Вы находитесь на странице: 1из 6

6 DICAS PARA MELHORAR A SADE.

O Ayurveda (medicina natural indiana) dispe de Dinacharya: conjunto de prticas de rotina que estipula o que cada ser-humano; segundo seu biotipo especfico, deve fazer desde o momento em que acorda at a hora de dormir.

Segundo Ayurveda, cada biotipo (Pitta, Vata ou Kapha) deve seguir recomendaes especficas de acordo com sua constituio. Contudo, eis aqui recomendaes que funcionam positivamente em qualquer corpo humano e todas as pessoas que as fizeram se beneficiaro dos resultados.

Essas prticas tomaro pouco mais de 5 minutos do seu dia ou nenhum minuto! Pois voc as realizar enquanto trabalha, vive e realiza seus afazeres.

Vamos l!

...............

1) Ao acordar, desperte os 5 sentidos.

- Tomar conscincia de si. Perceber-se como um indivduo vivo, que possui um corpo e ocupa um espao no local em que est. Ter conscincia do Eu.

- Sentir o toque do seu corpo na cama, nas roupas de cama, no parceiro(a). Sentir o toque destes em voc.

- Ouvir os sons internos (batimentos do corao, respirao, zumbidos dos ouvidos), sons de dentro do quarto (despertador, pessoas que porventura estejam por perto).

- Fazer algumas respiraes profundas sentindo o toque do ar nas narinas, a temperatura do ar nas mesmas, o aroma do ar, do local em que voc est e dos objetos que possuem qualquer cheiro caracterstico (roupa de cama, incensos, etc).

- Abrir os olhos o mais lentamente que puder, deixando que cada raio de luz penetre minimamente a sua viso at que voc esteja totalmente presente e consciente de tudo ao seu redor.

- Dar Bom dia ao dia e vida!

2) Aps levantar-se da cama, beba 1 copo de gua morna pura ou com 10 gotas de limo.

Nunca beba lquidos gelados logo ao acordar.

O limo um excelente desintoxicante e depurativo do organismo. Alm disso, alcaliniza o ambiente estomacal.

Essa uma forma de acordar o seu corpo de forma suave e sem sustos, preparandoo para o dia e para a jornada alimentcia. O seu estmago agradece!

* A quantidade de limo varia para cada biotipo. Pessoas do tipo Vata, podem usar at 1/2 limo. Pessoas do tipo Pitta, podem usar 5 a 10 gotas. O tipo kapha, pode beber gua pura. Tudo vai depender da resposta do seu organismo. V praticando e testando at conscientizar-se da melhor opo para ti.

3) Durante as refeies

Praticar a alimentao. Voc sabe qual o momento em que o seu organismo inicia

os processos de digesto e preparao do corpo para receber os alimentos que esto por vir? no momento em que voc pensa em comer.

Se fizer isso, perceber que, cada momento at o alimento chegar no estmago, prepara o organismo para tal. Quando o alimento estiver dentro da boca, j estaremos praticamente na metade da digesto.

Por exemplo, certamente j aconteceu com voc que quando lembrou que est na hora de almoar, o seu estmago deu uma bela roncada, voc comeou a salivar ou o seu organismo comeou a sentir cheiro de comida em todos os lugares sua volta. Essa a prova que o pensamento tem efeito sobre o corpo.

O Ayurveda nos ensina a corporalizar o alimento. Ter a conscincia que aquele alimento ir tornar-se parte de voc, ou melhor Voc! Os nutrientes recebidos no sero mais os nutrientes. Sero voc mesmo pois estaro dentro de voc e logo em seguida se tornaro parte de voc.

Alimentar-se corretamente se relacionar com o alimento. estar presente enquanto estiver comendo.

Para isso, faa o seguinte:

- Desligue a TV.

- Deixe os livros, jornais, revistas e quaisquer outras leituras para outra hora.

- Tente ficar em silncio. Medite na sua alimentao.

