Вы находитесь на странице: 1из 22

LIVRO: JOHREI E CINCIA JOHREI E CINCIA Fundao Mokiti Okada

Este volume foi editado por ocasio do 1 Simpsio Nipo-Brasileiro sobre o Johrei.

Nossos agradecimentos aos Reverendos: Ikuo Habuhiko Shoda e Shigueo Omori, da Igreja Messinica Mundial no Japo, cuja sabedoria e esprito colaborador enriquecerem e ampliaram a nossa viso sobre o Johrei e Sade.

PREFCIO

O conselho cientifico da fundao Mokiti Okada foi criado em julho de 1985 e rene profissionais ligados rea de Sade que procuram pesquisar o Johrei a luz da Cincia para melhor compreenso da Filosofia do Mestre Mokiti Okada e, cumulativamente, estruturar os subsdios que permitam lanar a proposta da Nova Medicina, alicerada na interao da Cincia Mdica com a Religio.

Ao iniciar os trabalhos, medida que eram analisados os fenmenos espirituais e as atuaes milagrosas do Johrei, os elementos do Conselho Cientifico se depararam com questes que reflitam a necessidade de uma maior orientao quanto parte espiritual para compreenso das doenas como um processo global e tambm para o propsito direcionamento de nossas pesquisas.

Ningum melhor para fornecer essas orientaes do que pessoas que conviveram pessoalmente com Meishu-Sama (Mokiti Okada) e que, por isso desenvolveram toda uma experincia na prtica do Johrei durante dcadas. Procurou-se abranger nas perguntas, assuntos que interessam aos profissionais de Sade de todas as regies brasileiras atravs de seus representantes diretos. As questes foram respondidas pelo consenso de trs Reverendos da Igreja Messinica Mundial no Japo, no representando, contudo, uma interpretao oficial da referida entidade.

Este livro representa, portanto, uma parcela do universo da curiosidade cientifica e que, certamente, a partir das questes e respostas apresentadas, poder abrir um novo horizonte para a soluo dos problemas que tanto afligem a humanidade.

Nossos agradecimentos a todos que, direta ou indiretamente, contriburam para que ele fosse publicado.

Conselho Cientifico da Fundao Mokiti Okada.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1 Pergunta: Como devem se comportar os mdicos ou outros profissionais da rea da sade que, mesmo sendo messinicos, tm de exercer sua profisso dentro dos conceitos vigentes, utilizando medicamentos, cirurgias, etc.? Resposta: H uma mxima de Meishu-Sama que diz: Ainda que se consiga curar a doena atravs da orao a Deus, no se deve menosprezar o trabalho dos mdicos. Mesmo para se estabelecer uma comprovao das maravilhas do Johrei, so necessrios os especialistas da rea mdica. Meishu-Sama diz que os mdicos e aqueles que trabalham na rea mdica no tm nenhuma culpa. Isto porque eles acreditam no que estudaram e veem que no h outra forma, para salvar os doentes e essa crena motivada pelo senso de prtica do bem. Porm, quando tm contato com a Igreja e acreditam nos seus ensinamentos, precisam se esforar para corrigirem os erros ou os conceitos errneos sobre os, medicamentos. Para isso devem esclarecer o Johrei do ponto de vista mdico e publicar nos anais mdicos, esforando-se para a instituio da Nova Medicina.

2 Pergunta: O que doena material e doena espiritual? Resposta: Meishu-Sama nos ensina que segundo suas experincias, existem atuaes espirituais e aes purificadoras e ambas esto intrinsecamente unidas. Isto porque o encosto do espirito doente se restringe parte correspondente s mculas do esprito do doente. Portanto, medida que as mculas so eliminadas, no s o espirito purificado e a doena do corpo material desaparece, como tambm o encosto do esprito doente se torne impossvel. Doenas fsicas so aquelas provocadas pelas toxinas hereditrias, urinrias e de medicamentos e que so erroneamente debeladas

com tratamentos mdicos. Essas doenas se caracterizam pelo surgimento de doenas, sofrimentos. A alimentao, a ingesto de agrotxicos e o uso de aditivos alimentares tambm causam doenas. Doenas espirituais so as purificaes ocorridas devido s mculas espirituais, afinidade dos antepassados, ao pecado de manter e judiar de animais, de pecado de prejudicar o prximo, ao dio dos fetos que foram abortados, s advertncias dos antepassados, s palavras, aes e pensamentos maus, etc.

3 Pergunta: Mokiti Okada diz que, se inevitvel, o medicamento poder ser utilizado em quantidades mnimas. Pela Igreja Messinica Mundial como se definiriam essas situaes inevitveis. Resposta: Quando o mdico reconhece a necessidade do medicamento; quando o prprio doente ou famlia exigir isso, quando a utilizao e obrigatria por lei, etc.

4 Pergunta: A simples realizao de exames complementares utilizados atualmente como radiografias, ultrassonografia, etc., e at mesmo a coleta de sangue, liquor, etc. para exames, teria efeito nocivo sobre a pessoa do ponto de vista espiritual?

Resposta: Se formos considerar sob o ponto de vista nocivo ou inofensivo, os referidos exames so nocivos. Apesar de eles no chegarem a oferecer perigo vida, quando realizados em excesso tornam-se nocivos.

5 Pergunta: Como age o Johrei no corpo fsico para restabelecer o funcionamento de um rgo afetado pela doena? Resposta: No que o rgo esteja ruim; na maioria das vezes, as toxinas das proximidades desse rgo se renem junto dele e o pressionam, impedindo e debilitando assim a sua atividade. Portanto, pela dissoluo e eliminao dessas toxinas, restabelece-se o seu funcionamento.

