Вы находитесь на странице: 1из 6

CONCURSO PBLICO

26. PROVA OBJETIVA

MDICO ULTRASSONOGRAFISTA

INSTRUES

VOC RECEBEU SUA PREENCHA RESPONDA MARQUE,

FOLHA DE RESPOSTAS E ESTE CADERNO CONTENDO

30

QUESTES OBJETIVAS.

COM SEU NOME E NMERO DE INSCRIO OS ESPAOS RESERVADOS NA CAPA DESTE CADERNO.

LEIA CUIDADOSAMENTE AS QUESTES E ESCOLHA A RESPOSTA QUE VOC CONSIDERA CORRETA.


A TODAS AS QUESTES. NA FOLHA INTERMEDIRIA DE RESPOSTAS, A LETRA CORRESPONDENTE ALTERNATIVA QUE VOC ESCOLHEU.

TRANSCREVA PARA A FOLHA DE RESPOSTAS, COM CANETA DE TINTA AZUL OU PRETA, TODAS AS RESPOSTAS ANOTADAS NA FOLHA INTERMEDIRIA DE RESPOSTAS. A A
DURAO DA PROVA DE

HORAS.

SADA DO CANDIDATO DO PRDIO SER PERMITIDA APS TRANSCORRIDA A METADE DO TEMPO DE DURAO DA PROVA OBJETIVA.

AO SAIR, VOC ENTREGAR AO FISCAL A FOLHA DE RESPOSTAS E ESTE CADERNO, PODENDO DESTACAR ESTA CAPA PARA FUTURA CONFERNCIA COM O GABARITO A SER DIVULGADO.

AGUARDE

A ORDEM DO FISCAL PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTES.

20.12.2009

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO

FOLHA INTERMEDIRIA

DE

RESPOSTAS

O O T ST ES UE Q QU

RESPOSTA RESPOSTA
A A A A A A A A A A A A A A A B B B B B B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D D D D D D E E E E E E E E E E E E E E E

QUE

ST

RESPOSTA
A A A A A A A A A A A A A A A B B B B B B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D D D D D D E E E E E E E E E E E E E E E

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

16 17 18 19 20 21

22
23 24 25 26 27 28 29 30

30*50pGLFR8OWUDVVRQRJUDVWD

www.pciconcursos.com.br

POLTICA DE SADE

01. O Relatrio Final da 8.a Conferncia Nacional de Sade CNS props um novo Sistema Nacional de Sade que deveria ser regido, dentre outros, pelos seguintes princpios: (A) unidade na conduo das polticas setoriais; dicotomizao das aes preventivas e curativas. (B) regionalizao e hierarquizao das unidades prestadoras de servios; fortalecimento do papel da Unio. (C) equidade em relao ao acesso dos que necessitam de ateno; atendimento oportuno segundo as necessidades. (D) salrios maiores para os mdicos de nvel federal integrantes das equipes multidisciplinares; admisso por meio de concurso pblico. (E) centralizao na gesto dos servios; direito de acompanhamento a doentes internados, principalmente gestantes. 02. Um tema bastante polmico da 8.a Conferncia Nacional de Sade foi o papel da Previdncia Social. A posio majoritria foi a de que a Previdncia deveria (A) se encarregar das aes prprias do seguro social. (B) melhorar a qualidade da assistncia sade prestada aos seus segurados. (C) cooperar com a rea da sade no financiamento das aes de maior custo econmico. (D) aumentar gradativamente o financiamento da rea da sade. (E) fortalecer o Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social INAMPS. 03. Em seu sentido mais abrangente, a sade a resultante das condies de alimentao, habitao, educao, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a servios de sade. Considerando o fragmento do texto, da 8.a CNS, possvel afirmar que (A) a alimentao o primeiro fator na determinao do estado de sade da populao. (B) o acesso a servios de sade no fator importante para a higidez da populao. (C) a sade resulta de determinantes polticos, sociais, econmicos e da oferta de servios de sade. (D) a qualquer grupamento social, s possvel obter condies de sade se ele tiver a posse das terras. (E) condies adequadas de alimentao, educao e transporte so suficientes para se garantir o estado de sade da populao.

