Вы находитесь на странице: 1из 4

Universidade Federal Rural de Pernambuco, Bacharelado em Cincias Sociais, Disciplina: Cooperativismo

COMUNIDADE RURAL DE PALMEIRA: CARACTERIZAO DAS RELAES COM ICEI E APORG


Joo Carlos Costa1, Rafaela Barbosa2, Jorge Luiz Schirmer de Mattos 3. Introduo
O objetivo neste estudo foi buscar elementos que nos permitissem caracterizar as relaes entre ICEI, APORG e as associaes de Palmeira (APRUP E AMERP). Neste sentido fizemos duas visitas comunidade rural de Palmeira, em Glria do Goit, nas quais buscamos coletar informaes, atravs de questionrios semiestruturados, com representantes da ONG Italiana (Mariana), com o presidente da Associao dos Profissionais da Agricultura Orgnica (Guimares), com o tcnico agrcola (Olavo) e com o Agente de Desenvolvimento Local (Jos Hernandes). Embora, tenhamos tido contato e conversado com diversas pessoas da comunidade, neste estudo tomaremos como base de informaes apenas os relatos destes quatro personagens, que nos daro uma viso de como eles enxergam todo este processo de incluso social das duas associaes da comunidade de Palmeira (APRUP e AMERP), desde os primeiros contatos, a implementao dos projetos, o alcance de resultados positivos, o enfrentamento dos desafios, at o estgio atual com as perspectivas e vises de futuro. Com o objetivo de fundamentar as anlises, fizemos tambm uma reviso terica abordando um pouco sobre os princpios cooperativistas, como tambm sobre os marcos regulatrios dos princpios da produo orgnica no pas. poder desenvolver suas atividades, com fins econmicos ou no. Normalmente, elas surgem de uma situao de excluso social ou de necessidade de unio de foras para vencer desafios dentro do contexto em que vivem. No caso das cooperativas, elas possuem princpios que regem suas aes, onde, conforme Rech (1995) correspondem :

a livre adeso e acesso voluntrio previstos no estatuto; controle, organizao e gesto democrtica, onde cada cooperado tm direito voto com peso igual a todos; Juros limitado ao capital subscrito, evitando que se comprometa pagar juros que arrisque suas reservas; Distribuio do excedente, entre os scios, proporcional s compras; Constituio de um fundo para educao de seus membros; Cooperao entre as cooperativas em mbito regional, nacional e internacional; Aspirao de conquistas ou expanso constante; e Autonomia, onde suas operaes devem ser isentas de intervenes do estado ou quaisquer instituio.

Material e mtodos
Para coleta e anlise das informaes necessrias, fizemos duas visitas comunidade rural de Palmeira em Glria do Goit, uma no dia 09/03/2013, ocasio que conversamos e entrevistamos, utilizando questionrio semiestruturados, o presidente da APORG e a representante do ICEI, Guimares e Mariana, respectivamente, e outra no dia 13/04/2013, onde conversamos com o Tcnico Agrcola e o Agente de Desenvolvimento Local responsvel pelo contato direto no dia a dia com os agricultores da comunidade, Olavo e Jos Hernandes.

Dentro desta linha, o trabalho de grupos associados ou cooperados buscam gerar um novo ciclo de desenvolvimento e enfrentamento das desigualdades sociais e/ou econmicas que, atravs da unio destes pares, acabam conseguindo alcanar resultados que seria impossvel se estivessem sozinhos. 2- Produo Orgnica no Brasil A lei que dispes sobre a agricultura orgnica no Brasil a 10.831/2003, que define e considera:
um sistema orgnico de produo agropecuria todo aquele em que se adotam tcnicas especficas, mediante a otimizao do uso dos recursos naturais e socioeconmicos disponveis e o respeito integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo a sustentabilidade econmica e ecolgica... empregando sempre que possvel mtodos culturais, biolgicos e mecnicos em contraposio ao uso de materiais sintticos (BRASIL, 2003, Art.1)

