Вы находитесь на странице: 1из 4

Boletim Informativo

Ano I. Nmero 06. Julho de 2013

27 de julho
60 aniversario da vitria do povo coreano na grande guerra de libertao da Ptria
EDITORIAL
O Centro de Estudos da Ideia Juche Brasil foi criado para darmos conta da divulgao da Ideia Juche no Brasil, assim como tambm divulgar a realidade da construo do socialismo na Repblica Popular Democrtica da Coreia. A Ideia Juche, filosofia nova e original, foi criada pelo camarada Kim Il Sung em meio luta contra o imperialismo japons e desenvolvida pelo camarada Kim Jong Il. Segundo a Ideia Juche os donos da revoluo e da construo socialista so as massas populares. Visando desenvolver de maneira independente a construo socialista, a Ideia Juche estabelece novos princpios filosficos centrados no homem: o homem dono de tudo e decide tudo. O homem, ser social e ente material mais desenvolvido, o nico ser capaz de transformar o mundo com fins bem definidos segundo sua vontade e demandas. Todos os problemas da revoluo devem ser resolvidos de modo independente e criativo. O Centro de Estudos da Ideia Juche Brasil seguir firme na luta pela divulgao da Ideia Juche, pensamento revolucionrio de Kim Il Sung e Kim Jong Il. Gabriel Gonalves Martinez, Secretrio-Geral do Centro de Estudos da Ideia Juche.

Presidente Kim Il Sung acena diante das aclamaes dos oficiais e soldados do EPC e habitantes

O dia 27 de julho o dia da vitria em que o povo coreano derrotou os agressores imperialistas ianques, que julgavam serem donos do mundo. o 60 aniversario da vitria na guerra. A guerra da Coreia (1950-1953) serviu de motivo para destruir por completo o mito da supremacia norte-americana que ento assombrava o mundo.

Dentro de trs dias


Pela madrugada de 25 de junho de 1950, o imprio norteamericano iniciou a guerra contra a Repblica Popular Democrtica da Coreia incitando o exrcito ttere sul-coreano. Ao desatar a invaso armada, afirmou que terminaria a batalha dentro de 72 horas (trs dias). Parecia muito evidente o resultado do conflito entre Estados Unidos, que, segundo diziam, havia logrado vitrias em mais de 110 guerras agressivas
Boletim Informativo (CEIJ - Brasil) www.solidariedadecoreiapopular.blogspot.com.br

Contatos - CEIJ
Alexandre Rosendo rosendo_1945@hotmail.com Gabriel Martinez gabrielgoncmartinez@gmail.com Lucas Medina lucasmedina.sccp@gmail.com

em sua histria de 200 anos, e a jovem Repblica que ainda no havia completava dois anos. Porm ocorreu um milagre. Cumprindo a ordem do Presidente Kim Il Sung de passar imediatamente a contraofensiva decisiva ao longo de toda a linha de frente para castigar impiedosamente os agressores, o Exrcito Popular de Coreia avanou como uma onda furiosa at o Sul e em 28 de junho, pela manh, conquistou a cidade de Seul. A vitria dos norte-americanos e do exrcito ttere sul-coreano, dentro de trs dias, produziu um resultado completamente oposto s arrogncias do imprio.

Naufrgio da ilha mvel


No comeo de julho de 1950, houve um evento no mar de Jumunjin, onde se destruiu a superioridade militar-tecnolgica norte-americano com o naufrgio do seu cruzeiro pesado Baltimore que era chamado de ilha mvel no mar, de 205 metros de largura e 17.300 toneladas de gua deslocada, com 1.700 tripulantes, 69 canhes de diversos calibres e at avies. A frota norte-americana dirigida pelo navio Baltimore e composta de um cruzeiro leve se enfrentava com os quatro torpedeiros do Exrcito Popular da Coreia. No h um ponto de comparao na correlao de foras. Os navios da "flotilha sem rival" desprezando torpedos como se fossem pontos flutuantes no mar, tentaram atropelalos. Mas no podiam deixar de cair na passiva frente para a gil ttica de atacar movendo-se rapidamente e escapando dentro da chuva de balas. Acertado por dois torpedos, o "Baltimore" se inclinou para um lado e afundou partindo-se em dois. Ao perder o navio principal, o cruzador leve e destruidor fugiram apressadamente. Foi um evento digno de ser gravado em letras maisculas nas crnicas mundiais de guerras.

