Вы находитесь на странице: 1из 17

Curso de Qualificao Bsica em Refrigerao e Ar Condicionado a Distncia - IFSC - So Jos 1

REA DE REFRIGERAO E AR CONDICIONADO CURSO DE FORMAO INICIAL E CONTINUADA EM REFRIGERAO E AR CONDICIONADO


Condensador Vlvula reversora

Evaporador

Compressor

MDULO 2 - PARTE 2
SISTEMAS DE REFRIGERAO E CLIMATIZAO
ABRIL DE 2012

Curso de Qualificao Bsica em Refrigerao e Ar Condicionado a Distncia - IFSC - So Jos 2

1. Anlise do ciclo de compresso padro


Um ciclo de refrigerao pode ser analisado em termos de sua eficincia energtica atravs do coeficiente de performance, COP. O COP comumente utilizado para se avaliar a relao entre a capacidade de refrigerao obtida e o trabalho gasto para tanto, podendo ser definido desta forma como:
E Q C W

COP=

(1.1)

Onde QE a capacidade (ou potncia) de refrigerao [kW] Wc a potncia de compresso [kW] . Observe que o COP uma relao entre duas grandezas que possuem a mesma unidade [kW], desta forma o COP no ir possuir uma unidade, sendo denominado adimensional (sem unidade de medida) e representando apenas uma relao (uma vez, duas vezes, trs vezes, etc.). Para exemplificar suponha que tenhamos calculado a potncia de compresso como sendo 4kW e a capacidade de refrigerao em 12kW. O COP deste sistema ento 3,0. A potncia de compresso e a capacidade de refrigerao podem ser obtidas por meio de um balano de energia no compressor e no evaporador respectivamente. Este balano de energia realizado sobre um volume de controle (VC) sobre estes dois elementos. Para fins de simplificao exemplificamos para voc, a utilizao destas grandezas nos exerccios a seguir:

Curso de Qualificao Bsica em Refrigerao e Ar Condicionado a Distncia - IFSC - So Jos 3

1) Seja um fluxo de 0,5 kg/s de fluido refrigerante com entalpia especfica de 140kJ/kg entrando num evaporador. Ao sair o fluido tem uma entalpia especfica de 240 kJ/kg. Calcule qual a capacidade de refrigerao deste trocador. R. Considerando um balano de energia sobre um volume de controle sobre o evaporador temos:
me . h e +QE =m s . hs 0,5 .140 +Q E =0,5. 240 E =0,5 ( 240 100 )=0,5. 140 = 70 kW Q

2) Suponha agora que este fluido refrigerante ingressou no compressor e recebeu uma potncia de 20kW de compresso. Qual a entalpia especfica do fluido na sada? R. Considerando novamente um balano de energia sobre um volume de controle que envolve o compressor temos:
c =m W h2 m h1 20 =0,5 . h2 0,5. 240 20 =0,5 h2 120 140 h2= = 280 kJ / kg 0,5

Acho que se eu aplic ar isto que aprendi no prximo exerc c io vai fic ar mais fcil !

R AC

O coeficiente de performance tem a funo de verificar o quanto o sistema eficiente quando comparado com um ciclo de compresso ideal, conhecido como ciclo de CARNOT, definido no prximo item.

Curso de Qualificao Bsica em Refrigerao e Ar Condicionado a Distncia - IFSC - So Jos 4

CARNOT estabeleceu que nenhum sistema operando entre duas temperaturas diferentes ter um COP superior ao definido pela equao 1.8, onde as temperaturas devem ser dadas em Kelvin. Ou seja, o COP de Carnot o COP mximo terico que poderia ocorrer.
TE TC T E

COP CARNOT =

(1.2)

Considere um sistema com temperatura de evaporao de 12C e de condensao de +42C. Nesse caso temos que converter -12C para Kelvin. Basta adicionar 273 ao valor da temperatura em graus Celsius. Logo -12C equivalente a 261K. Para a temperatura de condensao de +42C adotamos o mesmo procedimento. Logo +42C equivalente a 315K. Aplicando esses valores na equao 1.2 temos:

Nesse caso, observe que o COP de Carnot calculado como sendo igual a 4,83. Se calcularmos o COP do ciclo vamos obter 3,76. Para esse exemplo, o clculo do COP utilizando-se das tabelas de propriedades e diagramas presso versus entalpia nos d o valor de 3,76. Esse valor evidentemente menor que o COPmximo de Carnot, que uma situao idealizada. Podemos definir o conceito de EFICINCIA desse sistema como uma relao entre o COP real e o COP de Carnot.

Ou seja o ciclo real calculo pelas tabelas tem 78% da eficincia do ciclo mximo possvel (Ciclo de Carnot).

Curso de Qualificao Bsica em Refrigerao e Ar Condicionado a Distncia - IFSC - So Jos 5

Um outro ciclo muito comum na prtica de refrigerao o ciclo com superaquecimento do fluido refrigerante sada do evaporador. Este ciclo tem como objetivo garantir que no compressor somente entre vapor, uma vez que a entrada de lquido no mesmo pode provocar srios danos ao seu funcionamento. Para efetivar-se este superaquecimento, muito comum nos refrigeradores domsticos, colocar em contato a tubulao quente do fluido saindo do condensador, com a tubulao fria do fluido saindo do evaporador. Este contato funciona como um trocador de calor. Alm desta vantagem de garantir a entrada de fluido superaquecido no compressor, esta configurao melhora a eficincia do ciclo para fluidos como o R12 e o R134a, alm de eliminar a condensao da umidade do ar ambiente na linha de suco, que pode ser muito desagradvel e prejudicial a conservao do refrigerador. A figura 1.11 ilustra este tipo de sistema.
CALOR P ARA MEIO EXT ERNO 3
CONDENSADOR

1
CALOR

3 4

FLUIDO 1
EVAPORADOR

COMPRES S OR POT NCIA DE COMPRES S O

DIS POS IT IVO EXP ANS O

CALOR DO MEIO INT ERNO

Figura 1.11 Sistema de refrigerao com superaquecimento. Pode-se representar este sistema num diagrama presso versus entalpia conforme visualizado na Figura 1.12.
PRES SO (KP a)

LIQ.S UBRESFRIADO

Pc

3 3
S AT URAO VAPOR S UPERAQUECIDO

P e

ENT ALPIA (kJ/kg)

Figura 1.12- Diagrama presso versus entalpia para um ciclo com superaquecimento.

Curso de Qualificao Bsica em Refrigerao e Ar Condicionado a Distncia - IFSC - So Jos 6

Nesta figura, pode-se notar que a entrada do compressor ocorre com o fluido no estado de vapor superaquecido, enquanto a entrada no dispositivo de expanso ocorre no estado de lquido sub-resfriado. O COP deste sistema pode ser calculado por: (h1 h4 ' ) (h2 ' h1 ' )

COP =

(1.3)

Observamos que o valor de h1 lido no diagrama presso versus entalpia na regio de superaquecimento (Figura 1.10)

Jamais algum concordar em rastejar se sentir um impulso para voar. Helen Keller

1.2 Sistema de refrigerao por absoro


Vamos agora, estudar um pouco sobre a refrigerao por absoro. A refrigerao por absoro foi descoberta por Nair em 1777, embora o primeiro refrigerador comercial deste tipo, s tenha sido construdo em 1823 por F. Carr. O funcionamento da refrigerao por absoro se baseia no fato de que os vapores de alguns fluidos refrigerantes conhecidos so absorvidos a frio, em grandes quantidades, por certos lquidos ou solues salinas. Se esta soluo formada (vapor de refrigerante mais lquido absorvente), aquecida, verificamos uma separao entre o lquido e o vapor, onde o vapor pode ser evaporado e aproveitado para produo de frio, como nas instalaes de compresso a vapor. Na figura 1.12, ilustramos um sistema de absoro tpico.