Resultados e Discusso
A. Contextualizao Terica 1- Os princpios de trabalho comunitrios Os princpios cooperativistas e associativistas esto dentro de um comprometimento e unio de pessoas que, dentro de um mesmo segmento, juntam foras para

Neste sentido, podemos observar que o conceito de produo orgnica extrapola o seu carter pragmtico da produo no campo, abrangendo tambm aspectos subjetivos como respeito s caractersticas culturais e sociais presentes no campo, buscando uma relao consciente com o

________________ 1. Primeiro Autor Aluno do Curso de Bacharelado em Cincias Sociais do Departamento de Cincias Sociais, Universidade Federal do Rural de Pernambuco. Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmos, Recife-PE, CEP: 52171-900. E-mail: falecomjoaocarloscosta@ig.com.br 2. Segundo Autor(a) Aluna do Curso de Bacharelado em Cincias Sociais do Departamento de Cincias Sociais, Universidade Federal do Rural de Pernambuco. Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmos, Recife-PE, CEP: 52171-900. 3. Terceiro Autor Professor Adjunto do Departamento de Educao, Universidade Federal do Rural de Pernambuco. Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmos, Recife-PE, CEP: 52171-900.

Universidade Federal Rural de Pernambuco, Bacharelado em Cincias Sociais, Disciplina: Cooperativismo

meio ambiente, agredindo o mnimo possvel os recursos naturais. Assim, para que o agricultor possa produzir e comercializar seus produtos, com certificao de que utiliza procedimentos e processos orgnicos, ele precisa estar vinculado uma OCS (Organizao de Controle Social), que conforme o Decreto 6.323/2007, que regulamenta a lei 10.831/2003, um:
grupo, associao, cooperativa ou consrcio a que est vinculado o agricultor familiar em venda direta, previamente cadastrado no Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, com processo organizado de gerao de credibilidade a partir da interao de pessoas ou organizaes, sustentado na participao, comprometimento, transparncia e confiana, reconhecido pela sociedade (BRASIL, 2011, Art.2, VIII)

O ICEI uma ONG italiana que tm como objetivo trabalhar com comunidades rurais, trazendo uma proposta de produo ambientalmente correta dentro dos princpios agroecolgicos e orgnicos. Ela coordena as aes atravs de projetos de desenvolvimento local, buscando articular diversos atores como ONGs, universidades e instituies que possam contribuir para execuo das atividades junto s comunidades rurais. B. Resultados das Entrevistas 1- A comunidade antes da chegada do ICEI e APORG Nas conversas que tivemos com os representantes das ONGs foi possvel perceber que as duas associaes de Palmeira (APRUP E AMERP) estavam numa situao de desorganizao e, de certa forma, desestruturadas. A Associao de Mulheres Empreendedoras rurais de Palmeira, teve a ajuda de um advogado da comunidade para conseguir reestruturar a parte jurdica da organizao e a Associao dos Produtores Rurais de Palmeira, estava quase que totalmente desestruturada, no conseguindo reunir seus associados, realizar as atividades necessrias para atingir os objetivos propostos. Para se ter uma idia havia apenas um agricultor que estava produzindo dentro do conceito da agricultura orgnica, onde o restante fazia uso de agrotxicos para conter as pragas de suas plantaes. Conforme Olavo, tcnico Agrcola que d assistncia aos agricultores, um outro problema observado na comunidade era a diviso entre as duas associaes, de homens e mulheres. No havia uma interrelao entre as aes das duas associaes, e isso dificultava e era um entrave para o desenvolvimento da comunidade. A questo da renda, participao e permanncia dos jovens nas atividades rurais tambm foram caractersticas presentes no dia a dia da comunidade, antes da chegada da APORG e do ICEI, onde a renda era mnima, conforme Olavo e Jos Hernandes girava em uma mdia de R$ 150 200 reais por semana. 2- A parceria entre ICEI E APORG e o incio da relao com as Associaes de Palmeira A parceria entre o ICEI e a APORG, na viso de Guimares, Mariana, Olavo e Jos Hernandes trouxeram benefcios para ambas as organizaes, como tambm para a comunidade de Palmeira. A APORG, que antes do contato com a ONG italiana focava suas atividades na certificao de produtos orgnicos e o controle das hortas e produes certificadas, conforme Olavo, com o contato com o ICEI passou a trabalhar com uma proposta de incluso social, o que permitiu que houvesse um casamento muito interessante entre ambas as organizaes que acabam se complementando nas aes junto comunidade de Palmeira. O contato entre as duas organizaes, conforme Guimares se deu de forma casual, onde ele conheceu duas representantes italianas, em 2008, que comentaram sobre o projeto Turismo da Gente, que tinha sido pensado para algumas comunidades, dentre elas, conforme Mariana, a de Suape, que aps um diagnstico, foi constatado que as associaes selecionadas no atendiam aos critrios estabelecidos para a proposta. Neste sentido, Guimares props que o ICEI fizesse um diagnstico nas associaes da comunidade de Palmeira para

