Вы находитесь на странице: 1из 26

Artigos

Persp. Teol. 37 (2005) 173-198

O MOMENTO E O MODO DA CONSAGRAO EUCARSTICA


UMA CONTRIBUIO DA TEOLOGIA ORTODOXA DE PAUL EVDOKIMOV

Nedio Pertile OFMCap

RESUMO:

Favorecido desde o perodo conciliar, o dilogo ecumnico ajudou a superar, na Igreja Catlica Romana, o clima de controvrsia em torno da epiclese eucarstica e das questes relativas, graas ao retorno s fontes da teologia. O artigo procura mostrar a contribuio ecumnica do telogo ortodoxo Paul Evdokimov sobre a epiclese eucarstica, o momento e o modo da consagrao eucarstica, luz da pneumatologia oriental e da atitude apoftica.

PALAVRAS-CHAVE:

Paul Evdokimov, pneumatologia, epiclese eucarstica, apofatismo, dilogo ecumnico.

ABSTRACT: Favored since the conciliar period, the ecumenical dialog within the Roman Catholic Church helped to overcome the controversial climate on the Eucharistic epiclesis and concerning issues, thanks to the return to the theological sources. This paper aims to show the ecumenical contribution of the orthodox Theologian Paul Evdokimov on the Eucharistic epiclesis, the Eucharistic moment and consecrating way according to the Eastern Pneumatology and the apophatic attitude. KEY-WORDS: Paul Evdokimov, Pneumatology, Eucharistic epiclesis, apophatism, ecumenical dialog.

173

apofatismo (no definio) constitui o fundamento e regra da gnosiologia na teologia ortodoxa1. Fundado na experincia da transcendncia radical e infinita de Deus, o apofatismo no significa agnosticismo nem rejeio em conhecer a verdade, mas catarse, elevao libertadora da influncia mundana do pensamento, substituio do desejo incontido da investigao puramente racional pela comunho deificadora donde brota o conhecimento experiencial da verdade. A lembrana da dimenso apoftica da verdade tem a funo de sentinela para alertar contra o perigo da razo incontida e da presuno de querer explicar tudo, alm disso de grande auxlio na sincronizao dos passos dos cristos orientais e ocidentais na busca da verdade. Para evidenciar a importncia do apofatismo em teologia, sobretudo em questes relativas teologia eucarstica, faz-se necessrio voltarmos nossa ateno ao pulmo oriental do cristianismo. Contudo, em fora da brevidade desse artigo, limitar-nos-emos a um autor ortodoxo: Paul Evdokimov (1901-1970). Esse telogo leigo, russo de nascimento e francs de adoo, pouco conhecido no Brasil, mas atual e instigante. Seus escritos tm contribudo muito ao dilogo ecumnico. Evdokimov trata do momento e do modo de consagrao eucarstica no quadro da teologia eucarstica luz da pneumatologia oriental. A epiclese uma das chaves de leitura para compreender a sua obra teolgica2. O interesse desse artigo no reavivar as polmicas do passado em torno do momento e do modo da consagrao eucarstica, e sim mostrar como o procedimento teolgico-apoftico de Evdokimov vem ao encontro da teologia catlica ps-conciliar. Por isso, apresentaremos inicialmente o procedimento reflexivo desse autor em torno dessas questes; em seguida, recorremos aos dilogos ecumnicos oficiais entre a Igreja Catlica Romana e a Igreja Ortodoxa para perceber como os caminhos de um lado e de outro, aparentemente em vias opostas, no final se cruzam, seno em consenso total, pelo menos em um consenso inicial.

P. EVDOKIMOV, LOrthodoxie, Paris: Descle de Brouwer, 1979, p. 15 (= Ort). O presente artigo uma sntese de parte do primeiro captulo e de parte da concluso de nossa tese doutoral, apresentada no Instituto Santo Incio Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, Belo Horizonte, em 04 de abril de 2005, intitulada Manifestado pelo Esprito Santo: Paulo Evdokimov: teologia sob o signo da epiclese.
2

174

1. A consagrao eucarstica segundo Paul Evdokimov


1.1. A consagrao eucarstica atravs da epiclese
Familiarizado com os textos da Divina Liturgia3, Evdokimov desenvolve a teologia eucarstica a partir da unidade entre a lex orandi e lex credendi, atravs da qual coloca em relevo a pneumatologia oriental. Graas interveno do Esprito, a liturgia manifesta a presena do Cristo vivo. a ao do Esprito no tempo da Igreja, denominado tempo do Esprito. A presena e a ao conjunta de Cristo e do Esprito esto no princpio da comunho eclesial e trinitria. Da ao conjunta dos dois Consoladores, evidencia-se a importncia da splica incessante da Igreja pela vinda do Esprito para manifestar a presena de Cristo em todos os elementos constitutivos da liturgia eucarstica. A splica dirigida ao Pai para que, por intermdio do Filho, envie novamente o Esprito, no se reduz grande epiclese da consagrao das oferendas. Com efeito, a Divina Liturgia contm vrias epicleses ou splicas pela sua vinda sobre a assemblia e as oferendas. neste contexto litrgico epicltico-pentecostal que se situam as palavras da instituio. Evdokimov constata, inicialmente, uma diferena entre a tradio oriental e a ocidental. Enquanto o Ocidente atribui valor consecratrio s palavras da instituio eucarstica, ditas por Jesus na ltima ceia e repetidas pelo sacerdote, o Oriente o atribui epiclese. Enquanto no Ocidente, as palavras institucionais so pronunciadas pelo sacerdote in persona Christi, o que lhe confere valor consecratrio imediato, no Oriente esse modo de entender a funo do sacerdote absolutamente desconhecida, at mesmo impensvel4. No pela simples repetio de palavras, mesmo bblicas, que o sacramento se realiza. A epiclese necessria para que as palavras da instituio eucarstica obtenham valor consecratrio; ademais, essas tambm so colocadas sob o arco epicltico da liturgia eucarstica. Assim,
para que a palavra de Cristo, memorializada [mmorise] pelo sacerdote, se cumpra e adquira eficcia divina, o sacerdote invoca o Esprito Santo na epiclese. Das palavras da anamnese pronunciadas pelo sacerdote: tendo tomado o po ... entregou-o aos seus discpulos dizendo ... isto meu corpo, o Esprito faz anamnese epifnica, manifesta a interveno do Cris-

3 Expresso que designa, no rito bizantino, a celebrao da eucaristia, ou simplesmente a eucaristia. Sintetizando e contendo toda a economia da salvao, a Divina Liturgia reproduz iconograficamente a liturgia celeste do Cordeiro (cf. Ap 5-7), por isso, centro da vida espiritual e sacramental da Igreja. 4 Ort 250.

175

to identificando as palavras pronunciadas com suas prprias palavras: o milagre da metabol [converso das oferendas]5.

A transformao das oferendas em corpo e sangue de Cristo atravs da epiclese uma tradio considerada segura e unnime entre os Padres do Oriente, tradio mantida inclusive entre os nestorianos e monofisistas. A transformao do po em corpo do Senhor efetua-se unicamente pela potncia do Esprito Santo, escreve Joo Damasceno, sintetizando a tradio oriental6. A splica sacerdotal dirigida ao Pai pelo novo envio do Esprito sobre as oferendas confessa a f especificamente crist da ao operativa e pessoal da terceira Pessoa divina:
A tradio patrstica do Oriente unnime em atribuir a potncia operativa em todos os ritos sagrados interveno hiposttica da terceira Pessoa divina: ao Esprito Santo procedente do Pai e enviado pelo Filho para levar universalmente a termo a economia salvfica. Criador de vida, o Esprito o rgo direto da vida espiritual, o agente supremo de todas as encarnaes do celeste, fonte da graa e das energias divinas no seio da Igreja. Ele, Parclito e fogo celeste, desce sobre toda carne, santificando-a e [con]sagrando-a7.

A unanimidade da tradio do Oriente em atribuir a consagrao das oferendas epiclese deve-se prpria pneumatologia dos Padres, que vem no Esprito o princpio de toda manifestao divina no mundo. O princpio da interveno pessoal do Esprito concebida de modo exemplar e excelente na transformao dos dons eucarsticos, mas estende-se a todos os sacramentos, cuja matria o Esprito transforma em instrumento ou veculo de suas energias deificantes, santificantes. Isso supe que todos os sacramentos tenham necessariamente sua prpria epiclese:
A metamorfose realizada em cada sacramento exige a interveno do Princpio santificador em pessoa, que faz da matria dos sacramentos o veculo de suas energias. por isso que todos os sacramentos tm a sua prpria epiclese, e se realizam mediante a descida do Esprito Santo8.

Os Padres compreendem a interveno hiposttica do Esprito na economia sacramental da Igreja luz da economia salvfica. Se a ordem da criao segue um movimento descendente do Pai, atravs do Filho, no Esprito , a ordem da salvao segue um movimento contrrio: comea no Esprito, atravs do Filho e culmina no Pai. Assim, na economia salvfica, o acesso ao Pai por intermdio do Filho s possvel, desde o incio, pela ao do Es-

La Prire de lglise dOrient: la liturgie byzantine de saint Jean Chrysostome, Paris: Casterman; Mulhouse: Salvator, 1996, p. 81 [grifos do autor] (= PEO). 6 JOO DAMASCENO, De fide orthodoxa 4, 3: PG 94, 1146 (apud PEO 80). 7 PEO 77. 8 La coupe de vie et lEsprit Saint, Parole & Pain n 26 (1968) 161-171, aqui p. 165.

