Вы находитесь на странице: 1из 14

Graa Caldas

MDIA, ESCOLA E LEITURA CRTICA DO MUNDO


GRAA CALDAS*
A leitura do mundo precede a leitura da palavra. (Paulo Freire) Os cidados civilizados no so produto do acaso, mas de um processo educativo. (Karl Popper)

RESUMO: O texto faz uma reflexo sobre o uso da imprensa na sala de aula e sua relao com o processo de aprendizagem. Questiona a excessiva insero de fragmentos do discurso jornalstico nos livros didticos em detrimento de outros gneros. Discute a qualidade da narrativa jornalstica e os riscos que ela encerra se no houver uma leitura crtica da mdia. Defende a necessidade de trabalho integrado entre educadores e jornalistas para a real compreenso do processo de produo da imprensa, construo da linguagem e da linha editorial dos veculos de comunicao. Palavras-chave: Mdia. Linguagem. Educao. Leitura crtica. MEDIA, SCHOOL
AND CRITICAL READING OF THE WORLD

ABSTRACT: This paper focuses on the classroom use of newspaper and magazine texts and its connection with the learning process. It criticizes the excessive usage of fragments of journalistic discourse in school textbooks, to the detriment of other text forms. The quality of journalistic narration is questioned and the risks incumbent on an

Doutora em Cincias da Comunicao pela Universidade de So Paulo (USP); professora e pesquisadora do Programa de Ps-Graduao em Comunicao Social da Universidade Metodista de So Paulo (UMESP); coordenadora cientfica da Ps-Graduao das Faculdades Metropolitanas de Campinas (METROCAMP); professora e pesquisadora associada do curso de Jornalismo Cientfico do LABJOR/UNICAMP. E-mail : gcaldas@unicamp.br

Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 117-130, jan./abr. 2006


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

117

Mdia, escola e leitura crtica do mundo

acritical reading of the media. It advocates the necessity of cooperation between educators and journalists to foster an effective understanding of the news production process, to improve language construction, and to generate awareness of the medias editorial lines and policies. Key words: Media. Language. Education. Critical reading.

Introduo
s percursos metodolgicos entre as reas de comunicao e educao vm sendo trilhados h muito tempo, de forma paralela, sem que os especialistas desses campos do conhecimento consigam chegar a um denominador comum para a interface necessria no uso adequado da mdia na escola. Nas sociedades modernas, em que os meios de comunicao interferem diretamente na formao/deformao das pessoas, sejam elas crianas, jovens ou adultos, no h mais como negar a importncia de pesquisas integradas entre esses dois campos de estudo para resultados mais eficazes nos procedimentos pedaggicos das escolas. Como se d o processo de compreenso de contedos programticos nas salas de aula em face da utilizao cada vez mais freqente dos recursos miditicos? Como lidar com o conhecimento formal, necessrio e indispensvel formao dos alunos, quando so permeados/ atravessados pela velocidade do mundo da notcia, pela transformao do real em virtual e pela dificuldade crescente de compreenso na leitura dos textos e, conseqentemente, na leitura do mundo? Em que medida a crescente utilizao da mdia na escola pode melhorar ou servir como estmulo ao processo de cognio dos alunos? A sacralizao da mdia como ferramenta didtica contribui, de fato, para uma leitura crtica do mundo real?

Ler e compreender
Recentes pesquisas nacionais e internacionais, como do Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica (SAEB), do Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM) e do Programa Internacional de Avaliao dos Estudantes (PISA), revelam o baixssimo nvel de compreenso, interpretao e reflexo dos alunos do Ensino Fundamental e Mdio. Nos exames de acesso universidade a situao no muito diferente.
118
Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 117-130, jan./abr. 2006
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Graa Caldas