Curso de Qualificao Bsica em Refrigerao e Ar Condicionado a Distncia - IFSC - So Jos 7

SOLUO

VAPOR NH A ALTA PRESSO


3

CALOR

CONDENSADOR GERADOR

CALO R VAPOR NH A BAIXA PRESSO


3

ABSORVEDOR

EVAPORADOR

BOMBA

CALOR

Figura 1.12 Esquema tpico de um sistema de absoro que se utiliza de amnia como fluido refrigerante O sistema de refrigerao por absoro mais comum aquele que usa amnia (NH3) como fluido refrigerante e a gua como absorvente. Estas mquinas tm muitas vantagens. Quer saber quais so? Pois bem, elas utilizam energia trmica em lugares onde a energia eltrica mais cara. A energia trmica necessria pode ser obtida de uma chama de gs, um aquecedor eltrico ou um bico de querosene. O sistema por absoro no apresenta partes internas mveis o que lhe garante um funcionamento silencioso e sem vibrao. O ciclo de absoro similar em certos aspectos ao ciclo de compresso de vapor. Um ciclo de refrigerao opera com o compressor, o condensador, a vlvula de expanso e o evaporador. O sistema de absoro primeiro absorve vapor de baixa presso em um lquido absorvente apropriado. O passo seguinte elevar a presso do lquido com uma bomba, e o passo final liberar o vapor do lquido absorvente por adio de calor. O ciclo de compresso de vapor depende de trabalho mecnico para movimentao do fluido refrigerante. O ciclo de absoro, para funcionar depende do fornecimento de calor que libera o vapor do lquido de alta presso. O vapor de baixa presso do evaporador absorvido por uma soluo lquida no absorvedor. Se esse processo de absoro fosse executado adiabaticamente, a temperatura da soluo iria subir e eventualmente a absoro de vapor poderia cessar. Para perpetuar o

Curso de Qualificao Bsica em Refrigerao e Ar Condicionado a Distncia - IFSC - So Jos 8

processo de absoro o absorvedor resfriado por gua ou por ar, que finalmente rejeita esse calor para a atmosfera. A bomba recebe o lquido de baixa presso do absorvedor, eleva a sua presso, e a entrega ao gerador. No gerador, calor de uma fonte de alta temperatura expulsa o vapor que tinha sido absorvido pela soluo. A soluo lquida retorna para o absorvedor por uma vlvula redutora com objetivo de manter as diferenas de presso entre o gerador e o absorvedor.

1.2.1 Sistema de absoro para refrigerao domstica


O sistema de congelamento do refrigerador gs (por absoro) se processa por meio de um certo nmero de vasos de ao e tubos soldados conjuntamente para formar um sistema hermeticamente vedado. Todos os espaos do sistema esto em comunicao irrestrita, de modo que todas as partes esto mesma presso total. A carcaa inclui uma soluo de guaamnia com poder de aproximadamente 30% de concentrao (amnia em peso) e hidrognio. Os elementos do sistema incluem um gerador (s vezes chamado caldeira ou alambique), um condensador e absorvedor. Na figura 1.13, voc tem a ilustrao de um sistema de absoro para uso domstico.

Curso de Qualificao Bsica em Refrigerao e Ar Condicionado a Distncia - IFSC - So Jos 9

Figura 1.13- Sistema de absoro para uso domstico O calor aplicado por meio de um queimador de gs ou outra fonte de calor, para expulsar a amnia da soluo. O vapor de amnia, assim gerado, flui para o condensador. No caminho do fluxo de amnia, do gerador para o condensador, so colocados um analisador e um retificador. Algum vapor d'gua ser levado junto com o vapor de amnia do gerador. O analisador e o retificador servem para remover esse vapor d'gua do vapor de amnia. No analisador, a amnia passa, atravs de uma forte soluo que est em seu caminho, do absorvedor ao gerador. Isso reduz a temperatura do vapor gerado o suficiente para condensar o vapor d'gua, e o calor resultante da soluo forte expulsa algum vapor de amnia, sem fornecimento adicional de calor. O vapor de amnia passa ento atravs do retificador, onde a pequena quantidade residual de vapor d'gua condensada pelo resfriamento atmosfrico e drenada para o gerador por meio do analisador. O vapor de amnia, que ainda est quente, passa pela seo do condensador, onde liquefeito pelo ar frio. O condensador fornecido com palhetas para essa finalidade. A

