Вы находитесь на странице: 1из 8

EDUCAO ESCOLAR BRASILEIRA

43

QUADRO 2 Compreenso do novo paradigma Paradigma curricular fragmentado


Princpios filosficos Direito de ensinar.

Paradigma curricular integrado


Direito de aprender. A esttica da sensibilidade, a poltica da igualdade e a tica da identidade estaro presentes em todos os trabalhos. Um meio para desenvolver competncias. Globalizado pelo trabalho interdisciplinar e pela contextualizao. Privilegia a construo de conceitos e o entendimento. Teoria e prtica aplicadas ao cotidiano do aluno. nfase na produo e na sistematizao do sentido. Integrado, vivo e em rede, proporcionando a oportunidade de conhecer, fazer, relacionar, aplicar e transformar. Por Por Por Por reas do conhecimento. eixo organizador. tema gerador. conjunto de competncias.

Contedo Conhecimento

Um fim em si mesmo. Fragmentado por disciplinas. Ensino de regras, fatos, definies, acmulo de informaes desvinculadas da vida dos alunos. Carter mais enciclopdico. Privilegia a memria e a padronizao. Fracionado, esttico e linear.

Currculo

Organizao curricular

Por disciplina.

Sala de aula

Espao de transmisso e recepo do conhecimento. Rotineiras, que favorecem a padronizao da resoluo. Pesquisa = cpia.

Espao privilegiado de reflexo, de situaes de aprendizagem vivas e enriquecedoras. Centradas em projetos de trabalho e na resoluo de problemas para desenvolver competncias. Pesquisa = busca de informaes em vrias fontes para a resoluo de uma determinada situao-problema com espontaneidade* e criatividade. Facilitador da aprendizagem do aluno. Facilitador da construo de sentidos. Gerenciador da informao. Reflexivo. Avalia e ressignifica sua prtica pedaggica. Incentiva a esttica da sensibilidade, zela pela poltica da igualdade e pela tica da identidade. Continua

Atividades

Professor

Mero transmissor do conhecimento. Determina o contedo a ser trabalhado sem levar em conta as necessidades que surgem em sala de aula.

Ob.: Espontaneidade uma resposta adequada a uma situao nova ou uma resposta nova adequada a uma situao antiga.

Matria licenciada exclusivamente Secretaria da Educao do Estado de So Paulo para uso no site do programa So Paulo faz escola. estritamente vedada sua reproduo parcial e/ou integral por terceiros

44

GUIOMAR NAMO DE MELLO

QUADRO 2 Compreenso do novo paradigma (continuao ) Paradigma curricular fragmentado


Aluno Passivo, receptculo do conhecimento descontextualizado. No sabe por que nem para que estuda determinados contedos. Classificatria e excludente. Gera dados que possibilitam apenas avaliar a capacidade do aluno de reter informaes.

Paradigma curricular integrado


Ativo e participativo na construo do seu conhecimento.

Avaliao

Formativa e diagnstica do ensino e da aprendizagem. Aponta dificuldades e possibilita a interveno pedaggica. Gera dados que possibilitam avaliar o desenvolvimento das competncias. Um entre vrios recursos didticos (jornais, revistas, vdeos, computador, CD-ROM).

Livro didtico

Um fim em si mesmo. Atividades previsveis e padronizadas.

Compreendendo a escola
Conhecer o contexto da prtica pedaggica da escola significa conhecer o pblico-alvo: para quem ensinamos, ou seja, nossa comunidade. Por isso, fundamental obter informaes seguras sobre ela, levando em conta a diversidade local. Esse o primeiro passo do exerccio da autonomia e da construo da identidade da escola. Na reflexo, precisamos ter em mente a esttica da sensibilidade, a poltica da igualdade e a tica da identidade. O Exerccio 1, descrito a seguir, serve para subsidiar a discusso e a elaborao do diagnstico de aes possveis para melhorar o trabalho escolar e promover a aprendizagem dos alunos.

e) Seus pontos fortes (aspectos positivos e relevantes) e fracos (aspectos negativos limites a serem ultrapassados). f) Quais so as suas necessidades? Linhas de ao: como usar o potencial, os pontos fortes e fracos dessa comunidade para promover a aprendizagem dos alunos?

ALUNO
a) Quais as conseqncias do perfil da comunidade nos alunos? b) Como eles chegam escola, que conhecimentos j possuem, que condies familiares e culturais podem facilitar ou dificultar seu relacionamento na escola e o seu desempenho escolar? Linhas de ao: como usar as oportunidades oferecidas pelas caractersticas dos alunos e como trabalhar os problemas que eles trazem, conjugando todos os esforos para promover a aprendizagem?

