Вы находитесь на странице: 1из 2

reas de transbordo e triagem (ATT)

A NBR 15112:2004 fixa os requisitos exigveis para o projeto, a implantao e a operao das reas de Transbordo e Triagem de resduos da construo civil e resduos volumosos. PROJETO - Informaes Cadastrais - Memorial Descritivo - Relatrio Fotogrfico - Croqui Arranjo Fsico - Plano de Controle do Recebimento de Resduos IMPLANTAO - Isolamento e Identificao da rea - Equipamentos de Segurana e Sistemas de Proteo Ambiental OPERAO E GESTO - Diretrizes operacionais especficas - Controle do recebimento e destinao de resduos - Planos de inspeo e manuteno - Elaborao do Sistema Declaratrio Anual de acordo com o especificado pelo rgo ambiental

Classificao dos resduos da construo civil


Resoluo CONAMA n 307/2002 Classe A
Resduos reutilizveis ou reciclveis como agregados, tais como: a) de construo, demolio, reformas e reparos de pavimentao e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem; b) de construo, demolio, reformas e reparos de edificaes, tais como componentes cermicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento etc.), argamassa e concreto; c) de processo de fabricao e/ou demolio de peas pr-moldadas em concreto (blocos, tubos, meios-fios etc.) produzidas nos canteiros de obras.

Resduos da Construo Civil


reas de Transbordo e Triagem - ATT

Conceitos
RESDUOS DA CONSTRUO CIVIL - RCC Resduos provenientes de construes, reformas, reparos e demolies de obras de construo civil, e os resultantes da preparao e da escavao de terrenos, tais como tijolos, blocos cermicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfltico, vidros, plsticos, tubulaes, fiao eltrica, etc., comumente chamados de entulhos de obras, calia ou metralha (Resoluo CONAMA n 307/2002). RESDUOS VOLUMOSOS Resduos constitudos basicamente por material volumoso no removido pela coleta pblica municipal, como mveis e equipamentos domsticos inutilizados, grandes embalagens e peas de madeira, podas e outros assemelhados no provenientes de processos industriais (NBR 15112:2004)

Classe B
Resduos reciclveis para outras destinaes, tais como plsticos, papel, papelo, metais, vidros, madeiras e gesso.

Classe C
Resduos para os quais no foram desenvolvidas tecnologias ou aplicaes economicamente viveis que permitam a sua reciclagem ou recuperao, como por exemplo, a l de vidro.

Classe D
Resduos perigosos oriundos do processo de construo, tais como tintas, solventes, leos, vernizes e outros ou aqueles contaminados ou prejudiciais sade oriundos de demolies, reformas e reparos de clnicas radiolgicas, instalaes industriais e outros, bem como telhas e demais objetos e materiais que contenham amianto ou outros produtos nocivos sade.

reas de transbordo e triagem (ATT)


A ATT uma rea destinada ao recebimento de resduos da construo civil e resduos volumosos, para triagem, armazenamento temporrio dos materiais segregados, eventual transformao e posterior remoo para destinao adequada, observando normas operacionais especficas de modo a evitar danos ou riscos a sade pblica e a segurana e a minimizar os impactos ambientais adversos (Resoluo CONAMA 307/2002) RECEBEM Resduos da construo civil e resduos volumosos FUNO Triagem Armazenamento temporrio dos materiais segregados Eventual transformao Posterior remoo para destinao adequada O Ponto de Entrega de Pequenos Volumes (PEV) = rea de transbordo e triagem de pequeno porte, destinada entrega voluntria de pequenas quantidades de resduos de construo civil e resduos volumosos, integrante do sistema pblico de limpeza urbana.

Referncias
POLTICA NACIONAL DE RESDUOS SLIDOS (PNRS) Lei n 12.305, de 2010, regulamentada pelo Decreto n 7.404 de 2010. POLTICA ESTADUAL DE RESDUOS SLIDOS (PERS) Lei Estadual n 12.300, de 2006, regulamentada pelo Decreto n 54.645 de 2009. Resoluo CONAMA n 307 de 2002, e suas alteraes: Dispe sobre a gesto dos resduos da construo civil.
PEV

NBR 15113:2004 Resduos Slidos da Construo Civil e Resduos Inertes Aterros. Diretrizes para Projetos, Implantao e Operao. NBR 15114:2004 Resduos Slidos da Construo Civil reas de Reciclagem Diretrizes para Projetos, Implantao e Operao. NBR 15115:2004 Agregados reciclados de resduos slidos da construo civil Execuo de camadas de pavimentao Procedimentos. NBR 15116:2004 Agregados reciclados de resduos slidos da construo civil Utilizao em pavimentao e preparo de concreto sem funo estrutural Requisitos .