Fim da diviso sempre vitoriosa


O "mito" dos Estados Unidos tambm se quebrou em Taejon. Uma prova a perda da sua 24 Diviso de Infantaria, autodenominada como "diviso sempre vitoriosa". Para sair da passividade de estarem em fuga acosados pela forte O Generalssimo Kim Jong Il, aplicando a poltica Songun contraofensiva do Exrcito Popular da fortaleceu e desenvolveu o Exrcito Popular da Coria. Coreia, os Estados Unidos e os fantoches sulcoreanos definiram a cidade de Taejon como capital provisria e instalaram ali a linha indestrutvel, ltima linha de defesa, mobilizando enorme quantidade de armamentos e soldados com a mencionada diviso. Porm, tiveram que enfrentar uma ttica inimaginvel, que levou a total runa da diviso sempre vitoriosa. Percebendo a situao em que os inimigos concentravam os cinco sentidos apenas frente deixando indefenso o sudeste, o Comandante Supremo Kim Il Sung ordenou que as unidades no sudoeste virassem a direo e formam um grande anel de cerco, algumas atacando a cidade e outras fazendo desvios rpidos para cortar a retirada do inimigo. Em 20 de julho de 1950, as unidades da KPA Geral iniciou o ataque e libertou a cidade de Taejon. Dean, chefe da Diviso de Infantaria 24, que tentou fugir disfarado como um uniforme de soldado foi detido por um militar coreano. Privada de direo, a "diviso sempre vitoriosa" caiu completamente aniquilada. Um oficial americano escreveu em seu livro de memrias "Histria da Guerra da Coria": "Eles (o Exrcito Popular) aplicou a ttica de ataque frontal s tropas em defesa (Diviso 24) para tirar a liberdade, forando a retirada e, por outra parte, cortou-lhe retirada pelo mtodo de rodeio e infiltrao na retaguarda. () ttica que os comandantes norte-americanos no entendem at o final". O mtodo aplicado pelo cerco EPC na batalha de libertao de Taejon tem sido definida como uma disciplina obrigatria nas academias militares na Europa.
Boletim Informativo (CEIJ - Brasil) Ano I. Nmero 06. Julho de 2013

Reprovao da "superioridade area"


O "mito" da Amrica tambm se desdepaou no ar. Atacados por aeronaves de propulso do EPC caram numerosos avies modernos, incluindo o bombardeiro estratgico B-29, que os Ianques tinha orgulho de chamar de "fortaleza voadora". O perigo no os perseguia apenas no ar, mas tambm a partir da terra. Seguindo a ordem do Comandante Supremo Kim Il Sung, munidos de armas de fogo implantaram o movimento de caadores de avies. Aterrorizados, os pilotos passaram de fazer voos rasantes e individuais para voos em grande altura e em esquadrilha e se ampliaram os fenmenos de recusas a voar. Com o fim da guerra, o imprio perdeu mais de 12 220 avies.

Sob a direo do Marechal Kim Jong Un, Primeiro Secretrio do Partido do Trabalho da Coria, Primeiro Presidente do Comit de Defesa Nacional da Repblica Popular Democrtica da Coria e Comandante Supremo do Exrcito Popular da Coria, o exrcito e o povo ho de brilhar para sempre a histria da vitria da guerra.