Exerccio 1 COMUNIDADE
a) uma comunidade itinerante ou fixa? b) Qual seu perfil socioeconmico e cultural? c) O que sabemos sobre seus valores morais, religiosos, materiais e intelectuais? d) Dados sobre nvel de escolaridade, profisso, naturalidade (provenincia) dos pais. Condies de moradia, lazer, cultura, etc.

A ESCOLA E A COMUNIDADE
a) Como se relacionam e em que aspectos pode ser promovida a interao entre escola e comunidade?

Matria licenciada exclusivamente Secretaria da Educao do Estado de So Paulo para uso no site do programa So Paulo faz escola. estritamente vedada sua reproduo parcial e/ou integral por terceiros

EDUCAO ESCOLAR BRASILEIRA

45

b) Como isso se concretizar efetivamente: na ao da escola como um todo, direo, coordenao, orientao e secretaria? na ao do professor em sala de aula (relacionamento professor/aluno, professor/pais, professor/pais e alunos)? na contextualizao dos contedos selecionados e nas competncias a serem desenvolvidas? Linhas de ao: como fazer a integrao entre escola e comunidade para reforar a aprendizagem dos alunos?

de aos princpios da esttica da sensibilidade e da poltica da igualdade? Quais valores tm presidido os fins educativos desta escola?

PERFIL DO CIDADO
O perfil do cidado para o qual a escola vem trabalhando ao longo dos ltimos anos est em coerncia com os princpios e as recomendaes das normas nacionais? Qual perfil de cidadania e de trabalho corresponderia s expectativas e necessidades dos alunos desta escola?

Compreendendo a prtica
Refletir sobre o que ensinamos, como ensinamos e por que ensinamos significa analisar e situar a nossa prtica pedaggica. Uma reflexo sincera ajudar a encontrar o ponto certo dos ajustes necessrios e a determinar o quanto precisamos mudar. O Exerccio 2 foi organizado para auxiliar a reflexo e as proposies sobre a prtica atual da escola.

APRENDIZAGEM
Quais os objetivos de aprendizagem que vm sendo perseguidos? De que maneira so desenvolvidos esses objetivos de aprendizagem?

CONTEDOS
Os contedos trabalhados esto claramente relacionados aos objetivos de aprendizagem? Os contedos conduzem ao desenvolvimento e aquisio de competncias bsicas para inserir nosso aluno no mundo do trabalho, continuar estudos futuros e continuar aprendendo ao longo da vida, tal como prev a LDB?

Exerccio 2 CONSIDERE
o novo paradigma curricular institudo pela LDB e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental e mdio naquilo que ele prope quanto a competncias e forma de tratamento do contedo curricular; o diagnstico da escola (comunidade, alunos e relaes entre escola e comunidade).

METODOLOGIA
As metodologias utilizadas tm sido as mais adequadas para atingir esses objetivos? As metodologias utilizadas conduzem ao desenvolvimento e aquisio de competncias bsicas para inserir nosso aluno no mundo do trabalho, continuar estudos futuros e continuar aprendendo ao longo da vida, tal como prev a LDB?

ANALISE, DISCUTA, CRITIQUE A MISSO DA ESCOLA


A misso da escola est em coerncia com a LDB? Por quem ela foi definida? Todos conhecem essa misso e concordam com ela? O padro de qualidade do ensino e das aprendizagens dos alunos correspon-

RECURSOS

DIDTICOS

Quais e em que situaes so utilizados os recursos didticos?

Matria licenciada exclusivamente Secretaria da Educao do Estado de So Paulo para uso no site do programa So Paulo faz escola. estritamente vedada sua reproduo parcial e/ou integral por terceiros

46

GUIOMAR NAMO DE MELLO

Os recursos didticos utilizados so os mais adequados para alcanar esses objetivos? Qual o papel do livro didtico e dos outros recursos pedaggicos no desenvolvimento do contedo?

dade, a poltica da igualdade e a tica da identidade? Para refletir sobre esses valores, sugerimos o Exerccio 3.

Exerccio 3
Uma anlise realista da gesto do tempo, do espao e dos recursos, considerando a sensibilidade, a igualdade e a identidade.

