Вы находитесь на странице: 1из 2

2.1 VALOR PRESENTE LQUIDO, TAXA INTERNA DE RETORNO E TAXA MINIMA DE ATRATIVIDADE 2.1.

1 VALOR PRESENTE LQUIDO O valor presente lquido (VPL) a frmula matemtico-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. Basicamente, o calculo de quanto os futuros pagamentos somados a um custo inicial estariam valendo atualmente. Em finanas o VPL utilizado para a anlise do oramento de capitais planejamento de investimentos a longo prazo. Usando o mtodo VPL um projeto de investimento potencial deve ser empreendido se o valor presente de todas as entradas de caixa menos o valor presente de todas as sadas de caixa (que iguala o valor presente lquido) for maior que zero. Se o VPL for igual a zero, o investimento indiferente, pois o valor presente das entradas igual ao valor presente das sadas de caixa; se o VPL for menor do que zero, significa que o investimento no economicamente atrativo, j que o valor presente das entradas de caixa menor do que o valor presente das sadas de caixa. 2.1.2 TAXA INTERNA DE RETORNO A Taxa Interna de Retorno (TIR), em ingls IRR (Internal Rate of Return), uma taxa de desconto hipottica que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, tambm trazidos ao valor presente. O conceito foi proposto por John Maynard Keynes, de forma a classificar diversos projetos de investimento: os projetos cujo fluxo de caixa tivesse uma taxa interna de retorno maior do que a taxa mnima de atratividade deveriam ser escolhidos. A taxa interna de rentabilidade (TIR) a taxa de atualizao do projecto que d o VPL nulo. A TIR a taxa que o investidor obtm em mdia em cada ano sobre os capitais que se mantm investidos no projecto, enquanto o investimento inicial recuperado progressivamente. A TIR um critrio que atende ao valor de dinheiro no tempo, valorizando os cash-flows atuais mais do que os futuros, constitui com a VAL e o PAYBACK atualizado os trs grandes critrios de avaliao de projectos. A Taxa Interna de Retorno de um investimento pode ser:

Maior do que a Taxa Mnima de Atratividade: significa que o investimento economicamente atrativo. Igual Taxa Mnima de Atratividade: o investimento est economicamente numa situao de indiferena.

Menor do que a Taxa Mnima de Atratividade: o investimento no economicamente atrativo pois seu retorno superado pelo retorno de um investimento com o mnimo de retorno.

Entre vrios investimentos, o melhor ser aquele que tiver a maior Taxa Interna de Retorno. Matematicamente, a Taxa Interna de Retorno a taxa de juros que torna o valor presente das entradas de caixa igual ao valor presente das sadas de caixa do projeto de investimento. 2.1.3 TAXA MINIMA DE ATRATIVIDADE A Taxa Mnima de Atratividade (TMA) uma taxa de juros que representa o mnimo que um investidor se prope a ganhar quando faz um investimento. Esta taxa formada a partir de 3 componentes bsicas: 1. Custo de oportunidade: remunerao obtida em alternativas que no as analisadas. Exemplo: caderneta de poupana, fundo de investimento, etc. 2. Risco do negcio: o ganho tem que remunerar o risco inerente de uma nova ao. Quanto maior o risco, maior a remunerao esperada. 3. Liquidez: capacidade ou velocidade em que se pode sair de uma posio no mercado para assumir outra. A TMA considerada pessoal e intransfervel, pois a propenso ao risco varia de pessoa para pessoa, ou ainda a TMA pode variar durante o tempo. Assim, no existe algoritmo ou frmula matemtica para calcular a TMA. Ao se utilizar uma TMA como taxa de juros de referncia, entendida como a taxa de desconto ao qual aplicam-se mtodos em comparao em relao a um perodo de tempo, como o Valor Presente Lquido ou o Custo Anual Uniforme para se determinar a viabilidade financeira de um investimento ou emprstimo. Caso o resultado seja positivo, a TIR (taxa interna de retorno) supera a TMA e o investimento interessante. O contrrio ocorre caso o resultado seja negativo.

Вам также может понравиться