04. A Constituio Federal estabelece que a seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos (A) ao trabalho, sade e previdncia social. (B) ao trabalho, sade e assistncia social. (C) ao trabalho, previdncia e assistncia social. (D) sade, previdncia e assistncia social. (E) ao trabalho, sade e previdncia e assistncia social.

05. Com base na Constituio Federal, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto a seguir. A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. (A) sociais e sanitrias (B) sociais e econmicas (C) econmicas e sanitrias (D) sanitrias e educacionais (E) curativas e preventivas

06. Ao Sistema nico de Sade (SUS) compete, alm de outras atribuies, nos termos da lei, (A) participar da formulao da poltica de saneamento bsico, mas no de sua execuo. (B) fiscalizar e inspecionar alimentos, mas no controlar o seu teor nutricional. (C) participar do controle e fiscalizao da produo de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos, mas no do controle de seu transporte. (D) colaborar na proteo do meio ambiente, mas no dos ambientes de trabalho. (E) ordenar a formao de recursos humanos e incrementar o desenvolvimento cientfico e tecnolgico em sua rea de atuao, mas no em outras.

30*50pGLFR8OWUDVVRQRJUDVWD

www.pciconcursos.com.br

07. correto afirmar que no mbito do Sistema nico de Sade, de acordo com a legislao vigente, a listagem oficial de doenas originadas no processo de trabalho deve ser revisada periodicamente, (A) com base na que for adotada pelo Instituto Nacional do Seguro Social INSS. (B) com base nas proposies da Organizao Internacional do Trabalho OIT. (C) com base nas proposies da Organizao Mundial de Sade OMS. (D) tendo na sua elaborao a colaborao de instituies acadmicas, de ensino e pesquisa, integrantes de comisso aprovada pelo Conselho Nacional de Sade. (E) tendo na sua elaborao a colaborao de entidades sindicais.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 11. Assinale o achado que indica ventriculomegalia cerebral fetal na ultrassonografia. (A) Afilamento do corpo caloso, inferior a 3 mm de espessura no esplnio corpo caloso. (B) Necessria identificao da membrana aquedutal, quando ventriculomegalia bilateral. (C) Volumetria ultrassonogrfica tridimensional com mais 5 mL para ambos os ventrculos laterais. (D) trio ventricular acima de 10 mm de largura na ultrassonografia. (E) Colpocefalia com fossa posterior rasa. 12. A hemorragia da matriz germinativa do encfalo definida (A) como hemorragia da matriz germinativa, situada na superfcie dos ventrculos laterais, hiperecica na ultrassonografia. (B) como hemorragia da matriz germinativa, situada na superfcie dos hemisfrios cerebrais, hipoecoica na ultrassonografia. (C) pelo cogulo hipoecoico que preenche o espao subdural. (D) pelo cogulo hipoecoico que preenche o espao subependimrio. (E) pelo cogulo que se apresenta como hipoecognico no interior dos ventrculos laterais. 13. Qual o achado na ultrassonografia fetal, na presena da hrnia diafragmtica congnita? (A) Sendo bilateral, h inverso das posies do corao e o fgado. (B) Notam-se solues de continuidade na camada profunda do diafragma. (C) Observa-se hiperplasia pulmonar cavitada, estendendose em direo cavidade abdominal, atravs da falha de fechamento do diafragma. (D) O estmago situa-se na cavidade torcica direita em mais de 70% dos casos, pela associao frequente com situs inversus ambiguos. (E) Observa-se herniao do contedo abdominal cavidade torcica atravs da falha de fechamento do diafragma. 14. Na presena da atresia esofgica, o que se observa no exame ultrassonogrfico fetal? (A) Retrao gstrica, que permite diagnstico da maioria dos casos, ainda na gravidez. (B) Distenso gstrica pode ser normal, caso haja fstula traqueoesofgica com o coto distal. (C) Presena de oligomnio. (D) No h anomalias vertebrais associadas. (E) Distenso duodenal, por fstula traqueojejunal que ocorre na maioria dos casos.

