Вы находитесь на странице: 1из 25

Profa.

Flvia Tavares

Behaviorismo (Behaviorism em ingls, de behavior: comportamento, conduta), tambm designado de comportamentalismo, ou s vezes comportamentismo, o conjunto das teorias psicolgicas que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia. Tambm chamado de Psicologia Cientfica (Sc. XIX XX) :

Tinha o objetivo de afirmar a posio da Psicologia enquanto cincia; Para isso deveria basear-se na experimentao.

O trabalho de Watson - A psicologia do ponto de vista de um behaviorista (1913) -, s vezes mencionado como manifesto behaviorista, tem sido apontado como marco do behaviorismo.

WATSON PAVLOV

SKINNE R

Fisiologista,

que estudava os mecanismos da digesto. Atravs de pesquisas com um co, em situao de laboratrio, chegou definio de reflexo condicionado. Forneceu a base para a definio do Condicionamento Respondente. Tambm chamado de condicionamento reflexo, clssico ou Pavloviano.

RESPONDENTE:

atos desencadeados por eventos que imediatamente os precedem (estmulos eliciadores ou eventos desencadeantes). Os respondentes:

Surgem involuntariamente; So controlados pelos estmulos eliciadores; No so aprendidos e so universais.

1.

2.

3.

Estmulo incondicionado (comida) gera um reflexo incondicionado (salivaorespondente). Associao do estmulo neutro (som da campainha) ao estmulo incondicionado (comida) cria o reflexo condicionado (salivao-resposta aprendida). O estmulo condicionado (som da campainha) provoca o reflexo condicionado (salivao).

nfase no mtodo experimental e pesquisas com animais. Considera a Psicologia como a cincia do comportamento. O comportamento determinado por um conjunto complexo de estmulos provenientes do meio fsico ou social em que o organismo se insere que se designa por situao. E R Isto , para o mesmo estmulo obtemos sempre a mesma resposta. Sofreu influncia de Ivan Pavlov, de quem aceitou o condicionamento clssico para explicar a aprendizagem.

No se ope ao estudo dos fenmenos que ocorrem no mundo interno do ser humano, "Uma pequena parte do universo est contida dentro da pele de cada um de ns.

Entretanto, tal mundo no , em suas palavras, um mundo imaterial


da mente, da conscincia ou da vida mental. Para Skinner, os eventos que ocorrem no mundo dentro da pele so to fsicos quanto os que ocorrem publicamente.

A diferena entre eles no uma questo de localizao (interno/externo), mas de acessibilidade (observvel ou no pelo outro). Tambm parte das descobertas de Pavlov: um estmulo antecedente produz confiavelmente uma resposta, devido dotao gentica ou a uma histria particular de condicionamento. Porm, suas descobertas levaram-no muito alm. Observou algumas relaes comportamentais nas quais os estmulos conseqentes - e no os antecedentes - interferiam preponderantemente no comportamento.

Portanto, uma relao R-S e no S-R.

Operantes respostas voluntrias. Condicionamento operante ocorre quando os efeitos (conseqncias) que se seguem s respostas (operantes) aumentam ou diminuem a probabilidade de o operante voltar a ocorrer em uma situao similar. No comportamento reflexo (ou respondente), os estmulos antecedentes produzem as aes do organismo, na relao operante os estmulos conseqentes (conseqncias produzidas, no passado e no presente) que determinaro a maior ou menor probabilidade de ocorrer um dado comportamento. Dadas determinadas condies, h maior ou menor probabilidade de ocorrer um dado comportamento. E como o comportamento operante multideterminado, sua ocorrncia depende da interao de mltiplas variveis presentes na situao.

REFORAMENTO: o aumento da probabilidade de emisso do comportamento, em funo de determinadas conseqncias.

No sabemos em princpio o que ou ser reforador para algum; para sab-lo preciso observar o efeito da conseqncia sobre o comportamento.

Reforamento positivo: o comportamento fortalecido pela apresentao de um evento que o sucede (recompensa).

Frequentemente os pais e professores extinguem operantes desejveis (por ausncia de reforamento positivo) e reforam outros indesejveis ao dar ateno s aes que pretendia desestimular.

