Вы находитесь на странице: 1из 15

Livro: Probabilidade - Aplicaes Estatstica Paul L. Meyer Capitulo 2 Espao Amostral Finito. 2.1 Espao Amostral Finito.

to. (a) (b) , . (2.1) 2.2 Resultados Igualmente Verossmeis.

2.3 Mtodos de Enumerao.

(a) (b)

Problemas 2.1 O seguinte grupo de pessoas est numa sala: 5 homens maiores de 21 anos; 4 homens com menos de 21 anos de idade; 6 mulheres maiores de 21 anos, e 3 mulheres menores. Uma pessoa escolhida ao acaso. Definem-se os seguintes eventos: ; ; ; . Calcule:

a)

b)

2.2 Em uma sala, 10 pessoas esto usando emblemas numerados de 1 at 10. Trs pessoas so escolhidas ao acaso e convidadas a sarem da sala simultaneamente. O nmero de seu emblema anotado. a) Qual a probabilidade de que o menor nmero do emblema seja 5?

Podemos encontrar o total de eventos favorveis a , e o total de eventos do espao amostral e usar j que todos os emblemas tm a mesma possibilidade de serem encontrados.

Ou,

Como o 5 pode aparecer em 3 posies distintas teremos que aplicar a Regra da Adio.

b) Qual a probabilidade de que o maior nmero de emblema seja 5? Idem a (a) porm,

2.3 a) Suponha que os trs dgitos 1,2 e 3 sejam escritos em ordem aleatria. Qual a probabilidade de que ao menos um dgito ocupe seu prprio lugar?

Seja

Por fixarmos um elemento, sobram dois para permutarmos, portanto:

Como temos

ento:

Por fixarmos dois elementos, sobra apenas um para permutarmos, portanto:

Temos tambm que em apenas um caso onde todos os elementos estaro em suas respectivas posies sendo , portanto:

b) O mesmo que em (a), com os dgitos 1,2,3 e 4.

Seja

c) O mesmo que em (a), com os dgitos 1,2,3, ..., n. (Sugesto : empregue 1.7). Seja

Por fixarmos o um dgito em sua posio, sobram essa fixao e permutao todos os dgitos portanto:

para permutarmos, e teremos que fazer

Se fixarmos dois elementos em suas respectivas posies, sobram para permutarmos, e teremos essa permutao repetida para todas as combinaes de dois dgitos entre os , combinao pois estamos selecionando os dois digito que sero fixado em suas respectivas posies dessa forma selecionar (2,3) ou (3,2) resulta numa mesma fixao de forma que a ordem que eles so selecionados no tem influencia, portanto:

Se fixarmos trs elementos em suas respectivas posies, sobram para permutarmos, e teremos essa permutao repetida para todas as combinaes de trs dgitos entre os , portanto:

Se fixarmos elementos, ou seja, todos, em suas respectivas posies, sobram permutarmos, e teremos essa permutao repetida para todas as combinaes de , portanto:

para dgitos entre os

d) Examine a resposta a (c), quando p 1 2 3 4 5 6 7 8 9

for grande.

1,000000 -0,500000 0,166667 -0,041667 0,008333 -0,001389 0,000198 -0,000025 0,000003

1,000000 0,500000 0,666667 0,625000 0,633333 0,631944 0,632143 0,632118 0,632121

2.4 Uma remessa de 1.500 arruelas contm 400 peas defeituosas e 1.100 perfeitas. Duzentas arruelas so escolhidas ao acaso (sem reposio) e classificadas. A ordem com as quais as peas so selecionadas no interfere no resultado, portanto temos a combinao:

a) Qual a probabilidade de que sejam encontradas exatamente 90 peas defeituosas? Para que selecionemos 90 devemos tambm selecionar 110 perfeitas. Para cada combinao de 90 peas defeituosas selecionada temos todas as combinaes de 100 peas perfeitas selecionada, portanto devemos aplicar as regra da multiplicao.

