Вы находитесь на странице: 1из 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof.

Rodrigo Renn Aula 07

Aula 7: Controle e tica na Administrao Pblica


Ol pessoal, tudo bem? Hoje chegamos ao final de nosso curso! Na aula de hoje iremos cobrir os seguintes itens: Controle da Administrao Pblica; tica no exerccio da funo pblica. Irei trabalhar com muitas questes da ESAF, mas incluirei algumas questes da FGV, da Cespe ou da FCC quando no tiver questes da ESAF do tema trabalhado, ok? Espero que gostem da aula!

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

Sumrio
Controle da Administrao Pblica. ............................................................. 3 Momento do Controle ......................................................................... 5 Controle do Patrimnio Pblico e Prestao de Contas ...................................... 6 Controle Interno e Externo .................................................................... 8 Prestao de Contas ......................................................................... 17 Controle Administrativo .................................................................... 18 Controle Legislativo ......................................................................... 19 Controle Judicial............................................................................. 22 Controle Social participao social .......................................................... 25 Ouvidorias ................................................................................... 26 tica. ............................................................................................ 28 Lista de Questes Trabalhadas na Aula........................................................ 46 Gabarito ........................................................................................ 55 Bibliografia ..................................................................................... 55

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

Controle da Administrao Pblica.


Para que possamos saber se estamos ou no atingindo nossos objetivos, precisamos de um sistema de controle eficaz. Sem controle, estamos trabalhando s cegas, ou seja, sem saber como est o nosso desempenho. De acordo com Robbins e Coulter1, o controle pode ser definido como: O processo de monitorar as atividades de forma a assegurar que elas estejam sendo realizadas conforme o planejado e corrigir quaisquer desvios significativos. J Maximiniano2 acredita que o processo de controle consiste em fazer a comparao e em tomar a deciso de confirmar ou modificar os objetivos e os recursos empregados em sua realizao. Portanto, um sistema de controle busca garantir que os objetivos esto sendo alcanados. Ele importante porque at os melhores planos podem dar errado, no mesmo? Desta forma, precisamos saber os motivos dos acertos e dos erros decorrentes dos nossos planos. Assim, aprendemos com nossos erros e aumentamos a chance de sucesso no futuro. Imagine que voc um gerente de vendas em uma loja de eletrodomsticos. Sua meta de vendas para o ms de janeiro era de R$200 mil reais. Mas analisando as vendas da primeira quinzena, voc constatou que as vendas somaram apenas R$70 mil reais. Alm deste dado, o sistema gerencial da loja lhe forneceu os dados detalhados de venda por vendedor e por tipo de produto. Com estes dados, voc poder analisar em que rea da loja as vendas no acompanharam o previsto, se algum vendedor em particular no atingiu suas metas, se algum dia da semana foi particularmente ruim, etc. O sistema de controle lhe fornece, assim, um modo de monitorar os efeitos das decises e aes tomadas e comparar com o que fora planejado anteriormente. Desta maneira, sua concluso pode at ser de que o planejamento tinha sido mal feito e de que a meta era ambiciosa demais!

1 2

(Robbins & Coulter, 1998) (Maximiniano, 1995)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

Portanto, um bom sistema de controle lhe proporcionar entender como sua empresa est funcionando para que voc possa tomar as decises necessrias para que ela atinja seus objetivos. O processo de controle formado por quatro etapas: Estabelecimento dos padres definio dos objetivos da atividade, ou seja, o desempenho esperado. Sem definir quais so as expectativas da empresa para determinada atividade, seria impossvel control-la; Monitoramento do desempenho acompanhamento dos resultados decorrentes das atividades. Basicamente um trabalho de coleta de informaes. Nesta fase, iremos determinar o qu vai ser medido, como iremos medir (fontes de informao) e quando iremos medir e com que freqncia3; Comparao do resultado com o padro anlise dos resultados reais em comparao com o objetivo previamente estabelecido. Quase todas as atividades, naturalmente, tero algum tipo de desvio (sejam desvios positivos ou negativos). Entretanto, uma avaliao dos motivos que levaram ao desvio tambm importante; Medidas corretivas neste momento, devemos tomar as decises que levem a organizao a atingir os resultados desejados, se estes no tiverem sido alcanados. Desta forma, podem acontecer trs coisas: no mudar nada, buscar corrigir o desempenho ou alterar os padres de desempenho (se tiverem sido mal definidos).

(Sobral & Peci, 2008)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

DefiniroPadro

Medidas Corretivas

Monitoraro Desempenho

Compararcom oPadro
Figura1Fasesdoprocessodecontrole

Momento do Controle
Continuando nossa aula, o foco do controle pode ser feito antes da atividade, durante e depois que ela ocorreu. Desta forma, existem trs tipos de controle (quanto ao tempo ou timing): preventivo, prvio ou ex-ante, simultneo e posterior ou ex-post. Imagine que voc o gerente de um hotel. Quando voc entrevista um candidato a um cargo na empresa ou analisa se os produtos alimentcios que o fornecedor est entregando esto em boa qualidade, est fazendo um controle preventivo. Quando voc est supervisionando o trabalho das camareiras (que esto arrumando os quartos), est fazendo um controle simultneo. J quando analisa o nmero de hspedes do ms passado, ou pede a opinio de um hspede que se hospedou em seu hotel (uma chamada telefnica ps-venda), est fazendo um controle posterior. Desta maneira, o controle preventivo busca identificar e prevenir problemas antes deles efetivamente ocorrerem4. , assim, um modo de controle proativo, pois busca evitar que os problemas aconteam. O foco deste controle avaliar se os recursos (humanos, materiais, etc.) que so utilizados na organizao esto em bom estado e prontos para serem utilizados pela empresa. Todos ns fazemos este tipo de controle em nosso dia-a-dia. Se voc vai calibrar o pneu de seu carro antes de uma viagem, est fazendo um controle prvio, no mesmo?

(Daft, 2005)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

O controle simultneo o monitoramento das atividades buscando garantir que estejam sendo executadas de acordo com o planejado. Diferentemente do controle preventivo, uma forma de controle reativo5. A superviso do trabalho de uma pessoa um exemplo deste tipo de controle. Com a evoluo das tecnologias de informao, hoje possvel o controle em tempo real de diversas atividades. O monitoramento de um caminho por satlite, por exemplo, d ao gestor uma maneira de corrigir os desvios de rota de modo muito mais rpido, no mesmo? J o controle posterior tem o objetivo de analisar o resultado de uma atividade aps esta atividade ter ocorrido. Portanto, o objetivo neste momento o de aprender com os desvios (sejam negativos ou positivos) para que a organizao no tenha os mesmos problemas no futuro. Aqui, a preocupao no mais corrigir o desempenho, pois o fato j ocorreu. Portanto, devemos sim identificar as causas dos problemas6, ou ainda, entender porque a empresa conseguiu um resultado excelente em alguma rea.

Controle"exante" oupreventivo

Controle simultneo

Controle"expost" ouposterior

Figura2Classificaodocontroledeacordocomotempo

Controle do Patrimnio Pblico e Prestao de Contas


O controle um dos principais processos administrativos e serve para que um gestor possa avaliar se a organizao est ou no atingindo seus objetivos. Entretanto, na Administrao Pblica temos uma preocupao ainda maior com o controle. Isto ocorre porque, quando analisamos a gesto pblica, estamos nos referindo administrao dos recursos da sociedade como um todo.

5 6

(Sobral & Peci, 2008) (Sobral & Peci, 2008)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

Desta forma, o controle no setor pblico, segundo Mileski7, : o controle corolrio do Estado Democrtico de Direito, obstando o abuso de poder por parte da autoridade administrativa, fazendo com que esta paute a sua atuao em defesa do interesse coletivo, mediante uma fiscalizao orientadora, corretiva e at punitiva. Este controle exercido sobre o Poder Executivo, mas tambm sobre o Poder Legislativo e Judicirio sempre que estes poderes executarem tarefas e atividades administrativas. Desta forma, o controle atinge a toda a mquina pblica. Vocs esto lembrados dos princpios constitucionais da Administrao Pblica? O controle tem o objetivo de assegurar que a Administrao Pblica observe estes princpios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Assim sendo, o controle da gesto pblica condio necessria para que o Estado no deixe de cumprir suas funes da forma como a Constituio determinou. Como j vimos antes, o controle pode ser classificado de acordo com o momento em que ocorre: preventivo (ou a priori), concomitante e posterior (a posteriori). O controle preventivo ocorre antes que o ato tenha acontecido. Desta forma, o controle busca assegurar que o ato vlido, antes que ele ganhe eficcia. Quando um rgo exige uma avaliao antes de liberar a venda de um imvel, por exemplo, est exercendo este tipo de controle. J o controle concomitante efetuado ao mesmo tempo em que a atividade est sendo executada. Desta forma, quando o Tribunal de Contas da Unio embarga uma obra pblica por indcios de desvio de verbas em sua administrao est exercendo este tipo de controle. Finalmente, o controle posterior busca analisar o ato ou atividade aps ele ter ocorrido. Este o meio de controle mais utilizado no setor pblico quando sero apontados problemas, desvios ou atestar a legalidade de uma atividade. O objetivo neste caso seria corrigir, anular ou simplesmente confirmar as atividades e os atos j executados.

(Mileski) apud (Lima L. H., 2009)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

Controle Interno e Externo


O controle interno ocorre quando feito pela prpria Desta maneira, a prpria instituio exerce o controle sobre Este controle fundamental para que possa ocorrer uma boa setor pblico, a instalao de um sistema de controle determinada pelo artigo n 74 da Constituio Federal: instituio. seus atos. gesto. No interno

Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio; II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; III - exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio; IV - apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional. 1 - Os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela daro cincia ao Tribunal de Contas da Unio, sob pena de responsabilidade solidria. 2 - Qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato parte legtima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da Unio. No caso da Unio, por exemplo, o controle interno efetuado pela Controladoria - Geral da Unio e por rgos de controle interno instalados nos diversos rgos pblicos. O controle interno mais amplo, pois vai alm do controle da legalidade, controlando tambm o mrito. Alm disso, tem o carter de ser mais preventivo8.

