Вы находитесь на странице: 1из 7

INVESTIGAR A AO DA DANA NO MBITO ESCOLAR Carmem Meira1 Ao observar o desenvolvimento da dana, seus processos e, portanto sua ao no mbito escolar

verifica-se o quo vasto o campo para estudo e anlise do tema. Pode-se ento, de acordo com alguns estudos e observaes, obter respostas referentes a questes que norteiam esta pesquisa. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LBD/ 1996), as manifestaes culturais fazem parte dos processos formativos, os quais abrangem a educao. Estes processos desenvolvem-se em diversas reas da vida do homem, nos movimentos sociais, nas instituies de ensino entre outros. Desta forma, notria a ao da dana no processo educacional do indivduo, pois a mesma est inserida nas manifestaes culturais, contribuindo na formao do indivduo e agindo como fonte de estmulo educativo. A dana na escola pode ento ser entendida como fonte geradora de conhecimento, fazendo com que o ser humano se expresse e viva uma experincia esttica educativa na qual obtenha a compreenso e apreciao da arte e seus valores, sendo elemento importante para sua educao social. O papel do professor de dana nesse contexto deve ser o de buscar e discutir possibilidades, trabalhando o ensino da dana na viso atual, onde nada esttico, tudo vive em constante mudana e onde a arte e a vida esto totalmente ligadas, ultrapassando obstculos construdos entre a educao e a dana.
A arte hoje parte da vida das pessoas, est diluda nela quer atravs das camisetas com estampas de quadros de Van Gogh, da msica de Mozart nos comerciais de sabonete ou da bailarina clssica anunciando shakes dietticos, entre outras possibilidades; ela estende seus domnios para o cotidiano e com ele interage desestetizando-se, dessacralizando-se, mesmo no prometendo nada. A arte contempornea simplesmente um espao de aes extremamente mveis, no categorizveis, um sistema de relaes entre o convencionalmente artstico e no artstico, entre o artstico e o tcnico-industrial, entre artstico e reflexivo, entre a arte e a vida (FAVARETTO apud MARQUES, 1985, P. 98).

Professora de arte e educao, rea de dana no CMAE Anbal Bea SEMED/AM

A necessidade de profissionais qualificados na rea tambm importante para que seja levado um ensino adequado para a populao de baixa renda, pois somente profissionais com uma viso scio-educativa ampla, coerente e engajados com temas que promovam uma reflexo mais profunda sobre o tema podero trabalhar esta modalidade de forma a promover a educao social dessas pessoas. Conforme Santos (2003), devemos buscar entender como a dana pode propiciar a incluso, atravs de uma forma educativa com resultados transformadores. Para isso, incentiva-se a capacidade expressiva e o senso crtico de cada um sem com isso negligenciar o potencial do indivduo. O educador (profissional qualificado) ter papel de suma importncia nesta ao, pois caber a ele desenvolver um trabalho motivador de forma a envolver os alunos e obter os resultados esperados. Com isso podemos ver a importncia do professor, ele o principal influenciador e o facilitador nesta ao, pois dar ao aluno os direcionamentos necessrios para alcanar os objetivos propostos. Citando Marques (1999), o educador/ profissional de dana, deve ser sensvel ao universo de informaes que o mundo contemporneo dispe, sendo professor e artista ao mesmo tempo. momento de o professor buscar o novo para seus alunos de forma ousada e criativa, pois o aluno vive cercado de diversas informaes atravs da mdia e do universo globalizado em que vive. No se deve tratar o aluno como um simples repetidor de comandos, mas como um sujeito nico, como um ser que pode transformar o mundo atravs de suas aes, que sendo moldadas atravs do ensino de dana na escola, poder adquirir um universo de conhecimento essencial para sua vida social, familiar, enfim em todas as reas da sua vida. Tendo em vista o aprimoramento do ensino de dana na escola, Marques (1999) diz que se deve buscar um dilogo entre as instituies de ensino e o universo da criao contempornea para que haja uma ponte entre eles, sendo isto necessrio, pois a ideia de dana na escola formal ainda muito primitiva relativa ao universo de informaes que o mundo

contemporneo oferece.