176

prito Santo. O Esprito Santo princpio de toda santificao no mundo e princpio de comunho das criaturas com Deus: Baslio define claramente a sua funo ministerial. A criatura no possui dom algum que no lhe venha do Esprito; ele o santificador que nos rene a Deus9. Depois da ascenso, o Esprito quem precede Cristo em suas manifestaes salvficas. A partida de Cristo deste mundo inaugura uma nova forma de presena no mundo, de modo especial nos sacramentos, no mais de forma visvel, mas invisivelmente por meio do Esprito e no Esprito. Assim, para que o po e o vinho se mudem realmente no corpo e sangue de Cristo, e os comungantes sejam integrados na comunho de seu corpo (Igreja), a epiclese do Esprito se faz necessria. Se, pois, depois da ascenso de Jesus, somente no e pelo Esprito que o Cristo est presente, a manifestao da presena eucarstica do Cristo no pode ser feita seno pela interveno do Esprito Santo, o que sublinha toda a importncia da epiclese10. A parusia do Cristo na eucaristia se faz na e pela parusia do Esprito Santo (Jo 14-17) que opera o metabolismo dos dons e do prprio comungante11. A transformao escatolgica dos dons e da assemblia ocorre graas interveno do Esprito, pois o Esprito quem realiza a incorporao dos dons e dos comungantes ao Cristo celeste, numa espcie de misteriosa transferncia para uma realidade invisvel. Mas isso no significa nenhum pneumatocentrismo no mistrio da consagrao eucarstica. A epiclese eucarstica especifica a relao de reciprocidade e de mtuo servio entre o Esprito e Cristo na economia da salvao: Cristo, conforme sua promessa, envia o Esprito de junto do Pai (Jo 15,26), e o Esprito manifesta Cristo ao mundo, ambos convergindo na nica revelao do Pai. Para os Padres orientais, existe uma relao dinmica entre a humanidade de Cristo e o Esprito, o qual atua como uno, testemunho e manifestao de sua humanidade. A humanidade do Cristo subsiste, mas pneumatizada. Esta ao dinmica do Esprito no Filho continua naqueles que comungam as espcies eucaristizadas: encarnao de Deus, responde a deificao do ser humano.

1.2. A no definio do momento da consagrao eucarstica


Evdokimov observa que a Ortodoxia no explica o modo nem define o momento em que ocorre a transformao dos elementos eucarsticos, limitando-se simplesmente a confess-la atravs da epiclese, como escreve J. Breck: A teologia eucarstica ortodoxa recusa-se a especificar o modo ou

10

BASLIO DE CESARIA, De Spiritu Sancto 16, 37: SC 17bis, 374 (apud PEO 78). Eucharistie, mystre de lglise, La Pense Orthodoxe n 13 (1968) 53-69, aqui p. 61. 11 Ort 250.

177

o momento dessa transformao sacramental. Ela reconhece, no entanto, na epiclese, o pice da iniciativa divina e, por sua vez, humana12. Partindo do dado litrgico que a celebrao eucarstica atravessada por vrias epicleses prvias sobre os dons e os fiis, as quais se elevam como ondas cada vez mais altas at a grande epiclese da consagrao, Evdokimov considera impossvel isolar o momento preciso em que ocorre a consagrao, haja vista que, para os orientais, a liturgia uma ao nica, um conjunto nico de palavras e ritos que no se podem separar, como numa grande sinfonia.
Antes da epiclese propriamente dita: Envia teu Esprito Santo sobre ns e sobre os dons aqui apresentados... transformando-os pelo teu Esprito Santo, a liturgia atravessada desde o incio por epicleses prvias, elevandose gradualmente at a palavra final. [...] Assim, impossvel isolar o instante preciso em que se opera a mudana [das oferendas], porque todo o cnon eucarstico e, pode-se mesmo dizer, toda a liturgia, a partir da proskomdia13, um nico Ato que se conclui na epiclese. Toda a liturgia, a partir de seu princpio, palpita neste ponto culminante e nesta invocao global e magnifca que, em certo sentido, arranca [arrache] a resposta do Deus Filantropo. A epiclese a ltima nota, o acorde final da inteira e nica sinfonia. Assim, o ato um todo orgnico decomposto, e no se pode fixar seno o momento aps o qual o sacramento j considerado realizado14.

A fixao de um momento preciso ou mesmo a atribuio de poderes mgicos a certas palavras proferidas durante a liturgia eucarstica no condizem com a Ortodoxia. No se pode cronometrar a misteriosa ao de Deus nas realidades do mundo. No existe uma necessidade absoluta de que palavras ditas por Jesus e repetidas nos sacramentos, contenham a eficcia, pois o poder do sacramento eucarstico reside na Igreja, que invoca em cada ao sagrada um novo Pentecostes. O sentido das palavras litrgicas deve ser compreendido a partir do que se celebra, de seu contexto eucolgico, e no de alguma frmula isolada.
sem importncia procurar, para cada sacramento, uma palavra explicitamente institucional do Senhor. Certamente, uma referncia escriturstica sempre requerida, mas todo sacramento remonta potncia do Sacramento dos sacramentos que a Igreja-eucaristia. O lado formal e jurdico no operante nos sacramentos. Se, por razes vlidas, na realizao de um sacramento, as condies cannicas so deficientes, a graa supre a fraqueza humana, e a integrao eucaristia pode testemunhar a descida do Esprito Santo e o dom recebido. por isso que, na prtica antiga, todo sacra-

12 J. BRECK, Confession de foi et clbration liturgique, Unit Chrtienne n 69 (1983) 61-81, aqui p. 75. 13 Proskomdia: rito de preparao das oferendas na liturgia bizantina. Tambm chamado prtese, esse rito antecede a Liturgia da Palavra. 14 PEO 77-78.

178

mento era uma parte orgnica da liturgia eucarstica e recebia seu acabamento [se parachevait] na refeio do Senhor15.

A invocao que pede especificamente a transformao das oferendas e dos comungantes atravs da ao do Esprito Santo , sem dvida, um momento privilegiado da liturgia eucarstica, mas no se pode isol-la do conjunto da liturgia. Sem determinar o momento preciso em que se realiza a converso das oferendas, cabe aos que dela tomam parte, uma atitude de venerao e reconhecimento por estarem diante de um mistrio. E, no final da liturgia, depois de receberem a comunho, os fiis proclamam o mistrio realizado:
Cristo, o mistrio de tua economia terminou, enche nossos coraes de alegria e regozijo. Todos proclamam o Mistrio vivido realmente e necessrio dar todo valor verdadeira e emocionante confisso do milagre: Ns vimos a verdadeira Luz, ns recebemos o Esprito celeste... Bendito seja o Nome do Senhor, agora e para sempre 16.

Diante do mistrio realizado pela resposta favorvel de Deus splica da Igreja pela descida de seu Esprito, Evdokimov prefere manter uma atitude de reverncia e de apofatismo (no definio), evitando assim a presuno de cronometrar a liberdade e os sopros transfiguradores do Esprito; manifesta, outrossim, fidelidade ao esprito da prpria lex orandi que compreende a liturgia eucarstica como um conjunto inseparvel de palavras, gestos e ritos em que se elevam contnuas splicas da assemblia a Deus e se louvam as suas incessantes descidas num renovado Pentecostes.

1.3. A no definio do modo da consagrao eucarstica


Mantendo a mesma atitude apoftica e de venerao em relao ao momento da consagrao eucarstica, Evdokimov recusa-se tambm a definir o modo pelo qual ocorre essa transformao. A inefabilidade e a insondabilidade dos mistrios divinos transcendem as categorias humanas de pensamento, por isso segue a santa reserva ortodoxa. Os autores ortodoxos, na via de Joo Damasceno, reiteram esse rechao17, limitandose a confessar simplesmente a misteriosa realidade da transformao:
Atravs de seu sentido de venerao levado ao extremo, o Oriente jamais questionou o qu nem o como do mistrio eucarstico. Uma vez o

Ort 265. PEO 192-193, citando textos da Divina Liturgia [grifos do autor]. 17 Se tu perguntas como isto acontece, basta saber que sucede atravs do Esprito Santo, do mesmo modo como o Senhor formou uma carne para si e em si, da Santa Me de Deus. E no nos dado saber mais, seno que a palavra de Deus verdadeira, eficaz e onipotente, porm, o como no passvel de investigao (JOO DAMASCENO, De fide orthodoxa 4, 13: PG 94, 1145).
16

15

179

milagre realizado, no h mais do que a carne e o sangue transfigurado da Vtima ressuscitada no clice18.