08. O conjunto articulado e contnuo de aes e servios preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os nveis de complexidade do sistema, referente assistncia em sade, expressa o conceito de (A) integralidade. (B) equidade. (C) universalidade. (D) igualdade. (E) efetividade.

09. Os recursos financeiros do SUS devem ser depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuao, e movimentados sob fiscalizao (A) do Ministrio da Sade. (B) do Ministrio da Fazenda. (C) das respectivas Comisses de Finanas em Sade. (D) dos respectivos Conselhos de Sade. (E) exclusiva do Ministrio Pblico.

10. A legislao referente participao da comunidade na gesto do SUS estabelece que os Conselhos de Sade (A) tm carter transitrio e deliberativo. (B) tm carter permanente e deliberativo. (C) tm carter permanente e consultivo. (D) so constitudos, majoritariamente, por representantes da sociedade organizada. (E) so constitudos, majoritariamente, por representantes dos segmentos sociais mais vulnerveis.

30*50pGLFR8OWUDVVRQRJUDVWD

www.pciconcursos.com.br

15. Como realizada a medio da translucncia nucal? (A) Deve ser feita entre stima e dcima semana de gestao. (B) Mede-se a espessura da pele, da nuca fronte. (C) A medio realizada no plano sagital do segmento ceflico. (D) A medio inclui a pele nucal, se realizada entre dcima primeira e dcima quarta semana de gestao. (E) A medio inclui a pele nucal, caso tenha que ser realizada aps 16 semanas de gestao.

20. Qual dos achados ultrassonogrficos apresenta maior correlao positiva com apendicite aguda? (A) Apndice com dimetro igual ou maior que 7 mm. (B) Apndice com relao comprimento/dimetro igual ou maior que 0,2. (C) Ala de fundo cego, situando-se sob msculo psoas. (D) O apndice intraluminal, no interior do leo terminal, caso sobreposta doena de Chron. (E) Diagnstico ultrassonogrfico de tumor carcinoide na apndice vermiforme.

16. Paciente menopausada, com hemorragia vaginal. Exame ultrassonogrfico demonstra espessamento irregular do endomtrio. Qual das alterativas representa maior possibilidade de diagnstico etiolgico? (A) Adenocarcinoma endometrial. (B) Carcinoma do colo uterino. (C) Leiomioma intramural degenerado. (D) Endometriose peritoneal. (E) Leiomioma subseroso.

21. Assinale a alternativa que no caracterstica do folculo ovariano normal na ultrassonografia. (A) Apresenta-se como imagem cstica ovariana, na populao feminina, na idade frtil. (B) Imagem cstica ovariana com variao das dimenses ao longo do ciclo menstrual. (C) Imagem cstica ovariana que atinge maiores dimenses na segunda metade do ciclo menstrual, por presena de corpo lutenico. (D) Reduo abrupta das dimenses na metade do ciclo pode indicar ovulao. (E) Mltiplos folculos ovarianos, que se mantm inalterados ao longo do ciclo menstrual.

17. Qual dos achados ultrassonogrficos indicam derrame pleural? (A) Identificao do corao atravs do espao intercostal. (B) Ausncia de rudos hidroareos na cavidade torcica. (C) Presena de massa slida com septaes, no espao pleural. (D) Presena de imagem de espelho do figado no diafragma. (E) Contedo anecoico, com ecos em suspenso, entre pleuras parietal e visceral.

22. O achado ultrassonogrfico encontrado na fase periovulatria do ciclo menstrual : (A) cisto teca-lutenicos de mais de 1,0 cm. (B) endomtrio espessado, com aspecto hiperecoico e homogneo. (C) endomtrio de aspecto trilamelar. (D) contedo lquido no endomtrio, na presena de mioma subseroso. (E) ovrios com mais de 5,0 cm de comprimento.

