OBJETIVO DA LIO

E-mail

Decidir praticar os mandamentos mtuos, a fim de proporcionar o prazer da comunho crist. LEITURA DIRIA Segunda: A Excelncia da Unio Sl 133 Tera: Membros do Corpo l Co 12.14-26 Quarta: O Servio dos Santos Ef 4.7-16 Quinta: Uns Para com os Outros l Pe 4.7-11 Sexta: Orao pela Comunho Jo 17 Sbado: Preservando a Comunho Ef 4.1-6 Domingo: A Importncia dos Dons l Co 12.1-11 INTRODUO A igreja a famlia de Deus. E a essncia da famlia o relacionamento entre os irmos. por isso que o salmista exclama: Oh! Como bom e agradvel viverem unidos os irmos (Sl 133.1). Viver unido viver em comunho com o Pai e com os irmos. Charles R. Swindoll afirma que uma famlia forte possui seis qualidades principais: comprometida com a famlia, gasta tempo junta, tem boa comunicao familiar, expressa apreciao um ao outro, tem um compromisso espiritual e capaz de resolver os problemas nas crises. Estas qualidades podem ser resumidas em duas palavras: comunho e mutualidade. Podemos aplicar estas mesmas qualidades para uma igreja forte, pois, a igreja uma famlia de famlias. Uma igreja que no desenvolve estas qualidades, vive uma crise de comunho. EXPOSIO 1. O CONCEITO BBLICO DE COMUNHO A palavra comunho a traduo da palavra grega koinonia, que significa parceiro, companheiro ou participante. Lowell Bailey resume: a comunho tem a ver com aquela relao pessoal que os cristos gozam com Deus e uns com os outros, em virtude de serem unidos a Jesus Cristo. Quem estabeleceu essa relao foi o Esprito Santo, que habita em todo cristo, unindo-o a Cristo e a todos os que so de Cristo. A comunho crist tem algumas caractersticas principais: comunho espiritual ou a dedicao de um tempo para orar, estudar a Bblia, adorar e partir o po (At 2.42); compartilhar as necessidades materiais uns dos outros (At 4.32; 2 Co 8.3-4); cooperao

na obra missionria (Fp 1.5); unio e unidade quanto aos alvos e propsitos espirituais (At 2.46 e 2 Co 13.13). 2. A MUTUALIDADE CRIST Mutualidade um termo da lngua portuguesa para descrever o dever que cada crente tem para com o outro, enquanto membro da famlia de Deus. Mutualidade origina-se da expresso bblica uns para com os outros. (Rm 12.5). Dos trinta e seis mandamentos mtuos existentes no Novo Testamento, destacaremos vinte e cinco mandamentos, conforme uma diviso proposta por Lowell Bailey: Amem-se uns aos outros (Rm 12.10) Aceitem-se uns aos outros (Rm 15.7) Sadem-se uns aos outros (2 Co 13.12) Cuidai uns dos outros (1 Co 12.25) Sujeitem-se uns aos outros (Ef 5.21 -22) Suportem-se uns aos outros (Cl 3.13) No tenham inveja uns dos outros (Gl 5.26) Deixem de julgar uns aos outros (Rm 14.13) No se queixem uns dos outros (Tg 5.9) No falem mal uns dos outros (Tg 4.11) No mordam e devorem uns aos outros (Gl 5.15) No provoquem uns aos outros (Gl 5.26) No mintam uns aos outros (Cl 3.9) Confessem os seus pecados uns aos outros (Tg 5.16) Perdoai-vos uns aos outros (Tg 5.15) Edifiquem-se uns aos outros (1 Ts 5.11) Ensinem uns aos outros (Cl 3.16) Encorajem uns aos outros (At 13.15) Aconselhem-se uns aos outros (1 Ts 5.12) Cantem uns para os outros (Cl 3.16) Sirvam uns aos outros (1 P 4.10) Levem as cargas uns dos outros (Gl 6.2) Hospedem uns aos outros (1 P 4.9) Sejam bondosos uns para com os outros (Ef 4.32) Orem uns pelos outros (Tg 5.16)

3. A MUTUALIDADE A BASE DO MINISTRIO DA IGREJA A igreja manifesta a sua comunho com Deus, e entre os irmos, por meio da mutualidade. Comunho se traduz em mutualidade. Podemos afirmar que a mutualidade a vida da Igreja. Lowell Bailey afirma que a mutualidade o corao do ministrio da Igreja. CONCLUSO Precisamos combater a crise de comunho em nossa igreja. O remdio para esta crise a prtica da mutualidade, isto , todos os irmos envolvidos em servir uns aos outros. Todos participando de modo feliz e eficiente, dos ministrios coletivos da igreja. Cada cristo praticando o seu dom espiritual.

A atrao de uma igreja est tambm na maneira como os irmos se relacionam. Lembre-se que uma pessoa sempre optar por uma igreja que o recebe bem. Ningum consegue ficar numa igreja onde no se estabelece relacionamento ou amizade. PONTOS PARA DISCUTIR 1. O que a comunho crist? 2. Qual a relao entre a comunho e a mutualidade? 3. Qual a importncia da mutualidade para a vida de uma igreja?

Вам также может понравиться