Вы находитесь на странице: 1из 9

WESLLEY ROCHA LOIOLA

O CORO NA TRAGDIA ANTGONA

Universidade de So Paulo
DATA: 01/06/2013

INTRODUO Nesse artigo irei discorrer sobre a funo do coro na tragdia grega com foco na tragdia Antgona, escolhi essa pea de Sfocles por ter um coro com muitas nuances h serem discorridas. Busquei escolher uma pea de Sfocles porque ao fazer o trabalho de Histria das Artes Cnicas 1, meu grupo teve de falar de Scrates e achei vrias coisas sobre o coro em sua tragdias, e ao apresentar para a sala, um dos alunos que tinha feito sobre squilo colocou esse autor como o maior explorador do coro nas tragdias, e disse que depois dele o coro tendeu a perder espao nas tragdias seguintes, o que eu discordo, o coro se transformou nos autores seguintes, ganho outros enfoques, chegou um momento em que sim, ele desapareceu, mas no foi algo que em Sfocles voc v perdendo fora. ele perde muito espao cnico, se comparado a squilo, mas sua funo bsica continua h existir. O tema coro foi algo difcil de pesquisar, poucas referncias, ento tentei com o material que eu tinha interpretar o coro de Antgona. E essa falta de material me fez pensar: porque no h vrios livros falando sobre o assunto sendo que uma tragdia sem coro no teria sua fora? A impresso que eu tenho ao buscar essa bibliografia que os pesquisadores querem analisar coisas que j foram ditas de vrias maneiras, e dizer de outras, todos querem falar do excesso de dipo, mas o coro deixado de lado.

A tragdia surgiu do coro trgico e que originariamente ela era s coro e nada mais que coro. (NIETZSCHE, 1999, p. 54). O coro a estrutura mais antiga da Tragdia Grega, estima-se que ele comeou na poca onde havia as festas a Dionsio, e depois foram agregando os outros elementos como linha narrativa e os personagens. O coro grego foi desaparecendo na historia da tragdia grega, no no sentido de perder importncia de um autor pro outro, e sim de mudar o foco entre eles. Em squilo existem apenas dois atores em cena e o coro tem uma importncia maior, o coro est ali para dizer muitas coisas do que acontecem, um personagem mais ativo. Em Sfocles, segundo Kitto, o coro perde um pouco de sua importncia, ele diz que o coro vira apenas um interldio aos acontecimentos, um objeto apensar lrico, eu discordo e tenho o apoio do Raymond Willians. De fato, h uma mudana na importncia do coro em Sfocles, mas ele ganha outra utilidade. Na Tragdia Antgona o coro tem uma importncia diferenciada. O coro tem uma estrutura que no so apenas um grupo de pessoas que respondem ao que perguntado: eles utilizam instrumentos para acompanhar seus dizeres, dizeres esses que podem caminhar no nvel da fala, recitativo e cantado, porque se voc pegar o texto grego voc ver que as falas do coro so todas metrificadas, mostrando que eram muitas vezes cantadas. Havia tambm a utilizao da dana para complementar o que estavam dizendo. Apesar de essa estrutura cnica ser uma caracterstica do coro, como imaginar isso no plano dramtico, independente do autor, e dizer ento que ele est ali apenas para distrair o publico enquanto no h ao entre os personagens? Por exemplo, nesse trecho do coro de Antgona:
Amor, invicto no combate, Amor dissipador de todas as riquezas, que aps vaguear nos mares e em recnditos esconderijos afinal repousas no doce rosto das moas em flor!

Nenhum dos imortais pode evitar-te nenhum dos homens de existncia efmera; e perde logo o senso quem te encontra. At os justos foras injustia, desnorteando-lhes o pensamento, e levas a essas lutas pais e filhos. Venceu o claro olhar da noiva bela, inspirador desse desejo igual s majestosas leis da natureza, joguete de Afrodite irresistvel. (SFOCLES, 2003, p.43)