A converso dos dons expressa pelo termo metabol (metabolh/: mudana, converso, transformao), utilizado com muita simplicidade pelos Padres e pelos textos das anforas eucarsticas. A explicao de como ocorre a metabol dos dons est totalmente ausente nos Padres. Na via da tradio patrstica e da lex orandi, nas quais funda e alimenta seu pensamento teolgico e sua espiritualidade eucarstica, Evdokimov vale-se do mesmo termo para afirmar que tanto o modo da transformao das oferendas, quanto o que a epiclese realiza simples e exclusivamente objeto de f, por isso, realidade no suscetvel de investigao do tipo filosfico fisicista. Professando o ultra-realismo do ato de f, Evdokimov evoca a equao atanasiana po igual corpo, vinho igual sangue, reconhecendo-a muito explcita nos Padres, sempre, porm, em referncia a Cristo transfigurado e deificado pelas energias do Esprito Santo. Em linguagem simples e lapidar, prpria de seu estilo, diz: Do po e do vinho, o Esprito faz a carne e o sangue do Cristo19. Como a Igreja ortodoxa no tem uma definio dogmtica sobre a doutrina eucarstica, os telogos ortodoxos devem recorrer tradio bblica e patrstica, evitando apoiar-se em enunciados filosficos. Trata-se de corrigir o modo de considerar o mistrio eucarstico, partindo do ponto de vista cristolgico e no do ponto de vista material das espcies eucarsticas como fez a teologia latina do segundo milnio. A doutrina eucarstica, na Ortodoxia, sustentada pelo teandrismo do dogma calcedoniano: unio entre o elemento divino (ao de graas, eucaristia, doxologia) e o elemento humano (splica da Igreja e materialidade dos dons eucarsticos), porm sem confuso, sem separao. O sinergismo tendrico (unidade, liberdade e harmonia entre a ao divina e a ao humana) ilumina o ponto de partida da inteligncia teolgica da consagrao eucarstica:
A glria dos conclios de rejeitar o dualismo nestoriano (da separao entre o divino e humano) e o monofisismo (apenas o divino, dissolvendo o humano), e de estabelecer assim o teandrismo, fundamento inquebrantvel do sinergismo do agir divino e do agir humano. O di-fisismo e o ditelismo (harmonia das duas natureza e das duas vontades em Cristo) forjam a chave de ouro para todo problema teolgico20.

18 19

PEO 73 [grifos do autor]. LEsprit saint et la prire pour lunit, Verbum Caro n 55 (1960) 250-264, aqui p. 252. 20 Ort 14 [grifos do autor]. J. Meyendorff escreve: sobre o pano de fundo da doutrina patrstica grega da sinergia que se pode compreender verdadeiramente o significado da insistncia bizantina sobre a epiclese na liturgia eucarstica, outro problema discutido nos sculos XIV e XV pelos telogos gregos e latinos. O texto da

180

a) O milagre metafsico da metabol eucarstica A indefinvel realidade da consagrao eucarstica , segundo Evdokimov, milagre e mistrio. A mesma definio aplicada a todos os sacramentos: [...] os sacramentos da Igreja ocupam o lugar dos milagres do tempo da encarnao21. A razo humana no tem condies de explicar nem de perceber o milagre eucarstico, pois, sendo uma realidade cujo acesso exclusivo da f, apresenta a sua prpria antinomia. No se pode comparlo a uma mutao de ordem fsica:
O milagre eucarstico apresenta a mais radical antinomia que se possa conceber. No esprito dos Padres, o termo metabolh/, de meta-ba/llw, quer dizer lanado ou projetado alm; evidente que no se pode explicar ou definir acerca de uma matria csmica projetada, elevada alm dela mesma e assimilada pelo transcendente. A operao meta-emprica, metalgica e antinmica porque ela exprime a identidade do diferente e a diferena do idntico. Nesta identidade entre um significante material e um significado no-material, um no absorvido nem destrudo pelo outro; a sua identificao dinmica, in actu, ela deixa cada um em sua prpria realidade, em seu prprio status quo. Aqui, a antinomia significa que uma realidade o que no , e no o que . O po e o vinho so o corpo e o sangue, e o corpo e o sangue so o po e o vinho. No uma transformao fsica onde o terminus a quo passa ao terminus ad quem, como a gua passa totalmente a vinho nas Bodas de Can22.

Nesse transcensus metafsico, por isso mais do que uma converso fsica, trata-se de uma identificao de duas realidades ontologicamente distintas. Se o milagre eucarstico fosse de ordem fsica, ocorreria uma substituio dos elementos materiais, sempre permanecendo a materialidade csmica, como o caso da gua transformada em vinho, em Can da Galilia (cf. Jo 2,1-11). Em se tratando de um milagre de ordem metafsica, a matria csmica transforma-se em uma realidade que no deste mundo.
Se, nas bodas de Can, a gua se muda em vinho, uma matria deste mundo que deixa lugar outra, porm sempre da natureza deste mundo: o milagre fsico. Na eucaristia, o po e o vinho, matria deste mundo,
epiclese, como aparece no cnon da liturgia eucarstica de Joo Crisstomo e em outras liturgias orientais, implica que o mistrio se realiza mediante uma orao de toda a Igreja (Ns te pedimos...). [...] Como comunho e sinergia divino-humana, a eucaristia a orao dirigida ao Pai em Cristo e realizada atravs da descida do Esprito Santo. A epiclese , portanto, o cumprimento da ao eucarstica, justamente como o Pentecostes o cumprimento da economia divina da salvao: a salvao sempre trinitria. A ao pneumatolgica da eucaristia pressuposta tambm na noo de sinergia; o Esprito Santo que torna o Cristo presente no tempo que intercorre entre as duas vindas, em cuja ao no se impe humanidade, mas se oferece para a livre aceitao da liberdade humana, e, entregando-se ao homem, torna-o autenticamente livre (J. MEYENDORFF, La teologia byzantina : sviluppi storici e temi dottrinali, Casale Monferatto: Marietti, 1984, pp. 250-251). 21 Ort 263. 22 Eucharistie, mystre de lglise, art. cit., p. 58.

181

metamorfoseiam-se em uma realidade que no mais deste mundo: o po torna-se o Cordeiro celeste: o milagre metafsico 23.

A transformao do po e do vinho, que acontece fora dos limites deste mundo, o nico caso de identidade do diferente, pois ultrapassa a lei da identidade sem destru-la. por isso que o vinho da festa de Can podia ser percebido pelos sentidos naturais, enquanto que o sangue eucarstico s pode ser percebido pela f24.
No um no outro, nem um e outro fisicamente, mas um o outro metafisicamente, o que coloca a realidade miraculosa fora de toda a percepo sensvel inerente s coisas deste mundo25.

Na tentativa de perscrutar o mistrio da metabol, porm sempre em atitude apoftica, Evdokimov percebe uma semelhana entre a transformao eucarstica e a transfigurao de Jesus sobre o monte Tabor: a no o Cristo que se transforma e sim os olhos dos apstolos que se abrem por um instante. Do mesmo modo, o mistrio da metabol eucarstica tambm s acessvel na f. b) Metabol eucarstica e estado tendrico de Cristo O carter transcendente da metabol eucarstica, sustentado pela doutrina tendrica, permite perceber a unio de duas realidades ontologicamente distintas, sem confuso e sem separao. S possvel compreender essa identificao partindo do estado glorioso (tendrico) de Cristo. Tal identificao no seria possvel se partssemos do estado quentico do Jesus histrico:
No momento da santa ceia, Cristo estava visivelmente presente sob forma terrestre, e tambm estava presente de outro modo, de um modo j celeste, por antecipao, no po e no vinho repartidos e abenoados por ele. Nenhuma confuso dos dois estados possvel. Sobre o plano eucarstico, a ascenso abole a presena terrestre, e a histria no possibilita seno a presena litrgica26.

Depois da ascenso, o corpo transfigurado do Cristo no est mais submetido s leis de espao e de tempo, mas pode manifestar-se em qualquer lugar, conforme sua vontade e estado tendrico, pois todo poder me foi dado no cu e na terra (Mt 28,18). Se o cone exposto venerao dos fiis, a eucaristia destinada a ser consumida. A finalidade da presena real de Cristo na eucaristia a sua
23

PEO 73-74; Ort 246, citando NICOLAU CABSILAS, Sacrae Liturgiae. Interpretatio 32,15: SC 4bis 206-207 [grifos do autor]. 24 Cf. PEO 74; Ort. 246. 25 Eucharistie, mystre de lglise, art. cit., p. 58. 26 Idem, p. 60 [grifos do autor].

182

unio com a assemblia reunida, cujo momento pice o comer e o beber os dons consagrados. A iconografia permite explicitar a invisibilidade da converso eucarstica. A metabol exclui qualquer possibilidade de semelhana, pois a presena do Cristo na eucaristia no tem imagem. No existe nada na natureza que se assemelhe ao que ocorre na converso das espcies. Na crtica que faz ao movimento iconoclasta em relao lei da identidade (os iconoclastas consideram a eucaristia a imagem do Cristo porque consubstancial a ele), o nosso autor, em fidelidade aos cnones da Igreja que interditam toda a viso do Cristo na eucaristia por no se tratar de cone, e sim de refeio, escreve:
O milagre da metabol realiza-se sem nenhuma semelhana. Toda a viso da carne no clice severamente interditada pelos cnones e toda apario deste gnero considerada como tentao contra a natureza. Com efeito, o Verbo enipostasia apropria-se das espcies eucarsticas, integraas em seu corpo espiritual: Este po o Corpo do Cristo, mas esta identidade substancial esconde a presena eucarstica do Cristo, no sob o vu inerente a todo o mistrio, e sim porque esta presena, no sendo visual, sem imagem. O visvel (o po) sempre afirmado idntico ao invisvel (o corpo celeste), mas a operao no deixa lugar algum viso. A eucaristia no pode de forma alguma servir de cone porque ela unicamente a Refeio do Senhor que deve ser consumida e no contemplada27.