- Coma primeiro os alimentos doces (arroz, abbora, batata-doce, etc) [fique atento

pois as sobremesas convencionais no so doces, so cidas. Iro tornar o seu ambiente interior tambm cido]. Depois coma os alimentos mais slidos, quentes e de difcil digesto. Em seguida, alimentos menos densos e mais amolecidos. Por fim, alimentos frios, como as saladas.

- Saboreie cada garfada ou dentada que der. Sinta a comida passear pela sua boca e lngua.

- Comer os lquidos e beber os slidos. Significa que devemos saborear as bebidas dentro da boca e mastigar as comidas at que fiquem completamente processadas prontas para serem deglutidas.

- Nunca engula o alimento sem o ter metabolizado corretamente dentro da sua boca. Se estiver com pressa, prefira comer menos a comer tudo de vez.

- Largue os talheres (ou o alimento) no prato enquanto mastiga. Permita-se degustar.

- Ayurveda recomenda que preenchamos o estmago com 3 partes iguais:

. 1/3 do estmago para slidos.

. 1/3 para lquidos: chs digestivos ou gua. Em temperatura natural, morninho ou quentinho. Nunca gelado ou quente demais.

. 1/3 de estmago vazio para facilitar o movimento peristltico do estmago de mastigar o bolo alimentar.

- No coma doces aps as refeies. Vai enfraquecer a sua capacidade digestiva.

4) Beba bastante gua.

A gua deve ser sempre fresca e em temperatura ambiente. Para o vero, uma excelente opo so os filtros de barro pois a gua fica mais fresca e saborosa.

5) No tome banho aps as refeies.

Banhar-se com o estmago cheio pode causar indigesto e atrapalhar o funcionamento de todo o organismo.

6) Na hora de dormir

- Deite-se na cama com o abdome para cima.

[Prefira usar travesseiros baixos ou no use-os. Travesseiros altos so bons para quem s consegue dormir de lado. Se voc s consegue dormir de lado, super indicado que v mudando esse hbito, praticando as recomendaes deste tpico]

- Feche os olhos.

- Durante 5 minutos, sem maiores demoras, reflita sobre as experincias boas e ruins do seu dia. Faa concluses e abandone o assunto.

- Agradea ao Universo pela oportunidade de estar vivo, em constante aprendizado e evoluo. Veja sempre o lado positivo de todas as experincias que teve ou tem.

- Sinta o peso do seu corpo na cama, o toque desta e da roupa de cama no seu corpo.

- Comece a observar a sua respirao, o movimento natural de inspirar e expirar.

- Abandone todo o peso do seu corpo entrando em estado de relaxamento.

[As mos devem estar ao lado do quadril, com as palmas para cima. Ou em cima das cristas ilacas (sobre a cintura), com a palma para baixo]

- Deixe a sua respirao se d de forma tranquila e natural. Respire com profundidade.

- Se preferir, imagine o seu respirar como um nadar de uma baleia nas guas escuras e profundas do oceano azul: lenta, volumosa, suave, harmoniosa e tranquila.

...............

muito importante ter a conscincia que estas prticas melhoraro exponencialmente a sua relao com o mundo sua volta, com as pessoas e com a sua sade.

O ser-humano um bicho do mato. Essa jargo popular nos ensina que grande parte da nossa felicidade est em nos relacionarmos livremente com a natureza, o ambiente ao nosso redor, com as experincias que a vida nos traz. Mesmo que more numa metrpole, voc ainda est num ambiente natural. Voc nunca deixar de ser um Ser natural e nunca deixar de estar num ambiente como esse O vento nunca deixar de soprar, o sol nunca deixar de brilhar, os pssaros nunca deixaro de voar e cantar, as rvores nunca deixaro de crescer e voc nunca deixar de viver!

Abra os olhos para o mundo ao seu redor e tente se conectar com o ambiente natural. Perceber abundncia e um ordem natural que envolve e guia todas as coisas.

Boa prtica! Vitor Ramos - www.blog.yogae.com.br

Вам также может понравиться