A incapacidade de leitura para alm dos cdigos lingsticos dos alunos, sejam eles de escolas pblicas ou privadas, tem sido objeto de reflexo dos educadores brasileiros para identificar as causas e encontrar caminhos para alterao desta realidade. No so poucos os especialistas que apontam as fragilidades do sistema educacional do pas, tais como: superficialidade, excesso de contedo e pouco cuidado com a linguagem. Em que medida, porm, a dificuldade de interpretao dos fatos pode ser creditada aos problemas comuns na formao dos professores, dbil cultura dos alunos ou s no menos frgeis estruturas narrativas da mdia? A incorporao de fragmentos de textos da imprensa nos livros didticos no favorece a leitura crtica do mundo, porque so eles prprios, alm de recortes, verses da realidade. No so poucas as vezes em que os textos jornalsticos distorcem as suas relaes entre presente, passado e futuro, razo pela qual dificultam a percepo crtica do mundo por no estabelecerem as necessrias conexes entre os fatos presentes com suas causas e conseqncias. O baixo ndice de leitura no pas, associado inexistncia de bibliotecas pblicas em 21,3% dos 5.559 municpios brasileiros (Bertoletti, 2004, p. 86), atesta a falta de investimento das autoridades para tornar disponvel o acesso ao livro no pas. Projetos recentes do governo federal, como o Fome do Livro, que pretendem modificar esta realidade, ampliando o acesso e a distribuio do livro no pas, ainda tm um longo percurso pela frente, razo pela qual o papel da escola ainda fundamental na formao de leitores. A recente pesquisa Retrato da Leitura do Brasil, realizada por Cmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Associao Brasileira de Editores de Livros (ABRELIVROS) e Associao Brasileira de Celulose e Papel (BRACELPA), traz um perfil preocupante do leitor brasileiro. Com um universo de 5.503 entrevistas de 40 cidades brasileiras, representando uma populao estimada em 86 milhes de pessoas (correspondente a cerca de 40% da populao do Brasil), os resultados revelam que 61% dos brasileiros adultos alfabetizados tm pouco ou nenhum contato com os livros. Alm disso, de acordo com os dados divulgados pela revista Carta Capital (9/ 11/2005, p. 22), na Regio Sudeste apenas 7% dos estudantes alcanaram nveis adequados de leitura.
Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 117-130, jan./abr. 2006
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

119

Mdia, escola e leitura crtica do mundo

Como superar este impasse? Nas sociedades modernas, em que o acesso informao virou business, mercadoria preciosa e moeda de troca do capitalismo, o conhecimento, por sua vez, tornou-se cada vez mais exguo e, por isso mesmo, fonte permanente de poder. De que adianta, portanto, a leitura da palavra, se a leitura do mundo no est sendo feita para a necessria articulao entre fatos, contexto e viso prospectiva do mundo?
Como formar o cidado frente influncia avassaladora da mdia no quadro de uma cultura ps-moderna fragmentada e fragmentadora? Qual o papel da escola neste processo? Quem mais uma vez educar os educadores? E quem forma os comunicadores? Qual seria, ento, o caminho para a construo da cidadania ps-moderna e para garantir, assim, a sua emancipao? (Caldas, 2005, p. 94)

Papel do jornal na escola


Qual seria, ento, o papel da escola na formao do leitor? O hbito da leitura pode ser melhorado com a insero da mdia na escola? Leitura crtica da mdia se aprende na sala de aula? O que necessrio para o exerccio cidado da leitura do mundo? Simultaneamente perda sucessiva de leitores, os jornais descobriram um importante nicho no mercado editorial: a escola. Os grupos de mdia, principalmente os impressos: jornais e revistas, comearam a distribuir os encalhes de seus exemplares e a produzir verses direcionadas sala de aula. Este movimento pela insero do jornal e da revista na sala de aula, como prtica pedaggica, ganhou fora no incio da dcada de 1990 e ainda hoje continua conquistando novos adeptos, como o caso da revista Carta Capital, que lanou em outubro de 2005 sua verso pedaggica. Ao anunciar sua insero no mundo da escola, essa verso da revista passa a disputar um importante espao atuando diretamente no processo educativo na formao de professores e alunos sobre os acontecimentos da realidade.
A formao de cidados, atributo da escola, passa hoje obrigatoriamente pela habilitao do cidado para ler os meios de comunicao, sabendo desvelar os implcitos que a edio esconde; sendo capaz de diferenciar, entre os valores dos produtores dos meios, aqueles que esto mais de acordo com a identidade de sua nao; reconhecendo os posicionamentos ideol-

120

Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 117-130, jan./abr. 2006


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Graa Caldas

gicos de manuteno do status quo ou de construo de uma varivel histrica mais justa e igualitria. E, para isso, a escola no pode esquecer-se do ecossistema comunicativo no qual vivem os alunos. Ou seja, ou a escola colabora para democratizar o acesso permanente a esse ecossistema comunicativo ou continuar a operar no sentido da excluso, tornando maiores os abismos existentes. (Baccega, 2003, p. 81)