(Paludo, 2010)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

J o controle externo efetuado por outra entidade, ou seja, existe o controle de um poder sobre o outro. No caso do governo federal, o controle externo realizado pelo Congresso Nacional, com o devido auxlio do Tribunal de Contas da Unio. Mas professor, o TCU ento subordinado ao Legislativo? No podemos entender assim, pois o TCU tem suas prerrogativas estipuladas na CF/88 e, portanto, tem autonomia para exercer suas funes. O que podemos dizer, e o que vem sendo considerado como correto nas provas de concurso, que o TCU um rgo auxiliar, mas que no subordinado ao Legislativo. Desta forma, um rgo independente. Veja uma questo recente: 1 - (CESPE TRT/RN ANALISTA 2010) O Tribunal de Contas da Unio, rgo ao qual incumbe a prtica de atos de natureza administrativa concernentes fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio, subordinado ao Poder Legislativo, do qual rgo auxiliar e de orientao. Vejam como as bancas adoram pedir este tema da relao entre os tribunais de contas e do Poder Legislativo. A questo est incorreta, pois o TCU no est subordinado ao Poder Legislativo! Desta forma, o gabarito questo errada. Continuando, o controle externo uma ferramenta importante no balano de poder entre os trs poderes da Unio, ou seja, da busca de um equilbrio harmnico entre estes poderes. Desta maneira, busca-se evitar que um poder da repblica fique forte demais perante os outros. Assim, uma das maneiras de se fazer isso seria atravs do controle externo, em que um poder fiscalizaria as aes dos outros. Vamos ver mais algumas questes? 2 - (CESPE FUB SECRETRIO EXECUTIVO 2011) O controle interno da administrao pblica realizado pelo Poder Judicirio, com o apoio do Poder Legislativo; o controle externo est a cargo da Controladoria Geral da Repblica. Fcil esta questo, no mesmo? O controle interno, como j foi visto por ns, efetuado pelo prprio ente. Assim, no caso da Unio ser efetuado pela Controladoria-Geral da Unio CGU. J o controle externo exercido por outro ente. O gabarito questo incorreta.

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

3 - (FCC TRT/AL ANALISTA 2008) Quando o Tribunal de Contas do Estado realiza auditoria sobre determinada despesa realizada pelo Poder Executivo, ele exerce controle de carter a) interno. b) externo. c) hierrquico. d) judicial. e) prvio ou preventivo. A fiscalizao do TCU sobre uma despesa do Poder Executivo exemplo de controle externo. Assim, a letra B est correta. A letra C est incorreta, pois o controle hierrquico s pode ocorrer dentro do prprio rgo. Da mesma forma, a letra E est errada, pois o controle de despesas j efetuadas um exemplo de controle posterior, ou reativo. Assim, o gabarito letra B. Continuando, da mesma maneira do controle interno, o controle externo detalhado na Constituio Federal, em seu artigo n 71: Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento; II - julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico; III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

no alterem o fundamento legal do ato concessrio; IV - realizar, por iniciativa prpria, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comisso tcnica ou de inqurito, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, e demais entidades referidas no inciso II; V - fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo; VI - fiscalizar a aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio; VII - prestar as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comisses, sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspees realizadas; VIII - aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio; IX - assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade; X - sustar, se no atendido, a execuo do ato impugnado, comunicando a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal; XI - representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados. 1 - No caso de contrato, o ato de sustao ser adotado diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitar, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabveis. 2 - Se o Congresso Nacional ou o Poder Executivo, no prazo de noventa dias, no efetivar as medidas previstas no pargrafo anterior, o Tribunal decidir a respeito.

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

3 - As decises do Tribunal de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo. 4 - O Tribunal encaminhar ao Congresso Nacional, trimestral e anualmente, relatrio de suas atividades. Mas o controle externo pode ser efetuado de outras formas. Podemos citar como exemplos de controle externo, de acordo com Paulo e Alexandrino9: A) A sustao, pelo Congresso Nacional, de atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar; B) A anulao de um ato do Poder Executivo por deciso judicial; C) O julgamento anual, pelo Congresso Nacional, das contas prestadas pelo Presidente da Repblica e a apreciao dos relatrios, por ele apresentados, sobre a execuo dos planos de governo; D) A auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da Unio sobre despesas realizadas pelo Poder Executivo federal. Desta maneira, o controle externo tem vrias facetas. O Congresso Nacional exerce o controle externo nas dimenses de fiscalizao (para facilitar a memorizao COFOP): contbil, oramentria, financeira, operacional e patrimonial. O controle contbil busca assegurar que a movimentao e a aplicao dos recursos pblicos esto sendo feitas de acordo com os princpios contbeis e que todas as mutaes econmicas e financeiras foram contabilizadas de modo correto. O controle financeiro se preocupa com os fluxos financeiros, ou seja, com a entrada e sada de recursos dos caixas do Estado. J o controle oramentrio busca assegurar que o oramento esteja sendo seguido de acordo com as leis aprovadas no Legislativo, controlando as receitas e despesas previstas e realizadas. A fiscalizao operacional est relacionada gesto da mquina pblica, ou seja, entra nos aspectos do mrito das decises do gestor, e no somente da legalidade. Assim sendo, busca assegurar os aspectos de eficincia, eficcia e efetividade da gesto pblica. Desta forma, os projetos e programas governamentais so analisados para se assegurar que as decises tomadas foram no s legais, mas eficientes e eficazes. Como exemplo deste tipo de controle,

(Alexandrino & Paulo, 2009)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

temos as anlises de custo benefcio dos programas governamentais onde os programas so avaliados de acordo com o investimento efetuado e o impacto gerado na sociedade. Por fim, temos o controle patrimonial, que se refere gesto dos bens pblicos. Aqui temos os bens como conceito amplo, incluindo os bens de uso da populao. Como exemplos de controle patrimonial, temos as alienaes: como privatizaes de empresas e de imveis pblicos. De acordo com Meirelles10, o controle externo: o que se realiza por rgo estranho Administrao responsvel pelo ato controlado e visa a comprovar a probidade da Administrao e a regularidade da guarda e do emprego de bens, valores e dinheiros pblicos, bem como a fiel execuo do oramento. Vamos ver algumas questes agora? 4 - (ESAF RFB / AFRF - 2005) No inclui na finalidade do sistema de controle interno federal, constitucionalmente previsto, a atividade de: a) avaliar os resultados, quanto eficcia, eficincia e efetividade, da gesto oramentria, financeira e patrimonial dos rgos e entidades da Administrao. b) exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias da Unio. c) comprovar a legalidade da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado. d) apoiar o institucional. controle externo no exerccio de sua misso

e) avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual. Questo bem decoreba da Esaf. s conferir o artigo 74 da CF/88: Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos

10

(Meirelles, 1997) apud (Lima L. H., 2009)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

programas de governo e dos oramentos da Unio; II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; III - exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio; IV - apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional. 1 - Os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela daro cincia ao Tribunal de Contas da Unio, sob pena de responsabilidade solidria. 2 - Qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato parte legtima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da Unio. A letra A est errada, pois o controle interno no tem a competncia, de acordo com a CF/88, de fazer a avaliao de efetividade, somente de eficincia e eficcia. Assim, o gabarito mesmo a letra A. 5 - (FMP TCE-RS AUDITOR 2011) so competncias dos TC, EXCETO: a) aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei. b) assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providencias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade. c) apreciar, pra fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer titulo, na administrao direta e indireta, includas as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio. Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

d) realizar inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial. e) representar ao poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados. Mais uma vez a FMP cobra a letra da lei nesta questo. Todas as alternativas so retiradas do texto da CF/88. Entretanto, a letra C tem um erro. Os tribunais de contas no apreciam, para fim de registro, a legalidade das nomeaes para cargos de provimento em comisso. De acordo com o inciso n III: III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio; Desta maneira, o gabarito mesmo a letra C. 6 - (ESAF - TCE-RN / AUDITOR - 2000) Os sistemas de controle externo, prprios para o exerccio das funes de fiscalizao contbil, financeira e oramentria, nas reas federais e estaduais, esto compreendidos na organizao estrutural. a) do Poder Legislativo b) do Poder Executivo c) do Poder Judicirio d) de cada um dos Poderes Pblicos e) dos Poderes Legislativo e Executivo O sistema de controle externo , de acordo com a CF/88, prerrogativa do Poder Legislativo e executado com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. Desta forma, nosso gabarito a letra A. 7 - (ESAF MPOG / EPPGG - 2008) Marque a opo incorreta quanto s atribuies dos rgos de controle externo. a) Compreende a realizao de inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial.

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

b) Fiscaliza a aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio mediante convnio a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio. c) Acompanha o movimento dos Cartes de Pagamento do Governo Federal mediante realizao peridica do diagnstico do sistema de pagamentos de varejo no Brasil. d) Analisa as contas das autarquias e fundaes institudas e mantidas pela Unio. e) Apura denncias apresentadas por qualquer cidado, sobre irregularidades ou ilegalidades. Esta questo tem uma pegadinha, pois a letra C aponta uma fiscalizao do sistema de pagamentos de varejo no Brasil. O controle externo fiscaliza os cartes de pagamento do Governo Federal, mas atravs dos dados do prprio governo, e no das lojas de varejo em todo o Brasil. Assim, o gabarito a letra C. 8 - (FCC PGE/RJ AUDITOR 2009) O controle social entendido como a participao do cidado na gesto pblica, na fiscalizao, no monitoramento e no controle das aes da Administrao Pblica. Trata-se de importante mecanismo de preveno da corrupo e de fortalecimento da cidadania. Dentre os principais mecanismos de controle social institudo nos trs nveis da federao, a partir da Constituio Federal de 1988, esto (A) as Centrais de Atendimento do Cidado. (B) os Conselhos Gestores. (C) as Controladorias Gerais. (D) as Assembleias Populares. (E) as Comisses Paritrias. Dentre as opes descritas na questo, a alternativa que se refere ao controle social a dos conselhos gestores das polticas pblicas. O gabarito a letra B.

