Вы находитесь на странице: 1из 16

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLGICAS ENGENHARIA MECNICA

ELETROSTTICA: CAMPO ELTRICO E POTENCIAL ELTRICO

BRENO SCHETTINI (201120284) CARLA MELO (201120305) PHILIPE CAVALCANTE (201120299)

ILHUS - BAHIA

2012 BRENO SCHETTINI (201120284) CARLA MELO (201120305) PHILIPE CAVALCANTE (201120299)

ELETROSTTICA: CAMPO ELTRICO E POTENCIAL ELTRICO

Relatrio apresentado como parte dos critrios de avaliao da

disciplina

CET176

Fsica

Experimental III. Turma 02. Data de execuo do experimento: 20 e 27/09/2012. Professora: Fabiane de Jesus

ILHUS BAHIA 2012

SUMRIO

1 2 3

INTRODUO .................................................................................................................................. 4 OBJETIVO ......................................................................................................................................... 5 MATERIAIS E MTODOS .................................................................................................................. 5 3.1. 3.2. 3.3. EXPERIMENTO: parte 1 ........................................................................................................... 6 EXPERIMENTO: parte 2 ........................................................................................................... 7 EXPERIMENTO: parte 3 ........................................................................................................... 7

RESULTADOS E DISCUSSO ............................................................................................................. 9 4.1. 4.2. 4.3. EXPERIMENTO PARTE 1: .......................................................................................................... 9 EXPERIMENTO PARTE 2: ........................................................................................................ 12 EXPERIMENTO PARTE 3: ........................................................................................................ 14

CONCLUSO .................................................................................................................................. 15

REFERCIAS BIBLIOGRFICAS ................................................................................................................ 16

INTRODUO

O campo de foras provocadas pela a ao de cargas eltricas chamado de campo eltrico. O campo eltrico em um ponto representado por um vetor, esse vetor campo eltrico tem sempre a mesma direo e sentido da fora a qual a carga est sujeita. A visualizao de um campo eltrico pode ser feita atravs das linhas de campo. De modo anlogo, os potenciais em diversos pontos podem ser representados graficamente por superfcies em trs dimenses sobre o qual o potencial eltrico V permanece constante em todos os seus pontos, essas superfcies so denominadas de superfcie equipotencial. O calculo do campo eltrico pode ser feito atravs do potencial eltrico. Quando conhecemos a diferena de potencial em diversos pontos, possvel calcular o campo eltrico. Considerando V uma funo das coordenadas (x, y, z) de um ponto do espao, est relacionado diretamente com as derivadas parciais de V em relao a x, y e z. Assim podemos escrever em termos dos vetores unitrios do seguinte modo:
(1)

( em termos de V) Em notao vetorial denomina-se gradiente a seguinte funo :


(2)

Desse modo, em notao vetorial, escrevemos; Adotando;


(4) (3)

Em cada ponto, o gradiente de potencial aponta no sentido para qual V cresce mais rapidamente com a variao de posio. Portanto, em cada ponto, a direo e o sentido do corresponde a direo e ao sentido que V decresce mais rapidamente, sendo sempre mutuamente perpendicular superfcie equipotencial que passa no ponto considerado. Logo quando deslocamos no sentido do campo eltrico, o potencial eltrico diminui. De modo geral, podemos obter o campo eltrico produzido por uma distribuio de cargas determinando primeiro o potencial eltrico e depois calculando seu gradiente.

OBJETIVO Este relatrio apresenta a realizao de experincia para identificar na prtica

uma superfcie equipotencial, visualizar as linhas de fora de um campo eltrico e descrever comportamento do potencial eltrico e do campo eltrico.

MATERIAIS E MTODOS

Neste experimento utilizamos os seguintes materiais: Fonte de alimentao; Multmetro; Cabos (jacar e banana); Cuba acrlica; Disco metlico; Placa metlicas; Cilindro metlico; Folha de papel milimetrado; e gua.

Mtodos

O procedimento experimental consistia primeiramente em montarmos o circuito composto por uma fonte de tenso ajustvel, uma cuba eletroltica composta por eletrodos especficos e pelo eletrlito (gua). O experimento foi dividido em trs partes como descrito abaixo:

3.1.

EXPERIMENTO: parte 1 1. Ligamos a fonte de tenso (contnua) constante e ajustamos para a tenso de 10 V ; 2. Testamos o multmetro, configuramos o mesmo para medir uma tenso (voltagem) contnua de at 20 V e medimos a tenso fornecida pela fonte. Anotamos o resultado (10,14 0,02) V. 3. Colocamos dois eletrodos em forma de disco dentro da cuba e abaixo da cuba fora colocado um papel milimetrado com dois eixos ortogonais. O eixo x fora indicado como eixo menor e o eixo y o maior. Os discos foram colocados em pontos extremos ao longo do eixo y. Em outro papel milimetrado anotamos sua posio. 4. Com o auxilio de cabos do tipo jacar, conectamos fonte aos eletrodos organizados na cuba, medimos a tenso fornecida pelos eletrodos e adicionamos gua at formar uma camada fina em contato com os dois eletrodos e cobrindo toda a extenso do papel milimetrado abaixo conforme Figura 1.