Segundo dados do diagnstico sobre os Programas de Jornal na Educao Brasileira, realizado pela Associao Nacional dos Jornais (ANJ), com 129 empresas jornalsticas associadas, no perodo de maio a agosto de 2004, existem atualmente 48 programas ativos nas escolas, dos quais a grande maioria (18) est concentrada na Regio Sudeste. O primeiro projeto do jornal O Globo e surgiu em 1982. Mas foi na dcada de 1990 que se observou um crescimento contnuo de projetos similares, em vrios pontos do pas. Os objetivos das empresas de comunicao, de acordo com os resultados da pesquisa so principalmente: incentivar a leitura de jornais; incentivar outras leituras; ensinar o aluno como o jornal; promover o debate sobre o papel da imprensa; capacitar o aluno a ler criticamente o jornal; promover o respeito opinio divergente; aproximar a escola das questes do cotidiano; facilitar uma aproximao entre os professores; tornar o currculo mais dinmico; ajudar o aluno a se expressar melhor e com maior confiana em si; contribuir para que o aluno escreva melhor; facilitar a criao do jornal escolar; contribuir para o aprendizado informal da lngua; contribuir para que o aluno conhea melhor o mundo em que vive; contribuir para o exerccio da cidadania e colaborar para a construo de um conhecimento mais amplo e multidisciplinar do aluno. Embora os objetivos educativos anunciados pelas empresas na pesquisa da ANJ sejam legtimos, na prtica, a avaliao dos prprios responsveis pelos respectivos programas indica que os resultados mais favorveis (61%) esto concentrados na formao de novos leitores, no conhecimento do aluno sobre o processo de produo dos jornais (74%), na aproximao da escola das questes do cotidiano (76%) e na contribuio para que o aluno conhea melhor o mundo em que vive (60%), alm de contribuir, tambm, para o exerccio da cidadania (57%). Em contrapartida, a promoo do incentivo leitura baixa (24%), assim como favorece pouco a criao do jornal escolar (28%).
Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 117-130, jan./abr. 2006
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

121

Mdia, escola e leitura crtica do mundo

Sem desconsiderar a importncia dos projetos de mdia na escola, que vm sendo desenvolvidos pelas empresas de comunicao, fundamental refletir sobre a qualidade do uso da mdia na sala de aula, seja na utilizao plena de seus veculos originais ou em suas verses para a escola. Como formar professores na leitura crtica da mdia para que os contedos noticiados pela imprensa sejam adequadamente interpretados e devidamente relativizados na construo do conhecimento? Discutir as tenses, os conflitos, os problemas ticos que envolvem a construo da notcia na sua relao com o mercado no tarefa menos importante para dar a real dimenso do processo de produo da mdia e das contradies inerentes a este. Aprender sobre o mundo editado pela mdia, a ler alm das aparncias, a compreender a polifonia presente nos enunciados da narrativa jornalstica, no tarefa fcil, mas desejvel para uma leitura crtica da mdia. Discutir a responsabilidade social da imprensa, do jornalista, compreender as intrincadas relaes de poder que esto por trs da composio dos veculos; capacitar professores e alunos para entender os sentidos, o significado implcito no discurso da imprensa no so tarefas fceis. Exigem muito mais que a competncia do fazer jornalstico e o entendimento claro de que a linguagem utilizada pela mdia encerra mltiplas interpretaes, razo pela qual a leitura da mdia na escola no deve restringir-se leitura de um veculo, mas pluralidade dos meios. necessrio reconhecer, portanto, que a linguagem , por natureza, ideolgica.
Toda linguagem ideolgica porque, ao refletir a realidade, ela necessariamente a refrata. H sempre, queira-se ou no, uma transfigurao, uma obliqidade da linguagem em relao quilo a que ela se refere. Por usa prpria natureza, de mediadora entre ns e o mundo, a linguagem apresenta sempre, inelutavelmente, um descompasso em relao realidade. Ela no , nem pode ser a realidade. A essa diferena substantiva entre a linguagem e o real acrescentam-se as diferenas adjetivas, quer dizer, as variaes prprias s posies histricas e sociais dos agentes que a produzem e consomem. (Santaella, 1996, p. 330-331)

