Вы находитесь на странице: 1из 7

EQUIPARAO SALARIAL - Consideraes Matria atualizada com base na legislao vigente em: 22/02/2013.

Sumrio: 1 - Introduo 2 - Equiparao Salarial 3 - Requisitos 3.1 - Identidade de Funes 3.2 - Mesma localidade 3.3 - Diferena de Tempo de Servio 4 - Quadro de Carreira 5 - Empregado Readaptado 6 - Substituio de Pessoal 7 - Empregado Estrangeiro 8 - nus da Prova 9 - Jurisprudncia

1 - INTRODUO Nesse comentrio trataremos das regras da equiparao salarial, em face as frequentes aes trabalhistas nas quais os empregados postulam equiparao salarial com colegas de trabalho. O art. 5 da Constituio Federal de 1988 estabelece que todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza. Observa-se que o princpio de igualdade relativo, pois se exige que ocorra uma interpretao comparativa entre pessoas que estejam em idnticas situaes, aplicando-se a regra da isonomia. Nas lies de Aristteles acerca do significado de justia, o princpio em tela se resume a tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais. O princpio da isonomia salarial est inserido no artigo 7, inciso XXX da Constituio Federal que assegura aos trabalhadores a proibio de diferenas de salrios, objetivando a discriminao entre o trabalho humano. A equiparao salarial um instituto que garante ao trabalhador a igualdade do seu salrio ao de seu colega de trabalho que exerce funo idntica dentro da mesma empresa, dentre as caractersticas inseridas no artigo 461 da CLT, aprovada pelo Decreto-lei n 5.452, de 1/05/1943.

2 - EQUIPARAO SALARIAL Segundo o art. 461 da CLT, sendo idntica a funo, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponder igual salrio, sem distino de sexo, nacionalidade ou idade. Trabalho de igual valor ser o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeio tcnica, entre pessoas cuja diferena de tempo de servio no for superior a 2 (dois) anos. O art. 461 da CLT exige uma srie de pressupostos para autorizar a equiparao salarial entre dois empregados, dentre os quais se incluem o exerccio de idntica funo, com igual produtividade e perfeio tcnica, para o mesmo empregador no mesmo local de trabalho. A legislao admite a possibilidade de um empregado perceber salrio superior a um colega de trabalho, quando aquele se encontra em posio empregatcia distinta, no ocorrendo nenhum tipo de discriminao.

3 - REQUISITOS Para que um empregado tenha direito ao recebimento do mesmo salrio de outro empregado, colega de trabalho, a lei exige que certas condies sejam preenchidas e comprovadas, como as seguintes: identidade de funes, com trabalho de igual valor; mesma de localidade; e diferena de tempo de servio na funo, igual ou inferior a 2 (dois) anos. Sem o preenchimento concomitante de tais requisitos, assim, prejudicada est a pretenso equiparao salarial em relao ao paradigma que percebe salrio superior, uma vez que a diferena entre as contraprestaes ser considerada como resultante de uma distino legtima. 3.1 - IDENTIDADE DE FUNES A equiparao salarial s possvel se o empregado e o paradigma exercerem a mesma funo, desempenhando as mesmas tarefas, independente da nomenclatura do cargo/ocupao. O servio dever ser realizado com uma produtividade e perfeio tcnica anlogas. O empregado deve demonstrar o exerccio das mesmas tarefas, com o mesmo resultado aquilatado pelo outro empregado. 3.2 - MESMA LOCALIDADE O conceito de "mesma localidade" de que trata o art. 461 da CLT refere-se, em princpio, ao mesmo municpio, ou a municpios distintos que, comprovadamente, pertenam mesma regio metropolitana. Se o paradigma trabalha em outra regio, embora trabalhando na mesma empresa, poder ser remunerado de forma diferente e a equiparao salarial no ocorrer, pois, a fixao do salrio atende ao custo de vida de cada regio. 3.3 - DIFERENA DE TEMPO DE SERVIO Outro requisito essencial a ser analisado que no dever haver diferena de tempo de servio superior a 2 (dois) anos, entre os empregados. A ttulo de exemplo, suponha-se que o empregado A exerce funo de cobrador e foi admitido em 02 de maio de 2011. O empregado B foi admitido em 04 de fevereiro de 2013, tambm na funo de cobrador. Nesse caso, o empregado B obtm com o empregado A equiparao salarial, devendo fazer jus ao mesmo salrio. Para efeito de equiparao de salrios em caso de trabalho igual, conta-se o tempo de servio na funo e no no emprego.