Cada uma das 1500 peas tem a mesma probabilidade de ser escolhida, portanto os resultados so igualmente verossmeis e.

b) Qual a probabilidade de que se encontrem ao menos 2 peas defeituosas? Equivale a no encontrar: nenhuma pea defeituosa e 200 perfeitas, ou uma pea defeituosa e 199 peas perfeitas. Assim:

2.5 Dez fichas numeradas de 1 at 10 so misturadas em uma urna. Duas fichas, numerada urna sucessivamente e sem reposio. Qual a probabilidade de que seja ? A ordem que as fichas so retiradas no altera a soma

, so extradas da

, portanto teremos:

Para que tomar o par exatamente

, nenhuma das fichas podem ser 10 ou 5, assim teremos 8 fichas e devemos , como um nico resultado j que a ocorrncia de implica na ocorrncia de e teremos. 4 pares

2.6 Um lote formado de 10 artigos bons, 4 com defeitos menores e 2 com defeitos graves. Um artigo escolhido ao acaso. Ache a probabilidade de que:

a) Ele no tenha defeito.

b) Ele no tenha defeitos graves.

c) Ele ou seja perfeito ou tenha defeitos graves.

2.7 Se o lote de artigos descritos no Probl. 2.6, dois artigos foram escolhidos (sem reposio), ache a probabilidade de que:

a) Ambos sejam perfeitos.

b) Ambos tenham defeitos graves.

c) Ao menos um seja perfeito.

d) No mximo um seja perfeito.

Pela regra da multiplicao temos

e) Exatamente um seja perfeito.

f)

Nenhum deles tenha defeitos graves.

g) Nenhum deles seja perfeito

2.8 Um produto montado em trs estgios. No primeiro estgio, existem 5 linhas de montagem; no segundo estgio, existem 4 linhas de montagem, e no terceiro estgio existem 6 linhas de produo. De quantas maneiras diferentes poder o produto se deslocar durante o processo de montagem? Como cada linha de montagem de primeiro estgio pode ser seguida por qualquer uma do segundo e idem do segundo para o terceiro. Ento podemos usar o princpio da multiplicao.

2.9 Um inspetor visita 6 mquinas diferentes durante um dias. A fim de evitar que os operrios saibam quando ele os ir inspecionar, o inspetor varia a ordenao das visitas. De quantas maneiras isto poder ser feito? Trata-se de um arranjo, pois estamos interessados justamente na ordenao.

2.10 Um mecanismo complexo pode falhar em 15 estgios. De quantas maneiras poder ocorrer que ele falhe em 3 estgios? O enunciado sugere que as falhas ocorram simultaneamente, assim no nos interessa a ordem, pois a falha nos estgios 1,2,3 idntica a falha nos estgios 3,2,1, portanto temos uma combinao.

2.11 Existem 12 categorias de defeitos menores de uma pea manufaturada, e 10 tipos de defeitos graves. De quantas maneiras podero ocorrer 1 defeito menor e 1 grave? E 2 defeitos menores e 2 graves? Temos uma combinao onde podemos usar o princpio da multiplicao.

2.12 Um mecanismo pode ser posto em uma dentre quatro posies: a, b, c e d. Existem 8 mecanismos includos no sistema. a) De quantas maneiras esse sistema pode ser disposto? A ordem de cada mecanismo no interfere na disposio, pois se entende que so idnticos diferenciando apenas pela posio . Cada mecanismo pode se colocado em apenas uma de 4 posies. A posio de cada mecanismo pode ser entendida como arranjo ou combinao:

Cada dispositivo pode ser seguido por outro que poder ser se colocado em apenas uma de 4 posies, assim podemos usar o princpio da multiplicao.

b) Aditamos que esses mecanismos sejam instalados em determinada ordem (linear) preestabelecida. De quantas maneiras o sistema poder se disposto, se dois mecanismos adjacentes no estiverem em igual posio? O primeiro mecanismo pode ser disposto em 4 posies o segundo em 3 (4 menos a que foi colocada no primeiro) o terceiro em 3 (4 menos a que foi colocada no anterior). Novamente podemos usar o princpio da multiplicao.

c) Quantas maneiras de dispor sero possveis, se somente as posies a e b forem usadas, e o forem com igual frequncia? Teremos 4 dispositivos na posio b e 4 na posio a.

As disposies podem ser obtidas pela permutao desses dispositivos, porm eles se diferenciam apenas pela posio , ento as permutaes de dispositivos que esto na posio a no gera novas disposies assim como os dispositivos que esto na posio b. Ento fazemos calculemos a permutao com elementos repetidos.

d) Quantas maneiras sero possveis, se somente duas posies forem usadas, e dessas posies uma ocorrer trs vezes mais frequente que a outra?