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

Prestao de Contas
Todas as pessoas que venham a utilizar, arrecadar, guardar, gerenciar ou administrar recursos pblicos devem prestar contas destes recursos. Portanto, tanto as pessoas fsicas quanto as jurdicas devem prestar contas, independente de serem pblicas ou privadas. Ou seja, se uma empresa privada tiver algum contato com os recursos pblicos, deve prestar contas dos mesmos. Veja como a Constituio Federal de 1988 definiu este tema: Prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria Desta forma, o que podemos entender do texto constitucional acima que no importa quem esteja do outro lado. Se tiver recurso pblico envolvido em uma situao, as pessoas relacionadas devero prestar contas. No caso do Presidente da Repblica, as contas de sua administrao tambm devem ser encaminhadas ao Congresso Nacional. De acordo com o Decreto n3.591/2000, esta prestao de contas ser feita pela Secretaria Federal de Controle Interno do Ministrio da Fazenda, com a seguinte composio: I. II. III. IV. Relatrio de Atividades do Poder Executivo; Execuo do Oramento Fiscal e da Seguridade Social; Balanos da Administrao Indireta e Fundos; Execuo do Oramento de Investimento das Empresas Estatais.

Outro ponto importante no tocante aos Tribunais de Contas a deciso do STF de que eles podem realizar o controle de constitucionalidade11. De acordo com a smula 347 do STF: O Tribunal de Contas, no exerccio de suas atribuies, pode apreciar a constitucionalidade das leis e dos atos do Poder Pblico. Veja como estes temas j foram cobrados:

11

(Alexandrino & Paulo, 2009)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

9 - (CESPE TRE/PR ANALISTA 2009) O Tribunal de Contas da Unio, mesmo como rgo integrante da estrutura da administrao pblica direta, tem competncia para deixar de aplicar uma lei que entenda ser inconstitucional. Vejam como o Cespe cobrou exatamente o teor da deciso do STF. Assim, o TCU pode sim, em um caso concreto, apreciar a constitucionalidade de uma lei ou ato do Poder Pblico. Portanto, o gabarito da questo correto. 10 - (CESPE DPU DEFENSOR 2007) Quanto a controle da administrao pblica e bens pblicos, julgue o item seguinte. De acordo com o STF, o TCU no tem competncia para julgar contas das sociedades de economia mista exploradoras de atividade econmica, ou de seus administradores, j que os bens dessas entidades no so pblicos, mas, sim privados. De acordo com o STF, as empresas pblicas ou as sociedades de economia mista esto sujeitas ao controle e fiscalizao perante o Tribunal de Contas. Isto ocorre porque, apesar do seu regime de direito privado e da explorao econmica, seu capital composto por recursos pblicos (100 por cento no caso das empresas pblicas e a maioria das aes ordinrias com direito a voto no caso das SEMs). Desta maneira, o gabarito questo incorreta.

Controle Administrativo
O controle Administrativo , de certa forma, um tipo de controle interno. Ele efetuado atravs da capacidade que a Administrao Pblica tem de autotutela12. Assim, sempre que a Administrao buscar corrigir ou alterar seus prprios atos administrativos estar exercendo este tipo de controle. Os meios de controle administrativo podem ser classificados em: superviso ministerial e o controle hierrquico.

12

(Mazza, 2011)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

A superviso ministerial, tambm conhecida como controle finalstico, efetuada pela administrao direta em relao administrao indireta. Ou seja, o controle efetuado sobre os rgos descentralizados, de modo que buscam seus objetivos finalsticos13. Portanto, no se trata de subordinao de um rgo ao outro, mas de controle do enquadramento ou no da instituio ao programa de governo e as finalidades do seu prprio estatuto. J o controle hierrquico prprio de qualquer organizao que tenha uma diviso de trabalho em nveis hierrquicos diferentes. Assim, o presidente de uma estatal tem o controle hierrquico sobre seus diretores, por exemplo. Este controle sempre um tipo de controle interno, pois somente ocorre dentro da mesma estrutura organizacional. Ele mais comum no Poder Executivo, mas ocorre em todos os poderes sempre que existir um superior que comande um subordinado. De acordo com Hely Lopes Meirelles14: Controle administrativo todo aquele que o Executivo e os rgos da administrao dos demais poderes exercem sobre suas prprias atividades, visando mant-las dentro da lei, segundo as necessidades do servio e as exigncias tcnicas de sua realizao, pelo que um controle de legalidade, de convenincia e de eficincia. Alm disso, este controle pode ocorrer tambm por provocao de terceiros, como ocorre nos casos de: reclamao administrativa, pedidos de reconsiderao, recursos administrativos e direito de petio. Nestes casos, alguma pessoa ou entidade se dirige administrao pblica e busca a correo de algum ato ou postura do Estado.

Controle Legislativo
Este controle efetuado pelo prprio parlamento e por seus rgos auxiliares (como o TCU, no caso da Unio). De acordo com Carvalho Filho15, este controle pode ser dividido em dois tipos: o controle poltico e o controle financeiro.

13 14 15

(Alexandrino & Paulo, 2009) (Meirelles) apud (Lima C. A., 2005) (Carvalho Filho) apud (Mazza, 2011)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

O controle poltico ocorre quando o Congresso decide sobre tratados internacionais, abre comisses parlamentares de inqurito ou convoca autoridades para que prestem informaes. De acordo do Di Prieto16: abrange aspectos ora de legalidade, ora de mrito, apresentando-se, por isso mesmo, como de natureza poltica, j que vai apreciar as decises administrativas sob o aspecto inclusive da discricionariedade, ou seja, da oportunidade e convenincia diante do interesse pblico. O controle financeiro de competncia exclusiva Legislativo e exercido com o auxlio do Tribunal de Contas. do Poder

Dentre os instrumentos que o Poder Legislativo tem para efetuar estes tipos de controle, podemos citar17: A competncia de sustar atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites da delegao legislativa; A instituio de Comisses Parlamentares de Inqurito CPIs; A sustao de contratos administrativos que forem objeto de impugnao pelo tribunal de contas; Convocao de Ministros de Estado para prestar informaes dobre assuntos determinados; Julgar o chefe do Poder Executivo por crime de responsabilidade; Autorizar operaes externas de crdito financeiro de interesse da Unio, de estados, do DF e municpios; Legislar sobre a criao e extino de ministrios. Alm destes instrumentos, o Poder Legislativo conta, claro, com o auxlio dos tribunais de contas no controle externo da Administrao Pblica. No momento, temos no Brasil: o Tribunal de Contas da Unio TCU, que fiscaliza a utilizao de recursos pblicos federais, os Tribunais de Contas dos Estados TCEs (que auxiliam as respectivas Assemblias Legislativas), o Tribunal de Contas do Distrito Federal TCDF (que auxilia a Cmara Distrital do DF) e os Tribunais de Contas dos Municpios TCMs (que auxiliam as Cmaras Municipais). Vamos ver algumas questes agora?

16 17

(Di Prieto) apud (Paludo, 2010) (Mazza, 2011)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

11 - (CESPE ABIN OFICIAL 2008) Devido a sua natureza singular, a ABIN no se submete ao controle externo por parte do Tribunal de Contas da Unio, mas apenas ao controle interno da prpria Presidncia da Repblica. Como vimos acima, todas as pessoas fsicas e jurdicas que utilizem, guardem, arrecadem, gerenciem ou administrem recursos pblicos federais tero de prestar contas ao Tribunal de Contas da Unio. Desta maneira, a ABIN, apesar de sua natureza singular, no est fora do alcance do controle externo efetuado pelo TCU. O nosso gabarito questo incorreta. 12 - (FCC TRT/RS ANALISTA 2011) O controle legislativo da Administrao a) um controle externo e poltico, motivo pelo qual pode-se controlar os aspectos relativos legalidade e convenincia pblica dos atos do Poder Executivo que estejam sendo controlados. b) sempre um controle subsequente ou corretivo, mas restrito convenincia e oportunidade dos atos do Poder Executivo objetos desse controle e de efeitos futuros. c) exercido pelos rgos legislativos superiores sobre quaisquer atos praticados pelo Poder Executivo, mas vedado o referido controle por parte das comisses parlamentares. d) exercido sempre mediante provocao do cidado ou legitimado devendo ser submetido previamente ao Judicirio para fins de questes referentes legalidade. e) prprio do Poder Pblico, visto seu carter tcnico e, subsidiariamente, poltico, com abrangncia em todas as situaes e sem limites de qualquer natureza legal. Esta questo bem interessante. Vejam que, como vimos acima, o controle legislativo pode ser dividido em: controle financeiro e poltico. Desta maneira, a letra A toca no controle poltico, que entra no mrito das decises tomadas pelo Poder Executivo, quando, por exemplo, decide se ratifica ou no um tratado internacional assinado pelo chefe de Estado. Assim sendo, a letra A est correta. J a letra B est incorreta, pois este controle no se limita aos aspectos de convenincia e de oportunidade. O mesmo ocorre com a letra C, pois as Comisses Parlamentares de Inqurito, por exemplo, so modalidades de controle legislativo sobre as atividades do Poder Executivo. Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

A letra D absurda, pois no existe esta limitao (provocao pelos cidados como requisito prvio) ao Poder Legislativo. A letra E tambm est equivocada, pois o controle legislativo deve ser aplicado de acordo com os limites constitucionais previamente estabelecidos. O gabarito , portanto, a letra A.

Controle Judicial
O controle judicial das atividades da Administrao Pblica pode ser do tipo prvio ou posterior, mas s ser feito atravs de alguma provocao ao Poder Judicirio18. Desta forma, o controle judicirio Judicirio no exerccio de sua funo Entretanto, uma pegadinha comum em afirmativa: o Poder Judicirio no efetua o o controle efetuado pelo Poder principal a jurisdicional19. provas perguntar sobre esta controle administrativo.

Entretanto, quando o Poder Judicirio est exercendo a funo administrativa (quando contrata um servio, por exemplo) pode sim efetuar um controle administrativo, ou seja, controle interno das suas prprias atividades e atos. O Brasil no adota o modelo francs, de contencioso administrativo. Desta maneira, o Judicirio o ponto final das causas, ou seja, no cabe ao Executivo julgar de forma definitiva. Entretanto, o Poder Judicirio tem certos limites de atuao, pois no cabe atuar nos atos polticos ou nos atos interna corporis, de acordo com Carvalho Filho20. Alm disso, deve sempre analisar a legalidade e a legitimidade dos atos, nunca o seu mrito. Pode, entretanto, investigar a legalidade e legitimidade dos atos discricionrios21. Os principais instrumentos de controle judicial da Administrao Pblica so: Mandado de segurana tem a funo de proteger direito lquido e certo, que no seja amparado por Habeas Corpus ou Habeas Data, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso

18 19 20 21

(Mazza, 2011) (Alexandrino & Paulo, 2009) (Carvalho Filho) apud (Mazza, 2011) (Alexandrino & Paulo, 2009)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

de poder seja uma autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de uma atribuio de Poder Pblico22; Ao Popular Pode ser proposta por qualquer cidado que busque anular ato lesivo ao patrimnio pblico, moralidade administrativa e ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural; Habeas Data Visa assegurar o conhecimento, retificao e contestao de informaes relativas pessoa impetrante, que sejam constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico. Ao Civil Pblica Serve para a proteo de direitos difusos ou coletivos; Ao de Improbidade busca coibir prticas de improbidade e podem acarretar ao agente pblico: a devoluo de bens, a suspenso de direitos polticos, a multa civil, a perda da funo pblica, a indisponibilidade de bens, a proibio de contratar com o Estado e o ressarcimento do dano causado.