18. Dentre as alternativas, assinale o achado ultrassonogrfico que no indicativo da hipertenso portal. (A) Hiperecogenicidade difusa do parnquima heptico. (B) Esplenomegalia. (C) Fluxo venoso portal hepatofugal. (D) Dilatao da veia esplnica. (E) Dilatao da veia portal.

23. Manifesta-se com perda da definio do eco endometrial na ultrassonografia: (A) sinquia uterina. (B) gravidez ectpica. (C) mola idatiforme. (D) endometrite. (E) adenocarcinoma endometrial.

19. Qual dos sinais ultrassonogrficos indicativo de colecistite aguda? (A) Retrao da vescula biliar. (B) Lquido perivesicular. (C) Dilatao do ducto de Wirsung. (D) Desembocadura baixa do ducto cstico. (E) Vescula biliar septada.
5

30*50pGLFR8OWUDVVRQRJUDVWD

www.pciconcursos.com.br

24. Qual a definio do cisto ovariano complexo na ultrassonografia? (A) Achados ultrassonogrficos so idnticos sndrome do ovrio policstico complexo. (B) Ovrio que apresenta imagem nodular com componentes slido e cstico. (C) Presena de material fetal no ovrio ou na tuba uterina. (D) Ferritina extracelular, identificada na ultrassonografia. (E) Meta-hemoglobina extracelular, identificada na ultrassonografia.

28. Sexo masculino, 14 anos, refere dor e inchao no joelho direito h 24 horas. Nega trauma. Refere antecedentes de hematomas espontneos em diferentes partes do corpo. Exame ultrassonogrfico demonstra distenso da bursa suprapatelar, com ecos em suspenso. H colees com caractersticas semelhantes no msculo quadrceps da coxa. O diagnstico mais provvel de (A) hemofilia. (B) anemia falciforme. (C) talassemia. (D) coagulao intravascular disseminada. (E) esferocitose hereditria.

25. Massa centrada na glndula adrenal esquerda desloca a veia esplnica (A) para cima. (B) para trs. (C) para baixo. (D) para frente. (E) medialmente. (B) dois anos de vida, vmito bilioso, com espessura muscular do piloro de 2 mm. (C) menos de 48 horas de vida, com sinal de dupla bolha. (D) trs semanas de vida, vmito no bilioso, com espessura muscular do piloro de 5 mm. (E) um ms de vida, com vmito bilioso e derrame pleural. 29. o melhor indicativo da estenose hipertrfica do piloro: (A) um ano de vida, com distenso do intestino delgado.

26. Doena renal policstica autossmica dominante apresenta o seguinte achado ultrassonogrfico: (A) rim de dimenes reduzidas e hiperecoicas. (B) rim hiperecoico bilateral, de dimenses aumentadas, em recm-nascido. (C) mltiplos cistos renais, de diferentes dimenses. (D) cisto nico, unilateral, em indivduos acima de 50 anos. (E) massa slida renal em recm-nascido.

30. Criana de 6 anos, com inchao na linha mediana anterior do pescoo. Ultrassonografia demonstra imagem cstica, mvel a deglutio. Qual o diagnstico mais provvel? (A) Linfonodo com necrose e liquefao. (B) Cisto tmico. (C) Cisto tireoglosso. (D) Cisto do segundo arco branquial.

27. Qual o achado ultrassonogrfico normal da veia renal direita, na maior parte da populao geral? (A) Trajeto posterior a clice renal direita. (B) Calibre maior que a veia renal esquerda por maior fluxo sanguneo. (C) Desembocadura na face posterior da veia cava inferior, sobre veia mesentrica superior. (D) Trajeto paralelo veia mesentrica superior. (E) Comprimento menor que a veia renal esquerda.

(E) Cisto dermide.

30*50pGLFR8OWUDVVRQRJUDVWD

www.pciconcursos.com.br

Вам также может понравиться