Вы находитесь на странице: 1из 18

CONSIDERAES GERAIS SOBRE TRANSFORMADORES Todos os transformadores se aquecem durante o funcionamento, em virtude das perdas que existem em todos

eles. Quanto mais alta a potncia retirada nos secundrios de um trafo, maior ser o aquecimento do mesmo. Os ncleos devem ser feitos de chapas de ferro silcio, no ser vindo para o mesmo fim, ferro doce ou outro ferro comum, assim como tambm no possvel um ncleo de ferro macio. A qualidade do ferro empregado um fator que deve ser considerado no projeto de um trafo.Em trafos de fora, usamos chapa de ferro silcio de 0,7/1,7/2 Watts/Kg e chapas de baixo carbono e 3,7Watts/Kg. Se o ferro for de qualidade inferior, a seco do ncleo dever ser aumentada para um mesmo transformador. Para determinada tenso varivel aplicada no primrio do transformador teremos uma tenso induzida no secundrio. Dado o esquema de um transformador, teremos:

V1,E1,U1 ou Vp= Tenso no primrio V2,E2,U2 ou Vs= Tenso no secundrio I1 ou I p = Corrente no primrio I2 ou I s = Corrente no secundrio N1 ou Np = espiras do primrio N2 ou Ns = espiras do secundrio CLCULO DOS TRANSFORMADORES Para calcular um transformador , teremos que fazer uso da expresso geral da tenso alternada. E = Tenso ou VAC = Tenso E = 0,000.000.044 x N x B x S x F
1

Onde teremos: E = tenso eltrica N= ncleo de espiras do primrio B= densidade de fluxo magntico em Gauss S= seco magntica eficaz do ncleo F= freqncia da tenso alternada Podemos ento escrever a frmula citada assim :

Onde teremos: E = tenso eltrica alternada. 10 = uma constante e vale (100.000.000). 4.44 = uma constante. N = ncleo de espiras do primrio. B = densidade de fluxo magntico em Gauss = 10.000 linha de fora. S = seco magntica eficaz do ncleo em centmetro, (lado x lado). F = freqncia da tenso alternada, se for da rede eltrica ser sempre 60Hz ou para simplificar os clculos:

Dessa forma encontramos uma relao chamada de espira por Volt, o que quer dizer que, o N encontrado deve ser multiplicado pela tenso do primrio; para encontrarmos o nmero de espiras necessrio no primrio. A densidade do fluxo magntico B, que dada em Gauss , ter o seu valor entre 8.000 a 12.000. Um valor de B baixo (prximo a 8.000) deixar o transformador grande, enquanto que um B elevado prximo a 12.000 , far com que o trafo fique menor . Use um valor intermedirio, por exemplo, 10.000 Gauss
2

Nunca use valores acima do valor mximo de B, pois voc ir saturar o ncleo Hoje em dia mais comum encontramos chapas tipo gno (gro no orientado) de 10.000 Gauss com perda de 1,7W/Kg, chapas tipo (gro orientado ou sinterizada) de 16.000 Gauss e perda de 0,7W/Kg. Devido ao custo, muitos transformadores para aplicaes onde as perdas no ncleo, que geram calor, no so importantes se usam chapas de baixo carbono que chegam a ter uma perda de 3,7W/Kg. Quanto maior o valor de Gauss, menor ficar fisicamente nosso transformador, pois menor ser o nmero de espiras por Volts, e menos o transformador se aquecer. - Quanto maior o valor de W/Kg, maior ser a perda por aquecimento no transformador, na prtica ele se aquecer mais. A seco magntica do ncleo ser calculada por:

onde : Sm= seco magntica (cm) Ps = potncias dos secundrios somadas x 1,15= constante para minimizar perdas E a seco geomtrica (Sg) ser calculada por:

Agora que j vimos como calcular a seco e o nmero de espiras por Volts, vamos saber seco dever ter nosso fio. Para encontrarmos essa seco, basta aplicarmos a frmula a seguir:

onde : D = seco do fio em mm I = corrente dos enrolamentos = densidade de corrente (A por mm) A densidade de corrente ser dada pela tabela T1 abaixo:

Tabela 1 A finalidade de se definir a densidade de corrente para se evitar um aquecimento excessivo do trafo. Quanto mais potente o trafo, menor deve ser a densidade de corrente. Vamos ao clculo de um transformador Dados: Vp= 127V Vs = 10V Is = 1A Diagrama do transformador :

Primeiro vamos calcular a potncia do secundrio do transformador: Ps= (Vs x Is ) x 1,15 Para compensar as perdas nos enrolamentos e perdas devido corrente de Focault Ps= (Vs x Is ) x 1,15 Ps= 10 x 1 x 1,15 Ps= 11,5W Agora precisamos calcular novamente a corrente no secundrio.