Neste sentido, importante frisar que a lei que rege a produo orgnica no pas no se preocupa, apenas e to somente, com os fatores tcnicos e econmicos, mas tambm sociais, como falamos anteriormente, assim, na instruo normativa do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento n46 de 2011, os sistemas orgnicos de produo devem buscar estabelecer relaes de trabalho fundamentadas nos direitos sociais determinados pela Constituio Federal, tambm deve se preocupar com a melhoria da qualidade de vida dos agentes envolvidos em toda a rede de produo orgnica, e, por fim, mas no menos importante, buscar a capacitao continuada dos agentes envolvidos em toda a rede de produo orgnica. A instruo normativa n46 tambm explica a importncia e necessidade do perodo de converso que visa assegurar que as unidades de produo estejam aptas para produzir em conformidade com os regulamentos tcnicos, como tambm garantir a implantao de um sistema de manejo orgnico, que vai permitir que a relao com o meio ambiente se d de forma harmnica com o mnimo de impactos negativos. 3- Quem quem Os trabalhos desenvolvidos na comunidade de Palmeira, em Glria do Goit envolve 4 atores fundamentais: a Associao de Produtores rurais de Palmeira (APRUP), a Associao de Mulheres Empreendedoras Rurais de Palmeira (AMERP), a Associao dos Profissionais de Agricultura Orgnica (APORG) e o Instituto de Cooperao Econmica Internacional (ICEI). A APRUP, a associao dos homens, rene os produtores agrcolas de Palmeira num grupo que visa fortalecer suas aes, desde o processo de produo at a comercializao. A AMERP a associao das mulheres, neste se temos reunidas mulheres produtoras de artesanato e outros produtos derivados da produo agrcola que, dentre outros fins, busca o empoderamento das mulheres atravs de aes locais coordenadas. A APORG uma associao que rene os profisionais de agricultura orgnica que certificam os produtores locais com as OCS, como tambm presta assistncia tcnica s famlias de agricultores, tanto no processo de produo agrcola, quanto na articulao dos locais de venda.

Universidade Federal Rural de Pernambuco, Bacharelado em Cincias Sociais, Disciplina: Cooperativismo