A doena pode ser provocada em primeiro lugar, pelos microorganismos como, por exemplo, vrus ou micrbios que, surgindo naturalmente no corpo, destroem as clulas; em segundo lugar, pelos medicamentos, agrotxicos, desinfetantes e demais produtos de conservao de alimentos que, aps ingeridos, transformam-se em toxinas e acumulam no corpo. Essas toxinas trazem problemas aos rgos e tornam-se tambm a causa das doenas. Em ambos os casos, quando ocorrem anormalidades nas

clulas que constituem os organismos surge a doena. Assim sendo, quando as clulas se restabelecem, o seu funcionamento torna-se ativo e, consequentemente, ocorre a cura da doena.

6 Pergunta: Qual a opinio de Mokiti Okada em relao terapia de Hidratao, ou seja, a administrao de soro fisiolgico endovenoso j que este no passa de uma mistura de gua destilada e sais em concentrao especifica e de composio idntica ao organismo humano? Resposta: A assimilao da gua basta ser feita pela ingesto via bucal; no sendo necessrio injet-lo nas veias. Porm, inevitvel nos casos em que a fraqueza ou a doena avanou tanto que por via bucal no mais possvel.

7 Pergunta: Qual seria o ponto de vista sobre a alimentao parenteral dentro dos Ensinamentos de Meishu-Sama? Resposta: A forma bsica de alimentao a ingesto pela boca. Porm, Meishu-Sama nos ensina que nos casos de enfraquecimento ou dano de algum rgo, outras formas de alimentao so inevitveis.

8 Pergunta: O emprego da sonda nasogstrica para alimentao daqueles pacientes impossibilitados de engolir iria contra os Ensinamentos de Meishu-Sama? Porqu? Resposta: Quando se deixou a doena agravar at esse ponto, o emprego da sonda torna-se indispensvel. Porm, no deixa de ser inatural.

9 Pergunta: Quando uma pessoa sofre uma agresso por animais peonhentos ou raivosos, deve proceder imediatamente aplicao de soros, ou a ministrao intensa do Johrei solucionaria o problema? Resposta: Nesses casos, quando envolve perigo de vida, deve-se aplicar o soro. tambm necessrio que se ministre bastante Johrei aps as devidas providncias terem sido tomadas. Quando se pesam as consequncias, deve-se ter a vida sempre em primeiro lugar em nossos pensamentos. Por que no se pode afirmar que basta ministrar Johrei? Isto porque no so muitos os que conseguem eliminar esse forte veneno naturalmente, pois depende muito do fervor da f, da fora de purificao e da fora fsica.

10 Pergunta: Como se explica, pelos Ensinamentos de Meishu-Sama, as doenas infecciosas causadas por bactrias, que so externas ao corpo? Respostas: Meishu-Sama nos ensinou que o nmero de doenas causadas por influncia externas do corpo fsico muito reduzido. Caso ocorra, pela penetrao, por exemplo, de bactrias que tm a funo de purificar e, encontrando um clima ideal para sobreviverem, provocam a doena. Assim, Ele tem interpretado as doenas sempre de forma positiva.

11 Pergunta: Os diferentes tipos de acontecimentos dermatolgicos esto relacionados com os locais de onde parte a liberao das toxinas? Gostaria de exemplos e correlao. Resposta: A eliminao de toxinas ocorre de duas formas diferentes: atravs das partes macias da pele, fceis de eliminar, e atravs de todo o corpo. Exemplos: Alergia quando se intoxica com comida, h um trabalho do organismo de no deixar os elementos nocivos penetrarem nos rgos internos e os expele para fora do corpo atravs da pele, pela coceira e febre. Furnculos as toxina hereditrias tentam sair pela pele. Ictercia as toxinas hereditrias e as toxinas dos medicamentos saem pela pele. Cncer cutneo as clulas cancerosas que se encontram na corrente sangunea saem atravs da pele.

12 Pergunta: Qual a relao existente entre a liberao de toxinas da cabea com a diarreia? Resposta: As toxinas tem a tendncia de descer. As da cabea, na maioria das vezes, so eliminadas, por exemplo, pela febre, suor, muco nasal. Quando essas toxinas so fortes e em grande quantidade, elas descem da cabea, passando pela coluna, entram no intestino e so eliminadas em forma de diarreia. Por que so eliminadas em forma de diarreia? Por serem toxinas violentas, o poder natural de cura atua no sentido de no permitir o seu acmulo no intestino.

13 Pergunta: Existe algum ponto em comum entre a eliminao de toxinas orgnicas ocasionada pelo tratamento homeoptico e a purificao ocasionada pelo Johrei? Resposta: No, o primeiro usa o veneno do remdio para cortar o veneno, e o segundo elimina as mculas do corpo espiritual atravs da Luz Divina.

14 Pergunta: Segundo os ensinamentos no livro A Outra Face da Doena, os resduos da purificao dos antepassados se introduzem no crebro e na coluna vertebral dos descendentes. Os diversos problemas de coluna seriam a manifestao deste processo? Resposta: No se pode afirmar que os problemas ou doenas de coluna sejam causados pelos antepassados. As doenas que acontecem pela introduo de resduos da purificao dos antepassados no crebro e na coluna vertebral dos descendentes so, na maioria, casos de difcil cura. Por exemplo, Meishu-Sama nos ensina que a crie vertebral uma delas. Os locais onde as mculas e as toxinas se concentram so acima do pescoo, isto na cabea e no crebro. E quando elas se dissolvem e so eliminadas, descem pela coluna vertebral, causando a sensao de dor.