Isso acontece logo aps que Creonte define que Antgona dever ser colocada numa caverna para alcanar a morte. Agora, como dizer que um trecho desses apenas um interldio? Ele tem uma grande relevncia dramtica, ela concretiza basicamente a estrutura de toda a pea. Nos versos: At os justos foras injustia/ desnorteando-lhes o pensamento,/ e levas a essas lutas pais e filhos fala sobre o embate de Creonte e Hmon, que discutem sobre o que seria certo segundo suas leis, enquanto o segundo mostra o outro lado da questo. O trecho cima fala sobre o amor, e por esse motivo que ocorre um embate entre pai e filho, porque Hmon ama Antgona e por causa disso entra em conflito com seu pai, primeiro tenta mostrar a ele o quanto irracional ele est sendo, para depois ir ao embate mais direto, escolhendo o lado de Antgona. Venceu o claro olhar da noiva bela j deixa de certo modo claro que Hmon ir atrs de Antgona e que nessa briga entre pai e filho, o amor pela noiva vencer, mesmo que Antgona e Hmon morram na caverna, eles ficaram juntos at o fim. O tema amor circunda por todo o trecho, ento ele tem a inteno de exaltar esse sentimento. Agora esse mesmo assunto dito num dialogo entre dois personagens teria o mesmo impacto que um coro danando e cantando? Como a dana do coro mimtica, e as palavras cantadas contm uma intensidade emocional proposital, o conflito, na verdade, encarnado, feito presente, feito pra comover (WILLIANS, 2010, p.59). Eu assisti pea

Barafonda da Companhia So Jorge de Variedades e eles utilizam a estrutura do coro em diversos momentos durante a pea e de maneiras diferentes, mas h um momento em que os atores representando um grupo de cabritas que danam e cantam querendo mostrar a devoo aos deuses. Se esse trecho da pea fosse feito com um ator dizendo as palavras que eles cantavam, a dramaticidade cnica no teria se elevado, como aconteceu, estando 15 pessoas cantando e danado com um batuque de alfaia ao fundo. Ento eu paro pra pensar nesse trecho elevando o amor e creio que no seria a mesma coisa feita por atores interpretando, a msica cantada e danada pelo coro coloca a encenao em outro plano que faz com que voc no apenas entenda a histria, mas sim, sinta o que esta sendo feito em cena. Nas tragdias o coro composto por determinado tipo de pessoas e em Antgona ele composto por ancios. Na fala de Creonte: E apenas vs fostes chamados entre o povo por emissrios meus, mandados de propsito, primeiro porque quando dipo era rei aqui, e aps a sua morte, a vossa lealdade inabalvel inda sustentou seus filhos. (SFOCLES, s/d, p.9). Na Grcia Antiga havia a Gersia, rgo composto por ancios gregos que comandavam o poder legislativo junto ao rei, ento imagino que essa escolha de tipo social tenha a ver com a ideia de mostrar as pessoas que assistem, que Creonte ao punir Antgona, mostra que no s apenas ele concordava com essa ideia e sim que parte do poder da cidade tambm aceitava, o que tira a ideia de vilo de Creonte e mostra que a deciso se tornou algo de carter pblico, e no algo no campo pessoal. Ou, como na citao cima, ele pode ter escolhido os ancios por terem sido pessoas que estavam em Tebas h muito tempo, desde Laio, e o fato dessas pessoas concordarem com a sua deciso iria mostrar as outras pessoas da cidade que se eles que viviam h tanto tempo na cidade e j viram tanta coisa acontecer, as pessoas podiam confiar em sua atitude de apoiar Creonte. E o detalhe deles serem ancios, e serem respeitados por Creonte, faz com que o rei mude de ideia em determinado momento da pea:
Creonte: E o teu conselho? Achas melhor que eu ceda agora? Corifeu: E sem demora, rei; a punio divina

caminha por atalhos e com ps velozes e logo alcana os que meditam ms aes. (SFOCLES, 2003, p.57)