4 - QUADRO DE CARREIRA Segundo os 2 e 3 do art. 461 da CLT, no se aplica a equiparao salarial quando o empregador tiver pessoal organizado em quadro de carreira, hiptese em que as promoes devero obedecer aos critrios de antiguidade e merecimento. As promoes devero ser feitas alternadamente por merecimento e por antiguidade, dentro de cada categoria profissional.

O Quadro de Carreira para ser considerado vlido deve ser homologado pelo Ministrio do Trabalho e Emprego, como disposto na Smula n 06 do TST. A competncia para decidir sobre pedido de homologaes de Quadro de Pessoal Organizado em Carreira das empresas e respectivos regulamentos da Secretaria de Relaes do Trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego, conforme Portaria/SRT n 08, de 30/01/1987. Os pedidos de homologao devero prever especificamente, alm do cumprimento das exigncias legais e a licitude dos critrios adotados: a) Admisso nos cargos em nveis iniciais; b) Discriminao do contedo ocupacional de cada cargo; c) Igualdade pecuniria entre promoes por merecimento e antiguidade; d) Subordinao das promoes verticais existncia de vaga, eliminada a preterio; e) Acesso s progresses horizontais dentro de cada cargo; f) Promoes verticais alternadamente por merecimento e antiguidade, subordinada a existncia de vaga, eliminada a preterio;

g) Progresses horizontais, dentro de cada cargo, dependentes da melhor produtividade, desempenho e perfeio tcnica, com interstcio no superior a 02 (dois) anos, alternadamente, por merecimento e antiguidade; h) Critrios de avaliao e de desempate; i) Distino entre reclassificao e promoo.

O Quadro deve conter a denominao das carreiras com as subdivises que comportar a complexidade dos servios. No sero permitidos critrios que probam ou restrinjam ao empregado concorrer s promoes, progresses e reclassificaes. Devero ser mencionados, expressamente, os cargos colocados fora da carreira. A DRT poder proceder a diligncias para apurar a licitude dos critrios adotados e ao cumprimento das exigncias legais, sustando o seu seguimento enquanto no observadas as exigncias objeto da diligncia. Qualquer alterao posterior no Quadro de Carreira depender igualmente de homologao. O despacho de homologao ser publicado no Dirio Oficial da Unio. Se ausente um dos critrios supracitados, o Quadro de Carreira deixar de constituir obstculo isonomia salarial pretendida.

5 - EMPREGADO READAPTADO Dispe o 4 do art. 461 da CLT que o trabalhador readaptado em nova funo por motivo de deficincia fsica ou mental atestada pelo rgo competente da Previdncia Social no servir de paradigma para fins de equiparao salarial.

Assim, o empregado que se afastou em benefcio por incapacidade e posteriormente fora reabilitado pelo INSS, retornando ao trabalho em nova funo, no servir de parmetro para a requisio da isonomia salarial.

6 - SUBSTITUIO DE PESSOAL Pode ocorrer a equiparao salarial temporria ocasionada pela substituio de um colega de trabalho que est em licena por motivo de frias, benefcio previdencirio, maternidade, adoo, entre outros casos. Segundo o art. 450 da CLT, o empregado chamado a ocupar, em comisso, interinamente, ou em substituio eventual ou temporria, cargo diverso do que exercer na empresa, sero garantidas a contagem do tempo naquele servio, bem como volta ao cargo anterior. A Smula n 159 do TST dispe que: I - Enquanto perdurar a substituio que no tenha carter meramente eventual, inclusive nas frias, o empregado substituto far jus ao salrio contratual do substitudo. II - Vago o cargo em definitivo, o empregado que passa a ocup-lo no tem direito a salrio igual ao do antecessor. Os empregados que substituem outros empregados devem perceber o mesmo salrio do empregado substitudo apenas enquanto durar a substituio. Todavia, tratando-se de vacncia de cargo, no cabe o percebimento do salrio igual ao do empregado desligado.

7 - EMPREGADO ESTRANGEIRO Segundo o art. 358, caput, da CLT, nenhuma empresa, ainda que no sujeita proporcionalidade, poder pagar a brasileiro que exera funo anloga, a juzo do Ministrio do Trabalho, que exercida por estrangeiro a seu servio, salrio inferior ao deste, excetuando-se os casos seguintes: quando, nos estabelecimentos que no tenham quadros de empregados organizados em carreira, o brasileiro contar menos de 2 (dois) anos de servio, e o estrangeiro mais de 2 (dois) anos; quando, mediante aprovao do Ministrio do Trabalho, houver quadro organizado em carreira em que seja garantido o acesso por antiguidade; quando a remunerao resultar de maior produo, para os que trabalham comisso ou por tarefa.