Esta realidade tem mudado aos poucos em nosso pas, algumas secretarias de educao como SEDUC (Secretaria Estadual de Educao) e SEMED (Secretaria Municipal de Educao), criaram h alguns anos, ncleos de educao ligados diretamente com as escolas e a comunidade, fazendo uma ligao entre o mundo escolar e o mundo social em que est inserido, alm de desenvolver projetos que trazem para dentro das escolas salas de informtica onde o aluno pode se conectar com o mundo em questo de segundos e ter acesso aos mais variados temas culturais. No mundo globalizado em que se vive, pode-se ver claramente o impacto sobre a vida humana atravs das novas tecnologias e como o homem pode estabelecer uma relao com a mesma, influenciando-o em sua percepo, sentimentos e afetividade. Tambm se nota que devido a isso as informaes aumentam em grande velocidade, atravs da enorme circulao de noticias e conhecimento, influenciando totalmente a atividade humana, desta forma, pode-se entender por quais mudanas passa diariamente este aluno e pode-se ento estudar e analisar as formas de como envolv-lo neste processo da dana na escola. Dentro deste contexto, Marques (1999), tambm fala sobre as aes que devem ser desenvolvidas no mbito escolar, aes criativas e ldicas que sejam prazerosas, favorecendo desta forma exerccios de cidadania cultural, envolvendo todas as classes sociais tendo como foco a incluso social abrangendo o pas em que se vive e sua realidade. Podemos ver as inmeras possibilidades de dana na escola e o quanto suas aes podem levar o cidado a desenvolver suas potencialidades por meio de exerccios criativos, formando assim uma sociedade consciente de seus deveres e direitos, tambm contribuindo para a educao no pas. Desenvolvendo suas potencialidades atravs do vnculo arte-educao o cidado pode vir a se auto-realizar, preparando-se para o trabalho e assim exercer sua conscincia de cidadania. Cada movimento aprendido, estudado e vivenciado nesse ambiente escolar, consequentemente se torna material corporal no cotidiano do homem, tornando-o um cidado crtico e reflexivo no meio social.
Com o treino surge o desenvolvimento da sensibilidade para concretizar e discernir sobre o vasto material de valores estticos e

ticos, que vo sendo enraizados. Nesse momento acontece a incorporao de noes da ocupao do corpo no espao e de como empregar os movimentos de acordo com os fatores de tempo, peso e fluncia (LABAN apud MELLO, 1978, p.1).

As aes didticas trazem aos alunos o aprendizado, atravs de aes como observar, movimentar, ouvir, tocar e refletir, reforando deste modo o ensino, a aprendizagem e consequentemente o rendimento destes alunos. Essa didtica requer o estudo e a anlise da realidade de cada aluno inserido neste processo, pois muitos possuem um histrico familiar de drogas, alcoolismo e violncia. Dentro deste contexto vemos a importncia de se realizar um trabalho conscientizador que venha promover uma melhora significativa neste quadro.
O registro das aulas tambm de suma importncia para o trabalho do professor artista, atravs dele o professor poder desenvolver suas aes gerando fonte de recursos e ampliao de conhecimento para o aluno, que poder entender o funcionamento corporal e o movimento humano. Desse modo, o adolescente atingir, ao trmino do terceiro ciclo, patamares mais organizados de conhecimento com a incorporao e organizao de dados pessoais. Ao agrupar essas competncias, ele consegue se expressar corporalmente por meio das aes bsicas de movimento, de maneira espontnea, orgnica e natural. Alm disso, amplia estratgias de percepo, compreenso, busca, associao, cognio e anlise (PCN ARTE, 1998 apud MELLO, 2008, p.02).

fato observar que este vasto campo de estudos e anlises pode trazer atravs de seus resultados, uma srie de benefcios para o aluno, isso em diversas reas de sua vida, o que faz com que o mesmo possa atingir altos patamares de desenvolvimento. Podemos observar que nossos jovens e crianas hoje perecem pela falta de educao e cultura, ao analisar isso, Bregolato (2000) chegou a afirmar que este comportamento proveniente muitas vezes da educao familiar vem do desejo de expor suas prprias ideias e de assumirem sua autenticidade resultando em um comportamento agressivo como vemos atualmente. Hoje nas escolas, principalmente pblicas, vemos o reflexo da vida cotidiana dos alunos ser expresso atravs de um comportamento muitas vezes agressivo que transparece em seu rendimento escolar e no convvio social com colegas e professores, mostrando um verdadeiro descaso com a escola e com a sociedade.