Curso de Qualificao Bsica em Refrigerao e Ar Condicionado a Distncia - IFSC - So Jos 10

amnia assim liquefeita flui em direo ao evaporador. Um retentor de lquido interposto entre o condensador e o evaporador impede que o hidrognio entre no condensador. O gs hidrognio entra na seo inferior do evaporador e corre para cima, em contra fluxo com a amnia lquida que corre para baixo. O objetivo da introduo de uma atmosfera de hidrognio acima de amnia lquida no evaporador reduzir a presso parcial do vapor de amnia de acordo com a Lei de Dalton das Presses Parciais. Conforme a lei de Dalton, a presso total de uma mistura gasosa igual soma das presses parciais dos gases isolados. Consequentemente, no evaporador a presso parcial do vapor de amnia menor que a presso total devido a presena de presso parcial do hidrognio. Quanto menor a presso do vapor de amnia, maior a evaporao da amnia, com consequente absoro e resfriamento do ambiente, que est em um compartimento bem isolado. A mistura gasosa do hidrognio e vapor de amnia pesada, formada no evaporador, deixa o topo deste e passa para baixo atravs do trocador de gs quente para o absorvedor. Sendo o peso do gs proporcional a seu peso molecular, e o peso da amnia sendo 17, o peso molecular do hidrognio 2, o peso especfico do gs forte maior do que o gs fraco. Essa diferena em pesos especficos suficiente para iniciar e manter a circulao entre o evaporador e o absorvedor. Do absorvedor, a soluo de gua-amnia forte flui atravs do trocador de lquido quente para o analisador e a seguir para a cmara de lquido forte do gerador.

Sabendo que em um recipiente temos misturado oxignio e nitrognio, e que as presses parciais de cada gs so respectivamente de 100 kPa e de 200 kPa, qual a leitura no manmetro deste cilindro? temos: ptotal = pO2 + pN2 = 100 kPa + 200 kPa = 300 kPa Lembra-se da lei de Dalton? Pois , ela afirma que a presso total num sistema ser a soma das presses parciais de cada gs nele contido. Desta forma

Curso de Qualificao Bsica em Refrigerao e Ar Condicionado a Distncia - IFSC - So Jos 11

RESUMO BSICO

Neste captulo 1 foram apresentados para voc os principais aspectos ligados refrigerao, sua classificao e um breve histrico. Foi apresentado o ciclo de refrigerao por compresso mecnica de vapores, seu funcionamento e os clculos necessrios para determinar as trocas de calor no evaporador e condensador e a potncia de compresso, finalizando com o clculo do rendimento do ciclo representado pelo COP. Neste captulo tambm se descrevemos dois outros sistemas para produo de frio, a refrigerao por absoro e a refrigerao termoeltrica. Vamos agora, resumidamente lembrar do tpico que estudamos? Refrigerao: Processo de resfriamento ou retirada de calor. Uso de gelo para refrigerao: Os primeiros refrigeradores domsticos utilizavam gelo na parte superior do gabinete para produo de frio. Bactrias: Com a inveno do microscpio, em 1683, foi possvel observar que a reproduo das bactrias era responsvel pela degradao dos alimentos. O frio diminui a reproduo destas bactrias retardando a sua deteriorao.