Como ento formar professores para que o uso da mdia na sala de aula v alm de uma mera instrumentao de contedos e demonstrao do processo de produo da notcia, sem uma discusso mais aprofundada das linhas editoriais dos veculos, dos processos ideolgi122
Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 117-130, jan./abr. 2006
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Graa Caldas

cos e manipulatrios que, cotidianamente, fazem parte das escolhas editoriais e das construes narrativas dos textos jornalsticos? Certamente, no se trata, apenas, de ensinar os professores a lerem os jornais, mas sobretudo de possibilitar a eles, num primeiro momento, uma leitura do mundo para melhor compreenderem, eles prprios, o poder da mdia e o papel ocupado pelos diferentes veculos no espao pblico. S ento podero fazer a leitura crtica da mdia e, conseqentemente, ensinar os alunos a pensarem, refletirem sobre os contedos noticiosos e, ento, desenvolverem formas autnomas de pensar o mundo. Para isso, no entanto, necessrio, adquirir, tambm, o domnio da linguagem como ferramenta discursiva, e discernimento sobre a construo da narrativa jornalstica e seus mltiplos sentidos atribudos pelos seus diferentes agentes. Como alerta Zanchetta Jr.:
(...) para levar o aluno reflexo histrica e superar o carter introdutrio e isolado predominante no trabalho com a imprensa e outros MC, talvez se devam enfatizar os contedos, mas principalmente as caractersticas dos gneros e das prticas jornalsticas, alm do funcionamento dos MC na sociedade contempornea. Mais do que sensibilizar pela surpresa, pela urgncia de soluo para os problemas sociais e ambientais, pela abordagem do comportamento juvenil, estimular o aluno a perceber-se como agente miditico e no como receptor passivo de contedos ou cliente dos MC contribui para que ele possa se situar como indivduo e como parte de uma coletividade. (2005, p. 1.508)

Para aprender a ler a mdia, decodificar os sentidos explcitos e implcitos na estrutura narrativa da imprensa, a subjetividade na construo da notcia, ao contrrio da propalada objetividade, relato da realidade, jornalistas e professores que utilizam e discutem o papel da mdia na escola precisam, inicialmente, desenvolver alguns saberes que passam pela percepo crtica das estratgias e dos padres na linguagem jornalstica, tais como ocultamento, fragmentao e inverso, que possibilitam a manipulao deliberada da informao. A mdia nunca , portanto, apenas um testemunho da realidade, como se ouve com freqncia. Expresses como a antiga aconteceu, virou manchete ou o fato real em tempo real, entre tantas outras, esto longe da realidade da mdia. Trazer um fato boca de cena, escolhendo-o para divulgar, implica deslocar um problema do mbito
123

Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 117-130, jan./abr. 2006


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Mdia, escola e leitura crtica do mundo

quase pessoal, dando-lhe caractersticas de problema da sociedade, o qual, a partir disso, ficar sob responsabilidade coletiva (Baccega, 2003, p. 24). Ao capacitar professores para a utilizao da mdia na escola, necessrio compreender as armadilhas da linguagem com suas mltiplas potencialidades e limites; identificar as marcas discursivas pelos diferentes modos de dizer para uma leitura dialgica do mundo; examinar a escolha intencional ou no dos verbos introdutrios de opinio, da utilizao dos operadores argumentativos e do dito e do no-dito; saber reconhecer que dizer no sinnimo de afirmar, enfatizar ou garantir; compreender quando se utiliza ainda, j, mas ou s; entender o porqu do processo de edio da notcia e como este se opera.

Leitura obrigatria da mdia?


Atualmente, como ocorre na maioria das cidades brasileiras, os projetos de mdia na escola so resultado de incurses das empresas de comunicao nas escolas, onde distribuem, gratuitamente, durante perodos de tempo distintos, exemplares de suas edies para os professores usarem com suas turmas. Paralelamente, como se verifica com o projeto Correio Escola, em Campinas, que iniciou suas atividades em 1992, sendo, portanto, pioneiro no estado de So Paulo, so oferecidos cursos de formao dos professores com o objetivo claro de mostrar a importncia do veculo na sala de aula e de ensinar o processo de produo da notcia. tambm de Campinas a Lei Municipal n. 9.355, de 1997, que introduz a leitura de jornais e revistas como atividade curricular no Ensino Fundamental, como lembra reportagem de Nice Bulhes, de 1/8/2005, p. 7, do jornal Correio Popular da cidade. Projeto semelhante, elaborado pelo deputado federal Carlos Neder (PL-RJ), tramita na Comisso de Educao e Cultura da Cmara Federal, obrigando leitura diria de jornais e revistas na sala de aula, a partir da 5a srie do Ensino Fundamental. De acordo com o projeto, que vem provocando polmica entre os educadores, o custo da aquisio dos exemplares seria do governo federal, numa exigncia de trs alunos por exemplar. Parece at que os polticos brasileiros descobriram agora a importncia da indstria cultural na formao da opinio pblica e o papel
124
Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 117-130, jan./abr. 2006
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Graa Caldas

