Вы находитесь на странице: 1из 18

PALAVRAS MAL-USADAS

01 Em ambos casos ele foi avisado. Quando aparecer o substantivo, ambos exige o artigo definido: Ficou embaraado em ambas as questes. Segurou o rosto com ambas as mos. Por j significar os dois, um e outro, evite as construes ambos de dois e ambos os dois, apesar de elas aparecerem na linguagem popular e nos escritores clssicos. 02 Vai sempre a Aparecida do Norte. A sede de romarias no estado de So Paulo, Aparecida, apenas: O Papa Bento XVI visitou Aparecida. Aparecida tem um famoso santurio. 03 Tinha o cabelo tingido de caju. A cor avermelhada acaju (da cor da madeira do mogno): Tingiu os cabelos de acaju. Escolheu o tom acaju para pintar os cabelos. 04 - Elogiou o governo carioca. Carioca refere-se a cidade do Rio de Janeiro. Por isso, o prefeito carioca, da mesma forma que se fala na vida carioca e nas praias cariocas. Fluminense que designa alguma coisa relativa ao estado do Rio de Janeiro: Elogiou o governador fluminense. Os municpios fluminenses receberomelhorias. 05 - Vou consigo. Consigo, no Brasil s tem valor reflexivo: Pensou consigo mesmo. Disse de si para consigo mesmo. Como consigo no pode substituir com voc, com o senhor, diga: Vou com voc. Vou com o senhor. 06 Uma casa contendo cinco quartos. Evite usar contendo no lugar de com: Uma casa com cinco quartos. Documentos com dados incorretos. Reportagens com informaes tendenciosas. 07 O time correu atrs do prejuzo. Ningum deve correr atrs de coisa negativa. Por isso, um time que esta em desvantagem no marcador corre atrs do empate, da vitria, da vantagem.

No regime capitalista, a empresa deve at correr atrs do lucro, mas nunca do prejuzo, o que no faz nenhum sentido. 08 A equipe vinha num crescente mas perdeu o jogo. crescendo o termo que designa aumento ou melhora progressiva: A equipe vinha num crescendo, mas perdeu o jogo. Sua irritao caminhava para um crescendo incontrolvel. mesmo crescendo da msica. 09 O autor cujo o livro eu li... No se deve usar o artigo depois de cujo: O autor cujo livro li esta semana vir ao Brasil. Eram os heris cujo os feitos (e no cujos os feitos) relembramos. Elogiaram os amigos cujo as esposas ( e nocujas as esposas) conheciam. 10 Seu aniversrio este ano cai de domingo. A preposio para esses casos em, e no de: Seu aniversrio este ano cai no domingo, (ou num domingo). 11 Pediu maiores detalhes sobre o caso. No se trata do tamanho, mas da quantidade dos detalhes: Pediu mais detalhes sobre o caso. Da mesma forma: Queria mais ( em vez de maiores) esclarecimentos sobre o assunto. Faltavam mais e no (maiores) informaes sobre o crime. 12 A rede de doceiras fez muito sucesso. Doceira a mulher que faz ou vendo doces: Era uma doceira de mo-cheia. A loja contratou duas novas doceiras. O lugar onde se vende essas iguarias se chama doceria ou doaria: A rede de docerias fez muito sucesso. Instalou uma doaria no shopping. 13 Acidente envolvendo moto e caminho . Evite empregar envolvendo no lugar de entre. Por isso, o recomendvel : Acidente entre moto e caminho. Foi um choque entre dois carros e um nibus. Incidente entre dois participantes. Interrompeu a reunio. 14 - Comprou um teclado ergomtrico. O teclado e uma cadeira so ergomtricos, pois regulam os efeitos do trabalho no organismo humano. Ergomtrico mede o esforo desse trabalho: Esteira ergomtrica, bicicleta ergomtrica.