15 Pergunta: Em relao cirurgia plstica para correo de deformidades congnitas ou adquiridas, o que causaria maior acmulo de mculas: a prpria cirurgia ou os distrbios psiclogos causados pelas deformidades? Resposta: Quando essas deformidades trazem grandes impedimentos vida normal da pessoa, torna-se inevitvel a cirurgia corretiva. Porm, as mculas resultantes das toxinas usadas na operao iro sofrer purificao posteriormente. No podemos concordar com as cirurgias realizadas somente para melhorar o aspecto fsico. Qualquer pessoa, conforme seu esforo, poder ter uma aparncia melhor.

16 Pergunta: A melhoria racial de algumas espcies animais com finalidades especificas atravs da Zootcnica estaria contra os Ensinamentos de Meishu-Sama? Por qu? Resposta: A melhoria racial no est contra os Ensinamentos de Meishu-Sama. Isto porque dentro do avano da civilizao, o progresso da tecnologia visa elevao do meio ambiental do homem. Nos animais no se v evoluo. Por isso, eles se distanciam cada vez mais da vida do homem e sua utilizao diminui consideravelmente. Portanto, permitida a melhora de qualidade de vida como resultado do avano cientifico aplicado nesses animais, que so obras-primas criadas

por Deus. Entretanto, essa melhoria racial no pode ser realizada apenas para atendar ganncia, curiosidade e satisfao do homem.

17 Pergunta: Qual seria a viso de Meishu-Sama sobre o inconsciente Coletivo de Jung? Resposta: Jung se refere ao inconsciente Coletivo como aquilo que os nossos ancestrais experimentaram e que se transmite ao nosso esprito inconscientemente. Meishu-Sama diz que o nosso esprito renasce inmeras vezes, e em cada poca, ele adquire experincias e a reunio delas que forma a nossa personalidade. O que corre no fundo de nossos espritos, no seriam as experincias de nossos antepassados, mas sim, as experincias de nossas prprias reencarnaes.

18 Pergunta: Com relao tcnica psicoterpica conhecida como Processo Fisher Hoffmann ou Terapia Hoffmann da Quaternidade onde so bastante valorizados nossa essncia espiritual e nosso elo com os antepassados, existiria uma posio da Igreja Messinica a respeito? Resposta: Na Igreja Messinica Mundial, damos importncia aos valores relacionados espiritualidade do homem e aos seus ancestrais. A espiritualidade forma o esprito e domina o corpo material. Alm disso, ns tambm somos ancestrais, pois os ancestrais so a figura do nosso passado. Esse pensamento se baseia no Ensinamento da imortalidade do esprito e na reencarnao. Assim, o esprito vive no Mundo Espiritual durante determinado tempo, s vezes dezenas, centenas ou milhares de anos, para renascer novamente. Para se referir a esse nascer e renascer, os budistas usam a expresso Rin-ne-Tensho . Quando nos conscientizamos disso e procuramos as origens nos antepassados para a soluo de problemas, muitos problemas atuais podem ser solucionados.

19 Pergunta: Como devemos encarar a Psicanlise e outras correntes psicolgicas na busca do equilbrio psico-orgnico das pessoas? Resposta: O Mestre Mokiti Okada nos indica em seus Ensinamentos as verdades fundamentais em relao sade do homem. O Johrei uma soluo fundamental, sendo que alm dele as orientaes religiosas so elementos que no podem faltar. Cremos que muito vlido o uso das cincias psicanalticas e afins do ponto de vista cientifico, e em conjunto com outras que comprovem as verdades indicadas nos Ensinamentos de Meishu-Sama. Alm disso, em relao Salvao pelo Belo,

Meishu-Sama nos ensina que importante termos contato com a Arte, apreciar obras artsticas , ikebana, etc.

20 Pergunta: O que dizer de doenas, em especial aquelas de fundo psicossomtico curadas pela Hipnologia? O que acontece a nvel espiritual? Resposta: A aplicao da Hipnologia est na revelao do que vai no subconsciente do homem e no conhecimento dos motivos da doena e na aplicao das orientaes e tratamentos adequados para o restabelecimento do paciente. um processo de normalizao atravs da transformao do consciente; um processo teraputico psquico e no ao espiritual. Quando se analisam doenas psicossomticas espiritualmente, elas so deficincias causadas por ao espiritual e a origem delas est, em grande nmero, na influncia dos espritos. Portanto, como no cura totalmente o esprito, a Hipnologia no um tratamento radical da doena.

21 Pergunta: As doenas mentais sejam: neuroses, psicoses, oligofrenias teriam um mesmo significado espiritual? Resposta: A neurose e as doenas mentais possuem o mesmo significado espiritual. Em todos os casos ocorrem anormalidades no sistema nervoso, e quando elas so denotadas atravs das aes e palavras do paciente, so qualificadas como neuroses e psicoses. A oligofrenia diferente, pois se trata da reencarnao de um espirito que no se purificou suficientemente no Mundo Espiritual e nos casos que incluem deformaes fsicas, a forma fundamental de salvao a elevao da espiritualidade da famlia do doente.

22 Pergunta: Qual a opinio sobre o Doin e outras massagens teraputicas? Resposta: Esses tratamentos tm efeito sobre o metabolismo do corpo fsico, mas no purificam o esprito e nem eliminam toxinas. Elas so teis medida que so utilizados como terapias suplementares.

23 Pergunta: Uma pessoa saudvel, que no ingere medicamentos e recebe diariamente Johrei, fumando um mao de cigarros por dia, teria condies de eliminar toxinas ou elas ficariam retidas , em parte, no organismo?

Resposta: Quem fuma retm no organismo toxinas nocivas, resultado da nicotina e de outros elementos. Meishu-Sama disse que o cigarro no para ser tragado e sim para ser queimado. A eliminao das toxinas do cigarro depende da forma como o individuo fuma e da sua capacidade fsica de se purificar.

