Вы находитесь на странице: 1из 5

1

JOS DIMAS DA PAIXO SILVA

A HISTRIA E AS CORRENTES HISTORIOGRFICAS

2 A HISTRIA E AS CORRENTES HISTORIOGRFICAS A Histria surge, no sculo XIX, dentro do campo da Filosofia, como disciplina de Filosofia da Histria e j no sculo XX, dela desliga-se para se tornar Cincia, e passa a constituir seus prprios mtodos de investigao, a exemplo das demais disciplinas, as chamadas, Cincias Humanas. (CHAU, 2002, p 43 e 44) Segundo Magnoli (2003, p. 8 e 9), Toda a cincia est embebida de poltica. [...] nas cincias humanas a poltica e a ideologia esto presentes no prprio processo de produo de conhecimento, j que elas so a matria-prima de trabalho do cientista. Por isso que a historiografia, no processo de construo da Histria, at se tornar disciplina autnoma e ser inserida nos currculos escolares, sofreu polmicas transformaes de cunho poltico, como tambm, influncias de pensamentos ideolgicos e filosficos, como de forma aconteceu nos sculos XIX e XX. Primeiro na concepo de uma Histria Tradicional Positivista, e depois, com a chamada, Renovao Historiogrfica, do Marxismo e do Grupo de Annales, a saber: POSITIVISMO - Corrente historiogrfica influenciada pelo pensamento filosfico de Auguste Comte, e por outra corrente, o Idealismo alemo, prope um modelo de Histria Tradicional, preocupados em cientificar a histria do pensamento e do estudo humano, sugere a busca de fatos passados, limitados em si, numa temporalidade linear. Considerando que o conhecimento se explica por si, exige a neutralidade do historiador, separando-o de sua obra, a fim de tornar a histria uma cincia, a exemplo da Fsica. Cabendo ao historiador somente coletar e recuperar os documentos escritos (Oficiais e do Estado), fazer uma anlise minuciosa, sem interpret-los, para se chegar a uma verdade nica e absoluta. Com a ausncia de uma sntese histrica, a Histria torna-se uma histria de puros fatos isolados, de grandes eventos, grandes heris, grandes personalidades, grandes imprios e dinastias. Nesse tipo de modelo o sujeito a-histrico, isolado da sociedade. No Brasil, o ensino de Histria foi introduzido de acordo com essa abordagem, permanecendo assim por dcadas. (UNIVERSIDADE NORTE DO PARAN, 2007, P. 78) RENOVAO HISTORIOGRFICA Renovao de contraposio ao Positivismo, iniciada a partir do final do sculo XIX e metade do sculo XX, ocasio em que a

3 Europa passava por grandes crises tanto, ideolgicas como sociais. Na poltica internacional, as repercusses da Revoluo Russa, das sociedades de massa, das Ditaduras Nacionais, abalam a estrutura liberal nacionalista e enfraquece a hegemonia europia, ento surgem novas potncias como os EUA, a Rssia, o Japo e a China. E Isso fez com que os historiadores abandonassem o antigo modelo de histria tradicional, e passassem a adotar uma em que concebia o homem como sujeito e objeto da histria, sob a influncia de seu prprio tempo, impondo a ele a sua insero na histria, e isso vem mantendo-se at hoje, com o Marxismo e o grupo dos Annales. MARXISMO O alemo Karl Marx, durante o final do sculo XIX, observou que a sociedade estava sendo explorada pelo capitalismo e cria uma nova metodologia, cuja ideologia era compreender a realidade e transform-la, propondo uma revoluo do proletariado, que, atravs de um processo descontnuo socioeconmico da histria conhecida como materialismo histrico, na qual, as condies socioeconmicas da sociedade, seria a infra-estrutura, adaptadas a ela as instituies polticas, ideolgicas e culturais, que seriam a superestrutura. O antagonismo entre as foras produtivas e as relaes de produo, induziria a luta de classes e as transformaes sociais, que seriam o motor da histria. Com esse processo dialtico entre foras dominantes (a burguesia -TESE) e os dominados (os operrios ANTTESE), surgiria uma nova classe (o proletariado SNTESE), como um novo modo de produo (o socialismo). O historiador passa ser o sujeito e objeto da histria e os fatos histricos deixam de ser vistos isoladamente e centram-se, de forma mais concreta voltados para o coletivo e social , abrangendo os acontecimentos polticos, econmicos, sociais, antropolgicos etc , e numa temporalidade focada no presente, ligando-o ao passado. Nesse contexto total da sociedade, o fato histrico chega sua essncia (o pensamento concreto). GRUPO DOS ANNALES O Grupo dos Annales tem incio em 1929, com a fundao da revista: Histria Econmica e Social, por Lucien Febvre e Marc Bloch, introduz uma atualizao no mtodo historiogrfico. A cientificidade da histria atravs da histria problema, colocar problemas e levantar hiptese, o uso do mtodo regressivo, interrogar o passado a partir do presente, e do Trabalho em Equipe inserindo a histria no contexto das outras cincias, em contraposio ao fato individual. Tambm coloca o homem como objeto da histria , tomado no quadro das sociedades das