ORGANIZAO

CURRICULAR

A organizao curricular expressa esses objetivos? Essa organizao conduz ao desenvolvimento e aquisio de competncias bsicas para inserir nosso aluno no mundo do trabalho, continuar estudos futuros e continuar parendendo ao longo da vida, tal como prev a LDB?

GESTO DO TEMPO
O horrio de funcionamento da escola atende aos interesses da aprendizagem ou a outros interesses que escondem seus verdadeiros portadores (horrios de professores, de diretores ou outros)? Quando atendem aos interesses de aprendizagem, favorecem a todos indistintamente ou apenas a grupos de alunos, como os do diurno, os de aprendizagem rpida, os que tm materiais e livros em casa? A organizao das classes por perodos est adequada para promover a aprendizagem, ou a aprendizagem deve submeter-se a outros interesses de horrio que no os dos alunos? Idem para os horrios/srie; o horrio/srie do perodo noturno considerando o aluno trabalhador. Qual a influncia do horrio escolar sobre o trabalho comum dos professores e outros aspectos que favorecem a integrao disciplinar?

AVALIAO
Qual o conceito de avaliao: processual ou final? O que avaliado, como se avalia e como so usados os resultados? Como est o nvel de aprendizagem dos alunos? Quais os indicadores de desempenho da avaliao interna e o que revelam? Qual o desempenho dos alunos na avaliao externa do SAEB? Qual o desempenho de nossos alunos nas questes que se referem a competncias e habilidades (ler, interpretar, argumentar, resolver problemas, ler grficos, interpretar dados, relacionar informaes, e outras competncias relacionadas nas matrizes curriculares do SAEB)?

CONCLUA
O que fazemos que est dando certo e no queremos mudar? O que fazemos que est dando certo, mas precisamos melhorar e adequar? O que fazemos que no est dando certo e no queremos repetir?

GESTO DO ESPAO
A gesto da escola favorece o uso comum e democrtico do espao fsico, dos recursos, dos equipamentos, dos materiais, da biblioteca e de outros insumos da aprendizagem? As instalaes fsicas e o mobilirio da escola so acolhedores, limpos e adequados para criar um ambiente propcio aprendizagem?

Compreendendo a organizao e as formas de convivncia


A forma como nos organizamos e nos relacionamos contempla a esttica da sensibili-

GESTO DOS

RECURSOS

A gesto dos recursos financeiros eficiente, transparente e democrtica?

Matria licenciada exclusivamente Secretaria da Educao do Estado de So Paulo para uso no site do programa So Paulo faz escola. estritamente vedada sua reproduo parcial e/ou integral por terceiros

EDUCAO ESCOLAR BRASILEIRA

47

H desperdcio ou mau uso dos recursos de qualquer tipo, considerando que, na escola, todo recurso que no contribua direta ou indiretamente para promover a aprendizagem dos alunos pode em princpio ser considerado um desperdcio? A organizao das atividades favorece o trabalho em grupo de professores, de alunos e de professores com seus alunos, tais como o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, a ida aos laboratrios, biblioteca, a utilizao da sala de vdeo, a utilizao dos computadores, do ptio da escola, da quadra de esportes, etc.?

ORIENTAES PARA O TERCEIRO MOMENTO: O PLANEJAMENTO EM AO Esta a etapa mais importante da proposta pedaggica. Nela se realizaro, por meio de aes, todas as possibilidades de soluo dos problemas levantados no diagnstico. Delimita-se a escola real e a arquitetura da escola desejada. Preparam-se as bases para que o sonho torne-se realidade. O sonho coletivo de uma escola singular que seja o reflexo de nossas intenes e aes. Nessa fase, concretiza-se a autonomia da escola e inicia-se o processo de construo da identidade da escola passo a passo. Torna-se importante, pois, relacionar aes especficas possveis de serem executadas para cada problema diagnosticado, explicitando como, quando e por quem cada uma das aes ser realizada. As tarefas sugeridas a seguir procuram dar conta de tudo o que deve ser feito para formular a proposta pedaggica. Elas devem ser discutidas coletivamente e adaptadas realidade de cada escola e ao momento que essa escola vive no processo de discutir sua prtica e propor solues para seus problemas.