Outras provas. Com a perda humana de 1 567 120 solados, incluindo 405 490 norte-americanos e a perda material equivalente a quase 2,3 vezes maiores que a Guerra do Pacfico de quatro anos antes, os Estados Unidos no podiam fazer nada alm de assinar o Acordo de Armistcio, que significava o ato de capitulao. George Catlett Marchall, que ocupava os cargos de Secretrio de Estado e da Defesa, confessou: "O mito foi despedaado. Nosso pas no era to poderoso como os outros pensavam. Omar Bradley, ento chefe do Estado-Maior Conjunto, revelou: "Para falar francamente, a Guerra da Coria nos causou um grande desastre militar e acabou por ser uma competio realizada em um local imprprio, em um tempo inoportuno e com um rival inconveniente. Em suma, a Guerra da Coria merece ser registrada em letras maisculas como um conflito que fez em pedaos o "mito da supremacia" norte-americana e se manifestou a invencibilidade da Coreia. O Generalssimo Kim Jong Il, aplicando a poltica Songun (priorizar os assuntos militares) fortaleceu e desenvolveu o Exrcito Popular da Coria como o Exrcito Invencvel, dotado de meios ofensivos e defensivos. Sob a destacada direo do Marechal Kim Jong Un, Primeiro Secretrio do Partido do Trabalho da Coria, Primeiro Presidente do Comit de Defesa Nacional da Repblica Popular Democrtica da Coria e Comandante Supremo do Exrcito Popular da Coria, o exrcito e o povo coreano ho de brilhar para sempre a histria da vitria da guerra.
Boletim Informativo (CEIJ - Brasil) Ano I. Nmero 06. Julho de 2013

Nota do Centro de Estudos da Ideia Juche (Brasil) sobre o 60 aniversrio da vitria do povo coreano na guerra de libertao da Ptria

No dia 27 de julho o povo coreano comemora o 60 aniversrio da Vitria na Guerra de Libertao da Ptria (1950-1953) contra o imperialismo norte-americano e os seus lacaios, graas a sabia direo do grande lder camarada Kim Il Sung. Tal data representa um dos pontos mais altos da luta antiimperialista travada pelas massas populares coreanas em prol da conquista de sua independncia, soberania e do socialismo. No perodo da guerra, o povo brasileiro demonstrou ativa solidariedade para com o povo coreano e o seu grande lder Kim Il Sung, promovendo campanhas de solidariedade internacionalista, contra o envio de tropas brasileiras Coreia. As classes dominantes brasileiras, cumprindo o seu papel de lacaio do imperialismo, desprenderam grandes esforos para que o governo brasileiro enviasse tropas Coreia, ao lado dos Estados Unidos e outros pases fantoches. O Partido Comunista do Brasil (PCB) foi vanguarda na luta contra o envio das tropas brasileiras Coreia, mobilizando estudantes, operrios e camponeses contra a carnificina desencadeada pelo imperialismo norte-americano na pennsula coreana. Graas a tal campanha, o governo brasileiro no se engajou no conflito. O Centro de Estudos da Ideia Juche Brasil se orgulha desse grande feito do povo brasileiro, que deu mostras de grande solidariedade em relao ao povo coreano e a sua luta de libertao nacional. Hoje, comemoramos o 60 aniversrio da vitria convictos de que, sob a direo do Partido do Trabalho da Coreia, com o camarada Kim Jong Un frente, levantando bem alto a bandeira do kimilsunismokimjongilismo e da poltica Songun, o povo coreano obter enormes sucessos em sua luta contra o imperialismo e toda reao, pela construo do socialismo.

Viva o 60 aniversrio da Vitria! Viva o Kimilsunismo-Kimjongilismo! Viva Revoluo Coreana!


Saudaes internacionalistas, Centro de Estudos da Ideia Juche Brasil So Paulo, 24 de julho de 2013
Boletim Informativo (CEIJ - Brasil) Ano I. Nmero 06. Julho de 2013

Вам также может понравиться