A disponibilizao de reas de transbordo e triagem responsabilidade dos Municpios, a partir da resoluo CONAMA 307 / 2002. As ATTs so definidas no Plano Municipal de Gesto de Resduos da Construo Civil de cada municpio, cabendo ao municpio seu licenciamento. Todos os documentos relativos ao projeto das ATTs devem ter a assinatura do responsvel e o nmero de seu registro no CREA, com indicao da Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART. As ATTs podem ser construdas e gerenciadas por entidades pblicas ou privadas qualificadas e por responsveis tcnicos que possuam registro no CREA.

ATT e fluxos urbanos

Cooperativas, Sucateiros e Comerciantes de Embalagens Recicladoras (plsticos, papis, metais e vidros)

NBR 15112:2004 Resduos da Construo Civil e Resduos Volumosos, reas de Transbordo e Triagem. Diretrizes para Projeto, Implantao e Operao.

Benefcios
Canteiro Pequeno Gerador

Canteiro Grande Gerador

Contatos
Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT: www.abnt.org.br Associao Brasileira dos Fabricantes de Chapas para Drywall www.drywall.org.br Conselho Nacional de Meio Ambiente CONAMA: www.mma.gov.br/port/conama/index.cfm Ministrio do Meio Ambiente: www.mma.gov.br Secretaria de Meio Ambiente do Estado de So Paulo: www.ambiente.sp.gov.br Sindicato das Empresas de Remoo de Entulho do Estado de So Paulo SIERESP: www.sieresp.org.br Sindicato da Indstria da Construo Civil SindusCon-SP: www.sindusconsp.com.br

Reduo do volume de resduos descartados em aterros comuns sem valorizao. Incentivo valorizao dos resduos e consolidao da importncia do descarte correto. Incentivo efetivao da triagem dos materiais reciclveis e reutilizveis para seu beneficiamento. Reduo de impactos ambientais como a poluio dos solos e guas, o comprometimento das paisagens e dos sistemas de drenagem. Importante papel na logstica para a valorizao, aproveitamento e destinao dos resduos, reduzindo os percursos de coletores e transportadores e viabilizando a logstica reversa. Reduo de impactos sociais minimizando riscos de multiplicao de vetores de doenas e comprometimento do trfego de pedestres e veculos. Gerao de emprego e renda.

Indstria

rea de Reciclagem de RCC

Aterro de Resduos Classe A

ATT

Associao Brasileira para Reciclagem de Resduos da Construo Civil e Demolio ABRECON www.abrecon.com.br Associao Paulista de Empresas de Tratamento e Destinao de Residuos Urbanos - Apetres www.apetres.org.br Companhia Ambiental do Estado de So Paulo - Cetesb www.cetesb.sp.gov.br

Aterro Sanitrio

Projeto da ATT
Informaes Cadastrais
Documento de propriedade ou autorizao do proprietrio do imvel para implantao do empreendimento. Qualificao do empreendedor e operador responsveis pela ATT. estranhas e animais.

Implantao da ATT
Condies de Isolamento
Portes e cercamento no permetro da rea de operao, construdos de forma a impedir acesso de pessoas Anteparo para proteo quanto aos aspectos relativos vizinhana, ventos dominantes e esttica (exemplos:

Operao da ATT
Diretrizes Gerais
Operao realizada por responsveis tcnicos com registro no CREA Receber apenas os resduos da construo civil e os resduos volumosos. No receber cargas volumosas de resduos constitudos principalmente por resduos Classe D. Garantir a descarga e a expedio apenas de veculos com cobrimento dos resduos transportados. Aceitar apenas resduos acompanhados dos respectivos CTRs (Controle de Transporte de Resduos). Reutilizao

Destinao dos RCC


Classe A
Reciclagem na forma de agregados Aterros de Resduos Classe A

Memorial Descritivo
Local (topografia, vizinhana e acessos). Descrio da implantao e operao da ATT Equipamentos utilizados Equipamentos de segurana

cerca viva no permetro da instalao).