Se houver na empresa empregados brasileiros e estrangeiros, o empregado brasileiro no poder perceber salrio inferior ao do empregado estrangeiro, bem como, devem ambos, observadas os artigos 358 e 461 da CLT, perceberem igual salrio.

8 - NUS DA PROVA Entre os requisitos para a equiparao salarial, o requisito primordial a identidade funes. Em uma ao trabalhista, caber ao empregado que pleiteia a equiparao salarial a demonstrao de que suas funes so realizadas de forma idntica ao do paradigma. Ao empregador caber provar que as funes/atribuies so diferentes ou que no h mesma produtividade ou perfeio tcnica.

Outros elementos tambm devem ficar evidenciados no processo trabalhista para que ocorra a equiparao salarial: a prestao de servios na mesma localidade e diferena na funo no superior a 2 (dois) anos, como examinados no item 3 e em seus subitens.

9 - JURISPRUDNCIA Vejamos o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho sobre a equiparao salarial atravs das Smulas a seguir: Smula n 6 do TST EQUIPARAO SALARIAL. ART. 461 DA CLT (redao do item VI alterada na sesso do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012 I - Para os fins previstos no 2 do art. 461 da CLT, s vlido o quadro de pessoal organizado em carreira quando homologado pelo Ministrio do Trabalho, excluindo-se, apenas, dessa exigncia o quadro de carreira das entidades de direito pblico da administrao direta, autrquica e fundacional aprovado por ato administrativo da autoridade competente. (exSmula n 06 - alterada pela Res. 104/2000, DJ 20.12.2000) II - Para efeito de equiparao de salrios em caso de trabalho igual, conta-se o tempo de servio na funo e no no emprego. (ex-Smula n 135 - RA 102/1982, DJ 11.10.1982 e DJ 15.10.1982) III - A equiparao salarial s possvel se o empregado e o paradigma exercerem a mesma funo, desempenhando as mesmas tarefas, no importando se os cargos tm, ou no, a mesma denominao. (ex-OJ da SBDI-1 n 328 - DJ 09.12.2003) IV - desnecessrio que, ao tempo da reclamao sobre equiparao salarial, reclamante e paradigma estejam a servio do estabelecimento, desde que o pedido se relacione com situao pretrita. (ex-Smula n 22 - RA 57/1970, DO-GB 27.11.1970) V - A cesso de empregados no exclui a equiparao salarial, embora exercida a funo em rgo governamental estranho cedente, se esta responde pelos salrios do paradigma e do reclamante. (ex-Smula n 111 - RA 102/1980, DJ 25.09.1980) VI - Presentes os pressupostos do art. 461 da CLT, irrelevante a circunstncia de que o desnvel salarial tenha origem em deciso judicial que beneficiou o paradigma, exceto se decorrente de vantagem pessoal, de tese jurdica superada pela jurisprudncia de Corte Superior ou, na hiptese de equiparao salarial em cadeia, suscitada em defesa, se o empregador produzir prova do alegado fato modificativo, impeditivo ou extintivo do direito equiparao salarial em relao ao paradigma remoto. VII - Desde que atendidos os requisitos do art. 461 da CLT, possvel a equiparao salarial de trabalho intelectual, que pode ser avaliado por sua perfeio tcnica, cuja aferio ter critrios objetivos. (ex-OJ da SBDI-1 n 298 - DJ 11.08.2003) VIII - do empregador o nus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparao salarial. (ex-Smula n 68 - RA 9/1977, DJ 11.02.1977) IX - Na ao de equiparao salarial, a prescrio parcial e s alcana as diferenas salariais vencidas no perodo de 5 (cinco) anos que precedeu o ajuizamento. (ex-Smula n 274 alterada pela Res. 121/2003, DJ 21.11.2003) X - O conceito de "mesma localidade" de que trata o art. 461 da CLT refere-se, em princpio, ao mesmo municpio, ou a municpios distintos que, comprovadamente, pertenam mesma regio metropolitana. (ex-OJ da SBDI-1 n 252 - inserida em 13.03.2002) Smula n 19 do TST QUADRO DE CARREIRA (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 A Justia do Trabalho competente para apreciar reclamao de empregado que tenha por objeto direito fundado em quadro de carreira.