E ateno: No existe a forma ergomtrico. 15 A empresa esperava prejuzos. Esperar tem um sentido positivo, de ter esperana, expectativa. Por isso , no sentido negativo. Prefira prever. A empresa j previa prejuzos. O governo prev a volta da inflao. 16 A carreta se evadiu. Veculos no tem vontade prpria. Por isso: O motorista da carreta (e no a carreta)se evadiu. O chofer do taxi (e no o taxi) abandonou o local do acidente. O motorista do nibus (e no o nibus) avanou o sinal. 17 Havia poucas pessoas no fretro. O fretro o caixo morturio. E no o cortejo: Poucas pessoas levaram o fretro sepultura. 18 Chegou ontem de Firenze. O nome da cidade italiana j esta aportuguesado: Florena . Da mesma forma se diz e escreve Londres (e no London), Milo (e no Milano), Hamburgo e (noHamburg), Npoles (e no Napoli), Turim (e no Torino), Cidade do Cabo (e no Capetown). 19 Galvo era um frei franciscano. Frei forma de tratamento que s deve ser usada antes do nome do religioso: Frei Galvo o primeiro santo brasileiro. O membro da ordem religiosa um frade: O convento era dirigido por um frade. 20 Na fronteira dos dois municpios. Usa-se fronteira para pases: Fronteira Brasil-Argentina. Divisa para estados: Divisa Paran-So Paulo. E limite para municpios: Limite entre So Paulo e Osasco. 21 - O Corinthians e Palmeiras so inimigos.

No so. So adversrios. Inimigo algum que se odeia, a que se tem averso. E isso no ocorre ( ou pelo menos no deveria ocorrer) no esporte. Times e atletas so, isso sim, adversrios: O Corinthians um dos principais adversrios do Palmeiras. O corredor no tinha adversrio na maratona. 22 Procurei o mdico mas o mesmo estava fora. No se emprega o mesmo no lugar de pronome ou substantivo: Procurei o mdico e ele estava fora. Os diretores se reuniram e amanh conheceremos as decises deles ( e no dos mesmos). 23 Do mito restou quase nada. Nada quando vem depois do verbo exige outra negativa antes: Do mito no restou quase nada. Ele no fez nada ( e no ele fez nada). As frutas no custaram praticamente nada. possvel usar nada sem outra negativa se ele vier antes do verbo: Ele nada fez. A empresa nada apurou sobre o desfalque. Nada lhe perguntaram. 24 O Time obteve trs vitrias e cinco derrotas. Obter significa alcanar o que deseja, conseguir, ganhas, granjear e por isso s deve ser usado com sentido positivo: O time obteve trs vitrias no campeonato. O estagirio obteve o cargo pretendido. Nos casos negativos use ter: O time teve trs vitrias e cinco derrotas. A empresa teve prejuzo no exerccio. 25 A entrevista onde o ministro comunicou sua sada. Onde s deve ser usado para lugar fsico: A casa onde ele mora. Essa a firma onde ele trabalha. Nos demais casos use em que: A entrevista em que o ministro comunicou sua sada. A tese em que ele defende essa idia.

26 Procurou remdio para a AIDS. Remdio para aquele que ajuda a funo de um rgo: Remdio para o estmago, remdio para o corao. Remdio contra o que combate uma doena: Remdio contra a AIDS, remdio contra gastrite. 27 Peles vermelhas atacaram em Rondnia. Pele-vermelha o ndio dos Estados Unidos, e no o brasileiro: ndios atacaram garimpeiros em Rondnia. Os peles-vermelhas foram dizimados nos Estados Unidos. 28 Foi atingido pelo o disparo. Pelo a contrao da preposio (por) e o artigo (o). Por isso no se deve empregar o artigo: Foi atingido pelo disparo. Andou pelo lado do campo. 29 No h qualquer perigo. nenhum que se emprega depois de negativas: No h nenhum perigo. Ningum lhe fez nenhum favor. Nunca armou nenhuma confuso. 30 Tinha grande quantia de amigos. Quantia, modernamente, s se aplica a montante de dinheiro. Ganhou grande quantia na loteria. Nos demais casos, empregue quantidade: Tinha grande quantidade de amigos. Prefira qualidade a quantidade. 31 O time regularizou o jogador. Regulariza-se alguma coisa ou a situao de algum: O time regularizou a situao do jogador. A empresa regularizou os documentos. A polcia Federal regularizou a permanncia dos imigrantes. 32 A empresa no retornou a ligao. Deve-se usar responder, nesse caso, em vez de retornar, que no significa responder:

A empresa no respondeu ligao. 33 Ele sequer telefonou. Sequer significa ao menos e exige negativa antes: Ele nem sequer telefonou. Partiu sem sequer nos avisar ( sem uma negativa). No deu sequer um suspiro. 34 Isto pra si. Si s tem valor reflexivo no Brasil: Voltou-se para si mesmo. Discutiram o caso entre si. Nos demais casos: Isto pra voc. Isto para o senhor. 35 Conhecia todo o Estado. Todo o (ou toda a) que significa inteiro: Conhecia todo o Estado (Estado inteiro). Toda a rede de lojas (a rede inteira) foi fechada. Sem o, todo quer dizer cada, qualquer: Todo homem (cada homem) mortal. Todo cidado (qualquer cidado) exige segurana. 36 Gostava de todos os colegas. No plural, todos exige os quando determina um substantivo: Gostava de todos os colegas. Todos os dias eram iguais para ele. 37 O acidente deixou 10 vitimas fatais. Fatal significa mortfero, que causa a morte. A vtima recebe a morte e no a produz. Ento fatal, no sentido real, um acidente, uma batida, uma queda, um tiro, um golpe: O acidente deixou 10 mortos. A exploso causou 20 mortes (e no 20 vitimas fatais) e ferimentos em 50 pessoas.

CONCORDNCIA
38 Fazem dez dias. Fazer, quando exprime tempo, impessoal (no varia): Faz dez dias. Fez dois meses. Fazia cinco sculos. No caso de fazer formar locuo com um verbo auxiliar, este permanece invarivel:

Deve fazer dez meses. Pode fazer seis anos. 39 Houveram muitos problemas. Haver, no sentido de existir tambm invarivel: Houve muitos problemas no governo. Havia acidentes sempre naquela estrada. No caso de haver forma locuo com um verbo auxiliar, este no varia: Pode haver novos casos de dengue. Deveria haver outras maneiras de resolver o problema. 40 Existe muitas expectativas. Os verbos, existir, bastar faltar, sobrar e restar so regulares e variam normalmente: Existem muitas expectativas. Bastariam dois trabalhadores. Sobraram idias, mas faltaram recursos. Restavam casos insolveis. 41 Vende-se terrenos. Em casos como este, o verbo concorda com o sujeito: Vendem-se terrenos. Alugam-se casas. Fazem-se consertos. Na vida cometem-se injustias. Se houver preposio depois do verbo, ele fica invarivel: Trata-se dos amigos mais leais. Precisa-se de balconistas. Recorre-se a todos. 42 Deixou-me triste essas notcias. Faa a concordncia adequada: Deixaram-me triste essas notcias. Cuidado, comum o erro de concordncia quando o verbo est antes do sujeito: Foram iniciadas (e no foi anunciado) ontemas obras. Foram abertas (e no foi aberta) as inscries para o curso. 43 A dedicao dos filhos servem de exemplo. Palavra prxima ao verbo no deve influir na concordncia: A dedicao dos filhos serve de exemplo (e no servem de exemplo: o ncleo do sujeito a dedicao, e no os filhos). A lista dos amigos ausentes provocou espanto (e no provocaram espanto: o sujeito lista). 44 Ele um dos que pesa assim. Um dos que faz a concordncia no plural: Ele dos que pensam assim (dos que pensam assim, ele um).