FORMAS DE CONVIVNCIA. UMA ANLISE


DAS FORMAS DE CONVIVNCIA CONSIDERANDO A SENSIBILIDADE, A IGUALDADE E A IDENTIDADE

A informao atualizada circula democraticamente e ajuda a manter uma convivncia produtiva e solidria? Estamos trabalhando as diferenas de gnero, cor, religio, condies especiais de aprendizagem, etnia, cdigos culturais, para promover o respeito e o acolhimento da diversidade e para aproveitar a diversidade como motivao de aprendizagem? Acolhemos e respeitamos os anseios e as expectativas de nossos alunos, pais, professores e funcionrios? Criticamos esses anseios e essas expectativas luz dos princpios da LDB e das normas curriculares nacionais? Respeitamos as diferentes manifestaes culturais? Incentivamos a expresso de idias, de manifestaes artsticas, a troca de experincias e de opinies, a participao da comunidade nas decises da escola, a dos alunos na sua prpria avaliao? Promovemos em nossos alunos o protagonismo infantil e juvenil, incentivamos os grmios e outras formas de associao e mobilizao?

Os fins educativos
identidade e misso da escola; perfil de cidadania que se valoriza; padro de qualidade de ensino e aprendizagem que a escola quer alcanar.

Competncias que traduzem o perfil de cidadania


por idade, faixa etria, srie, ciclo, mdulo ou qualquer outro critrio de organizao seqencial do contedo no tempo; por disciplina, rea de conhecimento, projeto ou atividade interdisciplinar ou qualquer outra forma de organiza-

Matria licenciada exclusivamente Secretaria da Educao do Estado de So Paulo para uso no site do programa So Paulo faz escola. estritamente vedada sua reproduo parcial e/ou integral por terceiros

48

GUIOMAR NAMO DE MELLO

o das relaes entre contedos curriculares, alunos e professores.

A organizao do ensino e da sala de aula para desenvolver competncias


Tpicos sobre os quais imprescindvel decidir
a) As metodologias a serem utilizadas, considerando as competncias envolvidas, as opes de contedo e os recursos pedaggicos disponveis (projetos de estudo e aplicao, trabalho individual ou em grupo, estudos do meio, seqncia de atividades, pesquisas ou levantamentos, elaborao de textos, entre muitas outras). b) Critrios de organizao social da sala de aula e tipos de agrupamento. c) Organizao dos tempos e espaos na gesto da sala de aula. d) Escolha e tipo de uso do livro didtico. e) Melhorias ou mudanas necessrias nas instalaes fsicas e no mobilirio da escola para garantir um ambiente agradvel e acolhedor, propcio aprendizagem.

Tpicos sobre os quais imprescindvel decidir


a) A relevncia dos conhecimentos selecionados para a vida real dos alunos na sua comunidade, na sociedade brasileira e no mundo contemporneo em uma dimenso planetria. b) Os contextos mais significativos em que as competncias valorizadas pela escola comparecem na vida real, sua relevncia e seu significado, considerando as necessidades atuais e futuras dos alunos de aprender a aprender, a conviver, a fazer e a ser no mundo contemporneo. c) A relao das competncias e dos conhecimentos selecionados pela escola, as Diretrizes Curriculares Nacionais e os Parmetros ou Referenciais Curriculares recomendados pelo MEC. d) As regras, os procedimentos, os critrios relativos ao uso e manuteno do espao, do tempo e dos recursos financeiros e didticos, que vo permitir a realizao na prtica: da interdisciplinaridade e da contextualizao; da organizao seqencial do contedo no tempo escolhida pela escola (sries, ciclos, mdulos ou outros critrios listados pela Deliberao no 14/99 do CEE do Paran); da organizao do contedo escolhido pela escola (disciplinas, reas de conhecimento, temas geradores, projetos de trabalho, entre outros citados na referida Deliberao); do padro de qualidade de ensino e aprendizagem definido pela escola.

O conceito de avaliao consensuado pela escola


Avaliao por competncia: o desempenho do aluno. Avaliao do trabalho escolar: contedos selecionados, metodologias e recursos didticos. Avaliao da equipe escolar: desempenho e produtividade de diretores, professores, especialistas funcionrios. Avaliao do trabalho de apoio escola: efetividade e eqidade das polticas pblicas.

Tpicos sobre os quais imprescindvel decidir


a) A identificao do que e como avaliar. b) Os indicadores de aprendizagem consensuados.