Teremos 2 dispositivos na posio x e 6 na posio y. Ento fazemos calculemos a permutao com elementos repetidos.

Porm para cada uma dessas permutaes e podem assumira valores . no equivale a , pois em cada situao e ocorrero em frequncia diferentes. Ento formaremos arranjos e utilizarem o princpio da multiplicao.

2.13 Suponha que de N objetos, n sejam escolhidos ao acaso, com repetio. Qual ser a probabilidade de que nenhum objeto seja escolhido mais que uma vez? (Admita n<N). Para qualquer das escolhas podemos ter princpio da multiplicao nos da: resultados, j que o experimento com reposio o

Os eventos favorveis so aqueles onde no h repetio de resultado, que seria o mesmo evento, porm sem reposio. Pelo princpio da multiplicao vemos que corresponde a um arranjo.

Ou Quando no ocorre repetio na primeira escolha tem resultados, a segunda ,a , pelo princpio da multiplicao temos: , a terceira

Ou

2.14 Com as seis letras quantas palavras-cdigo de 4 letras podero ser formadas se: a) Nenhuma letra puder se repetida? Letras em ordem diferente resultam em palavras diferentes, portanto temos um arranjo.

b) Qualquer letra puder ser repetida qualquer nmero de vezes? Neste caso devemos usar o princpio da multiplicidade, pois ao selecionarmos uma letra, ela continua disponvel para as prximas selees.

2.15

Supondo que

, expresse

em termos de a e b. (Sugesto: No calcule as

expresses acima, para resolver o problema).

2.16 Uma caixa contm etiquetas numeradas 1, 2, 3, ..., n. Duas etiquetas so escolhidas ao acaso. Determine a probabilidade de que os nmeros das etiquetas sejam inteiros consecutivos se: a) As etiquetas forem escolhidas sem reposio.

A ordem de seleo no interfere no nosso resultado, portanto cada nmero pode formar dois pares , exceto , que s pode formar o par e 1 que s pode formar o par . Assim nosso evento tem pares favorveis.

b) As etiquetas forem escolhidas com reposio. Idem a (a), porm com outro k:

2.17 Quantos subconjuntos se podem formar, contendo ao menos um elemento, de um conjunto de 100 elementos? Por definio a ordem dos elementos no altera o conjunto, ento temos combinaes. E podemos formar conjunto, (combinaes) contendo de 1a 100 elementos. Como cada combinao pode ser seguida de outra combinao, e s podemos fazer apenas uma combinao de cada vez ento aplicaremos o princpio da adio.

A segunda parte da equao acima corresponde ao tringulo de Pascal

2.18 Um inteiro escolhido ao acaso, dentre os nmeros escolhido seja divisvel por ou por ?

. Qual ser a probabilidade de que o nmero

Os nmero de mltiplos de 6 e 8 um nmero podem ser obtidos divido se 50 arredondando o resultado para baixo.

2.19 Dentre 6 nmeros positivos e e 8 negativos, escolhem-se ao acaso 4 nmeros (sem reposio) e multiplicamse esses nmeros. Qual ser a probabilidade de que o produto seja um nmero positivo?

Para resultado positivo da multiplicao devemos devem ser escolhido zero, dois ou quatro nmeros negativos.

2.20 Determinado composto qumico obtido pela mistura de 5 lquidos diferentes. Prope-se despejar um liquido sucessivamente. Todas as sequncias possveis devem ser ensaiadas, para verificar-se qual delas dar o melhor resultado. Quantos ensaios devero ser efetuados?

2.21 Um lote contem peas, das quais se sabe serem defeituosas. Se a ordem da inspeo das peas se fizer ao acaso, qual a probabilidade de que a pea inspecionada em lugar seja a ltima pea defeituosa contida o lote? Para que a pea defeituosa seja a ltima inspecionada, ento, at a devem ser inspecionadas peas.

Aps ocorrer esse evento, deve ser inspecionada uma pea entre uma defeituosa e defeituosa, ou seja.

no

Pela regra da multiplicao temos:

2.22 Dentre os nmeros so escolhidos ao acaso (sem COM reposio) nmeros a probabilidade de que no ocorram dois nmeros iguais? Idem ao exerccio 2.13, com

. Qual

Вам также может понравиться