Evdokimov reconhece que h uma dificuldade, no Oriente, em relao presena eucarstica do Cristo, dificuldade essa que se apresenta como uma espcie de duplicao do mistrio: de um lado, a presena eucarstica de Cristo est submetida ao mandato da consumio, de outro lado, a mesma presena fora de alguma maneira o culto de adorao extralitrgica. A Igreja Ortodoxa no expe a hstia consagrada para ser venerada ou adorada, como faz o Ocidente, mesmo fora da liturgia eucarstica, atravs da Adorao ao Santssimo ou da Procisso de Corpus Christi, mas conserva os dons exclusivamente para a consumio durante a liturgia eucarstica, ou para serem levados aos doentes. A ao de levar a comunho aos doentes compreendida como extenso da liturgia eucarstica. A adorao dos dons seria uma delimitao da presena do Cristo, contradizendo a ascenso. O que se adora a presena do Esprito que manifesta o Cristo atravs dos dons santificados:
A adorao dos dons coisifica a manifestao do celeste e contradiz a Ascenso [...]. A adorao no decurso da liturgia uma parte integrante da adorao litrgica do mistrio do Cristo. Prosterna-se no diante dos dons, e sim diante do Esprito nos dons, diante da vinda litrgica do Cristo que o Esprito manifesta e que no tem mais a mesma realidade fora da liturgia28.

27 Lart de licne: thologie de la beaut, 2 ed., Paris: Descle de Brouwer, 1970, p. 168 [grifos do autor]. 28 Ort 247.

183

c) Crtica s doutrinas ocidentais da eucaristia O interesse de Evdokimov no foi apenas uma tentativa de explicitao deste mistrio em mbito ortodoxo, defrontou-se tambm com as doutrinas ocidentais. Reconhece que at o sculo IX no havia nenhuma questo em relao ao mistrio da eucaristia, considerado o respeito e a venerao com que era tratada. A primeira vez que, no Ocidente, aparece a questo do qu ou do como, no perodo que vai do sc. IX ao sc. XI, momento em que o verbo ser adquire o sentido de significar. O verbo significar, aplicado ao mistrio eucarstico, nunca foi aceito pela Igreja Ortodoxa, e nem mesmo chegou a ser considerado como termo substitutivo do verbo ser:
A Igreja Ortodoxa [...] mantendo-se firmemente diante do mistrio, afirma a identidade que resplandece: Isto meu corpo e a aceita enquanto milagre inefvel do amor divino29. O milagre da identidade objetivo mesmo fora da consumio30.

Ao defrontar-se com as doutrinas ocidentais concernentes eucaristia, Evdokimov observa que essas padecem de um certo imanentismo cosmolgico, que corre o risco de dar uma viso fisicista do mistrio. Enquanto o Ocidente tenta explicar o que se realiza na consagrao das espcies eucarsticas, o Oriente prefere no discutir nem especular a respeito, pois h a qualquer coisa de infinitamente maior do que uma simples mutao fsica31. Conseqentemente, haver atitudes e posies teolgicas diferentes entre Oriente e Ocidente, condicionadas pela diferena dos pressupostos. A doutrina da transubstanciao e a doutrina da consubstanciao, na viso de nosso autor, dogmatizam uma concepo filosfica das relaes entre a substncia e os acidentes32: a converso eucarstica estaria, deste modo, na unio ou ligao dos acidentes substncia, e na penetrao da substncia nos acidentes. O Cristo total (Christus totus et integer), sem deixar o cu, estaria ao mesmo tempo na terra para constituir a substncia eucarstica (onipresena). Estas doutrinas se assemelham, alm disso acabam negando a verdade da Ascenso.
Do ponto de vista do corpo celeste de Cristo, transubstanciao e companao [companation] so apenas variantes de uma mesma coisa: a presena substancial do Cristo nas [dans] e sob [sous] as espcies do po (in pane, sub pane, cum pane), ou sob [sous] os acidentes ou formas de po. Mas uma coisa o metabolismo do po em carne celeste para ser consumido, e totalmente outra coisa a presena do Cristo nas espcies, portanto, a sua descida na terra, de onde a conseqncia lgica: o culto de adorao da

29 30

Ort 245. Lesprit de la religion orthodoxe, in L. FEBRE (d.), Encyclopdie franaise v. 19 (1957) 19.50.15-19.52.30, aqui pp. 19.52.2. 31 Ibidem 59. 32 Ort 246.

184

presena terrestre, fsica do Cristo, e por isso, a negao da ascenso... o corpo celeste no est sob [sous], com [avec], nem no [dans] po (consubstanciao), nem no lugar do po, mas o po: Isto mesmo minha carne33.

Ser correto colocar a realidade transcendente da humanidade transfigurada do celeste e a realidade csmica dos dons eucarsticos no mesmo plano ontolgico, submetendo-as s mesmas leis que regem as relaes entre substncia e acidentes? Segundo Evdokimov, no, pois, a condio tendrico-celeste de Cristo no regida pelas leis csmicas, e sim pela lei da assimilao do material pelo espiritual:
direita do Pai no um lugar, mas um smbolo da proximidade [...] Celeste no uma noo cosmolgica; o estado celeste da humanidade do Cristo um transcensus que nos interdita de lhe aplicar a ontologia csmica e suas leis. Esse estado no de forma alguma uma desencarnao, e sim uma desmaterializao. Segundo os Padres, depois da queda, a matria uma condensao, uma espessura densa [paississement] do espiritual, por isso, mesmo depois da queda, nas coisas sensveis, diz Joo Crisstomo, tudo inteligvel, a assuno do sensvel no inteligvel normativa34.

Freqentemente chamada espiritualista, a doutrina eucarstica de Calvino concebe a presena de Cristo na eucaristia graas interveno do Esprito Santo (in virtute Spiritus Sancti) e se ope doutrina luterana da ubiqidade do Corpo do Cristo. O Cristo encontra-se no cu, e o Esprito quem realiza a conjuno entre o seu Corpo e os sinais sacramentais, agindo como uma espcie de canal ou conduto atravs do qual o Cristo desce no mundo. Para Calvino, o poder do Esprito, invocado na epiclese, eleva o fiel ao cu e quando o fiel consome as espcies consagradas, realiza-se a comunho com o corpo e sangue do Cristo celeste. Porm, tanto Calvino quanto Lutero priorizam a mensagem kerigmtica das palavras da instituio e o aspecto subjetivo da salvao em detrimento do aspecto objetivo do sacramento e da consagrao dos elementos eucarsticos. Ambos no suprimem os dados objetivos do mistrio, mas priorizam o aspecto subjetivo da salvao, por intermdio da f do comungante. Desse modo, mesmo acentuando a epiclese sobre os fiis, os reformadores desviam a ateno em relao consagrao dos elementos, o que parece fazer da f a condio da presena do Cristo e submetem esta presena medida da f do homem35. A utilizao de conceitos aplicados ao mistrio eucarstico como transfinalizao e transignificao so uma tentativa vlida para expressar a presena real e o efeito unitivo contidos e comunicados nas espOrt 246-247. Eucharistie, mystre de lglise, art. cit., p. 57, citando JOO CRISSTOMO, In Matthaeum homilia 84, 4: PG 58, 743. 35 Eucharistie, mystre de lglise, art. cit., p. 56.
34 33

185

cies eucarsticas, porm qualquer termo que se utilize para expressar o mistrio eucarstico deve necessariamente salvaguardar a idia de uma converso ontolgica36.

2 Aprendendo de Evdokimov
2.1 Epiclese e momento da consagrao
Fiel ao princpio da necessidade da interveno hiposttica do Esprito para a realizao de toda ao espiritual manifestadora de Cristo, Evdokimov atribui a consagrao epiclese. E, ao evitar a tentativa de cronometrar o instante da consagrao, mantm-se fiel ao esprito da liturgia que compreende a celebrao eucarstica como um conjunto unitrio de ritos, mediante os quais a assemblia, por intermdio de seu presidente, suplica a Deus o envio do Esprito a fim de manifestar, num renovado e contnuo Pentecostes, a presena sacramental de Cristo. Tais afirmaes acerca da eficcia consecratria e o momento da consagrao tm clara origem na relao de unidade entre teologia e liturgia, entre lex orandi e lex credendi. Contudo, se procedermos a um confronto dessas afirmaes com a posio da teologia latina at s vsperas do Conclio Vaticano II, estaremos diante da impossibilidade de um consenso teolgico. Por outro lado, na Igreja Catlica Romana, o retorno tradio primitiva a aproximou da Igreja Ortodoxa. a) Evoluo da posio catlica A posio latina se caracteriza pelo fato de atribuir eficcia consecratria exclusiva s palavras da instituio eucarstica, cuja recitao pelo presidente da celebrao define o instante preciso da transubstanciao, independentemente da epiclese. O problema da epiclese, em mbito magisterial, s vai aparecer no sculo XIV. At ento no se percebe contradio entre o pedido de interveno do Esprito Santo e as palavras da instituio para a realizao do sacramento. O Conclio de Lyon (1274), convocado para reunir as duas Igrejas, no tratou da questo. Nem mesmo antes, em 1054, quando ocorreu a separao das duas Igrejas, a questo sequer foi levantada por gregos ou latinos. A questo da epiclese foi tratada no Conclio de Florena (1439-1445). Na ocasio, a Igreja latina ratificou a sua posio afirmando o valor consecratrio das palavras da instituio. Os gregos, evidentemente, no aprovaram essa deciso da Igreja Romana. As intervenes magisteriais posteriores, pelo menos at o Conclio Vaticano II, seguiro reafirmando a mesma doutrina.

