Вы находитесь на странице: 1из 7

XIV Encontro Anual da ABEM

Belo Horizonte, 25 a 28 de outubro de 2005

A neurocincia na educao musical: o desenvolvimento das habilidades motoras e da compreenso musical Daniel Campos
Resumo. Como em todo processo de aprendizado, a motivao, a ateno, a emoo e o prazer so imprescindveis para que um indivduo consiga registrar em sua memria permanente os contedos que lhe so apresentados em sua vida diria e/ou num ambiente escolar. Acreditando na importncia das contribuies que a neurocincia pode dar ao ensino da msica, esta pesquisa tem como objetivo apresentar os primeiros resultados observados no processo de aquisio de habilidade motora e musical do instrumento clarineta aps o perodo de 35 meses de estudo, de um aluno de 42 anos de idade, sem conhecimento musical anterior, com uma aula de 50 minutos semanais junto com o professor e com estudo dirio de 30 minutos. No processo metodolgico de ensino foram priorizadas informaes sobre o funcionamento do sistema nervoso central (SNC) a partir dos mecanismos biolgicos e bioqumicos presentes no processamento da motivao, da ateno, da emoo e do prazer.

INTRODUO

A ltima dcada do sculo passado foi considerada como sendo a dcada do crebro. Inmeras pesquisas demonstraram nos ltimos dez anos, o quanto a mente humana se desenvolve e produz equipamentos cada vez mais sofisticados nos diversos campos do conhecimento, como a engenharia computacional, a nanotecnologia e a microbiologia. Com tanta informao e na velocidade com que o processamento destas tem evoludo, torna-se um desafio para o professor transmitir contedos aos educandos contedos esses que sero transformados em conhecimento utilizando-se de processos metodolgicos que permitam ao aluno absorver e armazenar tais informaes atravs de estratgias de aquisio de conhecimento que se identifique com ele, como a motivao, a emoo, a ateno e o prazer. Nesse contexto, a Neurocincia favorecida pelo avano cientfico tem-se mostrado uma rea do conhecimento que, infalivelmente, integra todos os campos do saber, uma vez que o funcionamento da mente humana , imprescindivelmente, a responsvel pelo prprio processo de evoluo do homem. Como dizia Hipocrates, Acerca das doenas sagradas no sc IX a.C: O homem deve saber que de nenhum outro lugar, mas do encfalo, vem a alegria, o prazer, o riso e a diverso, o pesar, o ressentimento, o desnimo e a lamentao. E por isto, de uma maneira especial, adquirimos sabedoria e conhecimento, e enxergamos e ouvimos e sabemos o que justo e injusto, o que bom e o que ruim, o que doce e o que amargo... E pelo mesmo rgo tornamo-nos loucos e delirantes, e medos e terrores assombram...Todas estas coisas suportamos do encfalo quando no est sadio...Neste sentido sou da opinio de que o encfalo exerce o maior poder sobre o homem. (Bear, Connors e Paradiso; 2002, pg. 3)

Dessa forma, a habilidade motora, o registro de memria, a emoo, os sentimentos, o prazer e a motivao para a realizao de qualquer tarefa passam por um componente neurobiolgico. Nesse caso, ... so precisamente to cognitivos como qualquer outra percepo. (Damsio, 2004, pg. 15) pode-se afirmar que certamente possuem localizao especfica no encfalo. Logo, h como ser estimulado, favorecendo uma eficincia maior na qualidade de seus resultados.

MOTIVAO PARA O ESTUDO

O fator motivacional preponderante para a aquisio do conhecimento e para a predisposio na realizao de qualquer tarefa. Ele apresenta-se sempre como uma via de mo-dupla: motivao / estimulao. A primeira via provem do aluno, enquanto a segunda deve ser explicitamente oferecida pelo educador. Infelizmente, vrios profissionais esperam que o processo ocorra de maneira inversa, ou seja, o professor quem procura se motivar esperando que o aluno venha estimulado para o aprendizado. De acordo (segundo) com os processos envolvidos na Bioqumica, ... a fora do gradiente, sozinha, no determina se a corrente fluir; o movimento transmembrana de ons tambm requer que os canais inicos apropriados estejam abertos e capazes de conduzir a corrente (Bear, Connors e Paradiso; 2002, pg. 523), ou seja, o professor quando procura localizar-se, de maneira anloga, como um canal inico aberto para que as expectativas trazidas pelo aluno possam fluir pela prpria fora interior que o compele a tal desafio, conseguir mover no campo do processamento cerebral do aluno, o fator motivacional que o impeliu a procurar aprender a tocar um instrumento. Nessa pesquisa, compreender como seria o trfego nessa via de mo-dupla foi, principalmente, o que impeliu o Sr. C.S.G, com 42 anos de idade, pai de famlia, trabalhador e sem nenhum conhecimento prvio de msica, a acreditar que poderia ser possvel percorrer tal caminho.