Figura 1 - Esquema da Parte 1 do Experimento.

5. Fixamos a ponteira negativa do voltmetro no eletrodo negativo, e com a ponteira positiva realizamos medimos a variao da tenso ao longo do eixo y (0 - 10 V). Selecionamos 5 pontos ao longo do eixo y (A 1, B1, C1, D1 e E1), medimos a tenso nesses pontos e encontramos 5 pontos com o mesmo valor de tenso identificando as superfcies equipotenciais do campo eltrico. Anotamos os pontos (ver anexo D). 6. Marcamos esses pontos no papel milimetrado e identificamos as linhas de fora no campo. 3.2. EXPERIMENTO: parte 2 Repetiu-se o procedimento anterior (Parte 1), substituiu-se os discos metlicos por placas metlicas planas e paralelas e colocamos ao longo do eixo y com distncia de 220 mm. A Figura 2 mostra o desenho do esquema do experimento executado.

Figura 2 - Esquema da Parte 2 do Experimento.

3.3.

EXPERIMENTO: parte 3

Na mesma cuba, utilizando as duas placas metlicas paralelas da Parte 2 do experimento, colocamos um cilindro metlico fechado no centro da regio obtendose tambm as equipotenciais do campo eltrico. Neste mediu-se pontos da regio interna e externa do cilindo. A figura abaixo representa o esquema da parte 3 do experimento.

Figura 3 - Esquema da Parte 3 do Experimento.

O mapeamento das superfcies equipotenciais e as linhas de fora das partes 1, 2 e 3 do experimento esto representados nos anexos A, B e C respectivamente.

4 4.1.

RESULTADOS E DISCUSSO EXPERIMENTO PARTE 1:

Na primeira parte do experimento observou-se que, as superfcies equipotenciais, formadas pela ligao dos pontos obtidos de acordo com o ANEXO D, apresentavam-se sob a forma de arcos cuja origem partiam do centro de cada eletrodo como segue no ANEXO A. O grfico abaixo ilustra a diferena de potencial mensurada em funo das distncias de cada ponto mensurado sobre o eixo Y.

Eletrodo em Disco
10.00 8.00 Potencial (V) 6.00 4.00 2.00 0.00 0.0000 Linear (Eletrodo Discol) 0.1000 0.2000 0.3000 Eletrodo Discol

r (m)
Figura 4 - Grfico do Potencial(V) em funo da distncia r(m) dos pontos sobre o eixo Y.

O campo eltrico presente nesse sistema pode ser calculado por meio da EQUAO 4. Utilizando os dados contidos no ANEXO D, obtm-se que: Para o ponto A1 o potencial ser de 1,76V e a distncia em relao a origem ser de 2,5x10-2m. Para o ponto C1 o potencial ser de 4,95V e a distncia em relao a origem ser de 1x10-1m. E para o ponto E1 o potencial ser de 8,04V e a distncia em relao a origem ser de1,75x10-1m. Substituindo os valores na equao, obtemos o campo eltrico para trs pontos sobre o eixo 'y'.

10

Porm, preciso incorporar todas as incertezas associadas ao experimento. Isso ser feito por meio da seguinte frmula obtida a partir da EQUAO 4. ( ) ( )

( Onde

(5) a incerteza

a incerteza do multmetro que igual a 0,02 V, e

instrumental do papel milimetrado que igual a 2,5x10-3 m ( metade da menor medida do instrumento). Substituindo-se os valores na equao temos: ( ) ( )

Sendo assim, o resultado final ser:

11

Para se determinar a intensidade do campo eltrico (E) em um ponto qualquer no plano xy necessrio que se conhea a posio deste ponto em relao a origem, dessa forma ser possvel encontrar a distncia a por meio da utilizao do teorema Pitgoras, onde .

Dessa forma poderemos calcular a intensidade do campo eltrico para o ponto D5 (-30,140), cujo potencial igual a 6,43v. Sendo assim:

Utilizando a EQUAO 5, obtemos a incerteza deste ponto. Mas como r agora esta em funo de xy, devemos obter a partir da seguinte frmula:

Substituindo na EQUAAO 5 temos:

) )

Realizando as devidas simplificaes obtm-se a EQUAAO 6: ( ) ( ) (6)

12

Onde

representam a metade da menor medida para o papel

milimetrado que 2,5x10-3. Portanto o resultado para o campo eltrico no ponto D5 ser:

Com base na EQUAO 1, as contas realizadas acima, evidenciam que, os clculos para a obteno do campo eltrico, tornam-se muito mais simples para pontos que esto sobre o eixo que representa a menor distancia entre os eletrodos. Isso acontece pois estes desprezam as suas posies com relao aos demais eixos cartesianos, restando apenas um.

Se considerarmos uma grande distncia entre os eletrodos, este sistema pode ser comparado ao sistema composto por duas cargas puntiformes, onde as superfcies equipotenciais so dispostas no espao na forma de cascas esfricas ao redor de cada carga, e perpendiculares s linhas de fora que ligam a carga positiva carga negativa. O campo eltrico inversamente proporcional ao quadrado da distncia entre o ponto e a carga. De forma parecida a este experimento, onde, levando-se em conta os principais erros associados, os campos eltricos encontrados decresciam a medida que se aumentava a distancia dos eletrodos.