36

Ibidem, p. 55.

186

A evoluo de perspectiva com relao teologia eucarstica se fez notar fortemente a partir do Conclio Vaticano II. Nessa ocasio, a Igreja Catlica Romana iniciou um processo de reconhecimento e valorizao do patrimnio litrgico, teolgico e espiritual das Igrejas do Oriente. O resultado veio em seguida e pde ser percebido na lex orandi. Na liturgia latina, passou-se a ressaltar a importncia da epiclese na liturgia sacramental, sobretudo, a eucarstica. Todas as novas Oraes eucarsticas, introduzidas no Missal Romano, contm uma epiclese pneumatolgica: o sacerdote pede ao Pai que, por intermdio do Filho, envie o Esprito Santo para a transformao das oferendas e para aplicao dos benefcios da eucaristia aos comungantes. Tratase das duas epicleses, a da consagrao e a da comunho, com a narrativa da instituio eucarstica e a anamnese entre a primeira e a segunda. Outro indcio claro de sensibilidade pela teologia e liturgia orientais pode ser percebida no novo Catecismo da Igreja Catlica (1982). Situando a eucaristia no contexto da economia salvfica, o texto catequtico no se limita a mencionar a epiclese pneumatolgica explcita utilizada pela Igreja, como fazem as Igrejas Orientais, mas vai mais longe resultado provvel do dilogo entre representantes das duas Igrejas realizado nas dcadas de 1980-199037 , ao afirmar o valor consecratrio, seja das palavras da instituio da eucaristia, seja da epiclese, manifestando, assim, um equilbrio em relao ao que denominamos eficcia consecratria:
Encontram-se no cerne da celebrao da Eucaristia o po e o vinho, os quais, pelas palavras de Cristo e pela invocao do Esprito Santo, se tornam o Corpo e o Sangue de Cristo38.

O sacramento eucarstico recebe, no novo Catecismo, um tratamento desde uma perspectiva dinmico-celebrativa. A epiclese situada no conjunto da anfora, seguindo ao prefcio e antecedendo narrativa da instituio eucarstica:
Na epiclese ela [Igreja] pede ao Pai que envie o seu Esprito Santo (ou o poder de sua bno) sobre o po e o vinho, para que se tornem, por seu poder, o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, e para que aqueles que tomarem parte na Eucaristia sejam um s corpo e um s Esprito (certas tradies litrgicas colocam a epiclese depois da anamnese)39.

O novo Catecismo evita utilizar a linguagem da cronometria para definir o momento em que se realiza a presena real de Cristo na eucaristia. Em
37 As Sesses Plenrias aconteceram em Patmos-Rhodes (1980), Munique, Alemanha (1982), Creta, Grcia (1984), Bari, Itlia (1986 e 1987), Valamo, Finlndia (1988), Freising, Alemanha (1990) e Balamand, Lbano (1993). Cf. A. GONZLEZ MONTES, Las Iglesias Orientales, Madrid: Editorial Catolica [BAC], 2000, p. 347-594; G. BRUNI, Quale ecclesiologia? Cattolicesimo e Ortodossia a confronto: il dialogo ufficiale, Milano: Paoline, 1999, pp. 61-341. 38 Catecismo 1333; cf. 1353, 1357-1358, 1375. 39 Ibidem 1353 [grifos dos autores].

187

respeito dimenso mistrica da presena de Cristo no sacramento eucarstico, a afirmao do texto pode-se dizer sbria e breve, sem aluso a frmulas litrgicas que possam condicionar o momento da consagrao: Salvaguarda, assim, a unidade da anfora, que , ao mesmo tempo, doxolgica (ao de graas) e consecratria. O ltimo e mais recente passo dado pela Igreja Catlica Romana foi o reconhecimento da validade da eucaristia celebrada com a anfora de Addai e Mari, uma das trs anforas atualmente em uso pela Igreja Assria do Oriente. A singularidade dessa anfora a ausncia da narrativa institucional e das palavras da instituio eucarstica de forma literal, como constam nas narrativas bblicas (cf. Mt 26, 20.26-29; Mc 14, 17.22-25; Lc 22, 14-20 e 1Cor 11, 23-25). Esse avano foi ocasionado por razes doutrinais e pela necessidade de ordem pastoral e ecumnica em conseqncia do dilogo ecumnico iniciado h alguns anos entre a Igreja Catlica Romana e a Igreja Assria do Oriente40. A Igreja Catlica reconhece a validade dessa anfora pelo fato de que a sua elaborao e a sua utilizao manifestam a clara inteno da Igreja de celebrar a eucaristia em continuidade com a ltima Ceia. A sua validade nunca foi posta em questo por nenhuma Igreja, quer do Oriente, quer do Ocidente. Em segundo lugar, a sua validade deve-se ao fato de que as palavras da instituio eucarstica esto, de fato, presentes na anfora de Addai e Mari, no de modo coerente e ad litteram, mas de modo eucolgico e disseminado, isto , esto integradas em oraes sucessivas de ao de graas, louvor e intercesses41. Muito embora o alcance da nota concernente ao uso da anfora de Addai e Mari seja restrito a casos excepcionais e de necessidade, a nota tem um grande valor para o dilogo ecumnico e para a teologia litrgica42. A tradio siro-oriental no mais submetida aos cnones latinos. Ao veicular uma nova maneira de compreender a orao eucarstica, no como mimesis sacrifical (prpria da viso ocidental, centralizada na narrativa da instituio), a anfora arcaica de Addai e Mari possibilita uma redescoberta da centralidade da oferenda de ao de graas propriamente dita no interior da anfora, a qual d pleno sentido noo de sacrifcio de louvor. Reconhece-se, assim, o esforo ps-conciliar da Igreja Catlica Romana em reconhecer e valorizar a epiclese, seja pela via da aproximao com as
40

Cf. ACTES DU SAINT-SIGE, Admission lEucharistie entre lglise chaldenne et lglise assyrienne dOrient: note et orientations du Conseil pontifical pour la promotion de lUnit des chrtiens, La Documentation Catholique n 2265 (2002) 213-214. 41 Ibidem 214. C. Giraudo v nesta anfora uma confirmao de sua tese de que a narrao da instituio s num segundo momento foi inserida na anfora. Cf. C. GIRAUDO, Num s corpo: Tratado mistaggico sobre a eucaristia, So Paulo: Loyola, 2003, pp. 206-209, 249-250. 42 S. MATTHIEU, Une avance oecumnique et liturgique: la note romaine concernant lanaphore dAdda et Mari, La Maison-Dieu n 233 (2003) 137-154.

188

Igrejas Orientais, seja pela recuperao da tradio mais primitiva da Igreja do primeiro milnio. A posio da Igreja Catlica Romana evoluiu no s no sentido de no contrapor-se crena na eficcia da epiclese da Igreja Ortodoxa, mas inclusive de integr-la em seu patrimnio litrgico e magisterial. A superao da utilizao da linguagem hilemrfica para explicar os sacramentos, e, em especial a eucaristia, e o caminho percorrido pelo estudo da lex orandi parecem ter sido a melhor escola de aprendizagem para redimensionar o sacramento eucarstico desde a perspectiva dinmico-celebrativa e desde a economia salvfica. Acrescente-se que, por respeito ao mistrio eucarstico e unidade da anfora, a Igreja Catlica Romana evita agora circunscrever o momento em que se realiza a transubstanciao. b) Dilogo ecumnico e correo de rota da Igreja Catlica Em face s posies (aparentemente) irreconciliveis entre Evdokimov e a Igreja Latina, o apelo aos dilogos ecumnicos oficiais permitem perceber a possibilidade de conciliao entre posies to distintas. Os encontros de dilogo ecumnico entre a Igreja Catlica e a Igreja Ortodoxa de tradio bizantina iniciaram-se na dcada de 6043. O primeiro documento de acordo ecumnico entre as duas Igrejas, aprovado por unanimidade na Segunda Sesso Plenria da Comisso Mista Internacional do Dilogo Teolgico, em Munique, Alemanha (de 30 de junho a 06 de julho de 1982), intitulase O mistrio da Igreja e da Eucarista luz da Trindade Santa44. A Comisso mista que elaborou o documento teve a clara preocupao de mostrar o que une as duas Igrejas, considerando-o como primeira etapa no dilogo teolgico entre catlicos e ortodoxos. O dilogo entabulou-se no plano da tradio. A epiclese, uma questo outrora controvertida e sofrida, apresentada no mencionado documento com vontade clara de expressar a doutrina comum das duas Igrejas, em um clima que foi favorecido no perodo psconciliar. O documento deixa transparecer que a questo foi discutida e solucionada. No que se refere eficcia consecratria, o documento une as duas tradies, a oriental e a ocidental:
[...] o mistrio eucarstico realiza-se na orao que une as palavras, pelas quais a Palavra feita carne instituiu o sacramento, e a epiclese, na qual a
43 Para os encontros da fase preparatria, a elaborao do mtodo e os objetivos do dilogo entre os representantes das duas Igrejas, cf. G. BRUNO, op. cit., pp. 13-64; P. RODRGUEZ, El dilogo teolgico entre la Iglesia Catlica y la Iglesia Ortodoxa: I. De los incios a la Relacin de Bari (1962-1987), in A. GONZLEZ MONTES, op. cit., pp. 347-393; D. PAPANDREOU, Les dialogues bilateraux de lglise orthodoxe avec les autres Communios chrtiens, Irnikon n 4 (1982) 451-470, aqui pp. 456-458; A. DE HALLEUX, Inauguration du dialogue thologique officiel entre les glises catholique et orthodoxe Revue Thologique de Louvain n 3 (1980) 394-398. 44 Cf. LE MYSTRE de lglise et de lEucharistie la lumire de la Sainte Trinit: document de la commission mixte catholique romaine-orthodoxe. Munich, 30/06-06/071982, La Documentation Catholique n 1838 (1982) 941-945 [= Munique].