COMPREENDENDO O PROCESSAMENTO DA ATENO E AS AES COGNITIVAS ENVOLVIDAS NA REALIZAO DA PERFORMANCE

Inicialmente, optou-se por uma abordagem quanto s etapas envolvidas na construo do processo de aprendizagem do instrumento Clarineta, principalmente no desenvolvimento da habilidade motora necessria para a aquisio da tcnica exigida para se tocar esse

instrumento. Em seguida, foi utilizado um procedimento metodolgico especfico que consiste em: a) dar conhecimento ao aluno, mesmo de maneira sumria, dos conceitos do alto nvel de processamento cognitivo que o crebro realiza; b) orientar quanto conduta diria de estudos a serem feitos, partindo de conhecimentos prvios abordados na primeira etapa e, c) propor tarefas levando o aluno a compreender os aspectos envolvidos na organizao seletiva que o crebro estabelece para a decodificao de estmulos sensoriais complexos visuais, auditivos e motores. Assim, C.G.S tem compreendido como seu crebro estabelece aes prioritrias requeridas na realizao musical de um exerccio simples do mtodo para Clarineta. Embora a dificuldade tcnica das lies iniciais seja graduada em nvel fcil de realizao, para a realizao da performance dessas lies, o crebro necessita processar em tempo real e simultneo as seguintes aes que exigem envolvimento direto das funes cognitivas sensoriais e motoras. So elas: 1. reconhecimento das notas na pauta (requer a integridade da via sensorial do nervo ptico); 2. leitura falada das notas na pauta com a devida compreenso da distribuio matemtica dos valores (lobo temporoparietal); 3. associao do dedilhado da nota escrita na pauta com o seu valor matemtico no compasso com a posio correta do dedilhado no instrumento (envolve a rea somestsica primria, estruturas do lobo temporal, parietal, occipital e o crtex prfrontal); 4. respirao com um esforo pouco maior do que se faz em estado de repouso de maneira que a funo fisiolgica seja suprida e que o ar seja expelido na boquilha, a fim de realizar a vibrao da palheta, produzindo assim, o som (esta ao exige um processamento superior em que a conexo com o sistema nervoso central ser sempre feita atravs do nervo vago1 ou frnico2, ascendente ao sistema reticular do tronco cerebral) (Azeredo, 2000);

Nervo misto, sensitivo-motor e parassimptico que constitui o dcimo par dos nervos cranianos. Inerva faringe, palato mole, laringe, traquia, brnquios, pulmes, corao e grandes vasos, esfago e estomago. (Manuila, 2003) 2 Nervo frnico: ramo motor profundo do plexo cervical, de desce atravs do pescoo e do trax at o diafragma, o qual inerva. (Manuila, 2003)

5. coordenao do movimento da lngua (nervo hipoglosso3) na emisso do som que ser produzido, procurando realizar as articulaes das notas com a sada do ar; 6. manuteno do pulso (ritmo) do compasso, a fim de que as divises matemticas dos valores das notas possam ser respeitadas e que a lio no perca o dinamismo que caracteriza a msica.

Dessa forma, compreendendo os mecanismos cerebrais envolvidos na complexa atividade cognitiva exigida quando se toca um instrumento em particular a clarineta , C.G.S passou a compreender como se d os mecanismos envolvidos na ateno seletiva em seus momentos de estudo. Com isso, passou a identificar a gnese das dificuldades surgidas durante a realizao das lies que lhe eram apresentadas, tendo condies de buscar por si s, meios de sanar suas prprias dvidas.

VENCENDO ETAPAS

Durante o perodo de 35 meses, excetuando as frias escolares de dezembro, janeiro e tambm do ms de julho, pode-se dizer que o aluno C.G.S teve a orientao de 50 minutos semanais junto ao professor, por um perodo de 26 meses. No incio das aulas, estabeleceu-se como meta, atingir aps o perodo de 48 meses de estudos com o instrumento, condies tcnicas e interpretativas que lhe permitiro realizar obras compatveis com o programa exigido para o vestibular graduao no curso de licenciatura em Clarinete, na Universidade do Estado de Minas Gerais. Conjuntamente ao estudo da clarineta, C.G.S continua desempenhando seu papel de chefe de famlia, trabalha como professor no ensino mdio e procura manter seus estudos do instrumento em pelo menos 30 minutos dirios. J realiza bem a leitura das partituras, compreende os pontos de maior dificuldade e procura san-las. A cada dia, maior sua convico em galgar as etapas subseqentes necessrias conquista de seu objetivo.