Vamos ver agora algumas questes? 13 - (ESAF MTE AUDITOR 2010) O estudo do tema controle da administrao pblica nos revela que: a) submetem-se a julgamento todas as contas prestadas por responsveis por bens ou valores pblicos, a includo o Presidente da Repblica. b) no exerccio do poder de autotutela, a administrao pblica pode rever seus atos, mas no pode declar-los nulos. c) em respeito ao princpio da separao dos poderes, vedado o controle transversal de um Poder sobre os outros. d) o controle interno exercido pelo Congresso Nacional, com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. e) o Poder Judicirio exerce apenas controle jurisdicional sobre seus atos administrativos. A primeira frase est correta e o nosso gabarito. J a segunda alternativa est errada, pois a Administrao Pblica pode sim anular seus atos. A letra C inverteu o conceito, pois o controle de um Poder pelo outro necessrio para que um Poder no abuse ou predomine sobre os outros.

22

(Mazza, 2011)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

Na letra D, este controle citado no o interno, e sim o externo. J a letra E vem com uma pegadinha comum. O Poder Judicirio no efetua somente o controle jurisdicional, pois tambm executa seus prprios atos administrativos. Desta maneira, tambm exerce um controle administrativo ou interno. Assim, nosso gabarito mesmo a letra A. 14 - (FCC TRT/MT ANALISTA 2011) Sobre o controle e responsabilizao da Administrao Pblica, INCORRETO afirmar: a) Ao Poder Judicirio vedado apreciar o mrito administrativo e, ao exercer o controle judicial, est restrito ao controle da legitimidade e legalidade do ato impugnado. b) Controle Administrativo o poder de fiscalizao e correo que a Administrao Pblica exerce sobre sua prpria atuao, sob os aspectos de legalidade e mrito, por iniciativa prpria ou mediante provocao. c) O Controle que o Poder Legislativo exerce sobre a Administrao Pblica tem que se limitar s hipteses previstas na Constituio Federal, sob pena de afronta ao princpio de separao de poderes. d) No Controle Judicial, o Poder Judicirio exerce o poder fiscalizador sobre a atividade administrativa do Estado, alcanando, alm dos atos administrativos do Executivo, atos do Legislativo e do prprio Judicirio quando realiza atividade administrativa. e) O Controle Legislativo alcana os rgos do Poder Executivo, as entidades da Administrao Indireta, mas jamais o Poder Judicirio, mesmo quando este ltimo executa funo administrativa. A questo pede a alternativa incorreta. Desta maneira, a nica afirmativa que est incorreta a letra E, pois o controle legislativo alcana o Poder Judicirio quando este executa funo administrativa. Por exemplo, se um Tribunal Regional do Trabalho, por exemplo, estiver construindo uma nova sede, esta obra ser fiscalizada pelo Tribunal de Contas. Assim, o nosso gabarito a letra E.

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

Controle Social participao social


O controle social, ou popular, se refere participao da sociedade como um todo na elaborao, acompanhamento e monitoramento do poder pblico. Desta forma, a prpria sociedade exerceria, ento, o controle sobre o Estado. Neste caso, no estamos nos referindo apenas ao direito de ter informaes sobre os atos do poder pblico, mas, alm disso, da participao da sociedade na gesto pblica. Claro que, em uma democracia, as prprias eleies seriam um tipo de controle da sociedade, pois pelo voto podemos aprovar ou no um representante do povo no Legislativo ou no Executivo. Entretanto, devem existir outras formas de controle e participao da sociedade na conduo da gesto governamental. De acordo com Lima23: Numa democracia, o controle social exercido desde o processo de elaborao das polticas pblicas, por exemplo, mediante consultas e audincias pblicas, at o acompanhamento e monitoramento de sua execuo. Transparncia e participao na gesto pblica so fatores determinantes para o controle efetivo da sociedade sobre a gesto pblica. Desta forma, o controle externo busca aproximar o controle da gesto pblica para o nvel em que esta ao pblica efetivamente ocorre. Assim, no s se fortalece o controle da gesto pblica, mas tambm se amplia a cidadania, com o envolvimento dos cidados e das instituies no controle das atividades do Estado24. Portanto, a modernizao da mquina estatal deve ampliar o espao em que a sociedade possa participar e controlar as aes governamentais, ou seja, novas arenas e mecanismos devem ser criados para que esta participao popular seja efetiva e que possamos ter o envolvimento da sociedade na definio, execuo e avaliao dos programas governamentais e das polticas pblicas. Dentre as formas de controle social, temos:

23 24

(Lima L. H., 2009) (Paludo, 2010)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

A possibilidade de qualquer cidado denunciar irregularidades ao TCU (ou outros tribunais de contas); A possibilidade de qualquer cidado entrar com uma ao popular que vise anular ato lesivo ao patrimnio pblico. Desta forma, um cidado qualquer pode entrar com uma denncia se considerar que algum agente pblico est gerindo mal os recursos pblicos, se avaliar que uma obra pblica est superfaturada, etc.; Obrigao dos entes governamentais de disponibilizar ao contribuinte as contas pblicas; O oramento participativo; As audincias pblicas; Conselhos gestores de polticas pblicas; Os conselhos municipais. De acordo com Paludo25, as novas tecnologias de informao e comunicao esto facilitando o controle social pela sociedade, pois permitem um acesso maior e mais rpido a toda uma gama de informaes relativas s aes do Poder Pblico. A prpria prtica continuada da democracia no Brasil, de acordo com Matias-Pereira26, est levando a uma cobrana cada vez maior por transparncia e participao por parte da sociedade.

Ouvidorias
De acordo com um contexto de evoluo no relacionamento entre o Estado e os cidados, as ouvidorias foram mais um passo na direo do aumento do controle social. Essas ouvidorias so canais de comunicao entre os simples cidados e as instituies pblicas. Um ouvidor deve estar sempre disponvel para tirar dvidas, receber sugestes e propor melhorias e correes dentro do rgo ou setor pblico. As ouvidorias pblicas, de acordo com Perez27, configuram-se como instrumentos jurdicos que ensejam aos cidados a possibilidade de participarem, diretamente ou atravs de

25 26 27

(Paludo, 2010) (Matias-Pereira, 2009) (Perez, 2004) apud (Barreto, 2009)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

representantes, dos processos decisrios, das execues ou controles das tarefas desempenhadas pela Administrao Pblica. Assim sendo, as ouvidorias funcionam como intermedirios entre os cidados e a mquina estatal. Possibilitam, tambm, uma maior conscientizao da populao em relao aos seus direitos e deveres. Quando somos ouvidos e sentimos que nossas dvidas e demandas esto sendo levadas em considerao, nos sentimos mais atuantes e valorizados, no mesmo? Portanto, essas ouvidorias servem tambm como um instrumento de valorizao da democracia participativa, pois incentivam a participao direta da populao na resoluo dos problemas e na melhoria do atendimento pblico. De acordo com Barreto28, A ouvidoria se caracteriza como um mecanismo de controle social. um instrumento de controle social, porquanto visa precipuamente, atravs de sua atuao, garantir a satisfao do interesse pblico, dando abertura ao cidado para que este se manifeste sobre a atuao do Estado. Outro aspecto importante do funcionamento das ouvidorias como agente de mudanas dentro da mquina estatal. Quando uma ouvidoria funciona bem, esta passa a cobrar respostas mais rpidas e com um nvel maior de qualidade aos cidados/usurios. Um ouvidor deve, tambm, fazer um estudo estatstico das demandas e problemas detectados pelos cidados. Este estudo pode proporcionar um mapeamento das reas crticas do rgo e subsidiar propostas de mudanas. Isto nem sempre bem visto por servidores acomodados e refratrios ao contato com a populao. Muitas vezes, a criao de uma ouvidoria deve vir acompanhada de uma mudana na cultura organizacional da instituio. Desse modo, um fator crtico para o sucesso dessas ouvidorias o apoio poltico dos chefes e superiores hierrquicos. Sem este apoio, uma ouvidoria no tem muita chance de obter sucesso. Alm disso, o profissional que venha a ocupar este posto deve ter autonomia para defender o cidado usurio dentro da instituio e cobrar informaes e melhores resultados das diversas reas envolvidas.

28

(Barreto, 2009)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

tica.
A tica pode ser definida como um estudo ou uma reflexo, cientfica ou filosfica, sobre os costumes ou sobre as aes humanas29. De certa forma, a tica vem de dentro do ser humano. Assim sendo, relaciona-se com os valores que cada pessoa tem. J a moral, termo relacionado com a tica (mas no sinnimo, em sentido restrito), relativa aos costumes e normas de comportamento considerados consensuais na sociedade no momento. O termo moral derivado do latim (moris). J a palavra tica derivada do grego ethos. Os dois conceitos, em sentido amplo, buscam apresentar os comportamentos considerados aceitveis em uma determinada sociedade e em determinado tempo. Entretanto, em sentido mais restrito, os dois conceitos so distintos. A moral se relaciona, em sentido restrito, com os costumes aceitos em cada sociedade ou grupo humano. Como os costumes vo mudando, a moral tambm se altera com o tempo. Assim, o que era considerado imoral no Brasil dos anos 50 (por exemplo: o beijo de lngua na televiso) atualmente considerado aceitvel. A mesma dinmica ocorre quando falamos de sociedades diferentes. Algo pode ser considerado perfeitamente aceitvel em uma sociedade e imoral em outros lugares (muitos pases probem a venda de bebidas alcolicas, por exemplo). J a tica, em sentido estrito, considerada como o estudo da moral. Seria, portanto, o estudo das razes que levaram certos comportamentos a serem aceitos e quais poderiam ser os comportamentos universalmente aceitveis. As questes ticas nos envolvem a todo o momento. Quais so os comportamentos aceitveis em nossa sociedade? Como devemos nos portar em relao ao prximo ou em nosso trabalho? Todas estas dvidas esto ligadas ao conceito de tica. Se a tica e a moral (em sentido amplo) esto ligados aos costumes e valores de uma sociedade, no deixam de se transformar quando estes costumes e valores mudam. Assim, a tica (ou a moral) no uma s, algo universal. derivada dos valores e costumes de cada sociedade e evolui com o passar do tempo.