o nico momento da pea em que Creonte muda de ideia, e isso porque o coro de ancios atravs do corifeu aconselhou-lhe isso, se fosse um coro de homens jovens isso no teria acontecido, porque como foi Tirsias que mostrou que a deciso dele teria consequncias ruins, e os ancios conhecem Tirsias h muito tempo e viram suas previses acontecerem, no tinha como Creonte ignorar o conselho do coro. H momentos tambm em que sim, o coro est apenas como interldio percebemos que as odes so perfeitamente cronometradas para que permitam intervalos de tempo para as mudanas de cena, de guarda-roupa e de atores, j que os mesmos atores desempenhavam vrios papi s. (SCHEIDT, 2010, p.52), mas no podemos dizer: a funo mais importante do coro a lrica (KITTO,1972, p.296) depois do que foi discorrido cima, sem o coro poderia ser criada outro tipo de espao no tempo para haver essas trocas, o coro tem uma importncia maior que isso. Os coros de Sfocles servem para informar o pblico do que aconteceu, em dipo Rei partes de sua trajetria falada pelo coro, por exemplo, nesse trecho de Antgona:
Nas sete portas, enfrentando os nossos, seus sete chefes foram derrotados, deixando as armas de macio bronze como tributo a Zeus rbitro nico da deciso de todas as batalhas -, exceto aqueles dois infortunados nascidos de um s pai e uma s me, que um contra o outro ergueram as espadas, ambos irresistveis, para enfim

compartilharem uma mesma morte. (SFOCLES, 2003, p.8)

Durante toda a pea Antgona fala da morte de seu irmo que precisa ser vingada, mas nas falas dos personagens no fica muito claro o que aconteceu, apenas que sabemos que ambos morreram e que ela quer vingar um deles, e nesse trecho o coro contextualiza o que aconteceu entre os dois irmos, isso ajuda para que o pblico tenha mais suporte para entender a pea Primeiramente ele esclarecia eventos passados e at mesmo futuros oferecendo suporte para que o pblico pudesse melhor compreender e acompanhar o enredo da estria. (SCHEIDT, 2010, p.51) Na Tragdia Grega o discurso entre os personagens algo importante, Creonte poderia simplesmente matar Antgona, mas ele abre um debate com a mesma deixando que ela exponha o seu lado da questo, isso tambm pode vir do fato que ela tambm da realeza e com outra pessoa ele no teria tido tanta pacincia, mas num geral a tragdia de Sfocles prioriza o discurso, e como assistir isso com os atores em cena com suas vozes impostadas atrs das mscaras sem algo que d alguma dinmica pra pea? ... os personagens colocam o discurso, a ao quase no acontece em cena, o coro serve tambm pra dinamizar isso. (SCHEIDT, 2010, p.54), ou seja, se no houvesse coro nas tragdias a pea ficaria palavras eternas sendo jogados para o pblico e no haveria uma exaltao daquilo que dito se no houvesse um coro.

CONCLUSO A proposta do semestre foi entrar no universo grego e achei que isso seria um tema morto em todos os sentidos, mas vi que gosto da fora cnica que um coro tem. Tivemos de fazer um trabalho de Prticas da Cena 1 de coro das Bacantes e percebi o quanto conseguimos por em prtica o que foi discorrido nesse trabalho: a musicalidade coloca todos em estado de ateno, o canto te obriga a estar em sintonia com o grupo, as partes coreogrficas acentuavam momentos do texto que s falado no teria o mesmo efeito, e o grande nmero de pessoas em cena fazendo isso tinha uma fora a parte, e esse exerccio me fez pensar no coro naquele poca, se ele tem essa fora agora feito por ns que no entendemos nada de coro, imagina pelos gregos que o inventaram? Nesse artigo fiz questo de mostrar que o coro no perde seus espao e valor em Sfocles, e apesar de no ter citado Eurpides, onde o coro aparece em momentos mais pontuais, no tem como dizer que um coro seja menos importante em um do que em outro, se tiver apenas um momento de coro durante toda a pea, j vlido porque sua fora cnica enorme.

REFERNCIAS KITTO, H. D. F. A Tragdia Grega. Armando-Amado, Coimbra: 2 v., 1972. SCHILLER, Friedrich. Teoria da Tragdia. So Paulo; EPU, 1991. NIETZSCHE, Friedrich. O Nascimento da Tragdia. So Paulo: Cia das Letras, 1999. SFOCLES. Antgona. Traduo: Mario da Gama Kury; Rio de Janeiro: Ed Civilizao Brasileira, 2003. WILLIANS, Raymond. Drama em Cena. Traduo: Rogrio Bettoni ; So Paulo: Cosac Naify, 2010. SCHEIDT, Dbora. Artigo: A muralha viva da tragdia grega: o coro e suas sutilezas. Revista NUPEM, agosto de 2010.

Вам также может понравиться