24 Pergunta: Segundo os mdicos, o fumo um dos principais agentes causadores do cncer. O que os Ensinamentos de Meishu-Sama esclarecem a respeito? Resposta: Pensa-se que a nicotina e o alcatro causam o cncer, mas ele originado pela composio resultante da nicotina e do alcatro com outras toxinas existentes no corpo. Portanto, importante que no se coloquem esses elementos dentro do corpo.

25 Pergunta: Como deveramos nos posicionar diante da necessidade de hemodilise nos portadores de insuficincia renal? Resposta: A hemodilise faz com que os rins se tornem cada vez mais inoperantes; portanto, no um tratamento autntico. Porm, ela inevitvel para quem portador de insuficincia renal.

26 Pergunta: Como fazer com casos de pacientes portadores de anemia profunda? Resposta: O paciente anmico deve ser deixado em repouso. Isto porque o movimento sobrecarrega o corao e, posteriormente, sobrevm fadiga e danos aos diversos rgos. Como processo para aumentar o sangue temos: 1 receber Johrei intensa e adequadamente. 2 tomar cuidado com as refeies.

27 Pergunta: Se o sangue esprito materializado, qual a situao da pessoa que recebe transfuso de sangue eventualmente, e de pessoas, como os hemoflicos, que recebem transfuso constantemente? Resposta: Nas situaes de emergncia inevitvel. Por exemplo, no caso de grandes hemorragias ou danos nos rgos produtores de sangue, so necessrias transfuses sangunea, mas devem ser feitos esforos para que sejam interrompidas o quanto antes. O sangue que foi introduzido por transfuso, um dia ser eliminado

naturalmente. Meishu-Sama nos ensina que o Johrei uma transfuso de sangue espiritual.

28 Pergunta: Prticas, como a extrao dentria, seriam prejudiciais sade? Resposta: Quando feita a extrao de muitos dentes de uma s vez, ocorre grande influncia segurana da vida. Os anestsicos utilizados na extrao dentria possuem efeitos terrveis. No caso de deteriorao inatual, como a crie, o tratamento necessrio. Como o tratamento dentrio exige muitas tcnicas, seria maravilhoso que o dentista acumulasse bastante experincia e pesquisas para que no utilizasse anestsico alm do estritamente necessrio.

29 Pergunta: O uso de prtese dentria e ortopdica, culos, lentes de contato e aparelhos de audio estariam de acordo com os Ensinamentos de Meishu-Sama? Resposta: Segundo Ensinamento de Meishu-Sama, o homem foi criado como o mais perfeito dos animais e, por isso, defeitos nos olhos, mos, ps, dentes, ouvidos etc., so resultados indicadores de que, de alguma forma, ele veio levando uma vida que no corresponde s leis naturais. Meishu-Sama tambm nos ensina que nos casos de danos e perdas desses rgos, necessrio o uso de prtese e aparelhos corretores como suplementos temporrios. Se formos interpretar radicalmente essa pergunta, podemos concluir que ensinar a maneira de no se tornar deficiente fsico a verdadeira pratica do Ensinamento de Meishu-Sama.

30 Pergunta: Como so explicadas as doenas que acontecem nos olhos : catarata, cegueira, conjuntivite, miopia, etc.? Resposta: A catarata e outras doenas oculares so devidas ao pus e ao sangue impuro preto que se coagula no fundo do olho e faz a viso ficar enegrecida. A catarata azul porque a viso parece azulada, uma vez que o pus que se sedimenta azul. A catarata branca de pus branco de menos intensidade. Por isso, a catarata azul grave. Conjuntivite causada porque as toxinas que permanecem na parte frontal da cabea se dissolvem com a purificao e tentam ser eliminadas pelos globos oculares. Miopia devido aos globos oculares ficarem em estado de desnutrio, porque as toxinas que se concentram na regio da medula fazem presso nos vasos sanguneos que irrigam os olhos.

Cegueira Existem muitos casos de significado espiritual. Por exemplo: aterrar um poo (relao com deus Drago); matar cobras que circundam a casa (essas cobras esto sob a guarda dos antepassados); cortar velhas e grandes rvores existentes no terreno da casa pinheiro, gin-nan e sakaki etc. por motivo de encosto do drago de madeira; pecados por ter enganado os olhos de divindades e dos homens, por ignorar os seus superiores; ou atitudes imorais tias como logros monetrios. etc.

31 Pergunta: Como seria a fecundao artificial (bebes de proveta) em relao aos Ensinamentos de Meishu-Sama? Resposta: inatural. Ao contrrio, o verdadeiro progresso da medicina e dos tratamentos mdicos seria o de fazer a mulher estril se tornar frtil.

32 Pergunta: Por que tem aumentado o nmero de abortamentos por incontinncia istmo cervical? Como resolv-los sem cirurgia? Resposta: Pode ser solucionado sem a cirurgia. Se a causa do aborto est no istmo cervical, significa que o nervo desse local esta atrofiado. O atrofiamento do nervo significa tambm o atrofiamento do rgo. O aborto causado pelas toxinas ou por motivos semelhantes.

33 Pergunta: Qual o mtodo anticoncepcional que estaria mais de acordo com os Ensinamentos de Meishu-Sama? Resposta: A contracepo, apesar de ser inatural, no se torna pecado nem cria mculas espirituais. O aborto sim, pecado.

34 Pergunta: Que influncia a vida da me tem sobre o feto? Resposta: Leia com ateno o ensinamento sobre elo espiritual. O carter da criana sofre influncia dos pais. O feto recebe a influncia da personalidade dos pais atravs do elo espiritual. Isso causa grande influncia na formao do carter da criana. importante que, principalmente, a me esteja atenta, pois no somente o seu carter mas tambm a pureza ou a impureza do seu sangue causa influncia criana.