29

(Valls, 2008)

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

Vamos ver uma questo? 15 - (ESAF - ANEEL ANALISTA - 2006) Assinale a opo correta. a) tica e moral, num sentido amplo, so palavras sinnimas. Referem-se aos valores que regem a conduta humana, tendo carter normativo ou prescritivo. b) tica e moral, num sentido amplo, so palavras sinnimas. Referem-se ao estudo dos princpios que explicam regras de conduta consideradas como universalmente vlidas. c) A tica, num sentido restrito, est preocupada na construo de um conjunto de prescries destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa. d) A tica, num sentido restrito, diz respeito aos costumes, valores e normas de conduta especficas de uma sociedade ou cultura. e) A moral, num sentido restrito, est preocupada em detectar os princpios que regem a conduta humana. A letra A est correta. A palavra tica derivada do termo grego ethos, ao passo que a palavra moral derivada do termo latino moris. Esses termos so, realmente, muitas vezes utilizados como sinnimos e so, em sentido amplo, conceitos conexos, com uma caracterstica de prescrio. Tanto a tica quanto a moral buscam apresentar os comportamentos considerados aceitveis em uma sociedade. A letra B est errada, pois o estudo dos princpios que explicam regras de conduta consideradas como universalmente vlidas diz respeito ao conceito de tica, em sentido restrito. A letra C est incorreta, pois este o conceito de moral em sentido restrito (e de tica no sentido amplo). Do mesmo modo, a letra D est incorreta. Finalmente, a letra E tambm est errada. a tica, em sentido, restrito, que estudar e detectar os princpios que regem a conduta humana. O gabarito , assim, a letra E. 16 - (FESMIP-BA MPE-BA ANALISTA 2011) Examine as assertivas abaixo. I. Assim como a palavra moral vem do latim (mos, moris), a palavra tica vem do grego (ethos) e ambas se referem a costumes, indicando as regras do comportamento, as diretrizes de conduta a serem seguidas.

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

II. A moral social trata dos valores e das normas de conduta que so exigidas do indivduo para realizar sua personalidade. III. As normas ticas so aquelas que prescrevem como o homem deve agir. IV. A norma tica possui, como uma de suas caractersticas, a impossibilidade de ser violada. Assinale a alternativa que contm as assertivas corretas. a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) II e IV. A primeira frase est correta, pois tanto a tica quanto a moral esto ligadas aos costumes e aos comportamentos esperados em uma sociedade. J a segunda frase est incorreta, pois a tica no est ligada a este objetivo de que o indivduo realize sua personalidade. Se cada um fizer o que der na telha, no teremos uma sociedade tica, no mesmo? Desta maneira, a terceira frase est certa. A ltima frase est equivocada, pois a tica pode sim ser violada, no mesmo? (essa estava de graa...). O gabarito mesmo a letra B. Continuando, a grande maioria das questes de concurso sobre este tema se baseia no Decreto 1.171 de 199430. Desta forma, irei comentar o Cdigo de tica do Servidor Pblico Federal e algumas questes ligadas a ele, alm do Decreto 6.029/200731. Abaixo, deixo o link para quem quiser baixar a lei seca. Infelizmente, as questes ligadas a este tema so quase todas decoreba, como iro ver abaixo. Assim sendo, recomendo uma leitura do decreto um pouco antes da prova, para que estes assuntos estejam na memria quente de vocs.
Seo I Das Regras Deontolgicas I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficcia e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico, seja no exerccio do cargo ou funo, ou fora dele, j que refletir o exerccio da vocao do prprio poder

30 31

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07
estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes sero direcionados para a preservao da honra e da tradio dos servios pblicos.

Vejam que, para o cdigo de tica, no basta que o servidor se comporte de modo tico apenas dentro do setor pblico onde trabalha. necessrio se manter tico tambm em sua vida privada, pois este representa o servio pblico perante a sociedade.
II - O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, no ter que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e 4, da Constituio Federal.

Esta parte mostra que o servidor pblico sempre deve estar atento aos desvios ticos, mesmo que venham revestidos de legalidade. Veja como o prximo inciso confirma esta noo:
III - A moralidade da Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo.

Desta forma, no basta ser legal. Deve ser legal e moral ao mesmo tempo.
IV- A remunerao do servidor pblico custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, at por ele prprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissocivel de sua aplicao e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqncia em fator de legalidade. V - O trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade deve ser entendido como acrscimo ao seu prprio bem-estar, j que, como cidado, integrante da sociedade, o xito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimnio VI - A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

Vejam novamente este noo de que, para o servidor pblico, a conduta privada integra a vida funcional. Assim sendo, o servidor deve se manter tico em todas as instncias de sua vida.

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07
VII - Salvo os casos de segurana nacional, investigaes policiais ou interesse superior do Estado e da Administrao Pblica, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar. VIII - Toda pessoa tem direito verdade. O servidor no pode omiti-la ou false-la, ainda que contrria aos interesses da prpria pessoa interessada ou da Administrao Pblica. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hbito do erro, da opresso, ou da mentira, que sempre aniquilam at mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nao.

Vejam que, fora os casos em que a publicidade deve ser resguardada legalmente, esta requisito de eficcia e moralidade.
IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao servio pblico caracterizam o esforo pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimnio pblico, deteriorando-o, por descuido ou m vontade, no constitui apenas uma ofensa ao equipamento e s instalaes ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligncia, seu tempo, suas esperanas e seus esforos para constru-los. X - Deixar o servidor pblico qualquer pessoa espera de soluo que compete ao setor em que exera suas funes, permitindo a formao de longas filas, ou qualquer outra espcie de atraso na prestao do servio, no caracteriza apenas atitude contra a tica ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usurios dos servios pblicos.

Como vimos, os servidores devem tratar a todos de maneira corts. Deste modo, no s o descuido com a coisa pblica, como os atrasos injustificados so considerados falta de tica.
XI - 0 servidor deve prestar toda a sua ateno s ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente Os repetidos erros, o descaso e o acmulo de desvios tornam-se, s vezes, difceis de corrigir e caracterizam at mesmo imprudncia no desempenho da funo pblica. XII - Toda ausncia injustificada do servidor de seu local de trabalho fator de desmoralizao do servio pblico, o que quase sempre conduz desordem nas relaes humanas. XIII - O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidado, colabora e de todos pode receber colaborao, pois sua atividade pblica a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nao.

Estes ltimos trs incisos tratam do comportamento do servidor perante seus chefes e colegas de trabalho. Assim sendo, deve existir respeito e ateno s ordens dos superiores. Alm disso, o servidor no Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

deve se ausentar do servio sem justificativa, pois isto tambm considerado uma atitude antitica. Vamos ver algumas questes sobre este tema? 17 - (FCC ALESP CONHECIMENTOS GERAIS 2010) tica o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivduo, de um grupo social ou de uma sociedade. A respeito de tica, considere: I. A dignidade, o decoro, o zelo, a eficcia e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico. II. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo. III. A moralidade na Administrao Pblica se limita distino entre o bem e o mal, no devendo ser acrescida da ideia de que o fim sempre o bem comum. IV. A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. V. O trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade no deve ser entendido como acrscimo ao seu prprio bem-estar, embora, como cidado, seja parte integrante da sociedade. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I, II, e IV. (B) I, III e IV. (C) II, III e V. (D) II, IV e V. (E) III, IV e V. Vejam como esta questo um ctrl-c ctrl-v do Decreto 1.171. Portanto, as duas primeiras frases esto corretas. Na terceira frase, a banca retirou o no do terceiro inciso. De acordo com o texto legal:
III - A moralidade da Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo.

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

Assim sendo, esta assertiva est incorreta. J a quarta frase est correta. Entretanto, a quinta frase est errada. O trabalho desenvolvido pelo servidor deve sim ser entendido como acrscimo de seu prprio bem-estar. Desta forma, o nosso gabarito a letra A. 18 - (CESPE STM ANALISTA 2011) A ausncia de publicidade nos atos administrativos enseja, necessariamente, comprometimento tico. Esta questo tem uma pegadinha. O princpio da publicidade tem algumas excees, como assuntos de segurana nacional. Assim, no , necessariamente, antitico deixar de tornar pblico um ato administrativo. O gabarito questo errada. 19 - (FCC ALESP CONHECIMENTOS GERAIS 2010) Considere as seguintes afirmativas: O servidor deve prestar toda a sua ateno s ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente PORQUE os repetidos erros, o descaso e o acmulo de desvios tornam-se, s vezes, difceis de corrigir e caracterizam at mesmo imprudncia no desempenho da funo pblica. correto concluir que (A) as duas afirmativas so falsas. (B) a primeira afirmativa falsa e a segunda verdadeira. (C) a primeira afirmativa verdadeira e a segunda falsa. (D) as duas afirmativas so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (E) as duas afirmativas so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. Esta questo nada mais do que o inciso XI da primeira seo do Decreto 1.171. Veja abaixo o texto original: Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07
XI - 0 servidor deve prestar toda a sua ateno s ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acmulo de desvios tornam-se, s vezes, difceis de corrigir e caracterizam at mesmo imprudncia no desempenho da funo pblica.