Classe B
Reutilizao Reciclagem Armazenamento temporrio ou reas de disposio final

Condies de Identificao
Identificao visvel na entrada, informando as atividades desenvolvidas e a aprovao do empreendimento.

Emitir CTR para os resduos expedidos a partir da ATT. Efetuar a triagem integral dos resduos aceitos. Evitar o acmulo de material no triado. Segregar os resduos conforme sua classificao pela natureza e em locais diferenciados. Destinar adequadamente os rejeitos resultantes da triagem. Obter licenciamento especfico caso haja a realizao na ATT de atividades de transformao de resduos triados. Destinar adequadamente os resduos volumosos para a reutilizao e reciclagem . Para os PEVs est dispensada a apresentao de CTR na entrega de resduos pelos usurios.

Equipamentos de Segurana Relatrio Fotogrfico


Apresentao da rea: testada, acessos e confrontantes Equipamentos de proteo individual, proteo contra descargas atmosfricas e equipamentos de combate a incndios; sistemas de iluminao e energia eltrica.

Classe C
Armazenamento temporrio Destinao final conforme Normas Brasileiras Especficas, se houverem

Croqui - Arranjo Fsico


Identificao do posicionamento das fotos do relatrio fotogrfico e dimenses gerais: Confrontantes Dispositivos de Drenagem Superficial Acessos Edificaes Locais de armazenamento e triagem Local de armazenamento temporrio de resduos recebidos Local de armazenamento temporrio de resduos Classe D Posicionamento dos equipamentos Local de eventual transformao de materiais segregados

Sistemas de Proteo Ambiental


Sistema de controle de poeira (ativo nas descargas, no manejo e nas zonas de acumulao de resduos). Dispositivos de conteno de rudos em veculos e equipamentos. Sistema de drenagem superficial com dispositivos para evitar o carreamento de materiais. Revestimento primrio do piso das reas de acesso, operao e estocagem executado e mantido de forma a permitir sua utilizao sob quaisquer condies climticas. A implantao de PEVs no requer a instalao de equipamentos de proteo contra descargas atmosfricas e de sistemas de drenagem superficial.

Classe D
Armazenamento em local coberto e protegido Aterros de resduos perigosos e conforme Normas Brasileiras Especficas

Planos de inspeo e manuteno


Devem ser elaborados planos com o objetivo de otimizar os processos e reduzir os impactos ambientais decorrentes, por meio de rotinas de inspeo e manuteno das reas e equipamentos. Os Planos devem considerar a classificao e o acondicionamento diferenciado dos resduos, garantindo a triagem contnua e evitando o acmulo de resduos no triados.

Plano de Controle de Recebimento de Resduos


Procedimentos operacionais Plano para o recebimento de resduos de classificao questionada e disponibilizao de rea especfica de espera, preparada com todos os dispositivos necessrios proteo ambiental Pontos de entrega de pequenos volumes (PEV) tambm devem ser projetados sob as condies acima, podendo ser dispensado o Plano de Controle de Recebimento de Resduos.

Anlise para viabilidade da ATT


Controle do recebimento e destinao de resduos:
Registros contnuos da caracterizao, procedncia e destinao de todos os resduos recebidos por meio de Controle de Transporte de Resduos (CTR) ou outro documento no caso de resduos Classe D. VARIVEIS que compem o valor de investimento para a construo de uma ATT: - Localidade - Dimenses da rea disponvel - Atividades a serem realizadas e equipamentos requeridos ESTUDOS INICIAIS necessrios para o desenvolvimento de uma ATT: - Projeto de Engenharia - Plantas - Memorial Descritivo - Planilha Oramentria Bsica - Licenas Ambientais - Descrio dos dados fsicos, operacionais e financeiros do sistema proposto e objeto do empreendimento - Identificao da soluo tcnica proposta, dos recursos financeiros necessrios e do prazo de execuo. - Levantamento de linhas de financiamento disponveis

Quandade mensal e acumulada de cada po de resduo recebido Qualitavo e Quantavo (Relatrio Mensais) Quandade e desnao dos resduos triados, com a comprovao dos desnos

Controle de Recebimento dos Resduos

Procedncia

Fonte: Prefeitura de So Jos do Rio Preto

CTR (Controle de Transporte de Resduos)

Consulte os rgos responsveis pela limpeza urbana e pelo meio ambiente de seu municpio e o rgo ambiental estadual para verificar as reas de destinao e reciclagem licenciadas e os transportadores cadastrados.

Вам также может понравиться