189

Igreja, movida pela f, suplica ao Pai, atravs do Filho, a fim de enviar o Esprito Santo para que, na nica oblao do Filho encarnado, tudo seja consumado na unidade45.

O documento claro e inclui a tradio catlica e a tradio ortodoxa: a primeira, que atribui valor consecratrio s palavras da instituio e, mais recentemente, integrou a epiclese pneumatolgica na realizao do sacramento; e a segunda, que atribui valor consecratrio epiclese. Sob este prisma, o nosso autor tambm est includo nessa conciliao ecumnica. O motivo que levou os membros das respectivas comisses a encontrar uma conciliao foi evitar definir ou concentrar-se no problema do momento da consagrao, muito embora no seja este o pano de fundo do problema que divide as duas Igrejas, como tambm utilizar uma linguagem no polmica, e sim uma linguagem comum, a da tradio bblicopatrstico-litrgica, que favorecesse o intercmbio de idias. No por acaso que Evdokimov se move nesse mbito lingstico. Se tomarmos a segunda afirmao ou linha de pensamento de Evdokimov de que toda a celebrao eucarstica tem um carter epicltico o documento de Munique contempla plenamente o pensamento de nosso autor. Na primeira parte do documento, quando trata da relao entre o Filho e o Esprito na economia da salvao e, de modo especial, no sacramento eucarstico, diz:
O Esprito transforma os dons sagrados no corpo e no sangue do Cristo (metabol), para que se cumpra o crescimento do Corpo que a Igreja. Neste sentido, a celebrao inteira uma epiclese, que se explicita mais em certos momentos. A Igreja est perpetuamente em estado de epiclese46.

A afirmao de que a celebrao inteira uma epiclese ressalta a dependncia da Igreja em relao ao Esprito Santo para a realizao do sacramento eucarstico. A ao prvia do Esprito necessria para a manifestao sacramental de Cristo. Os documentos oficiais de acordos ecumnicos posteriores retomaro ainda que brevemente o tema da eficcia consecratria, mais especificamente, a aluso ao do Esprito invocado na epiclese. A afirmao de que a transformao dos dons realizada pelo Esprito reaparecer de forma alusiva, indireta, no documento de Bari47, e de forma direta no documento de Valamo48. A transformao dos dons eucarsticos pelo Esprito no
45 46

Munique I, 6, c. Munique I, 5, c. 47 COMMISSION INTERNATIONALE CATHOLIQUE-ORTHODOXE, Foi, sacrementes et unit de lglise. (Cassano delle Murge, Bari, 16 juin 1987), Irnikon n 3 (1987) 336349 [= Bari]. 48 COMMISSION INTERNATIONALE CATHOLIQUE-ORTHODOXE, "Le Sacrement de lOrdre dans la structure sacramentelle de lglise, en particulier limportance de la sucession apostolique pour la sanctification et lunit du peuple de Dieu. Valamo, Finlande, 26 juin 1988". Irnikon n 3 (1988) 347-359 [= Valamo].

190

uma afirmao que tem a pretenso de polemizar contra a doutrina catlica tradicional que conferia valor consecratrio s palavras da instituio, e sim uma afirmao de que a eucaristia se realiza mediante a condio suplicante da Igreja, condio sob a qual esto o sacerdote que implora a descida do Esprito Santo em nome da assemblia reunida e as palavras da instituio que ele recita. No estado epicltico da celebrao eucarstica, nada subtrado splica. Obviamente o documento quis manifestar com isso um grande respeito liturgia eucarstica de ambas as tradies. Retomemos o pensamento de nosso autor, onde se pode perceber o equilbrio entre epiclese e anamnese (a narrativa da instituio) no estado epicltico da Igreja:
Para que a palavra do Cristo, memorializada [mmorise] pelo sacerdote, se cumpra e adquira eficcia divina, o sacerdote invoca o Esprito Santo na epiclese. Das palavras da anamnese pronunciadas pelo sacerdote, tendo tomado o po ... entregou-o aos seus discpulos dizendo... isto meu corpo, o Esprito faz anamnese epifnica, manifesta a interveno do Cristo identificando as palavras pronunciadas com suas prprias palavras: o milagre da metbole49.

Oriente e Ocidente esto de acordo em reconhecer que a converso eucarstica , como a encarnao, obra do Esprito Santo. No texto citado de nosso autor, parece pressentir-se no uma contradio entre palavras da instituio e epiclese, mas complementaridade. A ao do Esprito na eucaristia, assim como nos outros sacramentos, exige um sinal visvel. Epiclese e anamnese so igualmente necessrias no sacramento eucarstico, o que evidencia a obra conjunta do Filho e do Esprito na eucaristia. O permanente estado epicltico da Igreja, de modo especial durante a liturgia eucarstica, enfatiza a realidade salvfica no tempus Ecclesiae. A Igreja o lugar da presena e da atuao do Esprito, enviado pelo Cristo glorificado, conforme sua promessa, antes da ascenso. No dilogo com a Ortodoxia, pensa P. Rodrguez, exige-se o esforo da parte catlica em no considerar, na anfora, a narrativa institucional e as palavras da epiclese como momentos sucessivos, pois, no texto de acordo ecumnico de Munique, se se segue a literalidade do texto, a perspectiva do ou-ou continuar latente. Tanto a epiclese quanto as palavras da instituio so momentos de splica intensa pela descida do Esprito. Evdokimov ensina a atitude apoftica face ao mistrio: no se podem aplicar categorias de espao ou de tempo fsico a uma realidade que transcendente. Isso ajuda a superar a idia de automatismo sacramental e de quase magia aplicada s palavras utilizadas na liturgia. O tempo da consagrao um tempo sacramental que extrapola a idia fsica de tempo de que

49

PEO 81.

191

dispomos. Conseqentemente, no se trata de ver na epiclese e nas palavras da instituio duas consagraes sucessivas e distintas no tempo. A fixao de uma frmula nica, como fizeram gregos e latinos, um erro. Sintetizando: a) a recuperao do carter epicltico da liturgia, aspecto evidenciado pelo nosso autor e pelo documento de Munique, coloca tanto a epiclese quanto as palavras da instituio eucarstica, sob o mbito suplicante da liturgia; b) em decorrncia do carter epicltico da liturgia, no se pode determinar o instante da consagrao, nfase dada pelo nosso autor e pressuposta no documento de Munique (e com ele, no novo Catecismo). Tratando-se de um tempo sacramental, extrapola a possibilidade de aplicar categorias de tempo fsico a uma realidade que fundamentalmente mistrica, e permite superar a concepo de automatismo sacramental. As afirmaes da lex orandi so compreendidas desde seu lugar de origem, de modo que no se rompe a unidade entre a lex orandi e a lex credendi. c) Ao atribuir a eficcia consecratria s palavras da instituio eucarstica e epiclese, o documento de Munique uniu a tradio catlica e ortodoxa, e, por extenso, confirmou o nosso autor tambm.