Como as duas frases da questo esto corretamente descritas, as duas so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. Deste modo, o gabarito a letra D. Continuando nossa aula, vamos ver mais uma parte do Cdigo de tica:
Seo II Dos Principais Deveres do Servidor Pblico XIV - So deveres fundamentais do servidor pblico: a) desempenhar, a tempo, as atribuies do cargo, funo ou emprego pblico de que seja titular; b) exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situaes procrastinatrias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espcie de atraso na prestao dos servios pelo setor em que exera suas atribuies, com o fim de evitar dano moral ao usurio; c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;

Prestem bastante ateno nesta ltima frase. Entre duas opes, deve ser escolhida aquela mais vantajosa para o bem comum. Portanto, se cair na prova que dever ser escolhido o melhor para o Estado ou a Administrao Pblica ou at mesmo o rgo em que voc trabalha, a questo estar errada, ok?

d) jamais retardar qualquer prestao de contas, condio essencial da gesto dos bens, direitos e servios da coletividade a seu cargo; e) tratar cuidadosamente os usurios dos servios aperfeioando o processo de comunicao e contato com o pblico; f) ter conscincia de que seu trabalho regido por princpios ticos que se materializam na adequada prestao dos servios pblicos;

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07
g) ser corts, ter urbanidade, disponibilidade e ateno, respeitando a capacidade e as limitaes individuais de todos os usurios do servio pblico, sem qualquer espcie de preconceito ou distino de raa, sexo, nacionalidade, cor, idade, religio, cunho poltico e posio social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral; h) ter respeito hierarquia, porm sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

Vejam que, apesar de ter de respeitar a hierarquia, o servidor pode e deve representar contra seus superiores quando estes faltarem com a tica. Vejam como o prximo inciso confirma isso:

i) resistir a todas as presses de superiores hierrquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrncia de aes imorais, ilegais ou aticas e denuncilas; j) zelar, no exerccio do direito de greve, pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva;

Desta forma, mesmo que em greve, o servidor deve manter os servios bsicos de sade e segurana pblica funcionando adequadamente.
l) ser assduo e freqente ao servio, na certeza de que sua ausncia provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema; m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrrio ao interesse pblico, exigindo as providncias cabveis; n) manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os mtodos mais adequados sua organizao e distribuio; o) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exerccio de suas funes, tendo por escopo a realizao do bem comum; p) apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exerccio da funo;

At a melhoria dos processos de trabalho est relacionada com o comportamento tico que um servidor deve apresentar. O mesmo ocorre em relao ao vesturio.

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

36 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07
q) manter-se atualizado com as instrues, as normas de servio e a legislao pertinentes ao rgo onde exerce suas funes; r) cumprir, de acordo com as normas do servio e as instrues superiores, as tarefas de seu cargo ou funo, tanto quanto possvel, com critrio, segurana e rapidez, mantendo tudo sempre em boa ordem. s) facilitar a fiscalizao de todos atos ou servios por quem de direito; t) exercer com estrita moderao as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas, abstendo-se de faz-lo contrariamente aos legtimos interesses dos usurios do servio pblico e dos jurisdicionados administrativos; u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse pblico, mesmo que observando as formalidades legais e no cometendo qualquer violao expressa lei;

O servidor, obviamente, no pode se utilizar dos poderes e benesses do cargo para benefcio prprio.

v) divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existncia deste Cdigo de tica, estimulando o seu integral cumprimento.

Vamos ver mais uma questo sobre o Cdigo de tica: 20 - (FCC MRE OFCHAN 2009) NO considerada regra deontolgica, dentre outras, destinada ao servidor pblico civil do Poder Executivo federal: (A) A publicidade de todo e qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar. (B) O servidor deve prestar toda a ateno s ordens legais de seus superiores, velando por seu cumprimento e evitando conduta negligente, sendo que o descaso e o acmulo de desvios revelam imprudncia no desempenho funcional. (C) Toda ausncia injustificada do servidor de seu local de trabalho fator de desmoralizao do servio pblico, o que quase sempre conduz desordem nas relaes humanas. (D) Toda pessoa tem direito verdade, motivo pelo qual o servidor no pode omiti-la ou false-la, ainda que contrria aos interesses da prpria pessoa interessada ou da Administrao Pblica. (E) A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao servio pblico caracterizam o esforo pela disciplina, sendo que Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

tratar mal uma pessoa que paga seus tributos causa de dano moral. Esta questo tem uma maldade. Na verdade, o nico erro que, ao contrrio do que est escrito na letra A, no so todos os atos que devem ser tornados pblicos. Como o prprio Decreto descreve, existem situaes em que os atos devem ser mantidos em segredo (casos de segurana nacional, investigaes policiais ou interesse superior do Estado e da Administrao Pblica). Desta forma, o gabarito a letra A. Vamos continuar com os comentrios ao Cdigo de tica:
Seo III Das Vedaes ao Servidor Pblico XV - E vedado ao servidor pblico; a) o uso do cargo ou funo, facilidades, amizades, tempo, posio e influncias, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem; b) prejudicar deliberadamente a reputao de outros servidores ou de cidados que deles dependam; c) ser, em funo de seu esprito de solidariedade, conivente com erro ou infrao a este Cdigo de tica ou ao Cdigo de tica de sua profisso;

Estes primeiros incisos so bastante bvios e por isso mesmo, no costumam ser muito cobrados.
d) usar de artifcios para procrastinar ou dificultar o exerccio regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material; e) deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

O inciso D se refere a atrasos injustificados. Alm disso, se o servidor pode atender ao cidado hoje, no deve deixar para amanh. J a letra e se mostra interessante. De acordo com ela, o servidor no pode deixar de utilizar os avanos cientficos ao seu alcance no atendimento do seu dever.
f) permitir que perseguies, simpatias, antipatias, caprichos, paixes ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o pblico, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

Assim sendo, o servidor deve ser imparcial com todas as pessoas com quem se relacionar dentro do trabalho (eu sei, mais fcil falar do que fazer!). Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

38 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificao, prmio, comisso, doao ou vantagem de qualquer espcie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua misso ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim; h) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providncias; i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em servios pblicos;

Estes ltimos itens tambm so bastante tranquilos, pois lidam com desvios penais, no mesmo?
j) desviar servidor pblico para atendimento a interesse particular; l) retirar da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimnio pblico; m) fazer uso de informaes privilegiadas obtidas no mbito interno de seu servio, em benefcio prprio, de parentes, de amigos ou de terceiros; n) apresentar-se embriagado no servio ou fora dele habitualmente; o) dar o seu concurso a qualquer instituio que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana; p) exercer atividade profissional atica ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

Vejam novamente que mesmo os atos ocorridos quando o servidor estiver fora do seu trabalho no so permitidos e sero considerados infraes ticas.
CAPTULO II Das Comisses de tica XVI - Em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma Comisso de tica, encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo-lhe conhecer concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de censura.

Assim sendo, todos os rgos e entidades da Administrao Federal e at entidades que exeram atribuies delegadas pelo poder pblico devem ter uma comisso de tica.

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

39 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07
XVIII - Comisso de tica incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta tica, para o efeito de instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico.

Se o caso for grave ou reincidente, a comisso poder inclusive encaminhar o caso entidade de classe que o servidor seja inscrito (Por exemplo: o CRO no caso dos servidores que sejam dentistas).
XXII - A pena aplicvel ao servidor pblico pela Comisso de tica a de censura e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com cincia do faltoso.

Este um dos itens mais cobrados em provas de concurso. A pena cabvel nestes casos apenas a censura! No ocorrem suspenses, exoneraes ou demisses. Esta uma pegadinha recorrente em concursos.
XXIV - Para fins de apurao do comprometimento tico, entende-se por servidor pblico todo aquele que, por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, preste servios de natureza permanente, temporria ou excepcional, ainda que sem retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal, como as autarquias, as fundaes pblicas, as entidades paraestatais, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevalea o interesse do Estado.

A noo de servidor pblico lato senso, ou seja, qualquer pessoa que, mesmo eventualmente e sem receber por isso, esteja exercendo uma funo pblica.
Decreto 6.029/07

Art. 1o Fica institudo o Sistema de Gesto da tica do Poder Executivo Federal com a finalidade de promover atividades que dispem sobre a conduta tica no mbito do Executivo Federal, competindo-lhe: I - integrar os rgos, programas e aes relacionadas com a tica pblica; II - contribuir para a implementao de polticas pblicas tendo a transparncia e o acesso informao como instrumentos fundamentais para o exerccio de gesto da tica pblica; III - promover, com apoio dos segmentos pertinentes, a compatibilizao e interao de normas, procedimentos tcnicos e de gesto relativos tica pblica; IV - articular aes com vistas a estabelecer e efetivar procedimentos de incentivo e incremento ao desempenho institucional na gesto da tica pblica do Estado brasileiro. Art. 2o Integram o Sistema de Gesto da tica do Poder Executivo Federal:

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

40 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07
I - a Comisso de tica Pblica - CEP, instituda pelo Decreto de 26 de maio de 1999; II - as Comisses de tica de que trata o Decreto no 1.171, de 22 de junho de 1994; e III - as demais Comisses de tica e equivalentes nas entidades e rgos do Poder Executivo Federal.

Assim sendo, este decreto criou um efetivo sistema hierrquico, no qual congrega todas as Comisses de tica dos rgos pblicos do Executivo Federal, sob coordenao, avaliao e superviso da Comisso de tica Pblica (CEP) da Presidncia da Repblica! Esta CEP ser composta de sete membros, todos brasileiros, com idoneidade moral, reputao ilibada e notria experincia em administrao pblica. Os membros sero designados pelo Presidente da Repblica, tendo mandatos de trs anos, que no podero ser coincidentes (ser permitida apenas uma reconduo ao cargo). Apesar disso, a participao dos membros no gera nenhuma remunerao! Os trabalhos eventualmente prestados sero considerados como de relevante prestao de servio pblico.

Decreto de 26 de maio de 1999: Art 1 Fica criada a Comisso de tica Pblica, vinculada ao Presidente da Repblica, competindo-lhe proceder reviso das normas que dispem sobre conduta tica na Administrao Pblica Federal, elaborar e propor a instituio do Cdigo de Conduta das Autoridades, no mbito do Poder Executivo Federal.