da mdia na cultura escolar. Mas uma discusso antiga e sua prtica antiga como a proposta pedaggica de Clestien Freinet na dcada de 1920, na Frana, por uma Escola Viva. Desde ento, como lembra Elias (1997, p. 88), a linguagem e a escrita so vistas como meios expressivos no exclusivos do professor ou de um manual. A criana pode falar livremente, escrever o que deseja. A imprensa prolonga a expresso escrita, permitindo-lhe ver o que escreve para ser lido pelos colegas e outros. S que sempre bom lembrar que na proposta de Freinet a criana constri sua prpria imprensa, fazendo assim sua leitura do ambiente em que vive, numa relao dinmica e interativa da ferramenta para o aprendizado da leitura e da escrita. Nos anos de 1960, o educador brasileiro Paulo Freire, assim como Freinet, acreditava na prtica pedaggica comprometida como forma de reduzir a evaso escolar e formar educandos crticos. Uma das tcnicas que defende a elaborao do jornal escolar como um dos instrumentos que considera essenciais para motivar a escrita, contribuindo para o desenvolvimento social e cultural do educando (Elias, 1997, p. 101). A grande diferena, dos projetos de mdia na escola conduzidos pelos grupos de comunicao e aqueles elaborados pelos prprios comunicadores ou educadores, a forma como so elaborados e utilizados na sala de aula. Um exemplo o projeto de Educomunicao coordenado pelo prof. Ismar Soares, da USP, incorporado por escolas da Rede Municipal de Ensino de So Paulo. Alm de ensinar a leitura crtica da mdia convencional, promove o aprendizado e o manuseio das ferramentas dos suportes miditicos no processo de construo de notcias. So os prprios jovens que produzem a radioescola. Em lugar de meros espectadores ou leitores, descobrem-se como sujeitos ativos no processo de construo da notcia, contribuindo assim para sua expresso social e, conseqentemente, na melhoria da leitura do mundo e na articulao dos contedos programticos da escola.

Livros didticos e imprensa


Em que medida os livros didticos do Ensino Fudamental, com as inseres cada vez mais freqentes de textos jornalsticos, retirados de sua realidade contempornea, podem, de fato, ser considerados ferramentas de conhecimento? Como podem os professores utilizar essas
Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 117-130, jan./abr. 2006
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

125

Mdia, escola e leitura crtica do mundo

migalhas de informao no processo de motivao e aprendizagem dos alunos? Questes como estas so objeto de reflexo de diferentes autores, entre eles Zanchetta Jr.:
No livro didtico, os textos surgem pasteurizados, ajustados cultura do fragmento, que, mesmo sendo uma das nicas alternativas para acesso a determinados contedos, incentiva o desprezo pela origem, pela histria, pela integridade da informao (algo que se verifica em boa parte das colees, no tocante aos textos da imprensa). Se a colagem de contedos sociais extrados dos suportes miditicos pode, de um lado, sensibilizar e ajudar no processo de conscientizao dos alunos, tambm pode contribuir para o esvaziamento poltico da escola: o texto informativo emoldurado no LD, tomado como ponte para a participao nos problemas da sociedade, reforma a idia de um papel que est alm das possibilidades da escola. (2005, p. 1.507)