Curso de Qualificao Bsica em Refrigerao e Ar Condicionado a Distncia - IFSC - So Jos 12

Gelo artificial: A primeira experincia utilizando ter para produo de gelo foi realizada por William Cullen em 1755. A primeira mquina para produo de gelo utilizando ter foi patenteada por Jacob Perkins em 1834. CFCs: Os clorofluorcarbonos so substncias produzidas em laboratrio que substituram os refrigerantes utilizados at ento principalmente a amnia. Hoje sabemos que esses de refrigerantes agridem a camada de oznio da terra e esto sendo substitudos por fluidos refrigerantes sem a presena do cloro em sua formulao tal como o R134a. Estes novos refrigerantes so ditos ecolgicos. Classificao da Refrigerao: Para efeito de estudo, podemos dividir a refrigerao em domstica, comercial, industrial, para transporte e condicionamento de ar. Ciclo de refrigerao por compresso mecnica de vapores: o principal sistema para refrigerao composto por condensador, dispositivo de expanso, evaporador e compressor. O refrigerante lquido entra no evaporador a baixa presso evaporando e produzindo frio. O compressor succiona o fluido do evaporador, eleva a sua presso e o bombeia para o condensador onde resfriado mudando de fase. Na vlvula de expanso o fluxo restringido ocorrendo uma queda na presso para aquela do evaporador. Potncia de Compresso: Em um ciclo padro de refrigerao com fluxo contnuo de refrigerante dada por:
c =m W h2 m h1

Capacidade de refrigerao: Representa a velocidade com que o calor absorvido no evaporador. A unidade no SI o kW.
E =m Q ( h 1 h4 )

Curso de Qualificao Bsica em Refrigerao e Ar Condicionado a Distncia - IFSC - So Jos 13

Potncia de condensao: Representa a velocidade com que o calor rejeitado no condensador. Pelo princpio da conservao da energia este valor deve ser a soma da potncia absorvida no evaporador mais a potncia de compresso. Podemos calcular o valor da potncia de condensao pelo fluxo de massa e das entalpias:
C =m Q ( h 2 h 3)

COP: Representa a eficincia do ciclo. a relao entre a taxa de calor retirada no evaporador (potncia de refrigerao) e a potncia de compresso.
E Q COP= WC

COP de Carnot: Representa o mximo de rendimento possvel em um ciclo de refrigerao, e dado por:
COP CARNOT = TE TC T E

As temperaturas devem ser expressas em Kelvin. Ttulo: Representa a relao entre a massa de vapor e a massa total do refrigerante, ou seja o percentual de vapor presente no fluxo. Na sada do evaporador em um ciclo padro temos somente vapor, conseqentemente o ttulo 1,00 (100%). Fluido saturado: Para cada presso a que o fluido submetido, corresponde uma determinada temperatura de mudana de fase que constante at que todo o fluido evapore ou condense. Os valores da saturao esto indicados na tabela de propriedades termodinmicas ao final desta apostila. Vapor superaquecido: Quando no final do evaporador aps todo o lquido ter evaporado continua o aquecimento fazendo com que a temperatura do fluido ultrapasse a temperatura de saturao.

Curso de Qualificao Bsica em Refrigerao e Ar Condicionado a Distncia - IFSC - So Jos 14

Lquido sub-resfriado: Quando na sada do condensador todo o vapor for resfriado alm do ponto de saturao em que todo o vapor j est na fase lquida. Ciclo padro: o ciclo de refrigerao por compresso de vapores em que o vapor deixa o evaporador no estado saturado e o lquido deixa o condensador tambm no estado saturado. Ciclo com superaquecimento: o ciclo utilizado na prtica, na sada do evaporador o vapor est superaquecido garantindo que nenhum fluido no estado lquido entre no compressor o que resultaria no chamado golpe de lquido. Diagrama p-h: a representao em forma grfica das propriedades de um fluido refrigerante. Tambm podemos acompanhar neste diagrama o caminho percorrido pelo fluido nos vrios processos que ocorrem no ciclo de refrigerao. Refrigerao por Absoro domstica e comercial: Algumas substncias so capazes de absorver gases. Por exemplo, a gua absorve amnia quando fria e a desprende quando aquecida. Utilizando este princpio foi possvel construir equipamentos domsticos e comerciais para produo de frio. A vantagem deste processo o uso de energia trmica utilizando um fluido combustvel para manter o processo, em locais onde no se dispe de energia eltrica constitui uma soluo.