= 1,15

Este valor ser importante quando calcular-mos a seco dos fios

Agora vamos calcular a seco magntica, (Sm), ou perna central do trafo. = , = , , = , cm Veja tabela 2

Seria ideal j termos uma (rea A x B ) prxima de uma figura de um quadrado, para nos aproximarmos disto, usamos a formula da raiz quadrada ( determinar as chapas (que definem A ) e o empilhamento, definido B. Aplicando a raiz quadrada: , = 2 cm (aproximadamente) Usando chapas 1, veja T 2( ), que tem o valor de A igual a 2 cm e com um empilhamento de 2 cm estaremos prximos de uma figura ou ncleo quadrado. Temos agora que recalcular a Sm com as medidas de 2 cm x 2 cm. Sm= 2 cm x 2 cm =4 cm Agora vamos calcular a seco geomtrica, Sg: ), para

= 4,44

Temos agora que escolher um carretel padro que seja prximo, e sempre superior a esta seco. E que tambm possua uma forma prxima a de um quadrado. Para isto usaremos novamente a raiz quadrada: , = 2,10 cm Um carretel padro que se aproxime melhor o de 2 cm x 2,2 cm, ou em mm (20mm x 22mm). Sg = 2 x 2,2 = 4,4 cm

necessrio agora recalcular o Sm, pois o tamanho do carretel quem definir o nmero de chapas e o tamanho do ncleo, e existem perdas neste ncleo devido ao espaamento entre as chapas. Sm = Sgx 0,9 Sm = 4,4 x 0,9 Sm = 3,96 cm
Usaremos este valor nos prximos clculos

V amos calcular o nmero de espiras por Volts:

= =

100.000.000 4,44 10.000 3,96 60 100.000.000 10.454.400

N = 9,47 espiras por Volts. Agora calcularemos o nmero de espiras para o primrio: Nep =127 x 9,47 = 1203 espiras Agora calcularemos o nmero de espiras do secundrio: Nes = ( 10 x 9,47 ) x 1,20
Fator de correo, para diminuir queda de tenso quando houver consumo de corrente do secundrio

Nes = 94,7 nmeros de espiras sem fator de correo O fator de correo usado na frmula anterior deve variar de acordo com a potncia do transformador. Nes = (10 x 9,47 ) x 1,20
Lembre-se este fator de correo para baixa potncia

Clculos empricos e ensaios prticos demonstram que para transformadores de baixa potncia, devemos usar 1,20 e para transformadores de alta potncia podemos abaixar este valor para 1,10. Veja a figura:

BAIXA POTNCIA MENOR QUE 100 WATTS

ALTA POTNCIA MAIOR OU IGUAL A 100 WATTS

Usando 1,20 para trafos maiores que 100 Watts ter uma tenso na sada, maior que a calculada, mesmo com consumo. Usando 1,10 para trafos de 3W, teremos uma tenso menor que a calculada na sada quando o tivermos consumo . Nes = ( 94,7 ) x 1,20 Nes = 113,8 = 114 espiras Agora calcularemos a corrente no primrio:

Ip = Ip =

Nes x Is Nep

x 1,15
Lembre-se da corrente corrigida

Ip= 0, 109 A ou 109 mA Com este valor calculamos a bitola do fio do primrio.


Densidade de corrente adotada para trafos de at 500W

0,109 = 3 = ,

Observando a tabela T 3, vemos que este valor correspondero fio 31 AWG que tem uma seco, de um valor imediatamente superior , 0,040mm.

Agora encontraremos o fio a ser utilizado no secundrio, para isto basta fazer o seguinte .

=
=

1,15 3

= ,
que corresponde ao fio 21 AWG O fio 21 AWG tem uma seco de 0,41 mm. Vamos desenhar o transformador com as suas caractersticas:

31 AWG

21 AWG

Caracteristicas eltricas: Primrio : 127 V 11,5 W - 60Hz Segundrio : 10 V 1,15A 11,5 W Chapa 1 : GNO Carretel de 20 mm x 22 mm. Nos prximos passos usaremos a tabela T2.

Tabela 2 Sabemos que a seco geomtrica o produto de A e B, ou seja, da largura de A pela quantidade de lminas que d a altura B. P ara termos noo de A e B, basta tirar a raiz quadrada da Sg calculada. Como a seco geomtrica calculada de 4,4 cm , podemos escolher as lminas n 1, que tem uma largura de 2 cm e usar uma quantidade de lminas que d 2,2 cm de altura de empilhamento.

Obs: Ver carretis padres nas ultimas pginas.

Para termos certeza que podemos montar o transformador, basta calcular as seces dos enrolamentos, som-los e verificar se cabe na janela das lminas n 1, confira;


()

( , ) + ( , ) , + , = ,


()

Como vimos na tabela (tabela de lmina padronizada), que as lminas n 1, tm uma janela com seco de 300 mm . Aplicando a relao:
()

= , ,

Como 3,16 maior do que 3, podemos montar o trafo. Caso o resultado fosse menor do que 3, deveramos usar outro ncleo.