O amigo foi uma das pessoas que mais oapoiaram. No sou dos (ou daqueles) que acham isso. 45 Os Estados Unidos invadiu o Iraque. Nome geogrfico procedido de artigo no plural leva o verbo para o plural: Os EUA invadiram o Iraque. Os Andes cortam a Amrica do Sul. Os Alpes so uma cordilheira. As Ilhas Salomo ficam no sudeste da Oceania. 46 Mais que um amigo o alertaram. A concordncia de mais de um no singular: Mais de um amigo o alertou. O verbo s vai para o plural de mais de um estiver repetido ou houver idia de reciprocidade: Mais de um amigo mais de um parente o avisaram. Mais de um manifestante se agrediram (reciprocidade). 47 Um tero dos alunos faltaram hoje. A concordncia dos nmeros fracionrios se faz com o valor expresso: Um tero dos alunos faltou hoje. Dois teros dos habitantes da cidade eram catlicos. Trs quartos da populao eram pobres. 48 J 10 horas. Horas e as demais palavras que definem tempo variam: J so 10 horas. J (e no so) 1 hora. Ateno: a concordncia de meio-dia e uma hora com a comunidade, mesmo que Lea no aparea sozinha. Assim: J era uma hora e trinta minutos. J meio-dia e quarenta e cinco minutos. 49 Nenhum dos livros lhe agradaram. Com nenhum, a concordncia no singular: Nenhum dos livros lhe agradou. Esperava que nenhuma das ameaas se cumprisse. O mesmo se d com algum: Algum deles chegar hoje, com certeza. 50 Obrigado, disse a moa. Obrigado concorda com o sexo da pessoa que faz o agradecimento: Obrigada disse a moa. Obrigado (eu) pela dedicao. Muito obrigados (ns) por tudo.

51 Estava meia adoentada. Quando significa um tanto, mais ou menos, meio advrbio e no varia: Estava meio adoentada. Ficou meio alucinada. Quando adjetivo ou m=numeral, meio varia: Meia laranja; Meia dzia; Meia altura. 52 A festa comeou ao meio-dia e meio. Na verdade comeou ao meio-dia e meia. Porque se trata de meio-dia mais meia hora: A festa comeou ao meio-dia e meia. 53 Ela mesmo fez o trabalho. Quando vem depois de substantivo ou pronome, mesmo varia (equivale a prprio ou prpria): A professora mesma (prpria) preparou a sala de aula. Eles mesmos (prprios) descarregaram o caminho. A poa conseguiu o emprego por si mesma (prpria). Mesmo s no se flexiona quando a de um fato ou realmente: Eles trouxeram mesmo os livros. A moa veio mesmo. 54 Envio anexo os documentos pedidos. Quando se refere a um substantivo, anexo concorda com ele: Envio anexos os documentos pedidos. Segue anexo a cpia da certido. Eram prdios anexos ao central. Evite tambm o uso da expresso em anexo (envio em anexo as certides), condenada por muitos gramticos. 55 um crime de lesa-leitor. Nesse tipo de construo, o adjetivo leso ( e no a flexo lesa, de lesar) que se emprega. Leso concorda com o substantivo a que se liga: um crime de leso-leitor (de leitor lesado). um crime de leso-patriotismo (de patriotismo lesado). um crime de lesa-ptria (de ptria lesada).

No plural: lesos-direitos (direitos lesados), lesasmajestades (majestades lesadas).

ACENTUAO
56 Esbanjava tranqilidade. O u pronuncivel depois de q e g e antes de e ou i no exige trema ( o sinal foi abolido): Aguentar, ambiguidade, consequncia, esquino, linguia, sequestro, traquilo. 57 Foi de Itu para Jau. Palavras oxtonas (a silaba mais forte a ultima) Terminada em u ou us tem acento apenas se houver a vogal antes do u: Foi de Itu para Ja. Outros exemplos: Botucatu, Crates, jacus, Munda, Pacaembu, Tamba, Turiau. 58 Chegou de Jacarei. A regra anterior vale tambm para o i ou is: Chegou de Jacare. Outros exemplos: Ca, ergui, Jundia, pas, pareci, sa, Tucuruvi. 59 Seu prejuizo foi elevado. Nas palavras paroxtonas (a slaba mais forte a penltima), o i isolado (e seguido ou no de s) leva acento agudo: Prejuzo (pr-ju--zo), atesmo, atraia, caram, includo, juzes, pases, Paraba, runa, sada, suo. No entanto, no acentuado quando precedido de ditongo: Cauila (avarento), maoismo, taoista. 60 Tinha muito boa saude. A regra anterior tambm se aplica ao u: Sade (sa--de), Arajo, balastre, mido, multiso, rene, reso, sava. Mas: Baiuca, boiuna, feiura. 61 Aes eficazes contrem uma reputao.