Desconhecer os problemas apontados por Zanchetta Jr. negar a prpria natureza da imprensa moderna, construda a partir da histria do cotidiano e narrada em forma de mosaicos que dificultam a compreenso dos fatos e sua interpretao, uma vez que ela prpria, a imprensa, constituda de migalhas informativas, desprezando, na maior parte das vezes, a tessitura da histria. Reconhecer esta realidade no significa, porm, abrir mo de utilizar a mdia como fonte motivadora porque conectada com a realidade vivida por alunos e professores. Trata-se, na verdade, de fornecer os elementos necessrios a alunos e professores para fazerem a leitura crtica da mdia a partir da leitura do mundo, tarefa mpar da escola, que tem ou deveria ter os instrumentos necessrios para estabelecer a necessria relao e conexo entre os fragmentos dos fatos e sua historicidade.
A mdia representa um campo autnomo do conhecimento que deve ser estudado e ensinado s crianas da mesma forma que estudamos e ensinamos a literatura, por exemplo. A integrao da mdia escola tem necessariamente de ser realizada nestes dois nveis: enquanto objeto de estudo, fornecendo s crianas e aos adolescentes os meios de dominar esta nova linguagem; e enquanto instrumento pedaggico, fornecendo aos professores suportes altamente eficazes para a melhoria da qualidade do ensino, porque adaptados ao universo infantil. (Belloni, 1991, p. 41)

Sabe-se, que a aquisio do conhecimento e a formao crtica de leitores no se d pela leitura nica de um veculo, mas justamente
126
Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 117-130, jan./abr. 2006
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Graa Caldas

pela comparao entre eles. exatamente pelo acesso ao contraditrio, percepo e ao reconhecimento de diferentes vises e interpretaes de um mesmo fato, pela polifonia das vozes, que possvel efetuar uma leitura do mundo que v alm da leitura das palavras. O que mais preocupa, portanto, no so as narrativas jornalsticas destitudas de contexto nos livros didticos, considerando que podem e devem servir apenas como pontos de partida para reflexo sobre determinados contextos. O grande desafio reside, no entanto, na discusso pedaggica sobre a utilizao dessas estruturas narrativas como modelos de texto a serem seguidos, em alternncia aos textos literrios, na maior parte desconectados da realidade, mas ricos em estilo e criatividade, que povoavam com mais freqncia, no passado, os livros didticos. Neste sentido, os textos jornalsticos, sejam eles considerados informativos ou opinativos, devem ser compreendidos como escolhas de seus autores e impregnados pelo vis editorial de seus veculos. claro que o gnero narrativo da imprensa deve fazer parte do processo de aquisio de conhecimento na escola. Entretanto, para ser usado na sala de aula, deve ser percebido, tambm, a partir de seus limites e no apenas de sua potencialidade. No so poucas as falhas presentes nas estruturas narrativas da imprensa. Alm dos problemas de contedo, da falta de contextualizao da informao, pecam, em grande parte, pela pobreza vocabular, pela impreciso lingstica, pela falta de lgica e de clareza na exposio das idias. Como a velocidade parte integrante do processo de captao da informao e de sua produo, principalmente nos jornais dirios, sejam eles impressos ou on-line, as estruturas narrativas da imprensa carregam consigo todos os problemas decorrentes da impossibilidade prtica de reviso estilstica e de contedo. E por este e no por outro motivo que os textos jornalsticos no podem ou no poderiam ser usados, como lembra Zanchetta Jr., como parte do exerccio gramatical na escola, sob o risco de comprometermos ainda mais a aquisio da lngua portuguesa. Podem ser usados como mtodo cientfico de aprendizagem, em que o erro faa parte do processo de construo do conhecimento. Se utilizado como ponto de partida at mesmo para a identificao dos problemas lingsticos, como fonte preliminar de pesquisas sobre temas da atualidade, pode se constituir num excelente instrumento de educao poltica e cidad.
Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 117-130, jan./abr. 2006
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