Estando atenta, por exemplo, em orar, em levar uma vida diria correta, em cultivar o amplo sentimento de amor, o feto receber essa influncia e nascer uma maravilhosa criana.

35 Pergunta: Qual orientao a ser dada a uma gestante quanto sua alimentao? Que tipo de alimentao deve ser evitado e consumido? Resposta: Durante a gestao, no h necessidade de evitar qualquer alimento. A gestante deve alimentar-se daquilo que sinta vontade de comer e ache delicioso. Contudo, tanto a bebida alcolica quanto o cigarro devem se evitados.

36 Pergunta: Qual a influncia da anestesia peridural num parto normal? Resposta: Muitas vezes, os efeitos secundrios aps o parto provocam a febre, por isso, a mulher precisa receber Johrei adequadamente.

37 Pergunta: Em relao ao parto normal e cesariana qual seriam os reflexos sobre o espirito da criana provocados pelo parto inatural? Resposta: No bom realizar a cesariana apenas pensando nos benefcios da me, quando ela tem condies de ter um parto normal. Em casos de risco de vida para a criana ou para a me, ela torna-se inevitvel. Em casos de parto inatural, devido aos esforos humanos implicados, ocorrero purificaes para a normalizao. As influncias que causaro na criana sero devidas ao pensamento egosta da me, que quis fazer prevalecer a sua vontade, contrariando o curso da natureza.

38 Pergunta: Segundo a filosofia de Mokiti Okada, qual a orientao para a induo do trabalho de parto? Resposta: Para preservao da raa humana, Deus concede-nos a vida, portanto, o correto seria o parto normal. Mas, por longo tempo, a humanidade veio utilizando repetidas aes contrrias vontade Divina. Comearam ento, a surgir vrias inconvenincias, tais como: partos difceis, crianas deformadas, enfraquecimento do corpo materno, falta de leite, etc. Por isso Meishu-Sama tem nos ensinado que devemos retornar, o quanto antes, pratica natural baseada na Verdade. Porem, s vezes, a necessidade nos faz recorrer induo.

39 Pergunta: Qual o significado espiritual de uma criana que nasce com sofrimento fetal e qual a conduta a ser seguida diante deste caso? Resposta: O parto difcil ou normal no tem nenhuma relao direta com a criana que vai nascer. A origem est diretamente na me. No h providncias a serem tomadas. O Johrei cura, mas se isso no acontecer, o tratamento mdico ser inevitvel.

40 Pergunta: Qual a explicao para uma gestante apresentar eclampsia, sendo que anteriormente no apresentava qualquer sintoma que a provocasse? Resposta: Quando ocorre a gravidez, vrios rgos so pressionados. Mas os que recebem maior presso so a bexiga e os rins que passam a trabalhar com certa dificuldade, o que faz provocar a eclampsia.

41 Pergunta: Qual a justificativa para uma paciente apresentar distrbios psquicos ps-parto, sem nenhum antecedente que mostrasse qualquer sintoma relacionado a distrbios psquicos? Resposta: So vrias as causas que provocam distrbios psquicos aps o parto, por exemplo. 1 Quando ocorre choque psquico. 2 Quando pela influncia de repouso, pela movimentao prematura do corpo ( deitar e levantar-se, ler, costurar, assistir televiso, passar por serio sofrimento espiritual, etc. ), ocorre reteno no corpo de sangue impuro, o qual, subindo cabea, provoca distrbios psquicos. 3 Quando, na ocasio do parto, por perder grande quantidade de sangue, se faz a transfuso. Todos esses casos podem ser solucionados com o Johrei.

42 Pergunta: Segundo Meishu-Sama, devem-se observar rigorosamente os cuidados aps o parto, como repouso absoluto, a no ministrao de Johrei durante certo perodo e outros. Por qu? Resposta: Devemos ler com ateno o Ensinamento de Meishu-Sama sobre os cuidados aps o parto e segui-lo fielmente. Em suma, aps dar luz, sempre resta

sangue impuro no corpo da me. Meishu-Sama ensinou-nos que para elimin-lo seria necessrio cerca de 5 semanas. Ele nos orientou ainda que para preservao da sade aps o parto, neste perodo a me deveria fazer o mximo possvel de repouso fsico e mental.

43 Pergunta: Se cada pessoa tem que passar por sua purificao, por que quando uma gestante adquire uma doena (AIDS, por exemplo), seu filho tambm tem que passar por essa purificao? Resposta: Tudo depende do tipo de doena da me e do seu sintoma. Quando a me no consegue resgatar sozinha as suas mculas, que so a causa dessa doena, o filho recebe, de alguma forma, a sua influncia.

44 Pergunta: O que dizer sobre o emprego de leite em p modificado para alimentao de lactantes?

Resposta: A melhor alimentao para o lactante, at o nascimento dos doentes, o leite materno.

45 Pergunta: Pela legislao vigente, a vacinao infantil obrigatria. Como agir nesse caso? Resposta: A lei deve ser obedecida. Porm, em se tratando da sade, cumprir ou no a lei se torna responsabilidade da famlia e de quem vai ser vacinado. Portanto, no caso de se querer evitar a vacina, deve-se fazer o esforo necessrio para isso. Porm, quando for inevitvel, at injees sero necessrias.

46 Pergunta: Quais as consequncias do uso de vacinas no desenvolvimento das crianas e no seu comportamento futuro? Resposta: A vacina impede a sada das toxinas hereditrias e, portanto, atrapalham a formao de um corpo fsico verdadeiramente saudvel. Como resultado disso, ela se torna fonte de vrias doenas, especialmente aquelas que afetam os rgos nervosos que mais so utilizados. Quando inevitvel, preciso aplica-la, mas a sua purificao dever ocorrer futuramente.