Na maioria das vezes, todas essas questes ocorridas no mbito escolar, tm a ver com os adolescentes, devido s transformaes corporais pelas quais passam, influenciando tambm o lado psicolgico. Sobre isso, Marques (2003), fala que o corpo do adolescente esta se tornando adulto e que a mente passa, desta forma, por todo um processo que por um lado capta com facilidade o que est ocorrendo, mas por outro lado (o da mente), h ainda uma tentativa um pouco lenta de compreenso. A insero destes alunos em atividades scio-culturais pode trazer significativas mudanas neste quadro, desenvolvendo o senso crtico de cada um, suas responsabilidades com a sociedade e levando-os a conhecer com profundidade a arte da dana que fator de suma importncia nesta ao. Segundo Marques (2003) as atividades que proporcionem um dilogo respeitoso com o corpo do aluno, o ajudaro a enfrentar as transformaes ocorridas em seu corpo sem medo, sem preconceito, de forma amigvel e crtica. Trabalhando desta forma dana educao e incluso social, vemos como resultado uma ao educativa com a responsabilidade de trazer atravs da arte da dana a liberdade de corpos muitas vezes prisioneiros de si mesmos. O que se deve fazer trazer a essa populao um ensino de dana comprometido com o potencial criativo, construtivo e transformador que venha trabalhar de forma a contribuir culturalmente e socialmente, estruturando desta forma o ensino de dana em nosso pas. Todas essas aes desenvolvidas no mbito escolar devem estar totalmente ligadas ao mundo contemporneo que possui um universo de informaes e transformaes constantes, somente desta maneira que o ensino de dana na escola pode ser desenvolvido com eficcia, trabalhando a realidade de cada aluno. Falando sobre a realidade dos alunos, pode-se observar que hoje as crianas e adolescentes que convivem neste mundo atual, so totalmente desrespeitadas em sua integridade fsica e psicolgica, por pessoas de m conduta que se aproveitam muitas vezes da condio de pobreza dessas pessoas para lev-las ao universo das drogas, da violncia, da prostituio entre outros diversos males. Cabe muitas vezes a escola e aos professores,

tratar com cautela esses casos, pois muitas vezes os pais no tm tempo para seus filhos, devido ao trabalho que toma quase todo seu tempo, tambm se pode dizer que dever da sociedade zelar pela educao desses adolescentes, pois a mesma muitas vezes torna-se a primeira a agir com preconceito. O corpo est inserido neste universo de transformaes que o mundo em que se vive atualmente, o que faz com que o conhecimento tambm se transforme, porm as experimentaes deste corpo precisam tornar-se um movimento humano consciente, atravs do trabalho da dana na escola, onde o cidado ter uma melhoria em sua qualidade de vida ao vivenciar essas experincias do conhecimento que desenvolvero sua criatividade,

espontaneidade entre outros. V-se que um dos focos principais da dana na escola a transformao do homem em um ser pensante, buscando formas de contribuir em sua formao cultural, em seu aprendizado como um todo, cabendo ao professor ser o facilitador e o influenciador deste processo para assim alcanar os objetivos propostos. As atividades de dana realizadas no mbito escolar precisam estar ligadas s possibilidades corporais de cada aluno, utilizando movimentos livres, permitindo ao aluno criar e recriar, resgatando a espontaneidade dos gestos, levando o educando a conhecer-se e a movimentar-se conscientemente. necessrio pensar neste corpo danante, no bastando apenas fazer ou realizar tarefas, mas refletindo sobre o mesmo, esclarecendo as aes realizadas, adotando uma postura crtica para a obteno de bons resultados ao ensinar a dana de forma alegre e prazerosa, aliada a uma boa base terica. Este trabalho motivador constitui-se em levar o aluno a refletir sobre o que est fazendo e entender os movimentos executados no pela forma lgica, mas atravs de sensaes internas. Sobre isso, Bertazzo (1998), diz que o aparelho locomotor no deve ser negligenciado, mas observado e estudado em suas particularidades, proporcionando prazer atravs das mltiplas informaes nele contidas, sabendo que este rgo do movimento pode ser reeducado em sua estrutura bastando-lhe despertar sua memria.

Toda esta reflexo a pensar sobre o seu corpo e seus movimentos, levar o aluno a se predispor aos exerccios, pois somente quando todos os seus sentidos estiverem despertados que o aluno estar motivado para este trabalho que com certeza provocar as mudanas necessrias em suas atitudes consigo mesmo e com o mundo ao seu redor. Observa-se tambm que o corpo que dana socialmente construdo e que necessrio que este corpo seja trabalhado atravs de propostas educacionais que o levem a sua autonomia, desta forma, levando o aluno a desenvolver seus potenciais criativos e ampliando seu conhecimento, fortalecendo pontes entre a dana, a educao e a sociedade. Segundo Marques (2003), a educao crtica por meio da dana se relaciona com a sociedade em que vivemos, pois hoje perceptvel notarmos a influncia social, cultural e poltica que o corpo exerce e isso fala de dana. Sabe-se que dificuldades e obstculos existem, porm eles serviro como alavanca para enriquecer o trabalho de dana-educao que aqui se prope, pois todo elemento novo, pode contribuir neste processo que possui fontes hbridas. Sobre isso, Santos (2003) afirma que toda a diversidade e as diferenas encontradas no contexto social, no se constituem em apenas barreiras para que se cumpra uma ao educativa, ao contrrio disto, trazem fator de enriquecimento e formao da sociedade. Ao aprofundar nesta questo de dana e sociedade, v-se que ainda h muito que se discutir, porm os meios encontrados j so um bom comeo para que haja uma boa integrao.

Вам также может понравиться