poder inclu-las no projeto Turismo da Gente, o que, conforme Olavo e Jos Hernandes, foi feito para verificar se as associaes se adequavam proposta do projeto: sendo organizadas em organizaes produtivas e que tivesse um apelo de valorizao cultural que se adequasse proposta do projeto de turismo rural. Assim, conforme Olavo e Jos Hernandes, aps o diagnstico realizado junto s associaes na comunidade, estas foram inclusas no projeto Turismo da Gente, com a finalidade de valorizar a cultura local e apoiar o enfrentamento da pobreza. 3- A chegada dos projetos Aps a realizao do diagnstico, e a verificao de que havia a possibilidade de incluir as duas associaes, em outubro de 2008 inicia-se o projeto Turismo da Gente que, conforme Mariana, partia em busca do fortalecimento e empoderamento dessas duas associaes para que, atravs de aes de turismo rural local, pudessem ter condies de avanar em relao luta contra a pobreza, aumentando a renda dos agricultores e das mulheres com o artesanato. O projeto, que contava com a assessoria e apoio do ICEI e da APORG, junto s duas associaes, incluiu, conforme Olavo e Jos Hernandes, diversas capacitaes, voltadas para os agricultores, para os jovens da comunidade, como tambm para as mulheres da AMERP. Uma das capacitaes que foi feita com o objetivo tambm de incluir os jovens, conforme Jos Hernandes e Olavo, foi um curso de pedreiro que foi dado para 12 jovens da comunidade, no perodo que estavam sendo construdas as estruturas fsicas financiadas pelo projeto. A execuo do projeto Turismo da Gente, tinha na ponta a figura do ADL (Agente de Desenvolvimento Local), Jos Hernandes, e o Tcnico Agricola, Olavo. O ADL, que um morador da comunidade, serve como elo de comunicao entre o tcnico e os agricultores, explicou Olavo e Jos Hernandes, pois como ele vive o dia a dia, conhece a maioria dos agricultores, tm uma linguagem mais prxima da realidade cotidiana dos mesmos, acaba contribuindo muito neste processo de comunicao identificando ou levando os problemas com a produo ao tcnico para posteriores intervenes. Assim, no processo de fortalecimento das atividades das associaes, a APORG trouxe seu know how tcnico em agroecologia, enquanto o ICEI trouxe uma proposta mais social com aes educativas e capacitaes e, nesta linha de ao, o projeto Turismo da Gente foi concludo em junho de 2012. Desta forma, foram realizadas aes para incentivar que os agricultores da APRUP passassem a produzir dentro de tcnicas orgnicas, sem o uso de agrotxicos, de forma totalmente natural e na AMERP foram desenvolvidas aes para incentivar o empreendedorismo, tanto na produo de artesanatos quanto de produtos agrcolas beneficiados. No perodo entre o fim deste projeto e o incio do projeto Pernambuco Agroecolgico, em maro de 2013, a comunidade teve um perodo que precisou andar com as prprias pernas, continuando suas atividades de produo e comercializao nas feiras orgnicas.

A APORG, atravs de seu tcnico Olavo, continuou dando apoio e assessoria tcnica, onde os prprios agricultores, tendo em vista o fim do projeto e a suspenso dos pagamentos, passou a bancar o salrio do mesmo, pois, conforme Guimares e Olavo, eles perceberam a importncia de ter a assessoria do tcnico para continuar articulando nas feiras e ajudando no controle da qualidade da produo. Um dado interessante passado por Olavo que neste perodo em que o projeto tinha terminado, seis agricultores passaram a produzir dentro das tcnicas orgnicas, o que demonstra a solidez dos resultados que, mesmo sem a presena temporria das aes institucionalizadas num projeto formal, ainda assim continuou gerando resultados e polarizando agricultores. A partir de maro de 2013, o ICEI e a APORG passaram, a desenvolver o projeto Pernambuco Agroecolgico na comunidade, agora integrando trs localidades: Feira Nova, Gravat e Palmeira. Neste sentido, Conforme Olavo, Mariana e Guimares diversas atividades de capacitao e educao ambiental, como tambm, a assistncia e assessoria constante em relao produo consciente e seguindo os conceitos da agroecologia esto dentro do cronograma de atividades do projeto, que tm o perodo de execuo previsto para 2 anos. 4- Os Resultados e Avanos Atualmente, conforme o tcnico agrcola Olavo, so em torno de 25 agricultores produzindo produtos orgnicos na comunidade sem o uso de produtos qumicos e agrotxicos, quando no incio era apenas um agricultor. Outro fator importante, que foi possvel observar um aumento expressivo na renda dos associados, onde eles passaram de uma mdia de R$150 R$200 reais para R$500 R$800 reais por feira. Um exemplo o jovem agricultor Junior, que tm uma renda em torno de R$500 reais por semana entre as vendas nas feiras e no site comadre fulosinha. A participao dos jovens e interesse pelas atividades rurais, conforme Olavo vem tendo avanos, mesmo que no de forma to intensa, mas teve melhorias com a interveno dos projetos. Jos Hernandes comentou que foram dados cursos de capacitao para os jovens, mas muitos ainda no se interessam, embora tenhamos exemplos de jovens como Junior que participa ativamente das atividades de produo e tm uma renda muito boa para os padres rurais. Tambm foram construdas trs estruturas fsicas para a associao, no projeto Turismo da Gente, permitindo que os membros se renam para discutir os rumos da associao, como tambm para realizao de atividades diversas na comunidade. Na casa de Farinha, por exemplo, foram produzidos mais de 151 mil no primeiro ano e 78 mil no segundo para o PNAE (Programa Nacional de Alimentao Escolar), foram tapiocas, bolos, beijus que foram enviados para a merenda escolar municipal. Em relao participao dos associados nas reunies, conforme Olavo e Jos Hernandes pelo menos os 25 agricultores orgnicos participam das reunies, tendo em vista que a falta de participao pode ensejar na perca da OCS (Organizao de controle Social), j os outros associados, embora com uma menor assiduidade, vm aumentando a participao nas reunies tendo em vista o interesse em tambm obter a OCS, produzindo de forma