Reforamento negativo: o comportamento fortalecido pela retirada de conseqncias negativas (estmulos aversivos)aps o mesmo.

a diminuio da freqncia de emisso de um comportamento quando este seguido pela apresentao de um estmulo aversivo e/ou pela retirada de um estmulo positivo. freqentemente utilizado por pais, professores, instituies educativas, governamentais, religiosas etc..., na crena de que um meio eficiente no enfraquecimento ou eliminao dos comportamentos inadequados. Ex.: Se a criana no termina a atividade fica sem o recreio, ou se a criana no faz a tarefa de casa leva uma bronca.

Em alguns casos a punio exagerada e pode levar a srias conseqncias.

Concepo de ensino: ensinar planejar contingncias de reforamento (eventos antecedentes e conseqentes) de modo a possibilitar que a aprendizagem ocorra de modo mais eficiente.
O processo de ensino deve se dar por pequenos passos possibilitando que cada aluno, a seu tempo, consiga apresentar os comportamentos esperados em relao aos objetivos propostos. A aprendizagem um processo que se d com caractersticas, ritmos e resultados muito diferenciados para cada indivduo e essa individualidade precisa ser respeitada por aquele que ensina. Cada aluno tem uma histria de vida diferente (histria social, familiar, escolar) e o que pode ser reforador para um pode no o ser para outro. Tambm o que reforador para o mesmo indivduo em algum momento de sua vida pode no ser reforador em outro momento. Da a importncia de o professor ser um cuidadoso observador da relao comportamento-conseqncia.

nfase no comportamento do professor. A atuao do professor condio fundamental para a aprendizagem do aluno. Fazer de modo lento e comentando aquilo que espera que o aluno faa, atuando inicialmente como modelo e aos poucos ir deixando o aluno fazer por si s; Dar instrues bem detalhadas e ir, aos poucos, dando instrues mais gerais e planejar atividades interessantes so exemplos de aes do professor que funcionam como condio antecedente para levar o aluno a fazer o que esperado. Cabe ao professor se comportar em funo do comportamento que quer que seu aluno apresente, de modo a que sua atuao sirva como condio (quer como modelo, quer escolhendo atividades) para o aluno aprender. E tendo o aluno se comportado do modo esperado, cabe ao professor apresentar conseqncias que possibilitem que tais comportamentos voltem a ocorrer.

Deve tomar como ponto de partida o aluno a quem o professor pretende ensinar e o(s) objetivo(s) que se pretende que esse aluno alcance, isto , qual(ais) o(s) comportamento(s) que o professor deseja ensinar. A formulao de objetivos de ensino em termos de comportamentos esperados do aluno possibilita maior clareza quanto ao que esperado que o professor ensine e melhores condies para acompanhar, avaliar e alterar os rumos do processo de ensino-aprendizagem em curso. Exige o estabelecimento de dois tipos de metas:

Amplas: Caractersticas do indivduo/cidado que se pretende formar; Especficas: Definidas a partir de diretrizes curriculares que explicitam as habilidades e conceitos a serem dominados pelo aluno.

Planejamento individualizado: baseado no que cada aluno j sabe, suas dificuldades e facilidades, do que esse aluno gosta e do que no gosta, o que ele deveria saber para conseguir aprender aquilo que o professor pretende ensinar.

Deve ser revisto e refeito continuamente a partir da observao dos comportamentos dos alunos. Crtica Semana de Planejamento no leva em conta o perfil do aluno, s utilizado no incio do ano e no como um instrumento de trabalho do professor.

O professor deve planejar condies e conseqncias arbitrrias que estaro disponveis na sala de aula.
Planejar tambm, como substitu-las, aos poucos, por condies e conseqncias naturais que possibilitem ao aluno continuar apresentando o comportamento esperado quando no estiver mais na escola. Exemplo: O ensino da leitura fluente e com compreenso devem sempre procurar garantir as condies mais favorveis para que o aluno apresente o comportamento esperado com boas chances de ser positivamente reforado, evitando que ele fracasse e acabe por se desinteressar. Um texto inicial mais curto pode ser uma condio mais propcia para o aluno se sair bem, diminuindo a possibilidade de erro e aumentando, assim, a chance do ler ser positivamente reforado. Algumas conseqncias arbitrrias um comentrio elogioso do professor, um ponto para a equipe e at mesmo uma boa nota, por que no? so necessrias e cabe ao professor disponibiliz-las ao aluno.