47 pergunta: O Johrei poderia corrigir os possveis efeitos nocivos das vacinas? Resposta: possvel corrigir os efeitos da vacina com o Johrei, mas a purificao pode ocorrer antes disso. Nesses casos, impossvel ter convico e f necessrias para suport-la.

48 Pergunta: Pelos Ensinamentos de Meishu-Sama, como explicado o caso das crianas Resposta: A causa da criana excepcional que na sua reencarnao, o esprito insuficientemente purificado renasceu devido ao apego dos descendentes. MeishuSama nos ensina que a causa do retardamento da criana est no nariz. O crebro humano est dividido em duas partes. A parte frontal tem a capacidade de manifestar a racionalidade, tais como memria, conhecimento, etc. Na regio posterior, dominam as emoes. Quando existe solidificao de toxinas concentradas na parte frontal desde o nascimento, elas tendem a se dissolver gradualmente devido purificao e se solidificam nas fossas nasais. Por isso, como no consegue respirar pelo nariz, passa a faz-lo pela boca. As crianas excepcionais, sem exceo, tm os lbios saltados e nariz baixo, sendo caracterstica tambm a testa estreita. Para curar a criana excepcional, primeiramente devemos fazer com que ela possa respirar pelo nariz. Para isso, necessrio eliminar as toxinas da parte frontal do crebro, que a causa do congestionamento nasal. Meishu-Sama nos orienta, tambm, que a eliminao das toxinas impossvel atravs da Medicina, mas o Johrei a torna possvel.

49 Pergunta: Como se explica, pelos Ensinamentos de Meishu-Sama, mal formao complexas hereditrias? Resposta: Meishu-Sama disse que a nossa existncia atual no se limita somente a ns mesmos: estamos ligados aos nossos antepassados e somos seus sucessores. Isso significa que a nossa existncia formada pela unio e aglutinao de infinidade de antepassados. Um grande nmero de elos espirituais dos antepassados est ligado aos nossos espritos. Para entender melhor, basta que se imagine a figura formada pelos cordes de bales quando os seguramos. As inmeras mculas que os ancestrais possuem so purificadas no Mundo Espiritual. Todavia, h mculas que no so purificadas l e so transferidas para o esprito do atual descendente. isso que origina mculas no homem. Quando elas se acumulam e ultrapassam certo limite, manifestam-se como doena no corpo fsico. Este um dos mtodos de eliminao de mculas, baseada na Lei de Causa Efeito, em que os descendentes, que so corpos aglutinados de ancestrais, compartilham as mculas com elas.

Desde que esta uma lei divina, estabelecida por Deus na ocasio da criao de todas as coisas, nada h o que fazer seno o homem se submeter a ela.

50 Pergunta: Como se explica pelos Ensinamentos de Meishu-Sama a causa das epidemias como sarampo, varicela, caxumba, comuns em crianas em idade escolar? Resposta: A tosse comprida, o sarampo, a varicela so causados pelas toxinas hereditrias, recebemos dos pais; so purificaes naturais que ocorrem nas crianas no processo de desenvolvimento do seu corpo fsico, expandindo toda sua fora corporal; no so portanto doenas. Normalmente, a tosse comprida leva cerca de 100 dias para sarar, mas com o Johrei, ela cura em 10 dias. O sarampo, em uma semana, e a varicela, em um ou dois dias. 1 Sarampo = rubola Esta doena ocorre quando certas espcies de toxinas das quais o homem j nasce portador, so eliminadas pela superfcie da pele. O inicio at a evidncia dos sintomas processa-se rapidamente, levando de 2 a 3 dias e em casos demorados, at 10 dias, perodo em que h continuidade de febre e o aparecimento de erupes na superfcie cutnea. Portanto, quando a febre persiste mas no apresenta anomalia em outra partes do corpo, ao mesmo tempo que se suspeita de sarampo, deve-se examinar atentamente a pele da criana. Nessas ocasies, costuma-se encontrar pequenas e leves erupes. Podem ser encontrada, tambm, erupes esbranquiadas nas membranas bucais. Na fase recuperatria, pode ocorrer inchao das plpebras e corrimento do ouvido, mas isso se deve eliminao concentrada de toxinas do sarampo; deixando assim, elas cessam naturalmente. Como doena secundria (epifenmeno), pode ocorrer a pneumonia, que benfica e fcil de ser curada. Nos casos de sarampo, somente, a ministrao de Johrei, de 1 a 3 vezes, ocorre a cura total, e casos com complicao de pneumonia, de 5 a 6 vezes de ministrao de Johrei. 2 Tosse comprida = coqueluche Essa doena tambm , como o sarampo, a eliminao da toxina com a qual a criana nasce. A tosse comprida no Japo chamada de tosse de cem dias, pois dura cerca de cem dias at a sua cura, isto leva mais ou menos cem dias para a eliminao das toxinas. Estas toxinas so caractersticas pela gosma branca e espumosa que se expele atravs de tosse violenta ou vmitos. A diferena entre a tosse comum e a tosse comprida que a tosse comprida puxa para trs e mais profunda e tem continuidade; ministrando-se Johrei, a cura

espantosamente eficaz e o sintoma leve o perodo pleno da doena e o sintoma grave o perodo inicial da doena. Para distinguir se o perodo pleno ou no, basta notar se a tosse puxa para trs. 3 Varicela Esta doena uma forma de sarampo, mas as erupes, que so idnticas, tm a mesma cor da pele e surgem crostas que retm umidade. Ocorre febre leve. A causa a eliminao de um pus especial e a cura obtida com uma ou duas ministraes de Johrei.