Universidade Federal Rural de Pernambuco, Bacharelado em Cincias Sociais, Disciplina: Cooperativismo

orgnica e obtendo os resultados positivos que os que j tm vm alcanando. Um aspecto extremamente importante, na realizao do projeto, conforme Olavo, foi a gradativa conscientizao dos agricultores em relao sua participao e responsabilidade no uso adequado dos recursos naturais, como a terra, a gua, percebendo que o no uso de agrotxicos traz um ganho enorme para o meio ambiente e para eles mesmos que precisam destes recursos para sobreviverem. O tcnico agrcola refora essa tese quando diz ...imagine esses 25 agricultores produzindo convencional, com o uso de agrotxicos. O impacto no meio ambiente e complementou, as vezes a terra utilizada com uso de agrotxicos, fica inutilizada por anos, em funo da contaminao que permanece na terra. 5- Os desafios e perspectivas para o futuro Os avanos e melhorias vislumbrados aps a chegada do ICEI e da APORG nas comunidades so inegveis, explicam Olavo e Jos Hernandes, porm, frisam os mesmos, ainda existe muito a ser feito e a presena destas duas organizaes extremamente importante para continuar esse ciclo de avanos e resultados positivos na comunidade. So por volta de 150 famlias na comunidade de Palmeira, onde a associao trabalha, atualmente, com um grupo de um pouco mais de 25 famlias produzindo de forma orgnica, dito de outra forma, ainda existe muito trabalho a ser feito e um potencial de expanso enorme para atrair mais famlias para este modo de trato com a terra dentro de uma relao de harmonizao e respeito ao meio ambiente.

Lembrando uma frase de Olavo ...imagine esses 25 agricultores produzindo convencional, com o uso de agrotxicos, retrata essa viso de que h ainda muito a ser feito, pois existem 125 famlias que podem vir a ter essa mesma postura de produo limpa, para isso a proposta do Pernambuco Agroecolgico trazer o mximo de agricultores para essa viso de produo responsvel. Outro desafio importante a questo da participao dos jovens nas atividades de produo e comercializao, mas, principalmente, identificando-se com o trabalho no campo e com a manuteno das atividades rurais na comunidade, o que uma preocupao das aes do projeto, onde Olavo salienta que esse trabalho e ter continuidade, tendo a famlia como foco, o que acaba integrando o jovem tambm nas aes da comunidade.

Agradecimentos
A todos aqueles que usam a fora, o poder e o conhecimento para lutar por uma sociedade mais justa e igualitria.

Referncias
[1] [2] [3] [4] [5] BRASIL. 2003. Lei 10.831/2003. Braslia: Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. BRASIL. 2007. Decreto 6.323/2007. Braslia: Presidncia da Repblica. BRASIL. 2011. Instruo Normativa n46/2011. Braslia: Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. RECH, D. 1995. Cooperativas: uma alternativa de organizao popular. Rio de Janeiro: FASE. VERDEJO, Miguel Expsito. 2006. Diagnstico Rural Participativo: Guia prtico DRP. Braslia: Ministrio do Desenvolvimento Agrrio.

Вам также может понравиться