Evite este equivoco comum: as flexes verbais constri e destri tm acento, mas o sinal inexiste nas formas do plural, constroem e destroem: Aes eficazes constroem uma reputao. Furaces as vezes destroem cidades inteiras. 61 No pode vir ontem. Pode, passado recebe circunflexo para no confundir com pode (pronncia: pde): No pde vir ontem, mas pode chegar hoje tarde. O mesmo ocorre com pr, verbo (por causa de por, preposio): Vamos pr tudo em pratos limpos. hora de pr tudo a mesa. 62 Ele nunca para. Para, do verbo parar, no tem acento: Ele nunca para. Tambm no h acento diferencial em: Pelo e pelos (cabelo, cabelos), pela (substantivo bola ou jogo ou forma verbal), Pelo (verbo pelar), Polo e polos.

FALSAS GMEAS
63 Partiu a dois dias e voltar daqui h uma hora. H indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distncia ou tempo futuro (no pode ser substitudo por faz): Partiu h (passado=faz) dois dias e voltar daqui a (tempo futuro) uma hora. A polcia estava a (distncia) 20 metros do assaltante. Ele saiu h (faz) cerca de dez dias. 64 Todos tomaram acento a mesa . Acento, com c, sinal grfico: Prximo tem acento agudo. O lugar em que algum se sente assento (repare: assento senta): Todos tomaram assento mesa. Era um assento muito desconfortvel. 65 Chegue cedo afim de no perder o show.

A expresso equivalente a para a fim de, em trs palavras: Chegue cedo, a fim de no perder o show. O pai lhe deu dinheiro a fim de que fizesse a viagem. Com o verbo estar, a expresso equivalente, na linguagem coloquial, a ter vontade de: Estava a fim de fazer a viagem. Estava a fim de namorar a moa. Em uma palavra s, afim significa semelhante ou parente que no tem o mesmo sangue: Eles tm idias a fins (semelhantes). O portugus o idioma afim do espanhol. 66 No sei aonde ele mora. Com verbo que indacam situao esttica usa-se onde: No sei onde ele mora. No sei onde ele est. Aonde se emprega com verbos de movimento: No sei aonde ele quer chegar. Aonde vamos? 67 A justia caou a liminar. Revogar cassar, com ss: A justia cassou a liminar. A mesa cassou a palavra do orador. Caar, com , equivale a procurar: A polcia caou o criminoso no morro. Os amigos gostavam de caar perdizes. 68 Tinha um belo piano de calda. O rabo ou apndice cauda. Tinha um belo piano de cauda. A caixa-preta estava perto da cauda do avio. O co abanou a cauda. Calda a soluo de acar: doce em calda, calda de caramelo. 69 Ps a cela no cavalo. A armao de montar a sela: Ps a sela no cavalo. No usava sela para montar. Cela aposento de convento ou penitenciria: Visitou a cela do frade. Estava super lotada a cela dos condenados. 70 A inflao ps a economia em cheque.