Smula n 159 do TST SUBSTITUIO DE CARTER NO EVENTUAL E VACNCIA DO CARGO (incorporada a Orientao Jurisprudencial n 112 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005 I - Enquanto perdurar a substituio que no tenha carter meramente eventual, inclusive nas frias, o empregado substituto far jus ao salrio contratual do substitudo. (ex-Smula n 159 alterada pela Res. 121/2003, DJ 21.11.2003) II - Vago o cargo em definitivo, o empregado que passa a ocup-lo no tem direito a salrio igual ao do antecessor. (ex-OJ n 112 da SBDI-1 - inserida em 01.10.1997)

Abaixo, algumas decises dos Tribunais do Trabalho sobre o tema: EQUIPARAO SALARIAL. CLT, ART. 461. CARACTERIZAO. IDENTIDADE DE FUNES COMPROVADA 1. O requisito primordial para a equiparao salarial a identidade de funes - fato constitutivo do direito autoral -, que como tal, atrai seu encargo probatrio (CLT, art. 818; CPC, art. 333, I). J parte contrria incumbe fazer prova dos fatos impeditivos, modificativos e extintivos do direito do empregado (item VIII da Smula n 6 do col. TST). Ficando patenteado o insucesso da empregadora em se desincumbir de comprovar a disparidade de atribuies, produtividade ou perfeio tcnica entre os comparados, devidas so as diferenas salariais pleiteadas. 2. Recurso ordinrio conhecido parcialmente e desprovido. (TRT 10 R.; RO 0001788-32.2011.5.10.0011; 2 T.; Rel. Des. Brasilino Santos Ramos; DEJTDF 27/07/2012; p. 50) EQUIPARAO SALARIAL. TRABALHO PRESTADO NA "MESMA LOCALIDADE". O fato de os setores de trabalho da autora e paradigma serem distintos no afasta o direito equiparao, pois o requisito legal de que os servios sejam prestados na mesma localidade, conceito que se refere, em princpio, ao mesmo municpio (ou a municpios distintos que, comprovadamente, pertenam mesma regio metropolitana), nos termos do entendimento pacificado na Smula n 6, X, do c. TST. (TRT 9 R.; RO 04301-2010-010-09-00-0; Ac. 045272012; 4 T.; Rel Des Mrcia Domingues; DJPR 03/02/2012) EQUIPARAO SALARIAL. REQUISITOS. NUS DA PROVA. Em se tratando de pedido de equiparao salarial, ao autor cabe a comprovao dos fatos constitutivos, quais sejam: a) desempenho da mesma funo; b) para o mesmo empregador; c) na mesma localidade. E, ao empregador cabe provar: a) a diferena de produtividade, mantida a mesma perfeio tcnica; e b) a diferena de tempo de servio na funo superior a dois anos. (TRT 15 R.; RO 0000086-83.2010.5.15.0096; Ac. 17495/2012; 3 C.; Rel. Des. Jos S. da Silva Pitas; DEJTSP 16/03/2012; p. 797) EQUIPARAO SALARIAL. PRINCPIO DO TRATAMENTO ISONMICO. ART. 7, XXX, DA CF, E ART. 461 DA CLT. PREENCHIMENTO DOS REQUISITOS. NUS DA PROVA (ART. 333, II, DO CPC E SMULA N 06, VIII, DO TST). I - O legislador constituinte, ao erigir mxima constitucional (art. 7, XXX, CF) o princpio do tratamento salarial isonmico para trabalho de igual valor, elegeu mais um ditame no sentido de que as regras jurdicas estatais constituem o mnimo essencial assegurado ao trabalhador pelo ordenamento vigente. II - Assim, comprovada em juzo a prevalncia do substrato hipotetizado na exordial, de preenchimento do art. 461 da CLT, e no logrando a r demonstrar fato obstativo, modificativo ou extintivo do direito alegado, compatveis seu reconhecimento e os haveres consectrios. (TRT 12 R.; RO 04348-2009-039-12-00-6; 6 C.; Rel Juza Ligia Maria Teixeira Gouva; DOESC 03/06/2011) EQUIPARAO SALARIAL. LABOR EM ESTABELECIMENTOS DIVERSOS. AUSNCIA DE IMPEDIMENTO EQUIPARAO. REQUISITOS DO ART. 461 CONFIGURADOS. Diferenas salariais deferidas. O fato de autor e paradigma trabalharem em estabelecimentos diversos da mesma r, por si s, no configura obstculo ao reconhecimento do direito equiparao salarial. No denota necessariamente a falta de identidade de funes, e nem importa ausncia do requisito "mesma localidade" exigido pela norma do art. 461 da CLT, por se tratar de lojas situadas no mesmo municpio, tal como previsto na Smula n 6, X, do TST. Interessa, pois, averiguar-se se as funes exercidas eram idnticas e concomitantes, no

