Вы находитесь на странице: 1из 3

A mulher desde a origem tem o seu valor bem mais inferior do que o homem, cultura esta herdada dos

gregos e romanos. Desde a Antiguidade, a mulher vive em situao de inferioridade frente ao homem. O prprio direito Romano e Grego, que fora o bero de nossa cultura jurdica, colocava a mulher em situao de subordinao. A religio era o ditame da poca. Dela surgia a figura da famlia, era a chamada Religio Domstica. Esta religio foi a norma constitutiva da famlia antiga. Todo e qualquer ato relevante girava em torno do deus por eles adorado (BICEGLIA, 2002 PG.) (PEGAR DEPOIS A CITAO - A MULHER E A EVOLUO HISTRICA DE SUA CONQUISTAS) O que se pode notar que mulher nesta poca estava resignada aos desejos da figura masculi na. Neste tempo alm de no poder presidir os cultos religiosos , tambm no tinha direito a herana. Sendo a sucesso passada sempre aos filhos e aos seus netos. A mulher, durante a sua infncia depende de seu pai; durante a juventude, de seu marido; por morte do marido, de seus filhos; se no tem filhos, dos parentes prximos de seu marido; porque a mulher jamais deve governar-se sua vontade. Solteira ao seu pai, aps casada ao seu esposo, tendo que se dedicar a este, aos filhos e a casa. Muitas das vezes tida como inferior ao homem, herdada de outras civilizaes tais como os gregos e romanos.At mesmos os seus direitos eram relegados ao seu pai, haja visto que eram considerados os juzes das mulheres. Os gregos concebiam aos homens livres o direito total para exercerem as atividades polticas, enquanto que as mulheres e escravos eram banidos dos assuntos relativos a vida pblica. Existia um temor quanto ao acesso das mulheres a vida pblica, pois as mesmas representam ameaa ao poderio masculino, em virtude da serem mais instintivas, sensveis e menos racionais. Sendo a elas relegados o cuidado do lar, do marido e da procriao de preferncia homem, pois muitos pais exigia que fossem meninos para continuar nos negcios de famlia, quando a mulher dava luz a menina era desprezada e a criana rejeitada. Pois a menina no podia estudar como iria dar continuidade aos negcios de famlia, ela s aprendia a bordar, costurar, cozinhar coisas de casa, cuidados com os futuros filhos.

Fustel de Coulanges, referindo-se a lei de Manu, prescreve (1.996, pg. 69): (PEGAR DEPOIS A CITAO - A MULHER E A EVOLUO HISTRICA DE SUA CONQUISTAS)

A Revoluo Francesa, marco que consolidou a vitria da burguesia, representou um pequeno avano nos direitos das mulheres. Concedeu-se, por exemplo, direitos privados como herana, divrcio e testemunho. Restringiram-se, entretanto, aqueles atinentes a deliberaes polticas e funes pblicas, como o direito ao voto. Com o advento da 1 Guerra Mundial, em 1914, em razo do envio dos homens aos campos de batalha, as mulheres tem de exercer funes e ofcios anteriormente a elas restringidos, adentrando em escritrios, comrcios, servios pblicos e at mesmo profisses liberais, proporcionando a elevao de seu nvel de instruo, aliado a sua peculiar destreza, considerada superior a do homem. Conseqentemente, suas reivindicaes e aspiraes passam a merecer maior ateno, em razo da importncia econmica que passam a exercer. Assim, com o fim da 2 Guerra Mundial, finalmente, as mulheres v em assegurada na Declarao universal dos direitos do homem, a consagrao de seus direitos, sem distino de sexo, igualando, para todos os efeitos, homens e mulheres.( pode ser acrescentado posteriormente) Todos esses acontecimentos tiveram como pano de fundo um movimento de luta das mulheres por seus direitos. O movimento social que surgiu em defesa dos direitos de igualdade entre homens e mulheres, para assegurar a liberdade em seu aspecto mais amplo, recebeu a denominao que hoje conhecemos por Feminismo, que renasceu com fora redobrada no perodo que prosseguiu aps a Segunda Grande Guerra. No Brasil, ele teve

papel fundamental nas principais conquistas, evoluo da situao jurdica da mulher.

concernente

No ano de 1.932, com o advento do Cdigo Eleitoral, a mulher teve reconhecido o direito ao voto, aos vinte e um anos de idade. Porm, somente no ano de 1934, quando fora promulgada a nova Constituio, teve reduzida a idade para dezoito anos. Importante marco foi o advento da Lein. 4.121/62, denominada Estatuto da Mulher Casada, ocasionando significativas mudanas no diploma civil, garantindo a igualdade entre homens e mulheres, abolindo diversas normas discriminadoras da mulher. Quinze anos depois, precisamente em26 de dezembro de 1.977, a Lei do Divrcio (Lei n. 6.515/77), desempenha um papel onde estabelece a reciprocidade do casal, em um tratamento extremamente isonmico.

A Constituio de 1.967, a primeiraaps a Declarao Universal do Direitos do Homem, prev a igualdade de sexos. Assegurou o direito de proteo ao trabalho feminino, o direito nacionalidade, voto, maternidade. Sobre a aposentadoria, manteve o disposto no texto anterior com relao a idade de 70 (setenta) anos, mas modificando o tempo de servio para 35 (trinta e cinco) anos quando homem, e 30 (trinta) quando mulher.

Movimento feminista, alterou profundamente a histria do ocidente

Вам также может понравиться