H situaes educacionais, porm, que exigem do professor atuao no sentido de enfraquecer determinados comportamentos do aluno: disperso, apatia, indisciplina em sala de aula - e, para tanto, julgam que broncas e castigos so eficientes. Na escola, h muitos exemplos de uso de prticas punitivas: Broncas, crticas, pequenos castigos, ameaas e cobranas, recurso a notas baixas; ou retirar o perodo de recreio a que os alunos teriam direito ou os impedir de ir jogar/brincar no ptio (retirada de um estmulo reforador positivo).

Os resultados da punio so muito complexos e bastante prejudiciais ao indivduo. Se o recurso punio for muito freqente, estaremos ensinando os alunos a fazer qualquer coisa para escapar da punio, e no necessariamente a estudar. Um subproduto da punio de ordem emocional: a ameaa iminente de punio, ou a punio em si, gera respostas emocionais de medo, culpa, vergonha, ansiedade. Um professor que pune muito seus alunos torna-se, ele prprio, um estmulo aversivo; aos poucos, seu jeito de falar, as atividades que prope, sua aula, a disciplina que leciona tornam-se aversivas. At a prpria escola pode adquirir o carter de um estmulo aversivo, acabando por empurrar o aluno para fora dela.

Os comportamentos no desejados do estudante na aula, podem ser modificados usando-se princpios de modificao de comportamento. Algumas recomendaes so:

Reforar o comportamento desejado que seja oposto e que eventualmente substitua os padres do comportamento indesejado; Enfraquecer o comportamento indesejado removendo os eventos de reforo que mantm aquele comportamento; Mudando as condies de estmulo que influenciam aquele comportamento.

O comportamento dos estudantes dominado por estimulao que provoca averso (fuga do desgosto do professor, da crtica dos colegas, das notas baixas, etc.);
Skinner considerava o sistema escolar um fracasso por se basear na presena obrigatria, sob pena de punio. Ele defendia que se dessem aos alunos "razes positivas" para estudar, ou seja, o prprio processo de aprendizagem deveria ser prazeroso e reforador para o aluno. Para Skinner, o ensino deve ser planejado para levar o aluno a emitir comportamentos progressivamente prximos do objetivo final, sem que para isso precise cometer erros.

Existe um lapso de tempo muito grande entre o comportamento e seu reforo. A escola utiliza reforador generalizado (notas, diplomas) e raramente refora os elementos da prpria matria; O reforo do comportamento desejado ocorre pouco freqentemente devido grande quantidade de alunos.

importante que o professor possa usar os conhecimentos sobre planejamento de contingncias para tornar o aprender um ato prazeroso para o aluno e o ensinar um trabalho mais gratificante para o professor. S assim conseguiremos fazer da escola uma verdadeira instituio educativa para a qual afluem com alegria, e da qual no fogem e nem so excludos, os educandos.

Modelagem:

sucessivas. Extino: pela retirada do reforamento o comportamento declina gradativamente em freqncia. Recuperao espontnea: operantes extintos podem reaparecer aps um descanso. Generalizao de estmulo: Respostas fortalecidas por procedimentos operantes tendem a se generalizar por situaes similares. Discriminao de estmulo: respostas reforadas em um ambiente no se propagam por todas as situaes similares porque no so reforadas em todas as situaes similares.

Reforamento por aproximaes

Instruo

programada:

um sistema de ensino e aprendizagem, no qual a matria preestabelecida subdividida em etapas reduzidas, discretas e cuidadosamente organizadas em uma seqncia lgica, que pode ser prontamente aprendida pelos estudantes. Cada etapa organiza-se baseada na que a precedeu. O aprendiz pode evoluir atravs da seqncia de etapas, em seu prprio ritmo e reforado, imediatamente, depois de cada etapa. Ou se lhe oferece a resposta correta ou se lhe permite avanar para a etapa seguinte aps registrar a resposta correta. Ex.: Aula de ingls, digitao.

Mquinas de aprendizagem: A organizao de material didtico de maneira que o aluno pudesse utilizar sozinho, recebendo estmulos medida que avanava no conhecimento. Grande parte dos estmulos se baseava na satisfao de dar respostas corretas aos exerccios propostos. A idia nunca chegou a ser aplicada de modo sistemtico, mas influenciou procedimentos da educao norte-americana.

Вам также может понравиться