servindo, ainda, demonstrao da diferenciao pretendida pela r, a alegao de que o "movimento" no local de labor do paradigma era maior. Ainda que verdadeira a tese, no tem relao direta com a quantidade/qualidade do trabalho do autor, pois a loja de maior movimento pode, por exemplo, contar com maior nmero de funcionrios. Demonstrado pelo conjunto probatrio o preenchimento de todos os requisitos legais, devida a equiparao salarial. Recurso do ru a que se nega provimento. (TRT 9 R.; Proc 38037-2007-014-09-00-9; Ac. 03908-2011; 4 T.; Rel Des Sueli Gil El-Rafihi; DJPR 04/02/2011) EQUIPARAO SALARIAL. Nos termos do art. 461 da CLT, fazem jus equiparao salarial os empregados que exeram exatamente as mesmas atribuies, com a igual perfeio tcnica e produtividade, em prol do mesmo empregador e na mesma localidade, desde que entre eles no exista diferena superior a dois anos no exerccio da funo equiparanda. Recurso parcialmente provido. (TRT 2 R.; RO 19990617654; Ac. 2009/1093087; 10 T.; Rel Des Fed. Rilma Aparecida Hemetrio; DOESP 02/02/2010; p. 527) EQUIPARAO SALARIAL. REQUISITOS AUTORIZADORES DO RECONHECIMENTO. A teor do que dispe o art. 461 da CLT, so requisitos autorizadores do reconhecimento da isonomia salarial: identidade funcional; identidade de empregador; identidade de localidade de exerccio das funes e simultaneidade nesse exerccio, competindo ao autor a prova da igualdade da funo (fato constitutivo do seu direito), e, ao ru, dos fatos modificativos, impeditivos ou extintivos do pleito equiparatrio, quais sejam, diferena de produtividade e perfeio tcnica, diferena de tempo no exerccio da funo superior a dois anos, labor em localidades diferentes e existncia de quadro de carreira (Smula n 6, item VIII, TST). Demonstrada pelo empregador a diferena de produtividade, indefere-se a equiparao salarial pleiteada. (TRT 3 R.; RO 00007-2008-019-03-00-5; 3 T.; Rel. Juiz Conv. Danilo Siqueira de Castro Faria; DJEMG 29/11/2008) EQUIPARAO SALARIAL. IGUAL PRODUTIVIDADE. EFEITOS. A exigncia de "igual produtividade", contida no art. 461 da CLT, somente pode servir como elemento de diferenciao salarial se o paradigma tiver maior produtividade do que o equiparando, posto que este o fundamento do maior salrio pago ao paradigma. No h lgica em indeferir a isonomia salarial, porque o reclamante tinha maior produtividade, caso em que o salrio maior pago ao paradigma no encontra nenhuma justificativa. Equiparao salarial que se defere. (TRT 2 R.; RO 00472-2006-037-02-00-1; Ac. 2007/1101181; 9 T.; Rel. Juiz Antero Arantes Martins; DOESP 01/02/2008; p. 128) EQUIPARAO SALARIAL. APTIDO TCNICA E PRODUTIVIDADE. O art. 461 da CLT apresenta como requisitos necessrios equiparao salarial, alm da identidade de funes, o trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador e na mesma localidade, sendo que trabalho de igual valor aquele que resulta na mesma produtividade e exercido com a mesma perfeio tcnica por pessoas cuja diferena de tempo de servio (na funo) no seja superior a dois anos. A prova oral denota que as funes do reclamante eram diferentes das realizadas pelo paradigma e que, das fichas de avaliao anual e prova testemunhal, constata-se que o reclamante no tinha a mesma aptido tcnica e produtividade que o paradigma, resta ausente um dos requisitos apto a conferir-lhe o direito equiparao. Recurso do reclamante no provido. (TRT 15 R.; ROPS 1868-2004-023-15-00-0; Ac. 47412/06; 10 C.; Rel. Juiz Jos Antonio Pancotti; DOESP 06/10/2006; p. 48)

Fonte: Editorial ITC Ateno! De acordo com o disposto no caput e inciso XIII do art. 7, e nos arts. 24, 29 e 101 a 184, da Lei n 9610/1998 (Direitos Autorais) e no artigo 184 do Decreto-Lei n 2848/1940 (Cdigo Penal), na redao dada pela Lei n 10.695/2003, expressamente proibida, por qualquer meio, a reproduo parcial e/ou total de matrias exclusivas do site: www.itcnet.com.br, exceto a impresso e a citao ou referncia bibliogrfica de acordo com as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT.

Вам также может понравиться