51 Pergunta: No caso de epilepsia, explica-se que mais fcil o espirito do av ou av encostar nos netos. Por que as crianas so mais suscetveis a esse encosto do que qualquer outra pessoa adulta da famlia? Resposta: Os espritos tm maior facilidade de encostar nas pessoas cujo esprito est mais rarefeito por causa da anemia ou sangue impuro; nas crianas, o encosto mais fcil que nos adultos. Atravs da criana, os espritos procuram mostrar ao adulto o momento da morte. Desde que os antepassados desejam sempre a prosperidade dos seus descendentes, na maioria das vezes, eles escolhem as crianas pelo fato delas exercerem influncias mnimas em relao economia e vida familiar.

52 Pergunta: Como explicar o mecanismo de cura da epilepsia pelo Johrei? Resposta: A epilepsia, tal como a doena psquica, tem uma causa espiritual. Entretanto, a diferena entre elas que a epilepsia momentnea e o sintoma bem diverso de pessoa para pessoa, no de esprito animal, mas sim, de seres humanos. s vezes, acontece tambm haver encosto de vrios espritos de animais. No caso de encosto de esprito desencarnado, ele manifesta o estado do momento de sua morte. Vemos frequentemente pessoas que na ocasio do ataque, apresentam um estado de muito sofrimento, soltando espuma pela boca. Esse caso relaciona-se morte por afogamento e chama-se epilepsia causada pela gua: h tambm a epilepsia causada pelo fogo; no momento do ataque, a pessoa sente o corpo todo queimar. s vezes, h pessoas que entram em transe ao verem gua ou fogo. H tambm, muitos casos de epilepsia causada por encosto de esprito de pessoas que morreram repentinamente de apoplexia ou problemas semelhantes. Como apresenta o estado e a fisionomia semelhante ao morrer, o seu rosto torna-se plido, os olhos repuxados, o brao e a perna de um dos lados paralisados. E no caso de epilepsia pelo encosto de espritos de pessoas que tiveram morte inatural como: atropelamento, suicdio, queda do alto e

homicdio, manifesta-se tambm o estado de sofrimento do momento da morte. Assim sendo, verdade que quando o esprito vai para o Mundo Espiritual, o estado do momento da morte persiste. H pessoas que se curam e as que no se curam, mas isso depende da mcula da famlia. Tempo de cura: - caso simples: de 1 a 2 meses. - menos grave: de 1 a 2 anos. - mais ou menos grave: de 10 a 20 anos (Recentemente, uma pessoa de 38 anos curouse aps 20 anos). -grave: no h cura. H uma doena com sintomas parecidos com os da epilepsia. A sua causa no espiritual. Pela ao da purificao da primeira fase, as toxinas se acumulam e solidificam-se instantaneamente na regio da medula oblonga pressionando, por alguns instantes, os vasos sanguneos e nessa ocasio, a pessoa cai, perdendo os sentidos por alguns segundos. Assim sendo, a causa no espiritual e, portanto, a sua cura simples.

53 Pergunta: No caso de cncer espiritual ou verdadeiro, que so os mais difceis por serem ligados hereditariedade, ele continuar difcil em pessoas que so membros ativos e que desempenham misses dentro da Obra Divina? Resposta: Os cnceres verdadeiros incluem casos de difcil cura. Como esses casos so de acmulo de mculas, para haver cura ser necessrio um acmulo significativo de virtudes e boas aes. necessria a dedicao Obra Divina e a colaborao total da famlia.

54 Pergunta: Como devemos encarar a radioterapia do ponto de vista messinico? Resposta: A radioterapia um tratamento cientifico, inatural, que procura tratar de fora para dentro. Na Igreja, tentamos impedir a sua aplicao tanto quanto possvel. Corre-se o risco de as estruturas celulares serem destrudas e a substituio das clulas mortas seria impossvel. A causa da doena est nas toxinas, nas toxinas hereditrias, nos aditivos alimentares, nos agrotxicos, e a aplicao da radioterapia no ir elimina-las. Mesmo

que os resultados obtidos sejam aparentemente promissores, significa a solidificao das toxinas dissolvidas, no podendo dizer-se que houve a cura total. Trata-se de um resultado momentneo e pode manifestar-se novamente.

55 Pergunta: O Diabetes Mellitus considerado uma doena espiritual? Resposta: Cremos que o Diabetes Mellitus de origem hereditria, ou ento, porque a pessoa reencarnou sem ser suficientemente purificada. A pessoa portadora dessa doena possui ndulos de pus entre o fgado e o peritnio, obstruindo o funcionamento do rgo que produz a insulina. medida que aqueles forem dissolvendo, ocorrer proporcionalmente a sua cura.

56 Pergunta: Mokiti Okada diz que um diabtico no precisa fazer regime nem tomar medicamentos, bastando receber Johrei na regio do pncreas. Tal orientao a mesma tanto para diabticos juvenis (congnito) como para diabticos adultos (senis)? Resposta: Sim. Na poca em que Meishu-Sama era vivo, a adio de elementos estranhos nos alimentos no era to intensa; porm hoje em dia, existem diabetes que so causados pela alimentao, sendo, portanto, necessria uma ateno redobrada neste caso.

57 Pergunta: Qual seria a interpretao espiritual da AIDS dentro dos Ensinamentos de Meishu-Sama? Resposta: Meishu-Sama nos ensina que a grande purificao est se processando j h algum tempo. Ela no ocorre repentinamente, mas gradativamente. Caso no fosse assim, seguramente ningum sobreviveria. O grave que surgiro doenas diferentes das que existem atualmente. Tambm orientou que quando a purificao se tornasse verdadeiramente forte, haveria doentes em todos os lugares e o nmero de mortos seria espantoso. E que a poca dessa ocorrncia tambm era conhecida. Quando o elemento Fogo aumentasse no Mundo Espiritual, a purificao se tornaria intensa e surgiriam doenas que a Medicina no saberia a causa. Orientou-nos tambm, que as toxinas existentes no corpo se refletem no esprito e se tornam mculas. A doena no seno o sofrimento proveniente da eliminao das toxinas dissolvidas que se refletiram no corpo material, quando da eliminao das mculas espirituais no momento da purificao natural. A AIDS uma doena maligna surgida do resultado da irradiao do elemento Fogo no corpo espiritual e material sobre a concentrao e sedimentao de ms aes e maus

pensamentos, isto , sobre as mculas do esprito. Em outras palavras, uma grave doena que surgiu da benevolncia de Deus.