127

Mdia, escola e leitura crtica do mundo

Para o atendimento pleno ao artigo 32, inciso I, da Seo III do Ensino Fundamental, da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), que tem como um de seus objetivos o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios bsicos o pleno domnio da leitura, da escrita e do clculo, a escola no pode prescindir de outras ferramentas como o texto literrio em suas mltiplas possibilidades (livro, crnicas, poesias etc.). Em contrapartida, a indstria cultural, com sua diversidade de produtos, suportes e formatos (cinema, teatro, msica e mdia em geral), por fazer parte da construo do imaginrio de alunos, professores, pais e sociedade, por fazer parte do universo cotidiano das pessoas, precisa ser incorporada ao processo de aprendizagem numa relao crtica, em que o aprender a pensar (Pedro Demo) seja parte integrante do aprender a aprender (Paulo Freire) para o aprender a fazer (Clestien Freinet). A apreenso da informao para sua transformao em conhecimento crtico e transformador passa, necessariamente, pela leitura do mundo, sem o que a leitura da palavra no levar a nada. Sei tudo e no compreendo nada. Esta frase sintetiza a sociedade moderna, em que o simples acesso informao em seus mltiplos formatos e vozes no suficiente para a interpretao do mundo. Para interpretar o mundo a escola um agente social fundamental, mas no nico. No podemos, portanto, abrir mo de discutir, na sala de aula, o fenmeno da mdia, especialmente a televiso, mas partir dela para a compreenso crtica do mundo. E estamos o tempo todo a nos perguntar qual , hoje, o papel da escola, dos pais? Que influncia exercem na formao das crianas, dos jovens, constantemente bombardeados pela indstria cultural.
As crianas e os adolescentes nas sociedades contemporneas aprendem mais como a televiso do que com os pais e professores? Como caracterizar este mais? Mais informaes, mais conhecimentos pontuais? Modelos de comportamento, opinies polticas? Possibilidades de desenvolver sua sensibilidade? A televiso oferece tudo isso e muito mais. A televiso, ao pretender reproduzir o universo real em sua complexidade, constri um simulacro do mundo em que o indivduo acaba se encontrando, assumindo as imagens produzidas como se fosse sua vida real. E estas imagens penetram a realidade, transformado-a, dando-lhe forma. (Belloni, 2001, p. 57)

128

Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 117-130, jan./abr. 2006


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Graa Caldas

Utilizar a mdia na escola o primeiro passo para a leitura do mundo. Em contrapartida, essencial que o exerccio cotidiano no uso da mdia na sala de aula no se limite leitura de jornais, revistas ou dos veculos eletrnicos. Para se ler o mundo a partir dos olhares dos outros, fundamental que seus leitores aprendam antes a ler o mundo em que vivem, por meio da construo de suas prprias narrativas. S assim ser possvel a construo do conhecimento, a transformao do educando em sujeito de sua prpria histria. A aquisio do pensamento crtico resultado da insero e percepo direta do aluno como agente mobilizador na sua realidade. Recebido em novembro de 2005 e aprovado em dezembro de 2005.

Referncias bibliogrficas
BACCEGA, M.A. Televiso e escola: uma mediao possvel? So Paulo: SENAC , 2003. BELLONI, M.L. O que mdia-educao. Campinas: Autores Associados, 2001. BELLONI, M.L. Educao para a mdia: misso urgente da escola. Comunicao & Sociedade, So Bernardo do Campo, v. 10, n. 17, p. 36-46, ago. 1991. BERTOLETTI, E.C. A memria da comunicao impressa brasileira e o exerccio da cidadania. In: OLIVEIRA, M.J.C. (Org.). Comunicao pblica . Campinas: Alnea, 2004. p. 81-96. CALDAS, G. Leitura crtica da mdia. Comunicarte, Campinas, v. 19, n. 25, p. 133-144, 2002. CALDAS, G. tica e cidadania na formao do jornalista. Comunicao & Sociedade , So Bernardo do Campo, v. 27, n. 44, p. 85-101, 2005. CALDAS, G. Mdia e memria: a construo coletiva da histria e o papel do jornalista como historiador do cotidiano. In: BEZZON, L.C. (Org.). Comunicao, poltica e sociedade. Campinas: Alnea, 2005. p. 137-150.

Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 117-130, jan./abr. 2006


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

129

Mdia, escola e leitura crtica do mundo

CORTELLA, M.S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemolgicos e polticos. So Paulo: Cortez, 2001. DEMO, P. Educao e conhecimento: relaes necessrias, insuficientes e controversas. Petrpolis: Vozes, 2000. ELIAS, M.D.C. Clestien Freinet: uma pedagogia de atividade e cooperao. Petrpolis: Vozes, 1997. SANTAELLA, L. Produo de linguagem e ideologia. So Paulo: Cortez, 1996. ZANCHETTA JUNIOR, J. Desafios para a abordagem da imprensa na escola. Educao & Sociedade , Campinas, v. 26, n. 93, p. 14971510, set./dez. 2005.

130

Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 117-130, jan./abr. 2006


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Вам также может понравиться