Curso de Qualificao Bsica em Refrigerao e Ar Condicionado a Distncia - IFSC - So Jos 15

Agora hora de exercitar o crebro !

RAC

Com o resumo tudo fica mais fcil, no ? A seguir preparamos alguns exemplos para voc testar seus conhecimentos.

EXERCCIOS DE APLICAO
1) O enrolamento do capilar na tubulao de entrada do compressor deve-se: a) economia de espao do refrigerador b) para impedir a entrada de lquido no compressor e garantir que no capilar s entre lquido refrigerante c) para evitar a presena de lquido no condensador causando rudo excessivo d) para evitar refrigerante lquido em excesso no evaporador e) para dificultar o efeito de dilatao no evaporador 2) O calor dissipado no condensador deve ser igual: a) ao calor de compresso b) ao calor rejeitado pelo dispositivo de expanso c) ao calor perdido pelo meio sendo refrigerado d) ao calor ganho pelo condensador e) ao calor recebido no processo de compresso mais o calor retirado no evaporador 3) Um sistema de refrigerao domstico trabalha com R12 com Temperatura de evaporao de 14 graus Celsius e temperatura de condensao de 40 graus Celsius. Sabe-se que a entalpia de entrada no compressor de 345 kJ/kg , a entalpia de sada do compressor

Curso de Qualificao Bsica em Refrigerao e Ar Condicionado a Distncia - IFSC - So Jos 16

de 380 kJ/kg. A entalpia de sada do condensador de 238 kJ/kg que igual a entalpia de entrada no evaporador. O COP deste sistema : a) 3,05 b) 4,12 c) 2,15 d) 4,89 e) n.da 4) No diagrama p-h a seguir qual a nica alternativa incorreta:
LIQ.S UBRES FRIADO

PRES S O (KP a)

Pc

3 3
S AT URAO VAP OR S UPERAQUE CIDO

P e

ENT ALPIA (kJ/kg)

a) A regio de saturao contm em seu interior um mistura de fluido refrigerante de lquido mais vapor b) O fluido refrigerante vapor superaquecido tem a temperatura superior temperatura de saturao, numa mesma presso c) O fluido refrigerante lquido sub-resfriado pode ser obtido atravs do enrolamento da tubulao de sada do condensador na tubulao de entrada do compressor; d) O sistema de refrigerao representado neste diagrama funciona em 3 nveis de presso: presso de evaporao, presso de condensao e presso de saturao; e) No processo de condensao, o fluido refrigerante libera calor para o meio exterior

Curso de Qualificao Bsica em Refrigerao e Ar Condicionado a Distncia - IFSC - So Jos 17

5) Na figura a seguir analise a alternativa incorreta


CALOR PARA MEIO EXT ERNO 3
CONDENSADOR

1
CALOR

3 4

FLUIDO 1
EVAPORADOR

COMPRES S OR POT NCIA DE COMPRES S O

DIS POS IT IVO EXP ANS O

CALOR DO MEIO INT ERNO

a) a figura representa um sistema de refrigerao industrial b) o enrolamento da tubulao de sada do condensador na de entrada do compressor pode aumentar o COP do sistema c) o enrolamento da tubulao de sada do condensador na de entrada do compressor reduz a condensao de umidade sobre a mesma. d) o calor retirado do meio interno liberado para o meio externo atravs do condensador e) a temperatura do fluido refrigerante no condensador maior que a do meio exterior. Confira suas respostas. Qualquer dvida entre em contato conosco. 1 B 2 E 3 A 4 D 5 A

Вам также может понравиться