58 Pergunta: Qual a viso messinica da prtica da eutansia? Resposta: A eutansia uma infrao s leis divinas. Deus est provocando o sofrimento dessa doena por algum motivo; portanto, importante que a famlia se esforce em descobri-lo. Existem vrias explicaes benvolas, filosficas e mdicas para a prtica da eutansia, mas no podemos concordar com essas verses atuais. Quando a famlia descobre qual a inteno de Deus. Ele leva o doente ao Mundo Espiritual. Deve-se esperar at que isso ocorra. A ministrao extremada do Johrei proporciona ao doente morte tranquila, equivalente eutansia. A morte natural deve ser a verdadeira regra.

59 Pergunta: A engenharia gentica para melhoria das espcies cultivadas seria vlida, na Agricultura Natural? Resposta: Dependeria dos objetivos e das propostas da engenharia gentica, mas cremos que a melhoria das espcies significaria estar adequando-se ao avano da civilizao.

60 Pergunta: O que dizer do acar refinado da nossa alimentao? Resposta: O acar refinado nocivo sade. do conhecimento de todos, e est comprovado pela Medicina que, mesmo o acar comum, quando usado em excesso, pode se tornar origem de diabete, crie dentria, arteriosclerose, presso baixa, enfraquecimento do estmago, lcera gstrica, cncer infantil, etc. O problema do acar refinado est no seu processo. De industrializao. No caso do Japo temos: 1 Processo de lavagem do acar. 2 Processo de purificao e descolorao. Nesse processo, utilizado o cido carbnico, cido fosfrico, carvo ativado, carvo animal, resinas, etc. Dentro desses processos, tambm est o de fosfatao pela insufrao de cido sulfuroso em forma nebulizada e o acrscimo de carvo mineral para descolorir e agregar elementos coloidais e colorantes. Se formos enumerar, no haver fim, de qualquer maneira, certo o uso de muitos elementos qumicos; o problema reside na toxidade desses elementos e nada garante que ela ainda no exista dentro do acar.

61 Pergunta: O uso de preparados vitamnicos seria, dentro dos Ensinamentos de Meishu-Sama, apenas desnecessrio ao nosso organismo, ou mesmo prejudicial sade? Resposta: A diettica da atualidade afirma que se deve ingerir determinada quantidade de vitaminas, ou de calorias, mas na verdade, essa uma questo de menor importncia, pois o fundamento da verdadeira diettica est no prprio esprito dos alimentos. Isso no pode ser avaliado em tubos de ensaio; portanto, no nvel da cincia no possvel entende-lo, por mais que se pesquise. Com efeito, quando se remove o esprito presente nos alimentos, as vitaminas, as calorias, os carboidratos, etc., so como restos. O que sustenta o esprito do homem a energia espiritual dos alimentos; analogamente, a parte material destes o que lhe sustenta o corpo. Portanto, a fonte de vitalidade humana est no provimento da energia espiritual; consequentemente, a fora, a fraqueza do corpo esto relacionadas ao maior ou menor provimento dessa energia. O fundamento da sade ingerir-se alimentos que contenham grande quantidade de esprito. Dessa forma, aumenta a vitalidade do esprito, o que promove o fortalecimento do corpo. De acordo com o Ensinamento acima, a ingesto de vitaminas em forma de cpsulas ou outras formas sintticas, desnecessria e at prejudicial. Porm, para aqueles que, mesmo com o Johrei, no recuperam o funcionamento do aparelho-digestivo, as vitaminas se tornam necessrias.

62 Pergunta: Produtos considerados naturais como leo de fgado de bacalhau, guaran, prpolis, lecitina de soja, etc., so prejudiciais sade? Por qu? Resposta: A ingesto moderada desses produtos no nociva. Entretanto, o uso excessivo dos mesmos pode causar danos sade. Como regra, devemos saber que ingerir, a ttulo de remdio, aquilo que o corpo no est solicitando prejudicial. Os alimentos, via de regra, devem ser utilizados como elementos nutritivos, embelezando as refeies.

63 Pergunta: O conceito de que uma alimentao baseada principalmente em carnes no deve trazer benefcios espirituais pessoa, pois estaria assimilando uma parte do esprito do animal e seus sentimentos ao ser sacrificado, estaria de acordo com os Ensinamentos de Meishu-Sama?

Resposta: Meishu-Sama diz em seus Ensinamentos que basta a pessoa comer aquilo que estiver desejando, porque disso que ela est necessitando. Ou seja: cada um deve se alimentar de modo natural, sem se apegar s teorias da Diettica. A ingesto da carne no oferece influncias espirituais favorveis, pois trata-se de um alimento sem esprito, o qual o verdadeiro fator nutritivo. A populao humana se divide, de acordo com a raa, costumes e ambientes de cada uma, em consumidora de pouca ou muita carne. No h necessidade de se preocupar com isso porque o organismo fsico e o organismo psquico j esto perfeitamente adaptados sua alimentao. O que deve ser levado em conta, mais do que este aspecto, a preocupao em saber a quantidade de substncias qumicas misturadas a essa carne, pois muito mais terrvel o fato de se deixar introduzir essas substncias em nosso organismo as quais podem causar cncer, presso alta e outras molstias.

FIM.

Вам также может понравиться