2.2 Epiclese e modo de consagrao


A compreenso da converso eucarstica, designada tradicionalmente pelo termo metabol, permaneceu inaltervel na Igreja Ortodoxa desde o tempo patrstico at os dias atuais. Os autores ortodoxos atuais, entre os quais Evdokimov, evitam pressupostos filosficos e se atm aos dados bblicos, patrsticos e litrgicos. J o Ocidente cristo, se permaneceu com a mesma linguagem pelo menos at o final do primeiro milnio, a partir de ento foi levado progressivamente a identificar-se, mediante reflexo da escolstica, com o termo transubstanciao. O procedimento reflexivo de Evdokimov a propsito da atitude de reserva (apoftica) quanto ao modo de consagrao das oferendas (cf. item 1.3), pode ser resumido nas seguintes afirmaes: a) Fiel Ortodoxia e aos Padres, mais do que explicar, Evdokimov limita-se simplesmente a confessar a misteriosa transformao das espcies eucarsticas atravs do termo comum ao Oriente: a metabol; o modo de consagrao, objeto exclusivo da f, no suscetvel de investigao do tipo fisicista ou filosfica. b) O ponto de partida intelectivo do mistrio eucarstico cristolgico. A inteligibilidade do que ocorre na consagrao regida pelo dogma cristolgico calcednico: unio do divino e do humano, sem separao, sem confuso (teandrismo). O estado tendrico do Cristo glorificado condiciona a compreenso do modo da consagrao. c) A finalidade da presena real de Cristo nas oferendas consagradas a consumio, diversamente do cone que exposto para a venerao dos fiis. d) As crticas s doutrinas ocidentais da eucaristia visam sobretudo o ponto de partida destas doutrinas, a filosofia, pois tais doutrinas veiculam um certo imanentismo cosmolgico favorecendo atitu-

192

des e posturas teolgicas suspeitas. A humanidade glorificada de Cristo no pode ser submetida s leis csmicas (crtica aos catlicos e luteranos), como tambm a presena real de Cristo nas espcies consagradas no pode ser submetida medida da f da assemblia (crtica aos reformadores). Qualquer termo ou categoria utilizada para explicar o mistrio da consagrao deve salvaguardar a idia da converso ontolgica. O que a epiclese realiza transcende a razo cientfica, situa-se no plano da f (metafsico), o que, por sua vez, no deixa de ser real e objetivo. a) Sobriedade da terminologia patrstica Evdokimov claramente patrstico no que concerne compreenso do modo de converso das oferendas. A metabol realiza a identificao total das oblaes com o corpo do Senhor. Para fundamentar essa identificao, Evdokimov evoca a equao de Atansio (po-vinho = corpo-sangue)50. Muito embora no cite a fonte, provvel que esteja se referindo a um extrato de sermo atribudo a Atansio:
Antes que as oraes e invocaes tenham sido feitas, no so seno po e um clice. Porm, depois que as grandes e maravilhosas oraes foram ditas, o po torna-se o corpo e o vinho torna-se o sangue de nosso Senhor Jesus Cristo [...]. No momento em que se faz subir a Deus as grandes oraes e as santas splicas, o Verbo desce sobre o po e o clice e o po tornase seu corpo51 .

Os Padres eram extremamente sbrios ao falar da transformao das espcies no sacramento eucarstico. Para isso, utilizam o termo metabol e similares. Em uma de suas homilias catequticas, Cirilo de Jerusalm compara a transformao (metablein) da gua em vinho, nas bodas de Can, com a converso eucarstica. Se Cristo transformou a gua em vinho, no h razo para duvidar que ocorra um milagre semelhante no banquete eucarstico52. Cirilo diz ainda que Deus manda seu Esprito sobre as oferendas, tornando-as corpo e sangue de Cristo, porque tudo o que o Esprito toca santificado e transformado (metablbetai)53. As palavras da ltima ceia: Isto meu corpo, isto meu sangue, indicam que os objetos visveis [po e vinho] foram transformados (metapoieisthai) no corpo e sangue do Senhor pelo poder indizvel de Deus54 . Em outra passagem, observa que Deus infunde um poder vivificante na oferenda e a transmuta (methstesin aut) na virtude da prpria carne55. Gregrio de Nissa, o mais especulativo dos Padres capadcios, retoma a idia da transformao. Na converso eucarstica, pensa Gregrio de Nissa, a na-

50 51 52 53 54 55

Cf. PEO 73. ATANSIO DE ALEXANDRIA, Fragm., Ex sermone ad baptizandos: PG 26, 1325. Cf. CIRILO DE JERUSALM, Catechesis mystagogica 4, 2: SC 126, 136. Cf. CIRILO DE JERUSALM, Catechesis mystagogica 5, 7: SC 126, 154. CIRILO DE ALEXANDRIA, Comentariorum in Mathaeum 26, 27: PG 72, 451. CIRILO DE ALEXANDRIA, Explanatio in Lucae Evangelium 22,19: PG 72, 908.

193

tureza dos objetos visveis (po e vinho) sofrem uma espcie de transelementao (metastoicheisas)56. Este termo grego de difcil traduo nas lnguas modernas, e no considerado ainda uma explicao propriamente dita para a converso eucarstica. Utilizando este termo, Gregrio de Nissa parece pensar em uma alterao na relao dos elementos constitutivos (stoicheia) do po e do vinho, em conseqncia da qual estes adquirem a forma (eidos) do corpo e do sangue do Senhor e as propriedades correspondentes. Embora alguns autores tentassem seguir Gregrio de Nissa na tentativa de explicar o modo de mutao das oferendas, contudo, desde ento, a linguagem da metabol (transformao, mudana) tornou-se comum ao Oriente. Para Joo Crisstomo, na celebrao eucarstica, os elementos (po e vinho) sofrem uma mutao, so definidos como trans-plasmados (metarrythmzein) e transformados ( metaskeyzein ) 57. Os telogos orientais, fiis tradio bizantina, na defesa da doutrina da presena real, nunca utilizam o termo essncia, smbolo ou imagem para explicar a converso eucarstica. Consideram o termo transubstanciao imprprio para o mistrio eucarstico. Esse termo s vai aparecer no Oriente a partir do sculo XIII por influncia dos latinforos, mas no chega a se impor58. A reserva dos Padres em relao converso eucarstica reflete-se ainda mais forte na tradio siro-crist, a ponto de evitar-se o uso do termo converso em favor de outro: per unionem cum Spiritu [por unio com o Esprito]59. Joo Damasceno, que apresenta uma sntese condensada dos Padres gregos, afirma que o po e o vinho so transformados de forma sobrenatural (hyperphys metapoiontai)60. b) Sobriedade da terminologia litrgica A mesma reserva dos Padres em relao ao que ocorre na converso eucarstica, simultnea afirmao sem hesitao da presena real, ser mantida na linguagem das anforas orientais e ocidentais. Em ambiente ocidental, as epicleses galicanas e hispnicas tambm utilizam uma terminologia que evoca a idia de converso ou mudana real, como, por exemplo, na missa gtica: coelesti permutatione [mudana celeste], ou ainda, esta frmula tipicamente mozarbica: faciat plenisque tui corporis sanguinisque conformia [faa conforme plenitude de teu corpo e sangue], ou esta outra: panem mutatum carne, poculum versum in
56

Cf. GREGRIO DE NISSA, Oratio Catechetica 37: SC 453, 314. Cf. JOO CRISSTOMO, Homilia De proditione Iudae 1, 6: PG 49, 380; In Matthaeum homil. 2, 5: PG 57, 29. 58 Cf. G. BRUNI, op. cit., 106, nota 29. 59 Cf. P. LHUILLIER, Thologie de lpiclse, Verbum Caro n 56 (1960) 307-327, aqui pp. 317-318. 60 Cf. JOO DAMASCENDO, De fide orthodoxa 4, 13: PG 94, 1145-1149.
57

194

sanguinem [po transformado em carne, bebida convertida em sangue]61. Depois de suplicar a Deus para que aceite e santifique as oferendas, o cnon romano pede a transformao das mesmas no corpo e sangue do Senhor, atravs do verbo latino fazer: ut nobis Corpus et Sanguis fiat dilectissimi Filii tui, Domini nostri Iesu Christi [para que se torne <se faa> para ns o corpo e o sangue de teu diletssimo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo]. Os formulrios epiclticos das novas anforas ocidentais mantero a mesma sobriedade lingstica: suplica-se a Deus para que envie o Esprito Santo a fim de que as oferendas se tornem o corpo e o sangue do Senhor. O verbo faze (poeson), com o qual se pede a transformao das oferendas, est presente tambm nas trs anforas bizantinas, atualmente em uso na Igreja Ortodoxa (a de Baslio, a de Crisstomo e a de Tiago). Alm de poeson, o formulrio epicltico da anfora de Joo Crisstomo utiliza o verbo grego transformando (metabaln) e a de Baslio utiliza o verbo grego manifeste (anadexai)62. Ao investigar a origem e a utilizao do termo metabol na liturgia bizantina, H. Paprocki considera-o inicialmente uma interpolao pelo simples fato de que nada acrescenta epiclese, pois esta j contm o verbo faze (poeson), cujo significado o mesmo de transformar (metabol)63. No Tratado sobre o Esprito Santo, Baslio utiliza anadeknymi no sentido de consagrao: Qual dos santos nos deixou por escrito as palavras da consagrao (anadexei) do po eucarstico e do clice da bno?64 . Muito embora o termo no parea prprio para expressar a idia de converso das oferendas, est presente em vrias anforas antigas com o sentido explcito de transformao das oferendas, como tambm utilizado para expressar a consagrao ao ministrio hierrquico e a transformao dos fiis no decurso da liturgia. Concluindo: a linguagem dos Padres e da lex orandi muito sbria quanto converso eucarstica. Com a utilizao dos verbos metabaln, poesonfiat, anadexis e similares se quer expressar uma ao real sobre o po e o vinho para transform-los em algo totalmente diferente, mas cuja inteligibilidade s acessvel f, como tambm afirmar a identificao entre as oblaes eucarsticas e o corpo do Senhor. Estes verbos representam, na verdade, mais uma profisso de f ou reconhecimento do milagre eucarstico do que propriamente uma explicao. justamente a esse nvel de investigao que Evdokimov, nutrindo-se da inesgotvel seiva patrstica e litrgica, se atm. Em seu procedimento apoftico aplicado doutrina eucarstica, rediz a tradio comum ao Oriente e ao Ocidente do primeiro milnio.
61 Cf. P. LHUILLIER, Thologie de lpiclse, art. cit., p. 318; J. PINELL, Anmnesis y epclesis en el antiguo rito galicano, Didaskalia n 4 (1974) 3-130, aqui pp. 35-36. 62 Cf. A. HNGGI; I. PAHL (ed.), Prex eucaristica: textus et variis liturgiis antiquioribus select, Fribourg: Universitaires, 1968, p. 226, 236, 250. 63 Cf. H. PAPROCKI, Le mystre de leucharistie: gense et interprtation de la liturgie eucharistique byzantine, Paris: Cerf, 1993, pp. 324-325. 64 BASLIO DE CESARIA, De Spiritu Sancto 27, 66: SC 17bis, 480.