4 quais membro. Exige que o fato histrico no se limite aos documentos escritos, mas que se amplie, buscando outras fontes. Para tal, insere o historiador em seu tempo histrico de maneira que ele sendo homem, passe a exprimir o homem em suas vrias atividades, gestos, maneiras de ser etc. Apresentando uma integrao entre os fatores econmicos, sociais, polticos e militares. A inovao metodolgica seria uma histria que buscasse leis prprias, com base nos dados coletivos de massa. Bloch, tambm usa o mtodo comparativo da sociedade europia com outras sociedades. Mais tarde, Braudel, devido multiplicidade do tempo social, prope aos historiadores que observem trs tipos de tempo: curto, mdio e longo, com destaque para a histria de longa durao: a ESTRUTURA, devido s mudanas ocorrem em tempos, em sculos e em longas geraes. J na CONJUNTURA, a histrias de eventos e acontecimentos, seria num tempo mais rpido. Permanece o interesse pela histria global e total da sociedade de Bloch/Febvre. Com a preocupao das noes de civilizao e de cultura, busca na Antropologia a concepo de rea cultural, na qual gira o domnio da civilizao. Essa concepo de histria da humanidade passa a considerar o homem em toda sua complexidade, portanto, nega a unilateralidade da histria. No Brasil, somente no fim dos anos 60 e na dcada de 1970, com o desenvolvimento dos Cursos de Ps-Graduao, foi que os trabalhos acadmicos, em suas teses e dissertaes, passaram a criticar a produo do conhecimento histrico, fundamentado no Positivismo, a exemplo do marxismo e do grupo dos Annales. E isso, mais tarde, de forma gradual, foi refletindo-se nos livros didticos. Em suma, tanto a Corrente Marxista como a dos Annales contrapem-se e rejeitam a Histria Tradicional do Positivismo. Para tal, ambas propem novos mtodos histricos: uma histria total, mais votada para o coletivo e social, interagindo com as demais cincias do homem, com uma vinculao histrica voltada para o presente. Para uma histria cientfica, os Annales sugerem o aproveitamento de outros campos do conhecimento ligado ao homem e ao social em torno de problemas dos diversos setores da sociedade. J o Marxismo apresenta uma teoria cientfica, de conceitos bsicos, com base na anlise das diferentes formaes sociais, de uma sociedade em movimento girando em torno do modo de produo.

5 A fuso da confluncia dessas duas correntes j ntida na nova historiografia europia, como a Moderna Histria Social inglesa e a Nova Histria francesa, abordando temas relacionados histria social, cultural e cotidiano, e que, de certa maneira, j pode ser percebido tambm na historiografia brasileira.

REFERNCIAS CHAUI, Marilena. Convite Filosofia. 12. ed. So Paulo: tica, 2002. MAGNOLI, Demtrio. O Mundo Contemporneo: Relaes Internacionais 1945-2000. So Paulo: Moderna, 2003. UNIVERSIDADE NORTE DO PARAN. Gradao em Histria na modalidade distncia Licenciatura: mdulo 1. Londrina: UNOPAR, 2007.

Вам также может понравиться