O presidente ter o voto de qualidade nas eventuais deliberaes da comisso. A CEP conta com uma Secretaria Executiva vinculada Casa Civil da Presidncia da Repblica, que dever prestar apoio tcnico e administrativo aos trabalhos da Comisso. Bom, vamos agora ver mais algumas questes na aula de hoje? 21 - (ESAF MPOG / EPPGG - 2009) No exerccio da funo, o servidor pblico civil do Poder Executivo Federal afronta o Cdigo de tica Profissional quando: a) diante de duas opes, escolhe sempre a melhor e a mais vantajosa para o bem comum. b) exige de seus superiores as providncias cabveis contra ato ou fato contrrio ao interesse pblico de que lhes tenha dado cincia. c) representa contra superior hierrquico, no caso de comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal. d) apresenta-se ao trabalho com vestimentas inadequadas. Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

41 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

e) facilita a fiscalizao, por quem de direito, de seus atos ou servios. Esta questo bem fcil. Basicamente, a Esaf fez um ctrl-c ctrl-v do artigo XIV do Decreto 1.171/94. Entretanto, no precisava nem se lembrar do texto legal. Vejam que a nica opo que nos apresenta um comportamento reprovvel a letra D. De acordo com o Decreto 1.171/94, artigo XIV, todo servidor deve: p) apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exerccio da funo; Obviamente, ningum pode aparecer de calo de banho no rgo pblico para trabalhar, no mesmo? Desse modo, o gabarito mesmo a letra D. 22 - (ESAF MPOG / EPPGG - 2005) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal: I. a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, salvo nos casos em que a lei estabelecer o sigilo. II. atenta contra a tica o administrador que no adota as medidas necessrias a evitar a formao de longas filas na repartio pblica. III. todo aquele que, por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, preste servios de natureza temporria, ainda que sem retribuio financeira, mas desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal, considerado servidor pblico. IV. o servidor no deve deixar que simpatias ou antipatias influenciem os seus atos funcionais. V. incide em infrao de natureza tica o servidor que deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, III, IV e V. c) apenas as afirmativas I, II, III e IV. d) apenas as afirmativas III, IV e V. e) apenas as afirmativas I, III e IV. Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

42 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

Esta questo baseada no Decreto 1.171/94. Todas as alternativas esto corretas. De acordo com o Cdigo de tica: VII - Salvo os casos de segurana nacional, investigaes policiais ou interesse superior do Estado e da Administrao Pblica, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar. Vejam que a primeira afirmativa corretssima! Vamos a mais uma: X - Deixar o servidor pblico qualquer pessoa espera de soluo que compete ao setor em que exera suas funes, permitindo a formao de longas filas, ou qualquer outra espcie de atraso na prestao do servio, no caracteriza apenas atitude contra a tica ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usurios dos servios pblicos. Ou seja, deixar o povo esperando horas enquanto voc bate papo com o pessoal do setor atenta contra a tica, certo? A segunda afirmativa est ok! Vamos para mais uma: XXIV Para fins de apurao do comprometimento tico, entende-se por servidor pblico todo aquele que, por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, preste servios de natureza permanente, temporria ou excepcional, ainda que sem retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal, como as autarquias, as fundaes pblicas, as entidades paraestatais, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevalea o interesse do Estado. Assim sendo, de acordo com o Cdigo de tica no so s os servidores estatutrios os que devem seguir os princpios de tica do Decreto. A terceira afirmativa tambm est certa. Vamos para a prxima? XV - vedado ao servidor pblico; f) permitir que perseguies, simpatias, antipatias, caprichos, paixes ou interesses Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

43 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

de ordem pessoal interfiram no trato com o pblico, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores; Desse modo, os servidores pblicos no podem deixar as emoes influenciarem em seu trabalho. A quarta frase est perfeita. Finalmente, a quinta frase tambm est certa, de acordo com o texto abaixo: XV - vedado ao servidor pblico; e) deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister Portanto, o gabarito mesmo a letra A. 23 - (ESAF MPOG / EPPGG - 2005) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, so deveres fundamentais do servidor pblico: I. quando estiver diante de mais de uma opo, escolher aquela que melhor atenda aos interesses do governo. II. exigir de seus superiores hierrquicos as providncias cabveis relativas a ato ou fato contrrio ao interesse pblico que tenha levado ao conhecimento deles. III. zelar pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva, quando no exerccio do direito de greve. IV. materializar os princpios prestao dos servios pblicos. ticos mediante a adequada

V. resistir s presses ilegais ou aticas e denunci-las, mesmo que os interessados sejam seus superiores hierrquicos. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas II, III, IV e V. c) apenas as afirmativas I, II e V. d) apenas as afirmativas I, IV e V. e) apenas as afirmativas I, III e IV. Questozinha maldosa! A Esaf nessa quis pegar os candidatos desavisados. Todas as alternativas esto corretas, menos a primeira frase. O decreto 1.171/94 diz que todo servidor pblico deve: c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

44 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum; Assim, entre duas alternativas o servidor deve escolher o que for melhor para o bem comum, no o que for melhor para o governo! Vejam que a finalidade melhorar a vida do povo, da coletividade. Os governos entram e saem, mas o Estado se mantm, ok? As demais alternativas esto corretas e o gabarito a letra B. 24 - (ESAF RFB / AFRF - 2003) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, a moralidade da Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo. Esse enunciado expressa: a) o sentido do princpio da legalidade na Administrao Pblica. b) que o estrito cumprimento da lei conduz moralidade na Administrao Pblica. c) que o ato administrativo praticado de acordo com a lei no pode ser impugnado sob o aspecto da moralidade. d) que todo ato legal tambm moral. e) um valor tico administrativos. que deve nortear a prtica dos atos

Esta questo busca mostrar as conexes e diferenas entre a moral e a legalidade. Como estamos acostumados a ver no Brasil, muitas leis so imorais. Assim, um comportamento pode ser legal (por estar de acordo com a norma legal), mas ser considerado pela sociedade como imoral (a aposentadoria integral de governadores aps apenas quatro anos de contribuio foi um caso que evidenciou isto). Assim sendo, a letra B est errada, pois algo pode ser legal e imoral ao mesmo tempo. A letra A est igualmente incorreta, pois o enunciado expressa o conceito de moralidade, e no de legalidade. A letra C est tambm errada, pois um ato dentro da legalidade pode sim ser impugnado sob o aspecto da moralidade. Do mesmo modo que a letra B, a letra D est errada. J a letra E est perfeita (a tica aqui est sendo avaliada em seu sentido amplo igual ao da moral) e o gabarito da banca.

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

45 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

Lista de Questes Trabalhadas na Aula.


1 - (CESPE TRT/RN ANALISTA 2010) O Tribunal de Contas da Unio, rgo ao qual incumbe a prtica de atos de natureza administrativa concernentes fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio, subordinado ao Poder Legislativo, do qual rgo auxiliar e de orientao. 2 - (CESPE FUB SECRETRIO EXECUTIVO 2011) O controle interno da administrao pblica realizado pelo Poder Judicirio, com o apoio do Poder Legislativo; o controle externo est a cargo da Controladoria Geral da Repblica. 3 - (FCC TRT/AL ANALISTA 2008) Quando o Tribunal de Contas do Estado realiza auditoria sobre determinada despesa realizada pelo Poder Executivo, ele exerce controle de carter a) interno. b) externo. c) hierrquico. d) judicial. e) prvio ou preventivo. 4 - (ESAF RFB / AFRF - 2005) No inclui na finalidade do sistema de controle interno federal, constitucionalmente previsto, a atividade de: a) avaliar os resultados, quanto eficcia, eficincia e efetividade, da gesto oramentria, financeira e patrimonial dos rgos e entidades da Administrao. b) exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias da Unio. c) comprovar a legalidade da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado. d) apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional. e) avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual. 5 - (FMP TCE-RS AUDITOR 2011) so competncias dos TC, EXCETO: a) aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei. Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

46 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

b) assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providencias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade. c) apreciar, pra fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer titulo, na administrao direta e indireta, includas as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio. d) realizar inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial. e) representar ao poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados. 6 - (ESAF - TCE-RN / AUDITOR - 2000) Os sistemas de controle externo, prprios para o exerccio das funes de fiscalizao contbil, financeira e oramentria, nas reas federais e estaduais, esto compreendidos na organizao estrutural. a) do Poder Legislativo b) do Poder Executivo c) do Poder Judicirio d) de cada um dos Poderes Pblicos e) dos Poderes Legislativo e Executivo 7 - (ESAF MPOG / EPPGG - 2008) Marque a opo incorreta quanto s atribuies dos rgos de controle externo. a) Compreende a realizao de inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial. b) Fiscaliza a aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio mediante convnio a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio. c) Acompanha o movimento dos Cartes de Pagamento do Governo Federal mediante realizao peridica do diagnstico do sistema de pagamentos de varejo no Brasil. d) Analisa as contas das autarquias e fundaes institudas e mantidas pela Unio. e) Apura denncias apresentadas irregularidades ou ilegalidades. por qualquer cidado, sobre

8 - (FCC PGE/RJ AUDITOR 2009) O controle social entendido como a participao do cidado na gesto pblica, na fiscalizao, no Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

47 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

monitoramento e no controle das aes da Administrao Pblica. Tratase de importante mecanismo de preveno da corrupo e de fortalecimento da cidadania. Dentre os principais mecanismos de controle social institudo nos trs nveis da federao, a partir da Constituio Federal de 1988, esto (A) as Centrais de Atendimento do Cidado. (B) os Conselhos Gestores. (C) as Controladorias Gerais. (D) as Assembleias Populares. (E) as Comisses Paritrias. 9 - (CESPE TRE/PR ANALISTA 2009) O Tribunal de Contas da Unio, mesmo como rgo integrante da estrutura da administrao pblica direta, tem competncia para deixar de aplicar uma lei que entenda ser inconstitucional. 10 - (CESPE DPU DEFENSOR 2007) Quanto a controle da administrao pblica e bens pblicos, julgue o item seguinte. De acordo com o STF, o TCU no tem competncia para julgar contas das sociedades de economia mista exploradoras de atividade econmica, ou de seus administradores, j que os bens dessas entidades no so pblicos, mas, sim privados. 11 - (CESPE ABIN OFICIAL 2008) Devido a sua natureza singular, a ABIN no se submete ao controle externo por parte do Tribunal de Contas da Unio, mas apenas ao controle interno da prpria Presidncia da Repblica. 12 - (FCC TRT/RS ANALISTA 2011) O controle legislativo da Administrao a) um controle externo e poltico, motivo pelo qual pode-se controlar os aspectos relativos legalidade e convenincia pblica dos atos do Poder Executivo que estejam sendo controlados. b) sempre um controle subsequente ou corretivo, mas restrito convenincia e oportunidade dos atos do Poder Executivo objetos desse controle e de efeitos futuros. c) exercido pelos rgos legislativos superiores sobre quaisquer atos praticados pelo Poder Executivo, mas vedado o referido controle por parte das comisses parlamentares. Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