195

c) Reconhecimento ecumnico da provisoriedade da linguagem A partir do Conclio de Trento (1545-1563), a Igreja Catlica reconheceu o termo tcnico transubstantiatio como muito apto (aptissime), conveniente (convenienter) e apropriado (proprie)65, mas no teve a inteno de proplo como se fosse algo absoluto, porque reconhece a dificuldade da linguagem humana para traduzir o mistrio da converso das oferendas e da presena real do Cristo nas oferendas consagradas. A Igreja de tradio latina, favorecida pela viso jurdico-romana e, posteriormente, pelas influncias da viso fisicista-germnica, no sustentou de modo geral uma atitude apoftica face ao mistrio eucarstico, como aconteceu com a Igreja de tradio grega66. Se procedssemos a um confronto da viso de Evdokimov com a teologia latina experimentaramos certamente um desconforto. No obstante as diferenas, h aspectos fundamentais comuns entre Evdokimov e a Igreja Catlica: um e outro colocaram-se, em verdade, no plano da tradio. O que Evdokimov quer dizer atravs do termo metabol, a Igreja Catlica o diz atravs do termo transubstanciao: ambos afirmam claramente a converso ontolgica das oferendas e a presena real do Cristo nas oferendas consagradas. Catlicos e ortodoxos no podem negar que o que vem depois da consagrao so as mesmas aparncias do po e do vinho, e o que ocorre na metabol ou transubstanciao de ordem ontolgica e metafsica, por isso, inapreensvel pela razo cientfica. Embora utilizando termos distintos, Evdokimov e o Conclio Tridentino expressam o que as Igrejas Ortodoxa e Catlica sempre creram a partir das palavras de Jesus na ultima ceia sobre o po e o vinho: Isto meu o corpo, isto o meu sangue. No obstante a diferena dos termos e do ponto de partida de um lado e de outro, o alcance do significado dos termos metabol e transubstanciao o mesmo:
Na verdade, este termo [transubstanciao], em razo da tecnicidade filosfica que o termo substncia devia tomar posteriormente na escolstica, e que repugna a excelentes telogos, no quer dizer outra coisa que o termo conversio utilizado por Ambrsio, que traduz o metabol da tradio grega e pode ser considerado com direito como a mais simples expresso da f da Igreja67.

Para salvaguardar o mistrio da converso eucarstica e o mistrio da presena real do Cristo nas oblatas consagradas, acordou-se entre ambas as
65 66

DS 1642, 1652. Deve-se, no entanto, reconhecer que um dos limites da teologia evdokimoviana achar que o termo transubstanciao seja uma tentativa de explicao filosfica do que ocorre na consagrao eucarstica. Evdokimov teria razo se todos os telogos catlicos assim o pensassem. Contudo, h quem pense que o termo apenas rediz o que a tradio sempre afirmou (cf. K. RAHNER, La presencia de Cristo en el Sacramento de la Cena del Seor, in Idem, Escritos de Teologia, Madrid: Taurus Ediciones, 1961, v. 4. pp. 367-396; J. A. SAYES, La presencia real de Cristo en la eucaristia, Madrid: Editorial Catolica, 1976, pp. 171-176). 67 J.-H. NICOLAS, Syntse dogmatique: de la Trinit la Trinit, 2. ed., Fribourg, Suisse: Universitaires; Paris: Beauchesne, 1986, p. 910.

196

Igrejas, Catlica e Ortodoxa, uma atitude apoftica, no sentido de utilizar uma linguagem decididamente sbria, apta s coisas da f. A primeira e surpreendente constatao que o documento ecumnico de Munique no contm o termo transubstanciao. As comisses que elaboraram e aprovaram o documento optaram por um termo que fosse demonstrativo de uma base lingstica comum para as Igrejas e que permaneceu at o incio do segundo milnio cristo, antes da diviso das Igrejas. O termo escolhido deveria expressar familiaridade e proximidade com os dados bblicos, patrsticos e litrgicos. Partindo desses pressupostos, as respectivas comisses optaram pelo termo metabol (transformao ou mudana). Na primeira parte, quando trata da misso conjunta do Filho e do Esprito na economia da salvao, o documento de Munique afirma com extrema sobriedade lingstica: O Esprito transforma os dons sagrados no corpo e sangue do Cristo (metabol), para que se cumpra o crescimento do corpo, que a Igreja68. A terminologia sbria , contudo, de profundo significado. Ambas as Igrejas confessam que a transformao das oferendas obra exclusiva do poder de Deus, mediante o seu Esprito. No h explicitao quanto ao modo da transformao dos dons. O documento evita entrar em questes de ordem lingstica, limitando-se simplesmente a confessar a ao do Esprito nas oblatas em vista do crescimento da Igreja. Deve-se observar, porm, que o termo metabol aparece entre parnteses. Utiliza-se no decurso da afirmao o equivalente transformar. a primeira e nica vez que o termo metabol aparece no texto de Munique; nos outros documentos sequer citado. O propsito da utilizao de uma linguagem sbria foi, a nosso ver, salvaguardar o carter ontolgico e metafsico da converso eucarstica, aspectos confessados e cridos nas duas Igrejas. O documento de Munique salienta o silncio dos evangelistas a respeito do como da consagrao do po e do vinho na ltima Ceia. Sempre reconhecendo a inseparabilidade do Filho e do Esprito na realizao da misso redentora, o documento diz: Se bem que os evangelistas, na narrativa da Ceia, silenciem sobre a ao do Esprito, ele, contudo, estava, mais do que nunca, unido ao Filho encarnado para o cumprimento da obra do Pai69. Ainda na segunda parte, ao tratar da funo do bispo durante a celebrao eucarstica, o documento faz nova referncia, ainda que de passagem, converso eucarstica, desta vez, porm, com uma linguagem ainda mais simples. Presidindo a oblao da comunidade inteira, o bispo consagra os dons para que se tornem (deviennent) o corpo e o sangue que a comunidade oferece70. O documento de Valamo, aprovado seis anos depois do documento de Munique, manter esta mesma sobriedade terminolgica71.

68 69 70 71

Munique I, 5c. Munique I, 4. Munique II, 3. Cf. Valamo III, 35.

197

As respectivas comisses frisaram a ao transformadora do Esprito nas oblatas. Permanecendo nas oblatas consagradas, o Esprito comungado junto com o Filho. O documento no investiga o que ocorre no po e no vinho durante ou depois da ao consecratria, limita-se apenas a confessar a presena eficaz de Cristo nos dons repletos de Esprito. Catlicos e ortodoxos expressaram de comum acordo a santa reserva em relao ao modo da converso eucarstica, atitude expressa pela sobriedade terminolgica. Pode ser que a teologia eucarstica evdokimoviana, pelo fato de harmonizar-se com as afirmaes do documento ecumnico, o tenha inspirado e servido inclusive de plataforma de dilogo. Nenhum dos comentrios sobre o acordo ecumnico faz meno a Evdokimov. O que se pode dizer com segurana que o nosso autor, restringindo-se a uma terminologia no especulativa, mas na linha litrgico-patrstica, j expressara em seus escritos, antes da aprovao dos documentos ecumnicos, a unidade das Igrejas no que concerne f eucarstica, evidentemente mais como reconhecimento-profisso de f do que propriamente como explicao da converso eucarstica. A esperana ecumnica de nosso autor de que a experincia da santidade poder unir os cristos no caminho de busca da verdade trinitria. justamente com este augrio que conclui sua obra fundamental, LOrthodoxie; a ns apraz evocar esse augrio no final desse trabalho:
Todos e cada um so convidados a aprofundar a presena fulgurante de Cristo, seu nascimento-parusia pelo sopro do Esprito: no mbito do milagre dessa natividade pneumatofrica j reino que a separao podese mudar em ligame, em unidade. Ortodoxos, catlicos e protestantes, percorrendo o caminho da santidade at seu final, que Cristo, podem se reencontrar, [quais] cones vivos reunidos em iconstase do Templo de Deus, sua Porta rgia abrindo-se para o abismo do Pai72.

Nedio Pertile OFMCap Mestre em Teologia Sistemtica pela Pontifcia Universidade Gregoriana (Roma) e Doutor em Teologia pela Faculdade de Teologia do ISI-CES (Belo Horizonte, MG). professor e Diretor da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, ESTEF (Porto Alegre-RS) e colabora em cursos de Teologia para leigos. Endereo: Rua Ernesto di Primio Beck, 325 Vila Joo Pessoa 91510-490 Porto Alegre RS e-mail: nediopertile@terra.com.br

72

Ort 346.

198

Вам также может понравиться