10

Tabela de equivalncias e escala de fios

Tabela 3

11

MEDIDAS DOS CARRETIS MAIS COMUNS, ( em milmetro ) TABELA DE CARRETIS

Para montar o trafo enrolamos primeiro o enrolamento primrio, que normalmente se localiza em baixo do carretel e em seguida o enrolamento secundrio ( s ). Cada enrolamento deve ser isolado com papel para transformadores, mesmo os diferentes secundrios. Podemos prender o papel com, cola, fita adesiva ou com verniz .Depois de terminados os enrolamentos, devem colocar uma folha de papel especial de transformador . Neste ponto seria ideal a ligao dos fios coloridos e com capa nos fios dos enrolamentos. Estes fios que seriam as entradas e sadas do trafo. Isto fundamental quando o fio de cobre esmaltado do enrolamento bem fino. Depois de feito isto , prender com verniz ou fita adesiva as emendas e colocamos mais uma folha de papel para o acabamentos.
12

Montamos o ncleo com chapas E e I e depois de montado mergulhamos o transformador no verniz para que no vibre ou gere algum rudo desnecessrio ao seu bom funcionamento, agora prendemos com a abraadeira. A abraadeira deve ser comprada de acordo com o tamanho do ncleo. Est pronto o nosso transformador. Material necessrio para a confeco de transformadores O necessrio para se enrolar um transformador - Fio de cobre esmaltado (normalmente vendido por quilo ou por carretel). - Ncleo de chapas de ferro silcio E e I, (normalmente vendido por quilo). - Abraadeira, de acordo com a medida do ncleo. - Papel, (normalmente vendido por folha). - Verniz de secagem ar e uma cuba para mergulhar o transformador depois de pronto. - Carretel - Bobinadeira, pode ser manual. - Fio coloridos para ligao externa determinando primrio e secundrio. - Lmpada srie de pelo menos 100 Watts para teste do transformador.

13

Sistema trifsico O sistema trifsico formado pela associao de trs sistemas monofsicos de tenses , , que esto defasados 120 um em relao ao outro.

A ligao desses trs sistemas pode ser feita de duas maneiras: Ligao tringulo; Ligao estrela.

Ligao tringulo Essa ligao feita conforme a figura abaixo.


IL

If 3 If 1
1 3

VL VL

If 2

VL

IL

Vf tenso entre fase If corrente de fase VL- tenso de linha IL corrente de linha
14

VL= Vf IL= 3 . If 3 = 1,732 A tenso entre dois qualquer dos 3 fios chama-se tenso de linha (VL), que a tenso nominal do sistema trifsico. A corrente em cada fio de linha (IL) If1 + If2. Como as correntes esto defasadas entre si, a soma dever ser feita graficamente, como mostra a figura abaixo.

IL = If1 + If2 If1 If2

Pode-se demonstrar que: IL= 3 . If ou IL = 1,732 . If Exemplo Um sistema trifsico ligado em tringulo com tenso nominal de 220V e corrente medida na linha de 10 ampres.

IL=10A I If =? V I I V f I 220V 220V V L 220V

a) Qual a tenso de fase? Vf = VL Vf= 220V

15

b) Qual a corrente de fase? IL=1,732 . If If=

If = 5,77A Ligao estrela Essa ligao feita conforme a figura abaixo.

IL=If

Vf NEUTRO VL Vf VL

VL

IL = If

VL= 3 . Vf

s vezes, o sistema trifsico em estrela a quatro fios ou com neutro, que ligado ao ponto comum das trs fases. Neste sistema, a corrente de linha (IL) igual corrente de fase (If). A tenso linha VL= 3 . Vf ou VL = 1,732 . Vf.

120 Vf1 Vf2

16

Exemplo Uma carga trifsica composta de trs cargas iguais. Cada carga feita para ser ligada a uma tenso de 220volts, absorvendo 6 ampres.

IL=?

If=6A

Vf

220V NEUTRO VL ?

VL

VL

a) Qual a tenso nominal do sistema trifsico que alimenta est carga em suas condies normais ? VL= 1,732 . 220V VL= 380V b) Qual corrente da linha? IL= If IL= 6A Potncia trifsica A potncia eltrica de uma fase absorvida da rede, no caso de resistncia, calculada, para um sistema monofsico, pela frmula: P=U.I No sistema trifsico, a potncia em cada fase da carga ser: Pf = Vf . If
17

A potncia total ser a soma das potncias das trs fases, ou seja: P= 3Pf = 3 Vf . If Lembrando que, para as ligaes: Tringulo

VL = Vf IL = 3 . If Estrela VL= 3 . Vf IL= If

Teremos, para qualquer caso: P= 3 . Vf . If Para cargas reativas, como caso dos motores de induo, ocorre uma defasagem entre tenso e corrente, que deve ser levada em considerao. Essa defasagem medida pelo cos, e a expresso da potncia ser: P= 3 . . .

18

Вам также может понравиться