Cheque, com ch, apenas o documento bancrio: Emitiu um ch ao portador. J xeque o lance do xadrez em que o rei fica ameaado. A semelhana da situao fez com que pr em xeque, com x, passasse a significar ameaar, pr em dvida o valor de: A inflao ps a economia em xeque. O poltico ps o adversrio em xeque. A situao dos diretores estava em xeque na empresa. 71 Queria comprimentar os colegas. De cumprimento, saudao, resulta cumprimentar (e nunca comprimentar): Queria cumprimentar os colegas. Alm de saudao, cumprimento equivale ao ato de cumprir alguma coisa: Cumprimento cerimonioso, cumprimento da lei, dever cumprido. Comprimento equivale a extenso: O caminho tinha 15 metros de comprimento. Era um trajeto comprido. 72 Sua dispensa estava sempre cheia. O local onde se guarda mantimentos despensa: Sua despensa estava sempre cheia. Dispensa equivale a licena, permisso ou demisso: Pediu dispensa do servio. A empresa iniciou a dispensa dos funcionrios. Outras palavras com e e i: descrio (narrativa), discrio (reserva); recrear (divertir), recriar (criar de novo). 73 A famlia se muda essa semana. este que se designa o tempo em que se est ou objeto prximo: A famlia se muda esta semana. Da mesma forma: esta noite (a noite em que est), este dia, este ms (o ms atual), este jornal (o jornal que estou lendo), esta empresa (aquela em que trabalho). 74 Taxaram-no de corrupto. Tachar, com ch. que significa acusar de: Tacharam-no de corrupto. Foi tachado de leviano. 75 Detestava peixe com espinhos.

Peixe tem espinha, e no espinhos. Detestava peixes com espinhas. Repare em outras confuses desse tipo: O fuzil (fusvel) queimou. Casa germinada (geminada). Ciclo (circulo) vicioso. Caberio (cabealho). 76 Era poltico de extrema-direita. A tendncia poltica no tem hfen: Era poltico de extrema direita. J militou na extrema esquerda. O hfen aparece na antiga posio futebolstica: Garrincha foi um grande extrema-direita. Jogou sempre na extrema-esquerda. 77 Infligiram as normas. Infringir que significa transgredir: Infringiu as normas, o regulamento. Infligir (e no inflingir) equivale a impor: Infligiu derrota ao adversrio. 78 Houve grave incidente na estrada. Incidente um fato secundrio, peripcia, desinteligncia: Houve um incidente entre os dois deputados. O incidente levou-os a romper a amizade. Acidente que corresponde a acontecimento imprevisto ou infeliz, desastre: Houve grave acidente na estrada. Ningum se feriu no acidente. Evitar acidentes dever de todos. A palavra pode tambm ser empregada em expresses como acidente de trabalho, acidente psoperatrio, etc. 79 O deputado perdeu o mandado. Na verdade, o deputado perdeu o mandato. Esta palavra que significa delegao, representao que o poltico obtm pelo voto: A cmara cassou o mandato do deputado. Muitos polticos renunciaram para no perder o mandato. (Mandado uma ordem judicial: mandado de segurana, mandado de busca e apreenso). 80 Mal gosto, mau-intencionado. Mal se ope a bem e mau se ope a bom: Mal-intencionado (bem-intencionado), mau gosto (bom gosto), mau humor (bom humor), malestar (bem estar), mal-humorado (bem-humorado).

81 Por hora no pretende se mudar. A locuo correspondente a por enquanto, no momento por ora: (por agora): Por ora no pretende se mudar. Vai manter a assinatura da revista, por ora. Por hora significa por 60 minutos: Passavam pelo pedgio 5 mil carros por hora. A velocidade mxima era de 100 quilmetros por hora. 82 A modelo pousou na neve. A modelo pousou (de pose). Quem pousa ave, avio, viajante, etc.: A ave pousou no galho. O avio pousou sem problemas. A comitiva ia pousar no hotel. No confunda tambm iminente (prestes a acontecer) com eminente (ilustre): O perigo de desabamento era iminente: Tratava-se de um jurista eminente. 83 A seo comea s 8 horas. Sesso que equivale ao tempo que dura uma reunio, funo: A sesso comea s 8 horas. Aquela era a ultima sesso de cinema. Assistiu sesso da Cmara. Seo significa diviso partio: Seo eleitoral, seo poltica, seo de eletrnicos. E cesso o ato de ceder: Cesso de direitos autorais. 84 Ficou sobre grande tenso. Sob que significa debaixo de: Ficou sob grande tenso. Escondeu-se sob a cama. Sobre quer dizer encima de ou a respeito de: Estava sobre o telhado. Falou sobre a inflao. 85 O trfico estava lento. Trfico designa negcio escuso: Trfico de drogas, trfico de influncia, trfico de escravos. Trfego que sinnimo de trnsito: Trfego lento, trfego de caminhes. 86 Dinheiro no trs felicidade. De trazer resulta traz: Dinheiro no traz felicidade. Ousadia sempre traz riscos. Trs corresponde a atrs: Chegue para trs. V para trs. 87 Espero que viagem logo.