Matria licenciada exclusivamente Secretaria da Educao do Estado de So Paulo para uso no site do programa So Paulo faz escola. estritamente vedada sua reproduo parcial e/ou integral por terceiros

EDUCAO ESCOLAR BRASILEIRA

49

c) O uso dos resultados da avaliao para reformular e aperfeioar o ensino. d) As formas e os procedimentos de comunicao dos resultados da avaliao aos alunos, aos pais, comunidade s instncias centrais de gesto educacional. e) Os critrios de promoo consensuados. f) Os procedimentos para considerar e respeitar a diversidade sem perder de vista a identidade e a misso da escola. g) O encaminhamento a ser dado s dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos e as aes concretas previstas para ajud-los a superar essas dificuldades. h) Os procedimentos de recuperao, acelerao, acompanhamento individual, monitoria, encaminhamento dos alunos com dificuldades de aprendizagem. i) A elaborao de um plano de avaliao interna do trabalho da escola. j) A elaborao de um plano de acompanhamento da proposta pedaggica e informao comunidade sobre o que foi proposto e o que est sendo implementado.

b)

c)

d) e)

cao, alunos, funcionrios e familiares. A compatibilizao do papel e das responsabilidades de cada ator da comunidade escolar com as expectativas dos demais. As regras de prestao de contas, circulao da informao, comunicao entre pessoas, que garantiro a transparncia do trabalho escolar e das decises tomadas/implementadas. As instncias de soluo de conflitos e temas controversos. O papel e a responsabilidade do Conselho de Escola, da Associao de Pais e Mestres, das Unidades Gestoras, das entidades estudantis e das demais entidades existentes no mbito da escola.

Os planos e as estratgias de educao continuada


Tpicos sobre os quais imprescindvel tomar decises
a) Diagnstico e avaliao do que os professores, como profissionais, conhecem do contedo que devem ensinar. b) Diagnstico e avaliao sobre o que os professores, como cidados, conhecem dos contedos que seus colegas devem ensinar. c) Identificao do que a equipe docente e demais membros da equipe escolar precisam aprender a conhecer e a fazer para promover aprendizagens de qualidade pelos alunos. d) Elaborao de um plano de educao continuada a partir das concluses obtidas nos itens anteriores, com as estratgias desejadas e possveis: dentro da escola, fora da escola, por disciplinas ou projetos, por srie envolvendo todas as disciplinas entre outras. e) Identificao e priorizao das necessidades de assistncia tcnica e dos recursos financeiros e humanos que permitiro satisfaz-las.

A construo da cultura profissional


Delimitar o papel profissional dos atores da escola, saber seus limites,suas possibilidades e o que se espera de cada um deles fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho em equipe, para a boa comunicao e para o prprio desempenho profissional. Assim, explicitam-se as responsabilidades e diminuem as resistncias s mudanas.

Tpicos sobre os quais imprescindvel decidir


a) O papel e a responsabilidade de cada ator da comunidade escolar: diretor, professor, outros especialistas em edu-

Matria licenciada exclusivamente Secretaria da Educao do Estado de So Paulo para uso no site do programa So Paulo faz escola. estritamente vedada sua reproduo parcial e/ou integral por terceiros

50

GUIOMAR NAMO DE MELLO

f) Definio de procedimento de levantamento de recursos e estabelecimento de parcerias. g) Definio de materiais que podem dar apoio educao continuada: livros, vdeos, revistas, artigos, sites na internet, etc. h) Definio de horrios, freqncia e responsabilidades de coordenao das aes de educao continuada.

Gesto dos recursos financeiros


Tpicos sobre os quais imprescindvel decidir
a) Como compatibilizar prioridades de objetivos e projetos desejados com os recursos disponveis. b) Propostas para levantar recursos financeiros. c) Mecanismos de controle e prestao de contas que garantam a gesto idnea dos recursos, incluindo entre esses mecanismos aqueles que envolvem a participao dos pais e da comunidade. d) Identificao de quanto custa um aluno da escola, levando em conta instalaes fsicas, manuteno e merenda, material de limpeza e consumo, folha de salrios, benefcios e aposentadorias, recursos didticos e equipamentos, verbas recebidas diretamente pela escola das instncias federais, estaduais e municipais. e) Informao comunidade e s famlias sobre os custos e a relao entre custos e benefcios que a escola propicia.

Gesto da infra-estrutura fsica


Tpicos sobre os quais imprescindvel decidir
a) Melhorias e mudanas que sero necessrias para assegurar um ambiente propcio aprendizagem. b) Responsabilidades e formas de prestao de contas dos diferentes atores da comunidade escolar quanto a conservao, limpeza, manuteno e zelo das instalaes fsicas e do mobilirio.

Matria licenciada exclusivamente Secretaria da Educao do Estado de So Paulo para uso no site do programa So Paulo faz escola. estritamente vedada sua reproduo parcial e/ou integral por terceiros

Вам также может понравиться