Вы находитесь на странице: 1из 6

1 A importncia do Corel Draw no mercado: Num mercado onde o apelo visual um dos pontos de maior importncia na hora da venda

a de um produto, ter um trabalho grfico diferenciado pode ser determinante. O Corel Draw um programa que auxilia o profissional de design, publicidade e arte a colocar sua criatividade em prtica e compor peas com facilidade e preciso atravs de suas muitas ferramentas de criao e acabamento de imagens vetoriais. 2 As principais funes e conceitos do Corel Draw: A principal diferena entre o Corel Draw e outras ferramentas de edio de imagens como PhotoShop ou GIMP, que o primeiro trabalha com o conceito de vetores, ao passo que os demais trabalham com pixels (pontos na tela). Isso significa que a imagem composta por diversos vetores (chamaremos de objetos, daqui em diante, para facilitar), enquanto os demais trabalham com pontos de uma figura. Para quem no trabalha no mundo da informtica pode achar esse conceito complicado. Vamos usar umas ilustraes para explicar melhor. Abaixo, vemos uma figura feita em PaintBrush. um crculo de raio X e uma letra "C". Essa imagem foi ampliada em 100% e 200%. Como a apliao se d em cima de uma figura de pixels, pode-se notar que no s seu tamanho foi aumentado, mas tambm os defeitos da imagem original. Como a computador no sabe o que um crculo, a imagem uma aproximao pixealizada, que no final das contas, se "parece" com um crculo. Note que no s o dimetro mudou, mas a largura da borda tambm foi ampliada. No caso da letra, o efeito ainda mais evidente; Os defeitos quase imperceptveis da imagem original torna-se grosseiros na imagem ampliada. Esse problema conhecido, em matemtica, como Propagao de Erro.

Agora, numa especificao de vetores, os objetos (crculo e letra) no so apenas pontos desenhados e sim objetos especificados com suas propriedades. Algo assim: C1 = circulo(x,y,r), onde: X e Y so as coordenadas dentro do desenho e R o raio. L1 = texto(x,y,fonte,size,"C"), onde: X e Y so as coordenadas fonte: usar determinada fonte size: de um tamanha especfico texto: a letra "C". Com isso, o objeto ampliado, pode ser alterado mudando-se as propriedades do mesmo. No caso, alteramos o R do crculo e o size do texto. Assim, a mesma imagem no Corel Draw ficaria assim:

Veja que os erros no so propagados como no primeiro caso. Outra vantagem, muito sutil, do uso de imagens vetoriais ocorre no caso de impressoras (para decais, por exemplo). Ocorre que os pixels do monitor no so pontos quadrados. So retangulares, mas a diferena quase imperceptvel. No entanto, essa proporo que existe no monitor, pode ser diferente do pixel da impressora. Com isso uma figura quadrada ou circular no monitor, pode aparecer retangular ou elptica na impresso. Com uso de vetores (e o driver correto da impressora), o Corel sabe calcular a ajuste de proporo de modo que a imagem visualizada seja a mesma que impressa. O uso de objetos melhor para imagens mais simples, mas ruim para fotografias (nesse caso, seriam necessrios milhes de objetos para definir uma imagem. Alm disso, os softwares editores de imagem costumam ter ferramentas que precisam conhecer os pixels de um determinado ponto e de seus arredores. Com isso, conseguem fazer nuncias de luz, sombra, foco, etc. O Corel Draw, ento, melhor para trabalhar com desenhos esquemticos (logotipos, imagens simples, textos estilizados), enquanto o Photo-Shop e afins so melhores para se trabalhar a editorao de imagens. Com o conceito de objetos, surge outro conceito importante, que o agrupamento de objetos. Objetos mais complexos podem ser desenhados a partir do agrupamento de objetos mais simples, como

crculos e po'ligonos. Uma vez agrupado, vrios objetos so tratados como um nico. No exemplo abaixo, temos uma figura formada por dois retngulos. Ao lado, v-se a imagem girada em torno de um eixo. Como o objeto agrupado, no necessrio girar os dois retngulos separadamente (o que, alias, seria uma tarefa bastante trabalhosa).

Imagem agrupada e girada. Outro conceito importante o de camadas. Veja a mesma figura do exemplo anterior. Aparemente no importa qual objeto est sobre o outro. No entanto, se pintarmos cada retngulo com uma cor diferente. Vemos que o resultado diferente dependendo de qual camada est por cima da outra.

Diferena de resultado, de acordo com a ordem de camadas. Voc pode criar camadas distintas de acordo com suas necessidades. Pode, por exemplo, trabalhar cada camada com uma cor separada, ou em cada camada, trabalhar um pedao especfico de uma figura. 3 Apresente ferramentas: e descreva algumas de suas principais

1 FER. SELEO: Basicamente serve para criar selees ou selecionar objetos j montados, toda e qualquer ao no Corel comea pela seleo. 2 FER. FORMA: Como o nome j esta explicando ela serve para criarmos formas e seu trabalho chega ao xito quando trabalhamos com objetos em curvas.

3 FER. CORTAR: Conseguimos cortar partes de objetos tanto vetores quanto bitmap. 4 FER. ZOOM: O zoom de extrema importncia para alcanarmos o xito em criao, pois nos possibilita a visualizao do arquivo em diversas dimenses. 5 FER. MO LIVRE: A mo livre faz que os designers tenham total liberdade e dependam apenas do seu controle, pois como o nome sugere quem controla as formas executadas por essa ferramenta so movimentos executados no mouse. 6 FER. PREENCHIMENTO INTELIGENTE: Essa ferramenta nova e s aparece na verso X3 do Corel, ela preenche suas formas vetoriais com um clique mas voc definir cores, se haver contorno ou no e tambm as opes de preenchimento. 7 FER. RETNGULO: Basicamente desenha retngulos e quadrados de diversos formatos, a principio parece simples mas com um pouco de imaginao voc poder obter timos resultados com essa ferramenta. 8 FER. ELIPSE: Basicamente desenha elipses e crculos de diversos formatos, a principio parece simples mas com um pouco de imaginao voc poder obter timos resultados com essa ferramenta. 9 FER. POLGONO: Atravs dessa ferramenta conseguir desenhar estrelas, tringulo, polgonos e uma infinidade de formas que trabalhem com ns, pois ela trabalha com uma variao 3 a 500 ns. 10 FER. FORMAS BSICAS: Nessa ferramenta voc encontra diversas formas prontas e editveis economizando assim um tempo em criaes bsicas. 11 FER. TEXTO: Essa ferramenta com certeza uma das mais importantes desse aplicativo pois possibilita a insero de textos em nossas criaes e em conjunto com outras tcnicas pode se obter resultados muito legais. 12 FER. CONTA-GOTAS: Essa ferramenta nos possibilita selecionar cores de imagens e de outros objetos vetoriais para pintarmos novos objetos com os mesmos tons de cores.

13 FER. CONTORNO: Ela capaz de adicionar, excluir e editar contornos em objetos vetoriais. 14 FER. PREENCHIMENTO: Ela serve para pintarmos nossas criaes com diversas tonalidades de cores e tambm efeito incrveis. 15 FER. PREENCHIMENTO INTERATIVO: Essa ferramenta nova e s aparece na verso X3 do Corel, ela tem praticamente a mesma funo da ferramenta 15 mas ela trabalha efeitos atravs do estilo mo livre, pois ela nos possibilita criar efeitos apenas locomovendo o cursor sobre a rea de preenchimento.

Вам также может понравиться