48 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

d) exercido sempre mediante provocao do cidado ou legitimado devendo ser submetido previamente ao Judicirio para fins de questes referentes legalidade. e) prprio do Poder Pblico, visto seu carter tcnico e, subsidiariamente, poltico, com abrangncia em todas as situaes e sem limites de qualquer natureza legal. 13 - (ESAF MTE AUDITOR 2010) O estudo do tema controle da administrao pblica nos revela que: a) submetem-se a julgamento todas as contas prestadas por responsveis por bens ou valores pblicos, a includo o Presidente da Repblica. b) no exerccio do poder de autotutela, a administrao pblica pode rever seus atos, mas no pode declar-los nulos. c) em respeito ao princpio da separao dos poderes, vedado o controle transversal de um Poder sobre os outros. d) o controle interno exercido pelo Congresso Nacional, com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. e) o Poder Judicirio exerce apenas controle jurisdicional sobre seus atos administrativos. 14 - (FCC TRT/MT ANALISTA 2011) Sobre o controle e responsabilizao da Administrao Pblica, INCORRETO afirmar: a) Ao Poder Judicirio vedado apreciar o mrito administrativo e, ao exercer o controle judicial, est restrito ao controle da legitimidade e legalidade do ato impugnado. b) Controle Administrativo o poder de fiscalizao e correo que a Administrao Pblica exerce sobre sua prpria atuao, sob os aspectos de legalidade e mrito, por iniciativa prpria ou mediante provocao. c) O Controle que o Poder Legislativo exerce sobre a Administrao Pblica tem que se limitar s hipteses previstas na Constituio Federal, sob pena de afronta ao princpio de separao de poderes. d) No Controle Judicial, o Poder Judicirio exerce o poder fiscalizador sobre a atividade administrativa do Estado, alcanando, alm dos atos administrativos do Executivo, atos do Legislativo e do prprio Judicirio quando realiza atividade administrativa. e) O Controle Legislativo alcana os rgos do Poder Executivo, as entidades da Administrao Indireta, mas jamais o Poder Judicirio, mesmo quando este ltimo executa funo administrativa. 15 - (ESAF - ANEEL ANALISTA - 2006) Assinale a opo correta. Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

49 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

a) tica e moral, num sentido amplo, so palavras sinnimas. Referem-se aos valores que regem a conduta humana, tendo carter normativo ou prescritivo. b) tica e moral, num sentido amplo, so palavras sinnimas. Referem-se ao estudo dos princpios que explicam regras de conduta consideradas como universalmente vlidas. c) A tica, num sentido restrito, est preocupada na construo de um conjunto de prescries destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa. d) A tica, num sentido restrito, diz respeito aos costumes, valores e normas de conduta especficas de uma sociedade ou cultura. e) A moral, num sentido restrito, est preocupada em detectar os princpios que regem a conduta humana. 16 - (FESMIP-BA MPE-BA ANALISTA 2011) Examine as assertivas abaixo. I. Assim como a palavra moral vem do latim (mos, moris), a palavra tica vem do grego (ethos) e ambas se referem a costumes, indicando as regras do comportamento, as diretrizes de conduta a serem seguidas. II. A moral social trata dos valores e das normas de conduta que so exigidas do indivduo para realizar sua personalidade. III. As normas ticas so aquelas que prescrevem como o homem deve agir. IV. A norma tica possui, como uma de suas caractersticas, a impossibilidade de ser violada. Assinale a alternativa que contm as assertivas corretas. a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) II e IV. 17 - (FCC ALESP CONHECIMENTOS GERAIS 2010) tica o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivduo, de um grupo social ou de uma sociedade. A respeito de tica, considere: I. A dignidade, o decoro, o zelo, a eficcia e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico. Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

50 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

II. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo. III. A moralidade na Administrao Pblica se limita distino entre o bem e o mal, no devendo ser acrescida da ideia de que o fim sempre o bem comum. IV. A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. V. O trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade no deve ser entendido como acrscimo ao seu prprio bem-estar, embora, como cidado, seja parte integrante da sociedade. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I, II, e IV. (B) I, III e IV. (C) II, III e V. (D) II, IV e V. (E) III, IV e V. 18 - (CESPE STM ANALISTA 2011) A ausncia de publicidade nos atos administrativos enseja, necessariamente, comprometimento tico. 19 - (FCC ALESP CONHECIMENTOS GERAIS 2010) Considere as seguintes afirmativas: O servidor deve prestar toda a sua ateno s ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente PORQUE os repetidos erros, o descaso e o acmulo de desvios tornam-se, s vezes, difceis de corrigir e caracterizam at mesmo imprudncia no desempenho da funo pblica. correto concluir que (A) as duas afirmativas so falsas. (B) a primeira afirmativa falsa e a segunda verdadeira. (C) a primeira afirmativa verdadeira e a segunda falsa. Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

51 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

(D) as duas afirmativas so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (E) as duas afirmativas so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. 20 - (FCC MRE OFCHAN 2009) NO considerada regra deontolgica, dentre outras, destinada ao servidor pblico civil do Poder Executivo federal: (A) A publicidade de todo e qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar. (B) O servidor deve prestar toda a ateno s ordens legais de seus superiores, velando por seu cumprimento e evitando conduta negligente, sendo que o descaso e o acmulo de desvios revelam imprudncia no desempenho funcional. (C) Toda ausncia injustificada do servidor de seu local de trabalho fator de desmoralizao do servio pblico, o que quase sempre conduz desordem nas relaes humanas. (D) Toda pessoa tem direito verdade, motivo pelo qual o servidor no pode omiti-la ou false-la, ainda que contrria aos interesses da prpria pessoa interessada ou da Administrao Pblica. (E) A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao servio pblico caracterizam o esforo pela disciplina, sendo que tratar mal uma pessoa que paga seus tributos causa de dano moral. 21 - (ESAF MPOG / EPPGG - 2009) No exerccio da funo, o servidor pblico civil do Poder Executivo Federal afronta o Cdigo de tica Profissional quando: a) diante de duas opes, escolhe sempre a melhor e a mais vantajosa para o bem comum. b) exige de seus superiores as providncias cabveis contra ato ou fato contrrio ao interesse pblico de que lhes tenha dado cincia. c) representa contra superior hierrquico, no caso de comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal. d) apresenta-se ao trabalho com vestimentas inadequadas. e) facilita a fiscalizao, por quem de direito, de seus atos ou servios. 22 - (ESAF MPOG / EPPGG - 2005) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal:

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

52 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

I. a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, salvo nos casos em que a lei estabelecer o sigilo. II. atenta contra a tica o administrador que no adota as medidas necessrias a evitar a formao de longas filas na repartio pblica. III. todo aquele que, por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, preste servios de natureza temporria, ainda que sem retribuio financeira, mas desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal, considerado servidor pblico. IV. o servidor no deve deixar que simpatias ou antipatias influenciem os seus atos funcionais. V. incide em infrao de natureza tica o servidor que deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, III, IV e V. c) apenas as afirmativas I, II, III e IV. d) apenas as afirmativas III, IV e V. e) apenas as afirmativas I, III e IV. 23 - (ESAF MPOG / EPPGG - 2005) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, so deveres fundamentais do servidor pblico: I. quando estiver diante de mais de uma opo, escolher aquela que melhor atenda aos interesses do governo. II. exigir de seus superiores hierrquicos as providncias cabveis relativas a ato ou fato contrrio ao interesse pblico que tenha levado ao conhecimento deles. III. zelar pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva, quando no exerccio do direito de greve. IV. materializar os princpios ticos mediante a adequada prestao dos servios pblicos. V. resistir s presses ilegais ou aticas e denunci-las, mesmo que os interessados sejam seus superiores hierrquicos. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas II, III, IV e V. c) apenas as afirmativas I, II e V. d) apenas as afirmativas I, IV e V. Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

53 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

e) apenas as afirmativas I, III e IV. 24 - (ESAF RFB / AFRF - 2003) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, a moralidade da Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo. Esse enunciado expressa: a) o sentido do princpio da legalidade na Administrao Pblica. b) que o estrito cumprimento Administrao Pblica. da lei conduz moralidade na

c) que o ato administrativo praticado de acordo com a lei no pode ser impugnado sob o aspecto da moralidade. d) que todo ato legal tambm moral. e) um valor tico que deve nortear a prtica dos atos administrativos.

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

54 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

Gabarito
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. E E B A C A C B 9. C 10. E 11. E 12. A 13. A 14. E 15. E 16. B 17. A 18. E 19. D 20. A 21. D 22. A 23. B 24. E

Bibliografia
Alexandrino, M., & Paulo, V. descomplicado. So Paulo: Forense. (2009). Direito administrativo

Barreto, W. d. (2009). Controle da Gesto Pblica e Participao Cidad: a experincia da ouvidoria do Tribunal de Contas de Pernambuco. Dissertao do Curso de Mestrado em Administrao Pblica . Rio de Janeiro: FGV. Daft, R. L. (2005). Management. Mason: Thomson. Lima, C. A. (2005). Administrao Pblica para concursos. Rio de Janeiro: Elsevier. Lima, L. H. (2009). Controle externo: teoria, jurisprudncia e mais de 500 questes (3 Ed. ed.). Rio de Janeiro: Elsevier. Matias-Pereira, J. (2009). Curso de Administrao Pblica: foco nas instituies e aes governamentais (2 ed.). So Paulo: Atlas. Maximiniano, A. C. (1995). Introduo Administrao (4 ed.). So Paulo: Atlas. Mazza, A. (2011). Manual de direito administrativo (1 Ed. ed.). So Paulo: Saraiva. Paludo, A. V. (2010). Administrao pblica: teoria e questes (1 ed.). Rio de Janeiro: Elsevier. Robbins, S. P., & Coulter, M. (1998). Administrao (5 ed.). Rio de Janeiro: Prentice-Hall.

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

55 de 56

Administrao Pblica p/ AFT Teoria e exerccios comentados Prof. Rodrigo Renn Aula 07

Sobral, F., & Peci, A. (2008). Administrao: teoria e prtica no contexto brasileiro. So Paulo: Pearson Prentice Hall. Valls, . L. (2008). O que tica (9 Ed. ed.). So Paulo: Brasiliense.

Por hoje s pessoal! Estarei disponvel no e-mail abaixo para qualquer dvida. Bons estudos e sucesso! Rodrigo Renn rodrigorenno@estrategiaconcursos.com.br http://www.facebook.com/rodrigorenno99 http://twitter.com/rrenno99

Prof. Rodrigo Renn

www.estrategiaconcursos.com.br

56 de 56

Вам также может понравиться