EMOO E PRAZER: compreendendo o que se faz e entendendo como se faz.

bastante difcil definir um conceito para emoo, por se tratar de algo intangvel e de resposta subjetiva em cada um. Entretanto, sua expresso leva a alteraes fisiolgicas como
3

Embora a inervao da lngua seja feita por 4 nervos cranianos trigmeo, facial, glossofarngeo e o hipoglosso, este ltimo o responsvel pela motricidade desse rgo muscular. (Machado, 2002)

freqncia cardaca, presso sangnea e em secrees hormonais. Inclui ainda, ... certas reaes motoras, principalmente movimentos dos msculos faciais para produzir expresses (Kolb e Whishaw, 2002, pg. 432). Como toda emoo expressa um comportamento, o aluno C.G.S. relata um estado de motivao cada vez maior com o estudo do instrumento. Tem percebido que o esforo dispensado em aumentar o tempo de estudo se d devido sensao prazerosa que lhe acomete quando se v em condies de poder ler uma partitura e traduzi-la em som. Dessa forma, j tem conscincia do que necessrio fazer para realizar determinada msica escrita na pauta e compreende os mecanismos cognitivos envolvidos na transformao da emoo de tocar o instrumento, no prazer de ouvir o que ele prprio j consegue realizar. Quando o aluno C.G.S. menciona o termo sensao prazerosa o momento em que o professor recebe uma importantssima informao e que no pode, jamais, tratar como sendo um comentrio, simplesmente, normal de seu aluno. Quando os sentimentos esto associados a emoes, a ateno converge substancialmente para sinais do corpo, e h partes dele que passam do segundo para o primeiro plano de nossa ateno. (Damsio, 2004, pg. 180). Isso acontece porque o mecanismo cerebral das reas envolvidas na emoo e prazer foi ativado. Assim, torna-se imprescindvel mencionar o tlamo4, o hipotlamo5, o sistema lmbico6 e a rea pr-frontal7, que so grandes centros responsveis pela regulao dos processos emocionais e comportamentais do indivduo. ...a estimulao de certas reas do hipotlamo do homem desperta uma sensao de prazer, o que sugere sua participao tambm no componente central, subjetivo, da emoo. (Machado, 2002, pg. 276). Portanto, emoo e prazer so sinais importantssimos que o professor deve perceber e procurar manter ativo durante o processo de aprendizagem do aluno. Sobretudo, se o aluno for adolescente, pois, este j passa por uma ao natural de desenvolvimento hormonal mais intensa, prpria da idade. Logo, uma boa percepo dos sinais dados pelo aluno, pode fazer com que o professor promova uma ao maior no desenvolvimento das habilidades sensoriais, motivacionais e motoras desse aluno.

Cada um dos dois volumosos ncleos de substncia cinzenta localizados de cada lado da cavidade do 3 ventrculo e que representam uma das principais conexes das vias sensitivas (principalmente das vias pticas) para o crtex cerebral. (Manuila, 2003). 5 Pequena regio da base do crebro, situada na parede do 3 ventrculo e constituda basicamente de substncia cinzenta. o principal centro regulador da atividade autonmica. (Cosenza, 1998). 6 Conjunto de estruturas enceflicas que so importantes, entre outras funes, no controle dos processos emocionais, da funo endcrina e do sistema nervoso autnomo. (Cosenza, 1998). 7 Compreende a parte anterior no motora do lobo frontal. Est envolvida nas funes de planejamento em situao fsica e social do indivduo, manuteno da ateno e controle do comportamento emocional juntamente com o hipotlamo. (Machado, 2002).

NOVAS PERSPECTIVAS

A abordagem interdisciplinar desenvolvida com C.G.S. na presente pesquisa a primeira experincia metodolgica aplicada com base na interao Msica-Neurocincia no aprendizado do instrumento Clarinete. Tal procedimento j apresenta resultados muito positivos e demonstra a eficincia do mtodo e sua aplicao. Portanto, a promoo do desenvolvimento das funes cognitivas do aluno contribui para o crescimento e uma nova evoluo da educao musical no campo da interdisciplinaridade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: AZEREDO, Carlos Alberto Caetano. Fisioterapia Respiratria no Hospital Geral: Expanso, Reexpanso, Recrutamento Alveolar. 1. ed. So Paulo: Manole, 2000. BEAR, Mark F., CONNORS, Barry W., PARADISO, Michael A. Neurocincias: desvendando o sistema nervoso. 2. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2002. COSENZA, Ramon. M. Fundamentos de Neuroanatomia. 2. ed. Belo Horizonte: Guanabara/Koogan, 1998. DAMSIO, Antnio R. O erro de Descartes. 11. ed. So Paulo: Companhia Das Letras, 2004. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Mini Dicionrio Aurlio. 6. ed. Curitiba: Posigraf, 2004. KOLB e WHISHAW, B. I. Neurocincia do Comportamento. 1. ed. Manole, 2002 MACHADO, ngelo B. M. Neuroanatomia Funcional. 2. ed. So Paulo: Atheneu, 2002 MANUILA, L., MANUILA, A., LEWALLE, P., NICOULIN, M. Dicionrio Mdico. 9. ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 2003.

Вам также может понравиться