4.2.

EXPERIMENTO PARTE 2:

Na segunda parte do experimento observou-se que, as superfcies equipotenciais, formadas pela ligao dos pontos obtidos de acordo com o ANEXO D, apresentavam-se sob a forma de barras paralelas aos eletrodos como segue no

13

ANEXO B. O grfico abaixo ilustra a diferena de potencial mensurada em funo das distncias de cada ponto mensurado sobre o eixo Y.

Eletrodo em Placa
8.00 7.00 6.00 5.00 4.00 3.00 2.00 1.00 0.00 0.0000 Potencial (V)

Eletrodo Pontual Linear (Eletrodo Pontual) 0.0500 0.1000 X (m) 0.1500 0.2000

Figura 5 - Grfico de Potencial com Eletrodo em Placa Paralela.

O campo eltrico presente nesse sistema pode ser calculado por meio da EQUAO 4. Utilizando os dados contidos no ANEXO D, obtm-se que: Para o ponto A1 o potencial ser de 0,80V e a distncia em relao a origem ser de 2x10-2m. Para o ponto C1 o potencial ser de 4,16V e a distncia em relao a origem ser de 9,5x10-2m. E para o ponto E1 o potencial ser de 7,10V e a distncia em relao a origem ser de 1,7x10-1m. Substituindo os valores na equao, obtemos o campo eltrico para trs pontos sobre o eixo 'y'.

Porm, preciso incorporar todas as incertezas associadas ao experimento. Isso ser feito por meio da utilizao da EQUAO 5, onde substituindo-se os valores temos: ( ) ( )

14

Sendo assim, o resultado final ser:

Para se determinar a intensidade do campo eltrico (E) em um ponto qualquer no plano xy, utiliza-se dos mesmos clculos descritos acima, j que, neste sistema, as superfcies equipotenciais esto dispostas paralelamente por todo o plano. Dessa forma, apenas um eixo ser necessrio para realizao dos clculos. Este sistema pode ser comparado ao sistema composto por duas placas planas infinitas e paralelas entre si, onde as linhas de fora so equidistantes,e visivelmente perpendiculares s superfcies equipotenciais, apresentando ento um campo eltrico uniforme. Assim como neste experimento, onde os campos eltricos encontrados foram relativamente prximos, levando-se em conta os principais erros associados. Podemos ento assumir a uniformidade do campo eltrico.

4.3.

EXPERIMENTO PARTE 3:

Na terceira parte do experimento observou-se que, o cilindro colocado entre as duas placas paralelas modificou as linhas de campo eltrico anteriormente uniformes, pois passou a assumir o papel de uma superfcie equipotencial de acordo

15

com os dados do ANEXO D. Isso ocorre devido ao fato de que num condutor, as cargas livres, quando submetidas a uma diferena de potencial, tendem a se redistriburem de uma maneira em que as cargas negativas migrem na direo contrria ao campo, fazendo com que a regio oposta fique com uma predominncia de cargas positivas na mesma direo do campo. Dessa forma, as superfcies equipotenciais sofrem uma deformao que acompanha o formato do condutor, como pode ser visto no ANEXO C, sendo que no interior do cilindro o campo eltrico no ser nulo, apesar de ser um condutor, provavelmente devido a presena da gua como um permeando todo o meio. Sendo assim, o campo eltrico no interior do cilindro tambm sofrer uma deformao bem como as superfcies equipotenciais, com exceo da superfcie que divide o condutor em duas parte iguais. Esta permanecer inalterada.

CONCLUSO

Atravs dos procedimentos realizados, pde-se observar experimentalmente que toda linha de campo sempre perpendicular superfcie equipotencial nos pontos em que elas se cruzam. Os dados do experimento levaram a resultados bem aproximados dos vetores campo eltrico. A no exatido de alguns resultados devese a fatores como: a percepo visual e a inabilidade psicomotora na definio dos pontos das superfcies equipotenciais; aproximaes e simplificaes nos clculos utilizados; bem como, falhas associadas aos instrumentos operados. Sendo assim, de certa forma, os objetivos deste experimento foram alcanados conforme o esperado.

16

REFERCIAS BIBLIOGRFICAS -HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; KRANE, K. S. Fsica 3.; Rio de Janeiro: LTC S. A., 1992. 2p. - YOUNG, H. D.; FREDMAN, R. A.; Fsica 3. So Paulo: Pearson Education do Brasil., 2009. 2p. - Guia do laboratrio 3 fornecido em aula. JESUS, FABIANE E SOARES, JULES. Experimento 2 - Eletrosttica: campo eltrico e potencial eltrico, UESC.

-Disponvel em: http://pt.scribd.com/doc/63839314/21/Calculo-do-campo-eletrico-apartir-do-potencial -Acessado em: 10/10/2012 s 15h e 20min.

Вам также может понравиться