Viajem, com g, o substantivo: Vai comear a longa viagem. A forma verbal viajem (de viajar): Espero que viajem logo.

SINGULAR/PLURAL
88 As frutas custam 5 real. A moeda tem plural regular: As frutas custam 5 reais. 89 Voc viu o meu culos? culos plural por isso as palavras que o acompanham devem tambm ser flexionadas: Voc viu os culos? Comprou uns culos de grau chegou a hora de trocar os culos Igualmente: Meus parabns, os parabns, meus psames, seus cimes, nossas frias, os patins, meus patins. 90 O termmetro marcou zero graus. Zero singular sempre: Zero grau, zero hora, carros zero-quilomtro. 90 A obra custar R$1,25 bilhes. Um nmero vai para o plural somente a partir de duas unidades: A obra custar R$1,25 bilho. O dlar foi cotado a 1,80 real (e no 1,80 reais) Aquele estado tinha em mdia 0,7 habitante (e no 0,7 habitantes) por quilmetro quadrado. Havia na cidade 2,3 milhes de pessoas 91 Pesou os pr e os contra do ato. Palavra substantivada tem plural. Pesou os prs e o contras do ato. Levou dois foras da namorada Considerou os nos e os sins. 92 Tirou a prova dos nove. Nmeros quando substantivados, tem plural: Tirou a prova dos noves. Noves fora. Retirou os cincos do baralho. Faltavam os oitos no bingo. No existe plural apenas quando nmero expressa uma unidade: Havia nove pessoas na sala. J escreveu oito livros. 93 Tornaram-se cidades do mundo. O certo: Tornaram-se cidados do mundo. Veja mais alguns plurais em aos: Acrdos, artesos, bnos, cristos, irmos, rfos, rgos, pagos.

94 Descendiam de alemes. Algumas palavras em o tm plural em es: Descendiam de alemes. Igualmente: Ces, capeles, capites, catales, escrives, pes, sacristes, tabelies. 95 Eram carateres divergentes. O plural de carter caracteres: Eram caracteres divergentes: Mau-carter segue a norma: Convivia com maus-caracteres ( e no mauscarateres). Os outros plurais dignos de nota: Gngster, gngsteres; jnior, juniores; pster, psteres; snior, seniores. 96 Tira feria todo ano em janeiro. Fria a quantia que algum arrecada num perodo: Sua fria crescia muito no vero. Frias so o perodo de descanso: Tira frias todo ano em janeiro. 97 A festa de npcia foi luxuosa. Npcias palavra s empregada no plural: A festa de npcias foi luxuosa. Casou-se em segunda npcias. Outras palavras usadas apenas no plural: Afazeres, arredores, belas-artes, cs (cabelos brancos), confins, fezes, psames, trevas, viveres. E os naipes do baralho: Copas, espadas, ouros e paus. 98 Estava com dor na costa. A parte do corpo so as costas: Estava com dor nas costas. Machucou as costas. Costa equivale a litoral: A costa brasileira muito extensa. 99 Os dois eram surdo-mudos. Os dois elementos de surdo-mudo variam sempre: Os dois surdos-mudos. O filme era uma surda-muda. Na famlia havia duas moas surdas mudas. 100 O ator brigou com um paparazzi. Paparazzi o plural e paparazzo, o singular: O ator brigou com um paparazzo. Os paparazzi no davam trgua ao artista.

Вам также может понравиться